E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de abril de 2026

PREFEITURA LANÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 34º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

PREFEITURA LANÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 34º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

 


Com mais de 20 polos e atrações nacionais regionais, programação completa do FIG é divulgada com três meses de antecedência_


Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, lançou oficialmente a 34ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que completa 36 anos em 2026. Entre os dias 09 a 26 de julho de 2026, Garanhuns se transforma no palco do Maior Festival Multicultural da América Latina. Contanto com mais de 20 polos de cultura e diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia, a Suíça Pernambucana se reafirma como uma manifestação cultural nacional. 


Autoridades estiveram presentes na divulgação da grade completa da 34° edição do Festival de Inverno de Garanhuns, compuseram a mesa o Prefeito Sivaldo Albino, o Vice-prefeito Heraldo Ferreira, o Deputado Estadual Cayo Albino, o Deputado Federal Felipe Carreras, o Presidente da Câmara Johny Albino, a Secretária Municipal de Cultura Sandra Albino, o Executivo de Turrismo, o Ex-prefeito e secretário de Articulação Política e Gestão Luciano André e o Presidente da CDL Garanhuns Luiz Carlos.


MÚSICA — No 34º FIG, a música vai além da Praça Mestre Dominguinhos. Contando com mais de 20 polos, dentre eles, o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que trará apresentações intimistas; o Palco Pop e o Palco Forró Zé da Macuca, que este ano está de volta ao Parque Euclides Dourado; e o Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden. A novidade desse ano é o Palco 87 FM, Palco que fica localizado em frente ao Parque Euclides Dourado, na avenida Júlio Brasileiro. 


CULTURA POPULAR — Grandes atrações da cultura popular pernambucana e regional estarão presentes no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, entre os dias 18 e 27 de julho. Dentre eles, João do Pife, Mestre Anderson Miguel, Reisado Mestre João Tibúrcio e Reisado Gonzaga de Garanhuns. 


CORTEJOS — Movimentações populares estarão presentes nas tardes do FIG, como o Boi da Macuca, Bloco da Saudade, a Orquestra Henrique Dias, TCM Morena Tropicana da Ribeira, o Bloco das Flores e as Vassourinhas de Olinda. Os cortejos saem do Relógio de Flores em direção ao Parque Euclides Dourado, aos sábados e domingos.


ARTES VISUAIS — A programação do 34º FIG conta com exposições de artes visuais e fotografia no polo Galeria Galpão, que será realizado no Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Ancestralidade, mulheres e inclusão estão entre os temas das exposições, que acontecem entre os dias 17 a 25 de julho. 


TEATRO E DANÇA — O FIG conta com três polos dedicados às artes cênicas, incluindo teatro adulto, infantil e alternativo. Dentro desse universo encontramos o Figuinho que conta com o Mamulengo Flor Mimosa, o presépio Mamulengo Invenção Brasileira e a Brincadeira se Preserva Brincando – Zé Tamanquinho. O teatro infantil também conta com as apresentações durante os dias 17 a 25 julho com O Livro da Alegria, Atrapalhações, Helô em busca do Baobá Sagrado, Universo Encantado da Infância e Dona Baratinha. Também durante os dias 17 a 25 de julho o Teatro alternativo entra em cena com Quirina Quer Ser Palhaça, Guerras, Carcomida, Circo Godot. Já o Teatro Adulto conta com nomes como Diogo Vilela (Cauby – Uma Paixão), Danielle Winits (CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente), Nany People (TsuNANY), Mallu Vale e Gil Coelho (Matilde “Uma comédia dedicada À Paulo Gustavo) e Bruno Garcia (O que a cena quer?). A dança conta com três dias de apresentações que acontecem entre os dias 20 a 22 de julho. 


CIRCO - A programação de artes circenses do 34º FIG acontecerá na Lona de Circo Índia Morena, que, em 2026, conta com três semanas de duração e será localizada na Rua Cel. Antônio Victor, próximo à Praça Mestre Dominguinhos. Com apresentações ricas e diversas abarcando todas as idades, conta com circos como Circo Águia Dourado, Mestre do Picadeiro Mágico Alakazam – Patrimônio Vivo de Pernambuco e Disney Circo. 


CASA DOS SABERES - Diversas oficinas serão promovidas de 06 a 09 de julho na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outros.


