E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

domingo, 11 de junho de 2017

Acidente na Avenida Duque de Caxias, em Garanhuns

Acidente na Avenida Duque de Caxias, em Garanhuns

Dois veículos se chocaram de forma violenta na Avenida Duque de Caxias no bairro de Heliópolis em Garanhuns. De acordo com informações da Polícia, o acidente aconteceu no início da noite de sábado (10/6) e não houve vítimas graves. Os veículos envolvidos foram um Ideia, de cor bege e, um Fiat Uno, na cor branca. Os condutores colidiram frontalmente quando trafegavam na referida avenida, mas não sofreram ferimentos graves. A Polícia Militar esteve no local e adotou todos os procedimentos legais referente ao caso.

Com informações do Agreste Violento  http://www.agresteviolento.com.br/

Dois veículos se chocaram de forma violenta na Avenida Duque de Caxias no bairro de Heliópolis em Garanhuns. De acordo com informações da Polícia, o acidente aconteceu no início da noite de sábado (10/6) e não houve vítimas graves. Os veículos envolvidos foram um Ideia, de cor bege e, um Fiat Uno, na cor branca. Os condutores colidiram frontalmente quando trafegavam na referida avenida, mas não sofreram ferimentos graves. A Polícia Militar esteve no local e adotou todos os procedimentos legais referente ao caso.

Com informações do Agreste Violento  http://www.agresteviolento.com.br/

Criança de dois anos cai em cisterna e morre afogada em Lajedo

Criança  de dois anos cai em cisterna e morre afogada em Lajedo

Uma tragédia comoveu os moradores do município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. No início da tarde deste sábado (10), uma criança de dois anos morreu afogada ao cair em uma cisterna que estava com a tampa aberta, o menino havia chegado em casa com o pai que é surdo e mudo e teria sem que ele notasse ido para o quintal e caiu no reservatório, ao sentir a falta da criança o pai começou a procura-lo até que um popular viu ele boiando. A criança chegou a ser levada às pressas para o Hospital Maria da Penha, onde chegou sem vida, a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Com informações do Agreste Violento http://www.agresteviolento.com.br/

Uma tragédia comoveu os moradores do município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. No início da tarde deste sábado (10), uma criança de dois anos morreu afogada ao cair em uma cisterna que estava com a tampa aberta, o menino havia chegado em casa com o pai que é surdo e mudo e teria sem que ele notasse ido para o quintal e caiu no reservatório, ao sentir a falta da criança o pai começou a procura-lo até que um popular viu ele boiando. A criança chegou a ser levada às pressas para o Hospital Maria da Penha, onde chegou sem vida, a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Com informações do Agreste Violento http://www.agresteviolento.com.br/

Atletas de Garanhuns dominam tradicional corrida de rua de Fortaleza

Atletas de Garanhuns dominam tradicional corrida de rua de Fortaleza

Neste domingo, 11 de junho, a Universidade de Fortaleza realizou a 25ª edição da Corrida de Rua Unifor. Percorrendo ruas do bairro Edson Queiroz e do Campus da instituição, o evento já virou tradição no calendário esportivo nacional, atraindo competidores de diversos estados do Brasil, além de ser reconhecido pela inclusão de pessoas com necessidades especiais. Quem se inscreveu para a competição, pôde escolher entre provas de 5 km ou 10 km, além da prova especial, com percurso de 800 metros.

Partindo da avenida Valmir Pontes, os corredores das duas categorias largaram, pontualmente, às 6h30 e partiram em direção às ruas do entorno, até chegar ao ponto de chegada, situado no Estádio de Atletismo da Unifor. O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada foi Gilmar de Oliveira Silva, 32 anos, que venceu a prova de 5 km. Natural de Garanhuns (PE), saiu da sua cidade para participar mais uma vez da Corrida de Rua Unifor. Treinando há nove anos, conquistou o seu bicampeonato da competição. O atleta declarou que “o objetivo é sempre vencer, mas também quando não vence, tem que ir lá, ralar de novo até conseguir”.

Minutos depois, os batedores do Exército anunciaram a chegada do primeiro colocado da categoria de 10 km. Marcos Antônio Pereira, 39 anos, também de Garanhuns (PE), venceu a Corrida de Rua pela terceira vez. Para ele, a Corrida de Rua Unifor é uma competição marcante, pois é onde ele sempre se sente confiante a conquistar o primeiro lugar.

De Garanhuns veio também a campeã da categoria de 10 km. Na verdade, bicampeã. Mirian Franco da Silva, 36 anos, cruzou a linha de chegada e subiu o ponto mais alto do pódio. Mirian, que treina há mais de 20 anos, aproveitou a conquista para parabenizar e agradecer: “A organização está de parabéns por esse evento. Quero parabenizar as meninas que competiram comigo e agradecer a Deus por essa vitória”.


A corrida contou com 3.477 atletas inscritos, sendo 1.890 na categoria de 5 km, 933 na de 10 km e 594 na prova especial. Todos os competidores que concluíram a prova receberam medalhas de participação. Já os primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e troféus. Os atletas que subiram ao pódio na categoria de 10 km receberam R$ 2.500,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.500,00 para o primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os três primeiros colocados no percurso de 5 km foram premiados com R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00 por ordem de chegada.

Carlos Augusto Costa, chefe da Divisão de Assuntos Desportivos da Universidade de Fortaleza, comemorou o êxito na organização do evento, que contou com a participação de mais de 450 pessoas, entre colaboradores, alunos e professores de Educação Física da Unifor. “Mais uma vez a gente consegue realizar um evento dentro de um nível de qualidade técnica elevado, garantindo, principalmente, a integridade dos participantes de forma que eles possam exercitar o seu fazer atlético de uma forma segura e tranquila”, ressaltou.


Confira os resultados finais de cada modalidade:
Corrida de 5 km

Masculino
1o lugar: Gilmar Oliveira Silva – 00:15:25
2o lugar: Gilson de Souza – 00:15:43
3o lugar: Valdison das Neves Silva – 00:15:59

Feminino
1o lugar: Aline Prudêncio de Freitas – 00:18:36
2o lugar: Maria de Lurdes Ferreira de Souza – 00:18:48
3o lugar: Maria de Fátima Pereira Andrade – 00:19:20
Corrida de 10 km

Masculino
1o lugar: Marcos Antonio Pereira – 00:31:15
2o lugar: Antônio Carlos de Jesus Borges – 00:31:16
3o lugar: Adelson Alves Rodrigues – 00:31:44

Feminino
1o lugar: Miriam Farias da Silva – 00:37:55
2o lugar: Larisse do Nascimento de Sousa – 00:38:34
3o lugar: Antonia Bernadete Lins da Silva – 00:38:58

Do G1 Ceará



Neste domingo, 11 de junho, a Universidade de Fortaleza realizou a 25ª edição da Corrida de Rua Unifor. Percorrendo ruas do bairro Edson Queiroz e do Campus da instituição, o evento já virou tradição no calendário esportivo nacional, atraindo competidores de diversos estados do Brasil, além de ser reconhecido pela inclusão de pessoas com necessidades especiais. Quem se inscreveu para a competição, pôde escolher entre provas de 5 km ou 10 km, além da prova especial, com percurso de 800 metros.

Partindo da avenida Valmir Pontes, os corredores das duas categorias largaram, pontualmente, às 6h30 e partiram em direção às ruas do entorno, até chegar ao ponto de chegada, situado no Estádio de Atletismo da Unifor. O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada foi Gilmar de Oliveira Silva, 32 anos, que venceu a prova de 5 km. Natural de Garanhuns (PE), saiu da sua cidade para participar mais uma vez da Corrida de Rua Unifor. Treinando há nove anos, conquistou o seu bicampeonato da competição. O atleta declarou que “o objetivo é sempre vencer, mas também quando não vence, tem que ir lá, ralar de novo até conseguir”.

Minutos depois, os batedores do Exército anunciaram a chegada do primeiro colocado da categoria de 10 km. Marcos Antônio Pereira, 39 anos, também de Garanhuns (PE), venceu a Corrida de Rua pela terceira vez. Para ele, a Corrida de Rua Unifor é uma competição marcante, pois é onde ele sempre se sente confiante a conquistar o primeiro lugar.

De Garanhuns veio também a campeã da categoria de 10 km. Na verdade, bicampeã. Mirian Franco da Silva, 36 anos, cruzou a linha de chegada e subiu o ponto mais alto do pódio. Mirian, que treina há mais de 20 anos, aproveitou a conquista para parabenizar e agradecer: “A organização está de parabéns por esse evento. Quero parabenizar as meninas que competiram comigo e agradecer a Deus por essa vitória”.


A corrida contou com 3.477 atletas inscritos, sendo 1.890 na categoria de 5 km, 933 na de 10 km e 594 na prova especial. Todos os competidores que concluíram a prova receberam medalhas de participação. Já os primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e troféus. Os atletas que subiram ao pódio na categoria de 10 km receberam R$ 2.500,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.500,00 para o primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os três primeiros colocados no percurso de 5 km foram premiados com R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00 por ordem de chegada.

Carlos Augusto Costa, chefe da Divisão de Assuntos Desportivos da Universidade de Fortaleza, comemorou o êxito na organização do evento, que contou com a participação de mais de 450 pessoas, entre colaboradores, alunos e professores de Educação Física da Unifor. “Mais uma vez a gente consegue realizar um evento dentro de um nível de qualidade técnica elevado, garantindo, principalmente, a integridade dos participantes de forma que eles possam exercitar o seu fazer atlético de uma forma segura e tranquila”, ressaltou.


Confira os resultados finais de cada modalidade:
Corrida de 5 km

Masculino
1o lugar: Gilmar Oliveira Silva – 00:15:25
2o lugar: Gilson de Souza – 00:15:43
3o lugar: Valdison das Neves Silva – 00:15:59

Feminino
1o lugar: Aline Prudêncio de Freitas – 00:18:36
2o lugar: Maria de Lurdes Ferreira de Souza – 00:18:48
3o lugar: Maria de Fátima Pereira Andrade – 00:19:20
Corrida de 10 km

Masculino
1o lugar: Marcos Antonio Pereira – 00:31:15
2o lugar: Antônio Carlos de Jesus Borges – 00:31:16
3o lugar: Adelson Alves Rodrigues – 00:31:44

Feminino
1o lugar: Miriam Farias da Silva – 00:37:55
2o lugar: Larisse do Nascimento de Sousa – 00:38:34
3o lugar: Antonia Bernadete Lins da Silva – 00:38:58

Do G1 Ceará


Homem é preso acusado de aplicar golpe da falsa prestação em Garanhuns

Homem é preso acusado de aplicar golpe da falsa prestação em Garanhuns

Um homem foi preso na tarde de ontem, 10 de junho, nas imediações do  Dom Moura, em Garanhuns, acusado de aplicar o golpe da falsa prestação. Ele foi denunciado por uma idosa de 77 anos, uma das vítimas. 

 A mutreta funcionava da seguinte forma. Algumas pessoas, sobretudo as de mais idade, ainda têm o hábito de comprar todo tipo de produto para uso doméstico aos vendedores ambulantes que passam de porta em porta. O suspeito (falso vendedor) chegava em algumas dessas residências e dizia que vinha cobrar a prestação, sem especificar qual. Algumas pessoas, que realmente haviam comprado algo na porta de casa, faziam o referido pagamento sem saber que tratava-se de um golpe. Aquelas que não haviam comprado nada, estranhavam a cobrança, mas o malandro desconversava dizendo que havia batido na porta errada. 

