E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

domingo, 21 de junho de 2026

Jovem morre e adolescente fica ferido em acidente na PE-223, em Paranatama

Jovem morre e adolescente fica ferido em acidente na PE-223, em Paranatama

 


Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (20) deixou um jovem morto e um adolescente ferido na PE-223, nas proximidades do povoado Alto da Serra, na zona rural de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Agreste Violento, Aroldo da Silva Júnior, de 24 anos, e um adolescente de 16 anos seguiam em uma motocicleta quando colidiram na lateral de um veículo modelo Corsa. Com o impacto, a moto saiu da pista.

Aroldo da Silva Júnior não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O adolescente ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado para uma unidade hospitalar.

Segundo a polícia, o motorista do Corsa deixou o local sem prestar socorro às vítimas e ainda não foi localizado.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil estiveram na área para realização dos procedimentos necessários. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente e trabalha para identificar e localizar o condutor do veículo envolvido.

 


Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (20) deixou um jovem morto e um adolescente ferido na PE-223, nas proximidades do povoado Alto da Serra, na zona rural de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Agreste Violento, Aroldo da Silva Júnior, de 24 anos, e um adolescente de 16 anos seguiam em uma motocicleta quando colidiram na lateral de um veículo modelo Corsa. Com o impacto, a moto saiu da pista.

Aroldo da Silva Júnior não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O adolescente ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado para uma unidade hospitalar.

Segundo a polícia, o motorista do Corsa deixou o local sem prestar socorro às vítimas e ainda não foi localizado.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil estiveram na área para realização dos procedimentos necessários. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente e trabalha para identificar e localizar o condutor do veículo envolvido.

sábado, 20 de junho de 2026

AESGA em Garanhuns,PE, abre processo seletivo para professores de nível superior

AESGA em Garanhuns,PE, abre processo seletivo para professores de nível superior



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), no estado de Pernambuco, divulgou um Processo Seletivo Simplificado para o provimento temporário de vagas de professor para ministrar aulas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito da FACIGA. A seleção é destinada a candidatos com nível superior e pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

 Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de: Professor de Arquitetura e Urbanismo (1 vaga) Professor de Direito Público (1 vaga) A remuneração será de acordo com a titulação, sendo R$ 28,35 por hora-aula para Professor Especialista, R$ 34,45 para Professor Mestre e R$ 39,44 para Professor Doutor. As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 29 de junho de 2026, até às 14h, pelo site www.aesga.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 por núcleo/área. Poderá ser solicitada isenção por candidatos inscritos no CadÚnico, conforme critérios previstos no edital, nos dias 18 e 19 de junho de 2026, até às 23h59. 

O processo seletivo será composto por duas etapas: análise de títulos (classificatória) e avaliação de desempenho didático-pedagógico (classificatória e eliminatória), prevista para o dia 30 de julho de 2026. A contratação será por tempo determinado, com prazo de até dois anos, podendo ser prorrogado. O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração. Mais informações podem ser obtidas no edital completo



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), no estado de Pernambuco, divulgou um Processo Seletivo Simplificado para o provimento temporário de vagas de professor para ministrar aulas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito da FACIGA. A seleção é destinada a candidatos com nível superior e pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

 Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de: Professor de Arquitetura e Urbanismo (1 vaga) Professor de Direito Público (1 vaga) A remuneração será de acordo com a titulação, sendo R$ 28,35 por hora-aula para Professor Especialista, R$ 34,45 para Professor Mestre e R$ 39,44 para Professor Doutor. As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 29 de junho de 2026, até às 14h, pelo site www.aesga.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 por núcleo/área. Poderá ser solicitada isenção por candidatos inscritos no CadÚnico, conforme critérios previstos no edital, nos dias 18 e 19 de junho de 2026, até às 23h59. 

O processo seletivo será composto por duas etapas: análise de títulos (classificatória) e avaliação de desempenho didático-pedagógico (classificatória e eliminatória), prevista para o dia 30 de julho de 2026. A contratação será por tempo determinado, com prazo de até dois anos, podendo ser prorrogado. O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração. Mais informações podem ser obtidas no edital completo

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Alceu Valença é anunciado como homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns

Alceu Valença é anunciado como homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns

 


O prefeito Sivaldo Albino anunciou, nesta quinta-feira, que o cantor e compositor Alceu Valença será o homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Aos 80 anos, o artista pernambucano também está confirmado na programação do evento e fará show no dia 25 de julho.

A escolha representa uma homenagem a um dos nomes mais importantes da música brasileira e reforça a forte ligação de Alceu Valença com Garanhuns. O cantor morou na cidade durante parte da juventude e estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns.

Ao longo da carreira, Alceu Valença sempre fez questão de destacar o carinho que tem por Garanhuns, cidade que costuma citar em entrevistas e lembranças sobre sua trajetória.

A homenagem anunciada pela Prefeitura é vista como um reconhecimento à contribuição cultural do artista e à relação afetiva construída com a cidade ao longo de décadas.

Com uma carreira consolidada e mais de seis décadas dedicadas à música, Alceu Valença chega aos 80 anos recebendo uma homenagem no maior festival multicultural da América Latina, em uma edição que também contará com sua presença nos palcos do evento.

 


O prefeito Sivaldo Albino anunciou, nesta quinta-feira, que o cantor e compositor Alceu Valença será o homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Aos 80 anos, o artista pernambucano também está confirmado na programação do evento e fará show no dia 25 de julho.

A escolha representa uma homenagem a um dos nomes mais importantes da música brasileira e reforça a forte ligação de Alceu Valença com Garanhuns. O cantor morou na cidade durante parte da juventude e estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns.

Ao longo da carreira, Alceu Valença sempre fez questão de destacar o carinho que tem por Garanhuns, cidade que costuma citar em entrevistas e lembranças sobre sua trajetória.

A homenagem anunciada pela Prefeitura é vista como um reconhecimento à contribuição cultural do artista e à relação afetiva construída com a cidade ao longo de décadas.

Com uma carreira consolidada e mais de seis décadas dedicadas à música, Alceu Valença chega aos 80 anos recebendo uma homenagem no maior festival multicultural da América Latina, em uma edição que também contará com sua presença nos palcos do evento.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

PF mira Jaques Wagner em operação sobre Banco Master e cita apartamento de R$ 2,4 milhões

PF mira Jaques Wagner em operação sobre Banco Master e cita apartamento de R$ 2,4 milhões

 



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta 18 de junho uma nova fase da Operação Compliance Zero e teve como um dos alvos o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A investigação, que apura um esquema de fraudes envolvendo o Banco Master, aponta suspeitas de que o parlamentar teria recebido vantagens indevidas do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio da instituição financeira.

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as medidas, cita a suspeita de que Wagner tenha recebido um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,4 milhões, além do uso gratuito de aeronaves ligadas ao empresário e ingressos de alto valor para shows realizados em Los Angeles.

As investigações também apontam a atuação de Wagner em temas de interesse do Banco Master, incluindo discussões relacionadas à chamada "Emenda Master", proposta que previa ampliar de R$ 250 mil para R$ 1 milhão a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investidores.

Segundo a Polícia Federal, mensagens e contatos frequentes entre Augusto Ferreira Lima e o senador indicam que Jaques Wagner "não seria mero destinatário passivo de informações, mas interlocutor relevante em temas sensíveis ao grupo econômico investigado".

A decisão menciona ainda que, em agosto de 2024, Augusto Ferreira Lima ligou para o senador e lhe encaminhou o texto da emenda. Os investigadores também destacam conversas sobre a operação de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB), além de discussões envolvendo a estrutura acionária do banco e requerimentos em tramitação no Senado.

Além da suspeita sobre o apartamento, a PF investiga o suposto uso gratuito de aeronaves ligadas ao Banco Master e o recebimento de ingressos para apresentações em Los Angeles, que, segundo a decisão, teriam custado mais de R$ 63 mil e sido destinados à família do parlamentar.

Para a Polícia Federal, a frequência dos contatos e a natureza dos assuntos tratados sugerem uma relação voltada a interesses do grupo econômico investigado, e não apenas uma relação social.

 



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta 18 de junho uma nova fase da Operação Compliance Zero e teve como um dos alvos o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A investigação, que apura um esquema de fraudes envolvendo o Banco Master, aponta suspeitas de que o parlamentar teria recebido vantagens indevidas do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio da instituição financeira.

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as medidas, cita a suspeita de que Wagner tenha recebido um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,4 milhões, além do uso gratuito de aeronaves ligadas ao empresário e ingressos de alto valor para shows realizados em Los Angeles.

As investigações também apontam a atuação de Wagner em temas de interesse do Banco Master, incluindo discussões relacionadas à chamada "Emenda Master", proposta que previa ampliar de R$ 250 mil para R$ 1 milhão a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investidores.

Segundo a Polícia Federal, mensagens e contatos frequentes entre Augusto Ferreira Lima e o senador indicam que Jaques Wagner "não seria mero destinatário passivo de informações, mas interlocutor relevante em temas sensíveis ao grupo econômico investigado".

A decisão menciona ainda que, em agosto de 2024, Augusto Ferreira Lima ligou para o senador e lhe encaminhou o texto da emenda. Os investigadores também destacam conversas sobre a operação de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB), além de discussões envolvendo a estrutura acionária do banco e requerimentos em tramitação no Senado.

Além da suspeita sobre o apartamento, a PF investiga o suposto uso gratuito de aeronaves ligadas ao Banco Master e o recebimento de ingressos para apresentações em Los Angeles, que, segundo a decisão, teriam custado mais de R$ 63 mil e sido destinados à família do parlamentar.

Para a Polícia Federal, a frequência dos contatos e a natureza dos assuntos tratados sugerem uma relação voltada a interesses do grupo econômico investigado, e não apenas uma relação social.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Agrinordeste já registra ritmo acelerado de vendas

Agrinordeste já registra ritmo acelerado de vendas

O evento ocorre de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções

A comercialização de estandes e espaços para expositores da 33ª edição da Agrinordeste segue em ritmo acelerado, refletindo a expectativa do setor para uma das mais importantes feiras do agronegócio do Nordeste. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a mostra acontecerá de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções.

O ritmo acelerado das negociações reforça a força da Agrinordeste como vitrine para empresas, produtores, instituições e marcas ligadas ao setor agropecuário. A expectativa da organização é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que reuniram milhares de visitantes e geraram oportunidades de negócios, networking e capacitação.

Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços voltados para inovação, mercado pet e moda agro.

Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos principais encontros do agro nordestino, conectando o campo, os negócios e a inovação. Os interessados em participar da Agrinordeste 2026 como expositores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 99901-4679.

O evento ocorre de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções

A comercialização de estandes e espaços para expositores da 33ª edição da Agrinordeste segue em ritmo acelerado, refletindo a expectativa do setor para uma das mais importantes feiras do agronegócio do Nordeste. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a mostra acontecerá de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções.

O ritmo acelerado das negociações reforça a força da Agrinordeste como vitrine para empresas, produtores, instituições e marcas ligadas ao setor agropecuário. A expectativa da organização é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que reuniram milhares de visitantes e geraram oportunidades de negócios, networking e capacitação.

Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços voltados para inovação, mercado pet e moda agro.

Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos principais encontros do agro nordestino, conectando o campo, os negócios e a inovação. Os interessados em participar da Agrinordeste 2026 como expositores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 99901-4679.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Senac oferece vagas gratuitas para curso na área de Turismo em Garanhuns

Senac oferece vagas gratuitas para curso na área de Turismo em Garanhuns

 




_Formação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido em parceria com a Setur-PE e Empetur_


O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elaboração de Roteiros Turísticos em Garanhuns. A ação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur-PE) e pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. O objetivo do projeto é fortalecer e aprimorar a qualificação profissional no segmento e os interessados devem se inscrever até o dia 5 de junho, na unidade do Senac, que fica na Maria Ramos, 22, Heliópolis.


O curso tem carga horária de 40 horas/aulas e busca habilitar os participantes a identificar atrativos locais, fazer estudos de viabilidade, cálculo de custos e comercialização e estruturar experiências turísticas que valorizem a cultura e tradições. As aulas acontecem de 8 a 19 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 13h às 17h.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934.


*80 anos do Senac PE*


Referência em educação profissional, o Senac Pernambuco celebra, no dia 14 de outubro, 80 anos como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado de trabalho. Com uma atuação capilarizada, a instituição conta com sede física no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, além de 13 unidades móveis.


Sua oferta educacional inclui cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado (Mediotec Senac PE), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior (Faculdade Senac PE), além de ações extensivas, como workshops, congressos e palestras. Em 2025, foram 42.849 matrículas e mais de 6,6 milhões de horas-aula ministradas em todo o estado.


*Serviço*

*Curso de Elaboração de Roteiros Turísticos* 

Carga horária: 40h

Período: 08 a 19.06.2026 – Seg a Sex – 13h às 17h


*Senac em Garanhuns*

Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis

(87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934

 




_Formação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido em parceria com a Setur-PE e Empetur_


O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elaboração de Roteiros Turísticos em Garanhuns. A ação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur-PE) e pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. O objetivo do projeto é fortalecer e aprimorar a qualificação profissional no segmento e os interessados devem se inscrever até o dia 5 de junho, na unidade do Senac, que fica na Maria Ramos, 22, Heliópolis.


O curso tem carga horária de 40 horas/aulas e busca habilitar os participantes a identificar atrativos locais, fazer estudos de viabilidade, cálculo de custos e comercialização e estruturar experiências turísticas que valorizem a cultura e tradições. As aulas acontecem de 8 a 19 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 13h às 17h.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934.


*80 anos do Senac PE*


Referência em educação profissional, o Senac Pernambuco celebra, no dia 14 de outubro, 80 anos como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado de trabalho. Com uma atuação capilarizada, a instituição conta com sede física no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, além de 13 unidades móveis.


Sua oferta educacional inclui cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado (Mediotec Senac PE), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior (Faculdade Senac PE), além de ações extensivas, como workshops, congressos e palestras. Em 2025, foram 42.849 matrículas e mais de 6,6 milhões de horas-aula ministradas em todo o estado.


