E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Motoristas e motoqueiros denunciam que placas eleitorais na Rui Barbosa atrapalham visibilidade no trânsito

Motoristas e motoqueiros denunciam que placas eleitorais na Rui Barbosa atrapalham visibilidade no trânsito
Foto de Pedro Henrique Teixeira.
A rádio Jornal veiculou neste dia 01 de agosto uma reclamação de motoristas e motociclistas que trafegam pela Avenida Rui Barbosa, principal artéria urbana de Garanhuns. De acordo com alguns deles, os cavaletes com propaganda de candidatos colocados em toda a extensão da via tem atrapalhado o trânsito e a visibilidade dos que por ali circulam.  De acordo com os condutores de veículos, as placas eleitorais prejudicam, a visibilidade, sobretudo, nos dois retornos existentes na avenida e com isso há um risco eminente de um acidente. Ainda de acordo com a reportagem da rádio, servidores da Justiça Eleitoral tiraram fotografias e devem convocar representantes dos candidatos para que haja uma solução para o problema. 


Poluição visual

A polêmica da colocação excessiva de cavaletes na Rui Barbosa não está presente somente entre os motociclistas e motoristas. Nas redes sociais, uma campanha pede que os candidatos deixem livre de placas a Rui Barbosa e a Santo Antônio. A mobilização virtual começou durante o Festival de Inverno e ganha adeptos a cada dia.

 Mesmo com o apelo da população, o número de cavaletes só cresce nas referidas vias. Campanha eleitoral é a síntese da democracia, mas bem que poderia haver  bom senso por parte dos candidatos em escutar o povo, que não está nada satisfeito com a imensa poluição visual que tomou conta de Garanhuns. Quem sabe um TAC (termo de ajustamento de conduta) entre candidatos,  sociedade e justiça eleitoral não resolvesse a questão.
Foto de Pedro Henrique Teixeira.
A rádio Jornal veiculou neste dia 01 de agosto uma reclamação de motoristas e motociclistas que trafegam pela Avenida Rui Barbosa, principal artéria urbana de Garanhuns. De acordo com alguns deles, os cavaletes com propaganda de candidatos colocados em toda a extensão da via tem atrapalhado o trânsito e a visibilidade dos que por ali circulam.  De acordo com os condutores de veículos, as placas eleitorais prejudicam, a visibilidade, sobretudo, nos dois retornos existentes na avenida e com isso há um risco eminente de um acidente. Ainda de acordo com a reportagem da rádio, servidores da Justiça Eleitoral tiraram fotografias e devem convocar representantes dos candidatos para que haja uma solução para o problema. 


Poluição visual

A polêmica da colocação excessiva de cavaletes na Rui Barbosa não está presente somente entre os motociclistas e motoristas. Nas redes sociais, uma campanha pede que os candidatos deixem livre de placas a Rui Barbosa e a Santo Antônio. A mobilização virtual começou durante o Festival de Inverno e ganha adeptos a cada dia.

 Mesmo com o apelo da população, o número de cavaletes só cresce nas referidas vias. Campanha eleitoral é a síntese da democracia, mas bem que poderia haver  bom senso por parte dos candidatos em escutar o povo, que não está nada satisfeito com a imensa poluição visual que tomou conta de Garanhuns. Quem sabe um TAC (termo de ajustamento de conduta) entre candidatos,  sociedade e justiça eleitoral não resolvesse a questão.

ERRAMOS

Na postagem "Câmara Municipal de Garanhuns nomeia mais 10 candidatos aprovados em seu concurso", a lista de nomes constante logo abaixo contém os mesmos candidatos que já haviam sido convocados e agora foram nomeados. Houve um erro no título e em parte da publicação, já que não houve "mais" 10 candidatos nomeados e sim a nomeação dos que já haviam sido convocados anteriormente. Pedimos desculpa ao leitor pelo equívoco
Na postagem "Câmara Municipal de Garanhuns nomeia mais 10 candidatos aprovados em seu concurso", a lista de nomes constante logo abaixo contém os mesmos candidatos que já haviam sido convocados e agora foram nomeados. Houve um erro no título e em parte da publicação, já que não houve "mais" 10 candidatos nomeados e sim a nomeação dos que já haviam sido convocados anteriormente. Pedimos desculpa ao leitor pelo equívoco