Nesse jogo de roleta russa, o homem acabou enganado algumas pessoas. O falso vendedor foi preso com 95 fichas de prestação em branco e 23 preenchidas. 

Na delegacia, ele confessou o crime e foi autuado em flagrante por estelionato, ficando à disposição da Justiça. Trata-se de Marcos Antônio Ferreira da Silva, residente em São Bento do Una. Ainda de acordo com a polícia, o homem era acostumado a aplicar esse tipo de golpe.



Um homem foi preso na tarde de ontem, 10 de junho, nas imediações do  Dom Moura, em Garanhuns, acusado de aplicar o golpe da falsa prestação. Ele foi denunciado por uma idosa de 77 anos, uma das vítimas. 

 A mutreta funcionava da seguinte forma. Algumas pessoas, sobretudo as de mais idade, ainda têm o hábito de comprar todo tipo de produto para uso doméstico aos vendedores ambulantes que passam de porta em porta. O suspeito (falso vendedor) chegava em algumas dessas residências e dizia que vinha cobrar a prestação, sem especificar qual. Algumas pessoas, que realmente haviam comprado algo na porta de casa, faziam o referido pagamento sem saber que tratava-se de um golpe. Aquelas que não haviam comprado nada, estranhavam a cobrança, mas o malandro desconversava dizendo que havia batido na porta errada. 

Nesse jogo de roleta russa, o homem acabou enganado algumas pessoas. O falso vendedor foi preso com 95 fichas de prestação em branco e 23 preenchidas. 

Na delegacia, ele confessou o crime e foi autuado em flagrante por estelionato, ficando à disposição da Justiça. Trata-se de Marcos Antônio Ferreira da Silva, residente em São Bento do Una. Ainda de acordo com a polícia, o homem era acostumado a aplicar esse tipo de golpe.


Esposo embriagado diz que vai enfiar um espeto de ferro no ouvido da mulher e é preso em Garanhuns

Esposo embriagado diz que vai enfiar um espeto de ferro no ouvido da mulher e é preso em Garanhuns

O reinado dos esposos valentões de araque está fadado ao fim em Garanhuns. A data para isto ocorrer depende da coragem das suas vítimas em continuar denunciando as ameaças sofridas. Depende também da reformulação das leis, pois não é possível que um marido bata na esposa e saia da cadeia no mesmo dia após pagar uma fiança de 800 reais. 

As estatísticas têm mostrado que toda morte de mulheres, praticadas pelo seus companheiros, tem sua origem em pequenas ameaças domésticas que geralmente são relegadas pela vítima.  O termo de araque, ao qual nos referimos no início da matéria, deve-se ao fato de que, para o esposo valentão, é muito mais cômodo ameaçar ou bater na mulher, que tem o biotipo mais frágil, do que no vizinho policial de dois metros de altura, por exemplo.

Um desses valentões de araque foi detido ontem à tarde na Rua Gervásio Pires, aqui em Garanhuns. De acordo com a PM, o homem de 45 anos chegou em casa bêbado dizendo que, além de bater na mulher, ia enfiar um espeto de ferro em seu ouvido. Não deu tempo porque a esposa fez o correto. Comunicou o fato à polícia, que deteve o valentão de araque. Ele foi autuado em flagrante.  Não foi informado se foi arbitrada alguma fiança ou se o mesmo foi encaminhado para a audiência de custódia. DENUNCIEM

O reinado dos esposos valentões de araque está fadado ao fim em Garanhuns. A data para isto ocorrer depende da coragem das suas vítimas em continuar denunciando as ameaças sofridas. Depende também da reformulação das leis, pois não é possível que um marido bata na esposa e saia da cadeia no mesmo dia após pagar uma fiança de 800 reais. 

As estatísticas têm mostrado que toda morte de mulheres, praticadas pelo seus companheiros, tem sua origem em pequenas ameaças domésticas que geralmente são relegadas pela vítima.  O termo de araque, ao qual nos referimos no início da matéria, deve-se ao fato de que, para o esposo valentão, é muito mais cômodo ameaçar ou bater na mulher, que tem o biotipo mais frágil, do que no vizinho policial de dois metros de altura, por exemplo.

Um desses valentões de araque foi detido ontem à tarde na Rua Gervásio Pires, aqui em Garanhuns. De acordo com a PM, o homem de 45 anos chegou em casa bêbado dizendo que, além de bater na mulher, ia enfiar um espeto de ferro em seu ouvido. Não deu tempo porque a esposa fez o correto. Comunicou o fato à polícia, que deteve o valentão de araque. Ele foi autuado em flagrante.  Não foi informado se foi arbitrada alguma fiança ou se o mesmo foi encaminhado para a audiência de custódia. DENUNCIEM

Desconhecidos procuram filho e acabam assassinando pai em São João

Desconhecidos procuram filho e acabam assassinando pai em São João

Um homem morreu ao ser atingido por vários golpes de faca por volta das 18 horas e trinta minutos deste sábado, 10 de junho, no Sítio Lagoa Grande, zona rural da vizinha cidade de São João. 

Paulo Soares Vieira tinha 67 anos e morreu no local. Já uma dupla de desconhecidos que chegou em uma moto com os rostos cobertos, teriam sido os autores do homicídio. 

Eles invadiram a casa de Paulo procurando por seu filho, de nome Paulo Pires. Como não o encontraram, amarraram a esposa da vítima no quarto e passaram a discutir com o idoso, vindo a esfaqueá-lo várias vezes


A Polícia Civil de São João vai investigar o caso. Testemunhas disseram que o filho da vítima, o qual foi procurado pelos assassinos, era envolvido em várias confusões na região. Por conta disso, certamente estava marcado para morrer. Ainda de acordo com relatos, o rapaz teria recebido uma ligação neste sábado onde o interlocutor ameaçava seus parentes afirmando que eles seriam assassinados. 

O filho ainda chegou a ligar para o pai, mas, quando este chegou em casa, foi morto a facadas, provavelmente pelos mesmos que fizeram a ameaça. O corpo foi enviado ao IML.

Um homem morreu ao ser atingido por vários golpes de faca por volta das 18 horas e trinta minutos deste sábado, 10 de junho, no Sítio Lagoa Grande, zona rural da vizinha cidade de São João. 

Paulo Soares Vieira tinha 67 anos e morreu no local. Já uma dupla de desconhecidos que chegou em uma moto com os rostos cobertos, teriam sido os autores do homicídio. 

Eles invadiram a casa de Paulo procurando por seu filho, de nome Paulo Pires. Como não o encontraram, amarraram a esposa da vítima no quarto e passaram a discutir com o idoso, vindo a esfaqueá-lo várias vezes


A Polícia Civil de São João vai investigar o caso. Testemunhas disseram que o filho da vítima, o qual foi procurado pelos assassinos, era envolvido em várias confusões na região. Por conta disso, certamente estava marcado para morrer. Ainda de acordo com relatos, o rapaz teria recebido uma ligação neste sábado onde o interlocutor ameaçava seus parentes afirmando que eles seriam assassinados. 

O filho ainda chegou a ligar para o pai, mas, quando este chegou em casa, foi morto a facadas, provavelmente pelos mesmos que fizeram a ameaça. O corpo foi enviado ao IML.

Três pessoas morrem em acidente na noite deste sábado, na BR-424, em Garanhuns

Três pessoas morrem em acidente na noite deste sábado, na BR-424, em Garanhuns
Três pessoas morreram em um gravíssimo acidente de trânsito na noite deste sábado, 10 de junho, em Garanhuns. A tragédia ocorreu por volta das 19 horas no KM 108.8 da BR-424, mais precisamente nas imediações do Sítio Saquinho e envolveu três veículos. 

As três vítimas fatais estavam em uma pick-up Strada Azul e se locomoviam no sentido Garanhuns, mas, ao contornar uma curva, o condutor do veículo perdeu o controle da direção, vindo a bater em um pneu de um caminhão que transportava frangos e seguia de Garanhuns para o estado de Alagoas. 

Após o primeiro impacto, a Strada rodopiou na pista e entrou em rota de colisão com um outro caminhão. Esta segunda colisão jogou a pick-up para fora da pista levando os três ocupantes a óbito ainda no local. São eles: José Carlos dos Santos Bezerra, de 47 anos, residente na Rua Capitão José Jardim, no Bairro da Boa Vista, em Garanhuns, Wellington Mendes Ferreira, 28 anos, e Francisco Allison Rodrigues, 21 anos, os dois eram gesseiros e ambos residiam na Rua Euclides Laurino de Souza, também no Bairro Boa Vista, em Garanhuns. 

 O motorista do caminhão, cujo a Strada colidiu pela primeira, vez não foi localizado. Já o condutor do segundo caminhão foi identificado como José Cícero. Ele reside em Garanhuns  e não se feriu. 
A PRF compareceu ao local haja vista tratar-se de uma rodovia federal. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas nada pôde fazer, uma vez que, ao chegar ao local, as vítimas já haviam falecido. A Polícia Civil foi a última a chegar. A equipe foi a responsável pela liberação dos corpos que foram levados para o IML em Garanhuns.

 MAIS FOTOS:







Três pessoas morreram em um gravíssimo acidente de trânsito na noite deste sábado, 10 de junho, em Garanhuns. A tragédia ocorreu por volta das 19 horas no KM 108.8 da BR-424, mais precisamente nas imediações do Sítio Saquinho e envolveu três veículos. 

As três vítimas fatais estavam em uma pick-up Strada Azul e se locomoviam no sentido Garanhuns, mas, ao contornar uma curva, o condutor do veículo perdeu o controle da direção, vindo a bater em um pneu de um caminhão que transportava frangos e seguia de Garanhuns para o estado de Alagoas. 

Após o primeiro impacto, a Strada rodopiou na pista e entrou em rota de colisão com um outro caminhão. Esta segunda colisão jogou a pick-up para fora da pista levando os três ocupantes a óbito ainda no local. São eles: José Carlos dos Santos Bezerra, de 47 anos, residente na Rua Capitão José Jardim, no Bairro da Boa Vista, em Garanhuns, Wellington Mendes Ferreira, 28 anos, e Francisco Allison Rodrigues, 21 anos, os dois eram gesseiros e ambos residiam na Rua Euclides Laurino de Souza, também no Bairro Boa Vista, em Garanhuns. 

 O motorista do caminhão, cujo a Strada colidiu pela primeira, vez não foi localizado. Já o condutor do segundo caminhão foi identificado como José Cícero. Ele reside em Garanhuns  e não se feriu. 
A PRF compareceu ao local haja vista tratar-se de uma rodovia federal. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas nada pôde fazer, uma vez que, ao chegar ao local, as vítimas já haviam falecido. A Polícia Civil foi a última a chegar. A equipe foi a responsável pela liberação dos corpos que foram levados para o IML em Garanhuns.

