E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quinta-feira, 5 de junho de 2014

SENAC/Garanhuns ministra curso de oratória nos dias 07 e 08 de junho

SENAC/Garanhuns ministra curso de oratória nos dias 07 e 08 de junho
Conseguir argumentar com objetividade e conquistar o público através das palavras são algumas atribuições que podem ser aprendidas. Pensando nisso, a unidade do Senac de Garanhuns vai realizar neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de junho, o curso de Oratória.

O curso será ministrado pela instrutora do Senac Ana Rique e vai trazer dicas e orientações para quem deseja aprimorar ou adquirir mais experiência na arte do discurso como empostar a voz e dar ênfase a determinadas palavras, além de outros aspectos.

Serão dois dias de aulas, das 8h às 17h, totalizando 15h de duração. Podem participar do curso profissionais de diversas áreas, estudantes, empresários e gestores. O investimento é de R$ 180,00 ou 03 parcelas de R$ 60,00. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone: (87) 3761.0165. Inscrições pelo e-mail: thiagobezerra@pe.senac.br.

SERVIÇO
Senac – Garanhuns
Curso de Oratória
7 e 8 de junho | 8h às 17h
Informações: (87) 3761.0165

Conseguir argumentar com objetividade e conquistar o público através das palavras são algumas atribuições que podem ser aprendidas. Pensando nisso, a unidade do Senac de Garanhuns vai realizar neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de junho, o curso de Oratória.

O curso será ministrado pela instrutora do Senac Ana Rique e vai trazer dicas e orientações para quem deseja aprimorar ou adquirir mais experiência na arte do discurso como empostar a voz e dar ênfase a determinadas palavras, além de outros aspectos.

Serão dois dias de aulas, das 8h às 17h, totalizando 15h de duração. Podem participar do curso profissionais de diversas áreas, estudantes, empresários e gestores. O investimento é de R$ 180,00 ou 03 parcelas de R$ 60,00. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone: (87) 3761.0165. Inscrições pelo e-mail: thiagobezerra@pe.senac.br.

SERVIÇO
Senac – Garanhuns
Curso de Oratória
7 e 8 de junho | 8h às 17h
Informações: (87) 3761.0165

Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho visitam Garanhuns e cidades do Agreste meridional neste final de semana

Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho visitam Garanhuns e cidades do Agreste meridional neste final de semana
A Frente Popular de Pernambuco desembarca neste final de semana no Agreste Meridional, seguindo com o ciclo de visitas aos municípios para apresentação da chapa e discussão das propostas que serão incluídas no Plano de Governo. O itinerário começa nesta sexta-feira (6), às 8h, em Garanhuns, onde os pré-candidatos ao Governo, Paulo Câmara (PSB), a vice, Raul Henry (PMDB), e o senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB), visitam o campus da Universidade de Pernambuco (UPE). De lá, a caravana segue para Capoeiras às 11h30, onde visita a feira da cidade, concede entrevista a uma rádio local e almoça com a prefeita Neide Reino (PSB).

Às 13h30, Câmara e comitiva chegam a Caetés, onde se reúnem com lideranças locais e dão entrevista a uma rádio. Em Paranatama, o encontro é com o prefeito José Teixeira e aliados, às 15h30. A última parada da sexta é o município de Saloá, onde o pré-candidato tem conversas agendadas com o ex-prefeito Gilvan Pereira (PSB) e com o prefeito Ricardo Alves (PMDB).

No sábado (7), Paulo Câmara inicia cedo as atividades, em um café-da-manhã com lideranças de Garanhuns, às 7h30. Na mesma cidade, ele dá entrevista coletiva a blogs e rádios locais. Às 10h30, tem agenda no município de São João, onde conversa com o Dr. Nelson Barbosa (PSB). De lá, segue para Palmeirina, para um almoço com o ex-prefeito Eudson Catão (PSB), às 12h. Em Lagoa do Ouro, às 14h30, a chapa encontra primeiro o ex-candidato à Prefeitura Quebra-Santo (PSDB), e em seguida com o prefeito Marquidoves (PSB). Às 18h, a comitiva chega a Bom Conselho, para reuniões com o ex-deputado Hélio Urquisa (PMDB), a ex-prefeita Judith Alapenha (PDT) e o prefeito Danilo Godoy (PSB).

No último dia do giro pelo Agreste, a agenda começa às 9h, em Terezinha, onde Paulo Câmara acompanha o prefeito Alexandre Martins (PR) em uma visita à feira da cidade. Às 11h, em Calçado, o pré-candidato encontra o prefeito Zé Elias (PP) e dá entrevista a uma rádio. De lá, segue para Bonito, onde se reúne, às 14h, com o prefeito Ruy Barbosa (PSD). Às 19h, a Frente Popular se reúne com o prefeito Fernando Pergentino (PSB), em Sairé.


A Frente Popular de Pernambuco desembarca neste final de semana no Agreste Meridional, seguindo com o ciclo de visitas aos municípios para apresentação da chapa e discussão das propostas que serão incluídas no Plano de Governo. O itinerário começa nesta sexta-feira (6), às 8h, em Garanhuns, onde os pré-candidatos ao Governo, Paulo Câmara (PSB), a vice, Raul Henry (PMDB), e o senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB), visitam o campus da Universidade de Pernambuco (UPE). De lá, a caravana segue para Capoeiras às 11h30, onde visita a feira da cidade, concede entrevista a uma rádio local e almoça com a prefeita Neide Reino (PSB).

Às 13h30, Câmara e comitiva chegam a Caetés, onde se reúnem com lideranças locais e dão entrevista a uma rádio. Em Paranatama, o encontro é com o prefeito José Teixeira e aliados, às 15h30. A última parada da sexta é o município de Saloá, onde o pré-candidato tem conversas agendadas com o ex-prefeito Gilvan Pereira (PSB) e com o prefeito Ricardo Alves (PMDB).

