Um vídeo feito no domingo passado, mostra toda a felicidade da família Campos. Era o aniversário de Eduardo e Dia dos Pais. Todos estavam felizes, ele mais ainda. Bolo, cânticos, palmas, sorriso. Nada parecido com o que Pernambuco assistiu hoje (17), uma semana depois, onde a dor e a comoção de enterrar o ex-governador abalou todo o estado e país. O jovem que gravou o vídeo abaixo, Rodrigo Rios, descreve como um pesadelo a sucessão de acontecimentos ocorridos na última semana. "Triste demais, parece um pesadelo, mas o amargo da tragédia é real. Esse vídeo gravei no último domingo(10/08/2014), onde Eduardo Campos celebrava seu aniversário e dia do pais na missa de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata. Em um domingo comemorávamos a vida, no outro nos despedíamos dela", disse Rodrigo.
CARD PREFEITURA
LOGO HEADER (EDITAR AQUI)
menu
domingo, 17 de agosto de 2014
Vídeo mostra um Eduardo feliz em seu aniversário três dias antes de morrer
Um vídeo feito no domingo passado, mostra toda a felicidade da família Campos. Era o aniversário de Eduardo e Dia dos Pais. Todos estavam felizes, ele mais ainda. Bolo, cânticos, palmas, sorriso. Nada parecido com o que Pernambuco assistiu hoje (17), uma semana depois, onde a dor e a comoção de enterrar o ex-governador abalou todo o estado e país. O jovem que gravou o vídeo abaixo, Rodrigo Rios, descreve como um pesadelo a sucessão de acontecimentos ocorridos na última semana. "Triste demais, parece um pesadelo, mas o amargo da tragédia é real. Esse vídeo gravei no último domingo(10/08/2014), onde Eduardo Campos celebrava seu aniversário e dia do pais na missa de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata. Em um domingo comemorávamos a vida, no outro nos despedíamos dela", disse Rodrigo.
Ex-governador Eduardo Campos é sepultado sob forte comoção no Recife
![]() |
| Filhos carregam caixão com corpo de Eduardo Campos Foto: Diário de Pernambuco |
O corpo do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos foi enterrado por volta das 18h40min deste domingo (17/08) no cemitério de Santo Amaro, centro do Recife. A cerimônia fúnebre ocorreu quatro dias depois do trágico acidente aéreo que vitimou sete pessoas em Santos, litoral de São Paulo.
Dor e comoção marcaram o cortejo desde sua saída do Palácio do Campo das Princesas, local onde por mais de 14 horas, se deu o velório de Eduardo Campos. Na chegada, uma multidão já ocupava o cemitério se amontoando como podiam em cima de jazigos e túmulos, todos querendo dar o último adeus ao homem que, com um carisma acima da média, comandou os destinos de Pernambuco durante dois mandatos e despontava como uma grande liderança nacional.
![]() |
| Viúva e filho de Campos se abraçam no cemitério de Santo Amaro Foto: divulgação/Diário de Pernambuco |
Próximo ao local onde foi sepultado Eduardo Campos, a organização reservou um espaço exclusivo para familiares, autoridades e pessoas próximas. Lá, a mãe do ex-governador, a ministra Ana Arraes, sua avó Madalena, viúva de Miguel Arraes, seu único irmão, Antônio Campos, além da viúva Renata Campos e seus filhos se despediram do presidenciável.
![]() |
| Marina Silva no sepultamento de Eduardo Campos |
Chamou a atenção de todos a serenidade e firmeza com que Renata se comportou durante o sepultamento e velório. Ela foi bastante aplaudida com um coro de Ina, Ina, Ina, Renata e Marina. O grito se justifica já que, segundo a imprensa nacional , Marina chegou a convidar Renata para ser sua vice na nova chapa que se formará próxima quarta-feira (20/08). De acordo com a PM as cerimônias fúnebres reuniram cerca de 160 mil pessoas, das duas horas da manhã até a hora da despedida que se deu com o enterro de Eduardo ao lado do túmulo do avô, Miguel Arraes.
![]() |
| Caminho do velório até cemitério. Em destaque a ponte Princesa Isabel foto- G1 |
EPÍLOGO
Exatamente às 18 horas e 40 minutos o caixão com o corpo do ex-governador foi colocado dentro do túmulo ao som do toque de silêncio, entoado por um corneteiro da PM. Impossível foi conter a emoção quando, antes da descida, os filhos de Eduardo e sua viúva tocaram e beijaram pela última vez a urna funerária do pai e esposo, enquanto as centenas de pessoas que não arredaram o pé do cemitério bradavam "Eduardo, Guerreiro, do Povo Brasileiro". A cerimônia se encerrou com uma intensa queima de fogos que durou 15 minutos. Se vai o homem público, mas o seu legado fica. Triste Epílogo.
![]() | |
| Momento em que caixão com corpo de Eduardo é colocado no túmulo Foto- Diário de Pernambuco |
![]() |
| Filhos carregam caixão com corpo de Eduardo Campos Foto: Diário de Pernambuco |
O corpo do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos foi enterrado por volta das 18h40min deste domingo (17/08) no cemitério de Santo Amaro, centro do Recife. A cerimônia fúnebre ocorreu quatro dias depois do trágico acidente aéreo que vitimou sete pessoas em Santos, litoral de São Paulo.