*Serviço*

*Curso de Elaboração de Roteiros Turísticos* 

Carga horária: 40h

Período: 08 a 19.06.2026 – Seg a Sex – 13h às 17h


*Senac em Garanhuns*

Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis

(87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934

Prefeitura de Garanhuns vai reformar e ampliar Escola Manoel Correia Evangelista, no Sítio Cruz, zona rural do município

Prefeitura de Garanhuns vai reformar e ampliar  Escola Manoel Correia Evangelista, no Sítio Cruz, zona rural do município

 


A Prefeitura de Garanhuns vai contratar uma empresa de engenharia especializada para realizar a reforma e ampliação da Escola Manoel Correia Evangelista, localizada no Sítio Cruz, na zona rural do município. A licitação já foi aberta.

O projeto prevê a execução de obras completas na unidade escolar, incluindo a construção de novos ambientes educacionais e a modernização da estrutura já existente. Entre as intervenções estão a ampliação de salas de aula, áreas administrativas, espaços de convivência e outras dependências necessárias ao funcionamento da escola.

De acordo com o projeto básico, a proposta também contempla o fornecimento de materiais, equipamentos, insumos e mão de obra para a execução total dos serviços, seguindo projetos técnicos e especificações previstas.

A iniciativa tem como justificativa a necessidade de adequação da infraestrutura escolar à demanda atual da comunidade, diante do aumento no número de alunos e da busca por melhores condições de ensino.

Ainda segundo o documento, parte das atividades da unidade funciona atualmente em contêineres de módulos habitáveis, o que reforça a necessidade da intervenção. A ampliação deve permitir maior capacidade de atendimento, enquanto a reforma busca recuperar estruturas, modernizar espaços e adequar o prédio às normas de segurança e acessibilidade.

O investimento estimado para a obra é de R$ 2.347.975,03. A abertura das propostas do processo licitatório está marcada para o dia 11.

 


A Prefeitura de Garanhuns vai contratar uma empresa de engenharia especializada para realizar a reforma e ampliação da Escola Manoel Correia Evangelista, localizada no Sítio Cruz, na zona rural do município. A licitação já foi aberta.

O projeto prevê a execução de obras completas na unidade escolar, incluindo a construção de novos ambientes educacionais e a modernização da estrutura já existente. Entre as intervenções estão a ampliação de salas de aula, áreas administrativas, espaços de convivência e outras dependências necessárias ao funcionamento da escola.

De acordo com o projeto básico, a proposta também contempla o fornecimento de materiais, equipamentos, insumos e mão de obra para a execução total dos serviços, seguindo projetos técnicos e especificações previstas.

A iniciativa tem como justificativa a necessidade de adequação da infraestrutura escolar à demanda atual da comunidade, diante do aumento no número de alunos e da busca por melhores condições de ensino.

Ainda segundo o documento, parte das atividades da unidade funciona atualmente em contêineres de módulos habitáveis, o que reforça a necessidade da intervenção. A ampliação deve permitir maior capacidade de atendimento, enquanto a reforma busca recuperar estruturas, modernizar espaços e adequar o prédio às normas de segurança e acessibilidade.

O investimento estimado para a obra é de R$ 2.347.975,03. A abertura das propostas do processo licitatório está marcada para o dia 11.

Ataque a mulher em Boa Viagem foi causado por tubarão-tigre, aponta comitê estadual

Ataque a mulher em Boa Viagem foi causado por tubarão-tigre, aponta comitê estadual

 


O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou, por meio de nota, que o incidente registrado na tarde desta segunda-feira (1º), na praia de Boa Viagem, no Recife, foi provocado por um tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), com cerca de três metros de comprimento. A vítima foi uma mulher de 19 anos que teve a perna arrancada pelo animal de grande porte. Ela está internada no Hospital da Restauração e seu estado é grave 

Segundo o comitê, a identificação da espécie foi feita a partir da análise das lesões causadas na vítima. O órgão é presidido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE).

Ainda de acordo com a nota, o tubarão-tigre é uma espécie comum no litoral da Região Metropolitana do Recife, assim como o tubarão-cabeça-chata, também associado a outro incidente recente registrado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os dois casos ocorreram em áreas distantes cerca de 10 quilômetros.

O Cemit informou que este é o 84º incidente registrado desde 1992. Desse total, 70 ocorreram no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha. O caso desta segunda-feira também passa a ser o 25º registrado na praia de Boa Viagem.

Em nota, o Governo de Pernambuco destacou que já investiu cerca de R$ 5,5 milhões, desde 2023, em ações de prevenção a incidentes com tubarões. As medidas incluem atividades de educação ambiental, pesquisas científicas e monitoramento da área costeira.

Entre as ações em andamento, estão iniciativas permanentes de sinalização e conscientização da população. Em janeiro de 2025, foram instaladas 150 placas de alerta ao longo dos 33 quilômetros do litoral com histórico de incidentes, no trecho entre a praia do Farol, em Olinda, e a praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Desse total, 60 placas foram colocadas no Recife.

 


O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou, por meio de nota, que o incidente registrado na tarde desta segunda-feira (1º), na praia de Boa Viagem, no Recife, foi provocado por um tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), com cerca de três metros de comprimento. A vítima foi uma mulher de 19 anos que teve a perna arrancada pelo animal de grande porte. Ela está internada no Hospital da Restauração e seu estado é grave 

Segundo o comitê, a identificação da espécie foi feita a partir da análise das lesões causadas na vítima. O órgão é presidido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE).

Ainda de acordo com a nota, o tubarão-tigre é uma espécie comum no litoral da Região Metropolitana do Recife, assim como o tubarão-cabeça-chata, também associado a outro incidente recente registrado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os dois casos ocorreram em áreas distantes cerca de 10 quilômetros.

O Cemit informou que este é o 84º incidente registrado desde 1992. Desse total, 70 ocorreram no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha. O caso desta segunda-feira também passa a ser o 25º registrado na praia de Boa Viagem.

Em nota, o Governo de Pernambuco destacou que já investiu cerca de R$ 5,5 milhões, desde 2023, em ações de prevenção a incidentes com tubarões. As medidas incluem atividades de educação ambiental, pesquisas científicas e monitoramento da área costeira.

Entre as ações em andamento, estão iniciativas permanentes de sinalização e conscientização da população. Em janeiro de 2025, foram instaladas 150 placas de alerta ao longo dos 33 quilômetros do litoral com histórico de incidentes, no trecho entre a praia do Farol, em Olinda, e a praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Desse total, 60 placas foram colocadas no Recife.

Prefeitura de Garanhuns revoga licitação de R$ 5,1 milhões para contratação de estrutura de eventos;novo processo licitatório com mesmo objeto já foi aberto

Prefeitura de Garanhuns revoga licitação de R$ 5,1 milhões para contratação de estrutura de eventos;novo processo licitatório com mesmo objeto já foi aberto



Prefeitura de Garanhuns revoga licitação de R$ 5,1 milhões para estrutura de eventos após suspensão de lote determinada pelo TCE 

A Prefeitura de Garanhuns revogou o Pregão Eletrônico nº 005/2026, que previa a contratação de empresas para fornecimento de estrutura destinada aos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. O certame tinha valor estimado de R$ 5.191.859,75 e contemplava serviços como palco, sonorização, iluminação, geradores, telões, trio elétrico e banheiros químicos para o calendário anual de eventos do município, com exceção do Festival de Inverno de Garanhuns.

A revogação ocorreu após questionamentos analisados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que havia concedido medida cautelar suspendendo o Lote 02 da licitação, referente aos serviços de sonorização e iluminação.

A cautelar foi concedida após representação apresentada pela empresa Start Produções e Eventos Ltda ME, que havia sido desclassificada durante a disputa. A empresa alegou que o edital não estabelecia um modelo obrigatório para apresentação da composição de custos e que a administração passou a exigir metodologia específica que não estava prevista originalmente nas regras do certame.

Na época, a Prefeitura de Garanhuns defendeu a legalidade da desclassificação, argumentando que o edital exigia composição detalhada dos custos e que a análise da proposta seguiu os critérios previamente estabelecidos.

Ao analisar o caso, a área técnica do TCE entendeu haver plausibilidade nos argumentos apresentados pela empresa. O tribunal apontou que a desclassificação da proposta, cujo valor era cerca de 49,99% inferior ao valor estimado para o lote, poderia ter reduzido a competitividade da disputa e comprometido a economicidade da contratação. O parecer também registrou que a exclusão da proposta poderia ter ocorrido com base em avaliação técnica subjetiva, sem fundamentação analítica suficiente.

Após a concessão da medida cautelar, a Prefeitura apresentou pedido de reconsideração e justificativas ao Tribunal de Contas. Entretanto, os argumentos não foram acolhidos, permanecendo os questionamentos levantados no processo.

Diante do cenário, a administração municipal decidiu revogar o Pregão Eletrônico nº 005/2026 e encerrar o procedimento licitatório.

Paralelamente, a Prefeitura já iniciou um novo processo licitatório com o mesmo objetivo, visando contratar empresas para fornecimento de estrutura destinada aos eventos que integram o calendário anual do município.

O pregão revogado era composto por três lotes. O Lote 01, referente à estrutura de palco, havia sido vencido pela empresa WL Produções e Serviços EIRELI, com proposta de R$ 1.341.000,00. O Lote 02, posteriormente suspenso pelo TCE, havia sido adjudicado à R2 Entretenimentos Produções e Eventos Ltda pelo valor de R$ 1.647.000,00. Já o Lote 03, destinado à locação de banheiros químicos, foi vencido por Tarciano de Assis Teixeira ME, ao valor de R$ 264 mil.

Segundo os registros do processo, as propostas vencedoras somavam R$ 3.252.000,00.



Prefeitura de Garanhuns revoga licitação de R$ 5,1 milhões para estrutura de eventos após suspensão de lote determinada pelo TCE 

A Prefeitura de Garanhuns revogou o Pregão Eletrônico nº 005/2026, que previa a contratação de empresas para fornecimento de estrutura destinada aos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. O certame tinha valor estimado de R$ 5.191.859,75 e contemplava serviços como palco, sonorização, iluminação, geradores, telões, trio elétrico e banheiros químicos para o calendário anual de eventos do município, com exceção do Festival de Inverno de Garanhuns.

A revogação ocorreu após questionamentos analisados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que havia concedido medida cautelar suspendendo o Lote 02 da licitação, referente aos serviços de sonorização e iluminação.

A cautelar foi concedida após representação apresentada pela empresa Start Produções e Eventos Ltda ME, que havia sido desclassificada durante a disputa. A empresa alegou que o edital não estabelecia um modelo obrigatório para apresentação da composição de custos e que a administração passou a exigir metodologia específica que não estava prevista originalmente nas regras do certame.

Na época, a Prefeitura de Garanhuns defendeu a legalidade da desclassificação, argumentando que o edital exigia composição detalhada dos custos e que a análise da proposta seguiu os critérios previamente estabelecidos.

Ao analisar o caso, a área técnica do TCE entendeu haver plausibilidade nos argumentos apresentados pela empresa. O tribunal apontou que a desclassificação da proposta, cujo valor era cerca de 49,99% inferior ao valor estimado para o lote, poderia ter reduzido a competitividade da disputa e comprometido a economicidade da contratação. O parecer também registrou que a exclusão da proposta poderia ter ocorrido com base em avaliação técnica subjetiva, sem fundamentação analítica suficiente.

Após a concessão da medida cautelar, a Prefeitura apresentou pedido de reconsideração e justificativas ao Tribunal de Contas. Entretanto, os argumentos não foram acolhidos, permanecendo os questionamentos levantados no processo.

Diante do cenário, a administração municipal decidiu revogar o Pregão Eletrônico nº 005/2026 e encerrar o procedimento licitatório.

Paralelamente, a Prefeitura já iniciou um novo processo licitatório com o mesmo objetivo, visando contratar empresas para fornecimento de estrutura destinada aos eventos que integram o calendário anual do município.

O pregão revogado era composto por três lotes. O Lote 01, referente à estrutura de palco, havia sido vencido pela empresa WL Produções e Serviços EIRELI, com proposta de R$ 1.341.000,00. O Lote 02, posteriormente suspenso pelo TCE, havia sido adjudicado à R2 Entretenimentos Produções e Eventos Ltda pelo valor de R$ 1.647.000,00. Já o Lote 03, destinado à locação de banheiros químicos, foi vencido por Tarciano de Assis Teixeira ME, ao valor de R$ 264 mil.

Segundo os registros do processo, as propostas vencedoras somavam R$ 3.252.000,00.

AESGA abre concurso com 35 vagas para professor efetivo do seu curso de Medicina

AESGA abre concurso com 35 vagas para professor efetivo do seu curso de Medicina

 


A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) publicou edital de concurso público para preenchimento de 35 vagas efetivas para o cargo de Professor de Ensino Superior destinadas ao curso de Medicina. O certame também prevê formação de cadastro reserva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 04 de junho e 03 de julho, até as 14h, através do site da AESGA. A taxa de inscrição é de R$ 300,00 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 03 de julho.

Os candidatos que se enquadram nos critérios previstos em edital poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 04 e 17 de junho.

O concurso será composto por três etapas: prova escrita, prova didática e prova de títulos. A prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 30 de agosto e será realizada presencialmente na sede da AESGA, localizada na Avenida Caruaru, nº 508, no bairro Heliópolis, em Garanhuns.

O cartão de informações com o local de prova e demais orientações será disponibilizado no dia 20 de agosto, no portal da instituição.

Entre os requisitos para investidura no cargo estão ter sido aprovado no concurso, possuir a formação exigida para a área pretendida, ter no mínimo 18 anos na data da posse, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de apresentar aptidão física e mental para o exercício da função.

A remuneração por hora-aula varia conforme a titulação do docente. Professores especialistas receberão R$ 28,35 por hora-aula, mestres R$ 34,45 e doutores R$ 39,44.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Cronograma principal

Inscrições: 04 de junho a 03 de julho

Solicitação de isenção da taxa: 04 a 17 de junho

Último dia para pagamento da taxa: 03 de julho

Divulgação das inscrições válidas: 07 de julho

Divulgação do cartão de informações da prova: 20 de agosto

Prova escrita: 30 de agosto

Divulgação do espelho do tema sorteado da prova escrita: 01 de setembro

Divulgação do cronograma das próximas fases: entre 08 de setembro e 20 de outubro

Informações 

https://www.aesga.edu.br/processos-seletivos-concursopúblico


O Edital está publicado no Diário oficial dos municípios de 02 de junho de 2026

 


A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) publicou edital de concurso público para preenchimento de 35 vagas efetivas para o cargo de Professor de Ensino Superior destinadas ao curso de Medicina. O certame também prevê formação de cadastro reserva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 04 de junho e 03 de julho, até as 14h, através do site da AESGA. A taxa de inscrição é de R$ 300,00 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 03 de julho.

Os candidatos que se enquadram nos critérios previstos em edital poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 04 e 17 de junho.

O concurso será composto por três etapas: prova escrita, prova didática e prova de títulos. A prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 30 de agosto e será realizada presencialmente na sede da AESGA, localizada na Avenida Caruaru, nº 508, no bairro Heliópolis, em Garanhuns.

O cartão de informações com o local de prova e demais orientações será disponibilizado no dia 20 de agosto, no portal da instituição.

Entre os requisitos para investidura no cargo estão ter sido aprovado no concurso, possuir a formação exigida para a área pretendida, ter no mínimo 18 anos na data da posse, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de apresentar aptidão física e mental para o exercício da função.

A remuneração por hora-aula varia conforme a titulação do docente. Professores especialistas receberão R$ 28,35 por hora-aula, mestres R$ 34,45 e doutores R$ 39,44.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Cronograma principal

Inscrições: 04 de junho a 03 de julho

Solicitação de isenção da taxa: 04 a 17 de junho

Último dia para pagamento da taxa: 03 de julho

Divulgação das inscrições válidas: 07 de julho

Divulgação do cartão de informações da prova: 20 de agosto

Prova escrita: 30 de agosto

Divulgação do espelho do tema sorteado da prova escrita: 01 de setembro

Divulgação do cronograma das próximas fases: entre 08 de setembro e 20 de outubro

Informações 

https://www.aesga.edu.br/processos-seletivos-concursopúblico


O Edital está publicado no Diário oficial dos municípios de 02 de junho de 2026

UPE abre seleção pública simplificada para contratação temporária de 37 professores universitários auxiliares; tem vaga para Garanhuns

 UPE abre seleção pública simplificada para contratação temporária de 37 professores universitários auxiliares; tem vaga para Garanhuns


A Secretaria de Administração (SAD) e a Universidade de Pernambuco (UPE) abriram, por meio de portaria conjunta publicada no Diário Ofi cial do Estado da última sexta-feira, uma seleção pública simplifi cada para a contratação temporária de 37 professores universitários auxiliares de nível superior. As inscrições seguem abertas até 10 de junho. O certame oferece remuneração de R$ 2.930,77 para jornada de 40 horas semanais. “A partir desta seleção pública simplifi cada elaborada pela Secretaria de Administração, profi ssionais de referência serão selecionados para aprimorar o ensino oferecido em diversos cursos, benefi ciando milhares de alunos da UPE”, destacou a secretária de Administração, Ana Maraíza. As contratações temporárias terão duração de até 12 meses, podendo ser renovadas conforme a Lei Estadual no 14.547/2011. As vagas estão distribuídas nos campi Benfi ca (POLI), Santo Amaro (FOP), Petrolina, Santo Amaro - Instituto de Ciências Biológicas – ICB, Serra Talhada, Mata Norte, Mata Sul, Garanhuns, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), Benfi ca (Fcap), Santo Amaro (ESEF) e Arcoverde. Os profi ssionais selecionados irão lecionar em diversos cursos universitários, a exemplo de Medicina, Odontologia, Administração, Licenciatura em Computação, Enfermagem, Engenharia Elétrica – Eletrônica, Nutrição, Educação Física, entre outras especialidades. Para conferir todos os pré-requisitos e as áreas disponibilizadas, bem como realizar a inscrição, os interessados devem acessar o endereço: upe.br/selecaosimplifi cada-para-professor



A Secretaria de Administração (SAD) e a Universidade de Pernambuco (UPE) abriram, por meio de portaria conjunta publicada no Diário Ofi cial do Estado da última sexta-feira, uma seleção pública simplifi cada para a contratação temporária de 37 professores universitários auxiliares de nível superior. As inscrições seguem abertas até 10 de junho. O certame oferece remuneração de R$ 2.930,77 para jornada de 40 horas semanais. “A partir desta seleção pública simplifi cada elaborada pela Secretaria de Administração, profi ssionais de referência serão selecionados para aprimorar o ensino oferecido em diversos cursos, benefi ciando milhares de alunos da UPE”, destacou a secretária de Administração, Ana Maraíza. As contratações temporárias terão duração de até 12 meses, podendo ser renovadas conforme a Lei Estadual no 14.547/2011. As vagas estão distribuídas nos campi Benfi ca (POLI), Santo Amaro (FOP), Petrolina, Santo Amaro - Instituto de Ciências Biológicas – ICB, Serra Talhada, Mata Norte, Mata Sul, Garanhuns, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), Benfi ca (Fcap), Santo Amaro (ESEF) e Arcoverde. Os profi ssionais selecionados irão lecionar em diversos cursos universitários, a exemplo de Medicina, Odontologia, Administração, Licenciatura em Computação, Enfermagem, Engenharia Elétrica – Eletrônica, Nutrição, Educação Física, entre outras especialidades. Para conferir todos os pré-requisitos e as áreas disponibilizadas, bem como realizar a inscrição, os interessados devem acessar o endereço: upe.br/selecaosimplifi cada-para-professor

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Concurso de fantasias pet animou Vila Sete Colinas neste domingo em Garanhuns

Concurso de fantasias pet animou Vila Sete Colinas neste domingo em Garanhuns

 


Um concurso de fantasias pet realizado neste domingo na Vila Colinas, em Garanhuns, reuniu tutores, visitantes e muitos animais em uma tarde marcada pela criatividade e diversão.

Diversos cães e gatos participaram do desfile utilizando fantasias variadas e chamaram a atenção do público pela beleza e originalidade das caracterizações.

Ao final da disputa, a grande vencedora foi a cachorra Bela, que encantou o público ao se apresentar caracterizada como a Mulher-Maravilha. A tutora do animal é Mariana Passos, de 9 anos.



A vice-campeã foi a cadela Princesa, que também encantou os presentes durante a brincadeira.

Além do reconhecimento, a cachorra Bela recebeu um prêmio ofertado pela Pet Verso, com diversas guloseimas para a campeã.

O concurso integrou a programação do Festival Vila Pet, realizado na Vila Sete Colinas. O evento reuniu atividades voltadas aos amantes dos animais, incluindo circuito canino, palestras, clínicas veterinárias, expositores, promoções e sorteios. Com entrada gratuita, a programação atraiu tutores e visitantes durante os dois dias de realização, promovendo momentos de lazer, interação e cuidado com os pets.

 


Um concurso de fantasias pet realizado neste domingo na Vila Colinas, em Garanhuns, reuniu tutores, visitantes e muitos animais em uma tarde marcada pela criatividade e diversão.

Diversos cães e gatos participaram do desfile utilizando fantasias variadas e chamaram a atenção do público pela beleza e originalidade das caracterizações.

Ao final da disputa, a grande vencedora foi a cachorra Bela, que encantou o público ao se apresentar caracterizada como a Mulher-Maravilha. A tutora do animal é Mariana Passos, de 9 anos.



A vice-campeã foi a cadela Princesa, que também encantou os presentes durante a brincadeira.

Além do reconhecimento, a cachorra Bela recebeu um prêmio ofertado pela Pet Verso, com diversas guloseimas para a campeã.

O concurso integrou a programação do Festival Vila Pet, realizado na Vila Sete Colinas. O evento reuniu atividades voltadas aos amantes dos animais, incluindo circuito canino, palestras, clínicas veterinárias, expositores, promoções e sorteios. Com entrada gratuita, a programação atraiu tutores e visitantes durante os dois dias de realização, promovendo momentos de lazer, interação e cuidado com os pets.

Palmeirina ganha obra histórica e reedição de dois clássicos da memória local

Palmeirina ganha obra histórica e reedição de dois clássicos da memória local

 


O município de Palmeirina, no Agreste de Pernambuco, ganha um importante registro de sua memória com o lançamento do livro “Salve, liberta, oh terra da palmeira!”, de autoria de Enoque O. Cardozo. A obra traz uma reconstrução do histórico municipal, incluindo uma linha do tempo que resgata fatos desde a metade do século XIX.

Além do conteúdo inédito, o projeto traz a reedição de dois clássicos altamente simbólicos para a cidade:

“Minha bandeira, nossa bandeira”, de Adauto Barreto da Silva (Nen). Publicado originalmente em 1972, o autor é descendente direto de um dos fundadores de Palmeirina.

“O Cordel da Cheia de 1941”, escrito por João Maximino, um morador da época que testemunhou de perto essa inundação histórica. 



 


O município de Palmeirina, no Agreste de Pernambuco, ganha um importante registro de sua memória com o lançamento do livro “Salve, liberta, oh terra da palmeira!”, de autoria de Enoque O. Cardozo. A obra traz uma reconstrução do histórico municipal, incluindo uma linha do tempo que resgata fatos desde a metade do século XIX.

Além do conteúdo inédito, o projeto traz a reedição de dois clássicos altamente simbólicos para a cidade:

“Minha bandeira, nossa bandeira”, de Adauto Barreto da Silva (Nen). Publicado originalmente em 1972, o autor é descendente direto de um dos fundadores de Palmeirina.

“O Cordel da Cheia de 1941”, escrito por João Maximino, um morador da época que testemunhou de perto essa inundação histórica. 



TJPE derruba liminar que proibia prefeito de Garanhuns de se expressar em eventos públicos do município de Garanhuns

TJPE derruba liminar que proibia prefeito de Garanhuns de se expressar em eventos públicos do município de Garanhuns



O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) derrubou a liminar que impedia o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, de fazer manifestações públicas, discursos institucionais e publicações em redes sociais relacionadas à gestão municipal. A decisão foi assinada pelo desembargador Paulo Victor Vasconcelos de Almeida. 

A proibição havia sido determinada em abril pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, após uma ação popular que acusava o gestor de utilizar eventos custeados pela Prefeitura para promoção pessoal. 

A decisão também determinava a retirada de conteúdos publicados nas redes sociais considerados irregulares. Ao analisar o recurso apresentado pela defesa do prefeito, o desembargador entendeu que a liminar de primeira instância impunha uma restrição ampla e genérica à comunicação política e institucional do gestor. 

Segundo a decisão, a medida acabava limitando manifestações futuras sem delimitação específica. A defesa de Sivaldo argumentou que os discursos tinham caráter informativo e de prestação de contas à população, sem finalidade eleitoral imediata.

O desembargador também destacou que o prefeito está em seu segundo mandato consecutivo, o que afasta uma eventual candidatura à reeleição para o mesmo cargo. 

Apesar de liberar as manifestações públicas e as postagens institucionais, o TJPE manteve a determinação para remoção dos conteúdos que já haviam sido apontados na decisão de primeiro grau. 

A ação popular que originou o caso questiona falas feitas por Sivaldo durante eventos promovidos pelo município, como o Festival Viva Garanhuns e o Viva Jesus. Os autores alegam que os pronunciamentos misturavam a figura pessoal do prefeito com ações da administração pública. 

Na decisão, o juiz Glacidelson Antônio da Silva apontou possível violação ao princípio da impessoalidade e determinou que o prefeito evitasse discursos ou publicações que representassem exaltação pessoal em eventos financiados pelo município.

 Na vigência da liminar, Sivaldo voltou a subir ao palco do Festival Viva Garanhuns para anunciar atrações da edição de 2027 do evento e disse que não via impedimento legal em seus anúncios. Do Diário de Pernambuco






O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) derrubou a liminar que impedia o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, de fazer manifestações públicas, discursos institucionais e publicações em redes sociais relacionadas à gestão municipal. A decisão foi assinada pelo desembargador Paulo Victor Vasconcelos de Almeida. 

A proibição havia sido determinada em abril pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, após uma ação popular que acusava o gestor de utilizar eventos custeados pela Prefeitura para promoção pessoal. 

A decisão também determinava a retirada de conteúdos publicados nas redes sociais considerados irregulares. Ao analisar o recurso apresentado pela defesa do prefeito, o desembargador entendeu que a liminar de primeira instância impunha uma restrição ampla e genérica à comunicação política e institucional do gestor. 

Segundo a decisão, a medida acabava limitando manifestações futuras sem delimitação específica. A defesa de Sivaldo argumentou que os discursos tinham caráter informativo e de prestação de contas à população, sem finalidade eleitoral imediata.

O desembargador também destacou que o prefeito está em seu segundo mandato consecutivo, o que afasta uma eventual candidatura à reeleição para o mesmo cargo. 

Apesar de liberar as manifestações públicas e as postagens institucionais, o TJPE manteve a determinação para remoção dos conteúdos que já haviam sido apontados na decisão de primeiro grau. 

A ação popular que originou o caso questiona falas feitas por Sivaldo durante eventos promovidos pelo município, como o Festival Viva Garanhuns e o Viva Jesus. Os autores alegam que os pronunciamentos misturavam a figura pessoal do prefeito com ações da administração pública. 

Na decisão, o juiz Glacidelson Antônio da Silva apontou possível violação ao princípio da impessoalidade e determinou que o prefeito evitasse discursos ou publicações que representassem exaltação pessoal em eventos financiados pelo município.

 Na vigência da liminar, Sivaldo voltou a subir ao palco do Festival Viva Garanhuns para anunciar atrações da edição de 2027 do evento e disse que não via impedimento legal em seus anúncios. Do Diário de Pernambuco




domingo, 31 de maio de 2026

Guarda Municipal de Garanhuns morre em acidente em Jupi

Guarda Municipal de Garanhuns morre em acidente em Jupi

 



Um grave acidente registrado na manhã deste domingo, 31 de maio, resultou na morte de um guarda municipal de Garanhuns. A colisão aconteceu por volta das 7h30, no quilômetro 73 da BR-423, no município de Jupi, no Agreste de Pernambuco. 

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o sinistro envolveu uma motocicleta e uma caminhonete. O outro automóvel não permaneceu no local após a colisão. Segundo relatos de populares, o veículo seria uma caminhonete O condutor da motocicleta foi identificado como Draiton Paulo, de 43 anos, inspetor da Guarda Municipal de Garanhuns. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Equipes da PRF atenderam a ocorrência e permaneceram no local até a chegada do Instituto de Criminalística (IC), responsável pela perícia.

 Após os procedimentos legais, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Um vídeo mostra o momento do acidente.

O guarda municipal segue na BR.Quando a caminhonete faz a conversão a esquerda há o impacto entre a moto e o carro. A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso, que busca identificar o veículo envolvido e esclarecer as circunstâncias da colisão.

 



Um grave acidente registrado na manhã deste domingo, 31 de maio, resultou na morte de um guarda municipal de Garanhuns. A colisão aconteceu por volta das 7h30, no quilômetro 73 da BR-423, no município de Jupi, no Agreste de Pernambuco. 

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o sinistro envolveu uma motocicleta e uma caminhonete. O outro automóvel não permaneceu no local após a colisão. Segundo relatos de populares, o veículo seria uma caminhonete O condutor da motocicleta foi identificado como Draiton Paulo, de 43 anos, inspetor da Guarda Municipal de Garanhuns. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Equipes da PRF atenderam a ocorrência e permaneceram no local até a chegada do Instituto de Criminalística (IC), responsável pela perícia.

 Após os procedimentos legais, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Um vídeo mostra o momento do acidente.

O guarda municipal segue na BR.Quando a caminhonete faz a conversão a esquerda há o impacto entre a moto e o carro. A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso, que busca identificar o veículo envolvido e esclarecer as circunstâncias da colisão.

Prefeitura de Garanhuns abre licitação para construir praça no Distrito de Iratama

Prefeitura de Garanhuns abre licitação para construir praça no Distrito de Iratama

 


A Prefeitura de Garanhuns abriu licitação na modalidade concorrência para a contratação de uma empresa de engenharia especializada para a construção de uma praça pública na Rua Gabriel Pereira de Souza, no Distrito de Iratama. A abertura do processo licitatório está prevista para o dia 11 de junho. A execução da obra ocorrerá por meio do regime de empreitada por preço unitário. O valor estimado para a construção da praça é de R$ 476.743,58.

 


A Prefeitura de Garanhuns abriu licitação na modalidade concorrência para a contratação de uma empresa de engenharia especializada para a construção de uma praça pública na Rua Gabriel Pereira de Souza, no Distrito de Iratama. A abertura do processo licitatório está prevista para o dia 11 de junho. A execução da obra ocorrerá por meio do regime de empreitada por preço unitário. O valor estimado para a construção da praça é de R$ 476.743,58.

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Álbum visual “Paradeiro”, de Zeh Lucas, será tema de roda de conversa no Studio Tear Formativo, em Garanhuns

Álbum visual “Paradeiro”, de Zeh Lucas, será tema de roda de conversa no Studio Tear Formativo, em Garanhuns

 


O álbum visual “Paradeiro”, do cantor, compositor e multiartista garanhuense Zeh Lucas, será o centro de uma roda de conversa especial no próximo domingo (31), dentro da programação do Studio Tear Formativo, no Cine Jardim do Sesc Garanhuns. A atividade acontece a partir das 19h30min, durante a ação “Tela Sonora – Música Para Ver”, que reúne exibição e pré-lançamento de obras musicais audiovisuais produzidas no Agreste pernambucano.

Dirigido por Bruno Veras, “Paradeiro” mergulha nos mistérios, memórias e encantos do Agreste de Pernambuco, construindo uma narrativa poética onde música, imagem e território se entrelaçam. O álbum visual apresenta um universo lúdico e sensível, evidenciando as belezas naturais da região, seus saberes ancestrais e as resistências culturais preservadas através da oralidade e da arte popular. A obra também reforça o sentimento de pertencimento e valorização da cultura pernambucana, especialmente da produção artística negra e do interior do estado.

Além da exibição de “Paradeiro”, a programação contará com o pré-lançamento do videoclipe “Areia -Passatempo”, de Revoredo, com direção de Berna Valença. Após as exibições, o público poderá participar de uma roda de conversa sobre os processos criativos, a construção estética das obras e os desafios da produção audiovisual independente no Agreste.

O projeto “Paradeiro” nasce com o objetivo de produzir e disponibilizar gratuitamente nas plataformas digitais o registro audiovisual do EP autoral de Zeh Lucas, fortalecendo a cadeia produtiva da música e do cinema pernambucano. A iniciativa também busca ampliar o alcance da música popular produzida no interior do estado, fomentando novas possibilidades de circulação e reconhecimento para artistas independentes.

Encerrando a programação da noite, às 21h, acontece a Sessão Autoral “Concerto de Bolso”, com apresentação de Zeh Lucas no Cine Jardim do Sesc Garanhuns.


O Studio Tear Formativo acontece nas cidades de Arcoverde e Garanhuns, reunindo artistas, produtores, músicos, compositores, técnicos, gestores, comunicadores e trabalhadores da arte em encontros voltados à construção de caminhos possíveis para a permanência e fortalecimento da música produzida no interior de Pernambuco.

 


O álbum visual “Paradeiro”, do cantor, compositor e multiartista garanhuense Zeh Lucas, será o centro de uma roda de conversa especial no próximo domingo (31), dentro da programação do Studio Tear Formativo, no Cine Jardim do Sesc Garanhuns. A atividade acontece a partir das 19h30min, durante a ação “Tela Sonora – Música Para Ver”, que reúne exibição e pré-lançamento de obras musicais audiovisuais produzidas no Agreste pernambucano.

Dirigido por Bruno Veras, “Paradeiro” mergulha nos mistérios, memórias e encantos do Agreste de Pernambuco, construindo uma narrativa poética onde música, imagem e território se entrelaçam. O álbum visual apresenta um universo lúdico e sensível, evidenciando as belezas naturais da região, seus saberes ancestrais e as resistências culturais preservadas através da oralidade e da arte popular. A obra também reforça o sentimento de pertencimento e valorização da cultura pernambucana, especialmente da produção artística negra e do interior do estado.

Além da exibição de “Paradeiro”, a programação contará com o pré-lançamento do videoclipe “Areia -Passatempo”, de Revoredo, com direção de Berna Valença. Após as exibições, o público poderá participar de uma roda de conversa sobre os processos criativos, a construção estética das obras e os desafios da produção audiovisual independente no Agreste.

O projeto “Paradeiro” nasce com o objetivo de produzir e disponibilizar gratuitamente nas plataformas digitais o registro audiovisual do EP autoral de Zeh Lucas, fortalecendo a cadeia produtiva da música e do cinema pernambucano. A iniciativa também busca ampliar o alcance da música popular produzida no interior do estado, fomentando novas possibilidades de circulação e reconhecimento para artistas independentes.

Encerrando a programação da noite, às 21h, acontece a Sessão Autoral “Concerto de Bolso”, com apresentação de Zeh Lucas no Cine Jardim do Sesc Garanhuns.


O Studio Tear Formativo acontece nas cidades de Arcoverde e Garanhuns, reunindo artistas, produtores, músicos, compositores, técnicos, gestores, comunicadores e trabalhadores da arte em encontros voltados à construção de caminhos possíveis para a permanência e fortalecimento da música produzida no interior de Pernambuco.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

71° BI Mtz abre seleção para cabos músicos; veja como participar

71° BI Mtz abre seleção para cabos músicos; veja como participar

 


O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns, abriu inscrições para o Exame de Comprovação de Habilidade Musical, seleção destinada ao recrutamento de cabos músicos para a banda do Exército.

As inscrições acontecem entre os dias 01 e 05 de junho. De acordo com o edital as vagas são destinadas para cadastro reserva, mas uma das oportunidades poderá ter convocação imediata.

Há oportunidades para músicos dos seguintes instrumentos:

• Trombone

• Saxofone

• Trompete

• Bateria/Tarol/Pratos

• Clarineta

• Tuba

O 71º BI Mtz, conhecido como Batalhão Duarte Coelho, está localizado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Os interessados devem acessar o edital disponibilizado  para conferir os critérios da seleção e demais exigências do processo. A inscrição acontece de forma presencial 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:

(87) 98149-7692

Edital 


https://drive.google.com/file/d/17OOkdEMKoiIyHU5Gjfnnw_REMHWtzjxx/view?usp=drivesdk



 


O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns, abriu inscrições para o Exame de Comprovação de Habilidade Musical, seleção destinada ao recrutamento de cabos músicos para a banda do Exército.

As inscrições acontecem entre os dias 01 e 05 de junho. De acordo com o edital as vagas são destinadas para cadastro reserva, mas uma das oportunidades poderá ter convocação imediata.

Há oportunidades para músicos dos seguintes instrumentos:

• Trombone

• Saxofone

• Trompete

• Bateria/Tarol/Pratos

• Clarineta

• Tuba

O 71º BI Mtz, conhecido como Batalhão Duarte Coelho, está localizado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Os interessados devem acessar o edital disponibilizado  para conferir os critérios da seleção e demais exigências do processo. A inscrição acontece de forma presencial 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:

(87) 98149-7692

Edital 


https://drive.google.com/file/d/17OOkdEMKoiIyHU5Gjfnnw_REMHWtzjxx/view?usp=drivesdk



GARANHUNS: Bradesco é condenado a pagar R$ 53 mil após golpe com falsa central telefônica

GARANHUNS: Bradesco é condenado a pagar R$ 53 mil após golpe com falsa central telefônica

 


A 3ª Vara Cível da Comarca de Garanhuns condenou o Banco Bradesco a indenizar uma cliente vítima de golpe praticado por meio de falsa central de atendimento bancário. 

A sentença determinou o pagamento de R$ 43.040,12 por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais, totalizando mais de R$ 53 mil em indenização. A decisão foi proferida pela juíza Jéssica Reis Moura de Freitas Eugênio. Segundo os autos, a moradora de Garanhuns recebeu ligações em novembro de 2024 feitas por golpistas que usaram a técnica conhecida como “caller ID spoofing”, que falsifica o número exibido no identificador de chamadas.

 As chamadas apareciam com o número oficial da agência bancária em Garanhuns, fazendo a cliente acreditar que falava com funcionários do banco. Segundo o processo, os fraudadores tinham acesso a dados pessoais e bancários detalhados da vítima e a convenceram a contratar um empréstimo pré-aprovado no valor de R$ 4,8 mil em um terminal de autoatendimento. Em seguida, ela foi orientada a realizar transferências via Pix e TED, o que resultou em prejuízo total de R$ 43.040,12. 

Na decisão, a magistrada apontou falhas na prestação do serviço bancário, como vulnerabilidades na proteção de dados, falta de mecanismos eficazes contra fraudes e deficiência no monitoramento de transações atípicas. Segundo a juíza, o banco tinha obrigação de possuir estrutura tecnológica e recursos capazes de evitar esse tipo de golpe. 

A magistrada também rejeitou a tese de culpa exclusiva da vítima apresentada pelo banco. Segundo a juíza, a consumidora foi enganada por uma fraude sofisticada, baseada em engenharia social e vazamento de dados, situação considerada um “fortuito interno” da atividade bancária.

 Na decisão, a magistrada afirmou que golpes com spoofing telefônico e engenharia social já são conhecidos pelos bancos e exigem medidas preventivas adequadas. A juíza também citou entendimento do STJ de que instituições financeiras respondem por danos causados por fraudes ligadas a operações bancárias quando há falha na segurança do serviço. Da decisão cabe recurso

 


A 3ª Vara Cível da Comarca de Garanhuns condenou o Banco Bradesco a indenizar uma cliente vítima de golpe praticado por meio de falsa central de atendimento bancário. 

A sentença determinou o pagamento de R$ 43.040,12 por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais, totalizando mais de R$ 53 mil em indenização. A decisão foi proferida pela juíza Jéssica Reis Moura de Freitas Eugênio. Segundo os autos, a moradora de Garanhuns recebeu ligações em novembro de 2024 feitas por golpistas que usaram a técnica conhecida como “caller ID spoofing”, que falsifica o número exibido no identificador de chamadas.

 As chamadas apareciam com o número oficial da agência bancária em Garanhuns, fazendo a cliente acreditar que falava com funcionários do banco. Segundo o processo, os fraudadores tinham acesso a dados pessoais e bancários detalhados da vítima e a convenceram a contratar um empréstimo pré-aprovado no valor de R$ 4,8 mil em um terminal de autoatendimento. Em seguida, ela foi orientada a realizar transferências via Pix e TED, o que resultou em prejuízo total de R$ 43.040,12. 

Na decisão, a magistrada apontou falhas na prestação do serviço bancário, como vulnerabilidades na proteção de dados, falta de mecanismos eficazes contra fraudes e deficiência no monitoramento de transações atípicas. Segundo a juíza, o banco tinha obrigação de possuir estrutura tecnológica e recursos capazes de evitar esse tipo de golpe. 

A magistrada também rejeitou a tese de culpa exclusiva da vítima apresentada pelo banco. Segundo a juíza, a consumidora foi enganada por uma fraude sofisticada, baseada em engenharia social e vazamento de dados, situação considerada um “fortuito interno” da atividade bancária.

 Na decisão, a magistrada afirmou que golpes com spoofing telefônico e engenharia social já são conhecidos pelos bancos e exigem medidas preventivas adequadas. A juíza também citou entendimento do STJ de que instituições financeiras respondem por danos causados por fraudes ligadas a operações bancárias quando há falha na segurança do serviço. Da decisão cabe recurso

Castra Móvel do Governo de Pernambuco estará em Garanhuns entre os dias 4 e 6 de junho realizando castrações gratuitas de cães e gatos

Castra Móvel do Governo de Pernambuco estará em Garanhuns entre os dias 4 e 6 de junho realizando castrações gratuitas de cães e gatos


O Castra Móvel do Governo de Pernambuco estará em Garanhuns entre os dias 4 e 6 de junho realizando castrações gratuitas de cães e gatos. A unidade ficará instalada na Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna, no bairro Boa Vista.

 A ação faz parte do programa Petsapp e conta com apoio da Causa Animal, CPRH, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e Governo de Pernambuco. De acordo com o material divulgado, o agendamento da castração deve ser feito pela internet e segue algumas etapas. O tutor precisa realizar o cadastro pessoal, cadastrar o pet, escolher a data e horário disponíveis e finalizar o processo no site, verificando o recebimento do e-mail de confirmação.