 MAIS FOTOS:







sábado, 10 de junho de 2017

PROFESSORES X PREFEITURA: SINPRO divulga nota de esclarecimento sobre recomendação do Ministério Público que pediu revogação de decreto

PROFESSORES X PREFEITURA: SINPRO divulga nota de esclarecimento sobre recomendação do Ministério Público que pediu revogação de decreto


NOTA DO SINPRO

O SINDICATO dos professores verificando a necessidade de elucidação à categoria, instituições de ensino e sociedade em geral, quanto a RECOMENDAÇÃO do Ministério Público Estadual, vem por meio da presente NOTA DE ESCLARECIMENTO abordar o assunto com os fundamentos jurídicos a seguir elencados: 

Primeiramente importante esclarecer que a reunião realizada na sede do Ministério Público de Garanhuns ocorrida na última sexta feira (09) de junho de 2017 tinha como objeto principal tratar da matéria que afeta a carga horária dos professores municipais com o objetivo de autocomposição, o que de fato não ocorreu resultando na recomendação ministerial. 

Cumpre destacar que durante toda reunião a discussão foi  fundada em linhas gerais sobre  jornada de trabalho do professor, a duração da hora/aula que tem influência direta nos vencimentos da categoria (reduzindo vencimentos)  e sobre a legalidade no acréscimo de 30 h/a  à carga horária de 150h/a, ficando demonstrado  inclusive que este assunto  (HORA/AULA)já foi objeto de  análise  pela procuradoria municipal  em 2016 que na  ocasião emitiu parecer favorável  opinando  pela legalidade da jornada de trabalho de 180 horas-aula. 

Analisando a legislação aplicável a jornada de trabalho dos professores do Município de Garanhuns, constata-se que a proposta de redução salarial e  carga horária  dos professores   realizada pela administração municipal não atende aos ditames legais que balizam a matéria, notadamente o Plano de Cargos e Carreiras do Município Lei nº 3.758/2010 que prevê o acréscimo de carga horaria de acordo com a necessidade da rede municipal, o que de fato ocorreu desde a implementação da Lei do Piso  e  a elevação da jornada de trabalho dos docentes ocorreu  em estrito cumprimento a lei, matéria esta  inclusive foi  declarada legal pela procuradoria municipal. 

O que deve ser levado em consideração é que a questão do direito dos estudantes, aos quais a LDB assegura 800 (oitocentas) horas anuais lecionadas em 200 (duzentos) dias letivos, não se confunde com os direitos dos professores naquilo que diz respeito às suas jornadas de trabalho. 

Resta claro que aos professores é garantida a contratação com base em um determinado número de aulas (horas-aula), independentemente da duração de cada aula para efeito do que assegura ao estudante a LDB. Portanto, cada professor deve cumprir um determinado total de aulas semanais.  

Restou comprovado que a administração municipal incorreu em manifesto equívoco ao realizar redução de carga horária, REDUÇÃO DO SALÁRIO DOS PROFESSORES em desconformidade com a legislação e doutrina pátria, considerando que a Lei do Piso não define a duração da hora –aula para efeitos de remuneração dos professores e que a própria lei proíbe a multiplicação da jornada do professore  por 60 (sessenta) minutos e dividi-la por aulas de 50 (cinquenta) minutos,  tal mecanismo caracterizaria burla a Lei  do Piso nº 11.378/2008 a fim de aumentar o número de aulas dentro da jornada. 

Vejamos o que diz o Parecer do Conselho Nacional de Educação, CNE/CEB Nº: 18/2012:  
“logo, para cumprimento do disposto no § 4º do art. 2º da lei nº 11.738/2008, não se pode fazer uma grande operação matemática para multiplicar as jornadas por minutos e depois distribuí-los por aulas, aumentando as aulas das jornadas de trabalho, mas apenas e tão somente destacar das jornadas previstas nas leis dos entes federados, 1/3 (um terço) de cada carga horária nesse sentido a lei não dá margem a outras interpretações.”   

A hora-aula do profissional do magistério é fator de referência, estatuída pela legislação vigente, como cinquenta minutos. O fulcro da contagem ficta da hora é a manutenção das boas condições do profissional e o reconhecimento ao desgaste que o exercício da profissão acarreta, como ocorre com o cômputo da hora-noturna. 

Regulamentando a duração da hora-aula, a Lei Nº 11.329 de 16 de janeiro de 1996, estabelece em 50 minutos a duração de cada aula. É de se entender, portanto, levando em conta a composição da jornada estabelecida em lei que a jornada de trabalho do professor deve ser estabelecida em horas-aula para garantir a aplicabilidade do art. 2º, § 4º da Lei 11.738/08, conforme Parecer CEB/CNE n.º 18/2013. 

Para ratificar tais entendimentos, faz-se necessário transcrever dispositivos previstos no Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco Lei Nº 11.329 de 16 de janeiro de 1996, define o regime de trabalho do professor e a duração da hora-aula, conforme artigos abaixo transcritos: 

Art. 14 – O regime de trabalho do professor do Serviço Público do Estado de Pernambuco é fixado em HORA-AULA, independente da função que exerça e do nível de ensino que atue. 
Art. 15 – A duração da HORA-AULA em qualquer dos turnos diurnos de trabalho, quer na regência ou na execução de atividades técnico-pedagógicas, será de 50 (CINQUENTA) MINUTOS. 
Parágrafo Único: Será de 40 (quarenta) minutos a duração da HORA-AULA prestada pelo professor em regência de classe, quando em turno noturno. 

Deve ser ressaltado que a RECOMENDAÇAO deixa claro que a mudança na interpretação na duração da hora-aula do  professor  altera a concepção até então dada à jornada de trabalho dos docentes da rede municipal, pois pretende transformar as horas-aula efetivamente trabalhadas em horas em regência de classe (hora relógio), inviabilizando, na prática, o cumprimento das horas atividades tal qual estão previstas na legislação e doutrina pátria,  não atendendo  aos ditames legais que balizam a matéria, conforme já demonstrado. 

Não restam dúvidas que o Ministério Público de Garanhuns seguiu  estritamente o que determina a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,  a Lei do Piso, o  Estatuto do Magistério Estadual e o Plano de Cargos e Carreiras do Município de Garanhuns, RECOMENDADO que o município de Garanhuns revogue o Decreto nº 28/2017 que reduziu INDEVIDAMENTE a carga horária de todos os professores municipais e consequentemente realize os ressarcimentos sofridos pela categoria no prazo de 10 (dez) dias. 

Reiteramos que caso o município entenda que a Lei nº 4400/2017, conforme noticiado em veículos de comunicação da cidade por meio de nota oficial, justifique a continuidade da retirada de horas dos vencimentos de ALGUNS docentes, estará em flagrante descumprimento de uma RECOMENDAÇÃO do Ministério Público Estadual.  

Por fim, o SINPRO considera a decisão uma vitória para os professores e para a sociedade de Garanhuns e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.


NOTA DO SINPRO

O SINDICATO dos professores verificando a necessidade de elucidação à categoria, instituições de ensino e sociedade em geral, quanto a RECOMENDAÇÃO do Ministério Público Estadual, vem por meio da presente NOTA DE ESCLARECIMENTO abordar o assunto com os fundamentos jurídicos a seguir elencados: 

Primeiramente importante esclarecer que a reunião realizada na sede do Ministério Público de Garanhuns ocorrida na última sexta feira (09) de junho de 2017 tinha como objeto principal tratar da matéria que afeta a carga horária dos professores municipais com o objetivo de autocomposição, o que de fato não ocorreu resultando na recomendação ministerial. 

Cumpre destacar que durante toda reunião a discussão foi  fundada em linhas gerais sobre  jornada de trabalho do professor, a duração da hora/aula que tem influência direta nos vencimentos da categoria (reduzindo vencimentos)  e sobre a legalidade no acréscimo de 30 h/a  à carga horária de 150h/a, ficando demonstrado  inclusive que este assunto  (HORA/AULA)já foi objeto de  análise  pela procuradoria municipal  em 2016 que na  ocasião emitiu parecer favorável  opinando  pela legalidade da jornada de trabalho de 180 horas-aula. 

Analisando a legislação aplicável a jornada de trabalho dos professores do Município de Garanhuns, constata-se que a proposta de redução salarial e  carga horária  dos professores   realizada pela administração municipal não atende aos ditames legais que balizam a matéria, notadamente o Plano de Cargos e Carreiras do Município Lei nº 3.758/2010 que prevê o acréscimo de carga horaria de acordo com a necessidade da rede municipal, o que de fato ocorreu desde a implementação da Lei do Piso  e  a elevação da jornada de trabalho dos docentes ocorreu  em estrito cumprimento a lei, matéria esta  inclusive foi  declarada legal pela procuradoria municipal. 

O que deve ser levado em consideração é que a questão do direito dos estudantes, aos quais a LDB assegura 800 (oitocentas) horas anuais lecionadas em 200 (duzentos) dias letivos, não se confunde com os direitos dos professores naquilo que diz respeito às suas jornadas de trabalho. 

Resta claro que aos professores é garantida a contratação com base em um determinado número de aulas (horas-aula), independentemente da duração de cada aula para efeito do que assegura ao estudante a LDB. Portanto, cada professor deve cumprir um determinado total de aulas semanais.  

Restou comprovado que a administração municipal incorreu em manifesto equívoco ao realizar redução de carga horária, REDUÇÃO DO SALÁRIO DOS PROFESSORES em desconformidade com a legislação e doutrina pátria, considerando que a Lei do Piso não define a duração da hora –aula para efeitos de remuneração dos professores e que a própria lei proíbe a multiplicação da jornada do professore  por 60 (sessenta) minutos e dividi-la por aulas de 50 (cinquenta) minutos,  tal mecanismo caracterizaria burla a Lei  do Piso nº 11.378/2008 a fim de aumentar o número de aulas dentro da jornada. 

Vejamos o que diz o Parecer do Conselho Nacional de Educação, CNE/CEB Nº: 18/2012:  
“logo, para cumprimento do disposto no § 4º do art. 2º da lei nº 11.738/2008, não se pode fazer uma grande operação matemática para multiplicar as jornadas por minutos e depois distribuí-los por aulas, aumentando as aulas das jornadas de trabalho, mas apenas e tão somente destacar das jornadas previstas nas leis dos entes federados, 1/3 (um terço) de cada carga horária nesse sentido a lei não dá margem a outras interpretações.”   

A hora-aula do profissional do magistério é fator de referência, estatuída pela legislação vigente, como cinquenta minutos. O fulcro da contagem ficta da hora é a manutenção das boas condições do profissional e o reconhecimento ao desgaste que o exercício da profissão acarreta, como ocorre com o cômputo da hora-noturna. 

Regulamentando a duração da hora-aula, a Lei Nº 11.329 de 16 de janeiro de 1996, estabelece em 50 minutos a duração de cada aula. É de se entender, portanto, levando em conta a composição da jornada estabelecida em lei que a jornada de trabalho do professor deve ser estabelecida em horas-aula para garantir a aplicabilidade do art. 2º, § 4º da Lei 11.738/08, conforme Parecer CEB/CNE n.º 18/2013. 

Para ratificar tais entendimentos, faz-se necessário transcrever dispositivos previstos no Estatuto do Magistério do Estado de Pernambuco Lei Nº 11.329 de 16 de janeiro de 1996, define o regime de trabalho do professor e a duração da hora-aula, conforme artigos abaixo transcritos: 

Art. 14 – O regime de trabalho do professor do Serviço Público do Estado de Pernambuco é fixado em HORA-AULA, independente da função que exerça e do nível de ensino que atue. 
Art. 15 – A duração da HORA-AULA em qualquer dos turnos diurnos de trabalho, quer na regência ou na execução de atividades técnico-pedagógicas, será de 50 (CINQUENTA) MINUTOS. 
Parágrafo Único: Será de 40 (quarenta) minutos a duração da HORA-AULA prestada pelo professor em regência de classe, quando em turno noturno. 