Dor e comoção marcaram o cortejo desde sua saída do Palácio do Campo das Princesas, local onde por mais de 14 horas, se deu o velório de Eduardo Campos. Na chegada, uma multidão já ocupava o cemitério se amontoando como podiam em cima de jazigos e túmulos, todos querendo dar o último adeus ao homem que, com um carisma acima da média, comandou os destinos de Pernambuco durante dois mandatos e despontava como uma grande liderança nacional.
![]() |
| Viúva e filho de Campos se abraçam no cemitério de Santo Amaro Foto: divulgação/Diário de Pernambuco |
Próximo ao local onde foi sepultado Eduardo Campos, a organização reservou um espaço exclusivo para familiares, autoridades e pessoas próximas. Lá, a mãe do ex-governador, a ministra Ana Arraes, sua avó Madalena, viúva de Miguel Arraes, seu único irmão, Antônio Campos, além da viúva Renata Campos e seus filhos se despediram do presidenciável.
![]() |
| Marina Silva no sepultamento de Eduardo Campos |
Chamou a atenção de todos a serenidade e firmeza com que Renata se comportou durante o sepultamento e velório. Ela foi bastante aplaudida com um coro de Ina, Ina, Ina, Renata e Marina. O grito se justifica já que, segundo a imprensa nacional , Marina chegou a convidar Renata para ser sua vice na nova chapa que se formará próxima quarta-feira (20/08). De acordo com a PM as cerimônias fúnebres reuniram cerca de 160 mil pessoas, das duas horas da manhã até a hora da despedida que se deu com o enterro de Eduardo ao lado do túmulo do avô, Miguel Arraes.
![]() |
| Caminho do velório até cemitério. Em destaque a ponte Princesa Isabel foto- G1 |
EPÍLOGO
Exatamente às 18 horas e 40 minutos o caixão com o corpo do ex-governador foi colocado dentro do túmulo ao som do toque de silêncio, entoado por um corneteiro da PM. Impossível foi conter a emoção quando, antes da descida, os filhos de Eduardo e sua viúva tocaram e beijaram pela última vez a urna funerária do pai e esposo, enquanto as centenas de pessoas que não arredaram o pé do cemitério bradavam "Eduardo, Guerreiro, do Povo Brasileiro". A cerimônia se encerrou com uma intensa queima de fogos que durou 15 minutos. Se vai o homem público, mas o seu legado fica. Triste Epílogo.
![]() | |
| Momento em que caixão com corpo de Eduardo é colocado no túmulo Foto- Diário de Pernambuco |
Corpo de Eduardo Campos deixa sede do Governo de PE e segue para o cemitério
![]() |
| Caixão de Eduardo Campos é colocado no caminhão de Bombeiros |
Após mais de 14 horas de velório, e ao som do hino de Pernambuco, o corpo de Eduardo Campos deixou, por volta das quatro e cinquenta deste domingo, o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado em direção ao cemitério de Santo Amaro onde será sepultado. De acordo com estimativas da PM, cerca de 130 mil pessoas passaram pelo local durante todo o dia e outra multidão já aguarda no cemitério. O caixão do ex-governador segue em um caminhão do Corpo de Bombeiros cercado por centenas de admiradores, percorrendo um percurso relativamente curto, de cerca de dois KM. Os corpos de Carlos Percol e Alexandre Severo, assessores de Campos, e que também morreram na tragédia, foram sepultados no início da tarde. Eduardo não seguiu sozinho em sua última viagem Em cima do carro de Bombeiros, Ana Arraes, mãe, Marina Silva, parceira, Renata Campos, viúva e seus filhos se acomodaram ao lado do caixão do ex-governador.
![]() |
| Vista aérea da sede do Governo de PE no final do velório de Eduardo Campos |
| Marina Silva e família de Eduardo seguem junto ao caixão em cima do carro do Corpo de Bombeiros foto - G1/PE |
VELÓRIO
O velório de Eduardo Campos começou às duas horas da manhã deste domingo na parte externa do Palácio do Campo das Princesas. No final, diversos artistas pernambucanos cantaram e recitaram poemas em homenagem ao ex-governador. O corpo chegou por volta das 23 horas do sábado (16) ao Recife e, em cortejo, percorreu 10 bairros da capital arrancando aplausos por onde passava. Centenas pessoas a pé, de carro e até de bicicleta não mediram esforços para acompanhar o carro do Corpo de Bombeiros que levava o caixão do ex-governador, acompanhado durante todo o trajeto pelos filhos João, Pedro e Maria Eduarda.