MOSTRA DE AUDIOVISUAL – O Cine Jardim apresenta de 17 a 25 de julho a Mostra de Audiovisual com o documentário Ô Cellina ô Cellina, O Homem do Fraque Verde, Que negras são essas nos afoxés?, Mostra Caboré Filmes, Território de Cura e Cine Parte Alta. 


PRAÇA DA PALAVRA – Uma outra novidade nessa edição é a Praça das Palavra que acontece de 18 de 25 de julho na Praça Tiradentes e conta com contações de história, apresentações musicais, lançamentos, palestras e rodas de conversas.


GASTRONOMIA – Para a gastronomia contamos de 18 a 25 de julho na Galeria Galpão com harmonizações de vinhos, queijos e cremes e comidas típicas pernambucanas. Além de outras regionalidades que serão abordadas em aulas temáticas e workshops. 


IDENTIDADE VISUAL — Em 2026, a artista recifense Bel Andrade Lima será a responsável por produzir a identidade visual e a cenografia do evento. Bel é designer e ilustradora, sendo formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2015 recebeu o prêmio Tacaruna Mulher, na categoria Destaque em Design, Arquitetura e Decoração. Desenvolve projetos que olham para a cultura pernambucana e visam demonstrar a riqueza da nossa terra. 


Outras informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do Instagram @figgaranhunsoficial.


 A programação completa está disponível a seguir: https://docs.google.com/document/d/1WXrFer2mQfyQrAtf2g5C-EOy1DUkIzn7W9mFEBZvMyg/edit?tab=t.0

 


Com mais de 20 polos e atrações nacionais regionais, programação completa do FIG é divulgada com três meses de antecedência_


Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, lançou oficialmente a 34ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que completa 36 anos em 2026. Entre os dias 09 a 26 de julho de 2026, Garanhuns se transforma no palco do Maior Festival Multicultural da América Latina. Contanto com mais de 20 polos de cultura e diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia, a Suíça Pernambucana se reafirma como uma manifestação cultural nacional. 


Autoridades estiveram presentes na divulgação da grade completa da 34° edição do Festival de Inverno de Garanhuns, compuseram a mesa o Prefeito Sivaldo Albino, o Vice-prefeito Heraldo Ferreira, o Deputado Estadual Cayo Albino, o Deputado Federal Felipe Carreras, o Presidente da Câmara Johny Albino, a Secretária Municipal de Cultura Sandra Albino, o Executivo de Turrismo, o Ex-prefeito e secretário de Articulação Política e Gestão Luciano André e o Presidente da CDL Garanhuns Luiz Carlos.


MÚSICA — No 34º FIG, a música vai além da Praça Mestre Dominguinhos. Contando com mais de 20 polos, dentre eles, o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que trará apresentações intimistas; o Palco Pop e o Palco Forró Zé da Macuca, que este ano está de volta ao Parque Euclides Dourado; e o Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden. A novidade desse ano é o Palco 87 FM, Palco que fica localizado em frente ao Parque Euclides Dourado, na avenida Júlio Brasileiro. 


CULTURA POPULAR — Grandes atrações da cultura popular pernambucana e regional estarão presentes no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, entre os dias 18 e 27 de julho. Dentre eles, João do Pife, Mestre Anderson Miguel, Reisado Mestre João Tibúrcio e Reisado Gonzaga de Garanhuns. 


CORTEJOS — Movimentações populares estarão presentes nas tardes do FIG, como o Boi da Macuca, Bloco da Saudade, a Orquestra Henrique Dias, TCM Morena Tropicana da Ribeira, o Bloco das Flores e as Vassourinhas de Olinda. Os cortejos saem do Relógio de Flores em direção ao Parque Euclides Dourado, aos sábados e domingos.


ARTES VISUAIS — A programação do 34º FIG conta com exposições de artes visuais e fotografia no polo Galeria Galpão, que será realizado no Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Ancestralidade, mulheres e inclusão estão entre os temas das exposições, que acontecem entre os dias 17 a 25 de julho. 