No sábado (7), Paulo Câmara inicia cedo as atividades, em um café-da-manhã com lideranças de Garanhuns, às 7h30. Na mesma cidade, ele dá entrevista coletiva a blogs e rádios locais. Às 10h30, tem agenda no município de São João, onde conversa com o Dr. Nelson Barbosa (PSB). De lá, segue para Palmeirina, para um almoço com o ex-prefeito Eudson Catão (PSB), às 12h. Em Lagoa do Ouro, às 14h30, a chapa encontra primeiro o ex-candidato à Prefeitura Quebra-Santo (PSDB), e em seguida com o prefeito Marquidoves (PSB). Às 18h, a comitiva chega a Bom Conselho, para reuniões com o ex-deputado Hélio Urquisa (PMDB), a ex-prefeita Judith Alapenha (PDT) e o prefeito Danilo Godoy (PSB).

No último dia do giro pelo Agreste, a agenda começa às 9h, em Terezinha, onde Paulo Câmara acompanha o prefeito Alexandre Martins (PR) em uma visita à feira da cidade. Às 11h, em Calçado, o pré-candidato encontra o prefeito Zé Elias (PP) e dá entrevista a uma rádio. De lá, segue para Bonito, onde se reúne, às 14h, com o prefeito Ruy Barbosa (PSD). Às 19h, a Frente Popular se reúne com o prefeito Fernando Pergentino (PSB), em Sairé.

Professor do Espirito Santo usa trecho da música “Lepo Lepo” em prova de filosofia

Professor do Espirito Santo usa trecho da música “Lepo Lepo” em prova de filosofia
Alunos do 1º do ensino médio da Escola Estadual Manoel Duarte da Cunha, localizada no município de Pedro Canário, no Espírito Santo, tiveram de responder questão sobre a música “Lepo Lepo” em uma prova de filosofia.

A pergunta associava uma parte da música a "situações que cercam a nossa sociedde" e pedia aos estudantes que assinalassem o tema que não se relacionava com o trecho.

Maurício de Menezes Matos, professor de filosofia na instituição, foi quem elaborou a avaliação. Ele citou o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, como "pensador contemporâneo".


Para o docente, a abordagem foi válida, já que é possível encontrar a filosofia em qualquer letra de música.

— Acredito que aconteceu essa polêmica toda por causa de um professor de Brasília que citou uma música da Valesca Popozuda, afirmou Menezes Matos.

Em abril deste ano, a caso do professor que citou a música "Beijinho no Ombro" em prova de uma escola no Distrito Federal causou polêmica em todo o País.

R7





Alunos do 1º do ensino médio da Escola Estadual Manoel Duarte da Cunha, localizada no município de Pedro Canário, no Espírito Santo, tiveram de responder questão sobre a música “Lepo Lepo” em uma prova de filosofia.

A pergunta associava uma parte da música a "situações que cercam a nossa sociedde" e pedia aos estudantes que assinalassem o tema que não se relacionava com o trecho.

Maurício de Menezes Matos, professor de filosofia na instituição, foi quem elaborou a avaliação. Ele citou o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, como "pensador contemporâneo".


Para o docente, a abordagem foi válida, já que é possível encontrar a filosofia em qualquer letra de música.

— Acredito que aconteceu essa polêmica toda por causa de um professor de Brasília que citou uma música da Valesca Popozuda, afirmou Menezes Matos.

Em abril deste ano, a caso do professor que citou a música "Beijinho no Ombro" em prova de uma escola no Distrito Federal causou polêmica em todo o País.

R7




Câmara de Garanhuns homologa concurso público



    Do blog dos concursos
    A Câmara Municipal de Garanhuns homologou o resultado final do concurso público do órgão, realizado em abril deste ano, de acordo com o Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (05). A lista com os aprovados está disponível no site www.upenet.com.br. No total, foram oferecidas 28 oportunidades para vário cargos de níveis fundamental, médio e superior, cujos salários variam entre R$750 e R$2.250.


      Do blog dos concursos
      A Câmara Municipal de Garanhuns homologou o resultado final do concurso público do órgão, realizado em abril deste ano, de acordo com o Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (05). A lista com os aprovados está disponível no site www.upenet.com.br. No total, foram oferecidas 28 oportunidades para vário cargos de níveis fundamental, médio e superior, cujos salários variam entre R$750 e R$2.250.

      Padre de Paranatama sofre grave acidente na BR-423 em São Caetano


      Um grave acidente aconteceu por volta das 07h30min da manhã desta quinta feira (5/6) na BR 423 em São Caetano no agreste de Pernambuco e  envolveu o Padre Marcondes Walter dos Santos, 32 anos, da cidade de Paranatama.

      De acordo com informações, o religioso dirigia um Palio preto Placa PEY 1591 e vinha de Garanhuns sentido Caruaru. Em um local conhecido como Barracão, fez uma ultrapassagem.  Outro veiculo, que vinha no mesmo sentido, também tentou fazer a mesma ultrapassagem, mas saiu da via sem dar sinal colocando o carro na frente do carro do padre, que, pra não bater,  desviou  pra o acostamento, mas atingiu de lado uma Dublô cinza placa DYG 8826 que estava parada. Com o impacto, o pneu do Palio saiu fora do eixo e ficou praticamente enganchado no pneu da Dublô.

      O motorista da Dublô, identificado como José Cicero de Lima, 44 anos, vinha de São Caetano sentido feira de Cachoeirinha e nada sofreu, assim como também  os seus passageiros, que tiveram apenas aranhões leves.

      Já o padre Marcondes, ficou preso entre as ferragens, sendo socorrido pelo Samu de São Caetano. Ele sofreu sérios ferimentos em uma das pernas. Marcondes Walter dos Santos reside na Paróquia de São Luiz Gonzaga, em Paranatama – PE

      A fonte, texto e foto é do blog Jardim Agreste

      LEIA TAMBÉM
      Padre de Paranatama, que sofreu grave acidente próximo a São Caetano, está fora de Perigo


      Um grave acidente aconteceu por volta das 07h30min da manhã desta quinta feira (5/6) na BR 423 em São Caetano no agreste de Pernambuco e  envolveu o Padre Marcondes Walter dos Santos, 32 anos, da cidade de Paranatama.