Deve ser ressaltado que a RECOMENDAÇAO deixa claro que a mudança na interpretação na duração da hora-aula do  professor  altera a concepção até então dada à jornada de trabalho dos docentes da rede municipal, pois pretende transformar as horas-aula efetivamente trabalhadas em horas em regência de classe (hora relógio), inviabilizando, na prática, o cumprimento das horas atividades tal qual estão previstas na legislação e doutrina pátria,  não atendendo  aos ditames legais que balizam a matéria, conforme já demonstrado. 

Não restam dúvidas que o Ministério Público de Garanhuns seguiu  estritamente o que determina a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,  a Lei do Piso, o  Estatuto do Magistério Estadual e o Plano de Cargos e Carreiras do Município de Garanhuns, RECOMENDADO que o município de Garanhuns revogue o Decreto nº 28/2017 que reduziu INDEVIDAMENTE a carga horária de todos os professores municipais e consequentemente realize os ressarcimentos sofridos pela categoria no prazo de 10 (dez) dias. 

Reiteramos que caso o município entenda que a Lei nº 4400/2017, conforme noticiado em veículos de comunicação da cidade por meio de nota oficial, justifique a continuidade da retirada de horas dos vencimentos de ALGUNS docentes, estará em flagrante descumprimento de uma RECOMENDAÇÃO do Ministério Público Estadual.  

Por fim, o SINPRO considera a decisão uma vitória para os professores e para a sociedade de Garanhuns e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Homem é assassinado a facadas em Canhotinho

Homem é assassinado a facadas em Canhotinho

Um homem foi morto a golpes de faca tarde deste sábado, 10 de junho, em Canhotinho, município distante cerca de 40 Km de Garanhuns. 

O crime ocorreu no centro da cidade. De acordo com a PM, a vítima foi identificada como sendo Luciano Manoel da Silva, residente na Rua Engenheiro Caio Marcio, centro de Angelim. Um mototaxista está sendo acusado de cometer o homicídio. Trata-se de José Cláudio, também residente em Angelim. Ele fugiu após o assassinato e, até o fechamento desta publicação, não havia sido localizado. 

 Ainda segundo informações, a vítima já havia agredido o suspeito várias vezes e, na tarde de hoje, segundo testemunhas, houve uma nova agressão, o que culminou com o assassinato de Luciano.

 Os golpes de faca foram profundos e atingiram peito e pescoço da vítima, que morreu no local. A Delegacia de Canhotinho ficará responsável pelas investigações. O corpo de Luciano foi encaminhado ao IML em Caruaru.

Um homem foi morto a golpes de faca tarde deste sábado, 10 de junho, em Canhotinho, município distante cerca de 40 Km de Garanhuns. 

O crime ocorreu no centro da cidade. De acordo com a PM, a vítima foi identificada como sendo Luciano Manoel da Silva, residente na Rua Engenheiro Caio Marcio, centro de Angelim. Um mototaxista está sendo acusado de cometer o homicídio. Trata-se de José Cláudio, também residente em Angelim. Ele fugiu após o assassinato e, até o fechamento desta publicação, não havia sido localizado. 

 Ainda segundo informações, a vítima já havia agredido o suspeito várias vezes e, na tarde de hoje, segundo testemunhas, houve uma nova agressão, o que culminou com o assassinato de Luciano.

 Os golpes de faca foram profundos e atingiram peito e pescoço da vítima, que morreu no local. A Delegacia de Canhotinho ficará responsável pelas investigações. O corpo de Luciano foi encaminhado ao IML em Caruaru.

Mutirão de atendimentos oftalmológicos vai beneficiar 3.500 estudantes da rede estadual de Garanhuns e mais 21 cidades do Agreste Meridional

Mutirão de atendimentos oftalmológicos vai beneficiar 3.500 estudantes da rede estadual de Garanhuns e mais 21 cidades do Agreste Meridional

A GRE do Agreste Meridional está nos últimos preparativos para a realização do Mutirão da Fundação Altino Ventura/One Insight, em parceria com o Governo de Pernambuco por meio do Projeto Boa Visão, que vai atender com consultas oftalmológicas gratuitas cerca de 3 mil e 500 estudantes da rede estadual de Garanhuns e região, além de alunos das redes municipais de ensino, entre os dias 12 e 22 de junho, no salão da AGA. A solenidade de abertura do projeto acontece na próxima segunda (12), na Câmara Municipal de Garanhuns, a partir das 17h30.

Profissionais da ONG americana One Insight e da Fundação Altino Ventura já estão com escritório montado na sede da GRE do Agreste Meridional, fazendo os últimos ajustes para atender aos estudantes. Ontem (08), os profissionais das escolas estaduais que executaram o processo de triagem dos estudantes para consulta participaram de reunião na GRE, para realizar os alinhamentos finais com a coordenação regional. Na oportunidade, foram reforçadas as orientações sobre o agendamento das consultas por escola, logística de transporte e recomendações para que o fluxo de atendimento seja ágil e eficaz.

Além disto, uma equipe de intérpretes voluntários está sendo preparada para viabilizar a comunicação entre médicos da One Insight, responsáveis por parte dos atendimentos, e os estudantes atendidos. Eles são pós-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo que se dispuseram para utilizar o conhecimento da língua inglesa, adquirido com a participação no programa estadual, na operacionalização desta ação social.

Só da rede estadual, cerca de 7.700 alunos do Agreste Meridional foram identificados com necessidades médicas e encaminhados para consulta oftalmológica. Os demais que não participarem do mutirão da próxima semana serão atendidos na UPAE de Garanhuns, dentro das atividades regulares do Projeto Boa Visão.

A GRE do Agreste Meridional está nos últimos preparativos para a realização do Mutirão da Fundação Altino Ventura/One Insight, em parceria com o Governo de Pernambuco por meio do Projeto Boa Visão, que vai atender com consultas oftalmológicas gratuitas cerca de 3 mil e 500 estudantes da rede estadual de Garanhuns e região, além de alunos das redes municipais de ensino, entre os dias 12 e 22 de junho, no salão da AGA. A solenidade de abertura do projeto acontece na próxima segunda (12), na Câmara Municipal de Garanhuns, a partir das 17h30.

Profissionais da ONG americana One Insight e da Fundação Altino Ventura já estão com escritório montado na sede da GRE do Agreste Meridional, fazendo os últimos ajustes para atender aos estudantes. Ontem (08), os profissionais das escolas estaduais que executaram o processo de triagem dos estudantes para consulta participaram de reunião na GRE, para realizar os alinhamentos finais com a coordenação regional. Na oportunidade, foram reforçadas as orientações sobre o agendamento das consultas por escola, logística de transporte e recomendações para que o fluxo de atendimento seja ágil e eficaz.

Além disto, uma equipe de intérpretes voluntários está sendo preparada para viabilizar a comunicação entre médicos da One Insight, responsáveis por parte dos atendimentos, e os estudantes atendidos. Eles são pós-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo que se dispuseram para utilizar o conhecimento da língua inglesa, adquirido com a participação no programa estadual, na operacionalização desta ação social.

Só da rede estadual, cerca de 7.700 alunos do Agreste Meridional foram identificados com necessidades médicas e encaminhados para consulta oftalmológica. Os demais que não participarem do mutirão da próxima semana serão atendidos na UPAE de Garanhuns, dentro das atividades regulares do Projeto Boa Visão.

Garanhuns é reconhecida como cidade inteligente por entidade internacional

Garanhuns é reconhecida como cidade inteligente por entidade internacional

por GABRIELA RAMOS
edição EDMÉA UBIRAJARA
Secom - PMG

Garanhuns foi incluída na lista das novas cidades que fazem parte da OASC (Open & Agile Smart Cities). Isso significa que estão sendo desenvolvidas localmente atividades que beneficiam as pessoas através de práticas inovadoras. Ao lado da Cidade das Flores, estão Frederikstad e Gjesdal da Noruega, Ipswich e Logan da Austrália, Carouge e Genebra, da Suíça. No Brasil, Cuiabá (MT), Parnamirim (RN) e Recife (PE) também fazem parte da relação. Ao todo, são 114 cidades de 23 países. 

Fazer parte da OASC significa que estas cidades trabalham juntas enquanto compartilham as melhores práticas e moldam os fundamentos tecnológicos dos benefícios econômicos e sociais que as cidades inteligentes globais podem oferecer. Juntamente com os membros atuais, essas novas cidades trazem uma riqueza de conhecimento da cidade inteligente e atividades concretas para a rede. O anúncio das cidades que fazem parte da chamada ‘sexta onda’, na qual foram incluídas estas novas cidades, foi realizado no dia 7 de junho durante a Semana da Internet das Coisas, em Genebra, na Suíça. 

De acordo com José Augusto Branco, gerente de Tecnologia da Informação, o conceito de cidades inteligentes é específico. “É preciso ter tecnologias sendo utilizadas para beneficiar as pessoas e que as pessoas também pensem a cidade, por isso o papel acadêmico e da OASC”, finalizou José Augusto. 



por GABRIELA RAMOS
edição EDMÉA UBIRAJARA
Secom - PMG

Garanhuns foi incluída na lista das novas cidades que fazem parte da OASC (Open & Agile Smart Cities). Isso significa que estão sendo desenvolvidas localmente atividades que beneficiam as pessoas através de práticas inovadoras. Ao lado da Cidade das Flores, estão Frederikstad e Gjesdal da Noruega, Ipswich e Logan da Austrália, Carouge e Genebra, da Suíça. No Brasil, Cuiabá (MT), Parnamirim (RN) e Recife (PE) também fazem parte da relação. Ao todo, são 114 cidades de 23 países. 

Fazer parte da OASC significa que estas cidades trabalham juntas enquanto compartilham as melhores práticas e moldam os fundamentos tecnológicos dos benefícios econômicos e sociais que as cidades inteligentes globais podem oferecer. Juntamente com os membros atuais, essas novas cidades trazem uma riqueza de conhecimento da cidade inteligente e atividades concretas para a rede. O anúncio das cidades que fazem parte da chamada ‘sexta onda’, na qual foram incluídas estas novas cidades, foi realizado no dia 7 de junho durante a Semana da Internet das Coisas, em Genebra, na Suíça. 

De acordo com José Augusto Branco, gerente de Tecnologia da Informação, o conceito de cidades inteligentes é específico. “É preciso ter tecnologias sendo utilizadas para beneficiar as pessoas e que as pessoas também pensem a cidade, por isso o papel acadêmico e da OASC”, finalizou José Augusto. 


Homem é assassinado na zona rural de Garanhuns

Homem é assassinado na zona rural de Garanhuns

Um homem foi encontrado morto na manhã deste sábado, 10 de junho, no Sítio Papa Terra, zona rural de Garanhuns. 

O corpo apresentava várias perfurações de bala na região da cabeça, entretanto, segundo a PM, ninguém teria tido presenciado o crime tendo sido a vítima achada por populares já sem vida. Trata-se de José Carlos Gomes, 46 anos, que residia no sítio São Vicente, zona rural de Garanhuns. 

A PM esteve no local fazendo o isolamento até que a Polícia Civil chegasse para efetuar o exame cadavérico e a liberação para translado ao IML. Com mais essa morte violenta, chega a 34 o número de assassinatos em Garanhuns no corrente ano.  Um inquérito será aberto com o objetivo de se chegar a autoria e motivação para o homicídio. 



Um homem foi encontrado morto na manhã deste sábado, 10 de junho, no Sítio Papa Terra, zona rural de Garanhuns. 

O corpo apresentava várias perfurações de bala na região da cabeça, entretanto, segundo a PM, ninguém teria tido presenciado o crime tendo sido a vítima achada por populares já sem vida. Trata-se de José Carlos Gomes, 46 anos, que residia no sítio São Vicente, zona rural de Garanhuns. 

A PM esteve no local fazendo o isolamento até que a Polícia Civil chegasse para efetuar o exame cadavérico e a liberação para translado ao IML. Com mais essa morte violenta, chega a 34 o número de assassinatos em Garanhuns no corrente ano.  Um inquérito será aberto com o objetivo de se chegar a autoria e motivação para o homicídio. 


CONTROVÉRSIA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: Recomendação do MPPE manda Izaías revogar decreto que reduziu carga horária dos professores, mas Prefeitura de Garanhuns afirma que promotor considerou legal Projeto de Lei que regulamenta mesmo assunto

CONTROVÉRSIA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: Recomendação do MPPE manda Izaías revogar decreto que reduziu carga horária dos professores, mas Prefeitura de Garanhuns afirma que promotor considerou legal Projeto de Lei que regulamenta mesmo assunto

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, a julgar pela recomendação feita pelo promotor Domingos Sávio Pereira Agra ao prefeito Izaías Régis, parecem ter ganhado um aliado de peso na batalha que travam com o Governo Municipal para reverter os efeitos deletérios que o Decreto 028/2017 e o Projeto de Lei 012/2017 vêm provocando na vida e na carreira de mais de mil profissionais do magistério lotados no município. 

Em um documento de cinco folhas, o Dr. Domingos Sávio, que é titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, recomendou ao prefeito que revogue - em até 10 dias - o Decreto 028/2017, inclusive ressarcindo aos docentes os prejuízos  por ocasião da redução da carga horária imposta pela polêmica legislação.

A recomendação foi fruto de uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira, 09 de junho, na sede do Ministério Público onde participaram, além do promotor, professores e representantes do Governo Municipal. Nesse primeiro momento, a discussão se deu apenas em torno do Decreto 028 que, apesar de vir a perder seus efeitos jurídicos com a consequente conversão do Projeto de Lei 012/2017 em lei, causou prejuízos à categoria, uma vez que mudou o sistema de hora aula para hora relógio tendo essa medida influenciado diretamente os vencimentos dos educadores.

Ao ser lhe dada a palavra, o Procurador Municipal reiterou que a prefeitura agiu na forma como dispõe a Lei do Piso Nacional da Educação. De acordo com ele, o cálculo da remuneração do professor com a aprovação do Projeto de Lei 012/2017 será realizado de acordo com a hora de 60 minutos e não de 50 minutos como vinha sendo feita, segundo o próprio Governo Municipal, de maneira equivocada. Por sua vez, os professores e o representante do SINPRO afirmaram que a mudança da hora aula para hora relógio foi feita a revelia da própria Secretaria de Educação do Município.
Promotor Domingos Sávio coordena reunião entre Governo Municipal e professores
Foto: George Sanguineto

Em suas considerações, o promotor Domingos Sávio citou as várias legislações que regem a Educação municipal, estadual e nacional, tais como, pareceres, lei estadual 11.329/96 e a própria LDB, Ele também pontuou que a mudança da hora aula para a hora relógio está sendo feita bem no meio do semestre sem uma discussão mais aprofundada com a comunidade escolar e sociedade civil, o que, aliado ao fato de ter sido ignorado o próprio posicionamento da Secretaria de Educação, tumultuará o ano letivo.

"O Decreto 028 incorre em manifestos equivocados ao considerar que o plano de carreira dos professores tem apenas duas cargas horárias (150 e 200 horas mensais) e que o aumento da carga deveria estar previsto em lei municipal quando o Artigo 37 da Lei 3.758/2010 prevê o acréscimo de hora-aula de acordo com a necessidade," diz uma das considerações contidas na recomendação.

Outro ponto alegado pelo promotor para recomendar que o prefeito Izaías Régis revogue o decreto é o fato de, segundo Sávio, nem o Parecer do CNE, nem a Lei do Piso Nacional, legislações citadas pelo Governo Municipal para justificar a supressão da carga horária, definirem duração de hora aula para efeito da remuneração dos professores.

Ainda de acordo com Domingos Sávio, o decreto é cheio de contradições e equívocos e gerou inquietação em toda a Rede Municipal  composta de mais de mil professores e 18 mil alunos.  Por fim, o promotor recomendou ao Governo Municipal, na figura do prefeito Izaías Régis, que revogue o decreto em dez dias, fazendo os ajustes necessários inclusive ressarcindo os professores que tiveram perdas salariais em decorrência da diminuição da carga horária.


Professores fazem protesto durante votação do Projeto 012/2017
 no último dia 02 de junho na Câmara Municipal 

O OUTRO LADO
Ao comentar a reunião com o MPPE, o Governo Municipal  afirmou em nota que o promotor Domingos Sávio reconhece a legalidade do Projeto de Lei 012/2017, aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 02 de junho e que reajustou o piso dos professores. Ainda de acordo com a nota da prefeitura, o Promotor de Justiça, Dr. Domingos Sávio teria informado ao representante dos professores que o projeto de Lei 012/2017, está correto, uma vez que tratou do reajuste do piso de 7,64% para todos os professores para uma carga horária de 40 (quarenta) horas.

A nota segue afirmando que a discussão de que o Projeto era ilegal defendido pelos professores, não foi aceita pelo MPPE, tendo o promotor recomendado apenas a revogação do Decreto Municipal por entender que a discussão ali só poderia ser regulamentada por lei,  solicitando o ressarcimento aos professores, para o período em que o decreto vigorou. "O que a Procuradoria Municipal por entender que a Lei Municipal 4400/2017, ao retroagir os seus efeitos a janeiro de 2017, já estabeleceu os critérios de valores e respectiva carga horária, já estava em elaboração de decreto revogando as disposições anteriores. O Governo Municipal de Garanhuns sempre soube da legalidade do Projeto de Lei 012/2017 e por isso mesmo o enviou para análise e votação do Legislativo. Com isso reforçamos mais uma vez o compromisso do Governo Municipal de Garanhuns com uma gestão baseada no respeito às leis e defesa do município", diz a transcrição da parte final da nota da Prefeitura de Garanhuns.

Ao receber a nota de esclarecimento, o blog entrou em contato com a assessoria de imprensa do município, uma vez que a ata da reunião não menciona o fato de o promotor ter, no encontro, atestado a legalidade do Projeto de Lei 012/2017. Ademais, como o MPPE afirmou várias vezes em sua recomendação que a supressão de carga horária através da conversão de hora aula em hora relógio era um ato equivocado por parte do Executivo Municipal, causou-nos estranheza que o órgão declarasse legal um projeto que traz em seu bojo a mesma questão polêmica ora declarada irregular pela 2ª Promotoria de Justiça. Em resposta, a assessoria reiterou que, apesar de a ata não mencionar, a reunião tratou sim da análise do projeto de lei, tendo o promotor atestado a regularidade e legalidade dele (projeto). "Ele (o promotor) apenas enfatizou que, no entendimento dele, o decreto não poderia fixar a carga horária, mas na reunião Dr. Domingos foi bem claro que o Projeto de Lei 012/2017 é legal," frisou a assessoria de imprensa do município.

CONFIRA ABAIXO A ATA DA RECOMENDAÇÃO DO MPPE QUANTO AO DECRETO 028/2017






Os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, a julgar pela recomendação feita pelo promotor Domingos Sávio Pereira Agra ao prefeito Izaías Régis, parecem ter ganhado um aliado de peso na batalha que travam com o Governo Municipal para reverter os efeitos deletérios que o Decreto 028/2017 e o Projeto de Lei 012/2017 vêm provocando na vida e na carreira de mais de mil profissionais do magistério lotados no município. 

Em um documento de cinco folhas, o Dr. Domingos Sávio, que é titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, recomendou ao prefeito que revogue - em até 10 dias - o Decreto 028/2017, inclusive ressarcindo aos docentes os prejuízos  por ocasião da redução da carga horária imposta pela polêmica legislação.

A recomendação foi fruto de uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira, 09 de junho, na sede do Ministério Público onde participaram, além do promotor, professores e representantes do Governo Municipal. Nesse primeiro momento, a discussão se deu apenas em torno do Decreto 028 que, apesar de vir a perder seus efeitos jurídicos com a consequente conversão do Projeto de Lei 012/2017 em lei, causou prejuízos à categoria, uma vez que mudou o sistema de hora aula para hora relógio tendo essa medida influenciado diretamente os vencimentos dos educadores.

Ao ser lhe dada a palavra, o Procurador Municipal reiterou que a prefeitura agiu na forma como dispõe a Lei do Piso Nacional da Educação. De acordo com ele, o cálculo da remuneração do professor com a aprovação do Projeto de Lei 012/2017 será realizado de acordo com a hora de 60 minutos e não de 50 minutos como vinha sendo feita, segundo o próprio Governo Municipal, de maneira equivocada. Por sua vez, os professores e o representante do SINPRO afirmaram que a mudança da hora aula para hora relógio foi feita a revelia da própria Secretaria de Educação do Município.
Promotor Domingos Sávio coordena reunião entre Governo Municipal e professores
Foto: George Sanguineto

Em suas considerações, o promotor Domingos Sávio citou as várias legislações que regem a Educação municipal, estadual e nacional, tais como, pareceres, lei estadual 11.329/96 e a própria LDB, Ele também pontuou que a mudança da hora aula para a hora relógio está sendo feita bem no meio do semestre sem uma discussão mais aprofundada com a comunidade escolar e sociedade civil, o que, aliado ao fato de ter sido ignorado o próprio posicionamento da Secretaria de Educação, tumultuará o ano letivo.

"O Decreto 028 incorre em manifestos equivocados ao considerar que o plano de carreira dos professores tem apenas duas cargas horárias (150 e 200 horas mensais) e que o aumento da carga deveria estar previsto em lei municipal quando o Artigo 37 da Lei 3.758/2010 prevê o acréscimo de hora-aula de acordo com a necessidade," diz uma das considerações contidas na recomendação.

Outro ponto alegado pelo promotor para recomendar que o prefeito Izaías Régis revogue o decreto é o fato de, segundo Sávio, nem o Parecer do CNE, nem a Lei do Piso Nacional, legislações citadas pelo Governo Municipal para justificar a supressão da carga horária, definirem duração de hora aula para efeito da remuneração dos professores.

Ainda de acordo com Domingos Sávio, o decreto é cheio de contradições e equívocos e gerou inquietação em toda a Rede Municipal  composta de mais de mil professores e 18 mil alunos.  Por fim, o promotor recomendou ao Governo Municipal, na figura do prefeito Izaías Régis, que revogue o decreto em dez dias, fazendo os ajustes necessários inclusive ressarcindo os professores que tiveram perdas salariais em decorrência da diminuição da carga horária.


Professores fazem protesto durante votação do Projeto 012/2017
 no último dia 02 de junho na Câmara Municipal 

O OUTRO LADO
Ao comentar a reunião com o MPPE, o Governo Municipal  afirmou em nota que o promotor Domingos Sávio reconhece a legalidade do Projeto de Lei 012/2017, aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 02 de junho e que reajustou o piso dos professores. Ainda de acordo com a nota da prefeitura, o Promotor de Justiça, Dr. Domingos Sávio teria informado ao representante dos professores que o projeto de Lei 012/2017, está correto, uma vez que tratou do reajuste do piso de 7,64% para todos os professores para uma carga horária de 40 (quarenta) horas.

A nota segue afirmando que a discussão de que o Projeto era ilegal defendido pelos professores, não foi aceita pelo MPPE, tendo o promotor recomendado apenas a revogação do Decreto Municipal por entender que a discussão ali só poderia ser regulamentada por lei,  solicitando o ressarcimento aos professores, para o período em que o decreto vigorou. "O que a Procuradoria Municipal por entender que a Lei Municipal 4400/2017, ao retroagir os seus efeitos a janeiro de 2017, já estabeleceu os critérios de valores e respectiva carga horária, já estava em elaboração de decreto revogando as disposições anteriores. O Governo Municipal de Garanhuns sempre soube da legalidade do Projeto de Lei 012/2017 e por isso mesmo o enviou para análise e votação do Legislativo. Com isso reforçamos mais uma vez o compromisso do Governo Municipal de Garanhuns com uma gestão baseada no respeito às leis e defesa do município", diz a transcrição da parte final da nota da Prefeitura de Garanhuns.

Ao receber a nota de esclarecimento, o blog entrou em contato com a assessoria de imprensa do município, uma vez que a ata da reunião não menciona o fato de o promotor ter, no encontro, atestado a legalidade do Projeto de Lei 012/2017. Ademais, como o MPPE afirmou várias vezes em sua recomendação que a supressão de carga horária através da conversão de hora aula em hora relógio era um ato equivocado por parte do Executivo Municipal, causou-nos estranheza que o órgão declarasse legal um projeto que traz em seu bojo a mesma questão polêmica ora declarada irregular pela 2ª Promotoria de Justiça. Em resposta, a assessoria reiterou que, apesar de a ata não mencionar, a reunião tratou sim da análise do projeto de lei, tendo o promotor atestado a regularidade e legalidade dele (projeto). "Ele (o promotor) apenas enfatizou que, no entendimento dele, o decreto não poderia fixar a carga horária, mas na reunião Dr. Domingos foi bem claro que o Projeto de Lei 012/2017 é legal," frisou a assessoria de imprensa do município.

CONFIRA ABAIXO A ATA DA RECOMENDAÇÃO DO MPPE QUANTO AO DECRETO 028/2017





sexta-feira, 9 de junho de 2017

AMSTT realiza blitz e aborda mais de cem veículos no centro de Garanhuns

AMSTT realiza blitz e aborda mais de cem veículos no centro de Garanhuns

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) realizou, na manhã desta sexta-feira (09), a operação denominada 'Transporte Legal'. Com o objetivo de intensificar os trabalhos de fiscalização no trânsito de Garanhuns, a blitz ocorreu na avenida Dantas Barreto, área central da cidade. Ao todo, 117 veículos foram parados - entre automóveis, motocicletas e vans. A operação resultou em quatro notificações e duas remoções.

Das notificações, duas delas foram ocasionadas por atraso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atrasado, documento obrigatório para os motoristas brasileiros; um registro foi por circulação sem o uso do cinto de segurança e o último pela falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O presidente da AMSTT, Elielson Pereira, conta que o resultado da operação é o retrato exato do dia a dia de atuação dos agentes da autoridade no trânsito local. Ainda de acordo com Elielson, a maioria das ocorrências é recorrente. "Verificamos que a demanda se repete. Os motoristas precisam se conscientizar e regularizar a documentação dos seus veículos. O uso do cinto de segurança também é uma questão de bom senso. As pessoas precisam buscar cumprir a legislação. Isso é básico para a convivência e segurança no trânsito", enfatiza o titular da autarquia.

Fotos e informações: AMSTT

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) realizou, na manhã desta sexta-feira (09), a operação denominada 'Transporte Legal'. Com o objetivo de intensificar os trabalhos de fiscalização no trânsito de Garanhuns, a blitz ocorreu na avenida Dantas Barreto, área central da cidade. Ao todo, 117 veículos foram parados - entre automóveis, motocicletas e vans. A operação resultou em quatro notificações e duas remoções.

Das notificações, duas delas foram ocasionadas por atraso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atrasado, documento obrigatório para os motoristas brasileiros; um registro foi por circulação sem o uso do cinto de segurança e o último pela falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O presidente da AMSTT, Elielson Pereira, conta que o resultado da operação é o retrato exato do dia a dia de atuação dos agentes da autoridade no trânsito local. Ainda de acordo com Elielson, a maioria das ocorrências é recorrente. "Verificamos que a demanda se repete. Os motoristas precisam se conscientizar e regularizar a documentação dos seus veículos. O uso do cinto de segurança também é uma questão de bom senso. As pessoas precisam buscar cumprir a legislação. Isso é básico para a convivência e segurança no trânsito", enfatiza o titular da autarquia.

Fotos e informações: AMSTT

Belo Jardim volta a receber água nas torneiras após um ano em colapso

Belo Jardim volta a receber água nas torneiras após um ano em colapso
Barragem de Bitury conseguiu acumular água com as chuvas dos últimos dias; volume será suficiente para atender a cidade por dois meses


Desde maio de 2016 sem receber água pelas torneiras, a população de Belo Jardim, no Agreste, voltará a ser abastecida pela rede de distribuição na próxima semana. A Barragem de Bitury, localizada em Belo Jardim, e com capacidade de reservar 17 milhões de metros cúbicos, conseguiu acumular água com as chuvas que caíram na região, nos últimos dias. Hoje (9), o manancial atingiu 3,6% do seu nível e registra 612 mil metros cúbicos de água armazenados. A Barragem Pedro Moura Jr., o outro manancial que fornece água para o sistema integrado que atende, além de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una, continua seca. Por este motivo, o volume acumulado em Bitury será suficiente para abastecer apenas Belo Jardim e por um período de dois meses, em regime de rodízio de três dias com água e 27 dias sem.

"Em função do volume de água acumulado ter sido bastante reduzido, voltaremos a abastecer a cidade pela rede, de forma setorizada, dois dias por mês. Vamos fazer o abastecimento complementar para a população com carro-pipa. A companhia está fazendo esse esforço para amenizar um pouco a situação dos nossos clientes que estão há mais de um ano sem água nas torneiras", explica Gilvandro Barbosa, gerente de Unidade de Negócios da Compesa, pontuando que a cidade de Belo Jardim, com 80 mil moradores, é um polo industrial da região. "Caso chova mais e a barragem melhore seu nível, a Compesa vai reavaliar o abastecimento da cidade e pode ser que consigamos estender o tempo de uso da água do Bitury. A nossa expectativa é que teremos mais chuvas", acrescenta o gerente.

Para retirar água do 'volume morto' de Bitury, a companhia está instalando uma balsa flutuante com um conjunto de motorbomba que fará a captação de água na barragem, e realiza serviços de manutenção para colocar o sistema para funcionar novamente. A solução definitiva para o abastecimento de água em Belo Jardim, assim como para as cidades de Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Pesqueira, Alagoinha, e Arcoverde, é a obra estruturadora da Adutora do Moxotó, que vai trazer água do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para o Agreste pernambucano. O empreendimento está sendo executado em ritmo acelerado para antecipar a conclusão da obra para o final deste ano - o prazo inicial previsto no projeto é abril de 2018.

Barragem de Bitury conseguiu acumular água com as chuvas dos últimos dias; volume será suficiente para atender a cidade por dois meses


Desde maio de 2016 sem receber água pelas torneiras, a população de Belo Jardim, no Agreste, voltará a ser abastecida pela rede de distribuição na próxima semana. A Barragem de Bitury, localizada em Belo Jardim, e com capacidade de reservar 17 milhões de metros cúbicos, conseguiu acumular água com as chuvas que caíram na região, nos últimos dias. Hoje (9), o manancial atingiu 3,6% do seu nível e registra 612 mil metros cúbicos de água armazenados. A Barragem Pedro Moura Jr., o outro manancial que fornece água para o sistema integrado que atende, além de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una, continua seca. Por este motivo, o volume acumulado em Bitury será suficiente para abastecer apenas Belo Jardim e por um período de dois meses, em regime de rodízio de três dias com água e 27 dias sem.

"Em função do volume de água acumulado ter sido bastante reduzido, voltaremos a abastecer a cidade pela rede, de forma setorizada, dois dias por mês. Vamos fazer o abastecimento complementar para a população com carro-pipa. A companhia está fazendo esse esforço para amenizar um pouco a situação dos nossos clientes que estão há mais de um ano sem água nas torneiras", explica Gilvandro Barbosa, gerente de Unidade de Negócios da Compesa, pontuando que a cidade de Belo Jardim, com 80 mil moradores, é um polo industrial da região. "Caso chova mais e a barragem melhore seu nível, a Compesa vai reavaliar o abastecimento da cidade e pode ser que consigamos estender o tempo de uso da água do Bitury. A nossa expectativa é que teremos mais chuvas", acrescenta o gerente.

Para retirar água do 'volume morto' de Bitury, a companhia está instalando uma balsa flutuante com um conjunto de motorbomba que fará a captação de água na barragem, e realiza serviços de manutenção para colocar o sistema para funcionar novamente. A solução definitiva para o abastecimento de água em Belo Jardim, assim como para as cidades de Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Pesqueira, Alagoinha, e Arcoverde, é a obra estruturadora da Adutora do Moxotó, que vai trazer água do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para o Agreste pernambucano. O empreendimento está sendo executado em ritmo acelerado para antecipar a conclusão da obra para o final deste ano - o prazo inicial previsto no projeto é abril de 2018.

Gol é furtado de frente de escola em Garanhuns

Gol é furtado de frente de escola em Garanhuns

Um motorista de 43 anos prestou queixa na delegacia dando conta que seu carro foi furtado ontem à noite da frente da Escola Henrique Dias, instituição de ensino que fica localizada próximo ao terminal rodoviário de Garanhuns.  

O caso teria ocorrido na noite desta quinta, 08 de junho. Na delegacia, a vítima disse que estacionou o veículo em frente ao colégio por volta das 19 horas e, quando saiu do local, o Gol vinho de placas MUM 3163, havia desaparecido. 

A PM foi acionada, mas não conseguiu localizar o carro, nem tampouco o autor (ou autores) do furto. Com a confecção do BO na delegacia, as investigações para a elucidação do furto ficarão a cargo da Polícia Civil. 



Um motorista de 43 anos prestou queixa na delegacia dando conta que seu carro foi furtado ontem à noite da frente da Escola Henrique Dias, instituição de ensino que fica localizada próximo ao terminal rodoviário de Garanhuns.  

O caso teria ocorrido na noite desta quinta, 08 de junho. Na delegacia, a vítima disse que estacionou o veículo em frente ao colégio por volta das 19 horas e, quando saiu do local, o Gol vinho de placas MUM 3163, havia desaparecido. 

A PM foi acionada, mas não conseguiu localizar o carro, nem tampouco o autor (ou autores) do furto. Com a confecção do BO na delegacia, as investigações para a elucidação do furto ficarão a cargo da Polícia Civil. 