 Também é orientado que os tutores leiam atentamente as instruções disponíveis no final da página de agendamento. Outro ponto importante é que os animais devem passar por jejum de 8 horas antes da cirurgia. A expectativa é de que a ação beneficie centenas de animais e contribua para o controle populacional de cães e gatos no município. 


https://l1nq.com/w0dvlgg



O Castra Móvel do Governo de Pernambuco estará em Garanhuns entre os dias 4 e 6 de junho realizando castrações gratuitas de cães e gatos. A unidade ficará instalada na Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna, no bairro Boa Vista.

 A ação faz parte do programa Petsapp e conta com apoio da Causa Animal, CPRH, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e Governo de Pernambuco. De acordo com o material divulgado, o agendamento da castração deve ser feito pela internet e segue algumas etapas. O tutor precisa realizar o cadastro pessoal, cadastrar o pet, escolher a data e horário disponíveis e finalizar o processo no site, verificando o recebimento do e-mail de confirmação.

 Também é orientado que os tutores leiam atentamente as instruções disponíveis no final da página de agendamento. Outro ponto importante é que os animais devem passar por jejum de 8 horas antes da cirurgia. A expectativa é de que a ação beneficie centenas de animais e contribua para o controle populacional de cães e gatos no município. 


https://l1nq.com/w0dvlgg

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Governo do estado anuncia inscrições para curso gratuito de Tiflologia em quatro polos

Governo do estado anuncia inscrições para curso gratuito de Tiflologia em quatro polos




 Começaram nesta quarta-feira (27), a partir das 8h, as inscrições para o curso gratuito de Tiflologia oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE). São 255 vagas, distribuídas em quatro polos estratégicos pelo estado: Recife, Arcoverde, Garanhuns e Palmares. As inscrições podem ser realizadas até a quinta-feira (28), por meio dos formulários disponíveis no fim da página. 


A iniciativa é voltada à formação de profissionais da educação e demais interessados no atendimento a pessoas com cegueira, baixa visão e surdocegas, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis, inclusivas e qualificadas. As aulas acontecem no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) dos polos Recife, Garanhus e Arcoverde. Já em Palmares, o curso será realizado na sede da GRE Mata Sul, onde também deve ser efetuada a inscrição.


No Recife, são 120 vagas, distribuídas em seis turmas. Garanhuns e Arcoverde oferecem 50 vagas cada, com turmas de 25 alunos. Palmares ofereceu uma turma com 35 vagas.


A Tiflologia é a área do conhecimento que estuda as especificidades das pessoas cegas, surdocegas ou com baixa visão, envolvendo recursos, metodologias, estratégias pedagógicas, tecnologias assistivas e formas de acessibilidade que favorecem o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão social e educacional dessas pessoas. O curso aborda conteúdos como mobilidade urbana segura, sistema Braille, Soroban e orientação familiar. As aulas terão início no dia 8 de junho e acontecem duas vezes por semana, na modalidade presencial, ao longo de oito meses. A carga horária total é de 180 horas. 


Os interessados devem ter concluído, no mínimo, o ensino médio. No ato da inscrição, os candidatos devem escolher apenas uma turma, de acordo com os dias e horários das aulas. Em seguida, devem anexar, no formulário de inscrição on-line, os documentos solicitados: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, todos em formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB. Cada inscrito receberá um e-mail de confirmação com a data da matrícula presencial, quando deve apresentar os documentos originais e cópias, além de duas fotos 3×4.


O curso é desenvolvido pela Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI) da SEE. “Mais do que uma formação, o curso representa um compromisso do Governo de Pernambuco com a construção de uma sociedade mais acessível, humana e inclusiva, onde cada profissional formado se torna agente de transformação na garantia do direito à educação para todos”, afirma Sunnye Rose, gerente da GEI. 


Inscreva-se aqui:     


ARCOVERDE


CAEE Arcoverde

Segundas e quartas (manhã) e segundas e quartas (noite)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRyks4LbtEqAzEwQgJDq8GckYriDouAg-ijKtQYFNRgxznYg/viewform

Mais informações: (87) 3821-8580 


GARANHUNS


CAEEG

Quintas e sextas (manhã) e segundas e quintas (noite)

https://forms.gle/upWPK2NtB8GR1E289

Mais informações: (87) 3761-8440 


PALMARES


GRE Mata Sul

Segundas-feiras (noite)

Inscrições no local


RECIFE


CAEER/CAP


Segundas e quartas (manhã)

https://forms.gle/xdHNMRPonAx86aDF7


Segundas e quartas (tarde)

https://forms.gle/7e9EHr45TzLwAbqRA


 Segundas e quartas (noite)

https://forms.gle/qtpJN1XW14a4Yu4Q6


Terças e quintas (manhã)

https://forms.gle/yCsNJ4HSaEJkJA2p6


Terças e quintas (tarde)

https://forms.gle/MYPTFCEvmCf2BadT7


Terças e quintas (noite)

https://forms.gle/Kmd6CQtAB2GLimZm9


Cadastro reserva

https://forms.gle/JWkB4urgc5SviiA39


Mais informações: (81) 3181-4701 ou pelos e-mails cappedv@gmail.com e secretariacaeer@gmail.com 




 Começaram nesta quarta-feira (27), a partir das 8h, as inscrições para o curso gratuito de Tiflologia oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE). São 255 vagas, distribuídas em quatro polos estratégicos pelo estado: Recife, Arcoverde, Garanhuns e Palmares. As inscrições podem ser realizadas até a quinta-feira (28), por meio dos formulários disponíveis no fim da página. 


A iniciativa é voltada à formação de profissionais da educação e demais interessados no atendimento a pessoas com cegueira, baixa visão e surdocegas, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis, inclusivas e qualificadas. As aulas acontecem no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) dos polos Recife, Garanhus e Arcoverde. Já em Palmares, o curso será realizado na sede da GRE Mata Sul, onde também deve ser efetuada a inscrição.


No Recife, são 120 vagas, distribuídas em seis turmas. Garanhuns e Arcoverde oferecem 50 vagas cada, com turmas de 25 alunos. Palmares ofereceu uma turma com 35 vagas.


A Tiflologia é a área do conhecimento que estuda as especificidades das pessoas cegas, surdocegas ou com baixa visão, envolvendo recursos, metodologias, estratégias pedagógicas, tecnologias assistivas e formas de acessibilidade que favorecem o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão social e educacional dessas pessoas. O curso aborda conteúdos como mobilidade urbana segura, sistema Braille, Soroban e orientação familiar. As aulas terão início no dia 8 de junho e acontecem duas vezes por semana, na modalidade presencial, ao longo de oito meses. A carga horária total é de 180 horas. 


Os interessados devem ter concluído, no mínimo, o ensino médio. No ato da inscrição, os candidatos devem escolher apenas uma turma, de acordo com os dias e horários das aulas. Em seguida, devem anexar, no formulário de inscrição on-line, os documentos solicitados: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, todos em formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB. Cada inscrito receberá um e-mail de confirmação com a data da matrícula presencial, quando deve apresentar os documentos originais e cópias, além de duas fotos 3×4.


O curso é desenvolvido pela Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI) da SEE. “Mais do que uma formação, o curso representa um compromisso do Governo de Pernambuco com a construção de uma sociedade mais acessível, humana e inclusiva, onde cada profissional formado se torna agente de transformação na garantia do direito à educação para todos”, afirma Sunnye Rose, gerente da GEI. 


Inscreva-se aqui:     


ARCOVERDE


CAEE Arcoverde

Segundas e quartas (manhã) e segundas e quartas (noite)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRyks4LbtEqAzEwQgJDq8GckYriDouAg-ijKtQYFNRgxznYg/viewform

Mais informações: (87) 3821-8580 


GARANHUNS


CAEEG

Quintas e sextas (manhã) e segundas e quintas (noite)

https://forms.gle/upWPK2NtB8GR1E289

Mais informações: (87) 3761-8440 


PALMARES


GRE Mata Sul

Segundas-feiras (noite)

Inscrições no local


RECIFE


CAEER/CAP


Segundas e quartas (manhã)

https://forms.gle/xdHNMRPonAx86aDF7


Segundas e quartas (tarde)

https://forms.gle/7e9EHr45TzLwAbqRA


 Segundas e quartas (noite)

https://forms.gle/qtpJN1XW14a4Yu4Q6


Terças e quintas (manhã)

https://forms.gle/yCsNJ4HSaEJkJA2p6


Terças e quintas (tarde)

https://forms.gle/MYPTFCEvmCf2BadT7


Terças e quintas (noite)

https://forms.gle/Kmd6CQtAB2GLimZm9


Cadastro reserva

https://forms.gle/JWkB4urgc5SviiA39


Mais informações: (81) 3181-4701 ou pelos e-mails cappedv@gmail.com e secretariacaeer@gmail.com 

Garanhuns tem redução significativa na taxa de homicídios e deixa ranking das 50 cidades mais violentas do país

Garanhuns tem redução significativa na taxa de homicídios e deixa ranking das 50 cidades mais violentas do país

 


Garanhuns apresentou uma melhora considerável nos indicadores de violência apontados pelo novo Atlas da Violência, levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado esta semana.


 Os dados mostram que a cidade deixou a lista das 50 cidades mais violentas do país após uma redução significativa na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Na edição divulgada em 2023, Garanhuns aparecia na 39ª posição nacional, registrando taxa de 44,9 homicídios por 100 mil habitantes. Já na edição seguinte, divulgada em 2024, o município piorou e apareceu em uma incômoda 37ª posição. Naquele levantamento, a taxa de homicídios chegou a 48,4 por 100 mil habitantes, com cerca de 60 homicídios estimados. Agora, no Atlas da Violência, edição 2026, Garanhuns reduziu consideravelmente a taxa de homicídios em relação aos anos anteriores caindo para a 85ª posição entre as cidades mais violentas do país, deixando o grupo das 50 primeiras colocações.

 O índice caiu de 48,4 homicídios por 100 mil habitantes em 2024 para 31,8 por cem mil no levantamento atual Em Pernambuco, o município também apresentou melhora importante.


 Antes figurando entre as cinco cidades mais violentas do estado, Garanhuns agora aparece na 11ª posição estadual. O Atlas 2026 aponta ainda estimativa de 48 homicídios no período analisado. Os números mostram uma redução expressiva da violência letal no município em comparação aos levantamentos anteriores do Atlas da Violência. 


CIDADES MAIS VIOLENTAS DE PERNAMBUCO 1 Cabo de Santo Agostinho 2 São Lourenço da Mata 3 Camaragibe 4 Recife 5 Petrolina 6 Olinda 7 Abreu e Lima 8 Vitória de Santo Antão 9 Jaboatão dos Guararapes 1O Igarassu 11 Garanhuns 13 Caruaru 13 Ipojuca 14 Paulista

 


Garanhuns apresentou uma melhora considerável nos indicadores de violência apontados pelo novo Atlas da Violência, levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado esta semana.


 Os dados mostram que a cidade deixou a lista das 50 cidades mais violentas do país após uma redução significativa na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Na edição divulgada em 2023, Garanhuns aparecia na 39ª posição nacional, registrando taxa de 44,9 homicídios por 100 mil habitantes. Já na edição seguinte, divulgada em 2024, o município piorou e apareceu em uma incômoda 37ª posição. Naquele levantamento, a taxa de homicídios chegou a 48,4 por 100 mil habitantes, com cerca de 60 homicídios estimados. Agora, no Atlas da Violência, edição 2026, Garanhuns reduziu consideravelmente a taxa de homicídios em relação aos anos anteriores caindo para a 85ª posição entre as cidades mais violentas do país, deixando o grupo das 50 primeiras colocações.

 O índice caiu de 48,4 homicídios por 100 mil habitantes em 2024 para 31,8 por cem mil no levantamento atual Em Pernambuco, o município também apresentou melhora importante.


 Antes figurando entre as cinco cidades mais violentas do estado, Garanhuns agora aparece na 11ª posição estadual. O Atlas 2026 aponta ainda estimativa de 48 homicídios no período analisado. Os números mostram uma redução expressiva da violência letal no município em comparação aos levantamentos anteriores do Atlas da Violência. 


CIDADES MAIS VIOLENTAS DE PERNAMBUCO 1 Cabo de Santo Agostinho 2 São Lourenço da Mata 3 Camaragibe 4 Recife 5 Petrolina 6 Olinda 7 Abreu e Lima 8 Vitória de Santo Antão 9 Jaboatão dos Guararapes 1O Igarassu 11 Garanhuns 13 Caruaru 13 Ipojuca 14 Paulista

Escola de Eletricistas da Neoenergia abre 54 vagas em Garanhuns e Serra Talhada. Saiba como se inscrever

Escola de Eletricistas da Neoenergia abre 54 vagas em Garanhuns e Serra Talhada. Saiba como se inscrever

 


Com a finalidade de fomentar a qualificação profissional em Pernambuco, a Neoenergia está com inscrições abertas para duas turmas da Escola de Eletricistas, nos municípios de Garanhuns e Serra Talhada. A iniciativa é gratuita e realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ampliando o acesso à formação técnica e às oportunidades no setor elétrico.

Cada turma contará com 27 vagas, destinadas a mulheres e homens, reforçando o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão em um segmento historicamente masculino. As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de junho de 2026, por meio do site Escola de Eletricistas - Neoenergia.

O curso oferece formação técnica completa para quem deseja ingressar no setor elétrico. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação definitiva nas categorias B, C ou D. Ao todo, são 540 horas de capacitação, sendo 164 horas em formato online e o restante presencial, com atividades práticas conduzidas por especialistas. As turmas têm duração de seis meses e oferecem auxílio transporte aos participantes.

A formação é estruturada para aliar conhecimento teórico e prática em campo. A etapa presencial inclui atividades em estruturas reais, com foco em segurança e operação, preparando os alunos para os desafios da profissão. Ao final do curso, os participantes recebem certificação profissional e passam a integrar o banco de talentos da Neoenergia, podendo ser considerados para futuras oportunidades na companhia.