      De acordo com informações, o religioso dirigia um Palio preto Placa PEY 1591 e vinha de Garanhuns sentido Caruaru. Em um local conhecido como Barracão, fez uma ultrapassagem.  Outro veiculo, que vinha no mesmo sentido, também tentou fazer a mesma ultrapassagem, mas saiu da via sem dar sinal colocando o carro na frente do carro do padre, que, pra não bater,  desviou  pra o acostamento, mas atingiu de lado uma Dublô cinza placa DYG 8826 que estava parada. Com o impacto, o pneu do Palio saiu fora do eixo e ficou praticamente enganchado no pneu da Dublô.

      O motorista da Dublô, identificado como José Cicero de Lima, 44 anos, vinha de São Caetano sentido feira de Cachoeirinha e nada sofreu, assim como também  os seus passageiros, que tiveram apenas aranhões leves.

      Já o padre Marcondes, ficou preso entre as ferragens, sendo socorrido pelo Samu de São Caetano. Ele sofreu sérios ferimentos em uma das pernas. Marcondes Walter dos Santos reside na Paróquia de São Luiz Gonzaga, em Paranatama – PE

      A fonte, texto e foto é do blog Jardim Agreste

      LEIA TAMBÉM
      Padre de Paranatama, que sofreu grave acidente próximo a São Caetano, está fora de Perigo

      Ferreira Costa distribui sementes no Dia do Meio Ambiente

      Ferreira Costa distribui sementes no Dia do Meio Ambiente
      Para comemorar o Dia do Meio Ambiente,  nesta quinta-feira (5), a Ferreira Costa, que trabalha sempre a partir de políticas sustentáveis no seu desenvolvimento, estará durante toda a semana com ações e promoções em loja para lembrar a data. Por isso,  quem passar por qualquer uma das lojas de Recife, Garanhuns ou Salvador receberá sementes para planejar e cultivar em sua casa.  

      O intuito é conscientizar a sociedade sobre a importância das práticas socioambientais e demonstrar o quanto a causa ambiental é importante nos dias de hoje, para que se garanta um mundo melhor para todos e um futuro com mais qualidade de vida.

      Além desta ação, a Ferreira Costa está com promoções especiais nos produtos da linha sustentável, que proporcionam baixo consumo de energia e de água, além de outros benefícios. Entre eles estão torneiras para lavatório que proporcionam uma economia de 70% de água; Lavadoras de pressão com economia de até 80% de água; Condicionador Split com gás ecológico; Lâmpadas LED com baixo consumo e vida longa útil; Lavadoras de roupa com vários níveis de água para não desperdiçar com pouca roupa, entre outros produtos. Todos com parcelamento em até 10 vezes, sem entrada e sem juros, em todos os cartões.

      Para comemorar o Dia do Meio Ambiente,  nesta quinta-feira (5), a Ferreira Costa, que trabalha sempre a partir de políticas sustentáveis no seu desenvolvimento, estará durante toda a semana com ações e promoções em loja para lembrar a data. Por isso,  quem passar por qualquer uma das lojas de Recife, Garanhuns ou Salvador receberá sementes para planejar e cultivar em sua casa.  

      O intuito é conscientizar a sociedade sobre a importância das práticas socioambientais e demonstrar o quanto a causa ambiental é importante nos dias de hoje, para que se garanta um mundo melhor para todos e um futuro com mais qualidade de vida.

      Além desta ação, a Ferreira Costa está com promoções especiais nos produtos da linha sustentável, que proporcionam baixo consumo de energia e de água, além de outros benefícios. Entre eles estão torneiras para lavatório que proporcionam uma economia de 70% de água; Lavadoras de pressão com economia de até 80% de água; Condicionador Split com gás ecológico; Lâmpadas LED com baixo consumo e vida longa útil; Lavadoras de roupa com vários níveis de água para não desperdiçar com pouca roupa, entre outros produtos. Todos com parcelamento em até 10 vezes, sem entrada e sem juros, em todos os cartões.

      Mais de 200 famílias receberam as chaves dos apartamentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Garanhuns

      Mais de 200 famílias receberam as chaves dos apartamentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Garanhuns

      Foi realizada na manhã de ontem (04), a entrega oficial das chaves das 212 unidades do Residencial Castainho, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2).  O empreendimento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, recebeu investimento de mais de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
      O evento contou com a presença do prefeito Izaías Régis, que falou da sua satisfação em participar da entrega. “Estou muito feliz como prefeito do município de poder ver garanhuenses realizando esse sonho. Parabenizo a cada uma das 212 famílias que neste momento estão recebendo as suas casas. Aproveitem essa chance e cuidem do que é de vocês, cuidem bem do condomínio pra que possam viver sempre em harmonia. O Governo Municipal se fará sempre presente onde estiver o interesse da população”, destacou o gestor.

      Na solenidade, uma das beneficiárias, a senhora Fabíola falou do que essa oportunidade significa para todos os moradores.  “A minha história não é diferente das de vocês. Eu moro em uma casa alugada com mais três pessoas e estávamos em um momento muito difícil, até que apareceu essa oportunidade única em nossas vidas. Agradeço ao Governo Federal e a Prefeitura de Garanhuns, por proporcionar a realização do sonho da casa própria”, comentou.

      Na ocasião, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Denis Matias, parabenizou os beneficiários com o empreendimento. O mesmo aproveitou o momento para falar da construção de novas casas, ainda este ano, com o apoio do Governo Municipal. “É um momento de muita alegria, é uma conquista muito grande pra todos nós. Parabenizo toda a Prefeitura pelo apoio incondicional que deu a Caixa. Faremos ainda esse ano mais de 450 casas graças à Prefeitura de Garanhuns que está providenciando a doação de um terreno. Que nós possamos sempre fazer juntos a diferença na vida do povo dessa cidade. Enquanto existir uma família necessitada, que a gente consiga conquistar mais recursos federais pra trazer mais dignidade a essas pessoas. Parabenizo também a Secretaria de Assistência Social pelo trabalho fantástico que fez, com a etapa de identificação das famílias e das assinaturas dos contratos. De agora em diante o apoio de toda a Secretaria será importante para a convivência e o crescimento de todos os moradores,” ressaltou.

