segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pregos usados para fixar decoração do Natal Luz podem comprometer 207 árvores de Garanhuns, diz internauta

Árvore na Rui Barbosa com tubulação fixada com pregos

O blog V&C e outros veículos de imprensa da cidade receberam um e-mail do internautas Ronaldo  Sabino com um alerta sobre a maneira como vem sendo fixada em árvores a belíssima decoração do Natal Luz, em Garanhuns. Segundo Ronaldo, os pregos que estão sendo fincados nas árvores dispostas na Avenida Rui Barbosa e em algumas praças estão colocando em risco a vida de dezenas delas.


O caso observado em Garanhuns está longe do ineditismo. Em uma rápida pesquisa na internet, é possível constatar diversas situações semelhantes, onde os pregos fincados nas árvores chamou atenção de especialistas ambientais e da população das cidades onde este episódios foram registrados.  Em um destes relatos, ocorrido em São Paulo e publicado pelo site do jornal O Estado de São de São Paulo, um especialista confirma  que pregos muito espessos podem sim comprometer árvores,  e até levar algumas espécies à morte. Veja abaixo e no link ao lado http://www.estadao.com.br/noticias/geral,arvores-do-parque-mario-covas-recebem-pregos-em-sp,483459.

Nos furtamos a emitir um juízo de valor sobre o assunto, até porque não conseguimos obter, de um especialista, um parecer com um estudo sobre o caso específico de Garanhuns. Sugerimos, pois, que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente preste os esclarecimentos que se fizerem necessários para dirimir dúvidas, sobretudo a dos nossos leitores quanto ao possível dano causado às árvores cravejadas pelos pregos. Sendo assim, o V&C se coloca à disposição do Governo Municipal de Garanhuns para que este possa esclarecer a questão.

Clique na imagem para ampliar

Para entender a denúncia, solicitamos aos leitores ler o e-mail abaixo. 

Olá Pessoal do V&C

"Eu não sei se você percebeu, há outro crime ambiental de grande proporção que está ocorrendo em nossa cidade além do descaso com as nascentes do Rio Mundaú e do Olho D´Água. Este até então está passando despercebido pela população, é que a Prefeitura de Garanhuns que quer a todo custo realizar a celebração do natal a altura do Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul, resolveu colocar em risco a vida de “centenas de árvores” nas principais avenidas e praças da cidade com a instalação da ornamentação natalina de 2015, são aproximadamente 207 árvores que foram marteladas com quantidades absurdas de pregos de metal nos troncos e caules para pregar luminárias estrobos para os enfeites de decoração natalina.

Total de Árvores:
 São 32 no Relógio das Flores, 104 na Avenida Rui Barbosa, 45 na Praça da Fonte Luminosa, e 26 na Avenida Santo Antônio.

O tema dá uma boa matéria e para constatar o fato pode ser tirado fotos das árvores, das luminárias e do conduíte que está lá visível para todos verem e comprovarem. Se você observar bem, cada árvore possui de 20 a 86 unidades de luminárias estrobos afixadas por dois pregos cada, incluindo a afixação de um duto de eletricidade “conduíte” que sai do chão pela base de cada uma delas como sendo parte integrante da mesma.

Parece que as árvores da cidade foram consideradas como paredes de alvenaria onde este tipo de prática é permitida. Se for considerado que uma luminária instalada recebe dois pregos de metal, isso totaliza uma média de 40 a 172 metálicos por árvore decorada. Esta ação pode causar sérios danos ambientais à vegetação urbana nos próximos anos, pois logo se sabe que um único prego afixado no corpo de uma destas árvores que foi ferida é suficiente para ela apodrecer e até morrer.  O prazo é curto para que isso aconteça, são três anos a partir do dano causado, pois o buraco que é feito pelo prego martelado vira porta de entrada para micro-organismos como insetos, fungos e bactérias, além da oxidação do metal do prego que pode favorecer ao envenenamento da mesma.

Hoje a árvore com maior número de perfurações pode ter recebido sozinha até 344 furos, uma quantidade absurda, pois se recordarmos bem, o mesmo já vem ocorrendo desde a última instalação da decoração de Natal em 2014; sendo assim, o patrimônio vivo de Garanhuns já está em contagem regressiva, pois agora pode estar faltando só dois anos de vida para muitas árvores da nossa cidade.

Esse fato que está acontecendo, nos faz indagar qual o nível de consciência ambiental dos nossos representantes, até que ponto vale a pena comprometer a saúde e a vida das nossas árvores por uma decoração de Natal e quais os prejuízos ambientais que serão produzidos para as gerações futuras. A Prefeitura de Garanhuns deveria dar o exemplo.

Nada contra o Natal Luz, apenas a forma como está sendo feita a ornamentação com as nossas árvores sem consciência ambiental. Iluminação para o Natal é louvável sim, mas “Quem ama Garanhuns, tem que amar as árvores da nossa cidade também".

Atenciosamente"

Ronaldo Sabino


Strobo preso a árvore na Rui Barbosa

NATAL LUZ 2015
A abertura do Natal Luz 2015 ocorre no próximo dia 20 de novembro. Estão programadas 135 apresentações culturais, entre pastoris, reisados, corais, orquestras e músicos. Desfiles com o Papai Noel em carros alegóricos também serão realizados. O tema da edição deste ano é “O Mundo Encantado de Papai Noel”. De acordo com a assessoria de imprensa do município, o cantor Agnaldo Timóteo fará show no dia 19 de dezembro. Serão seis desfiles de Papai Noel, 18 dias de apresentações culturais no Palco Prefeitura – sempre em dias de sexta, sábado e domingo. Além disso, haverá programção nos bairros: Boa Vista, Heliópolis, Cohab 1, Liberdade, Cohab 2, Brasília, Cohab 3, Indiano, Manoel Chéu e Magano. PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger