segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Parabéns, bela Garanhuns,pelos seus 134 anos


Garanhuns antiga
Garanhuns completa hoje 134 anos de emancipação política e isso é uma data a ser comemorada efusivamente, mas,nossa história e nossas raízes começaram bem lá atrás, em 1654,com o estabelecimento nos Campos dos Garanhuns, de uma tribo indígena denominada Unhauhu. O povoamento dessa região foi influenciado diretamente por dois dos mais relevantes fatos da História do Brasil: a expulsão dos holandeses e a destruição do Quilombo dos Palmares. 

O tempo foi passando e Garanhuns foi sendo gestada entre as Sete Colinas até atingir sua emancipação em 04 de fevereiro de 1879, não sem antes ter contado com a ajuda de uma figura importante. Seu nome era Simôa Gomes. Em 1756, já viúva, doou parte de suas terras para dar origem ao que é hoje Garanhuns. Depois disso, a história seguiu seu rumo e,um ano antes de nosso nascimento, um personagem, que viera para a Vila de Garanhuns descansar, mudaria o destino desta terra para sempre. Era o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, o Barão de Nazaré. Ele encantou-se de tal maneira com a beleza das Sete Colinas, que voltou a capital decidido a torná-la cidade. Finalmente no dia 04 de fevereiro de 1879, sob força da Lei 1.309,feita por ele, aquele filho que foi fecundado lá no ano de 1654 nos verdes campos dos Unhauhus se tornou um ente municipal do império.

Para encerrarmos é preciso registrar um fato importante. Muitos falaram sobre os encantos de Garanhuns,entretanto,na nossa humilde opinião, dois  conseguiram chegar bem próximo da real definição do que é a nossa terra. Um foi o próprio Barão de Nazaré, o homem diretamente responsável pela emancipação.No discurso que fez na Assembleia em Recife em 1879, proferiu as seguintes palavras: "A Vila de Garanhuns, Senhor Presidente, é uma das mais notáveis e antigas desta província. É uma parte da Europa tirada do Velho Mundo, e colocada aqui em Pernambuco." 


O segundo personagem que cantou Garanhuns com uma propriedade genial  foi Luís Gonzaga.  Foi assim que ele definiu a cidade das Sete Colinas: Conheço uma cidade bem pernambucana que todo mundo chama de Suiça brasileira Água pura clima frio na realidade, Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira...Garanhuns é cidade serrana, cidade jardim e cidade das flores de amores sem fim...Garanhuns é terra de Simoa e é só aqui que o Nordeste garoa." Precisa dizer mais alguma coisa?

Parabéns Garanhuns, pelos seus 134 anos


Para saber mais sobre a história de Garanhuns, clique AQUI

V&C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...