      Os 212 apartamentos são divididos por 53 blocos contendo, dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Desse total, 24 unidades são adaptadas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Os apartamentos são avaliados em R$ 41 mil.

      Secom - Prefeitura de Garanhuns



      Foi realizada na manhã de ontem (04), a entrega oficial das chaves das 212 unidades do Residencial Castainho, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2).  O empreendimento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, recebeu investimento de mais de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
      O evento contou com a presença do prefeito Izaías Régis, que falou da sua satisfação em participar da entrega. “Estou muito feliz como prefeito do município de poder ver garanhuenses realizando esse sonho. Parabenizo a cada uma das 212 famílias que neste momento estão recebendo as suas casas. Aproveitem essa chance e cuidem do que é de vocês, cuidem bem do condomínio pra que possam viver sempre em harmonia. O Governo Municipal se fará sempre presente onde estiver o interesse da população”, destacou o gestor.

      Na solenidade, uma das beneficiárias, a senhora Fabíola falou do que essa oportunidade significa para todos os moradores.  “A minha história não é diferente das de vocês. Eu moro em uma casa alugada com mais três pessoas e estávamos em um momento muito difícil, até que apareceu essa oportunidade única em nossas vidas. Agradeço ao Governo Federal e a Prefeitura de Garanhuns, por proporcionar a realização do sonho da casa própria”, comentou.

      Na ocasião, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Denis Matias, parabenizou os beneficiários com o empreendimento. O mesmo aproveitou o momento para falar da construção de novas casas, ainda este ano, com o apoio do Governo Municipal. “É um momento de muita alegria, é uma conquista muito grande pra todos nós. Parabenizo toda a Prefeitura pelo apoio incondicional que deu a Caixa. Faremos ainda esse ano mais de 450 casas graças à Prefeitura de Garanhuns que está providenciando a doação de um terreno. Que nós possamos sempre fazer juntos a diferença na vida do povo dessa cidade. Enquanto existir uma família necessitada, que a gente consiga conquistar mais recursos federais pra trazer mais dignidade a essas pessoas. Parabenizo também a Secretaria de Assistência Social pelo trabalho fantástico que fez, com a etapa de identificação das famílias e das assinaturas dos contratos. De agora em diante o apoio de toda a Secretaria será importante para a convivência e o crescimento de todos os moradores,” ressaltou.

      Os 212 apartamentos são divididos por 53 blocos contendo, dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Desse total, 24 unidades são adaptadas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Os apartamentos são avaliados em R$ 41 mil.

      Secom - Prefeitura de Garanhuns


      FIM DO MISTÉRIO: Astrônomo de Alagoas dá explicação sobre estrondo sentido em Garanhuns e região; equipe de TV filmou objeto no céu

      FIM DO MISTÉRIO: Astrônomo de Alagoas dá explicação sobre estrondo sentido em Garanhuns e região; equipe de TV filmou objeto no céu
       Equipe da TV Pajuçara fez registro do objeto que cortou o céu (Crédito: Reprodução vídeo)
      Equipe da TV Pajuçara fez registro do objeto que cortou o céu (Crédito: Reprodução vídeo)

      Um barulho estrondoso seguido de um clarão foi relatado por várias pessoas em diferentes partes de Alagoas e Pernambuco no fim da tarde dessa terça-feira (3). Em poucas horas, vários testemunhos se multiplicaram nas redes sociais, com relatos nos municípios de Chã Preta, Craíbas, Quebrangulo, Igaci e na capital, Maceió. Em Pernambuco o estrondo e clarão foram vistos e sentidos em Garanhuns, Bom Conselho, Brejão, Angelim, Terezinha, Saloá e outros municípios.

      Sem muitas imagens, o episódio depende muito mais da história oral, contada pelas testemunhas, mas a equipe da TV Pajuçara conseguiu um registro rápido, captado durante a gravação do treino do CRB, na Via Expressa, em Maceió.

      Nas imagens gravadas pelo cinegrafista José Pereira, do Jornal da Pajuçara Noite, é possível ver uma espécie de "risco no céu, passando em alta velocidade.

      Pereira conta que diante da velocidade com que o objetivo rasgou o céu, não foi possível captar a melhor imagem. "Era algo como fogo, amarelo, parecia uma estrela cadente, só que muito mais forte. Mas foi tão rápido que quando posicionei a câmera já havia passado e consegui registrar apenas o rastro deixado no céu".



      O jornalista Wladymir Lima, afirma ter presenciado algo parecido com uma estrela cadente na Avenida Juca Sampaio.

      "Estava com minha esposa no carro, e vimos o brilho, algo como um objeto incinerando. Não ouvimos barulho, mas vimos o rastro deixado no céu. Parecia realmente uma estrela cadente", conta.

      Em Craíbas, no Agreste do Estado, internautas relatam ter visto uma espécie de "bola de fogo", e ficaram assustados. Em Chã Preta, agentes de plantão na delegacia confirmaram que várias pessoas relataram ter ouvido um forte estrondo, provavelmente vindo de uma localidade chamada Serra Lisa, há 15 quilômetros do centro do Município.

      Nas redes sociais, os depoimentos de gente que afirma ter visto "algo estranho no céu" se multiplicaram em Maceió:

      "Acabei de ver um negócio estranho cair do céu, pareceu uma estrela cadente, só que maior e verde, alguem viu?", postou Nilson Lins.

      "Estava no ponto de ônibus da casa vieira e vi um desses passar... Achei que fosse algum tipo de 'fogos de artifício'", afirmou um jovem em seu perfil no Facebook.

