E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

terça-feira, 15 de julho de 2014

PRF de Garanhuns apreende 800 Kg de queijo transportados de forma irregular em Caetés

PRF de Garanhuns apreende 800 Kg de queijo transportados de forma irregular em Caetés
Queijo irregular apreendido pela PRF Garanhuns
Foto: divulgação/PRF

Do G1 Caruaru

Aproximadamente 802 kg de queijo transportado sem refrigeração foram apreendidos nesta segunda-feira (14) no quilômetro 66 da BR-424 em Caetés. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eram 718 kg do tipo coalho e 84 kg de queijo manteiga. Este último estava com a data de fabricação adulterada.( a data de fabricação do queijo manteiga informava ter sido fabricado no dia 15/07/2014, um dia a frente).
Data de fabricação do queijo de manteiga estava adulterada
Foto: Divulgação PRF

Todos eles estavam sem nota fiscal. Ainda segundo a PRF, um homem de 48 anos transportava o queijo, que estava sendo levado de Venturosa, no Agreste, para São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, na carroceria de um Ford F250 de placa LWD9935/PE . O produto apreendido foi levado para o posto da PRF em Garanhuns e entregue à Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) para incineração.
Queijo irregular apreendido pela PRF Garanhuns
Foto: divulgação/PRF

Do G1 Caruaru

Aproximadamente 802 kg de queijo transportado sem refrigeração foram apreendidos nesta segunda-feira (14) no quilômetro 66 da BR-424 em Caetés. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eram 718 kg do tipo coalho e 84 kg de queijo manteiga. Este último estava com a data de fabricação adulterada.( a data de fabricação do queijo manteiga informava ter sido fabricado no dia 15/07/2014, um dia a frente).
Data de fabricação do queijo de manteiga estava adulterada
Foto: Divulgação PRF

Todos eles estavam sem nota fiscal. Ainda segundo a PRF, um homem de 48 anos transportava o queijo, que estava sendo levado de Venturosa, no Agreste, para São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, na carroceria de um Ford F250 de placa LWD9935/PE . O produto apreendido foi levado para o posto da PRF em Garanhuns e entregue à Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) para incineração.

Garota de 15 anos morre em acidente na BR-423, próximo ao distrito de Neves

Garota de 15 anos morre em acidente na BR-423, próximo ao distrito de Neves
IMG-20140714-WA0080
Foto/divulgação Agreste Violento
Um trágico acidente, ocorrido por volta das 20h15min desta segunda (14), deixou uma jovem de apenas 15 anos morta. O fato aconteceu no KM 75 da BR-423, após o distrito de Neves (sentido Garanhuns- Caruaru). A vítima, identificada como Franciele Ferreira da Costa, vinha sem capacete na garupa de uma moto quando uma carreta colidiu lateralmente contra ela e o condutor de 17 anos, que ficou gravemente ferido. A adolescente residia no sitio Catonho, zona rural de Jupi e morreu na hora já que quando caiu bateu com a cabeça no asfalto.  O corpo será encaminhado para necropsia no IML de Caruaru.

IMG-20140714-WA0082
Foto/divulgação Agreste Violento
IMG-20140714-WA0080
Foto/divulgação Agreste Violento
Um trágico acidente, ocorrido por volta das 20h15min desta segunda (14), deixou uma jovem de apenas 15 anos morta. O fato aconteceu no KM 75 da BR-423, após o distrito de Neves (sentido Garanhuns- Caruaru). A vítima, identificada como Franciele Ferreira da Costa, vinha sem capacete na garupa de uma moto quando uma carreta colidiu lateralmente contra ela e o condutor de 17 anos, que ficou gravemente ferido. A adolescente residia no sitio Catonho, zona rural de Jupi e morreu na hora já que quando caiu bateu com a cabeça no asfalto.  O corpo será encaminhado para necropsia no IML de Caruaru.

