E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

domingo, 13 de julho de 2014

Jovem é assassinado e Garanhuns chega a 16 homicídios em 2014

Um jovem identificado como Igor Jonh de Sousa, de 18 anos, residente no bairro da Boa Vista, foi encontrado morto, com o corpo crivado de balas nas imediações da Fundação Bradesco. Ele é a décima sexta pessoa assassinada em Garanhuns este ano. A polícia esteve no local, mas as pistas sobre quem teria cometido o crime são escassas. O  que foi levantado é que as marcas dos tiros são de revólver calibre 38. Já o corpo da vítima apresenta muitas tatuagens, tendo uma delas a inscrição Silvana.

Para acessar fotos desta ocorrência clique na página do site Agreste Violento
AQUI
Um jovem identificado como Igor Jonh de Sousa, de 18 anos, residente no bairro da Boa Vista, foi encontrado morto, com o corpo crivado de balas nas imediações da Fundação Bradesco. Ele é a décima sexta pessoa assassinada em Garanhuns este ano. A polícia esteve no local, mas as pistas sobre quem teria cometido o crime são escassas. O  que foi levantado é que as marcas dos tiros são de revólver calibre 38. Já o corpo da vítima apresenta muitas tatuagens, tendo uma delas a inscrição Silvana.

Para acessar fotos desta ocorrência clique na página do site Agreste Violento
AQUI

sábado, 12 de julho de 2014

DEPLORÁVEL E SEM HONRA, diz imprensa internacional sobre Seleção após derrota para Holanda

DEPLORÁVEL E SEM HONRA, diz imprensa internacional sobre Seleção após derrota para Holanda Gazzetta dello Sport destaca "outra surra" levada pelo Brasil (Foto: Reprodução/Gazzetta dello Sport)
A imprensa europeia fechou o caixão brasileiro após a derrota para a Holanda por 3 a 0 na tarde deste sábado, na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo. Depois de dias de críticas e ironias pela humilhante eliminação ao levar 7 a 1 da Alemanha, a queda ao levar dois gols em 16 minutos e sem poder de reação deixou o time em estado deplorável, sem honra, miserável e vivendo um pesadelo.


Os espanhóis pegaram mais pesado. O El País chamou a Seleção de "equipe pesadelo", citando que "não há consolo nem perdão" para o time e que "a ferida causada pelo 7 a 1 não para de sangar. O Brasil agora é uma equipe fora de moda contra a qual já se atrevem até mesmo os árbitros que, no início da Copa, a reverenciaram", disse a publicação, uma citação irônica ao suposto favorecimento na primeira fase do Mundial. Neste sábado, a Holanda fez dois gols em lances ilegais.
Mundo Deportivo diz que Brasil foi humilhado  (Foto: Reprodução/Mundo Deportivo)


O El Mundo classificou o Brasil como "sem honra" após uma "despedida deplorável. Foi uma equipe de segunda, um brinquedo nas mãos de uma Holanda capaz de despachá-la a média força, sem querer aprofundar a ferida nacional já suficiente profunda", citou.

Já o Marca colocou os comandados de Felipão "de castigo" no título, ressaltando: "sua bandeira segue a meio-mastro e, contra a Holanda, não conseguiu esconder sua tristeza. O sonho se tornou um pesadelo".

Já o diário Sport afirmou que a derrota por 3 a 0 foi humilhante e que o "novo suplício" demonstra que, "sem Neymar, é pouca coisa", "vulnerável e com medo". O Mundo Deportivo também criticou a forma como a Seleção se comportou no gramado do Estádio Mané Garrincha, dizendo que a Holanda a fez parecer "ridícula", "uma equipe desconexa, apesar das seis mudanças que Felipão fez desde o desastre contra a Alemanha".

Os ingleses também foram muito críticos quanto à forma com que a Brasil encerrou o Mundial. Segunda a BBC, "a campanha teve um fim miserável", enquanto que o Daily Mail escolheu "final devastador" para caracterizar a nova derrota. "Felipão certamente não será capaz de 'sobreviver' a isso. Foi acusado por 200 milhões de pessoas de escalar os jogadores errados e escolher a tática errada. Depois desta noite em Brasília, sabe-se que eles não estão totalmente errados", disse a publicação.