      Também foram registrados depoimentos no estado vizinho de Pernambuco. Na cidade de Bom Conselho, Garanhuns, Arcoverde, Brejão, Saloá, Iati, Angelim, São João, Terezinha, moradores afirmam ter visto o  objeto incandescente semelhante aos narrado por alagoanos

      Versão oficial

      O TNH1 ouviu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Infraero e o Observatório Astronômico do CEPA.

      De acordo com o metereologista da Semarh, Vinícius Pinho, é provável que o objeto avistado tanto na capital quanto no interior seja um meteorito, que ao entrar em contato com o planeta, ganhou velocidade e explodiu, se dividindo em vários pedaços. "O barulho ouvido foi por conta da explosão sônica, causada pela atração exercida por nossa atmosfera", explicou.

      Ainda de acordo com Vinícius, os meteoritos costumam entrar em combustão e por isso o clarão pôde ser visto mesmo durante o dia. "Ele provavelmente se desintegrou no trajeto até nossa crosta", acrescentou.

      Meteorito

      O coordenador do Observatório Astronômico Genival de Lima, Adriano Aubert, que fica no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas de Maceió, o CEPA, apresentou duas hipóteses para o fenômeno.

      A primeira é de que um meteorito entrou na atmosfera da terra em uma velocidade entre 30 mil e 40 mil quilômetros por hora, que é de 15 a 20 vezes mais rápido que o som. A outra seria lixo espacial, resto de satélites, foguetes e de estações espaciais.

      Segundo ele, o fenômeno é bem rápido e difícil de ser registrado. Sobre o estrondo que pode ter sido ouvido na região Agreste, o coordenador diz que isso só acontece quando corpos celestes atingem a parte mais baixa da atmosfera, com altitudes entre 16 km e 20 km.

      “Quando esses corpos entram em contato com a atmosfera eles entram em atrito com o ar, o que diminui a velocidade e gera calor, e em alguns poucos casos, apenas quando não se desintegram nessa queda, podem fazer ruídos”, concluiu Aubert.

      Infraero
      No interior, o estrondo produzido pelo objeto que atravessou os céus assustou a muitos que chegaram a relatar que se tratava da queda de uma aeronave, o que foi desmentido pela Infraero. "Se alguma ocorrência envolvendo aeronaves no espaço aéreo alagoano tivesse ocorrido, seríamos os primeiros a saber", garantiu o sargento Oliveira, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Alagoas (DTCEA).

      Garanhuns e região
      Aqui na cidade de Garanhuns, o estrondo também foi sentido, com mais intensidade no distrito de Miracica, mas moradores da zona urbana também relataram o episódio. O mesmo ocorreu em outras cidades próximas a Terra de Simoa como mostram os depoimentos abaixo enviados ao V&C.

      "Eu estava no centro de Garanhuns e vi a bola de fogo no céu... e o rastro de fumaça depois", disse um leitor do V&C

      "Sou de Angelim e vi quando o meteorito caiu, era por volta das 17:00 17:30, afirmou um internauta de Angelim.

        "Ontem às 5 horas da tarde ao sair da escola no município de Jupi PE eu junto com minha filha menor vi uma bola de fogo que cruzava o céu em uma velocidade imensa tive muito medo pois pensei ser uma estrela cadente que ia caindo,foi muito rápido coisa de segundos meu deus" 

      " Eu estava no centro de Garanhuns e vi algo se desintegrar no ar, algo grande, uma bola de fogo... "



      "Sou de Saloá/PE. Realmente caiu fragmentos de meteoro na zona rural da cidade de Brejão/PE em Chã-Preta/AL. Pessoas que moram próximo ao local ( cerca de 2 km) me contaram que chegaram a cair no chão pelo impacto, depois só uma grande nuvem de poeira.  Aqui em Saloá/PE, cerca de 30km de Brejão, o estrondo foi muito forte chegando a vibrar os vidros e paredes das casas".

      É ISSO PESSOAL, TUDO INDICA QUE O MISTÉRIO CHEGOU AO FIM. ERA DE FATO UM METEORITO, QUE PARECE TER CAÍDO NO MUNICÍPIO DE CHÃ PRETA (ALAGOAS), SENDO SUA PRESENÇA SENTIDA EM UM RAIO DE 200 KM, DE GARANHUNS A MACEIÓ.

      PARA QUEM PENSA QUE O RISCO DESSAS PEDRAS ESPACIAIS CAÍREM NO NOSSO QUINTAL NÃO EXISTE, É SÓ RECORDAR O EPISÓDIO DA RÚSSIA, EM 2013, ONDE UMA QUEDA DE UM METEORITO PRODUZIU UMA ONDA DE CHOQUE QUE DEIXOU CENTENAS DE PESSOAS FERIDAS. RELEMBRE 


        PARA VER O VÍDEO FEITO PELA TV PAJUÇARA QUE MOSTRA O OBJETO CAINDO NOS CÉUS DE ALAGOAS, CLIQUE AQUI

      FONTE: TNH1 com acréscimo de informações do V&C

       Equipe da TV Pajuçara fez registro do objeto que cortou o céu (Crédito: Reprodução vídeo)
      Equipe da TV Pajuçara fez registro do objeto que cortou o céu (Crédito: Reprodução vídeo)

      Um barulho estrondoso seguido de um clarão foi relatado por várias pessoas em diferentes partes de Alagoas e Pernambuco no fim da tarde dessa terça-feira (3). Em poucas horas, vários testemunhos se multiplicaram nas redes sociais, com relatos nos municípios de Chã Preta, Craíbas, Quebrangulo, Igaci e na capital, Maceió. Em Pernambuco o estrondo e clarão foram vistos e sentidos em Garanhuns, Bom Conselho, Brejão, Angelim, Terezinha, Saloá e outros municípios.

      Sem muitas imagens, o episódio depende muito mais da história oral, contada pelas testemunhas, mas a equipe da TV Pajuçara conseguiu um registro rápido, captado durante a gravação do treino do CRB, na Via Expressa, em Maceió.

      Nas imagens gravadas pelo cinegrafista José Pereira, do Jornal da Pajuçara Noite, é possível ver uma espécie de "risco no céu, passando em alta velocidade.