IMG-20140714-WA0082
Foto/divulgação Agreste Violento

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Lista de aprovados no concurso de Capoeiras é divulgada

Lista de aprovados no concurso de Capoeiras é divulgada
Saiu o resultado do concurso público da cidade de Capoeiras. O certame visou o provimento de 85 (oitenta e cinco) vagas, no âmbito do poder executivo daquele  município, que serão preenchidas por cargos de todos os níveis de escolaridade. Os cargos serão preenchidos para o quadro permanente pessoal na autarquia. Das 85 vagas disponíveis pelo concurso, o edital divulgou que serão reservadas 5% para candidatos com deficiência.  As provas foram realizadas no último dia 29 de junho

Clique no link abaixo e confira a lista dos aprovados e classificados

http://www.portalidest.com.br/concurso/capoeiras14/resultadofinal/resultado.html

Saiu o resultado do concurso público da cidade de Capoeiras. O certame visou o provimento de 85 (oitenta e cinco) vagas, no âmbito do poder executivo daquele  município, que serão preenchidas por cargos de todos os níveis de escolaridade. Os cargos serão preenchidos para o quadro permanente pessoal na autarquia. Das 85 vagas disponíveis pelo concurso, o edital divulgou que serão reservadas 5% para candidatos com deficiência.  As provas foram realizadas no último dia 29 de junho

Clique no link abaixo e confira a lista dos aprovados e classificados

http://www.portalidest.com.br/concurso/capoeiras14/resultadofinal/resultado.html

Perpart está com vagas de estágio para Programa CredTodos em São Bento do Una

Seleção visa preencher vagas de promotores de crédito que atuarão incentivando o acesso ao microcrédito em todo o Estado

A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa de economia mista sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), está com vagas abertas em São Bento do Una e outros municípios do Estado para estudantes interessados em atuar como promotores de crédito no programa CredTodos, realizado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há vagas para estudantes do ensino médio e de nível superior, ambas com carga horária de 20h semanais.
O valor da bolsa é de R$ 200 para ensino médio e de R$ 250 para ensino superior, além de outros benefícios, como auxílio-transporte no valor de R$ 88,65 e seguro de vida. Interessados podem entrar em contato com a Perpart através do telefone (81) 3184-5054.
Mais informações no site www.perpart.pe.gov.br.

Seleção visa preencher vagas de promotores de crédito que atuarão incentivando o acesso ao microcrédito em todo o Estado

A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa de economia mista sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), está com vagas abertas em São Bento do Una e outros municípios do Estado para estudantes interessados em atuar como promotores de crédito no programa CredTodos, realizado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há vagas para estudantes do ensino médio e de nível superior, ambas com carga horária de 20h semanais.
O valor da bolsa é de R$ 200 para ensino médio e de R$ 250 para ensino superior, além de outros benefícios, como auxílio-transporte no valor de R$ 88,65 e seguro de vida. Interessados podem entrar em contato com a Perpart através do telefone (81) 3184-5054.
Mais informações no site www.perpart.pe.gov.br.

Distribuição de Palma beneficia mais de 5 mil produtores de Itaíba

Distribuição de Palma beneficia mais de 5 mil produtores de Itaíba
Mais de cinco mil produtores rurais são beneficiados com a distribuição de sementes de palma, em Itaíba (PE). A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, tem distribuído cerca de mil raquetes da planta para por cada hectare de terra.  O objetivo de refazer a sementeira de palma é aumentar a produção de leite no município. Mais de 5 mil produtores foram contemplados com as sementes.

De acordo com Pedro Jordão, Secretário de Agricultura Itaíba sofreu nesses últimos três anos com a seca. O município era o maior produtor de leite de Pernambuco, com uma produção 75 milhões de litros por ano. Houve uma redução de 80% na produção e no rebanho. Ainda, de acordo com o secretário, a falta da palma fez com que os criadores se desfizessem dos seus animais por incapacidade de alimentá-los.

“A distribuição da palma irá impulsionar novamente a produção de leite. O problema da seca causou enormes prejuízos. Como a palma é o principal complemento da alimentação animal, ao refazer as sementeiras iremos aumentar a produção leiteira”, disse Pedro Jordão.

Devido ao seu potencial de armazenamento de água durante a seca, a palma é a principal fonte de alimento dos rebanhos nas regiões do Agreste e Sertão pernambucano. No ano passado foram distribuídas mais de 3 mil sementes. Agora as sementeiras já estão sendo refeitas e a produção de leite está sendo impulsionada.


Departamento de Comunicação de Itaíba

Mais de cinco mil produtores rurais são beneficiados com a distribuição de sementes de palma, em Itaíba (PE). A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, tem distribuído cerca de mil raquetes da planta para por cada hectare de terra.  O objetivo de refazer a sementeira de palma é aumentar a produção de leite no município. Mais de 5 mil produtores foram contemplados com as sementes.

