segunda-feira, 15 de maio de 2017

Caem violência contra a mulher, homicídios, roubos e furtos no mês de abril em Pernambuco, diz Governo do Estado


O mês de abril em Pernambuco registrou redução nas mais diversas modalidade de crimes, em comparação com o mês anterior. A informação foi  apresentada nesta segunda-feira (15/05), pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, em entrevista coletiva. Houve, conforme o balanço, queda em homicídios (- 6,4% ou 35 mortes a menos), crimes violentos contra o patrimônio (- 14%), especialmente nos assaltos a coletivos ( -30,6%), estupros ( -27,6%) e violência doméstica contra a mulher (-15,2%).

“A queda nos números não é motivo de comemoração, pois sabemos que estamos distantes do que desejamos para a população de Pernambuco. Mas motiva a tropa e fortalece as diretrizes do trabalho daqueles que comandam as forças de segurança. No caso dos CVLIs, tivemos uma redução de 6,4% (514 contra 549 no mês anterior). Em março, já houve uma leve redução de 0,21% em relação a fevereiro. Considerando que, desde o segundo semestre de 2014, os CVLIs só ascenderam, avaliamos que esses são os primeiros resultados dos ajustes operacionais nas polícias, com foco nos grupos de extermínio”, diz o secretário.

No primeiro quadrimestre de 2017, foram presas 764 pessoas por envolvimento em assassinatos. O mês de abril foi o de maior número de detenções no ano, com 229 suspeitos alcançados pelas polícias Civil e Militar. Uma das principais operações é a Força no Foco, que, em 15 edições em dois meses, capturou 49 acusados de homicídios, instaurando mais de 249 inquéritos. “Ao priorizar os assassinatos recentes e envolver as delegacias distritais nas investigações, ampliamos o número de inquéritos com autoria esclarecida e estamos retirando de circulação matadores contumazes”, avaliou Gioia. Em abril, conforme o balanço, 58% (ou 298 CVLIs) dos homicídios tiveram relação com atividades criminais, a exemplo de crime organizado, tráfico de drogas, grupos de extermínio e sistema prisional; 16,5% (85) foram de conflitos na comunidade ou proximidade; 4,7% (24) tiveram origem em latrocínios; 3,7% (19) são descritos como conflitos afetivos ou familiares e 1,9% (10) foram feminicídio.

CVP – Com relação aos crimes violentos contra o patrimônio (CVP), foram registradas 9.257 ocorrências em abril, contra 10.763 em março. A diferença de 1.506 casos, entre os dois meses, representou uma variação negativa de 14% nos roubos, furtos e extorsões. Entre os CVPs, a maior queda ocorreu em relação às investidas a ônibus e coletivos, com redução de 30,6%. Em abril, foram 102 assaltos, contra 147 no mês anterior. “Pelo terceiro mês consecutivo, caem as ações de bandidos contra os ônibus. Reforçamos o patrulhamento e abordagens nos corredores e horários onde verificamos grande incidência, além de prendermos, somente este ano, mais de 70 acusados de envolvimento neste tipo de ação. É preciso, no entanto, que as empresas avancem mais na instalação de câmeras de boa resolução, ajudando o trabalho das polícias”, comentou o secretário.

Outra modalidade de CVP, os roubos e furtos a agencias bancárias reduziram de 8 casos, em março, para 2, em abril. As investidas contra caixas eletrônicos e carros-fortes não tiveram alteração, com 2 ocorrências em terminais eletrônicos e 1 ação contra veículo de transportadoras de valores em cada mês. Completando os dados de crimes contra o patrimônio, foram 1.735 roubos de veículos em abril, contra 1909 no mês anterior (redução de 9,1%).

MULHER - Em todo o mês de abril, foram registrados 126 estupros, contra 174 no mês anterior, representando uma variação negativa de 27,6%. Já violência doméstica e familiar contra a mulher caiu 15,2%, com 2.485 casos em abril, contra 2.929 em março.

Confira apresentação na íntegra aqui www.sds.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...