      Pereira conta que diante da velocidade com que o objetivo rasgou o céu, não foi possível captar a melhor imagem. "Era algo como fogo, amarelo, parecia uma estrela cadente, só que muito mais forte. Mas foi tão rápido que quando posicionei a câmera já havia passado e consegui registrar apenas o rastro deixado no céu".



      O jornalista Wladymir Lima, afirma ter presenciado algo parecido com uma estrela cadente na Avenida Juca Sampaio.

      "Estava com minha esposa no carro, e vimos o brilho, algo como um objeto incinerando. Não ouvimos barulho, mas vimos o rastro deixado no céu. Parecia realmente uma estrela cadente", conta.

      Em Craíbas, no Agreste do Estado, internautas relatam ter visto uma espécie de "bola de fogo", e ficaram assustados. Em Chã Preta, agentes de plantão na delegacia confirmaram que várias pessoas relataram ter ouvido um forte estrondo, provavelmente vindo de uma localidade chamada Serra Lisa, há 15 quilômetros do centro do Município.

      Nas redes sociais, os depoimentos de gente que afirma ter visto "algo estranho no céu" se multiplicaram em Maceió:

      "Acabei de ver um negócio estranho cair do céu, pareceu uma estrela cadente, só que maior e verde, alguem viu?", postou Nilson Lins.

      "Estava no ponto de ônibus da casa vieira e vi um desses passar... Achei que fosse algum tipo de 'fogos de artifício'", afirmou um jovem em seu perfil no Facebook.

      Também foram registrados depoimentos no estado vizinho de Pernambuco. Na cidade de Bom Conselho, Garanhuns, Arcoverde, Brejão, Saloá, Iati, Angelim, São João, Terezinha, moradores afirmam ter visto o  objeto incandescente semelhante aos narrado por alagoanos

      Versão oficial

      O TNH1 ouviu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Infraero e o Observatório Astronômico do CEPA.

      De acordo com o metereologista da Semarh, Vinícius Pinho, é provável que o objeto avistado tanto na capital quanto no interior seja um meteorito, que ao entrar em contato com o planeta, ganhou velocidade e explodiu, se dividindo em vários pedaços. "O barulho ouvido foi por conta da explosão sônica, causada pela atração exercida por nossa atmosfera", explicou.

      Ainda de acordo com Vinícius, os meteoritos costumam entrar em combustão e por isso o clarão pôde ser visto mesmo durante o dia. "Ele provavelmente se desintegrou no trajeto até nossa crosta", acrescentou.

      Meteorito

      O coordenador do Observatório Astronômico Genival de Lima, Adriano Aubert, que fica no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas de Maceió, o CEPA, apresentou duas hipóteses para o fenômeno.

      A primeira é de que um meteorito entrou na atmosfera da terra em uma velocidade entre 30 mil e 40 mil quilômetros por hora, que é de 15 a 20 vezes mais rápido que o som. A outra seria lixo espacial, resto de satélites, foguetes e de estações espaciais.

      Segundo ele, o fenômeno é bem rápido e difícil de ser registrado. Sobre o estrondo que pode ter sido ouvido na região Agreste, o coordenador diz que isso só acontece quando corpos celestes atingem a parte mais baixa da atmosfera, com altitudes entre 16 km e 20 km.

      “Quando esses corpos entram em contato com a atmosfera eles entram em atrito com o ar, o que diminui a velocidade e gera calor, e em alguns poucos casos, apenas quando não se desintegram nessa queda, podem fazer ruídos”, concluiu Aubert.

      Infraero
      No interior, o estrondo produzido pelo objeto que atravessou os céus assustou a muitos que chegaram a relatar que se tratava da queda de uma aeronave, o que foi desmentido pela Infraero. "Se alguma ocorrência envolvendo aeronaves no espaço aéreo alagoano tivesse ocorrido, seríamos os primeiros a saber", garantiu o sargento Oliveira, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Alagoas (DTCEA).

      Garanhuns e região
      Aqui na cidade de Garanhuns, o estrondo também foi sentido, com mais intensidade no distrito de Miracica, mas moradores da zona urbana também relataram o episódio. O mesmo ocorreu em outras cidades próximas a Terra de Simoa como mostram os depoimentos abaixo enviados ao V&C.

      "Eu estava no centro de Garanhuns e vi a bola de fogo no céu... e o rastro de fumaça depois", disse um leitor do V&C

      "Sou de Angelim e vi quando o meteorito caiu, era por volta das 17:00 17:30, afirmou um internauta de Angelim.

        "Ontem às 5 horas da tarde ao sair da escola no município de Jupi PE eu junto com minha filha menor vi uma bola de fogo que cruzava o céu em uma velocidade imensa tive muito medo pois pensei ser uma estrela cadente que ia caindo,foi muito rápido coisa de segundos meu deus" 

      " Eu estava no centro de Garanhuns e vi algo se desintegrar no ar, algo grande, uma bola de fogo... "



      "Sou de Saloá/PE. Realmente caiu fragmentos de meteoro na zona rural da cidade de Brejão/PE em Chã-Preta/AL. Pessoas que moram próximo ao local ( cerca de 2 km) me contaram que chegaram a cair no chão pelo impacto, depois só uma grande nuvem de poeira.  Aqui em Saloá/PE, cerca de 30km de Brejão, o estrondo foi muito forte chegando a vibrar os vidros e paredes das casas".

      É ISSO PESSOAL, TUDO INDICA QUE O MISTÉRIO CHEGOU AO FIM. ERA DE FATO UM METEORITO, QUE PARECE TER CAÍDO NO MUNICÍPIO DE CHÃ PRETA (ALAGOAS), SENDO SUA PRESENÇA SENTIDA EM UM RAIO DE 200 KM, DE GARANHUNS A MACEIÓ.