João Campos, 20 anos, filho do ex-governador Eduardo Campos
|
Multidão acompanha cortejo na Ponte Princesa Isabel
|
![]() |
| Caixão de Eduardo Campos é colocado no caminhão de Bombeiros |
Após mais de 14 horas de velório, e ao som do hino de Pernambuco, o corpo de Eduardo Campos deixou, por volta das quatro e cinquenta deste domingo, o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado em direção ao cemitério de Santo Amaro onde será sepultado. De acordo com estimativas da PM, cerca de 130 mil pessoas passaram pelo local durante todo o dia e outra multidão já aguarda no cemitério. O caixão do ex-governador segue em um caminhão do Corpo de Bombeiros cercado por centenas de admiradores, percorrendo um percurso relativamente curto, de cerca de dois KM. Os corpos de Carlos Percol e Alexandre Severo, assessores de Campos, e que também morreram na tragédia, foram sepultados no início da tarde. Eduardo não seguiu sozinho em sua última viagem Em cima do carro de Bombeiros, Ana Arraes, mãe, Marina Silva, parceira, Renata Campos, viúva e seus filhos se acomodaram ao lado do caixão do ex-governador.
![]() |
| Vista aérea da sede do Governo de PE no final do velório de Eduardo Campos |
| Marina Silva e família de Eduardo seguem junto ao caixão em cima do carro do Corpo de Bombeiros foto - G1/PE |
VELÓRIO
O velório de Eduardo Campos começou às duas horas da manhã deste domingo na parte externa do Palácio do Campo das Princesas. No final, diversos artistas pernambucanos cantaram e recitaram poemas em homenagem ao ex-governador. O corpo chegou por volta das 23 horas do sábado (16) ao Recife e, em cortejo, percorreu 10 bairros da capital arrancando aplausos por onde passava. Centenas pessoas a pé, de carro e até de bicicleta não mediram esforços para acompanhar o carro do Corpo de Bombeiros que levava o caixão do ex-governador, acompanhado durante todo o trajeto pelos filhos João, Pedro e Maria Eduarda.
João Campos, 20 anos, filho do ex-governador Eduardo Campos
|
Multidão acompanha cortejo na Ponte Princesa Isabel
|
Cerca de 100 mil pessoas participam de missa no velório de Eduardo Campos
![]() |
| Filho de Eduardo Campos abraça caixão do pai Crédito/fotos- G1 |
Com a presença de cerca de cem mil pessoas, foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, no final da manhã deste triste domingo, uma missa campal em homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e a seus dois assessores, mortos em um acidente aéreo dia 13 de agosto na cidade de Santos. Dom Fernando Saburido teve a companhia de 12 bispos durante o ato religioso.
Também assistiram a cerimônia, a viúva Renata Campos, os filhos, a mãe Ana Arraes, o irmão Antônio Campos, a presidente Dilma Roussef, o ex-presidente Lula, os presidenciáveis Aécio Neves, Marina Silva e mais 10 governadores, além de prefeitos, autoridades e políticos de diversos lugares do país.
![]() |
| Palácio do Campo das Princesas tomado pela população |
![]() |
| Pernambucanos fazem fila para ver caixão de Eduardo Campos |
![]() |
| Vista aérea do Palácio do Campo das Princesas, no Recife, local do velório de Eduardo Campos e seus dois assessores |
![]() |
| Presidente Dilma participa de missa em homenagem ao ex-governador de PE |
LEIA TAMBÉM
![]() |
| Filho de Eduardo Campos abraça caixão do pai Crédito/fotos- G1 |
Com a presença de cerca de cem mil pessoas, foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, no final da manhã deste triste domingo, uma missa campal em homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e a seus dois assessores, mortos em um acidente aéreo dia 13 de agosto na cidade de Santos. Dom Fernando Saburido teve a companhia de 12 bispos durante o ato religioso.
Também assistiram a cerimônia, a viúva Renata Campos, os filhos, a mãe Ana Arraes, o irmão Antônio Campos, a presidente Dilma Roussef, o ex-presidente Lula, os presidenciáveis Aécio Neves, Marina Silva e mais 10 governadores, além de prefeitos, autoridades e políticos de diversos lugares do país.
![]() |
| Palácio do Campo das Princesas tomado pela população |
![]() |
| Pernambucanos fazem fila para ver caixão de Eduardo Campos |
![]() |
| Vista aérea do Palácio do Campo das Princesas, no Recife, local do velório de Eduardo Campos e seus dois assessores |
![]() |
| Presidente Dilma participa de missa em homenagem ao ex-governador de PE |
LEIA TAMBÉM
Começa no Recife velório de Eduardo Campos
![]() |
| Viúva Renata Campos e filhos recebem conforto durante velório de Campos Foto: G1 |
![]() |
| Marina ao lado do caixão de seu companheiro de chapa a presidência Foto: G1 |
Às 10h deste domingo, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido,
juntamente com outros 12 bispos de várias dioceses do Nordeste, celebrará uma
missa de corpo presente. O velório segue até as 16 horas de hoje quando o corpo de Eduardo deixa o Palácio do Campo das Princesas em direção ao cemitério de Santo Amaro, onde será sepultado ao lado do túmulo do avô Miguel Arraes. A presidente Dilma deve chegar ao Recife no início da manhã para acompanhar os funerais do seu ex-colega de ministério. Também estão previstos para estarem no velório e sepultamento, o ex-presidente Lula, presidenciáveis, além de 10 governadores e diversas autoridades e políticos.
![]() |
| Corpo de Eduardo Campos chega ao Palácio do Campo das Princesas No detalhe, os três filhos, de amarelo, ao lado do caixão Foto: G1
LEIA TAMBÉM
|
![]() |
| Viúva Renata Campos e filhos recebem conforto durante velório de Campos Foto: G1 |
![]() |
| Marina ao lado do caixão de seu companheiro de chapa a presidência Foto: G1 |
Às 10h deste domingo, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido,
juntamente com outros 12 bispos de várias dioceses do Nordeste, celebrará uma
missa de corpo presente. O velório segue até as 16 horas de hoje quando o corpo de Eduardo deixa o Palácio do Campo das Princesas em direção ao cemitério de Santo Amaro, onde será sepultado ao lado do túmulo do avô Miguel Arraes. A presidente Dilma deve chegar ao Recife no início da manhã para acompanhar os funerais do seu ex-colega de ministério. Também estão previstos para estarem no velório e sepultamento, o ex-presidente Lula, presidenciáveis, além de 10 governadores e diversas autoridades e políticos.
![]() |
| Corpo de Eduardo Campos chega ao Palácio do Campo das Princesas No detalhe, os três filhos, de amarelo, ao lado do caixão Foto: G1
LEIA TAMBÉM
|
Caixão com corpo de Eduardo Campos chega ao Recife e é carregado pelos filhos
![]() |
| Filhos de Eduardo Campos acompanham pai em última viagem ao Palácio Créditos - Diário de Pernambuco |
Eram 23h07min do sábado (16) quando ao avião da FAB trazendo os corpos do ex-governador Eduardo Campos e seus assessores Carlos Percol, Alexandre Severo e Marcelo Lyra pousou na Base aérea do Recife. Na pista, uma comitiva aguardava, entre eles, os filhos de Eduardo, Pedro e João Henrique, que carregaram o caixão do pai até um carro do Corpo de Bombeiros, subiram no veículo e, junto com a irmã Maria Eduarda, acompanham ao lado da urna funerária o cortejo até o Palácio do Campo das Princesas. Vestiam uma camisa amarela com os dizeres "Não Vamos Desistir do Brasil", uma alusão a última frase da entrevista de Eduardo ao Jornal Nacional, pouco mais de 12 horas antes de morrer.
![]() |
| Corpo de Eduardo Campos chega ao Palácio para o velório |
Na última viagem rumo ao Palácio de onde comandou Pernambuco durante sete anos, o corpo do ex-governador percorreu 10 bairros do Recife e, mesmo já passando da meia noite, as vias ficaram tomadas de pessoas que acenavam, batiam palmas e prestavam suas últimas homenagens em tom de emoção. Apesar de o Carro dos Bombeiros trafegar a 20 Km por hora, populares corriam nas calçadas tentando acompanhar até onde podiam o veículo com o caixão, que foi escoltado pela cavalaria e batedores da PM. Por volta das duas horas da madrugada deste triste domingo, o corpo de Eduardo Campos chegou ao Palácio do Campo das Princesas, onde uma outra multidão o aguardava bradando, "Eduardo, Guerreiro do Povo Brasileiro" Vai começar o velório.
![]() |
| Filhos receberam corpo do pai na Base Aérea do Recife |
![]() |
| Filhos de Eduardo Campos acompanham pai em última viagem ao Palácio Créditos - Diário de Pernambuco |
Eram 23h07min do sábado (16) quando ao avião da FAB trazendo os corpos do ex-governador Eduardo Campos e seus assessores Carlos Percol, Alexandre Severo e Marcelo Lyra pousou na Base aérea do Recife. Na pista, uma comitiva aguardava, entre eles, os filhos de Eduardo, Pedro e João Henrique, que carregaram o caixão do pai até um carro do Corpo de Bombeiros, subiram no veículo e, junto com a irmã Maria Eduarda, acompanham ao lado da urna funerária o cortejo até o Palácio do Campo das Princesas. Vestiam uma camisa amarela com os dizeres "Não Vamos Desistir do Brasil", uma alusão a última frase da entrevista de Eduardo ao Jornal Nacional, pouco mais de 12 horas antes de morrer.
![]() |
| Corpo de Eduardo Campos chega ao Palácio para o velório |
Na última viagem rumo ao Palácio de onde comandou Pernambuco durante sete anos, o corpo do ex-governador percorreu 10 bairros do Recife e, mesmo já passando da meia noite, as vias ficaram tomadas de pessoas que acenavam, batiam palmas e prestavam suas últimas homenagens em tom de emoção. Apesar de o Carro dos Bombeiros trafegar a 20 Km por hora, populares corriam nas calçadas tentando acompanhar até onde podiam o veículo com o caixão, que foi escoltado pela cavalaria e batedores da PM. Por volta das duas horas da madrugada deste triste domingo, o corpo de Eduardo Campos chegou ao Palácio do Campo das Princesas, onde uma outra multidão o aguardava bradando, "Eduardo, Guerreiro do Povo Brasileiro" Vai começar o velório.
![]() |
| Filhos receberam corpo do pai na Base Aérea do Recife |
sábado, 16 de agosto de 2014
Morador de Garanhuns morreu ao ser atingido por tiros na BR-423
Um homem morreu horas depois ser alvejado por disparos de arma de fogo em uma suposta tentativa de assalto na BR-423, entre Garanhuns e Caetés. Júlio Simplício da Rocha Neto, que era marchante, se deslocava para a feira de Capoeiras com seu irmão em um veículo Strada vermelho quando foi interceptado por um Astra de placas não anotadas. No carro seguiam dois indivíduos que efetuaram vários tiros contra os ocupantes da Strada. A vítima foi atingida na cabeça e socorrido para o Recife, mas não resistiu e veio a óbito. O fato ocorreu por volta das 6h40min desta quinta-feira (16/08). Ninguém foi preso.
Um homem morreu horas depois ser alvejado por disparos de arma de fogo em uma suposta tentativa de assalto na BR-423, entre Garanhuns e Caetés. Júlio Simplício da Rocha Neto, que era marchante, se deslocava para a feira de Capoeiras com seu irmão em um veículo Strada vermelho quando foi interceptado por um Astra de placas não anotadas. No carro seguiam dois indivíduos que efetuaram vários tiros contra os ocupantes da Strada. A vítima foi atingida na cabeça e socorrido para o Recife, mas não resistiu e veio a óbito. O fato ocorreu por volta das 6h40min desta quinta-feira (16/08). Ninguém foi preso.
Corpo de Eduardo chega ainda hoje ao Recife;velório e enterro ocorrem no domingo (17)
![]() |
| Estrutura para o velório começa a ser montada na frente do Palácio Campo das Princesas |
O velório do ex-governador Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lyra e do jornalista Carlos Augusto Percol, vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos (SP) na última quarta-feira (13), vai ser reservado à família das vítimas na noite desse sábado. Durante a noite, a cerimônia ocorre dentro do Palácio do Campo das Princesas. Apenas às 6h deste domingo (17) os caixões serão colocados em frente à sede do Governo Estadual para receber o último adeus do público.
Uma missa campal comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido está marcada para as 10h deste domingo, na Praça da República, que fica em frente ao Palácio. A expectativa é de que 30 mil pessoas assistam à celebração.
De acordo com Ivan Maurício, secretário de imprensa do Governo de Pernambuco, uma fila indiana será organizada para possibilitar que todos deem o último adeus. Ao longo do dia, até as 16h, quando os corpos seguem para os cemitérios, são esperadas mais de 100 mil pessoas nos arredores da sede do executivo estadual.
![]() |
| Eduardo Campos será sepultado no Cemitério de Santo Amaro, onde também foi enterrado seu avô, Miguel ArraesFoto: Alexandre Gondim/ JC Imagem |
» Veja cronograma oficial do traslado, velório e enterro:
Sábado (16)
14h - Liberação dos corpos em São Paulo
16h/18h - Saída dos corpos de São Paulo
21h/22h - Chegada dos corpos ao Recife
Noite/madrugada - Velório reservado às famílias
Domingo (17)
6h - Abertura do velório ao público
10h - Missa Campal na Praça da República
16h - Saída do cortejo do Palácio do Campo das Princesas
17h - Enterro
Eduardo Campos será sepultado no Cemitério de Santo Amaro, onde também foi enterrado seu avô, Miguel Arraes de Alencar. Carlos Percol será enterrado no Cemitério Parque das Flores, no Sancho, Zona Oeste do Recife, enquanto Severo e Lyra, no Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
A missa de sétimo dia do fotógrafo Alexandre Severo será na Matriz do Espinheiro, Zona Norte do Recife, na próxima terça-feira (19).
Já confirmaram presenças seis governadores de estado. A presidente Dilma chega amanhã ao Recife para acompanhar os funerais de seu antigo colega de ministério. Já a provável sucessora de Campos, Marina Silva, desembarca nesta tarde no Recife e fica na cidade até depois do enterro.
NE 10
![]() |
| Estrutura para o velório começa a ser montada na frente do Palácio Campo das Princesas |
O velório do ex-governador Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lyra e do jornalista Carlos Augusto Percol, vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos (SP) na última quarta-feira (13), vai ser reservado à família das vítimas na noite desse sábado. Durante a noite, a cerimônia ocorre dentro do Palácio do Campo das Princesas. Apenas às 6h deste domingo (17) os caixões serão colocados em frente à sede do Governo Estadual para receber o último adeus do público.
Uma missa campal comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido está marcada para as 10h deste domingo, na Praça da República, que fica em frente ao Palácio. A expectativa é de que 30 mil pessoas assistam à celebração.
De acordo com Ivan Maurício, secretário de imprensa do Governo de Pernambuco, uma fila indiana será organizada para possibilitar que todos deem o último adeus. Ao longo do dia, até as 16h, quando os corpos seguem para os cemitérios, são esperadas mais de 100 mil pessoas nos arredores da sede do executivo estadual.
