sexta-feira, 10 de março de 2023

71º BI Mtz completa 56 anos em Garanhuns neste sábado; conheça um pouco da historia da unidade militar mais operacional do Nordeste

 


O 71º BI Mtz completa neste sábado 56 anos de fundação. Já se vão mais de cinco décadas de contribuição ao desenvolvimento econômico e social de Garanhuns. Mas poucos sabem de fato de algumas nuances que foram determinantes para a vinda da unidade militar aqui para o município. 

Neste contexto, quatro personagens foram muito importantes para a escolha de Garanhuns como sede do 71º BI Mtz.

Um deles foi entrevistado por este editor em 2008. Trata-se do médico Ivaldo Dourado, já falecido. Ivaldo assessorou, muito bem, diga-se de passagem, o então prefeito Amilcar da Mota Valença nas tratativas para que Garanhuns fosse escolhida como sede da nova unidade. A importância de Amilcar nesta conquista foi gigante. Coube a seu governo a doação do terreno onde ergueu-se a Sentinela do Agreste. 

Bem, voltando ao papel de Ivaldo Dourado, segundo o próprio, Amílcar teria dito em meados de 1966."Ivaldo, corre aqui pra sede da prefeitura que o homem que vai decidir sobre a instalação ou não de um quartel do Exército aqui em Garanhuns está vindo pra cá. Ivaldo foi e grande foi a sua surpresa quando viu que o inspecionador era o general Olímpio Mourão, com o qual já havia mantido contato em uma oportunidade anterior em que foi buscá-lo com um amigo no aeroporto do Recife. 

Mourão se encantou com a cidade  e com o terreno.  Seu parecer foi favorável e, em 11 de março de 1967, era inaugurado o 71 BI Mtz, que teve como primeiro comandante o Tenente Coronel Gabriel, natural de Garanhuns, e que um anos antes tinha, vindo na comitiva do general Mourão.

Poucos sabem, mas a inauguração contou com a presença do presidente da época o marechal Costa e Silva e de vários ministros importantes. Coronel Gabriel, o 1º comandante confidenciou a este editor que foi o próprio Delfim Netto, Ministro da Fazenda que providenciou pessoalmente doação do primeiro mobiliário do 71º BI Mtz.


 "Na inauguração tivemos que fazer tudo de improviso para acomodar os convidados e o presidente, pois a dificuldade aquela época era maior.  Delfim Neto, ministro da Fazenda, e que veio na comitiva, vendo aquela correria me abordou e disse: Gabriel faça uma lista do que você precisa na questão de mobiliário e me mande que providenciarei. Em poucos dias recebemos várias mesas, cadeiras, fichários, máquinas de escrever e outros materiais", disse Gabriel em entrevista a este blogueiro em 2009.

VIDA LONGA AO 71º BI MTZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...