      PARA QUEM PENSA QUE O RISCO DESSAS PEDRAS ESPACIAIS CAÍREM NO NOSSO QUINTAL NÃO EXISTE, É SÓ RECORDAR O EPISÓDIO DA RÚSSIA, EM 2013, ONDE UMA QUEDA DE UM METEORITO PRODUZIU UMA ONDA DE CHOQUE QUE DEIXOU CENTENAS DE PESSOAS FERIDAS. RELEMBRE 


        PARA VER O VÍDEO FEITO PELA TV PAJUÇARA QUE MOSTRA O OBJETO CAINDO NOS CÉUS DE ALAGOAS, CLIQUE AQUI

      FONTE: TNH1 com acréscimo de informações do V&C

      Se assustou com o grande estrondo ocorrido em PE e AL? Não é nada comparado ao que ocorreu em Garanhuns em 1923

      Se assustou com o grande estrondo ocorrido em PE e AL? Não é nada comparado ao que ocorreu em Garanhuns em 1923
      Imagem ilustrativa
      Desde terça que não se fala em outra coisa nas cidades de Alagoas e Pernambuco. Milhares de pessoas relatam terem visto uma grande bola de fogo cortar os céus e cair em local desconhecido. O  que impressiona é o raio em que isso foi visto. De Garanhuns a Arapiraca são 130 Km  e moradores destas duas cidades contam versões semelhantes. Por enquanto, o caso ainda permanece um mistério, apesar de algumas explicações científicas, mas se você se assustou com esse episódio precisa ler um relato que está no livro Os Aldeões de Garanhuns falando sobre a queda de um meteorito muito, mais muito maior do que esse, e que pode ter cruzado os céus da Terra de Simoa. Confira o texto com a edição do V&C



      O ESTRONDO: 01 de outubro de 1923: O dia em que o mundo quase acabou em Garanhuns

       
      Numa bela manhã do verão de 1923, em Garanhuns, um fato pouco comum deixou em pânico os moradores da cidade. Garotos jogavam bola na antiga Rua do Recife, senhoras se ocupavam em fazer o almoço, esposos conversavam entre si na calçada quando  de repente: UM ESTRONDO. Um colossal  estrondo, seguido de uma onda de calor e um brilho intenso no céu, singrou os quatro cantos da Terra de Simôa. Seria o fim do mundo? Pensaram todos.

      O medo tomou conta de todos. Era gente correndo e saindo das casas  por todos os lados, gritando: "É o fim do mundo". A direção era uma só: A catedral de Santo Antônio. Os que ficaram dentro de casa, se reuniam na sala e se punham a rezar e benzer-se de joelhos, enquanto lá fora, a debandada era grande rumo à Igreja. Depois do primeiro impacto, começaram a aparecer notícias.As vidraças do Colégio Santa Sofia se espatifaram todas e, em várias casas,  objetos caíram das prateleiras, o gado  se soltou assustado e se pôs a correr.

      No  dia seguinte, 02 de outubro de 1923, o mundo ainda continuava no mesmo lugar e todos os nossos bisavós ainda estavam vivos, para a nossa sorte e existência. Restava então ler as notícias no Jornal “O Imparcial", sobre o que teria sido aquele estrondo. E eis que o Jornal revelava a verdade:“METEORITO CAÍDO NA SERRA DO MAGÉ, MUNICÍPIO DE PESQUEIRA. O GRANDE METEORITO CAIU  A 60 km DE GARANHUNS PASSANDO POR CIMA DESTA CIDADE. QUANDO SE CHOCOU COM A SERRA DO MAGÉ, O METEORITO CAUSOU FORTE RELÂMPAGO E UMA DENSA CORTINA DE FUMAÇA”.O efeito da queda desse meteorito  por muitos anos foi assunto nas rodinhas  de amigos e comadres de Garanhuns. Essa foi a história do dia que o mundo quase acabou na querida Garanhuns

      ENTENDA O CASO QUE VEM CAUSANDO GRANDE REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS
      Clarão e estrondo visto em Miracica, Bom Conselho e Alagoas intriga moradores e repercute nas redes sociais 

      LEIA TAMBÉM

       FIM DO MISTÉRIO   

      Astrônomo e meteorologista de Alagoas dão explicação sobre estrondo sentido em Garanhuns e região. Uma equipe de TV Também filmou objeto no céu. CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA
      Astrônomo de Alagoas dá explicação sobre estrondo sentido em Garanhuns e região equipe de TV filma objeto no céu
      Imagem ilustrativa
      Desde terça que não se fala em outra coisa nas cidades de Alagoas e Pernambuco. Milhares de pessoas relatam terem visto uma grande bola de fogo cortar os céus e cair em local desconhecido. O  que impressiona é o raio em que isso foi visto. De Garanhuns a Arapiraca são 130 Km  e moradores destas duas cidades contam versões semelhantes. Por enquanto, o caso ainda permanece um mistério, apesar de algumas explicações científicas, mas se você se assustou com esse episódio precisa ler um relato que está no livro Os Aldeões de Garanhuns falando sobre a queda de um meteorito muito, mais muito maior do que esse, e que pode ter cruzado os céus da Terra de Simoa. Confira o texto com a edição do V&C



      O ESTRONDO: 01 de outubro de 1923: O dia em que o mundo quase acabou em Garanhuns

       
      Numa bela manhã do verão de 1923, em Garanhuns, um fato pouco comum deixou em pânico os moradores da cidade. Garotos jogavam bola na antiga Rua do Recife, senhoras se ocupavam em fazer o almoço, esposos conversavam entre si na calçada quando  de repente: UM ESTRONDO. Um colossal  estrondo, seguido de uma onda de calor e um brilho intenso no céu, singrou os quatro cantos da Terra de Simôa. Seria o fim do mundo? Pensaram todos.

      O medo tomou conta de todos. Era gente correndo e saindo das casas  por todos os lados, gritando: "É o fim do mundo". A direção era uma só: A catedral de Santo Antônio. Os que ficaram dentro de casa, se reuniam na sala e se punham a rezar e benzer-se de joelhos, enquanto lá fora, a debandada era grande rumo à Igreja. Depois do primeiro impacto, começaram a aparecer notícias.As vidraças do Colégio Santa Sofia se espatifaram todas e, em várias casas,  objetos caíram das prateleiras, o gado  se soltou assustado e se pôs a correr.