O The Guardian deu opções de escolha: "crueldade intencional, indignidade desnecessária ou pura tortura? Luiz Felipe Scolari e seus jogadores podem escolher depois de perder o terceiro lugar, algo que serviria como caminho para redenção". Os jornais italianos, por sua vez, se atentaram ao desempenho ruim no começo do jogo, sendo que o Corriere della Sera culpou até mesmo "erros e má sorte" ao identificar o time em "estado de choque".
"Quarto de castigo": Marca faz piada com a Seleção (Foto: Reprodução/Marca)

"Mais uma humilhação para os anfitriões", escreveu o Corriere dello Sport, ressaltando: "para a Seleção, os dez gols em dois jogos são um pesadelo". Por fim, a Gazzetta Dello Sport criticou "outra atuação horrível", afirmou que "o público fez tudo para perdoá-la, contra todas as probabilidades, depois do massacre para a Alemanha" e deixou um aviso: "Brasil tem que virar a página, o treinador e a equipe. Em breve".

Terra
Gazzetta dello Sport destaca "outra surra" levada pelo Brasil (Foto: Reprodução/Gazzetta dello Sport)
A imprensa europeia fechou o caixão brasileiro após a derrota para a Holanda por 3 a 0 na tarde deste sábado, na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo. Depois de dias de críticas e ironias pela humilhante eliminação ao levar 7 a 1 da Alemanha, a queda ao levar dois gols em 16 minutos e sem poder de reação deixou o time em estado deplorável, sem honra, miserável e vivendo um pesadelo.


Os espanhóis pegaram mais pesado. O El País chamou a Seleção de "equipe pesadelo", citando que "não há consolo nem perdão" para o time e que "a ferida causada pelo 7 a 1 não para de sangar. O Brasil agora é uma equipe fora de moda contra a qual já se atrevem até mesmo os árbitros que, no início da Copa, a reverenciaram", disse a publicação, uma citação irônica ao suposto favorecimento na primeira fase do Mundial. Neste sábado, a Holanda fez dois gols em lances ilegais.
Mundo Deportivo diz que Brasil foi humilhado  (Foto: Reprodução/Mundo Deportivo)


O El Mundo classificou o Brasil como "sem honra" após uma "despedida deplorável. Foi uma equipe de segunda, um brinquedo nas mãos de uma Holanda capaz de despachá-la a média força, sem querer aprofundar a ferida nacional já suficiente profunda", citou.

Já o Marca colocou os comandados de Felipão "de castigo" no título, ressaltando: "sua bandeira segue a meio-mastro e, contra a Holanda, não conseguiu esconder sua tristeza. O sonho se tornou um pesadelo".

Já o diário Sport afirmou que a derrota por 3 a 0 foi humilhante e que o "novo suplício" demonstra que, "sem Neymar, é pouca coisa", "vulnerável e com medo". O Mundo Deportivo também criticou a forma como a Seleção se comportou no gramado do Estádio Mané Garrincha, dizendo que a Holanda a fez parecer "ridícula", "uma equipe desconexa, apesar das seis mudanças que Felipão fez desde o desastre contra a Alemanha".

Os ingleses também foram muito críticos quanto à forma com que a Brasil encerrou o Mundial. Segunda a BBC, "a campanha teve um fim miserável", enquanto que o Daily Mail escolheu "final devastador" para caracterizar a nova derrota. "Felipão certamente não será capaz de 'sobreviver' a isso. Foi acusado por 200 milhões de pessoas de escalar os jogadores errados e escolher a tática errada. Depois desta noite em Brasília, sabe-se que eles não estão totalmente errados", disse a publicação.


O The Guardian deu opções de escolha: "crueldade intencional, indignidade desnecessária ou pura tortura? Luiz Felipe Scolari e seus jogadores podem escolher depois de perder o terceiro lugar, algo que serviria como caminho para redenção". Os jornais italianos, por sua vez, se atentaram ao desempenho ruim no começo do jogo, sendo que o Corriere della Sera culpou até mesmo "erros e má sorte" ao identificar o time em "estado de choque".
"Quarto de castigo": Marca faz piada com a Seleção (Foto: Reprodução/Marca)

"Mais uma humilhação para os anfitriões", escreveu o Corriere dello Sport, ressaltando: "para a Seleção, os dez gols em dois jogos são um pesadelo". Por fim, a Gazzetta Dello Sport criticou "outra atuação horrível", afirmou que "o público fez tudo para perdoá-la, contra todas as probabilidades, depois do massacre para a Alemanha" e deixou um aviso: "Brasil tem que virar a página, o treinador e a equipe. Em breve".

Terra

Homem furta caminhão em Garanhuns, mas é morto pela polícia em Lajedo

Homem furta caminhão em Garanhuns, mas é morto pela polícia em Lajedo
Um furto de um caminhão em Garanhuns acabou em morte do ladrão em um bloqueio policial na BR-423 nas imediações de Lajedo. Um homem ainda não identificado furtou um caminhão modelo F 4000 de cor vermelha aqui na cidade de Garanhuns, isso por volta das 18 horas deste sábado (12). O proprietário do veículo presenciou toda ação e, lógico, acionou a PRF que por sua vez acionou a PM, que montou um bloqueio com várias viaturas na BR-423, nas imediações de Lajedo. Perseguido pela PRF, o responsável pelo furto fugiu pela referida BR, esbarrando no bloqueio policial, onde houve troca de tiros. Disparos atingiram o assaltante que faleceu ainda no local.



FOTOS ( créditos Agreste Violento)

caminhão f4000 - 02
F 4000 foi atingida por disparos da PM


viatura 01
Assaltante foi morto pela PM - foto desfocada propositalmente

Mais informações sobre o assunto neste domingo (13)


Um furto de um caminhão em Garanhuns acabou em morte do ladrão em um bloqueio policial na BR-423 nas imediações de Lajedo. Um homem ainda não identificado furtou um caminhão modelo F 4000 de cor vermelha aqui na cidade de Garanhuns, isso por volta das 18 horas deste sábado (12). O proprietário do veículo presenciou toda ação e, lógico, acionou a PRF que por sua vez acionou a PM, que montou um bloqueio com várias viaturas na BR-423, nas imediações de Lajedo. Perseguido pela PRF, o responsável pelo furto fugiu pela referida BR, esbarrando no bloqueio policial, onde houve troca de tiros. Disparos atingiram o assaltante que faleceu ainda no local.



FOTOS ( créditos Agreste Violento)

caminhão f4000 - 02
F 4000 foi atingida por disparos da PM


viatura 01
Assaltante foi morto pela PM - foto desfocada propositalmente

Mais informações sobre o assunto neste domingo (13)

Aplicativos para celulares deixam o FIG 2014 na palma da sua mão

Aplicativos para celulares deixam o FIG 2014 na palma da sua mão

O FIG 2014 é o maior festival em diversidade da América Latina, portanto, é impossível estar em todos os polos ao mesmo tempo e saber tudo o que rola nesta festa maravilhosa.  Uma mão na roda, ou melhor, na tela, são os aplicativos para celulares, onde você pode acompanhar tudo sobre o 24º Festival de Inverno de Garanhuns.  Um deles é o www.appfig.com.br/  enviado por seus idealizadores aqui para o V&C.  Baixe já o #APPFIG e não perca um detalhe sequer do evento que promete  aquecer Garanhuns, mesmo no friozinho gostoso da Suíça Pernambucana. 

Os mesmos criadores deste aplicativo desenvolveram uma rádio web só com sucessos dos artistas que se apresentaram na 24º Edição do #FIG.  Para acessar é só clicar em  www.appfig.com.br/radio/" MANDA VER

É ISSO. FALTAM  APENAS 5 DIAS.


O FIG 2014 é o maior festival em diversidade da América Latina, portanto, é impossível estar em todos os polos ao mesmo tempo e saber tudo o que rola nesta festa maravilhosa.  Uma mão na roda, ou melhor, na tela, são os aplicativos para celulares, onde você pode acompanhar tudo sobre o 24º Festival de Inverno de Garanhuns.  Um deles é o www.appfig.com.br/  enviado por seus idealizadores aqui para o V&C.  Baixe já o #APPFIG e não perca um detalhe sequer do evento que promete  aquecer Garanhuns, mesmo no friozinho gostoso da Suíça Pernambucana. 