TEATRO E DANÇA — O FIG conta com três polos dedicados às artes cênicas, incluindo teatro adulto, infantil e alternativo. Dentro desse universo encontramos o Figuinho que conta com o Mamulengo Flor Mimosa, o presépio Mamulengo Invenção Brasileira e a Brincadeira se Preserva Brincando – Zé Tamanquinho. O teatro infantil também conta com as apresentações durante os dias 17 a 25 julho com O Livro da Alegria, Atrapalhações, Helô em busca do Baobá Sagrado, Universo Encantado da Infância e Dona Baratinha. Também durante os dias 17 a 25 de julho o Teatro alternativo entra em cena com Quirina Quer Ser Palhaça, Guerras, Carcomida, Circo Godot. Já o Teatro Adulto conta com nomes como Diogo Vilela (Cauby – Uma Paixão), Danielle Winits (CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente), Nany People (TsuNANY), Mallu Vale e Gil Coelho (Matilde “Uma comédia dedicada À Paulo Gustavo) e Bruno Garcia (O que a cena quer?). A dança conta com três dias de apresentações que acontecem entre os dias 20 a 22 de julho. 


CIRCO - A programação de artes circenses do 34º FIG acontecerá na Lona de Circo Índia Morena, que, em 2026, conta com três semanas de duração e será localizada na Rua Cel. Antônio Victor, próximo à Praça Mestre Dominguinhos. Com apresentações ricas e diversas abarcando todas as idades, conta com circos como Circo Águia Dourado, Mestre do Picadeiro Mágico Alakazam – Patrimônio Vivo de Pernambuco e Disney Circo. 


CASA DOS SABERES - Diversas oficinas serão promovidas de 06 a 09 de julho na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outros.


MOSTRA DE AUDIOVISUAL – O Cine Jardim apresenta de 17 a 25 de julho a Mostra de Audiovisual com o documentário Ô Cellina ô Cellina, O Homem do Fraque Verde, Que negras são essas nos afoxés?, Mostra Caboré Filmes, Território de Cura e Cine Parte Alta. 


PRAÇA DA PALAVRA – Uma outra novidade nessa edição é a Praça das Palavra que acontece de 18 de 25 de julho na Praça Tiradentes e conta com contações de história, apresentações musicais, lançamentos, palestras e rodas de conversas.


GASTRONOMIA – Para a gastronomia contamos de 18 a 25 de julho na Galeria Galpão com harmonizações de vinhos, queijos e cremes e comidas típicas pernambucanas. Além de outras regionalidades que serão abordadas em aulas temáticas e workshops. 


IDENTIDADE VISUAL — Em 2026, a artista recifense Bel Andrade Lima será a responsável por produzir a identidade visual e a cenografia do evento. Bel é designer e ilustradora, sendo formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2015 recebeu o prêmio Tacaruna Mulher, na categoria Destaque em Design, Arquitetura e Decoração. Desenvolve projetos que olham para a cultura pernambucana e visam demonstrar a riqueza da nossa terra. 


Outras informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do Instagram @figgaranhunsoficial.


 A programação completa está disponível a seguir: https://docs.google.com/document/d/1WXrFer2mQfyQrAtf2g5C-EOy1DUkIzn7W9mFEBZvMyg/edit?tab=t.0

domingo, 10 de maio de 2015

Cantora Selma do Coco morre aos 85 anos em hospital de Paulista

 Cantora Selma do Coco morre  aos 85 anos em hospital de Paulista
Selma do Coco foi internada com fratura após queda
em casa. (Foto: Inaldo Menezes/PCR/Divulgação)
A cantora Selma do Coco, 85 anos, que estava internada desde o dia 11 de abril, morreu neste sábado (09). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

De acordo com nota divulgada pela unidade de saúde, ela morreu depois de ter sofrido "uma parada cardíaca, sendo reanimada, e seguida por falência múltipla de órgãos". A família de Selma do Coco precisará liberar o corpo da cantora no Instituto de Medicina Legal. "Como a paciente deu entrada na unidade de saúde com uma fratura por causas externas, o corpo foi encaminhado para o IML", informa o documento.

Selma do Coco foi inicialmente internada depois de ter sofrido uma queda em casa, o que provocou uma fratura no fêmur. No dia seguinte ao internamento ela foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), para avaliação da necessidade de cirurgia vascular. Ela ficou no HR por dois dias, tendo depois retornado ao Miguel Arraes.

O internamento continuou, mas a cirurgia para reparo da fratura não foi feita imediatamente, por causa de uma infecção urinária que exigiu o uso de antibióticos. A operação só aconteceu no dia 23 de abril, com pós-operatório feito na UTI do Hospital Miguel Arraes. Três dias depois da cirurgia, Selma do Coco apresentou alterações na função renal e desconforto respiratório. No início de maio, ela chegou a melhorar e a deixar de usar o suporte respiratório, mas as sessões de hemodiálise não foram interrompidas.

