E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura abre convocatória que vai selecionar artistas de Garanhuns para o FIG 2014; confira edital

Prefeitura abre convocatória que vai selecionar artistas de Garanhuns para o FIG 2014; confira edital

Através da Secretaria de Cultura e de Turismo Municipais, a Prefeitura de Garanhuns lançou, neste dia 13, a Convocatória Local do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, que será realizado na segunda quinzena de julho de 2014. O objetivo é a seleção de propostas de artistas e grupos culturais que sejam obrigatoriamente domiciliado em Garanhuns nos segmentos culturais de: Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular; Dança; Design e Moda; Fotografia; Literatura; Música; Patrimônio Cultural e Teatro. As inscrições deverão ser realizadas no período de 12 a 21 de maio de 2014, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns, Rua 13 de Maio, S/N, Centro, Garanhuns – PE, CEP: 55.295-410.

As propostas inscritas serão avaliadas em etapa única, por comissões de análises designadas pela Secretária de Cultura de Garanhuns e o Prefeito de Garanhuns. O resultado final da seleção será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Garanhuns - www.garanhuns.pe.gov.br e na página do facebook da Secretaria de Cultura de Garanhuns até o dia 06 de junho.

CONFIRA EDITAL (CLIQUE NAS SEIS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIÁ-LAS)


CASO QUEIRA BAIXAR A EDIÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL QUE PUBLICOU A CONVOCATÓRIA, CLIQUE NO LINK ABAIXO ( O EDITAL ENCONTRA-SE NAS PÁGINAS 11, 12 E 13 DO REFERIDO DOCUMENTO)

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA PREFEITURA www.garanhuns.pe.gov.br











Através da Secretaria de Cultura e de Turismo Municipais, a Prefeitura de Garanhuns lançou, neste dia 13, a Convocatória Local do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, que será realizado na segunda quinzena de julho de 2014. O objetivo é a seleção de propostas de artistas e grupos culturais que sejam obrigatoriamente domiciliado em Garanhuns nos segmentos culturais de: Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular; Dança; Design e Moda; Fotografia; Literatura; Música; Patrimônio Cultural e Teatro. As inscrições deverão ser realizadas no período de 12 a 21 de maio de 2014, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns, Rua 13 de Maio, S/N, Centro, Garanhuns – PE, CEP: 55.295-410.

As propostas inscritas serão avaliadas em etapa única, por comissões de análises designadas pela Secretária de Cultura de Garanhuns e o Prefeito de Garanhuns. O resultado final da seleção será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Garanhuns - www.garanhuns.pe.gov.br e na página do facebook da Secretaria de Cultura de Garanhuns até o dia 06 de junho.

CONFIRA EDITAL (CLIQUE NAS SEIS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIÁ-LAS)


CASO QUEIRA BAIXAR A EDIÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL QUE PUBLICOU A CONVOCATÓRIA, CLIQUE NO LINK ABAIXO ( O EDITAL ENCONTRA-SE NAS PÁGINAS 11, 12 E 13 DO REFERIDO DOCUMENTO)

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA PREFEITURA www.garanhuns.pe.gov.br










Dois acidentes na BR-423 deixam dois mortos nesta segunda-feira, (12), em Garanhuns

Dois acidentes na BR-423 deixam dois mortos nesta segunda-feira, (12), em Garanhuns
A bruxa andou solta nesta segunda-feira, (12), em uma das rodovias federais que cortam Garanhuns. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, duas pessoas faleceram.  Um jovem, de nome  Joseílson Miguel da Silva, morreu ao cair de moto no KM 105 da BR-423. O acidente teria sido no domingo, mas o  corpo só foi encontrado na manhã da segunda. Já no KM  54,7 da mesma rodovia, uma colisão de uma moto com um veículo não identificado, às 5 horas, deixou outra vítima fatal. É um homem, 19 anos,  não identificado.  

A bruxa andou solta nesta segunda-feira, (12), em uma das rodovias federais que cortam Garanhuns. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, duas pessoas faleceram.  Um jovem, de nome  Joseílson Miguel da Silva, morreu ao cair de moto no KM 105 da BR-423. O acidente teria sido no domingo, mas o  corpo só foi encontrado na manhã da segunda. Já no KM  54,7 da mesma rodovia, uma colisão de uma moto com um veículo não identificado, às 5 horas, deixou outra vítima fatal. É um homem, 19 anos,  não identificado.  

segunda-feira, 12 de maio de 2014

MAIO AMARELO? AMTT comete infração gravíssima no trânsito de Garanhuns

MAIO AMARELO? AMTT comete infração gravíssima no trânsito de Garanhuns
Carro da AMTT transportando passageiro de maneira irregular: fiscalização de trânsito?
foto: Facebook de Carolina Luna Alves



Uma internauta postou uma foto em seu Facebook que mostra uma pessoa sendo transportada de maneira irregular em um veículo pertencente a AMTT, (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Garanhuns). A primeira impressão, ao vermos a imagem, é de completa reprovação e repulsa. O Código Brasileiro de Trânsito, em seu Artigo 230, Inciso II, prevê que o transporte de passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, punida com multa de 191 reais e apreensão do veículo, salvo por motivo de força maior, com permissão de autoridade competente e em sintonia com a Resolução nº 82 de 18 de novembro de 1998.

O que quer dizer isso tudo? Que para cidadãos comuns esse "motivo de força maior com permissão de autoridade competente", constante do artigo acima, não se aplica em hipótese nenhuma; ou seja, qualquer motorista em veículo particular que cometer tal infração estará sujeito as punições estabelecidas no Código de Trânsito. (multa e apreensão do veículo).

E para veículos oficiais? Vale a mesma regra? Deveria valer, sobretudo, por tratar-se de uma autarquia que tem a função de fiscalizar o trânsito e o transporte em Garanhuns, entretanto, a Resolução nº 82, de 18 de novembro de 1998, faz algumas concessões para situações extraordinárias de veículos oficiais. Uma delas é que em atendimento das necessidades de execução, manutenção ou conservação de serviços oficiais de utilidade pública, pode-se utilizar eventualmente e a título precário a caçamba para transporte de passageiros, mas, contudo, porém, entretanto, para isso, o Artigo 3º da Resolução exige obrigatoriamente:

 I - bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria;

 II - carroceria, com guardas altas em todo o seu perímetro, em material de boa qualidade e resistência estrutural ; 

 III - cobertura com estrutura em material de resistência adequada.


Como o compartimento de carga não tinha nada disso, só podemos concluir que a AMTT errou feio e cometeu uma infração de trânsito gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo. e o pior: pôs em risco a vida da pessoa a qual transportou irregularmente. Chovia, o carro não tinha cobertura, sequer bancos. Em caso de colisão traseira ou dianteira, o passageiro mostrado na foto poderia morrer ou ficar gravemente sequelado. Parece que a campanha "Maio Amarelo", promovida pela AMTT, e que visa  alertar e prevenir sobre a frequência de acidentes em Garanhuns, não se aplica a ela própria; FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.

LEIA TAMBÉM

AMSTT se pronuncia sobre passageiro conduzido em compartimento de carga em Garanhuns



Carro da AMTT transportando passageiro de maneira irregular: fiscalização de trânsito?
foto: Facebook de Carolina Luna Alves



Uma internauta postou uma foto em seu Facebook que mostra uma pessoa sendo transportada de maneira irregular em um veículo pertencente a AMTT, (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Garanhuns). A primeira impressão, ao vermos a imagem, é de completa reprovação e repulsa. O Código Brasileiro de Trânsito, em seu Artigo 230, Inciso II, prevê que o transporte de passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, punida com multa de 191 reais e apreensão do veículo, salvo por motivo de força maior, com permissão de autoridade competente e em sintonia com a Resolução nº 82 de 18 de novembro de 1998.

O que quer dizer isso tudo? Que para cidadãos comuns esse "motivo de força maior com permissão de autoridade competente", constante do artigo acima, não se aplica em hipótese nenhuma; ou seja, qualquer motorista em veículo particular que cometer tal infração estará sujeito as punições estabelecidas no Código de Trânsito. (multa e apreensão do veículo).

E para veículos oficiais? Vale a mesma regra? Deveria valer, sobretudo, por tratar-se de uma autarquia que tem a função de fiscalizar o trânsito e o transporte em Garanhuns, entretanto, a Resolução nº 82, de 18 de novembro de 1998, faz algumas concessões para situações extraordinárias de veículos oficiais. Uma delas é que em atendimento das necessidades de execução, manutenção ou conservação de serviços oficiais de utilidade pública, pode-se utilizar eventualmente e a título precário a caçamba para transporte de passageiros, mas, contudo, porém, entretanto, para isso, o Artigo 3º da Resolução exige obrigatoriamente:

 I - bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria;

 II - carroceria, com guardas altas em todo o seu perímetro, em material de boa qualidade e resistência estrutural ; 

 III - cobertura com estrutura em material de resistência adequada.


Como o compartimento de carga não tinha nada disso, só podemos concluir que a AMTT errou feio e cometeu uma infração de trânsito gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo. e o pior: pôs em risco a vida da pessoa a qual transportou irregularmente. Chovia, o carro não tinha cobertura, sequer bancos. Em caso de colisão traseira ou dianteira, o passageiro mostrado na foto poderia morrer ou ficar gravemente sequelado. Parece que a campanha "Maio Amarelo", promovida pela AMTT, e que visa  alertar e prevenir sobre a frequência de acidentes em Garanhuns, não se aplica a ela própria; FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.

LEIA TAMBÉM

AMSTT se pronuncia sobre passageiro conduzido em compartimento de carga em Garanhuns



Blogueiro Magno Martins estará na II Bienal Internacional do Livro do Agreste em Garanhuns

Blogueiro Magno Martins estará na II Bienal Internacional do Livro do Agreste em Garanhuns
Blogueiro em deslocamento para Cabrobó: pé na estrada

O blogueiro Magno Martins estará de volta a Garanhuns, nesta quinta-feira, (15). Vem participar da II Bienal Internacional  do Livro do Agreste, onde realiza palestra e autografa seu livro Reféns da Seca. Antes, ele cobre a visita da presidente Dilma a Cabrobó e, quando zarpar daqui de Garanhuns, lança o livro também na cidade de Bezerros. PÉ NA ESTRADA
Blogueiro em deslocamento para Cabrobó: pé na estrada

O blogueiro Magno Martins estará de volta a Garanhuns, nesta quinta-feira, (15). Vem participar da II Bienal Internacional  do Livro do Agreste, onde realiza palestra e autografa seu livro Reféns da Seca. Antes, ele cobre a visita da presidente Dilma a Cabrobó e, quando zarpar daqui de Garanhuns, lança o livro também na cidade de Bezerros. PÉ NA ESTRADA

Documentário sobre Dominguinhos chega aos cinemas de todo o país, próximo dia 22

Documentário sobre Dominguinhos chega aos cinemas de todo o país, próximo dia 22
Dominguinhos (Foto: divulgação)

De Bruno Astuto para a Época - Da descoberta por Luiz Gonzaga, aos 8 anos de idade em Garanhuns (PE), passando por seus shows e duetos com nomes graúdos da MPB -, a rica vida de Dominguinhos chega ao cinema no dia 22. A direção do documentário ‘Dominguinhos’ ficou aos cuidados da cantora Mariana Aydar - em sua primeira (e segundo ela, única) incursão no ramo. "A primeira vez que o filme foi exibido foi em Toulouse, na França. Depois fomos para Argentina. É Impressionante como a música dele toca as pessoas", diz Aydar.

O longa também vai ser mostrado em Cracóvia, na Polônia, dia 25. "Quando começamos a filmar não sabíamos que ele estava doente porque ele era muito reservado. Ele ia direto da quimioterapia para a gravação e nos surpreendia pela sua força". Entre as curiosidades do Rei da Sanfona, Mariana conta que ele não entrava em avião de jeito nenhum. "Queríamos levá-lo para tocar com a Björk e com o saxofonista francês Richard Galliano, mas não deu. Dominguinhos era um cara simples, sem nenhuma ambição. Ele sempre colocou a música à frente do artista e essa limitação, de certa forma, comprometeu o conhecimento mais vasto da sua obra".
Dominguinhos (Foto: divulgação)

De Bruno Astuto para a Época - Da descoberta por Luiz Gonzaga, aos 8 anos de idade em Garanhuns (PE), passando por seus shows e duetos com nomes graúdos da MPB -, a rica vida de Dominguinhos chega ao cinema no dia 22. A direção do documentário ‘Dominguinhos’ ficou aos cuidados da cantora Mariana Aydar - em sua primeira (e segundo ela, única) incursão no ramo. "A primeira vez que o filme foi exibido foi em Toulouse, na França. Depois fomos para Argentina. É Impressionante como a música dele toca as pessoas", diz Aydar.

O longa também vai ser mostrado em Cracóvia, na Polônia, dia 25. "Quando começamos a filmar não sabíamos que ele estava doente porque ele era muito reservado. Ele ia direto da quimioterapia para a gravação e nos surpreendia pela sua força". Entre as curiosidades do Rei da Sanfona, Mariana conta que ele não entrava em avião de jeito nenhum. "Queríamos levá-lo para tocar com a Björk e com o saxofonista francês Richard Galliano, mas não deu. Dominguinhos era um cara simples, sem nenhuma ambição. Ele sempre colocou a música à frente do artista e essa limitação, de certa forma, comprometeu o conhecimento mais vasto da sua obra".

Promessa da literatura, Débora Ferraz faz palestra na Bienal Internacional do Agreste em Garanhuns

Promessa da literatura, Débora Ferraz faz palestra  na Bienal Internacional do Agreste em Garanhuns
Foto: Bruno Vinelli/Cortesia
Foto: Bruno Vinelli/Cortesia
Do Diário de Pernambuco - Ganhadora do Prêmio Sesc de Literatura, a escritora pernambucana Débora Ferraz participa, nesta segunda-feira (12), da 2ª Bienal Internacional do Livro do Agreste, em Garanhuns. Ele fala sobre "O nordeste urbano e a literatura contemporânea", no Auditório da Feira do Livro, às 11h.

Em julho, a escritora viaja para o Rio de Janeiro, onde comparece à cerimônia de entrega do Prêmio Sesc de Literatura na Academia Brasileira de Letras (ABL),  além de participar da programação da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). No mesmo mês, a editora Record publica o livro de Débora Ferraz, Enquanto Deus não está olhando.

O romance de estreia de Débora trata de Érica, uma aspirante a artista plástica que está em busca do pai, desparecido de um hospital onde foi internado compulsoriamente pela filha. Nascida na capital, Érica viaja ao Sertão para procurar o pai e se depara com suas raízes familiares. Na palestra, a escritora fala sobre o tema e sobre autores que a influenciaram na construção da geografia nordestina no seu primeiro romance, entre eles Raimundo Carrero, com quem fez uma oficina de criação e que está na programação da Bienal do Agreste.

Autora também dos contos de Os anjos (Câmara Brasileira dos Jovens Escritores, 2003), Débora já está na fase de escrita do seu segundo romance. Segundo ela, o livro é sobre uma ex-atleta de patinação inline que tem como objetivo de vida tatuar o corpo todo.

Serviço
O Nordeste e a Literatura Contemporânea- Palestra com Débora Ferraz
Segunda-feira (12), às 11h, na 2ª Bienal Internacional do Agreste
Foto: Bruno Vinelli/Cortesia
Foto: Bruno Vinelli/Cortesia
Do Diário de Pernambuco - Ganhadora do Prêmio Sesc de Literatura, a escritora pernambucana Débora Ferraz participa, nesta segunda-feira (12), da 2ª Bienal Internacional do Livro do Agreste, em Garanhuns. Ele fala sobre "O nordeste urbano e a literatura contemporânea", no Auditório da Feira do Livro, às 11h.