Justiça Federal em Pernambuco abre seleção para estágio remunerado com duas vagas em Garanhuns

Justiça Federal em Pernambuco abre seleção para estágio remunerado com duas vagas em Garanhuns

Está aberto desde esta quinta-feira (08/06), na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) a seleção de estágio para estudantes das áreas de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciência da Computação (Especialidade Redes) e Ciência da Computação (Especialidades Sistemas), conforme o Edital. A inscrição, que custa R$ 40, segue até o dia 05 de julho e deve ser feita no site da Sustente.

No ato da inscrição, os participantes poderão optar por estagiar no Grande Recife (que inclui a sede, os Juizados Especiais Federais e a subseção de Jaboatão dos Guararapes) ou em alguma das outras 10 subseções da instituição, instaladas nas cidades de Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. No entanto, as provas serão realizadas exclusivamente nos municípios de Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.

A avaliação será formada por uma prova objetiva e uma redação, a ser aplicada no dia 23 de julho. Para Garanhuns foi disponibilizada duas vagas para a área de Direito

Mais informações como quantitativo de vagas, solicitação de isenção de inscrição, calendário e conteúdo programático da avaliação podem ser consultadas no Edital,   neste link. 


Está aberto desde esta quinta-feira (08/06), na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) a seleção de estágio para estudantes das áreas de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciência da Computação (Especialidade Redes) e Ciência da Computação (Especialidades Sistemas), conforme o Edital. A inscrição, que custa R$ 40, segue até o dia 05 de julho e deve ser feita no site da Sustente.

No ato da inscrição, os participantes poderão optar por estagiar no Grande Recife (que inclui a sede, os Juizados Especiais Federais e a subseção de Jaboatão dos Guararapes) ou em alguma das outras 10 subseções da instituição, instaladas nas cidades de Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. No entanto, as provas serão realizadas exclusivamente nos municípios de Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.

A avaliação será formada por uma prova objetiva e uma redação, a ser aplicada no dia 23 de julho. Para Garanhuns foi disponibilizada duas vagas para a área de Direito

Mais informações como quantitativo de vagas, solicitação de isenção de inscrição, calendário e conteúdo programático da avaliação podem ser consultadas no Edital,   neste link. 

Quadrilha explode Bradesco de Sertânia e promove meia hora de tiroteio na cidade

Quadrilha explode Bradesco de Sertânia e promove meia hora de tiroteio na cidade

Bandidos explodiram, na madrugada desta sexta-feira, 09 de junho, a agência do banco Bradesco no município de Sertânia, Sertão de Pernambuco. Por volta das 3h da madrugada, cerca de 15 homens fortemente armados chegaram à cidade, aterrorizando a população ao efetuar vários disparos de arma de fogo. As pessoas se trancaram dentro de casa e relatam ter ouvido o tiroteio por cerca de meia hora.

Depois de explodir a agência, a quadrilha fugiu, levando uma quantia em dinheiro não informada. Policiais do 3º e 23º batalhões da Polícia Militar e do Batalhão Especializado de Policiamento do Inteior (Bepi) foram acionados e realizaram diligências, mas ninguém foi preso até o momento. No início da manhã a agência foi isolada para realização da perícia para dar início às investigações.

Balanço - Com este, sobe para 43 o números de agências explodidas e 75 a quantidade de agências que de uma forma geral foram alvo de bandidos apenas este ano em Pernambuco, sendo 23 na Região Metropolitana do Recife (RMR), 14 na Zona da Mata, 22 no Agreste, 15 no Sertão e uma em Fernando de Noronha. O balanço é do Sindicato dos Bancários.

Na madrugada desta quinta-feira, ladrões explodiram a agência do Banco do Brasil em Moreilândia, na região do Araripe. De acordo com testemunhas, um grupo com cerca de 15 a 20 homens chegou à cidade por volta da 1h45, a bordo de quatro carros. Parte da quadrilha se posicionou em frente à Delegacia de Polícia Civil e efetuou vários disparos. Outra parte seguiu para o Batalhão de Polícia Militar, onde mais tiros foram efetuados, como forma de intimidar os policiais. Ninguém ficou ferido. Várias cápsulas de grosso calibre foram encontradas.

Em seguida, os assaltantes seguiram para a agência. Com a explosão, a sala onde ficavam os terminais de autoatendimento pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas. Não se sabe o montante levado. Parte das cédulas ficou sob os escombros. Testemunhas contaram que, após a investida, parte do grupo seguiu para Serrita, onde invadiu uma festa, e os demais fugiram para o Ceará. Policiais dos dois estados tentam capturá-los.

Com informações do Diário de Pernambuco
Fotos: Site O Moxotó

Bandidos explodiram, na madrugada desta sexta-feira, 09 de junho, a agência do banco Bradesco no município de Sertânia, Sertão de Pernambuco. Por volta das 3h da madrugada, cerca de 15 homens fortemente armados chegaram à cidade, aterrorizando a população ao efetuar vários disparos de arma de fogo. As pessoas se trancaram dentro de casa e relatam ter ouvido o tiroteio por cerca de meia hora.

Depois de explodir a agência, a quadrilha fugiu, levando uma quantia em dinheiro não informada. Policiais do 3º e 23º batalhões da Polícia Militar e do Batalhão Especializado de Policiamento do Inteior (Bepi) foram acionados e realizaram diligências, mas ninguém foi preso até o momento. No início da manhã a agência foi isolada para realização da perícia para dar início às investigações.

Balanço - Com este, sobe para 43 o números de agências explodidas e 75 a quantidade de agências que de uma forma geral foram alvo de bandidos apenas este ano em Pernambuco, sendo 23 na Região Metropolitana do Recife (RMR), 14 na Zona da Mata, 22 no Agreste, 15 no Sertão e uma em Fernando de Noronha. O balanço é do Sindicato dos Bancários.

Na madrugada desta quinta-feira, ladrões explodiram a agência do Banco do Brasil em Moreilândia, na região do Araripe. De acordo com testemunhas, um grupo com cerca de 15 a 20 homens chegou à cidade por volta da 1h45, a bordo de quatro carros. Parte da quadrilha se posicionou em frente à Delegacia de Polícia Civil e efetuou vários disparos. Outra parte seguiu para o Batalhão de Polícia Militar, onde mais tiros foram efetuados, como forma de intimidar os policiais. Ninguém ficou ferido. Várias cápsulas de grosso calibre foram encontradas.

Em seguida, os assaltantes seguiram para a agência. Com a explosão, a sala onde ficavam os terminais de autoatendimento pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas. Não se sabe o montante levado. Parte das cédulas ficou sob os escombros. Testemunhas contaram que, após a investida, parte do grupo seguiu para Serrita, onde invadiu uma festa, e os demais fugiram para o Ceará. Policiais dos dois estados tentam capturá-los.

Com informações do Diário de Pernambuco
Fotos: Site O Moxotó

Servente de pedreiro é preso após espancar esposa em Garanhuns

Servente de pedreiro é preso após espancar esposa em Garanhuns

Em atendimento a mais um caso de violência contra mulher em Garanhuns, a PM prendeu um servente de pedreiro de 30 anos por agressão à sua companheira, de 43. Os nomes não serão divulgados para preservar a identidade da vítima. O caso aconteceu por volta  das 21 horas de ontem, 08 de junho, na Cohab 2. De acordo com a PM, o agressor, após uma discussão, agrediu a companheira  com vários socos, causando hematomas na região da cabeça e nas pernas. O homem foi detido pela polícia e levado até a delegacia. Uma vez lá, foi autuado em flagrante, mas, caso pague uma fiança de um salário mínimo, pode ser posto em liberdade.



Em atendimento a mais um caso de violência contra mulher em Garanhuns, a PM prendeu um servente de pedreiro de 30 anos por agressão à sua companheira, de 43. Os nomes não serão divulgados para preservar a identidade da vítima. O caso aconteceu por volta  das 21 horas de ontem, 08 de junho, na Cohab 2. De acordo com a PM, o agressor, após uma discussão, agrediu a companheira  com vários socos, causando hematomas na região da cabeça e nas pernas. O homem foi detido pela polícia e levado até a delegacia. Uma vez lá, foi autuado em flagrante, mas, caso pague uma fiança de um salário mínimo, pode ser posto em liberdade.


Comerciante é assassinado em Capoeiras

Comerciante é assassinado em Capoeiras
Um homem morreu ao ser alvejado por disparos de arma de fogo, no sítio Várzea das Baraúnas, Zona Rural, Capoeiras. 

A vítima é o agricultor Antônio Luiz de Oliveira, de 41 anos, que residia na mesma localidade onde foi morto. Os suspeitos são dois homens não identificados que teriam chegado de moto ao bar  e  mercearia da vítima, onde a renderam e se dirigiram ao caixa a procura de dinheiro. 

Mesmo sob a mira de uma arma, o agricultor reagiu ao assalto e chegou a entrar em luta corporal com seus algozes. Infelizmente, os bandidos não perdoaram a ação inesperada da vítima e a mataram com dois disparos de arma de fogo que atingiram seu tórax. 

A dupla fugiu levando uma quantia em dinheiro não informada do estabelecimento comercial pertencente à pessoa que eles haviam acabado de matar. O SAMU ainda chegou a ser acionado, mas não foi possível fazer mais nada. 

O crime será investigado pela Polícia Civil de Capoeiras. As características são todas de latrocínio, mas uma conclusão definitiva sobre a morte só deve sair após o término do inquérito
Um homem morreu ao ser alvejado por disparos de arma de fogo, no sítio Várzea das Baraúnas, Zona Rural, Capoeiras. 

A vítima é o agricultor Antônio Luiz de Oliveira, de 41 anos, que residia na mesma localidade onde foi morto. Os suspeitos são dois homens não identificados que teriam chegado de moto ao bar  e  mercearia da vítima, onde a renderam e se dirigiram ao caixa a procura de dinheiro. 

Mesmo sob a mira de uma arma, o agricultor reagiu ao assalto e chegou a entrar em luta corporal com seus algozes. Infelizmente, os bandidos não perdoaram a ação inesperada da vítima e a mataram com dois disparos de arma de fogo que atingiram seu tórax. 

A dupla fugiu levando uma quantia em dinheiro não informada do estabelecimento comercial pertencente à pessoa que eles haviam acabado de matar. O SAMU ainda chegou a ser acionado, mas não foi possível fazer mais nada. 

O crime será investigado pela Polícia Civil de Capoeiras. As características são todas de latrocínio, mas uma conclusão definitiva sobre a morte só deve sair após o término do inquérito

Em Garanhuns, homens armados roubam carro de empresário no momento em que chegava em sua residência

Em Garanhuns, homens armados roubam carro de empresário no momento em que chegava em sua residência

Um morador da Rua Pedro de Medeiros, centro de Garanhuns, foi vítima de um assalto na noite de ontem, 08 de junho. 

Ele chegou em sua casa na, referida rua, por volta das 22 horas, conduzindo seu veículo, uma STRADA Prata, placa KJO 4930, ano 2013, quando dois indivíduos desconhecidos o abordaram. Armados, os dois homens anunciaram o assalto e levaram o carro, além de um celular. 

Nervosa, a vítima, que é empresário, se dirigiu à Delegacia Regional de Plantão onde prestou  queixa. A Polícia Militar realizou incursões com o objetivo de localizar o veículo, porém, sem sucesso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Um morador da Rua Pedro de Medeiros, centro de Garanhuns, foi vítima de um assalto na noite de ontem, 08 de junho. 