Sucesso no Abril Pro Rock
Selma Ferreira da Silva, que ficou conhecida como Selma do Coco, nasceu em Vitória de Santo Antão, cidade da Zona da Mata pernambucana. Ainda criança veio morar no litoral, fixando residência em Olinda. Em paralelo ao trabalho como vendedora de tapioca, passou a organizar rodas de coco no quintal de casa. Em 1996, participou do festival Abril Pro Rock, conquistando a plateia do evento com a música "A rolinha".

Depois desse sucesso, fez shows pelo Brasil e pela Europa, lançando o primeiro disco --- cheio de composições próprias -- em 1998. Três anos depois, viajou aos Estados Unidos para participar do New Orleans Jazz & Heritage Festival. Em 2004, lançou novo CD, chamado "Jangadeiro". Selma do Coco ganhou o título de patrimônio vivo de Pernambuco em 2008.

G1 PE
Selma do Coco foi internada com fratura após queda
em casa. (Foto: Inaldo Menezes/PCR/Divulgação)
A cantora Selma do Coco, 85 anos, que estava internada desde o dia 11 de abril, morreu neste sábado (09). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

De acordo com nota divulgada pela unidade de saúde, ela morreu depois de ter sofrido "uma parada cardíaca, sendo reanimada, e seguida por falência múltipla de órgãos". A família de Selma do Coco precisará liberar o corpo da cantora no Instituto de Medicina Legal. "Como a paciente deu entrada na unidade de saúde com uma fratura por causas externas, o corpo foi encaminhado para o IML", informa o documento.

Selma do Coco foi inicialmente internada depois de ter sofrido uma queda em casa, o que provocou uma fratura no fêmur. No dia seguinte ao internamento ela foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), para avaliação da necessidade de cirurgia vascular. Ela ficou no HR por dois dias, tendo depois retornado ao Miguel Arraes.

O internamento continuou, mas a cirurgia para reparo da fratura não foi feita imediatamente, por causa de uma infecção urinária que exigiu o uso de antibióticos. A operação só aconteceu no dia 23 de abril, com pós-operatório feito na UTI do Hospital Miguel Arraes. Três dias depois da cirurgia, Selma do Coco apresentou alterações na função renal e desconforto respiratório. No início de maio, ela chegou a melhorar e a deixar de usar o suporte respiratório, mas as sessões de hemodiálise não foram interrompidas.

Sucesso no Abril Pro Rock
Selma Ferreira da Silva, que ficou conhecida como Selma do Coco, nasceu em Vitória de Santo Antão, cidade da Zona da Mata pernambucana. Ainda criança veio morar no litoral, fixando residência em Olinda. Em paralelo ao trabalho como vendedora de tapioca, passou a organizar rodas de coco no quintal de casa. Em 1996, participou do festival Abril Pro Rock, conquistando a plateia do evento com a música "A rolinha".

Depois desse sucesso, fez shows pelo Brasil e pela Europa, lançando o primeiro disco --- cheio de composições próprias -- em 1998. Três anos depois, viajou aos Estados Unidos para participar do New Orleans Jazz & Heritage Festival. Em 2004, lançou novo CD, chamado "Jangadeiro". Selma do Coco ganhou o título de patrimônio vivo de Pernambuco em 2008.

G1 PE

terça-feira, 21 de abril de 2015

Morre aos 74 anos, o sanfoneiro pernambucano Camarão

Morre aos 74 anos, o sanfoneiro pernambucano Camarão

Morreu na manhã desta terça-feira (21), aos 74 anos, Reginaldo Alves Ferreira, mais conhecido como Camarão, um dos maiores mestres sanfoneiros de Pernambuco. De acordo a família do artista, Camarão estava internado há seis dias no Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, área central do Recife, onde tratava uma infecção intestinal. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Salatiel, filho de Camarão, informou ao G1 que o pai era paciente renal e sentiu-se mal na última segunda-feira (13). "Ele fez uma consulta, passaram medicação e ele voltou para casa. Na quarta [15], foi fazer hemodiálise na Unimed, e a médica indicou que ele fosse internado. Na quinta [16], ele deu entrada na UTI do Santa Joana, onde descobriram que umas feridas no intestino grosso provocaram uma infecção instestinal. Agora de manhã, ele ia fazer hemodiálise, mas a pressão dele baixou muito, e o coração não resistiu", contou.

