quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Prefeitura de Garanhuns vai refazer miniaturas dos pontos turísticos que eram expostas no Pau Pombo, diz Ministério Público




A Prefeitura de Garanhuns vai reconstruir as réplicas em miniatura dos principais pontos turísticos da cidade, que antes estavam expostas no Parque Ruber Van der Linden — o conhecido Pau Pombo. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, que instaurou um procedimento para acompanhar o andamento do serviço.


As peças originais foram produzidas em 2020 pelo servidor municipal Ananias Rodrigues, e encantaram moradores e visitantes pela riqueza de detalhes. No entanto, as miniaturas foram posteriormente retiradas do parque pela própria prefeitura. À época, a gestão alegou que as estruturas “foram construídas de forma irregular, sem atender medidas de segurança para os visitantes, e se encontravam em situação de deterioração”.


No Procedimento Administrativo do MPPE, ao qual o portal teve acesso, o órgão registra que o Governo Municipal reconheceu a impossibilidade técnica de restaurar as miniaturas originais, devido ao material utilizado na confecção. Apesar disso, o município assumiu o compromisso de refazê-las, em cumprimento à legislação municipal de proteção do patrimônio cultural.





 “O Município de Garanhuns informou a impossibilidade técnica de recuperação das miniaturas originais em razão da qualidade do material de sua confecção, mas reconheceu o dever de refazê-las, em observância à mencionada legislação municipal de proteção do patrimônio cultural”, diz trecho do documento do MPPE, que ainda ressalta que  as peças foram declaradas patrimônio cultural material do município pela Lei Municipal nº 4.686/2020,


De acordo com o Ministério Público, a prefeitura informou que já está realizando cotações de custos para a produção de novas miniaturas representativas dos pontos turísticos de Garanhuns.

Enquanto isso, o artista Ananias Rodrigues, criador das peças originais, voltou a expor parte do acervo — agora com novas miniaturas da história de Garanhuns — na Sementeira de Dona Quitéria.



Diante desse contexto, seria oportuno que o município avaliasse a possibilidade de firmar contato com o próprio artista para a confecção ou reexposição das peças no Parque Pau Pombo, considerando que ele foi o idealizador e criador das miniaturas originais que tanto encantaram o público.


A medida poderia valorizar o trabalho artístico local e contribuir para resgatar um dos atrativos culturais mais apreciados da cidade, tornando o parque novamente um espaço de beleza, memória e identidade garanhuense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...