HELDER HÉRIK: escritor de Garanhuns é um dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura

HELDER HÉRIK: escritor de Garanhuns é um dos vencedores do  Prêmio Pernambuco de Literatura
Escritor Helder Herik, de Garahuns, foi um dos vencedores. Foto: Reprodução Facebook

Foram divulgados, na tarde desta quinta-feira (31), os quatro livros vencedores do 2º Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido pelo Governo de Pernambuco, Fundarpe e Cepe. O maior prêmio, no valor de R$ 20 mil, ficou com o romance Ascenção e queda, de Wander Shirukaya (Itambé, Zona da Mata). Também receberam prêmios de R$ 5 mil o livro de poesias Rinoceronte Dromedário, de Hélder Hérik (Garanhuns, Agreste),o romance Associação Robert Walser para sósias anônimos, de Tadeu de Melo Sarmento (Recife) e o livro de contos Dois nós na gravata, de Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo (Recife).  

Além da premiação em dinheiro, cada autor terá o livro publicado pela Cepe, em uma edição de mil exemplares, no primeiro semestre de 2015. "Como escritor, sei como é difícil conseguir uma edição de qualidade, e esse prêmio abre as portas para que autores iniciantes façam uma bela estreia, com grande qualidade gráfica, artesanal, industrial, visualmente bonita", comentou o superintendente de produção editorial da Cepe, Marco Polo Guimarães.

Nesta segunda edição, foram inscritos 155 obras, de 34 cidades. O julgamento dos livros foi em duas etapas. A primeira selecionou 20 obras, das quais foram escolhidos os vencedores, no segundo momento.

Do Diário de PE

DO V&C: rapaz talentosíssimo, Helder, o qual tivemos o prazer de conviver durante quatro anos. O prêmio está em muito boas mãos. Parabéns.
Escritor Helder Herik, de Garahuns, foi um dos vencedores. Foto: Reprodução Facebook

Foram divulgados, na tarde desta quinta-feira (31), os quatro livros vencedores do 2º Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido pelo Governo de Pernambuco, Fundarpe e Cepe. O maior prêmio, no valor de R$ 20 mil, ficou com o romance Ascenção e queda, de Wander Shirukaya (Itambé, Zona da Mata). Também receberam prêmios de R$ 5 mil o livro de poesias Rinoceronte Dromedário, de Hélder Hérik (Garanhuns, Agreste),o romance Associação Robert Walser para sósias anônimos, de Tadeu de Melo Sarmento (Recife) e o livro de contos Dois nós na gravata, de Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo (Recife).  

Além da premiação em dinheiro, cada autor terá o livro publicado pela Cepe, em uma edição de mil exemplares, no primeiro semestre de 2015. "Como escritor, sei como é difícil conseguir uma edição de qualidade, e esse prêmio abre as portas para que autores iniciantes façam uma bela estreia, com grande qualidade gráfica, artesanal, industrial, visualmente bonita", comentou o superintendente de produção editorial da Cepe, Marco Polo Guimarães.

Nesta segunda edição, foram inscritos 155 obras, de 34 cidades. O julgamento dos livros foi em duas etapas. A primeira selecionou 20 obras, das quais foram escolhidos os vencedores, no segundo momento.

Do Diário de PE

DO V&C: rapaz talentosíssimo, Helder, o qual tivemos o prazer de conviver durante quatro anos. O prêmio está em muito boas mãos. Parabéns.

Câmara Municipal de Garanhuns nomeia 10 candidatos aprovados em seu concurso

Câmara Municipal de Garanhuns nomeia  10 candidatos aprovados em seu concurso  
A Câmara Municipal de Garanhuns nomeou  10 aprovados no concurso público realizado por aquela Casa Legislativa em 13 de abril deste ano. Cerca de 3 500 candidatos se inscreveram para concorrer as 28 vagas.   CONFIRA RELAÇÃO ABAIXO

 Cargo efetivo de Técnico Legislativo,

 JHONATAN PALLMER NASCIMENTO OLIVEIRA 

 Cargo efetivo de Agente Patrimonial Legislativo,


SMMYTH KALLONY MENDES DE 
ALBUQUERQUE 

Cargo efetivo de Copeira

VANESSA DE MORAES GONÇALVES

 Cargo efetivo de Auxiliar Administrativo

LINDIANE PEREIRA VILELA

 Cargo efetivo de Telefonista

 ERNESTINA MERCIA SOUSA DE OLIVEIRA 

 Cargo efetivo de Agente de Serviços Gerais

 ELESON SEZARIO DA SILVA

 Cargo efetivo de Agente Legislativo

 CÂNDIDO FERREIRA DE FREITAS 

 Cargo efetivo de Técnico em Informática

 CEFANYS DE MORAIS BRAGA 

Cargo efetivo de Recepcionista,

 ALISSON JORGE DE OLIVEIRA XAVIER 1º
 *SEFFACY JOKASTA PEREIRA LIMA SILVA 




 
A Câmara Municipal de Garanhuns nomeou  10 aprovados no concurso público realizado por aquela Casa Legislativa em 13 de abril deste ano. Cerca de 3 500 candidatos se inscreveram para concorrer as 28 vagas.   CONFIRA RELAÇÃO ABAIXO

 Cargo efetivo de Técnico Legislativo,

 JHONATAN PALLMER NASCIMENTO OLIVEIRA 

 Cargo efetivo de Agente Patrimonial Legislativo,


SMMYTH KALLONY MENDES DE 
ALBUQUERQUE 

Cargo efetivo de Copeira

VANESSA DE MORAES GONÇALVES

 Cargo efetivo de Auxiliar Administrativo

LINDIANE PEREIRA VILELA

 Cargo efetivo de Telefonista

 ERNESTINA MERCIA SOUSA DE OLIVEIRA 

 Cargo efetivo de Agente de Serviços Gerais

 ELESON SEZARIO DA SILVA

 Cargo efetivo de Agente Legislativo

 CÂNDIDO FERREIRA DE FREITAS 

 Cargo efetivo de Técnico em Informática

 CEFANYS DE MORAIS BRAGA 

Cargo efetivo de Recepcionista,

 ALISSON JORGE DE OLIVEIRA XAVIER 1º
 *SEFFACY JOKASTA PEREIRA LIMA SILVA 




quinta-feira, 31 de julho de 2014

Morador da Cohab II reclama de excesso de lombadas irregulares na Rua São Miguel

Morador da Cohab II reclama de excesso de lombadas irregulares na Rua São Miguel
Rua São Miguel em Garanhuns: lombadas estão fora do padrão


RECLAMAÇÃO DO LEITOR

Gostaria de aproveitar este espaço para fazer uma reclamação que é da vontade geral dos condutores que trafegam na Rua São Miguel, em Garanhuns/PE. Como se não bastasse não haver vias artérias de boa qualidade na região, foram construídas 10 (dez) lombadas na Rua São Miguel, o que diretamente influencia para que o trânsito na via se torne um caos nos horários de pico. Se considerarmos do início da COHAB II até o Centro, são 12 lombadas em um trajeto menor que 2 Km. Eu acho muito difícil isso acontecer em uma via do Bairro Heliópolis, por onde trafegam as "autoridades" deste município. Sem contar que essas lombadas são verdadeiros "quebra-molas" ou "quebra-carros", pois TODAS estão fora dos parâmetros estabelecidos pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. Elas são curtas e altas. Segue o link que apresenta a resolução : http://www.denatran.gov.br/download/lombadas.pdf 

Não sei quem é o engenheiro (in)responsável pelas obras de trânsito neste município, mas acredito que ele desconhece a legislação. O que de fato nos deixa indignados, é que a fiscalização feita em desfavor dos condutores é intensa, inclusive com a aplicação de multas. Já a fiscalização conta o Poder Público é falha, devido a maior parte da população desconhecer a legislação pátria. Com isso, estamos sofrendo com o desgaste psicológico, causado pelo trânsito lento, e também com a depreciação de nossos veículos, causados pelos "quebra-molas" mal feitos.

