quinta-feira, 25 de julho de 2019

LENINE, OTTO, HERCINHO E AMARO FREITAS NO FIG 2019: Quarta 100% pernambucana marcou sexta noite de apresentações musicais no Palco Mestre Dominguinhos


O FIG 2019 se encaminha para sua reta final marcado, como sempre, pela diversidade cultural. De 18 a 27 de julho Garanhuns se transforma na capital nacional da cultura. O FIG é um patrimônio imaterial de Pernambuco e do país, que precisa ser protegido e preservado pelo Estado. Já está na hora da Fundarpe e do IPHAN oficializarem isso. Momento ideal seria na celebração da 30ª edição, em 2020. Voltando a edição de 2019, mais especificamente à sétima noite do evento, sexta na Praça Mestre Dominguinhos, tivemos uma quarta, 23/07, cem por cento pernambucana com a apresentação de Lenine, e Otto. O garanhuense Hercinho e o pianista Amaro Freitas, pernambucanos, também brilharam no palco. Vamos ver como foi?

HERCINHO
Hercinho Gouveia abriu a noite de quarta apresentando seu "Forró Divinorium". Trazendo boa música e mesclando poesia com ritmos regionais, o garanhuense agradou em cheio ao público, cravando o DNA de Garanhuns na 29ª edição do FIG.


 AMARO FREITAS 
Na sequência, o recifense e pianista Amaro Freitas iria subir ao palco com seu projeto "Rasif", árabe para "Mar que Arrebenta". Com seu som "polirrítmico", como diz o próprio artista pernambucano, a música de Amaro invadiu a Praça Mestre Dominguinhos, como "a onda que vem e quebra nas pedras e nos arrecifes, mesclando jazz aos ritmos do Nordeste.

OTTO
Otto é um veterano de FiG e faz parte da própria história do festival. Ele subiu no palco por volta das 22 horas e apresentou músicas do seu álbum "ottomatopeia",obra carregada de romantismo e poesia. O cantor, que é agrestino nascido em Belo Jardim, fez questão de enfatizar a importância e a grandeza do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Durante o show proferiu gritos de viva  Dominguinhos e cantou uma música de Jackson do Pandeiro, homenageado da atual edição do FIG. Mais figueiro que isso, impossível.  Otto também cantou duas de suas mais famosas músicas: "6 minutos" e "Crua" - o que fez aquecer ainda mais o público. Em declaração escrita no site da Fundarpe Otto disse: "O FIG é minha cara e imprescindível pra mim. Sou agrestino, de Belo Jardim, então tenho uma vivência muito grande de Garanhuns e região, conheço de muito tempo esta cidade. Trago sempre a vontade de mostrar meu trabalho e desta vez vou poder tocar Samba Pra Burro aqui, no interior. Sou uma peça nesse motor do FIG e a gente vem pra fazer este festival acontecer”

LENINE
Coube ao pernambucano Lenine fechar a noite com  chave de ouro e este não decepciona jamais.  Lenine, em mais um show memorável, apresentou ao público as músicas do seu mais recente projeto, lançado em 2018, "Lenine em Trânsito". As músicas, carregadas de solos de guitarra, mesclaram-se  com as críticas feitas ao Presidente Jair Bolsonaro e suas falas infelizes acerca do Nordeste, deixando o show e o público mais eletrizado. Os que acompanham a carreira de Lenine hão de saber que suas composições, e até suas colocações, são por si só um grande compilado de engrandecimento a Pernambuco e a toda cultura e história do estado, um protesto constante contra a intolerância que surge da ignorância de muitos. Já no final de sua apresentação, Lenine fez questão de presentear o público tocando alguns de seus maiores sucessos, levando os espectadores ao delírio final. FOI UMA QUARTA COM CERTEZA,  PERNAMBUCANA. 


Programação de Quinta-feira - 25 de julho

20h - Celino Melo (PE)
21h - Cláudio Rabeca (Participação de Nicolas Krassik, Rafael Marques, Juliano Holanda e Grupo Bongar)
 22h - Tony Garrido (RJ)
 23h30 - Fafá De Belém e Guitarradas Do Pará (PA)


Por Pedro Rocha e Angélica Alexandrina, especial para o Portal V&C

Fotos: Karl Marx ( Portal V&C)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...