sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Prefeitura de Garanhuns rescinde contrato com empresa vencedora de licitação de reforma do Cristo do Magano e convoca segunda colocada para terminar a obra

 


O Governo Municipal de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, anunciou a rescisão do contrato com a JC3 Engenharia LTDA, empresa responsável pela reforma do Cristo do Magano e pela construção do Centro de Cultura e Artes no mesmo local. A decisão, comunicada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foi motivada por atrasos significativos no cronograma da obra, que conta com cerca de R$ 6 milhões em recursos, majoritariamente federais. A segunda colocada no processo licitatório, a KONEX Comércio e Serviços LTDA, foi convocada e tem três dias úteis para confirmar se tem interesse em assumir a conclusão do projeto.

Atrasos e Notificação

A ordem de serviço para a reforma do Cristo do Magano, um dos principais pontos turísticos de Garanhuns, e a construção do Centro de Cultura e Artes foi assinada em outubro de 2023, com prazo inicial de entrega de um ano. Em outubro de 2024, um termo aditivo (nº 179-2023) prorrogou o contrato até outubro de 2025. No entanto, a execução da obra não avançou conforme o esperado. Em fevereiro de 2025, a Prefeitura notificou a JC3 Engenharia, sediada em Maceió (AL), por descumprimento do cronograma físico-financeiro. À época, apenas 19% da obra havia sido concluída.

De acordo com a notificação oficial, a empresa “não estava cumprido com o cronograma físico-financeiro da obra, mantendo um quantitativo de funcionários abaixo do recomendado para o cumprimento das metas estabelecidas”. O documento ainda apontou que a situação expôs a administração municipal a “riscos de responsabilidade solidária pelo não cumprimento do contrato”, especialmente considerando que a obra é financiada majoritariamente por recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Regional, complementados por verbas municipais.


O projeto, avaliado em cerca de R$ 6 milhões, é considerado estratégico para Garanhuns. A reforma do Cristo do Magano visa modernizar a estrutura do monumento, enquanto o Centro de Cultura e Artes busca criar um espaço dedicado à promoção de eventos culturais e artísticos, beneficiando moradores e visitantes. O Portal fará contato com a JC3 visando obter maiores informações sobre a rescisão do contrato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...