quinta-feira, 16 de julho de 2020

O DIA QUE O MUNDO QUASE ACABOU NAS SETE COLINAS: Ficou admirado com o meteoro que cruzou os céus do sertão do estado na noite desta quarta? Não é nada comparado ao que ocorreu em Garanhuns em 1923, segundo renomado livro de Alberto da Silva Rego

Imagem ilustrativa


Desde ontem as rede sociais têm sido invadidas pelas belas imagens de um meteoro que cortou o céu do sertão de pernambuco na noite desta quarta, 15 de julho. Se você se assustou ou se admirou com esse episódio, precisa ler um relato contido no livro Os Aldeões de Garanhuns falando sobre a queda de um meteorito muito, mas muito maior do que esse visto ontem no sertão do estado. Confira o texto com a edição do V&C

O ESTRONDO: 01 de outubro de 1923: O dia em que o mundo quase acabou em Garanhuns

Numa bela manhã do verão de 1923, em Garanhuns, um fato pouco comum deixou em pânico os moradores da cidade. Garotos jogavam bola na antiga Rua do Recife, senhoras se ocupavam em fazer o almoço e esposos conversavam entre si na calçada quando de repente: UM ESTRONDO. Um colossal  estrondo, seguido de uma onda de calor e um brilho intenso no céu, singrou os quatro cantos da Terra de Simôa. Seria o fim do mundo? Pensaram todos.

O medo tomou conta de todos. Era gente correndo e saindo das casas  por todos os lados, gritando: "É o fim do mundo". A direção era uma só: A catedral de Santo Antônio. Os que ficaram dentro de casa, se reuniam na sala e se punham a rezar e benzer-se de joelhos, enquanto, lá fora, a debandada era grande rumo à igreja. Depois do primeiro impacto, começaram a aparecer notícias. As vidraças do Colégio Santa Sofia se espatifaram todas e, em várias casas,  objetos caíram das prateleiras; o gado  se soltou assustado e se pôs a correr.

No  dia seguinte, 02 de outubro de 1923, o mundo ainda continuava no mesmo lugar e todos os nossos bisavós ainda estavam vivos, para a nossa sorte e existência. Restava então ler as notícias no Jornal “O Imparcial", sobre o que teria sido aquele estrondo. E eis que o Jornal revelava a verdade:“METEORO CAÍDO NA SERRA DO MAGÉ, MUNICÍPIO DE PESQUEIRA. O GRANDE METEORITO CAIU  a 60 km DE GARANHUNS PASSANDO POR CIMA DESTA CIDADE. QUANDO SE CHOCOU COM A SERRA DO MAGÉ, O METEORO CAUSOU FORTE RELÂMPAGO E UMA DENSA CORTINA DE FUMAÇA”.O efeito da queda desse meteorito  por muitos anos foi assunto nas rodinhas  de amigos e comadres de Garanhuns. Essa foi a história do dia que o mundo quase acabou na querida Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...