Ele chegou em sua casa na, referida rua, por volta das 22 horas, conduzindo seu veículo, uma STRADA Prata, placa KJO 4930, ano 2013, quando dois indivíduos desconhecidos o abordaram. Armados, os dois homens anunciaram o assalto e levaram o carro, além de um celular. 

Nervosa, a vítima, que é empresário, se dirigiu à Delegacia Regional de Plantão onde prestou  queixa. A Polícia Militar realizou incursões com o objetivo de localizar o veículo, porém, sem sucesso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Agentes socioeducativos evitam fuga na Funase/Garanhuns

Agentes socioeducativos evitam fuga na Funase/Garanhuns

Agentes socioeducativos de plantão no Case 5 evitaram uma fuga na noite de ontem, 07 de junho. De acordo com informações, um reeducando interno da Funase rendeu dois agentes com um chuncho quando estes abriram uma das celas para recolher o lixo. A fuga só não se materializou porque agentes socioeducativos que estavam em outros pavilhões foram acionados via rádio e conseguiram controlar a situação. Ninguém ficou ferido e a PM não foi acionada uma vez que a tentativa dos infratores escaparem foi frustrada.

Agentes socioeducativos de plantão no Case 5 evitaram uma fuga na noite de ontem, 07 de junho. De acordo com informações, um reeducando interno da Funase rendeu dois agentes com um chuncho quando estes abriram uma das celas para recolher o lixo. A fuga só não se materializou porque agentes socioeducativos que estavam em outros pavilhões foram acionados via rádio e conseguiram controlar a situação. Ninguém ficou ferido e a PM não foi acionada uma vez que a tentativa dos infratores escaparem foi frustrada.

Sesc abre quatro vagas de estágio em Garanhuns para estudantes de Letras e Pedagogia

Sesc abre quatro vagas de estágio em Garanhuns para estudantes de Letras e Pedagogia

O Serviço Social do Comércio de Pernambuco (Sesc - PE) iniciou hoje, dia 8 de junho, as inscrições para o Programa Especial de Bolsa Estágio 2017. São 47 vagas para contratação e cadastro reserva nas unidades do Recife, Piedade, Goiana, São Lourenço da Mata, Surubim, Buíque, Caruaru, Belo Jardim, Arcoverde, Petrolina, Garanhuns, Bodocó, Triunfo e Araripina. A inscrição pode ser realizada até 15 de junho. Em Garanhuns são quatro vagas, sendo uma cadastro reserva. Podem concorrer estudantes de graduação cursando os últimos quatro períodos de Letras e Pedagogia.

Já nas outras cidades as vagas são para estudantes de graduação cursando os quatro últimos períodos de Administração, Artes Visuais, Turismo, Música, Ciências Contábeis, Serviço Social, bacharelado em Educação Física, Pedagogia, Letras, Nutrição e Química; e o técnico, no segundo ou terceiro período de Segurança do Trabalho. Os cursos devem ser reconhecidos legalmente pelos órgãos estaduais e federais.

Além disso, é necessário que os candidatos tenham conhecimento básico em windows, word, excel, power point e internet, além de disponibilidade para estagiar por 4 horas diárias ou 20 por semana. O período do programa é de julho a dezembro deste ano, em um dos três turnos. As áreas de atuação, quantidade de vagas e horário de estágio variam de acordo com a quadro de vagas descrito no edital.

Os aprovados para estágio de nível superior vão receber bolsa no valor de R$ 656 e o de nível técnico, R$ 430. Ambos terão auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional ao período de estágio. A seleção vai acontecer em etapas, que vão considerar análise do histórico escolar, entrevista coletiva e prova prática de informática (somente para os cursos de Administração e Segurança do Trabalho). O resultado de cada fase será divulgado no site da instituição e/ou nas unidades, e os selecionados começarão a estagiar a partir do dia 13 de julho de 2017.

Calendário

De 08 a 15/06/2017 – inscrição
A partir de 16/06/2017 – resultado da 1ª etapa e convocação para a 2ª etapa
De 19/06 a 03/07/2017 – entrevista coletiva – 2ª etapa
A partir de 03/07/2017 - resultado final e convocação dos aprovados
A partir de 04/07/2017 – entrega da documentação e exame médico dos convocados
A partir do dia 13/07/2017 - Inicio do Estágio dos convocados e Treinamento Introdutório

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO

O Serviço Social do Comércio de Pernambuco (Sesc - PE) iniciou hoje, dia 8 de junho, as inscrições para o Programa Especial de Bolsa Estágio 2017. São 47 vagas para contratação e cadastro reserva nas unidades do Recife, Piedade, Goiana, São Lourenço da Mata, Surubim, Buíque, Caruaru, Belo Jardim, Arcoverde, Petrolina, Garanhuns, Bodocó, Triunfo e Araripina. A inscrição pode ser realizada até 15 de junho. Em Garanhuns são quatro vagas, sendo uma cadastro reserva. Podem concorrer estudantes de graduação cursando os últimos quatro períodos de Letras e Pedagogia.

Já nas outras cidades as vagas são para estudantes de graduação cursando os quatro últimos períodos de Administração, Artes Visuais, Turismo, Música, Ciências Contábeis, Serviço Social, bacharelado em Educação Física, Pedagogia, Letras, Nutrição e Química; e o técnico, no segundo ou terceiro período de Segurança do Trabalho. Os cursos devem ser reconhecidos legalmente pelos órgãos estaduais e federais.

Além disso, é necessário que os candidatos tenham conhecimento básico em windows, word, excel, power point e internet, além de disponibilidade para estagiar por 4 horas diárias ou 20 por semana. O período do programa é de julho a dezembro deste ano, em um dos três turnos. As áreas de atuação, quantidade de vagas e horário de estágio variam de acordo com a quadro de vagas descrito no edital.

Os aprovados para estágio de nível superior vão receber bolsa no valor de R$ 656 e o de nível técnico, R$ 430. Ambos terão auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional ao período de estágio. A seleção vai acontecer em etapas, que vão considerar análise do histórico escolar, entrevista coletiva e prova prática de informática (somente para os cursos de Administração e Segurança do Trabalho). O resultado de cada fase será divulgado no site da instituição e/ou nas unidades, e os selecionados começarão a estagiar a partir do dia 13 de julho de 2017.

Calendário

De 08 a 15/06/2017 – inscrição
A partir de 16/06/2017 – resultado da 1ª etapa e convocação para a 2ª etapa
De 19/06 a 03/07/2017 – entrevista coletiva – 2ª etapa
A partir de 03/07/2017 - resultado final e convocação dos aprovados
A partir de 04/07/2017 – entrega da documentação e exame médico dos convocados
A partir do dia 13/07/2017 - Inicio do Estágio dos convocados e Treinamento Introdutório

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO

TREZE OPORTUNIDADES: Confira as vagas desta sexta, 09 de junho, na Agência do Trabalho de Garanhuns

TREZE OPORTUNIDADES: Confira as vagas desta sexta, 09 de junho, na Agência do  Trabalho de Garanhuns

Treze vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os interessados devem ir ao Sine, cujo funcionamento vai de 08 às 13 horas na Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis, ou se dirigirem ao posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão com expediente das 07 às 18 horas. Não esquecer de levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. )

CLIQUE NO QUADRO PARA AMPLIAR


Treze vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os interessados devem ir ao Sine, cujo funcionamento vai de 08 às 13 horas na Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis, ou se dirigirem ao posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão com expediente das 07 às 18 horas. Não esquecer de levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. )

CLIQUE NO QUADRO PARA AMPLIAR

Quer alugar seu imóvel para o Festival de Inverno? Saiba como fazer o cadastro junto à Prefeitura de Garanhuns.

Quer alugar seu imóvel para o Festival de Inverno?  Saiba como fazer o cadastro  junto à Prefeitura de Garanhuns.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura dá início, a partir da próxima segunda-feira (12), ao processo de cadastro para os interessados em disponibilizar seus imóveis para aluguel durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece no mês de julho (com data a confirmar). As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria – localizada no Centro Administrativo, rua Joaquim Távora, S/N, bairro Heliópolis –, sempre das 8h às 14h.

Para realizar o cadastro, o responsável pelo imóvel deve preencher uma ficha disponibilizando nome, telefone, e-mail, endereço da casa e um espaço com informações adicionais para que o interessado possa repassar uma descrição do imóvel, como quantos cômodos tem a residência, se há móveis, valor do aluguel, entre outros detalhes.

As informações com as residências inscritas serão divulgadas por lotes, no portal do Governo Municipal (http://www.garanhuns.pe.gov.br/).


A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura dá início, a partir da próxima segunda-feira (12), ao processo de cadastro para os interessados em disponibilizar seus imóveis para aluguel durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece no mês de julho (com data a confirmar). As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria – localizada no Centro Administrativo, rua Joaquim Távora, S/N, bairro Heliópolis –, sempre das 8h às 14h.

Para realizar o cadastro, o responsável pelo imóvel deve preencher uma ficha disponibilizando nome, telefone, e-mail, endereço da casa e um espaço com informações adicionais para que o interessado possa repassar uma descrição do imóvel, como quantos cômodos tem a residência, se há móveis, valor do aluguel, entre outros detalhes.

As informações com as residências inscritas serão divulgadas por lotes, no portal do Governo Municipal (http://www.garanhuns.pe.gov.br/).

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Prefeitura de Terezinha é notificada por não prestar contas ao TCE

 Prefeitura de Terezinha é notificada por não prestar contas ao TCE

A Prefeitura Municipal de Terezinha não havia encaminhado ao TCE até o final da tarde desta quarta-feira (07) sua prestação de “contas de gestão” relativa ao exercício financeiro de 2016, descumprindo o artigo 24 da Lei Orgânica e as Resoluções TC nº 36 e 37/2016. O prazo para a entrega da documentação foi encerrado no dia 30 de março último.

A coordenadora de Controle Externo do TCE, Bethânia Melo Azevedo, sugeriu à conselheira e relatora das contas do município do mencionado exercício, Teresa Duere, o envio de ofício ao presidente da Câmara Municipal determinando a instauração de Tomada de Contas Especial, obedecendo-se aos procedimentos estabelecidos pela Resolução TC nº 14/2014.

A conselheira acatou a sugestão da CCE e de pronto enviou ofício ao vereador e presidente da Câmara, Messias Bezerra Pereira, notificando-o para que instaure de imediato a Tomada de Contas solicitada.

A Prefeitura Municipal de Terezinha não havia encaminhado ao TCE até o final da tarde desta quarta-feira (07) sua prestação de “contas de gestão” relativa ao exercício financeiro de 2016, descumprindo o artigo 24 da Lei Orgânica e as Resoluções TC nº 36 e 37/2016. O prazo para a entrega da documentação foi encerrado no dia 30 de março último.

A coordenadora de Controle Externo do TCE, Bethânia Melo Azevedo, sugeriu à conselheira e relatora das contas do município do mencionado exercício, Teresa Duere, o envio de ofício ao presidente da Câmara Municipal determinando a instauração de Tomada de Contas Especial, obedecendo-se aos procedimentos estabelecidos pela Resolução TC nº 14/2014.

A conselheira acatou a sugestão da CCE e de pronto enviou ofício ao vereador e presidente da Câmara, Messias Bezerra Pereira, notificando-o para que instaure de imediato a Tomada de Contas solicitada.