Os mesmos criadores deste aplicativo desenvolveram uma rádio web só com sucessos dos artistas que se apresentaram na 24º Edição do #FIG.  Para acessar é só clicar em  www.appfig.com.br/radio/" MANDA VER

É ISSO. FALTAM  APENAS 5 DIAS.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Morre aos 71 anos Dr. Osmar de Oliveira, comentarista de futebol da Band

Morre aos 71 anos Dr. Osmar de Oliveira, comentarista de futebol da Band
Faleceu nesta sexta-feira, aos 71 anos, o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira. Doutor Osmar, como também era conhecido no meio do futebol, estava internado em São Paulo após uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata e também sofria com problemas pulmonares. Em julho de 2013, Osmar de Oliveira sofreu um infarto e também precisou ser operado.
Osmar de Oliveira formou-se em medicina no ano de 1969, na PUC, em Sorocaba. Especializou-se na medicina esportiva e trabalhou como médico do Corinthians, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da seleção brasileira de basquete.
Também foi comentarista e locutor esportivo, tendo passado por TV Gazeta (SP), Rádio Gazeta, TV Bandeirantes, SBT, TV Manchete, TV Cultura, TV Record e também na TV Globo, onde foi locutor entre os anos de 1980 e 1983.
GE
Faleceu nesta sexta-feira, aos 71 anos, o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira. Doutor Osmar, como também era conhecido no meio do futebol, estava internado em São Paulo após uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata e também sofria com problemas pulmonares. Em julho de 2013, Osmar de Oliveira sofreu um infarto e também precisou ser operado.
Osmar de Oliveira formou-se em medicina no ano de 1969, na PUC, em Sorocaba. Especializou-se na medicina esportiva e trabalhou como médico do Corinthians, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da seleção brasileira de basquete.
Também foi comentarista e locutor esportivo, tendo passado por TV Gazeta (SP), Rádio Gazeta, TV Bandeirantes, SBT, TV Manchete, TV Cultura, TV Record e também na TV Globo, onde foi locutor entre os anos de 1980 e 1983.
GE

UPE Garanhuns oferece cursos de idiomas e informática através do PROLINFO

UPE Garanhuns oferece cursos de idiomas e informática através do PROLINFO
A UPE Garanhuns abriu as inscrições para o Programa de Línguas e Informática (PROLINFO), com os cursos de língua inglesa, espanhola e portuguesa, em parceria com o IAUPE (Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco. As matrículas são feitas exclusivamente através do site da instituição. O PROLINFO oferece também outros cursos na área de informática em outros campus. Os cursos são abertos à população em geral.

 Os cursos não tem mensalidades e o material é gratuito online. Somente na matrícula é cobrada uma taxa renovada a cada seis meses. O curso é dividido em básico, intermediário e avançado. "A UPE Garanhuns está expandindo o PROLINFO. Iniciamos com Língua Inglesa, e agora somamos mais dois novos cursos. Trata-se de um desenvolvimento iniciado e que está em curso na universidade de Pernambuco. " registra prof. Clóvis Gomes, diretor do MultiCampi Garanhuns.

 Mais informações através podem ser conseguidas na Coordenação de Interiorização do PROLINFO, com o prof. Vinícius Pascoal, através do site www.prolinfo.com.br ou pelo telefone: (81) 3033.7384

Assessoria de Imprensa da UPE

A UPE Garanhuns abriu as inscrições para o Programa de Línguas e Informática (PROLINFO), com os cursos de língua inglesa, espanhola e portuguesa, em parceria com o IAUPE (Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco. As matrículas são feitas exclusivamente através do site da instituição. O PROLINFO oferece também outros cursos na área de informática em outros campus. Os cursos são abertos à população em geral.

 Os cursos não tem mensalidades e o material é gratuito online. Somente na matrícula é cobrada uma taxa renovada a cada seis meses. O curso é dividido em básico, intermediário e avançado. "A UPE Garanhuns está expandindo o PROLINFO. Iniciamos com Língua Inglesa, e agora somamos mais dois novos cursos. Trata-se de um desenvolvimento iniciado e que está em curso na universidade de Pernambuco. " registra prof. Clóvis Gomes, diretor do MultiCampi Garanhuns.