![]() |
| Eduardo Campos será sepultado no Cemitério de Santo Amaro, onde também foi enterrado seu avô, Miguel ArraesFoto: Alexandre Gondim/ JC Imagem |
» Veja cronograma oficial do traslado, velório e enterro:
Sábado (16)
14h - Liberação dos corpos em São Paulo
16h/18h - Saída dos corpos de São Paulo
21h/22h - Chegada dos corpos ao Recife
Noite/madrugada - Velório reservado às famílias
Domingo (17)
6h - Abertura do velório ao público
10h - Missa Campal na Praça da República
16h - Saída do cortejo do Palácio do Campo das Princesas
17h - Enterro
Eduardo Campos será sepultado no Cemitério de Santo Amaro, onde também foi enterrado seu avô, Miguel Arraes de Alencar. Carlos Percol será enterrado no Cemitério Parque das Flores, no Sancho, Zona Oeste do Recife, enquanto Severo e Lyra, no Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
A missa de sétimo dia do fotógrafo Alexandre Severo será na Matriz do Espinheiro, Zona Norte do Recife, na próxima terça-feira (19).
Já confirmaram presenças seis governadores de estado. A presidente Dilma chega amanhã ao Recife para acompanhar os funerais de seu antigo colega de ministério. Já a provável sucessora de Campos, Marina Silva, desembarca nesta tarde no Recife e fica na cidade até depois do enterro.
NE 10
15 perguntas e respostas sobre o acidente que matou Eduardo Campos
![]() |
| Eduardo Campos morreu em acidente aéreo dois dias depois de completar 49 anos
Do G1
A Aeronáutica começou a investigar as causas do acidente aéreo que matou o presidenciável Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas na quarta-feira (13) em Santos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é responsável por analisar o material recolhido pelos peritos, mas ainda não deu nenhuma versão sobre o ocorrido. A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar hipótese de homicídio culposo (sem intenção).
Abaixo, leia o que se sabe a respeito do acidente e dúvidas ainda não esclarecidas sobre o caso.
1. Quais eram as condições meteorológicas do voo?
As condições meteorológicas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), permitiam o pouso. Chovia no momento do acidente. A visibilidade era de 3.000 metros e as nuvens estavam a 300 metros do solo, condições mínimas para pouso. Essas situações são instáveis e podem ser alteradas conforme o piloto se aproxima da pista, segundo especialistas. Cabe ao piloto decidir se a opção mais segura é pousar ou arremeter. Mau tempo, chuva, vento e baixa visibilidade dificultam as condições de voo e demandam maior atenção do piloto, mas isso não significa que foram a causa.
2. A tripulação estava cansada?
O Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA) quer que o Cenipa apure se o cansaço relatado pelo piloto Marcos Martins na internet pode ter sido uma das causas do acidente. Em uma rede social, ele disse estar “cansadaço” cinco dias antes da queda. Familiares também serão ouvidos para saber se o piloto e copiloto passavam por problemas pessoais.
3. O avião era seguro?
O Cessna Citation 560XL, prefixo PR-AFA, era um jato executivo com duas turbinas e 16 metros de comprimento com capacidade para 9 passageiros. Vale cerca de US$ 9 milhões. Segundo a Anac, a documentação da aeronave estava em dia e o jato tinha total condições de operar e era nova, de 2010. Tinha certificado de aeronavegabilidade válido até fevereiro de 2017 e inspeção anual de manutenção que venceria em fevereiro de 2015. Especialistas ouvidos pelo G1afirmam garantir que a aeronave era segura.
Mas de acordo com o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), líder do partido na Assembleia Legislativa do Paraná, o mesmo jato que caiu em Santos havia apresentado problemas durante decolagem em Londrina, no Paraná, em 16 de junho. Na ocasião, houve um problema de ignição na aeronave.
Um vídeo cedido pela RPS Produtora mostra o momento em que o próprio Eduardo Campos brinca com o fato de ter se atrasado a um compromisso em Maringá, no norte do Paraná, por causa de um problema na aeronave.
4. O que aconteceu na hora do pouso? O piloto seguiu o procedimento correto?
Segundo a Aeronáutica, quando se preparava para pouso, o avião arremeteu (voltou a subir antes do pouso) devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato.
Especialistas afirmam que o chamado "procedimento de aproximação perdida", conhecido como arremeter, é normal em pousos por instrumentos e uma questão de segurança. A carta de aproximação por instrumentos da Base Aérea de Santos indica que, para arremeter, o piloto deve seguir para a esquerda em curva ascendente, sentido seguido pelo piloto de Campos (veja mais no vídeo acima).
Se continuasse reto, iria de encontro à serra, mas ainda não se sabe se houve uma falha humana colaborou com a queda. A Anac informou que os pilotos que conduziam a aeronave, Marcos Martins (comandante) e Geraldo Magela Barbosa da Cunha (copiloto) estavam com a licença e com as habilitações válida.
5. O que os pilotos disseram antes da queda?
Gravação de áudio obtida pelo Jornal Nacional mostra uma conversa entre o piloto Marcos Martins com controladores de voo, aparentando tranquilidade, sobre o procedimento de pouso .