Em julho, a escritora viaja para o Rio de Janeiro, onde comparece à cerimônia de entrega do Prêmio Sesc de Literatura na Academia Brasileira de Letras (ABL),  além de participar da programação da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). No mesmo mês, a editora Record publica o livro de Débora Ferraz, Enquanto Deus não está olhando.

O romance de estreia de Débora trata de Érica, uma aspirante a artista plástica que está em busca do pai, desparecido de um hospital onde foi internado compulsoriamente pela filha. Nascida na capital, Érica viaja ao Sertão para procurar o pai e se depara com suas raízes familiares. Na palestra, a escritora fala sobre o tema e sobre autores que a influenciaram na construção da geografia nordestina no seu primeiro romance, entre eles Raimundo Carrero, com quem fez uma oficina de criação e que está na programação da Bienal do Agreste.

Autora também dos contos de Os anjos (Câmara Brasileira dos Jovens Escritores, 2003), Débora já está na fase de escrita do seu segundo romance. Segundo ela, o livro é sobre uma ex-atleta de patinação inline que tem como objetivo de vida tatuar o corpo todo.

Serviço
O Nordeste e a Literatura Contemporânea- Palestra com Débora Ferraz
Segunda-feira (12), às 11h, na 2ª Bienal Internacional do Agreste

domingo, 11 de maio de 2014

PM apreende quase 4.500 reais em notas falsas em Bom Conselho; três foram presos

PM apreende quase 4.500 reais em notas falsas em Bom Conselho; três foram presos Nota falsa Bom Conselho

DO G1 , com fotos do Agreste Violento

A Polícia Militar apreendeu R$ 4.380 em notas falsas em Bom Conselho, no Agreste pernambucano, sendo 43 cédulas de R$ 100 e quatro de R$ 20. Três pessoas foram presas - uma mulher de 37 anos, um homem de 39 e outro de 41. Também foram apreendidos cartões de crédito, folhas de cheques e um carro com várias compras - dentre frutas, verduras, legumes e carnes - que eles teriam obtido na feira livre da cidade.

Segundo nota enviada pela PM, o caso ocorreu neste sábado (10) e os três foram encaminhados à Delegacia Regional de Garanhuns, onde "foram autuados em flagrante por formação de quadrilha (sic) e crime contra a fé pública". A Polícia Civil comunicou que os suspeitos foram encaminhados para a Cadeia de Bom Conselho e a mulher para a Colônia Penal Feminina de Buíque, também no Agreste. O registro será passado para a Polícia Federal.

Dinheiro Apreendido

O homem de 41 anos é natural de Paranatama, o de 49 anos é de Caetés e a mulher é de Garanhuns, ainda de acordo com a PM, estes dois formavam um casal e estariam morando em Petrolina, no Sertão do estado.

Suspeitos
 Rosenildo Ferreira da Silva, vulgo “Nildo“, vendedor de roupas, natural de Caetés-PE

 Maria Aparecida da Silva Souza, camareira, natural de Garanhuns-PE

 José Ferreira da Silva, autônomo, residente no Povoado do Posto Alto da Serra em Paranatama-PE
Nota falsa Bom Conselho

DO G1 , com fotos do Agreste Violento

A Polícia Militar apreendeu R$ 4.380 em notas falsas em Bom Conselho, no Agreste pernambucano, sendo 43 cédulas de R$ 100 e quatro de R$ 20. Três pessoas foram presas - uma mulher de 37 anos, um homem de 39 e outro de 41. Também foram apreendidos cartões de crédito, folhas de cheques e um carro com várias compras - dentre frutas, verduras, legumes e carnes - que eles teriam obtido na feira livre da cidade.

Segundo nota enviada pela PM, o caso ocorreu neste sábado (10) e os três foram encaminhados à Delegacia Regional de Garanhuns, onde "foram autuados em flagrante por formação de quadrilha (sic) e crime contra a fé pública". A Polícia Civil comunicou que os suspeitos foram encaminhados para a Cadeia de Bom Conselho e a mulher para a Colônia Penal Feminina de Buíque, também no Agreste. O registro será passado para a Polícia Federal.

Dinheiro Apreendido

O homem de 41 anos é natural de Paranatama, o de 49 anos é de Caetés e a mulher é de Garanhuns, ainda de acordo com a PM, estes dois formavam um casal e estariam morando em Petrolina, no Sertão do estado.

Suspeitos
 Rosenildo Ferreira da Silva, vulgo “Nildo“, vendedor de roupas, natural de Caetés-PE

 Maria Aparecida da Silva Souza, camareira, natural de Garanhuns-PE

 José Ferreira da Silva, autônomo, residente no Povoado do Posto Alto da Serra em Paranatama-PE

Jovem de 20 anos tenta atravessar BR-423 e morre atropleado em Jupi

Jovem de 20 anos tenta atravessar BR-423 e morre atropleado em Jupi
ATROPELAMENTO EM JUPI (3)
Foto - Agreste Violento
Um rapaz de 20 anos morreu atropelado após tentar atravessar a rodovia BR-423 em Jupi, no Agreste de Pernambuco, na manhã deste domingo (11). O acidente, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ocorreu no quilômetro 70,9.

Segundo a PRF, Jefferson Bezerra de Macedo teria tentado atravessar a pista sem olhar para os lados e acabou atingido por uma caminhonete Ford Ranger – de cor preta e placa PFF-1363 – que trafegava sentido Garanhuns.

Também de acordo com a PRF, o motorista do carro, o médico Robson Amaro do Nascimento Xisto, 42, tentou desviar da vítima e por pouco não capotou o veículo. Ele prestou os primeiros socorros ao rapaz e ainda chegou a acionar o resgate, mas Jefferson não resistiu e morreu.

O corpo do jovem foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, ainda no Agreste.

Com informações de Izaias Néu, da TV Jornal Caruaru via NE10
ATROPELAMENTO EM JUPI (3)
Foto - Agreste Violento
Um rapaz de 20 anos morreu atropelado após tentar atravessar a rodovia BR-423 em Jupi, no Agreste de Pernambuco, na manhã deste domingo (11). O acidente, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ocorreu no quilômetro 70,9.

Segundo a PRF, Jefferson Bezerra de Macedo teria tentado atravessar a pista sem olhar para os lados e acabou atingido por uma caminhonete Ford Ranger – de cor preta e placa PFF-1363 – que trafegava sentido Garanhuns.

Também de acordo com a PRF, o motorista do carro, o médico Robson Amaro do Nascimento Xisto, 42, tentou desviar da vítima e por pouco não capotou o veículo. Ele prestou os primeiros socorros ao rapaz e ainda chegou a acionar o resgate, mas Jefferson não resistiu e morreu.

O corpo do jovem foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, ainda no Agreste.

Com informações de Izaias Néu, da TV Jornal Caruaru via NE10

Preços de livros na II Bienal Internacional de Garanhuns estão salgados

Preços de livros na II Bienal Internacional de Garanhuns estão salgados
1889: 44 reais na II Bienal Internacional do Livro em Garanhuns
Tudo bem que livros em Bienais costumam ser mais caros do que o habitual, mas não imaginava que fosse tanto. Fui disposto a comprar, trazer sacolas repletas de boas literaturas. Entrei em um dos stands e mirei em um livro que há muito tempo queria, "1889", de Laurentino Gomes. Me dirigi ao leitor de preços e me surpreendi com o valor marcado: "44 reais". Não levei. O mesmo livro é comprado na internet por até 20 reais. Mudei de prateleira e esbarrei no clássico de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida". "Opa, esse eu levo", pensei. Voltei ao leitor de preços que havia me decepcionado minutos atrás. "39 reais", marcou o equipamento. Na internet, o Auto sai por R$ 19,95. Saí de mãos vazias. Ponto positivo para duas ou três editoras que estavam fazendo promoção, vendendo alguns livros pela bagatela de 10 reais. Se o brasileiro já não tem muito o hábito de ler livros, com preços tão salgados, o distanciamento deste, da boa literatura, será cada vez maior.

1889: 44 reais na II Bienal Internacional do Livro em Garanhuns
Tudo bem que livros em Bienais costumam ser mais caros do que o habitual, mas não imaginava que fosse tanto. Fui disposto a comprar, trazer sacolas repletas de boas literaturas. Entrei em um dos stands e mirei em um livro que há muito tempo queria, "1889", de Laurentino Gomes. Me dirigi ao leitor de preços e me surpreendi com o valor marcado: "44 reais". Não levei. O mesmo livro é comprado na internet por até 20 reais. Mudei de prateleira e esbarrei no clássico de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida". "Opa, esse eu levo", pensei. Voltei ao leitor de preços que havia me decepcionado minutos atrás. "39 reais", marcou o equipamento. Na internet, o Auto sai por R$ 19,95. Saí de mãos vazias. Ponto positivo para duas ou três editoras que estavam fazendo promoção, vendendo alguns livros pela bagatela de 10 reais. Se o brasileiro já não tem muito o hábito de ler livros, com preços tão salgados, o distanciamento deste, da boa literatura, será cada vez maior.

Carro e moto roubado em Garanhuns, acidente com morte em Brejão, assassinato em Lajedo;confira ocorrências policiais deste sábado, (10)

Carro e moto roubado em Garanhuns, acidente com morte em Brejão, assassinato em Lajedo;confira ocorrências policiais deste sábado, (10)

É, amigos, o título foi grande, como grande é a lista de ocorrências policiais e hospitalares deste sábado, véspera do Dia das Mães, em Garanhuns e cidades da região. Nada mais apropriado para sabermos do que acontece nesses dois setores do que recorrermos ao portal Agreste Violento. Ele é o nosso termômetro. Se não atualiza, ufa! Sinal de que nada de mais grave aconteceu. Mas, infelizmente, o sábado não foi muito tranquilo na área policial.

 CONFIRA AS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS 

1.ROUBO DE MOTO E CARRO EM GARANHUNS

Na noite deste sábado, (10), indivíduos teriam roubado uma motocicleta Bros, placa PGH-9524, ano 2012/2013 da Empresa SKOLTA Segurança. A cor da Motocicleta é laranja, porém, adesivada de preto e com logomarca da Skolta. Os assaltantes teriam levado também os documentos do referido veículo. 

Também na noite do sábado (10), um veículo Jeta de cor preta, placas PGU-8006, foi roubado na Rua Gonçalves Maia, Heliópolis, Garanhuns, por quatro indivíduos que ocupavam uma Picape Strada branca. Dois deles estavam  armados de espingardas cal. 12.

 2.ACIDENTE COM MORTE EM BREJÃO

Um acidente automobilístico deixou uma agricultora morta na noite deste sábado, (10), na PE-218 em Brejão. O fato foi uma colisão entre duas motos e a vítima fatal foi a agricultora Maria Aparecida Brito da Silva de 42 anos. No acidente ainda ficaram feridos, Norivan Avelino Lopes, de 26 anos, e Denerval da Silva Santos, de 30 anos. Os feridos foram socorridos e o corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal em Caruaru.

 3.FUGITIVO DE CANHOTINHO É PRESO NO INDIANO EM GARANHUNS 
Renato do Nascimento Silva (PAULISTA ou PAULISTINHA) do Indiano GUSNo final da manhã deste sábado, (10), ao realizar rondas na Rua Leão XIII, Indiano em Garanhuns, policiais militares abordaram o suspeito Renato do Nascimento Silva, vulgo “Paulista ou Paulistinha”. Ao solicitar o documento de identidade ao suspeito, ele informou que não tinha. Contudo, foram feitas pesquisas nos Sistemas Criminais, e foi constatado que o mesmo estava foragido da Penitenciária de Canhotinho (CRA) desde o ano de 2010.  Ele foi preso e apresentado no plantão da 18ª Desec, onde após os procedimentos legais, foi conduzido à Cadeia Pública de Garanhuns à disposição da Justiça. Segundo informações, o imputado esteve preso recentemente no Estado de Sergipe.