De acordo com Pedro Jordão, Secretário de Agricultura Itaíba sofreu nesses últimos três anos com a seca. O município era o maior produtor de leite de Pernambuco, com uma produção 75 milhões de litros por ano. Houve uma redução de 80% na produção e no rebanho. Ainda, de acordo com o secretário, a falta da palma fez com que os criadores se desfizessem dos seus animais por incapacidade de alimentá-los.

“A distribuição da palma irá impulsionar novamente a produção de leite. O problema da seca causou enormes prejuízos. Como a palma é o principal complemento da alimentação animal, ao refazer as sementeiras iremos aumentar a produção leiteira”, disse Pedro Jordão.

Devido ao seu potencial de armazenamento de água durante a seca, a palma é a principal fonte de alimento dos rebanhos nas regiões do Agreste e Sertão pernambucano. No ano passado foram distribuídas mais de 3 mil sementes. Agora as sementeiras já estão sendo refeitas e a produção de leite está sendo impulsionada.


Departamento de Comunicação de Itaíba

Felipão não é mais técnico da Seleção

 Felipão não é mais técnico da Seleção Treinador entregou o cargo após 4º lugar na Copa. CBF aceitou a demissão.

Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção brasileira. A derrota vexatória para a Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo, e o outro revés em seguida, na disputa pelo terceiro lugar, por 3 a 0, para a Holanda, decretaram a queda do comandante. Felipão assumiu o Brasil no ano passado, um pouco antes da Copa das Confederações, e conquistou o título em cima da Espanha, vencendo por 3 a 0 no Maracanã. Foram 29 jogos no comando da Seleção, com 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Na Copa do Mundo deste ano, foram sete jogos, com duas derrotas, três vitórias e dois empates.
Luiz Felipe Scolari Felipão jogo Brasil x Colômbia (Foto: Getty Images)Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção brasileira (Foto: Getty Images)

Após a derrota para a Holanda no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na coletiva de imprensa, Felipão entregou o cargo para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como, segundo o próprio, já havia ficado acertado com a entidade. A CBF aceitou o pedido de Felipão e confirmou a demissão de Luiz Felipe Scolari, Carlos Alberto Parreira e de toda a comissão técnica que trabalhou na Copa do Mundo. A CBF ainda não oficializa a queda do treinador, o que irá acontecer nesta segunda-feira.
Felipão substituiu Mano Menezes, aposta da CBF para começar o processo de reformulação da seleção brasileira. A derrota para o México na decisão da medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, porém, começaram a minar o treinador, que acabou sucumbindo. Chamado por José Maria Marin, Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo com o Brasil em 2002, aceitou, e no primeiro ano como treinador do país conquistou a Copa das Confederações, com campanha que colocou a Seleção novamente como uma das favoritas ao título mundial em casa, o que nem de longe aconteceu.

GE
Treinador entregou o cargo após 4º lugar na Copa. CBF aceitou a demissão.

Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção brasileira. A derrota vexatória para a Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo, e o outro revés em seguida, na disputa pelo terceiro lugar, por 3 a 0, para a Holanda, decretaram a queda do comandante. Felipão assumiu o Brasil no ano passado, um pouco antes da Copa das Confederações, e conquistou o título em cima da Espanha, vencendo por 3 a 0 no Maracanã. Foram 29 jogos no comando da Seleção, com 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Na Copa do Mundo deste ano, foram sete jogos, com duas derrotas, três vitórias e dois empates.
Luiz Felipe Scolari Felipão jogo Brasil x Colômbia (Foto: Getty Images)Luiz Felipe Scolari não é mais técnico da seleção brasileira (Foto: Getty Images)

Após a derrota para a Holanda no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na coletiva de imprensa, Felipão entregou o cargo para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como, segundo o próprio, já havia ficado acertado com a entidade. A CBF aceitou o pedido de Felipão e confirmou a demissão de Luiz Felipe Scolari, Carlos Alberto Parreira e de toda a comissão técnica que trabalhou na Copa do Mundo. A CBF ainda não oficializa a queda do treinador, o que irá acontecer nesta segunda-feira.
Felipão substituiu Mano Menezes, aposta da CBF para começar o processo de reformulação da seleção brasileira. A derrota para o México na decisão da medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, porém, começaram a minar o treinador, que acabou sucumbindo. Chamado por José Maria Marin, Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo com o Brasil em 2002, aceitou, e no primeiro ano como treinador do país conquistou a Copa das Confederações, com campanha que colocou a Seleção novamente como uma das favoritas ao título mundial em casa, o que nem de longe aconteceu.

