quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Leitor flagra suposto descarte irregular de lixo da Funase-Garanhuns na estrada de acesso à Miracica

Internauta fotografou suposto descarte irregular de lixo por parte da Funase-Garanhuns

Garanhuns há muitos anos tem se destacado positivamente no quesito limpeza urbana em Pernambuco. É uma das 23 cidades do estado, por exemplo, que conseguiram acabar com seu lixão construindo um aterro sanitário em 2004 com o objetivo de dar uma destinação adequada a seus resíduos sólidos. A iniciativa foi posta em prática 10 anos antes da lei torná-la obrigatória e,  além de diminuir os danos e riscos à saúde dos cidadãos, minimiza consideravelmente os efeitos negativos sobre o meio ambiente.

Uma outra experiência capitaneada pela prefeitura dotou a cidade de dezenas de containers ou contentores que tem facilitado a coleta de lixo mantendo as ruas e avenidas de Garanhuns mais limpas, entretanto, nem todos colaboram e quantidades significativas de lixo ainda têm sido jogadas em lugares impróprios poluindo o solo, rios e matas. O cidadão que for pego nessa situação corre o risco de ser multado, mas quando o mal exemplo vem de um órgão público, o que fazer? Foi essa a indagação de um internauta que afirma ter flagrado um veículo da Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco) jogando lixo às margens da estrada que dá acesso ao distrito de Miracica.  "Fiquei indignado porque o poder público municipal tem se esforçado para manter a cidade limpa através da aquisição dos containers e, por ironia, 2 deles foram colocados recentemente bem próximo à unidade da Funase, mas eles resolvem jogar o lixo às margens de uma estrada na qual uma máquina niveladora acabara de recuperar. Acho que tem lugar melhor e próprio para se fazer esse descarte", disse o internauta em contato com o blog.

O lixo supostamente descartado pela Funase no acesso à Miracica, como mostram as fotos,  é composto sobretudo por documentos e materiais inservíveis, mas, no meio das tralhas, havia, acreditem, duas tvs de tubo, o que aumenta a irresponsabilidade da ação haja vista que, de acordo com o Conama ( Conselho Nacional do Meio Ambiente), televisores são classificados como resíduo especiais e, por isso, não devem ser descartados com o lixo comum. O leitor enviou as imagens do suposto flagrante e pediu que sua identidade fosse preservada.

VEJA ABAIXO 

Tvs junto com lixo supostamente pertencente à Funase



Estrada dá acesso ao distrito de Miracica

Documentos pertencentes à Funase foram encontrados junto ao lixo descartado

Kombi da Funase parada ao lado do lixo 

OUTRA DENÚNCIA
O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Garanhuns, abriu um inquérito civil para apurar supostas irregularidades na Funase-Garanhuns. A denúncia foi feita por duas pessoas não identificadas que disseram ser funcionários do órgão. Elas relataram ao MP, entre outras coisas, a entrada de produtos ilegais na Funase, violência, descaso administrativo, violência sexual e uso de drogas no interior do estabelecimento. Em outro inquérito aberto pela promotoria, um denunciante anônimo afirmou que em 25 de fevereiro de 2014 policiais militares teriam espancado adolescentes dentro da Funase. A simples abertura de inquérito não torna verídicos os fatos acima descritos. Por enquanto, são apenas denúncias que serão verificadas pelo Ministério Público Estadual e arquivadas, caso os fatos não sejam comprovados. 

Cópia da portaria que abriu inquérito civil público
para investigar irregularidades na Funase


NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em nota a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) esclareceu ao portal V e C Garanhuns que repudia qualquer tipo de ação que venha a prejudicar o funcionamento pleno e o bem estar da população garanhuense. A instituição ainda acrescentou que a ação foi um caso isolado e que a Case Garanhuns vem seguindo sistematicamente as normas de recolhimento de resíduos sólidos vigente no município. "A ordem do despejo não partiu da direção da unidade e os responsáveis pelo ato serão advertidos" diz trecho da nota. 

 Quanto a denúncia de entrada de materiais ilícitos e violência dentro da unidade em Garanhuns, a Funase informou que, priorizando a garantia da segurança dos socioeducandos e funcionários, câmeras de monitoramento foram instaladas na unidade e revistas vêm sendo realizadas periodicamente com o apoio da Polícia Militar (PM), sem aviso prévio, em todas as unidades de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...