4.MENOR ASSASSINA AGRICULTOR EM LAJEDO
 Um desentendimento foi a motivação que levou um menor a assassinar na noite deste sábado (10), um agricultor no sítio Cupim, Zona Rural de Lajedo. Segundo informações da polícia, a vítima, Ivonaldo Ivo dos Santos, estava em um bar, quando se desentendeu com o menor, por conta da venda de uma égua. Ivonaldo teria dado um tapa no rosto do menor que foi embora prometendo voltar. Minutos após a briga, o menor voltou armado com uma espingarda e efetuou um disparo matando a vítima. O menor está foragido

As informações são do portal Agreste Violento

É, amigos, o título foi grande, como grande é a lista de ocorrências policiais e hospitalares deste sábado, véspera do Dia das Mães, em Garanhuns e cidades da região. Nada mais apropriado para sabermos do que acontece nesses dois setores do que recorrermos ao portal Agreste Violento. Ele é o nosso termômetro. Se não atualiza, ufa! Sinal de que nada de mais grave aconteceu. Mas, infelizmente, o sábado não foi muito tranquilo na área policial.

 CONFIRA AS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS 

1.ROUBO DE MOTO E CARRO EM GARANHUNS

Na noite deste sábado, (10), indivíduos teriam roubado uma motocicleta Bros, placa PGH-9524, ano 2012/2013 da Empresa SKOLTA Segurança. A cor da Motocicleta é laranja, porém, adesivada de preto e com logomarca da Skolta. Os assaltantes teriam levado também os documentos do referido veículo. 

Também na noite do sábado (10), um veículo Jeta de cor preta, placas PGU-8006, foi roubado na Rua Gonçalves Maia, Heliópolis, Garanhuns, por quatro indivíduos que ocupavam uma Picape Strada branca. Dois deles estavam  armados de espingardas cal. 12.

 2.ACIDENTE COM MORTE EM BREJÃO

Um acidente automobilístico deixou uma agricultora morta na noite deste sábado, (10), na PE-218 em Brejão. O fato foi uma colisão entre duas motos e a vítima fatal foi a agricultora Maria Aparecida Brito da Silva de 42 anos. No acidente ainda ficaram feridos, Norivan Avelino Lopes, de 26 anos, e Denerval da Silva Santos, de 30 anos. Os feridos foram socorridos e o corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal em Caruaru.

 3.FUGITIVO DE CANHOTINHO É PRESO NO INDIANO EM GARANHUNS 
Renato do Nascimento Silva (PAULISTA ou PAULISTINHA) do Indiano GUSNo final da manhã deste sábado, (10), ao realizar rondas na Rua Leão XIII, Indiano em Garanhuns, policiais militares abordaram o suspeito Renato do Nascimento Silva, vulgo “Paulista ou Paulistinha”. Ao solicitar o documento de identidade ao suspeito, ele informou que não tinha. Contudo, foram feitas pesquisas nos Sistemas Criminais, e foi constatado que o mesmo estava foragido da Penitenciária de Canhotinho (CRA) desde o ano de 2010.  Ele foi preso e apresentado no plantão da 18ª Desec, onde após os procedimentos legais, foi conduzido à Cadeia Pública de Garanhuns à disposição da Justiça. Segundo informações, o imputado esteve preso recentemente no Estado de Sergipe.



4.MENOR ASSASSINA AGRICULTOR EM LAJEDO
 Um desentendimento foi a motivação que levou um menor a assassinar na noite deste sábado (10), um agricultor no sítio Cupim, Zona Rural de Lajedo. Segundo informações da polícia, a vítima, Ivonaldo Ivo dos Santos, estava em um bar, quando se desentendeu com o menor, por conta da venda de uma égua. Ivonaldo teria dado um tapa no rosto do menor que foi embora prometendo voltar. Minutos após a briga, o menor voltou armado com uma espingarda e efetuou um disparo matando a vítima. O menor está foragido

As informações são do portal Agreste Violento