GE

domingo, 13 de julho de 2014

“Guia do FIG” é mais um aplicativo que vai deixar seu Festival na palma da mão

 “Guia do FIG” é mais um aplicativo que vai deixar seu Festival na palma da mão

Mais um Festival de Inverno de Garanhuns vem aí. De 17 a 26 de julho de 2014 acontece a 24ª edição do FIG, quando música, cinema, artes cênicas, cultura popular e todas as formas de expressão artística se encontram.

Garanhuns fica a 230 km do Recife, e vai acolher cerca de 500 mil pessoas durante os 10 dias de programação. O festival terá 17 polos de animação, reafirmando a pluralidade da cultura pernambucana e nacional, reunindo grandes shows, cortejos de cultura popular, feira livre espetáculos de circo, mostras literárias, de cinema e fotografia, exposições de artesanato, artes visuais, design e moda, além de oficinas e debates culturais. Entre os polos de animação está a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara), que este ano será palco de uma grande homenagem de vários artistas ao mestre Dominguinhos.

#FIG2014

E, para esta 24ª edição, a Arretada Comunicação e seus apoiadores oficiais oferecem um aplicativo gratuito para celulares com Java, Android e iOS. Basta acessar o link www.app.vc/guiadofig diretamente do navegador do dispositivo móvel e baixar para acompanhar a programação oficial e completa do festival, além de informações sobre todos os polos do evento. Com atualização em tempo real, o aplicativo traz ainda:

- Guia de comércios e serviços.

- Rádio #FIG2014 com uma playlist com as músicas dos artistas que vão participar do evento.

- Blog “O outro lado massa do FIG” apresentando alternativas para curtir o evento.

- Fotos do evento e também o #SelfieNoFIG.

- Compartilhamentos e informações através das redes sociais Facebook e Twitter

- “Mural de comentários” com dicas sobre o FIG e Garanhuns.

Neste ano, o Festival de Inverno de Garanhuns vai homenagear o seu criador, Ivo Tinô do Maral, que completou 80 anos em 2014. As ações de difusão e, também, de formação cultural ajudam a consolidar o FIG não apenas como um grande evento cultural, mas também como um momento importante das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado de Pernambuco.

A cidade toda está pronta para receber os turistas durante esses dias. Uma ótima oportunidade para esquentar as baixas temperaturas do período e curtir. #FIG2014

Mais um Festival de Inverno de Garanhuns vem aí. De 17 a 26 de julho de 2014 acontece a 24ª edição do FIG, quando música, cinema, artes cênicas, cultura popular e todas as formas de expressão artística se encontram.

Garanhuns fica a 230 km do Recife, e vai acolher cerca de 500 mil pessoas durante os 10 dias de programação. O festival terá 17 polos de animação, reafirmando a pluralidade da cultura pernambucana e nacional, reunindo grandes shows, cortejos de cultura popular, feira livre espetáculos de circo, mostras literárias, de cinema e fotografia, exposições de artesanato, artes visuais, design e moda, além de oficinas e debates culturais. Entre os polos de animação está a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara), que este ano será palco de uma grande homenagem de vários artistas ao mestre Dominguinhos.

#FIG2014

E, para esta 24ª edição, a Arretada Comunicação e seus apoiadores oficiais oferecem um aplicativo gratuito para celulares com Java, Android e iOS. Basta acessar o link www.app.vc/guiadofig diretamente do navegador do dispositivo móvel e baixar para acompanhar a programação oficial e completa do festival, além de informações sobre todos os polos do evento. Com atualização em tempo real, o aplicativo traz ainda:

- Guia de comércios e serviços.

- Rádio #FIG2014 com uma playlist com as músicas dos artistas que vão participar do evento.

- Blog “O outro lado massa do FIG” apresentando alternativas para curtir o evento.

- Fotos do evento e também o #SelfieNoFIG.

- Compartilhamentos e informações através das redes sociais Facebook e Twitter

- “Mural de comentários” com dicas sobre o FIG e Garanhuns.

Neste ano, o Festival de Inverno de Garanhuns vai homenagear o seu criador, Ivo Tinô do Maral, que completou 80 anos em 2014. As ações de difusão e, também, de formação cultural ajudam a consolidar o FIG não apenas como um grande evento cultural, mas também como um momento importante das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado de Pernambuco.

A cidade toda está pronta para receber os turistas durante esses dias. Uma ótima oportunidade para esquentar as baixas temperaturas do período e curtir. #FIG2014

Presidente Dilma é vaiada e ofendida na final da Copa no Maracanã

Presidente Dilma é vaiada e ofendida na final da Copa no Maracanã
Dilma Rousseff e Angela Merkel na partida entre Alemanha e Argentina, no Maracanã
Dilma Rousseff e Angela Merkel na partida entre Alemanha e Argentina, no Maracanã (Reuters)

Pelo menos em dois momentos a presidente Dilma Rousseff foi bastante vaiada nesse domingo (13), no Maracanã. Na primeira vez, logo ao terminar o jogo em que a Alemanha venceu a Argentina, a imagem da presidente apareceu no telão e ocorreu a primeira vaia. Pouco depois de terminar a partida, quando o técnico argentino Alejandro Sabella a cumprimentou na tribuna, as manifestações subiram de volume e também teve início o mesmo xingamento que ocorreu em São Paulo, na festa de abertura, dia 12 de junho.

As vaias se repetiram quando a delegação alemã foi cumprimentada pela presidente, protocolarmente, mas aí as imagens apareceram menos vezes no telão. A transmissão oficial também deixou de mostrar a invasão de um torcedor ao gramado, seminu, que tentou agarrar jogadores alemães, no segundo tempo do jogo.

Veja
Dilma Rousseff e Angela Merkel na partida entre Alemanha e Argentina, no Maracanã
Dilma Rousseff e Angela Merkel na partida entre Alemanha e Argentina, no Maracanã (Reuters)

Pelo menos em dois momentos a presidente Dilma Rousseff foi bastante vaiada nesse domingo (13), no Maracanã. Na primeira vez, logo ao terminar o jogo em que a Alemanha venceu a Argentina, a imagem da presidente apareceu no telão e ocorreu a primeira vaia. Pouco depois de terminar a partida, quando o técnico argentino Alejandro Sabella a cumprimentou na tribuna, as manifestações subiram de volume e também teve início o mesmo xingamento que ocorreu em São Paulo, na festa de abertura, dia 12 de junho.

As vaias se repetiram quando a delegação alemã foi cumprimentada pela presidente, protocolarmente, mas aí as imagens apareceram menos vezes no telão. A transmissão oficial também deixou de mostrar a invasão de um torcedor ao gramado, seminu, que tentou agarrar jogadores alemães, no segundo tempo do jogo.

Veja

Menino de 3 anos morre após disparo acidental de tio em Capoeiras.

Uma tragédia se abateu sobre a vizinha cidade de Capoeiras. Um menino de três anos morreu na manhã deste domingo (13) após ser atingido acidentalmente por um tiro no Sítio Bujão, zona rural daquele municipio. De acordo com a Polícia Civil, testemunhas informaram que a criança estava brincando com o tio, de 12 anos. Este estaria com uma espingarda de fabricação caseira e efetuou o disparo. Parentes da vítima informaram à polícia que a criança foi encaminhada a um hospital de São Bento do Una, também no Agreste. Desta unidade de saúde, o menino teria sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e seria levado para um hospital no Recife, mas não resistiu e morreu a caminho. Ainda segundo a polícia, o menino de 12 anos e o pai dele foram encaminhados à Delegacia Regional de Garanhuns. 

G1
Uma tragédia se abateu sobre a vizinha cidade de Capoeiras. Um menino de três anos morreu na manhã deste domingo (13) após ser atingido acidentalmente por um tiro no Sítio Bujão, zona rural daquele municipio. De acordo com a Polícia Civil, testemunhas informaram que a criança estava brincando com o tio, de 12 anos. Este estaria com uma espingarda de fabricação caseira e efetuou o disparo. Parentes da vítima informaram à polícia que a criança foi encaminhada a um hospital de São Bento do Una, também no Agreste. Desta unidade de saúde, o menino teria sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e seria levado para um hospital no Recife, mas não resistiu e morreu a caminho. Ainda segundo a polícia, o menino de 12 anos e o pai dele foram encaminhados à Delegacia Regional de Garanhuns. 

G1

Alemanha vence Argentina por 1 a 0 e é campeã da Copa 2014

Alemanha vence Argentina por 1 a 0 e é campeã da Copa 2014 AO VIVO: Alemanha 1 x 0 na prorrogação (Darren Staples/Reuters)
A Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0  agora a pouco no Maracanã e faturou o título da Copa 2014 no Brasil, se sagrando tetra campeã do mundo. Após um jogo eletrizante, a equipe alemã marcou o único gol da partida aos 7 minutos do segundo tempo de prorrogação. Schürrle avançou pela esquerda e cruzou para Götze, livre na área, matou no peito e bateu sem deixar a bola cair, para o desespero da Argentina.

Equilibrada e emocionante, a terceira final de Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina terminou o primeiro tempo em 0 a 0, com as duas equipes desperdiçando chances claras de gol. O jogo foi bastante equilibrado. Messi esteve sumido durante grande parte da partida, talvez sentindo alguma lesão.

Foi um jogo de paciência no estádio do Maracanã e a Alemanha soube esperar o momento certo para dar o golpe mortal na Argentina, com gol de Mario Götze, para enfim conquistar o tetracampeonato da Copa do Mundo, neste domingo, no Rio de Janeiro. Em um duelo equilibrado, os europeus impuseram o seu estilo de jogo desde o início, diante da retranca montada pelo técnico Alejandro Sabella, e precisaram de 112 minutos para confirmar o favoritismo.

Depois de um duelo aguerrido e sem gols durante 90 minutos, a Alemanha buscou o gol salvador aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação. André Schürrle disparou pela esquerda e cruzou na área para Götze, que dominou no peito e bateu para as redes, para alegria de alemães e choro dos torcedores argentinos presentes no Maracanã.

Com o triunfo, a Alemanha desempatou os duelos contra a Argentina em finais de Copa, a decisão mais repetida da história Em 1986, os sul-americanos levaram a melhor. Quatro anos depois, foi a vez do time europeu erguer a taça. Antes, a Alemanha já se sagrara campeã em 1954 e 1974.

Curiosamente, os alemães faturaram o tetra 24 anos depois da conquista do tricampeonato, assim como fizeram o Brasil e a Itália, outras duas seleções que têm quatro troféus - a seleção brasileira já soma cinco títulos. A Copa de 2014 repetiu ainda as últimas duas edições, ao ser decidida na prorrogação.
Alemanha bate a Argentina na prorrogação (Reuters)
A Alemanha contou com ampla torcida brasileira, mesmo depois do vexame que impôs à seleção nacional na semifinal. Mas, mesmo com o favoritismo adquirido na goleada de 7 a 1, teve dificuldade contra o bom e compacto time argentino, que não teve o machucado Angel Di María. Para equilibrar, a Alemanha perdeu Khedira antes do apito inicial. Ele se machucou durante o aquecimento.

O primeiro tempo foi um duelo da retranca contra o toque de bola alemão. Mas, mesmo na defensiva, os argentinos criaram as melhores chances. No segundo tempo, os sul-americanos esboçaram uma pressão no início, mas logo sucumbiram ao cansaço, em razão da sequência de jogos duros e decididos na prorrogação e pênaltis. A Alemanha, contudo, não aproveitou a chance e precisou decidir a partida somente no tempo extra.

O título coroa a boa campanha alemã na Copa, que teve início com uma retumbante goleada de 4 a 0 sobre Portugal do melhor do mundo, o atacante Cristiano Ronaldo. Depois de atuações temerosas contra Gana e Argélia, o técnico Joachim Löw soube ajustar o time para ganhar ainda mais consistência, deixando para trás seleções tradicionais como França e Brasil. Na final, foi a vez de superar a bicampeã Argentina.

O tetracampeonato também premia todo o planejamento da Alemanha, que estabeleceu em 2002 um vitorioso plano para renovar o futebol nacional. Os resultados culminaram na revelação de jogadores que passaram a atuar juntos desde a Copa de 2006. Naquele ano e em 2010, a seleção terminou em terceiro lugar, após o vice-campeonato de 2002. A busca pelo quarto título, enfim, teve final feliz.

Messi foi eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa e o  alemão Neuer o melhor goleiro. Já o colombiano James Rodriguez, com seis gols, foi o artilheiro da Copa 2014 no Brasil

Agência Estado.

AO VIVO: Alemanha 1 x 0 na prorrogação (Darren Staples/Reuters)
A Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0  agora a pouco no Maracanã e faturou o título da Copa 2014 no Brasil, se sagrando tetra campeã do mundo. Após um jogo eletrizante, a equipe alemã marcou o único gol da partida aos 7 minutos do segundo tempo de prorrogação. Schürrle avançou pela esquerda e cruzou para Götze, livre na área, matou no peito e bateu sem deixar a bola cair, para o desespero da Argentina.

Equilibrada e emocionante, a terceira final de Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina terminou o primeiro tempo em 0 a 0, com as duas equipes desperdiçando chances claras de gol. O jogo foi bastante equilibrado. Messi esteve sumido durante grande parte da partida, talvez sentindo alguma lesão.

Foi um jogo de paciência no estádio do Maracanã e a Alemanha soube esperar o momento certo para dar o golpe mortal na Argentina, com gol de Mario Götze, para enfim conquistar o tetracampeonato da Copa do Mundo, neste domingo, no Rio de Janeiro. Em um duelo equilibrado, os europeus impuseram o seu estilo de jogo desde o início, diante da retranca montada pelo técnico Alejandro Sabella, e precisaram de 112 minutos para confirmar o favoritismo.

Depois de um duelo aguerrido e sem gols durante 90 minutos, a Alemanha buscou o gol salvador aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação. André Schürrle disparou pela esquerda e cruzou na área para Götze, que dominou no peito e bateu para as redes, para alegria de alemães e choro dos torcedores argentinos presentes no Maracanã.

Com o triunfo, a Alemanha desempatou os duelos contra a Argentina em finais de Copa, a decisão mais repetida da história Em 1986, os sul-americanos levaram a melhor. Quatro anos depois, foi a vez do time europeu erguer a taça. Antes, a Alemanha já se sagrara campeã em 1954 e 1974.

Curiosamente, os alemães faturaram o tetra 24 anos depois da conquista do tricampeonato, assim como fizeram o Brasil e a Itália, outras duas seleções que têm quatro troféus - a seleção brasileira já soma cinco títulos. A Copa de 2014 repetiu ainda as últimas duas edições, ao ser decidida na prorrogação.
Alemanha bate a Argentina na prorrogação (Reuters)
A Alemanha contou com ampla torcida brasileira, mesmo depois do vexame que impôs à seleção nacional na semifinal. Mas, mesmo com o favoritismo adquirido na goleada de 7 a 1, teve dificuldade contra o bom e compacto time argentino, que não teve o machucado Angel Di María. Para equilibrar, a Alemanha perdeu Khedira antes do apito inicial. Ele se machucou durante o aquecimento.

O primeiro tempo foi um duelo da retranca contra o toque de bola alemão. Mas, mesmo na defensiva, os argentinos criaram as melhores chances. No segundo tempo, os sul-americanos esboçaram uma pressão no início, mas logo sucumbiram ao cansaço, em razão da sequência de jogos duros e decididos na prorrogação e pênaltis. A Alemanha, contudo, não aproveitou a chance e precisou decidir a partida somente no tempo extra.

O título coroa a boa campanha alemã na Copa, que teve início com uma retumbante goleada de 4 a 0 sobre Portugal do melhor do mundo, o atacante Cristiano Ronaldo. Depois de atuações temerosas contra Gana e Argélia, o técnico Joachim Löw soube ajustar o time para ganhar ainda mais consistência, deixando para trás seleções tradicionais como França e Brasil. Na final, foi a vez de superar a bicampeã Argentina.

O tetracampeonato também premia todo o planejamento da Alemanha, que estabeleceu em 2002 um vitorioso plano para renovar o futebol nacional. Os resultados culminaram na revelação de jogadores que passaram a atuar juntos desde a Copa de 2006. Naquele ano e em 2010, a seleção terminou em terceiro lugar, após o vice-campeonato de 2002. A busca pelo quarto título, enfim, teve final feliz.

Messi foi eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa e o  alemão Neuer o melhor goleiro. Já o colombiano James Rodriguez, com seis gols, foi o artilheiro da Copa 2014 no Brasil

Agência Estado.