Desde sua implantação em Pernambuco, a Escola de Eletricistas já formou 1.990 profissionais, entre eles 326 mulheres. O programa também apresenta resultados expressivos em empregabilidade: 1.660 formados foram contratados pela Neoenergia, incluindo 253 mulheres, o que evidencia o avanço da presença feminina no setor.

A Escola de Eletricistas cumpre um papel social relevante no estado ao oferecer uma oportunidade concreta de transformação de vida, permitindo que novos profissionais ingressem em uma carreira técnica estruturada e alinhada às demandas do mercado. A parceria com o SENAI assegura a qualidade da formação, com metodologia atualizada e infraestrutura adequada para o aprendizado.

Totalmente gratuito, o curso representa uma oportunidade real de qualificação profissional, especialmente para mulheres que desejam atuar em um segmento que ainda enfrenta desafios em relação à diversidade. Além de promover empregabilidade, a iniciativa contribui para o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas.


Serviço


Escola de Eletricistas Neoenergia – Pernambuco


Municípios: Garanhuns e Serra Talhada


Vagas: 27 por turma


Inscrições: até 03 de junho de 2026


Link: https://www.neoenergia.com/escola-de-eletricistas

 


Com a finalidade de fomentar a qualificação profissional em Pernambuco, a Neoenergia está com inscrições abertas para duas turmas da Escola de Eletricistas, nos municípios de Garanhuns e Serra Talhada. A iniciativa é gratuita e realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ampliando o acesso à formação técnica e às oportunidades no setor elétrico.

Cada turma contará com 27 vagas, destinadas a mulheres e homens, reforçando o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão em um segmento historicamente masculino. As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de junho de 2026, por meio do site Escola de Eletricistas - Neoenergia.

O curso oferece formação técnica completa para quem deseja ingressar no setor elétrico. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação definitiva nas categorias B, C ou D. Ao todo, são 540 horas de capacitação, sendo 164 horas em formato online e o restante presencial, com atividades práticas conduzidas por especialistas. As turmas têm duração de seis meses e oferecem auxílio transporte aos participantes.

A formação é estruturada para aliar conhecimento teórico e prática em campo. A etapa presencial inclui atividades em estruturas reais, com foco em segurança e operação, preparando os alunos para os desafios da profissão. Ao final do curso, os participantes recebem certificação profissional e passam a integrar o banco de talentos da Neoenergia, podendo ser considerados para futuras oportunidades na companhia.

Desde sua implantação em Pernambuco, a Escola de Eletricistas já formou 1.990 profissionais, entre eles 326 mulheres. O programa também apresenta resultados expressivos em empregabilidade: 1.660 formados foram contratados pela Neoenergia, incluindo 253 mulheres, o que evidencia o avanço da presença feminina no setor.

A Escola de Eletricistas cumpre um papel social relevante no estado ao oferecer uma oportunidade concreta de transformação de vida, permitindo que novos profissionais ingressem em uma carreira técnica estruturada e alinhada às demandas do mercado. A parceria com o SENAI assegura a qualidade da formação, com metodologia atualizada e infraestrutura adequada para o aprendizado.

Totalmente gratuito, o curso representa uma oportunidade real de qualificação profissional, especialmente para mulheres que desejam atuar em um segmento que ainda enfrenta desafios em relação à diversidade. Além de promover empregabilidade, a iniciativa contribui para o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas.


Serviço


Escola de Eletricistas Neoenergia – Pernambuco


Municípios: Garanhuns e Serra Talhada


Vagas: 27 por turma


Inscrições: até 03 de junho de 2026


Link: https://www.neoenergia.com/escola-de-eletricistas

PF MIRA EX-CHEFE DO INSS EM GARANHUNS EM OPERAÇÃO SOBRE FRAUDE BILIONÁRIA CONTRA APOSENTADOS

PF MIRA EX-CHEFE DO INSS EM GARANHUNS EM OPERAÇÃO SOBRE FRAUDE BILIONÁRIA CONTRA APOSENTADOS

 


Foram divulgados os nomes dos investigados ligados a Garanhuns na nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal para apurar um esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

 Os principais alvos da investigação em PE são Rogério Soares de Souza, que já ocupou cargos de diretoria e na Superintendência Regional do Nordeste do INSS, e Everaldo Felício de Macedo Junior, ex-gerente executivo do INSS em Garanhuns.

 Segundo as investigações, Rogério Soares teria ligação com a ABAPEN. A entidade teria recebido cerca de R$ 70,9 milhões em descontos ao longo de 2024. Desse total, pelo menos R$ 24,7 milhões teriam sido enviados para empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo, conhecido como “Careca do INSS”, conforme apontam as apurações da Polícia Federal. 

A operação investiga descontos feitos diretamente em benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização dos segurados. 

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União estimam que o esquema pode ter causado prejuízo bilionário em todo o país. Nesta fase da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e determinadas medidas cautelares em Pernambuco e outros estados.

 


Foram divulgados os nomes dos investigados ligados a Garanhuns na nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal para apurar um esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

 Os principais alvos da investigação em PE são Rogério Soares de Souza, que já ocupou cargos de diretoria e na Superintendência Regional do Nordeste do INSS, e Everaldo Felício de Macedo Junior, ex-gerente executivo do INSS em Garanhuns.

 Segundo as investigações, Rogério Soares teria ligação com a ABAPEN. A entidade teria recebido cerca de R$ 70,9 milhões em descontos ao longo de 2024. Desse total, pelo menos R$ 24,7 milhões teriam sido enviados para empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo, conhecido como “Careca do INSS”, conforme apontam as apurações da Polícia Federal. 

A operação investiga descontos feitos diretamente em benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização dos segurados. 

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União estimam que o esquema pode ter causado prejuízo bilionário em todo o país. Nesta fase da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e determinadas medidas cautelares em Pernambuco e outros estados.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Abertas inscrições para curso gratuito de agente de combate a endemias no Senac em Garanhuns/ PE

Abertas inscrições para curso gratuito de agente de combate a endemias no Senac em Garanhuns/ PE


Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Agente de Combate às Endemias oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Garanhuns. Ao todo, são 30 vagas na unidade do município.

A formação tem carga horária de 240 horas, é presencial e será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na unidade do Senac localizada na Rua Maria Ramos, nº 22, bairro Heliópolis, em Garanhuns

Período de inscrição

As inscrições acontecem de 15 a 17 de maio 


O resultado será divulgado no dia 18 de maio e as matrículas ocorrem de 19 a 23 de maio 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Senac Pernambuco através do link https://www.pe.senac.br/psg


O edital completo do Processo de Inscrição 2026.04 também está disponível no portal da instituição no mesmo link https://www.pe.senac.br/psg


De acordo com o edital, o Agente de Combate às Endemias atua no mapeamento, prevenção e controle de doenças, seguindo as diretrizes do SUS 


Entre as competências descritas estão:


Participar do mapeamento do perfil epidemiológico, ambiental e sanitário

Realizar ações de prevenção e manutenção da saúde coletiva

Prestar primeiros socorros em casos de acidente ou mal súbito 

802 vagas gratuitas em Pernambuco


Além das 30 vagas em Garanhuns, o Senac está ofertando 802 vagas gratuitas em Pernambuco por meio do Programa Senac de Gratuidade.

Há oportunidades em cidades como Recife, Caruaru, Petrolina, Serra Talhada, entre outras unidades do estado.

As vagas são limitadas e seguem os critérios estabelecidos no edital.



Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Agente de Combate às Endemias oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Garanhuns. Ao todo, são 30 vagas na unidade do município.

A formação tem carga horária de 240 horas, é presencial e será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na unidade do Senac localizada na Rua Maria Ramos, nº 22, bairro Heliópolis, em Garanhuns

Período de inscrição

As inscrições acontecem de 15 a 17 de maio 


O resultado será divulgado no dia 18 de maio e as matrículas ocorrem de 19 a 23 de maio 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Senac Pernambuco através do link https://www.pe.senac.br/psg


O edital completo do Processo de Inscrição 2026.04 também está disponível no portal da instituição no mesmo link https://www.pe.senac.br/psg


De acordo com o edital, o Agente de Combate às Endemias atua no mapeamento, prevenção e controle de doenças, seguindo as diretrizes do SUS 


Entre as competências descritas estão:


Participar do mapeamento do perfil epidemiológico, ambiental e sanitário

Realizar ações de prevenção e manutenção da saúde coletiva

Prestar primeiros socorros em casos de acidente ou mal súbito 

802 vagas gratuitas em Pernambuco


Além das 30 vagas em Garanhuns, o Senac está ofertando 802 vagas gratuitas em Pernambuco por meio do Programa Senac de Gratuidade.

Há oportunidades em cidades como Recife, Caruaru, Petrolina, Serra Talhada, entre outras unidades do estado.

As vagas são limitadas e seguem os critérios estabelecidos no edital.

Monitores do transporte de alunos com necessidades especiais da rede estadual de educação em Garanhuns denunciam atraso em pagamento; empresa nega irregularidade e secretaria se posiciona

Monitores do transporte de alunos com necessidades especiais da rede estadual de educação em Garanhuns denunciam atraso em pagamento; empresa nega irregularidade e secretaria se posiciona

 


Monitores que atuam no transporte de estudantes com deficiência da rede estadual de ensino em Garanhuns denunciaram atraso no pagamento por parte da empresa responsável pelo serviço.

Segundo um dos trabalhadores, os profissionais estariam recebendo com até 45 dias após o mês trabalhado. Ele afirma ainda que os valores são pagos por meio de cheque, o que gera novo prazo de espera até a compensação bancária.

“Trabalhamos o mês todo e só vamos receber 45 dias depois. E ainda é em cheque. Quando depositamos, leva mais dois ou três dias para compensar. Isso não existe”, afirmou o denunciante.

De acordo com o relato, os monitores não possuem vínculo fixo e recebem apenas pelas diárias trabalhadas. Eles também alegam que, ao questionarem o prazo e a forma de pagamento, enfrentam insatisfação da empresa e até ameaças de desligamento.

“O que a gente pede é só que paguem dentro do mês trabalhado, não depois de 45 dias”, disse.

Como funciona o serviço

O transporte é destinado a estudantes com deficiência matriculados na rede estadual. A maior parte dos atendidos é formada por alunos com Transtorno do Espectro Autista.

O serviço é realizado por empresa terceirizada contratada pelo Governo de Pernambuco por meio de licitação. Em Garanhuns, o atendimento ocorre por meio de veículos com motorista e monitor. Eles buscam o estudante em casa, levam até a escola e o entregam ao apoio da unidade. No fim do turno, retornam para buscá-lo e deixá-lo novamente em casa.

As rotas variam conforme a demanda. Os atendimentos começam por volta das 6h, passam pelo meio-dia e seguem até o fim da tarde, por volta das 17h30. Cada veículo transporta de um a três alunos. O monitor atua principalmente em carros menores e em algumas vans.

Os profissionais passam por curso online e participam de reuniões duas vezes por ano na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional.

O que diz a empresa

Procurada pelo portal V&C, a empresa MaxService Empreendimentos LTDA afirmou que a denúncia é infundada e negou atraso nos pagamentos.

Segundo a empresa, o contrato firmado com o Estado de Pernambuco prevê pagamento com base nos dias letivos efetivamente trabalhados, caracterizando prestação de serviço diária e não mensal. De acordo com a nota, motoristas e monitores recebem por dia letivo trabalhado, com controle feito por meio de fichas de frequência assinadas pelos profissionais.

A MaxService informou que as fichas são recolhidas no último dia de cada mês e que é necessário prazo para tabulação e preparação dos pagamentos. A empresa declarou que realiza os repasses entre os dias 10 e 15 de cada mês, mesmo quando ainda não recebeu os valores do Estado.

Sobre o pagamento por cheque, a empresa afirmou que não há impedimento legal para essa modalidade e que o beneficiário pode realizar o depósito de forma online. A MaxService também negou qualquer tipo de pressão sobre os colaboradores.

O que diz a Secretaria de Educação

Também procurada pelo portal V&C, a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que o serviço de transporte escolar em Garanhuns é executado por empresa terceirizada contratada pela Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional.

A pasta explicou que o fluxo de pagamento do contrato segue os trâmites administrativos previstos na legislação, sendo iniciado após a apresentação e validação do Boletim de Medição, documento que atesta a execução do serviço no período correspondente.

A Secretaria ressaltou que os pagamentos realizados pelo Estado são destinados exclusivamente à empresa contratada, cabendo à prestadora a responsabilidade pela gestão da folha de pagamento e demais obrigações trabalhistas junto aos colaboradores.

Por fim, informou que seguirá acompanhando a execução do serviço para garantir a regularidade do transporte oferecido aos estudantes da rede estadual.

 


Monitores que atuam no transporte de estudantes com deficiência da rede estadual de ensino em Garanhuns denunciaram atraso no pagamento por parte da empresa responsável pelo serviço.

Segundo um dos trabalhadores, os profissionais estariam recebendo com até 45 dias após o mês trabalhado. Ele afirma ainda que os valores são pagos por meio de cheque, o que gera novo prazo de espera até a compensação bancária.

“Trabalhamos o mês todo e só vamos receber 45 dias depois. E ainda é em cheque. Quando depositamos, leva mais dois ou três dias para compensar. Isso não existe”, afirmou o denunciante.

De acordo com o relato, os monitores não possuem vínculo fixo e recebem apenas pelas diárias trabalhadas. Eles também alegam que, ao questionarem o prazo e a forma de pagamento, enfrentam insatisfação da empresa e até ameaças de desligamento.

“O que a gente pede é só que paguem dentro do mês trabalhado, não depois de 45 dias”, disse.

Como funciona o serviço

O transporte é destinado a estudantes com deficiência matriculados na rede estadual. A maior parte dos atendidos é formada por alunos com Transtorno do Espectro Autista.

O serviço é realizado por empresa terceirizada contratada pelo Governo de Pernambuco por meio de licitação. Em Garanhuns, o atendimento ocorre por meio de veículos com motorista e monitor. Eles buscam o estudante em casa, levam até a escola e o entregam ao apoio da unidade. No fim do turno, retornam para buscá-lo e deixá-lo novamente em casa.