6. O que dizem as caixas-pretas?
O conteúdo do Voice Recorder, o gravador de voz da aeronave, não tinha o áudio do voo que culminou na queda da aeronave, segundo o Cenipa. No jato não havia o Data Recorder, que grava dados do voo. A falta dessas informações dificulta as investigações.
7. O avião estava em chamas antes da queda?
Testemunhas afirmaram ter visto uma “bola de fogo” caindo do céu, mas somente a investigação da Aeronáutica irá determinar se houve um problema no ar. Segundo especialistas, o depoimento de testemunhas de quedas de avião quase sempre é impreciso.
8. Em qual posição a aeronave caiu?
Pelo impacto, a aeronave despencou, levando de 15 a 20 segundos para atingir o solo. Um termo que tem sido mencionado é o “estol de asa”, ou seja, a queda pela perda de sustentação ligada ao ângulo do avião, provavelmente com as asas na vertical, mas também existe a versão de especialista de queda de nariz. Apenas as investigações devem concluir qual foi a posição da queda.
9. Pode ter havido desorientação espacial dos pilotos?
Todas as hipóteses ainda estão sendo investigadas. A desorientação espacial ocorre em condições sem visibilidade, em que o piloto é levado a crer que a aeronave está em uma direção pelos instrumentos, mas está em outra. Nesse caso, poderia tomar uma decisão baseada nessa condição psicológica, que poderia ser corrigida pelo segundo piloto.
Uma possibilidade seria o piloto, dentro da nuvem, não acreditar que o avião estava indo para a esquerda, e forçar ainda mais a curva, colocando a aeronave em posição de "faca", com as asas na vertical, provocando uma queda brusca.
10. O piloto pode ter escolhido o local de colisão?
Pelo que restou da aeronave, especialistas creem que ela “bateu voando”, no jargão aeronáutico. Ou seja, teria havido um impacto muito forte, que não indica o padrão de quem tenta um pouso forçado, gradual, que teria arrasado várias casas no entorno do acidente. O avião atingiu apenas uma casa e abriu uma cratera de cerca de três metros no solo.
11. A fuselagem pode dar pistas?
Apesar de o impacto ter destruído o jato, ainda é possível analisar as peças do avião com perícia especializada, para saber se explodiu no solo, no ar, entre outros.
12. Pode ter havido pane no motor?
Somente as investigações podem determinar se houve esse tipo de falha. Segundo especialistas, o Cessna Citation pode arremeter com um motor apenas, se o outro falhar.
13. Um problema na ignição poderia ter derrubado o avião?
Segundo especialistas, a ignição não é necessária uma vez que o avião já esteja no ar, por isso, não pode ter sido a causa do acidente.
14. Um pássaro pode ter atingido as turbinas?
Há urubus na região, mas, mesmo com pássaros na turbina, seria possível o piloto manter a sustentação da aeronave. Como o caso do piloto da US Airways, que realizou um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, após o avião ter se chocado com um bando de gansos, enfraquecem a hipótese.
15. Quem investiga o caso?
A Aeronáutica apura as causas do acidente, e a Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar a hipótese de homicídio culposo (sem intenção)
|
![]() |
| Eduardo Campos morreu em acidente aéreo dois dias depois de completar 49 anos
Do G1
A Aeronáutica começou a investigar as causas do acidente aéreo que matou o presidenciável Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas na quarta-feira (13) em Santos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é responsável por analisar o material recolhido pelos peritos, mas ainda não deu nenhuma versão sobre o ocorrido. A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar hipótese de homicídio culposo (sem intenção).
Abaixo, leia o que se sabe a respeito do acidente e dúvidas ainda não esclarecidas sobre o caso.
1. Quais eram as condições meteorológicas do voo?
As condições meteorológicas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), permitiam o pouso. Chovia no momento do acidente. A visibilidade era de 3.000 metros e as nuvens estavam a 300 metros do solo, condições mínimas para pouso. Essas situações são instáveis e podem ser alteradas conforme o piloto se aproxima da pista, segundo especialistas. Cabe ao piloto decidir se a opção mais segura é pousar ou arremeter. Mau tempo, chuva, vento e baixa visibilidade dificultam as condições de voo e demandam maior atenção do piloto, mas isso não significa que foram a causa.
2. A tripulação estava cansada?
O Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA) quer que o Cenipa apure se o cansaço relatado pelo piloto Marcos Martins na internet pode ter sido uma das causas do acidente. Em uma rede social, ele disse estar “cansadaço” cinco dias antes da queda. Familiares também serão ouvidos para saber se o piloto e copiloto passavam por problemas pessoais.
3. O avião era seguro?
O Cessna Citation 560XL, prefixo PR-AFA, era um jato executivo com duas turbinas e 16 metros de comprimento com capacidade para 9 passageiros. Vale cerca de US$ 9 milhões. Segundo a Anac, a documentação da aeronave estava em dia e o jato tinha total condições de operar e era nova, de 2010. Tinha certificado de aeronavegabilidade válido até fevereiro de 2017 e inspeção anual de manutenção que venceria em fevereiro de 2015. Especialistas ouvidos pelo G1afirmam garantir que a aeronave era segura.
Mas de acordo com o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), líder do partido na Assembleia Legislativa do Paraná, o mesmo jato que caiu em Santos havia apresentado problemas durante decolagem em Londrina, no Paraná, em 16 de junho. Na ocasião, houve um problema de ignição na aeronave.
Um vídeo cedido pela RPS Produtora mostra o momento em que o próprio Eduardo Campos brinca com o fato de ter se atrasado a um compromisso em Maringá, no norte do Paraná, por causa de um problema na aeronave.
4. O que aconteceu na hora do pouso? O piloto seguiu o procedimento correto?
Segundo a Aeronáutica, quando se preparava para pouso, o avião arremeteu (voltou a subir antes do pouso) devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato.
Especialistas afirmam que o chamado "procedimento de aproximação perdida", conhecido como arremeter, é normal em pousos por instrumentos e uma questão de segurança. A carta de aproximação por instrumentos da Base Aérea de Santos indica que, para arremeter, o piloto deve seguir para a esquerda em curva ascendente, sentido seguido pelo piloto de Campos (veja mais no vídeo acima).
Se continuasse reto, iria de encontro à serra, mas ainda não se sabe se houve uma falha humana colaborou com a queda. A Anac informou que os pilotos que conduziam a aeronave, Marcos Martins (comandante) e Geraldo Magela Barbosa da Cunha (copiloto) estavam com a licença e com as habilitações válida.
5. O que os pilotos disseram antes da queda?
Gravação de áudio obtida pelo Jornal Nacional mostra uma conversa entre o piloto Marcos Martins com controladores de voo, aparentando tranquilidade, sobre o procedimento de pouso .
6. O que dizem as caixas-pretas?
O conteúdo do Voice Recorder, o gravador de voz da aeronave, não tinha o áudio do voo que culminou na queda da aeronave, segundo o Cenipa. No jato não havia o Data Recorder, que grava dados do voo. A falta dessas informações dificulta as investigações.
7. O avião estava em chamas antes da queda?
Testemunhas afirmaram ter visto uma “bola de fogo” caindo do céu, mas somente a investigação da Aeronáutica irá determinar se houve um problema no ar. Segundo especialistas, o depoimento de testemunhas de quedas de avião quase sempre é impreciso.
8. Em qual posição a aeronave caiu?
Pelo impacto, a aeronave despencou, levando de 15 a 20 segundos para atingir o solo. Um termo que tem sido mencionado é o “estol de asa”, ou seja, a queda pela perda de sustentação ligada ao ângulo do avião, provavelmente com as asas na vertical, mas também existe a versão de especialista de queda de nariz. Apenas as investigações devem concluir qual foi a posição da queda.
9. Pode ter havido desorientação espacial dos pilotos?
Todas as hipóteses ainda estão sendo investigadas. A desorientação espacial ocorre em condições sem visibilidade, em que o piloto é levado a crer que a aeronave está em uma direção pelos instrumentos, mas está em outra. Nesse caso, poderia tomar uma decisão baseada nessa condição psicológica, que poderia ser corrigida pelo segundo piloto.
Uma possibilidade seria o piloto, dentro da nuvem, não acreditar que o avião estava indo para a esquerda, e forçar ainda mais a curva, colocando a aeronave em posição de "faca", com as asas na vertical, provocando uma queda brusca.
10. O piloto pode ter escolhido o local de colisão?
Pelo que restou da aeronave, especialistas creem que ela “bateu voando”, no jargão aeronáutico. Ou seja, teria havido um impacto muito forte, que não indica o padrão de quem tenta um pouso forçado, gradual, que teria arrasado várias casas no entorno do acidente. O avião atingiu apenas uma casa e abriu uma cratera de cerca de três metros no solo.
11. A fuselagem pode dar pistas?
Apesar de o impacto ter destruído o jato, ainda é possível analisar as peças do avião com perícia especializada, para saber se explodiu no solo, no ar, entre outros.
12. Pode ter havido pane no motor?
Somente as investigações podem determinar se houve esse tipo de falha. Segundo especialistas, o Cessna Citation pode arremeter com um motor apenas, se o outro falhar.
13. Um problema na ignição poderia ter derrubado o avião?
Segundo especialistas, a ignição não é necessária uma vez que o avião já esteja no ar, por isso, não pode ter sido a causa do acidente.
14. Um pássaro pode ter atingido as turbinas?
Há urubus na região, mas, mesmo com pássaros na turbina, seria possível o piloto manter a sustentação da aeronave. Como o caso do piloto da US Airways, que realizou um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, após o avião ter se chocado com um bando de gansos, enfraquecem a hipótese.
15. Quem investiga o caso?
A Aeronáutica apura as causas do acidente, e a Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar a hipótese de homicídio culposo (sem intenção)
|
Em pesquisa encomendada pelo PSB, Marina já aparece em empate técnico com Aécio
| Marina: colocada como candidata em pesquisa |
| Marina: colocada como candidata em pesquisa |
© 2026 V&C Garanhuns. Portal de notícias. Powered by: ATEC