De acordo com o site da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Camarão nasceu em Fazenda Velha, Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, em 23 de junho de 1940. Radicado no Recife há 25 anos, ele vivia das aulas de sanfona que ministrava na sua Escola Acordeom de Ouro, localizada no bairro de Areias, na Zona Sul do Recife. Ele era casado com Maria da Penha e deixou quatro filhos - Salatiel, Sérgio, Sandro e Tadeu. O artista foi nomeado Patrimônio Vivo de Pernambuco, por meio da Lei estadual nº 12.196, de 2 de maio de 2002.

Aos 18 anos, conheceu Luiz Gonzaga, com quem participou de 28 gravações, entre discos long plays,78 rotações e CDs. Camarão formou com os músicos Jacinto Silva e Ivanildo Leite seu primeiro conjunto musical, o Trio Nortista e, em 1968, criou a primeira banda de forró do Brasil, a Banda do Camarão, e ainda a Orquestra Sanfônica de Caruaru.

Seu repertório era composto por ritmos regionais como o xote, o xaxado, o baião, o forró e o arrasta-pé. Mestre Camarão costumava a acompanhar grandes nomes da música nordestina, como Dominguinhos, Santanna, Marinês, entre outros.

Do G1 PE

Do V&C: Camarão era velho conhecido dos garanhuenses por ter participado várias vezes do FIG.  Em 2013 estava na Cidade das Flores participando do 2º sepultamento de seu amigo Dominguinhos, desta  vez na sua terra natal. É mais um daqueles gênios insubstituíveis da música popular nordestinas que se vai. Grande perda

Morreu na manhã desta terça-feira (21), aos 74 anos, Reginaldo Alves Ferreira, mais conhecido como Camarão, um dos maiores mestres sanfoneiros de Pernambuco. De acordo a família do artista, Camarão estava internado há seis dias no Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, área central do Recife, onde tratava uma infecção intestinal. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Salatiel, filho de Camarão, informou ao G1 que o pai era paciente renal e sentiu-se mal na última segunda-feira (13). "Ele fez uma consulta, passaram medicação e ele voltou para casa. Na quarta [15], foi fazer hemodiálise na Unimed, e a médica indicou que ele fosse internado. Na quinta [16], ele deu entrada na UTI do Santa Joana, onde descobriram que umas feridas no intestino grosso provocaram uma infecção instestinal. Agora de manhã, ele ia fazer hemodiálise, mas a pressão dele baixou muito, e o coração não resistiu", contou.

De acordo com o site da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Camarão nasceu em Fazenda Velha, Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, em 23 de junho de 1940. Radicado no Recife há 25 anos, ele vivia das aulas de sanfona que ministrava na sua Escola Acordeom de Ouro, localizada no bairro de Areias, na Zona Sul do Recife. Ele era casado com Maria da Penha e deixou quatro filhos - Salatiel, Sérgio, Sandro e Tadeu. O artista foi nomeado Patrimônio Vivo de Pernambuco, por meio da Lei estadual nº 12.196, de 2 de maio de 2002.

Aos 18 anos, conheceu Luiz Gonzaga, com quem participou de 28 gravações, entre discos long plays,78 rotações e CDs. Camarão formou com os músicos Jacinto Silva e Ivanildo Leite seu primeiro conjunto musical, o Trio Nortista e, em 1968, criou a primeira banda de forró do Brasil, a Banda do Camarão, e ainda a Orquestra Sanfônica de Caruaru.

Seu repertório era composto por ritmos regionais como o xote, o xaxado, o baião, o forró e o arrasta-pé. Mestre Camarão costumava a acompanhar grandes nomes da música nordestina, como Dominguinhos, Santanna, Marinês, entre outros.

Do G1 PE

Do V&C: Camarão era velho conhecido dos garanhuenses por ter participado várias vezes do FIG.  Em 2013 estava na Cidade das Flores participando do 2º sepultamento de seu amigo Dominguinhos, desta  vez na sua terra natal. É mais um daqueles gênios insubstituíveis da música popular nordestinas que se vai. Grande perda