      No  dia seguinte, 02 de outubro de 1923, o mundo ainda continuava no mesmo lugar e todos os nossos bisavós ainda estavam vivos, para a nossa sorte e existência. Restava então ler as notícias no Jornal “O Imparcial", sobre o que teria sido aquele estrondo. E eis que o Jornal revelava a verdade:“METEORITO CAÍDO NA SERRA DO MAGÉ, MUNICÍPIO DE PESQUEIRA. O GRANDE METEORITO CAIU  A 60 km DE GARANHUNS PASSANDO POR CIMA DESTA CIDADE. QUANDO SE CHOCOU COM A SERRA DO MAGÉ, O METEORITO CAUSOU FORTE RELÂMPAGO E UMA DENSA CORTINA DE FUMAÇA”.O efeito da queda desse meteorito  por muitos anos foi assunto nas rodinhas  de amigos e comadres de Garanhuns. Essa foi a história do dia que o mundo quase acabou na querida Garanhuns

      ENTENDA O CASO QUE VEM CAUSANDO GRANDE REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS
      Clarão e estrondo visto em Miracica, Bom Conselho e Alagoas intriga moradores e repercute nas redes sociais 

      LEIA TAMBÉM

       FIM DO MISTÉRIO   

      Astrônomo e meteorologista de Alagoas dão explicação sobre estrondo sentido em Garanhuns e região. Uma equipe de TV Também filmou objeto no céu. CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA
      Astrônomo de Alagoas dá explicação sobre estrondo sentido em Garanhuns e região equipe de TV filma objeto no céu

      FIM DA FARRA: Prefeitura de Garanhuns se compromete a não gastar com buffets no FIG 2014

      FIM DA FARRA: Prefeitura de Garanhuns se compromete a não gastar com buffets no FIG 2014

      Se você é daqueles que vai pro FIG com o dinheirinho contado, carteira no bolso da frente para não ser assaltado, ainda enfrenta frio, chuva, empurrão para ver o show do seu ídolo sendo obrigado a consumir bebidas e petiscos a preços salgadíssimos, enquanto os convidados do camarote da prefeitura de Garanhuns se esbaldam no uísque 12 anos e nas mais gostosas guloseimas, tudo isso 0800, vai gostar dessa notícia divulgada nesta terça (04) pelo MP.

       Segundo a assessoria de Imprensa do órgão,a Prefeitura de Garanhuns firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para que não use recursos públicos para a contratação de buffets, que irão servir convidados nos camarotes da Prefeitura, no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), previsto para ocorrer no período de 17 a 26 de julho deste ano.

      O promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra levou em conta os princípios da moralidade administrativa e da economicidade e se baseou no procedimento preparatório em trâmite na Promotoria de Justiça, que apura gastos excessivos para o mesmo fim no FIG de 2013.

      Caso a Prefeitura de Garanhuns descumpra o TAC, estará sujeita à multa diária de R$ 500, sem prejuízo das sanções administrativas, cíveis ou criminais cabíveis. A multa, caso ocorra, será revertida em favor do Fundo Municipal ou do Estadual de Cultura.

      O TAC foi assinado na última terça-feira (3) pelo promotor de Justiça, o procurador municipal Tiago José Gonçalves Ferreira, e pelo prefeito, Izaías Régis Neto. A publicação se deu no Diário Oficial de quarta-feira (4).

      Parabéns ao prefeito Izaías e ao MP pela coragem de assinar o  Tac que vai resultar, sem dúvidas, em uma considerável economia do dinheiro público ao município. Mais do que isso:  faz-se justiça aos os demais garanhuenses que frequentam a festa e  não tem os mesmos privilégios que os convidados. Convidados esses que, em sua grande maioria, têm situação financeira suficientemente estável para pagar por suas próprias despesas nas noites do evento.

      Se você é daqueles que vai pro FIG com o dinheirinho contado, carteira no bolso da frente para não ser assaltado, ainda enfrenta frio, chuva, empurrão para ver o show do seu ídolo sendo obrigado a consumir bebidas e petiscos a preços salgadíssimos, enquanto os convidados do camarote da prefeitura de Garanhuns se esbaldam no uísque 12 anos e nas mais gostosas guloseimas, tudo isso 0800, vai gostar dessa notícia divulgada nesta terça (04) pelo MP.

       Segundo a assessoria de Imprensa do órgão,a Prefeitura de Garanhuns firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para que não use recursos públicos para a contratação de buffets, que irão servir convidados nos camarotes da Prefeitura, no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), previsto para ocorrer no período de 17 a 26 de julho deste ano.

      O promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra levou em conta os princípios da moralidade administrativa e da economicidade e se baseou no procedimento preparatório em trâmite na Promotoria de Justiça, que apura gastos excessivos para o mesmo fim no FIG de 2013.

      Caso a Prefeitura de Garanhuns descumpra o TAC, estará sujeita à multa diária de R$ 500, sem prejuízo das sanções administrativas, cíveis ou criminais cabíveis. A multa, caso ocorra, será revertida em favor do Fundo Municipal ou do Estadual de Cultura.

      O TAC foi assinado na última terça-feira (3) pelo promotor de Justiça, o procurador municipal Tiago José Gonçalves Ferreira, e pelo prefeito, Izaías Régis Neto. A publicação se deu no Diário Oficial de quarta-feira (4).

      Parabéns ao prefeito Izaías e ao MP pela coragem de assinar o  Tac que vai resultar, sem dúvidas, em uma considerável economia do dinheiro público ao município. Mais do que isso:  faz-se justiça aos os demais garanhuenses que frequentam a festa e  não tem os mesmos privilégios que os convidados. Convidados esses que, em sua grande maioria, têm situação financeira suficientemente estável para pagar por suas próprias despesas nas noites do evento.