Eduardo Brasileiro

Do V&C: Percorremos o trecho citado pelo leitor e de fato constatamos a veracidade de todas as informações passadas por ele em seu relato. Já que se vai abusar do número de lombadas na via, que pelo menos as façam como manda a legislação. Ao ultrapassarmos a primeira das 12 lombadas o veículo arrastou seu assoalho no quebra-molas. A rua São Miguel é a principal artéria que liga a Cohab II ao centro da cidade.

Rua São Miguel em Garanhuns: lombadas estão fora do padrão


RECLAMAÇÃO DO LEITOR

Gostaria de aproveitar este espaço para fazer uma reclamação que é da vontade geral dos condutores que trafegam na Rua São Miguel, em Garanhuns/PE. Como se não bastasse não haver vias artérias de boa qualidade na região, foram construídas 10 (dez) lombadas na Rua São Miguel, o que diretamente influencia para que o trânsito na via se torne um caos nos horários de pico. Se considerarmos do início da COHAB II até o Centro, são 12 lombadas em um trajeto menor que 2 Km. Eu acho muito difícil isso acontecer em uma via do Bairro Heliópolis, por onde trafegam as "autoridades" deste município. Sem contar que essas lombadas são verdadeiros "quebra-molas" ou "quebra-carros", pois TODAS estão fora dos parâmetros estabelecidos pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. Elas são curtas e altas. Segue o link que apresenta a resolução : http://www.denatran.gov.br/download/lombadas.pdf 

Não sei quem é o engenheiro (in)responsável pelas obras de trânsito neste município, mas acredito que ele desconhece a legislação. O que de fato nos deixa indignados, é que a fiscalização feita em desfavor dos condutores é intensa, inclusive com a aplicação de multas. Já a fiscalização conta o Poder Público é falha, devido a maior parte da população desconhecer a legislação pátria. Com isso, estamos sofrendo com o desgaste psicológico, causado pelo trânsito lento, e também com a depreciação de nossos veículos, causados pelos "quebra-molas" mal feitos.

Eduardo Brasileiro

Do V&C: Percorremos o trecho citado pelo leitor e de fato constatamos a veracidade de todas as informações passadas por ele em seu relato. Já que se vai abusar do número de lombadas na via, que pelo menos as façam como manda a legislação. Ao ultrapassarmos a primeira das 12 lombadas o veículo arrastou seu assoalho no quebra-molas. A rua São Miguel é a principal artéria que liga a Cohab II ao centro da cidade.

AESGA vai abrir seleção para professor de Engenharia Civil e Administração

AESGA vai abrir seleção para professor de Engenharia Civil e Administração
AESGA em Garanhuns deve abrir processo seletivo
O Diário Oficial dos Municípios publicou na edição deste dia 31 de julho a instalação de uma comissão para organizar e realizar um processo seletivo afim de contratar professor(es) temporários nas áreas de Engenharia Civil e Administração. A finalidade é selecionar profissional que ministre aulas nos referidos cursos no período letivo 2014.2, na AESGA.

De acordo com a autarquia, a seleção se faz necessária já que na realização do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor, regulamentado pelo Edital013/2013 em provimento efetivo nem todas as vagas disponíveis no certame, foram preenchidas. Além disso, no resultado final do Processo Seletivo Simplificado regido pelo Edital nº CESPA 08/2014, os quantitativo de vagas por disciplinas não foram preenchidas. 

A data da divulgação do edital deste processo seletivo, bem como o número de vagas, ainda não foram definidos  mas, como a portaria especifica que as vagas devem ser preenchidas já para o segundo semestre, é de se deduzir que a divulgação não tardará a ser divulgada. Tão logo o edital seja publicado, postaremos neste espaço.

AESGA em Garanhuns deve abrir processo seletivo
O Diário Oficial dos Municípios publicou na edição deste dia 31 de julho a instalação de uma comissão para organizar e realizar um processo seletivo afim de contratar professor(es) temporários nas áreas de Engenharia Civil e Administração. A finalidade é selecionar profissional que ministre aulas nos referidos cursos no período letivo 2014.2, na AESGA.

De acordo com a autarquia, a seleção se faz necessária já que na realização do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor, regulamentado pelo Edital013/2013 em provimento efetivo nem todas as vagas disponíveis no certame, foram preenchidas. Além disso, no resultado final do Processo Seletivo Simplificado regido pelo Edital nº CESPA 08/2014, os quantitativo de vagas por disciplinas não foram preenchidas. 

A data da divulgação do edital deste processo seletivo, bem como o número de vagas, ainda não foram definidos  mas, como a portaria especifica que as vagas devem ser preenchidas já para o segundo semestre, é de se deduzir que a divulgação não tardará a ser divulgada. Tão logo o edital seja publicado, postaremos neste espaço.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

FILIG:Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns começa a ser definido

FILIG:Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns começa a ser definido
Gerente de Ferreira Costa com Camila Bandeira, da Proa Cultural
 e a secretária de Educação de Garanhuns Jenecélia Marins
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira

Foi lançado, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (30), o I Festival Internacional de Literatura Infantil (Filig). O evento, que acontece entre os dias 09 e 12 de outubro, já promove ações especiais a partir de agosto, seguindo até o mês de dezembro deste ano. O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação. A coletiva de imprensa foi realizada no Gabinete do Palácio Celso Galvão.

Na ocasião, o prefeito do município, Izaías Régis, assinou o termo de parceria entre a Prefeitura e a Proa Cultural para a realização do Festival, juntamente com diretora da Proa Cultural, Camila Bandeira, e a secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins Campos Branco. A indicação dos participantes das oficinas ficou a cargo da Secretaria de Educação de Garanhuns. Cada oficina capacitará até 24 profissionais, num total de 100 pessoas beneficiadas, que atuarão como agentes multiplicadores, atingindo indiretamente até três mil crianças.
Prefeito Izaías Régis fala da parceria com Ferreira Costa e a Proa, através da Lei Rouanet
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira

A primeira oficina de mediadores de leitura acontece entre os dias 04 e 08 de agosto. Até dezembro, serão oferecidas mais quatro oficinas, sendo mais uma de mediadores de leitura e outras três de gestores de bibliotecas. “Garanhuns foi escolhida para receber o Filig porque é uma cidade que já vem desenvolvendo ações voltadas para a literatura infantil, como a implantação de salas de leitura e realização de bienais de livros. A semente já foi plantada e estamos aqui para contribuir com a formação de novos leitores”, explica o curador do Festival, Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e membro da União Hispanoamericana de Escritores.
Secretária de Educação de Garanhuns, Jenecélia Marins
fala sobre o FILIG e a importância da leitura infantil
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira

KITS DE LEITURA - As escolas que tiverem profissionais capacitados nas oficinas e as seis bibliotecas existentes em Garanhuns vão receber “Kits de Leitura” formados por um acervo de livros infantis que serão entregues em um expositor com suporte para os livros. Ao todo, serão 58 kits. A seleção dos livros seguirá as recomendações da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e da curadoria do festival.

PALESTRANTES CONVIDADOS – O Festival, com a presença de escritores e ilustradores nacionais e internacionais, acontecerá de 9 a 12 de outubro. A escolha da data levou em consideração o início da Semana Nacional da Leitura, além das comemorações do Dia das Crianças. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento. A grade completa da programação será anunciada em setembro, mas dois importantes nomes da literatura infantil já estão confirmados: a escritora colombiana Irene Vasco e a ilustradora brasileira Nireuda Longobardi.

Fundadora do projeto Espantapájaros (Espantalho), especializado em literatura infantil e considerado um dos centros de iniciação para muitos escritores do gênero, a escritora Irene Vasco tem mais de vinte obras publicadas que já lhe renderam vários prêmios. Também desenvolve um trabalho na Colômbia para formação de novos leitores.

Graduada em Educação Artística e Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, especialista em Educação Ambiental pela Universidade de Santo Amaro, Nireuda Longobardi (SP) é arte educadora, escritora e ilustradora de livros de literatura infantil. Seu livro “Mitos e lendas do Brasil em cordel” (Paulus) 2009 foi selecionado para o catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e representou o Brasil em Bologna.

FERREIRA COSTA – Com 130 anos de fundação, a Ferreira Costa vem patrocinando diversas ações voltadas para a valorização das expressões culturais. São vários projetos apoiados pela Ferreira Costa, sobretudo os que visam o incentivo à leitura e à literatura. Uma dessas iniciativas é o Projeto Sala de Leitura. Realizado desde 2005, tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito de leitura entre alunos da rede municipal de ensino.

O acervo das salas engloba 1.000 títulos não­ didáticos, incluindo infantis, infanto­-juvenis, obras de ficção, psicologia, sociologia, literatura brasileira e estrangeira. As obras são doadas para escolas públicas e, inclusive, é feita uma capacitação para que a própria entidade possa administrar o espaço de leitura. Já foram implantadas 84 salas de leitura, distribuídas pelas cidades de Garanhuns, Lajedo, Bom Conselho, e nas capitais Recife e Salvador. A empresa também participou de duas edições da Bienal do Livro de Garanhuns, em 2012 e 2014, promovendo ações de contação de história e de doação de livros. Ao promover o Filig, a Ferreira Costa busca desenvolver uma série de ações artístico-educativas, com foco em Literatura Infantil, envolvendo escolas públicas, bibliotecas, salas de leitura das escolas, a Academia de Letras de Garanhuns, profissionais liberais, entre outros atores da comunidade literária.
Momento de descontração na cerimônia. Ao centro, Yale Feitosa contadora de estórias
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira



Secom PMG
Gerente de Ferreira Costa com Camila Bandeira, da Proa Cultural
 e a secretária de Educação de Garanhuns Jenecélia Marins
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira

Foi lançado, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (30), o I Festival Internacional de Literatura Infantil (Filig). O evento, que acontece entre os dias 09 e 12 de outubro, já promove ações especiais a partir de agosto, seguindo até o mês de dezembro deste ano. O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação. A coletiva de imprensa foi realizada no Gabinete do Palácio Celso Galvão.

Na ocasião, o prefeito do município, Izaías Régis, assinou o termo de parceria entre a Prefeitura e a Proa Cultural para a realização do Festival, juntamente com diretora da Proa Cultural, Camila Bandeira, e a secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins Campos Branco. A indicação dos participantes das oficinas ficou a cargo da Secretaria de Educação de Garanhuns. Cada oficina capacitará até 24 profissionais, num total de 100 pessoas beneficiadas, que atuarão como agentes multiplicadores, atingindo indiretamente até três mil crianças.
Prefeito Izaías Régis fala da parceria com Ferreira Costa e a Proa, através da Lei Rouanet
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira

A primeira oficina de mediadores de leitura acontece entre os dias 04 e 08 de agosto. Até dezembro, serão oferecidas mais quatro oficinas, sendo mais uma de mediadores de leitura e outras três de gestores de bibliotecas. “Garanhuns foi escolhida para receber o Filig porque é uma cidade que já vem desenvolvendo ações voltadas para a literatura infantil, como a implantação de salas de leitura e realização de bienais de livros. A semente já foi plantada e estamos aqui para contribuir com a formação de novos leitores”, explica o curador do Festival, Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e membro da União Hispanoamericana de Escritores.
Secretária de Educação de Garanhuns, Jenecélia Marins
fala sobre o FILIG e a importância da leitura infantil
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira

KITS DE LEITURA - As escolas que tiverem profissionais capacitados nas oficinas e as seis bibliotecas existentes em Garanhuns vão receber “Kits de Leitura” formados por um acervo de livros infantis que serão entregues em um expositor com suporte para os livros. Ao todo, serão 58 kits. A seleção dos livros seguirá as recomendações da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e da curadoria do festival.

PALESTRANTES CONVIDADOS – O Festival, com a presença de escritores e ilustradores nacionais e internacionais, acontecerá de 9 a 12 de outubro. A escolha da data levou em consideração o início da Semana Nacional da Leitura, além das comemorações do Dia das Crianças. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento. A grade completa da programação será anunciada em setembro, mas dois importantes nomes da literatura infantil já estão confirmados: a escritora colombiana Irene Vasco e a ilustradora brasileira Nireuda Longobardi.

Fundadora do projeto Espantapájaros (Espantalho), especializado em literatura infantil e considerado um dos centros de iniciação para muitos escritores do gênero, a escritora Irene Vasco tem mais de vinte obras publicadas que já lhe renderam vários prêmios. Também desenvolve um trabalho na Colômbia para formação de novos leitores.

Graduada em Educação Artística e Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, especialista em Educação Ambiental pela Universidade de Santo Amaro, Nireuda Longobardi (SP) é arte educadora, escritora e ilustradora de livros de literatura infantil. Seu livro “Mitos e lendas do Brasil em cordel” (Paulus) 2009 foi selecionado para o catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e representou o Brasil em Bologna.

FERREIRA COSTA – Com 130 anos de fundação, a Ferreira Costa vem patrocinando diversas ações voltadas para a valorização das expressões culturais. São vários projetos apoiados pela Ferreira Costa, sobretudo os que visam o incentivo à leitura e à literatura. Uma dessas iniciativas é o Projeto Sala de Leitura. Realizado desde 2005, tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito de leitura entre alunos da rede municipal de ensino.

O acervo das salas engloba 1.000 títulos não­ didáticos, incluindo infantis, infanto­-juvenis, obras de ficção, psicologia, sociologia, literatura brasileira e estrangeira. As obras são doadas para escolas públicas e, inclusive, é feita uma capacitação para que a própria entidade possa administrar o espaço de leitura. Já foram implantadas 84 salas de leitura, distribuídas pelas cidades de Garanhuns, Lajedo, Bom Conselho, e nas capitais Recife e Salvador. A empresa também participou de duas edições da Bienal do Livro de Garanhuns, em 2012 e 2014, promovendo ações de contação de história e de doação de livros. Ao promover o Filig, a Ferreira Costa busca desenvolver uma série de ações artístico-educativas, com foco em Literatura Infantil, envolvendo escolas públicas, bibliotecas, salas de leitura das escolas, a Academia de Letras de Garanhuns, profissionais liberais, entre outros atores da comunidade literária.
Momento de descontração na cerimônia. Ao centro, Yale Feitosa contadora de estórias
Foto: Créditos Ana Paula Ferreira



Secom PMG

Prazo para pagamento do IPTU 2014 é prorrogado em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), decidiu dar um segundo prazo ao contribuinte do município para a efetivação do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O prazo do vencimento do IPTU de 2014, em Garanhuns, que terminaria hoje (30), foi estendido até o dia 30 de setembro deste ano.

O contribuinte que ainda não quitou o IPTU de 2014 deverá procurar o Departamento de Tributação, no Palácio Celso Galvão, localizado na Avenida Santo Antônio, a partir de amanhã (31), sempre no horário das 8h às 14h. É necessário apresentar o boleto atrasado. No mesmo local, será retirado um novo boleto, com o vencimento para o dia 30 de setembro, pelo qual poderá efetuar o pagamento sem cobrança de juros ou multa.

O pagamento do boleto pode ser feito em casas lotéricas ou nas agências bancárias. Caso o contribuinte não tenha recebido o boleto em seu endereço residencial, poderá solicitar um novo, na Prefeitura de Garanhuns, trazendo um boleto de IPTU, de qualquer data, para que seja impresso, um atualizado.

Secom PMG


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), decidiu dar um segundo prazo ao contribuinte do município para a efetivação do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O prazo do vencimento do IPTU de 2014, em Garanhuns, que terminaria hoje (30), foi estendido até o dia 30 de setembro deste ano.

O contribuinte que ainda não quitou o IPTU de 2014 deverá procurar o Departamento de Tributação, no Palácio Celso Galvão, localizado na Avenida Santo Antônio, a partir de amanhã (31), sempre no horário das 8h às 14h. É necessário apresentar o boleto atrasado. No mesmo local, será retirado um novo boleto, com o vencimento para o dia 30 de setembro, pelo qual poderá efetuar o pagamento sem cobrança de juros ou multa.

O pagamento do boleto pode ser feito em casas lotéricas ou nas agências bancárias. Caso o contribuinte não tenha recebido o boleto em seu endereço residencial, poderá solicitar um novo, na Prefeitura de Garanhuns, trazendo um boleto de IPTU, de qualquer data, para que seja impresso, um atualizado.

Secom PMG


Com 42%, Armando lidera pesquisa para o Governo de PE;Câmara tem 11%

Com 42%, Armando lidera pesquisa para o Governo de PE;Câmara tem 11%

Do G1

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 11%, Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. 
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:
Armando Monteiro (PTB): 43%
Paulo Câmara (PSB): 11%
Zé Gomes (PSOL): 2%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Brancos e nulos: 19%
Indecisos: 22%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00269/2014.

Rejeição
A pesquisa também mediu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:
Pantaleão: 26%
Zé Gomes: 24%
Jair Pedro: 21%
Paulo Câmara: 20%
Miguel Anacleto: 19%
Armando Monteiro: 14%
Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 15%
Não souberam ou não responderam: 35%

Senado
O Ibope pesquisou, ainda, as intenções de voto entre os candidatos ao Senado. Veja os números:
João Paulo (PT) - 37% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 16%
Simone Fontana (PSTU) - 3%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Brancos e nulos - 17%
Não sabe ou não respondeu - 25%
Foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo, o candidato Oxis (PCB).



Do G1

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 11%, Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. 
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:
Armando Monteiro (PTB): 43%
Paulo Câmara (PSB): 11%
Zé Gomes (PSOL): 2%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Brancos e nulos: 19%
Indecisos: 22%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00269/2014.

Rejeição
A pesquisa também mediu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:
Pantaleão: 26%
Zé Gomes: 24%
Jair Pedro: 21%
Paulo Câmara: 20%
Miguel Anacleto: 19%
Armando Monteiro: 14%
Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 15%
Não souberam ou não responderam: 35%

Senado
O Ibope pesquisou, ainda, as intenções de voto entre os candidatos ao Senado. Veja os números:
João Paulo (PT) - 37% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 16%
Simone Fontana (PSTU) - 3%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Brancos e nulos - 17%
Não sabe ou não respondeu - 25%
Foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo, o candidato Oxis (PCB).

Grupo de bandidos explode agência do Bradesco em Calçado

Grupo de bandidos explode agência do Bradesco em Calçado

Fotos Créditos - Portal Agreste Violento


A cidade de Calçado, distante 30 Km de Garanhuns, foi invadida na madrugada desta quarta (30), por um grupo de bandidos que tinha endereço e objetivo certos.  Explodir e assaltar a  agência do Bradesco do município. De acordo com o Portal Agreste Violento, pelo menos 14 criminosos efetuaram a ação sendo assim distribuídos: 5 próximos ao destacamento da PM; 5 na ação do banco e 4 rondando a casa de um PM que reside na zona urbana. Eles estavam em dois veículos,  um Gol e uma pick up Strada. A polícia fez diligências mas até o momento nenhum integrante da quadrilha foi localizado. O valor levado não foi divulgado. Testemunhas relataram ter ouvido disparos de arma de grosso calibre e duas grandes explosões.






Fotos Créditos - Portal Agreste Violento


A cidade de Calçado, distante 30 Km de Garanhuns, foi invadida na madrugada desta quarta (30), por um grupo de bandidos que tinha endereço e objetivo certos.  Explodir e assaltar a  agência do Bradesco do município. De acordo com o Portal Agreste Violento, pelo menos 14 criminosos efetuaram a ação sendo assim distribuídos: 5 próximos ao destacamento da PM; 5 na ação do banco e 4 rondando a casa de um PM que reside na zona urbana. Eles estavam em dois veículos,  um Gol e uma pick up Strada. A polícia fez diligências mas até o momento nenhum integrante da quadrilha foi localizado. O valor levado não foi divulgado. Testemunhas relataram ter ouvido disparos de arma de grosso calibre e duas grandes explosões.