As rotas variam conforme a demanda. Os atendimentos começam por volta das 6h, passam pelo meio-dia e seguem até o fim da tarde, por volta das 17h30. Cada veículo transporta de um a três alunos. O monitor atua principalmente em carros menores e em algumas vans.

Os profissionais passam por curso online e participam de reuniões duas vezes por ano na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional.

O que diz a empresa

Procurada pelo portal V&C, a empresa MaxService Empreendimentos LTDA afirmou que a denúncia é infundada e negou atraso nos pagamentos.

Segundo a empresa, o contrato firmado com o Estado de Pernambuco prevê pagamento com base nos dias letivos efetivamente trabalhados, caracterizando prestação de serviço diária e não mensal. De acordo com a nota, motoristas e monitores recebem por dia letivo trabalhado, com controle feito por meio de fichas de frequência assinadas pelos profissionais.

A MaxService informou que as fichas são recolhidas no último dia de cada mês e que é necessário prazo para tabulação e preparação dos pagamentos. A empresa declarou que realiza os repasses entre os dias 10 e 15 de cada mês, mesmo quando ainda não recebeu os valores do Estado.

Sobre o pagamento por cheque, a empresa afirmou que não há impedimento legal para essa modalidade e que o beneficiário pode realizar o depósito de forma online. A MaxService também negou qualquer tipo de pressão sobre os colaboradores.

O que diz a Secretaria de Educação

Também procurada pelo portal V&C, a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que o serviço de transporte escolar em Garanhuns é executado por empresa terceirizada contratada pela Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional.

A pasta explicou que o fluxo de pagamento do contrato segue os trâmites administrativos previstos na legislação, sendo iniciado após a apresentação e validação do Boletim de Medição, documento que atesta a execução do serviço no período correspondente.

A Secretaria ressaltou que os pagamentos realizados pelo Estado são destinados exclusivamente à empresa contratada, cabendo à prestadora a responsabilidade pela gestão da folha de pagamento e demais obrigações trabalhistas junto aos colaboradores.

Por fim, informou que seguirá acompanhando a execução do serviço para garantir a regularidade do transporte oferecido aos estudantes da rede estadual.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

TCE suspende lote de licitação de som e iluminação da Prefeitura de Garanhuns após recurso de empresa desclassificada

TCE suspende lote de licitação de som e iluminação da Prefeitura de Garanhuns após recurso de empresa desclassificada


 O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco concedeu medida cautelar e determinou a suspensão do Lote 02 do Processo Licitatório nº 006/2026, Pregão Eletrônico nº 005/2026, realizado pela Prefeitura de Garanhuns. A decisão foi assinada no Recife.

O lote suspenso trata da sonorização e iluminação, incluindo gerador, som, iluminação , trio elétrico telões, etc.O valor estimado para esse lote era de R$ 2.609.852,43, mas acabou sendo vencido pela  R2 Entretenimentos Produções e Eventos Ltda pelo valor de R$ 1.647.000,00

A cautelar foi concedida após representação apresentada pela empresa Start Produções e Eventos Ltda ME, que havia sido desclassificada. A empresa alegou que o edital não estabeleceu modelo obrigatório de composição de custos e que, mesmo assim, a Administração passou a exigir metodologia específica não prevista inicialmente, o que teria violado os princípios da vinculação ao edital e da legalidade.

Na defesa encaminhada ao TCE, a Prefeitura de Garanhuns sustentou que o edital previa expressamente a obrigatoriedade de apresentação de composição detalhada dos custos, com todos os elementos formadores do preço. Já o item 8.4 do edital estabelecia que a ausência de informações que permitissem essa verificação comprometeria a aceitabilidade da proposta. Segundo o município, a análise técnica se limitou ao cumprimento dessas exigências.

Ao analisar o pedido, o TCE apontou plausibilidade no direito alegado pela empresa. Segundo o parecer técnico, a desclassificação da proposta, que era aproximadamente 49,99% inferior ao valor estimado do lote, pode ter reduzido a competitividade e elevado o custo da contratação, em desacordo com o princípio da economicidade. O tribunal também registrou que a exclusão pode ter se baseado em parecer técnico subjetivo, sem fundamentação analítica ou referências de mercado.

Com isso, foi determinada a suspensão do Lote 02 até o julgamento final da representação. O tribunal também decidiu abrir Auditoria Especial para examinar o mérito do caso.

A licitação é composta por três lotes, com valor estimado total de R$ 5.191.859,75. 

O Lote 01, referente à estrutura de palco, foi vencido pela empresa WL Produções e Serviços EIRELI, com proposta de R$ 1.341.000,00. O Lote 02 havia sido adjudicado à R2 Entretenimentos Produções e Eventos Ltda pelo valor de R$ 1.647.000,00, mas está suspenso por decisão cautelar. Já o Lote 03, referente a banheiros químicos, foi vencido por Tarciano de Assis Teixeira ME, ao valor de R$ 264 mil.

Segundo as informações do processo, os três lotes somaram R$ 3.252.000,00 em propostas vencedoras.

O objeto da licitação é a contratação de estrutura para eventos do calendário anual da Secretaria Municipal de Cultura, como Carnaval, Festa de Santo Antônio, Jazz Viva Jesus, entre outros. As contratações específicas do Festival de Inverno de Garanhuns não fazem parte deste pregão.



 O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco concedeu medida cautelar e determinou a suspensão do Lote 02 do Processo Licitatório nº 006/2026, Pregão Eletrônico nº 005/2026, realizado pela Prefeitura de Garanhuns. A decisão foi assinada no Recife.

O lote suspenso trata da sonorização e iluminação, incluindo gerador, som, iluminação , trio elétrico telões, etc.O valor estimado para esse lote era de R$ 2.609.852,43, mas acabou sendo vencido pela  R2 Entretenimentos Produções e Eventos Ltda pelo valor de R$ 1.647.000,00

A cautelar foi concedida após representação apresentada pela empresa Start Produções e Eventos Ltda ME, que havia sido desclassificada. A empresa alegou que o edital não estabeleceu modelo obrigatório de composição de custos e que, mesmo assim, a Administração passou a exigir metodologia específica não prevista inicialmente, o que teria violado os princípios da vinculação ao edital e da legalidade.

Na defesa encaminhada ao TCE, a Prefeitura de Garanhuns sustentou que o edital previa expressamente a obrigatoriedade de apresentação de composição detalhada dos custos, com todos os elementos formadores do preço. Já o item 8.4 do edital estabelecia que a ausência de informações que permitissem essa verificação comprometeria a aceitabilidade da proposta. Segundo o município, a análise técnica se limitou ao cumprimento dessas exigências.

Ao analisar o pedido, o TCE apontou plausibilidade no direito alegado pela empresa. Segundo o parecer técnico, a desclassificação da proposta, que era aproximadamente 49,99% inferior ao valor estimado do lote, pode ter reduzido a competitividade e elevado o custo da contratação, em desacordo com o princípio da economicidade. O tribunal também registrou que a exclusão pode ter se baseado em parecer técnico subjetivo, sem fundamentação analítica ou referências de mercado.

Com isso, foi determinada a suspensão do Lote 02 até o julgamento final da representação. O tribunal também decidiu abrir Auditoria Especial para examinar o mérito do caso.

A licitação é composta por três lotes, com valor estimado total de R$ 5.191.859,75. 

O Lote 01, referente à estrutura de palco, foi vencido pela empresa WL Produções e Serviços EIRELI, com proposta de R$ 1.341.000,00. O Lote 02 havia sido adjudicado à R2 Entretenimentos Produções e Eventos Ltda pelo valor de R$ 1.647.000,00, mas está suspenso por decisão cautelar. Já o Lote 03, referente a banheiros químicos, foi vencido por Tarciano de Assis Teixeira ME, ao valor de R$ 264 mil.

Segundo as informações do processo, os três lotes somaram R$ 3.252.000,00 em propostas vencedoras.

O objeto da licitação é a contratação de estrutura para eventos do calendário anual da Secretaria Municipal de Cultura, como Carnaval, Festa de Santo Antônio, Jazz Viva Jesus, entre outros. As contratações específicas do Festival de Inverno de Garanhuns não fazem parte deste pregão.

TCE aprova regras mais rígidas para contratação de artistas com dinheiro público e proíbe promoção pessoal de gestores durante shows

TCE aprova regras mais rígidas para contratação de artistas com dinheiro público e proíbe promoção pessoal de gestores durante shows


O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou, nesta quarta-feira (13), uma resolução que estabelece parâmetros para a fiscalização da contratação de artistas e a realização de eventos culturais financiados com recursos públicos. A medida busca ampliar a transparência, reforçar o controle sobre os gastos e evitar irregularidades em festividades promovidas pelo estado, prefeituras e demais órgãos públicos.


“O objetivo da resolução é fortalecer os mecanismos de controle sobre os gastos com eventos festivos, ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos e garantir mais segurança jurídica nas contratações realizadas pelo poder público”, explicou o presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos Neves.


A resolução também reforça os princípios constitucionais da administração pública, como impessoalidade, moralidade, transparência, legalidade e economicidade, estabelecendo critérios mais claros para a realização dessas despesas.


O documento se soma às orientações do Ministério Público de Pernambuco e às iniciativas de entidades representativas municipalistas voltadas à criação de critérios objetivos para racionalizar os gastos com eventos festivos, sem comprometer a autonomia dos municípios.


PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES:


- Obrigatoriedade de realização de licitação, chamamento público ou outro procedimento formal adequado para contratação dos artistas, conforme cada situação;


- Proibição da realização de eventos festivos em situações de calamidade pública, conforme prevê a legislação estadual; 


- Compatibilidade dos gastos com festividades com a capacidade financeira do ente público,  sem comprometer despesas prioritárias, serviços essenciais;


- As despesas com festividades precisam ser compatíveis com a capacidade financeira do ente público e não poderão comprometer despesas prioritárias, serviços essenciais - como Saúde, Educação e Previdência, por exemplo - e garantias fundamentais oferecidas à população;


- Fica proibido o uso de apresentações artísticas para promoção pessoal de agentes públicos. Os contratos deverão conter cláusula proibindo artistas de fazer menções, elogios ou qualquer manifestação que caracterize promoção de autoridades, gestores ou servidores durante os eventos. A regra impede que agentes públicos utilizem a estrutura do evento para autopromoção;


- Também será necessária a identificação da origem dos recursos utilizados, especialmente nos casos de emendas parlamentares, para garantir maior transparência e permitir o acompanhamento da aplicação do dinheiro público.


A resolução definiu ainda parâmetros para identificar possíveis distorções nos valores pagos aos artistas: 


- O TCE-PE poderá apontar indícios de irregularidade quando os cachês estiverem muito acima dos preços normalmente cobrados pelo próprio artista em eventos semelhantes ou entre os maiores valores pagos no estado no mesmo período.


- Passam a ser exigidas informações mais detalhadas sobre as despesas. As notas de empenho - documentos que registram oficialmente a reserva do recurso público para pagamento do serviço contratado - deverão informar dados como data, horário e local do evento, duração, identificação do artista, número do processo de contratação e outras informações relacionadas aos gastos.


- Nos casos em que o cachê ultrapassar cinco salários mínimos, cada apresentação deverá ter uma nota de empenho individualizada, mesmo que faça parte de um mesmo evento.


ALERTA E FISCALIZAÇÃO – A resolução prevê que o TCE-PE emitirá alerta aos órgãos públicos quando os gastos com contratações artísticas ultrapassarem 3% da Receita Corrente Líquida do ente público, considerando as despesas acumuladas nos últimos 12 meses.


Se, mesmo após o alerta, houver manutenção ou aumento dessas despesas, o Tribunal poderá abrir procedimento de fiscalização para apurar possível negligência com serviços públicos essenciais ou risco de desequilíbrio fiscal. Nesses casos, os gestores poderão ser responsabilizados.


As auditorias levarão em conta a situação financeira e administrativa do município ou órgão público. “Entre os fatores analisados estão atraso no pagamento de servidores, inadimplência previdenciária, descumprimento de limites fiscais, suspeitas de sobrepreço em cachês, falta de transparência no uso de emendas parlamentares, realização de festividades em situação de calamidade pública e uso irregular de cartas de exclusividade para contratação de artistas”, afirmou a diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes. 


Segundo a resolução, o descumprimento das exigências poderá caracterizar limitação à transparência, dificultar o controle externo e social e levar à responsabilização dos gestores por infração às normas de gestão pública e aos princípios da administração pública.


TOME CONTA – As informações sobre despesas com festividades serão consolidadas no Painel de Festividades, disponível no Portal Tome Conta do TCE-PE. A ferramenta permitirá o acompanhamento dos gastos pela sociedade e pelos órgãos de controle.



O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou, nesta quarta-feira (13), uma resolução que estabelece parâmetros para a fiscalização da contratação de artistas e a realização de eventos culturais financiados com recursos públicos. A medida busca ampliar a transparência, reforçar o controle sobre os gastos e evitar irregularidades em festividades promovidas pelo estado, prefeituras e demais órgãos públicos.


“O objetivo da resolução é fortalecer os mecanismos de controle sobre os gastos com eventos festivos, ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos e garantir mais segurança jurídica nas contratações realizadas pelo poder público”, explicou o presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos Neves.


A resolução também reforça os princípios constitucionais da administração pública, como impessoalidade, moralidade, transparência, legalidade e economicidade, estabelecendo critérios mais claros para a realização dessas despesas.


O documento se soma às orientações do Ministério Público de Pernambuco e às iniciativas de entidades representativas municipalistas voltadas à criação de critérios objetivos para racionalizar os gastos com eventos festivos, sem comprometer a autonomia dos municípios.


PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES:


- Obrigatoriedade de realização de licitação, chamamento público ou outro procedimento formal adequado para contratação dos artistas, conforme cada situação;


- Proibição da realização de eventos festivos em situações de calamidade pública, conforme prevê a legislação estadual; 


- Compatibilidade dos gastos com festividades com a capacidade financeira do ente público,  sem comprometer despesas prioritárias, serviços essenciais;


- As despesas com festividades precisam ser compatíveis com a capacidade financeira do ente público e não poderão comprometer despesas prioritárias, serviços essenciais - como Saúde, Educação e Previdência, por exemplo - e garantias fundamentais oferecidas à população;


- Fica proibido o uso de apresentações artísticas para promoção pessoal de agentes públicos. Os contratos deverão conter cláusula proibindo artistas de fazer menções, elogios ou qualquer manifestação que caracterize promoção de autoridades, gestores ou servidores durante os eventos. A regra impede que agentes públicos utilizem a estrutura do evento para autopromoção;


- Também será necessária a identificação da origem dos recursos utilizados, especialmente nos casos de emendas parlamentares, para garantir maior transparência e permitir o acompanhamento da aplicação do dinheiro público.


A resolução definiu ainda parâmetros para identificar possíveis distorções nos valores pagos aos artistas: 


- O TCE-PE poderá apontar indícios de irregularidade quando os cachês estiverem muito acima dos preços normalmente cobrados pelo próprio artista em eventos semelhantes ou entre os maiores valores pagos no estado no mesmo período.


- Passam a ser exigidas informações mais detalhadas sobre as despesas. As notas de empenho - documentos que registram oficialmente a reserva do recurso público para pagamento do serviço contratado - deverão informar dados como data, horário e local do evento, duração, identificação do artista, número do processo de contratação e outras informações relacionadas aos gastos.


- Nos casos em que o cachê ultrapassar cinco salários mínimos, cada apresentação deverá ter uma nota de empenho individualizada, mesmo que faça parte de um mesmo evento.


ALERTA E FISCALIZAÇÃO – A resolução prevê que o TCE-PE emitirá alerta aos órgãos públicos quando os gastos com contratações artísticas ultrapassarem 3% da Receita Corrente Líquida do ente público, considerando as despesas acumuladas nos últimos 12 meses.


Se, mesmo após o alerta, houver manutenção ou aumento dessas despesas, o Tribunal poderá abrir procedimento de fiscalização para apurar possível negligência com serviços públicos essenciais ou risco de desequilíbrio fiscal. Nesses casos, os gestores poderão ser responsabilizados.


As auditorias levarão em conta a situação financeira e administrativa do município ou órgão público. “Entre os fatores analisados estão atraso no pagamento de servidores, inadimplência previdenciária, descumprimento de limites fiscais, suspeitas de sobrepreço em cachês, falta de transparência no uso de emendas parlamentares, realização de festividades em situação de calamidade pública e uso irregular de cartas de exclusividade para contratação de artistas”, afirmou a diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes. 


Segundo a resolução, o descumprimento das exigências poderá caracterizar limitação à transparência, dificultar o controle externo e social e levar à responsabilização dos gestores por infração às normas de gestão pública e aos princípios da administração pública.


TOME CONTA – As informações sobre despesas com festividades serão consolidadas no Painel de Festividades, disponível no Portal Tome Conta do TCE-PE. A ferramenta permitirá o acompanhamento dos gastos pela sociedade e pelos órgãos de controle.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Projeto de lei que reduz para 40% tarifa de esgoto cobrada pela Compesa em Garanhuns pode ser votado na Câmara Municipal nesta quarta-feira

Projeto de lei que reduz para 40% tarifa de esgoto cobrada pela Compesa em Garanhuns pode ser votado na Câmara Municipal nesta quarta-feira

 

Vereador Johny Albino

A Câmara Municipal de Garanhuns vai analisar nas comissões, nesta terça (12), o Projeto de Lei n°191/2025 que limita a 40% a cobrança da tarifa de esgoto feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento no município (Compesa). A proposta é de autoria do vereador Johny Albino (PSB). 

Atualmente, a tarifa é cobrada na conta dos moradores da Massaranduba, Cohab 1, Indiano, Vila do Quartel, Lacerdópolis e Arco-Íris, que  pagam 80% de taxa de esgoto. Já no Viana e Moura, a cobrança é de 100%.

Pelo projeto de Johny a cobrança da tarifa de esgoto sanitário nas residências, estabelecimentos comerciais e indústrias não poderá exceder 40% sobre o valor do consumo de água registrado em cada unidade consumidora em Garanhuns. O projeto também prevê que o descumprimento sujeite a concessionária às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, além de multa a ser regulamentada pelo Poder Executivo Municipal. Se aprovado pelos vereadores na próxima quarta a proposta vira lei tão logo seja sancionada pelo prefeito Sivaldo Albino.



Em conversa com o V&C, o vereador afirmou que a discussão sobre a taxa não é recente. “Desde o meu primeiro mandato, que eu apresentei requerimento solicitando que a Compesa diminuísse a taxa de esgoto, voltasse a ser 40%. Sempre foi cobrado em Garanhuns 40%”, declarou.

Segundo ele, bairros como Indiano e Cohab 1 começaram com cobrança de 40% quando o saneamento foi implantado. Já em outras localidades, a taxa teria sido aplicada em percentual maior desde o início. “Quando foi implantado na Vila do Quartel, na Lacerdópolis, na Massaranduba e no Loteamento Arco-Íris, essa taxa aumentou para 80%”, disse.

O parlamentar também citou o caso do Viana e Moura. “A Compesa foi lá, implantou 100% sem se reunir com a população Sequer levou os assistentes sociais para saber quem tem direito à tarifa social. Simplesmente foram lá e implantaram 100%”, afirmou.

Johny declarou ainda que apresentou três requerimentos solicitando a redução da taxa, mas não obteve resposta. “Já por três vezes apresentei requerimento solicitando que baixasse a taxa de esgoto para 40%, e a Compesa sequer responde os requerimentos nossos”, afirmou.

Como base jurídica, o vereador mencionou decisões do Supremo Tribunal Federal que reconheceram a constitucionalidade de leis municipais semelhantes em cidades da Bahia e do Piauí. “Como teve essa decisão do Supremo Tribunal Federal reconhecendo leis municipais do estado da Bahia e do estado do Piauí, a gente propôs essa lei aqui”, explicou.

Ele também informou que solicitou parecer jurídico nas comissões. “Eu mesmo pedi na comissão que houvesse um parecer jurídico. Esse parecer jurídico saiu ontem, reconhecendo a legalidade da nossa proposta," pontuou.



Sobre o impacto da cobrança, o vereador afirmou que o percentual atual é elevado. “A gente paga 80% em cima mesmo daqueles que só pagam a tarifa mínima. Em cima dessa tarifa mínima, paga 80%. Eu acho que é um exagero essa cobrança desse valor”, disse.

A expectativa do autor é que o projeto seja votado nas comissões e siga para o plenário na quarta-feira. “Espero que seja aprovada, que a Compesa reconheça e que a gente consiga diminuir para 40%, aliviando a renda familiar das famílias de Garanhuns”, afirmou.

O portal conversou com moradores da Vila do Quartel e da Lacerdópolis a respeito da taxa de esgoto e sobre o que eles acham da proposta de redução." É uma tarifa a mais e pesa no bolso. Além do mais, a água não chega com regularidade mais a conta com as duas tarifas não atrasa. Creio que 40% é um percentual aceitável.Esperamos que os vereadores aprovem a redução," disse um morador que paga a taxa de 80%

A reportagem do V&C entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento para que a empresa se posicione sobre o projeto em tramitação na Câmara Municipal de Garanhuns e aguarda resposta.

 

Vereador Johny Albino

A Câmara Municipal de Garanhuns vai analisar nas comissões, nesta terça (12), o Projeto de Lei n°191/2025 que limita a 40% a cobrança da tarifa de esgoto feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento no município (Compesa). A proposta é de autoria do vereador Johny Albino (PSB). 

Atualmente, a tarifa é cobrada na conta dos moradores da Massaranduba, Cohab 1, Indiano, Vila do Quartel, Lacerdópolis e Arco-Íris, que  pagam 80% de taxa de esgoto. Já no Viana e Moura, a cobrança é de 100%.

Pelo projeto de Johny a cobrança da tarifa de esgoto sanitário nas residências, estabelecimentos comerciais e indústrias não poderá exceder 40% sobre o valor do consumo de água registrado em cada unidade consumidora em Garanhuns. O projeto também prevê que o descumprimento sujeite a concessionária às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, além de multa a ser regulamentada pelo Poder Executivo Municipal. Se aprovado pelos vereadores na próxima quarta a proposta vira lei tão logo seja sancionada pelo prefeito Sivaldo Albino.



Em conversa com o V&C, o vereador afirmou que a discussão sobre a taxa não é recente. “Desde o meu primeiro mandato, que eu apresentei requerimento solicitando que a Compesa diminuísse a taxa de esgoto, voltasse a ser 40%. Sempre foi cobrado em Garanhuns 40%”, declarou.

Segundo ele, bairros como Indiano e Cohab 1 começaram com cobrança de 40% quando o saneamento foi implantado. Já em outras localidades, a taxa teria sido aplicada em percentual maior desde o início. “Quando foi implantado na Vila do Quartel, na Lacerdópolis, na Massaranduba e no Loteamento Arco-Íris, essa taxa aumentou para 80%”, disse.

O parlamentar também citou o caso do Viana e Moura. “A Compesa foi lá, implantou 100% sem se reunir com a população Sequer levou os assistentes sociais para saber quem tem direito à tarifa social. Simplesmente foram lá e implantaram 100%”, afirmou.

Johny declarou ainda que apresentou três requerimentos solicitando a redução da taxa, mas não obteve resposta. “Já por três vezes apresentei requerimento solicitando que baixasse a taxa de esgoto para 40%, e a Compesa sequer responde os requerimentos nossos”, afirmou.

Como base jurídica, o vereador mencionou decisões do Supremo Tribunal Federal que reconheceram a constitucionalidade de leis municipais semelhantes em cidades da Bahia e do Piauí. “Como teve essa decisão do Supremo Tribunal Federal reconhecendo leis municipais do estado da Bahia e do estado do Piauí, a gente propôs essa lei aqui”, explicou.

Ele também informou que solicitou parecer jurídico nas comissões. “Eu mesmo pedi na comissão que houvesse um parecer jurídico. Esse parecer jurídico saiu ontem, reconhecendo a legalidade da nossa proposta," pontuou.



Sobre o impacto da cobrança, o vereador afirmou que o percentual atual é elevado. “A gente paga 80% em cima mesmo daqueles que só pagam a tarifa mínima. Em cima dessa tarifa mínima, paga 80%. Eu acho que é um exagero essa cobrança desse valor”, disse.

A expectativa do autor é que o projeto seja votado nas comissões e siga para o plenário na quarta-feira. “Espero que seja aprovada, que a Compesa reconheça e que a gente consiga diminuir para 40%, aliviando a renda familiar das famílias de Garanhuns”, afirmou.

O portal conversou com moradores da Vila do Quartel e da Lacerdópolis a respeito da taxa de esgoto e sobre o que eles acham da proposta de redução." É uma tarifa a mais e pesa no bolso. Além do mais, a água não chega com regularidade mais a conta com as duas tarifas não atrasa. Creio que 40% é um percentual aceitável.Esperamos que os vereadores aprovem a redução," disse um morador que paga a taxa de 80%

A reportagem do V&C entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento para que a empresa se posicione sobre o projeto em tramitação na Câmara Municipal de Garanhuns e aguarda resposta.

UPE abre inscrições para o processo seletivo 2027 das Escolas de Aplicação;68 vagas são para Garanhuns

UPE abre inscrições para o processo seletivo 2027 das Escolas de Aplicação;68 vagas são para Garanhuns

 


A Universidade de Pernambuco (UPE), por meio da Diretoria Permanente de Concursos Acadêmicos (DPCA), anuncia a abertura do processo seletivo 2027 para ingresso nas Escolas de Aplicação localizadas no Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina. Para a escola de aplicação Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns serão 68 vagas sendo 60 destinadas ao sexto ano e 8 para o 1° ano do ensino médio.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site Processo de Ingresso UPE, https://processodeingresso.upe.pe.gov.br/ . A taxa de inscrição é de R$ 115,00. O período de inscrição será de 11 de maio a 9 de junho de 2026.

Ao todo, estão sendo ofertadas 331 vagas, sendo 242 destinadas ao 6º ano do Ensino Fundamental e 89 para o 1º ano do Ensino Médio. Os candidatos que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou que sejam dependentes de servidores da Universidade poderão solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 11 a 18 de maio de 2026.

A aplicação das provas está prevista para o dia 2 de novembro de 2026, no turno da manhã. Os exames serão realizados nas cidades onde estão localizadas as Escolas de Aplicação, conforme a opção escolhida pelo estudante no ato da inscrição.

A divulgação da relação dos candidatos classificados está prevista para ocorrer até o dia 18 de dezembro de 2026.

O Manual do Candidato, com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, também está disponível no site oficial do Processo de Ingresso da UPE. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 3183-3660, pelo e-mail escolasdeaplicacao@upe.br e ainda através do site https://processodeingresso.upe.pe.gov.br/

.


MANUAL:https://rb.gy/0pzmqe

 


A Universidade de Pernambuco (UPE), por meio da Diretoria Permanente de Concursos Acadêmicos (DPCA), anuncia a abertura do processo seletivo 2027 para ingresso nas Escolas de Aplicação localizadas no Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina. Para a escola de aplicação Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns serão 68 vagas sendo 60 destinadas ao sexto ano e 8 para o 1° ano do ensino médio.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site Processo de Ingresso UPE, https://processodeingresso.upe.pe.gov.br/ . A taxa de inscrição é de R$ 115,00. O período de inscrição será de 11 de maio a 9 de junho de 2026.

Ao todo, estão sendo ofertadas 331 vagas, sendo 242 destinadas ao 6º ano do Ensino Fundamental e 89 para o 1º ano do Ensino Médio. Os candidatos que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou que sejam dependentes de servidores da Universidade poderão solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 11 a 18 de maio de 2026.

A aplicação das provas está prevista para o dia 2 de novembro de 2026, no turno da manhã. Os exames serão realizados nas cidades onde estão localizadas as Escolas de Aplicação, conforme a opção escolhida pelo estudante no ato da inscrição.

A divulgação da relação dos candidatos classificados está prevista para ocorrer até o dia 18 de dezembro de 2026.

O Manual do Candidato, com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, também está disponível no site oficial do Processo de Ingresso da UPE. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 3183-3660, pelo e-mail escolasdeaplicacao@upe.br e ainda através do site https://processodeingresso.upe.pe.gov.br/

.


MANUAL:https://rb.gy/0pzmqe