 Mais informações através podem ser conseguidas na Coordenação de Interiorização do PROLINFO, com o prof. Vinícius Pascoal, através do site www.prolinfo.com.br ou pelo telefone: (81) 3033.7384

Assessoria de Imprensa da UPE

Acidente na manhã desta sexta (11) deixa um morto em Canhotinho

Acidente na manhã desta sexta (11) deixa um morto em Canhotinho
A manhã desta sexta-feira, (11) começou com um acidente com vítima fatal na PE-170, na altura do povoado Olho D’água na zona rural de Canhotinho, a vítima fatal foi o agricultor José Willamis da Costa Justino de 30 anos. Ele pilotava uma moto Broz de placa KJD-5849 , quando tentou ultrapassar um carro de transporte alternativo e colidiu frontalmente com uma Parati de placa KIE-8510, de cor vinho.

 O motorista da Parati se evadiu do local, já o motorista de uma Van, que presenciou o acidente, permaneceu no local e disse que a vítima invadiu a faixa contrária. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
MOTO

Com informações e fotos do site Agreste Violento

A manhã desta sexta-feira, (11) começou com um acidente com vítima fatal na PE-170, na altura do povoado Olho D’água na zona rural de Canhotinho, a vítima fatal foi o agricultor José Willamis da Costa Justino de 30 anos. Ele pilotava uma moto Broz de placa KJD-5849 , quando tentou ultrapassar um carro de transporte alternativo e colidiu frontalmente com uma Parati de placa KIE-8510, de cor vinho.

 O motorista da Parati se evadiu do local, já o motorista de uma Van, que presenciou o acidente, permaneceu no local e disse que a vítima invadiu a faixa contrária. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
MOTO

Com informações e fotos do site Agreste Violento

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Seguradora é condenada a pagar indenizações a 33 famílias de Garanhuns

A Sul America, Companhia Nacional de Seguros, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 780.789,04 fracionada a 33 famílias que residem no bairro  Cohab I, na cidade de Garanhuns, no Agreste  Pernambucano.
A indenização é referente à falta de assistência as casas e apartamentos que tiveram comprovação de danos causados por vícios de construção, além da ausência de vistorias durante as etapas da  construção dos imóveis.                                                                                         
Seu João Damião de Lima de 72 anos é morador no bairro da Cohab I há mais de 40 anos e  comemora o decisão da justiça, “ fui um dos primeiros a vir morar aqui e esse dinheiro vai me ajudar a fazer as reformas que a casa precisa”, comentou o aposentado.
A decisão é do juiz Marcelo Marques Cabral, da 3ª Vara Cível do município, e o valor será fracionado em indenizações que variam de R$ 18 mil a R$ 24 mil. O juiz determinou também, multa de 2% ao valor para cada dez dias de atraso.

NE10

A Sul America, Companhia Nacional de Seguros, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 780.789,04 fracionada a 33 famílias que residem no bairro  Cohab I, na cidade de Garanhuns, no Agreste  Pernambucano.
A indenização é referente à falta de assistência as casas e apartamentos que tiveram comprovação de danos causados por vícios de construção, além da ausência de vistorias durante as etapas da  construção dos imóveis.                                                                                         
Seu João Damião de Lima de 72 anos é morador no bairro da Cohab I há mais de 40 anos e  comemora o decisão da justiça, “ fui um dos primeiros a vir morar aqui e esse dinheiro vai me ajudar a fazer as reformas que a casa precisa”, comentou o aposentado.
A decisão é do juiz Marcelo Marques Cabral, da 3ª Vara Cível do município, e o valor será fracionado em indenizações que variam de R$ 18 mil a R$ 24 mil. O juiz determinou também, multa de 2% ao valor para cada dez dias de atraso.

NE10

Ônibus clandestino que seguia para SP é apreendido em Garanhuns

Ônibus clandestino que seguia para SP é apreendido em Garanhuns
Ônibus foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal em Garanhuns (Foto: Divulgação/ PRF)
Um ônibus que transportava 35 passageiros com destino ao estado de São Paulo foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-423 em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Na quarta-feira (9), após abordagem de rotina, agentes identificaram que o número do chassi do coletivo estava adulterado.
Segundo a PRF, foi constatado que a numeração do motor e da caixa de marcha não eram do coletivo. O primeiro número pertencia a outro ônibus; já o da caixa de marcha não constava no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Depois da apreensão, o motorista do veículo - um homem de 65 anos - foi encaminhado à Polícia Civil e os passageiros seguiram viagem em outro coletivo. O ônibus clandestino ficou apreendido no posto da PRF da cidade.
Do G1
Ônibus foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal em Garanhuns (Foto: Divulgação/ PRF)
Um ônibus que transportava 35 passageiros com destino ao estado de São Paulo foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-423 em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Na quarta-feira (9), após abordagem de rotina, agentes identificaram que o número do chassi do coletivo estava adulterado.
Segundo a PRF, foi constatado que a numeração do motor e da caixa de marcha não eram do coletivo. O primeiro número pertencia a outro ônibus; já o da caixa de marcha não constava no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Depois da apreensão, o motorista do veículo - um homem de 65 anos - foi encaminhado à Polícia Civil e os passageiros seguiram viagem em outro coletivo. O ônibus clandestino ficou apreendido no posto da PRF da cidade.
Do G1

Além do tradicional camarote da acessibilidade, FIG 2014 terá oficinas para pessoas com deficiência

Além do tradicional camarote da acessibilidade, FIG 2014 terá oficinas para pessoas com deficiência

Dentre as atividades inclusivas estão capacitações de artes como a oficina de teatro "mãos que falam"


Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsdh), por meio da sua executiva de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Prefeitura de Garanhuns, será montado durante toda a programação da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2014, pela quarta vez, o Camarote da Acessibilidade, que tem como objetivo fortalecer a participação da pessoa com deficiência, promovendo cultura e lazer, além da acessibilidade e inclusão social.

Segundo Bernardo D’Almeida, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o espaço será coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), e Prefeitura do Município, responsável pela montagem do camarote. “Com capacidade para cerca de 45 pessoas, o camarote ficará na Praça Guadalajara  e funcionará em dois momentos: na parte da tarde para visita pedagógica e oficinas e à noite durante a programação dos shows. Na estrutura haverá banheiro químico adaptado, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e segurança, além de transporte”, destacou.

Mais acessibilidade - Outra atuação da Sead, além das articulações já realizadas, será a produção de vídeos em Libras com a divulgação das capacitações que serão realizadas e as atividades culturais, além da impressão da programação oficial em braile em parceria com a Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe). A Superintendência irá oferecer oficinas voltadas para veículos de comunicação da cidade com foco na acessibilidade comunicacional, artesanato e teatro para pessoas com deficiência auditiva, intitulada de “mãos que falam”.

As inscrições para o Camarote da Acessibilidade serão realizadas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), a partir da próxima segunda-feira (14), das 8h ás 14h.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos


Dentre as atividades inclusivas estão capacitações de artes como a oficina de teatro "mãos que falam"


Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsdh), por meio da sua executiva de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Prefeitura de Garanhuns, será montado durante toda a programação da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2014, pela quarta vez, o Camarote da Acessibilidade, que tem como objetivo fortalecer a participação da pessoa com deficiência, promovendo cultura e lazer, além da acessibilidade e inclusão social.

Segundo Bernardo D’Almeida, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o espaço será coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), e Prefeitura do Município, responsável pela montagem do camarote. “Com capacidade para cerca de 45 pessoas, o camarote ficará na Praça Guadalajara  e funcionará em dois momentos: na parte da tarde para visita pedagógica e oficinas e à noite durante a programação dos shows. Na estrutura haverá banheiro químico adaptado, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e segurança, além de transporte”, destacou.

Mais acessibilidade - Outra atuação da Sead, além das articulações já realizadas, será a produção de vídeos em Libras com a divulgação das capacitações que serão realizadas e as atividades culturais, além da impressão da programação oficial em braile em parceria com a Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe). A Superintendência irá oferecer oficinas voltadas para veículos de comunicação da cidade com foco na acessibilidade comunicacional, artesanato e teatro para pessoas com deficiência auditiva, intitulada de “mãos que falam”.

As inscrições para o Camarote da Acessibilidade serão realizadas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), a partir da próxima segunda-feira (14), das 8h ás 14h.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos