E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Vídeo que mostra PM agredindo mulher dentro de ônibus no Recife choca pernambucanos;Assista

Vídeo que mostra PM agredindo mulher dentro de ônibus no Recife choca pernambucanos;Assista  / Foto: Reprodução da Internet

Passageiros de um ônibus que fazia a linha Alto José Bonifácio, da Empresa São Paulo, presenciaram cenas de violência na noite desta terça-feira (8). As imagens divulgadas na internet registram o momento no qual um policial militar agride, com socos e pontapés, uma mulher que teria uma criança no colo. A ação ocorreu quando o veículo estava em uma parada perto da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

No mesmo dia, as imagens foram divulgadas na rede social Facebook por uma internauta que estava no coletivo no momento da agressão.  O filme causou comoção na rede e, até a publicação desta matéria, a publicação conta com mais de 5 mil compartilhamentos.

O vídeo apresenta o PM abordando uma mulher que está sentada na área reservada a idosos, deficientes e gestantes. Segundo testemunhas, a vítima disse que não iria pagar a passagem (R$ 2,15) e se manteve dentro do ônibus. A decisão da passageira provocou inicialmente um bate-boca e em seguida o ato de violência do policial. Pouco tempo após o início da filmagem, é possível ouvir o choro de uma criança.

Na noite desta quarta-feira (9), a assessoria de comunicação da Polícia Militar enviou um comunicado oficial sobre o fato. 

Nota de Esclarecimento
“A Assessoria de Comunicação Social esclarece que as imagens veiculadas nos órgãos de imprensa e redes sociais, sobre a agressão física de um PM a uma mulher dentro de um ônibus de transporte urbano na Região Metropolitana do Recife, são de natureza grave e retratam, claramente, uma ação isolada e que não correspondem as doutrinas operacionais da Corporação.

A Assessoria já encaminhou o vídeo para o setor de inteligência do Comando Geral da PMPE, com o objetivo de identificar quais os policiais militares envolvidos na ação. Assim que identificados, os PMs responderão a uma sindicância, que irá apurar a participação de cada um e determinará as possíveis punições já previstas nos códigos disciplinares da Corporação”.


 / Foto: Reprodução da Internet

Passageiros de um ônibus que fazia a linha Alto José Bonifácio, da Empresa São Paulo, presenciaram cenas de violência na noite desta terça-feira (8). As imagens divulgadas na internet registram o momento no qual um policial militar agride, com socos e pontapés, uma mulher que teria uma criança no colo. A ação ocorreu quando o veículo estava em uma parada perto da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

No mesmo dia, as imagens foram divulgadas na rede social Facebook por uma internauta que estava no coletivo no momento da agressão.  O filme causou comoção na rede e, até a publicação desta matéria, a publicação conta com mais de 5 mil compartilhamentos.

O vídeo apresenta o PM abordando uma mulher que está sentada na área reservada a idosos, deficientes e gestantes. Segundo testemunhas, a vítima disse que não iria pagar a passagem (R$ 2,15) e se manteve dentro do ônibus. A decisão da passageira provocou inicialmente um bate-boca e em seguida o ato de violência do policial. Pouco tempo após o início da filmagem, é possível ouvir o choro de uma criança.

Na noite desta quarta-feira (9), a assessoria de comunicação da Polícia Militar enviou um comunicado oficial sobre o fato. 

Nota de Esclarecimento
“A Assessoria de Comunicação Social esclarece que as imagens veiculadas nos órgãos de imprensa e redes sociais, sobre a agressão física de um PM a uma mulher dentro de um ônibus de transporte urbano na Região Metropolitana do Recife, são de natureza grave e retratam, claramente, uma ação isolada e que não correspondem as doutrinas operacionais da Corporação.

A Assessoria já encaminhou o vídeo para o setor de inteligência do Comando Geral da PMPE, com o objetivo de identificar quais os policiais militares envolvidos na ação. Assim que identificados, os PMs responderão a uma sindicância, que irá apurar a participação de cada um e determinará as possíveis punições já previstas nos códigos disciplinares da Corporação”.


Garanhuns homenageia políticos cassados durante ditadura

Garanhuns homenageia políticos cassados durante ditadura
Os mandatos de sete suplentes que tiveram seus direitos políticos cassados durante a ditadura foram restituídos em sessão solene na Câmara de Vereadores de Garanhuns nesta sexta-feira (10), às 10h. O evento aconteceu durante reunião no plenário da casa legislativa. A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara esteve representada pelo coordenador Fernando Coelho. Familiares e representantes dos homenageados também estiveram presentes. Durante a solenidade foram restituidos os mandatos de suplentes Airton Diógenes Ivo Ubirajara, José Calado dos Santos, Pedro Rodrigues de Souza, João Barreto Filho e Edson de Araújo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), além de João Gonçalves da Silva e José Vieira Azevedo, da União Democrática Nacional (UDN).

Para o presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Audálio Ramos Filho (PSDC), o ato restitui um direito tirado pelo regime militar. "Trata-se de uma justiça histórica, a correção de uma arbitrariedade que esta legislatura, através da Mesa Diretora e demais parlamentares, realiza reconhecendo o legítimo direito de quem na época o conquistou pelo voto popular"

Os mandatos de sete suplentes que tiveram seus direitos políticos cassados durante a ditadura foram restituídos em sessão solene na Câmara de Vereadores de Garanhuns nesta sexta-feira (10), às 10h. O evento aconteceu durante reunião no plenário da casa legislativa. A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara esteve representada pelo coordenador Fernando Coelho. Familiares e representantes dos homenageados também estiveram presentes. Durante a solenidade foram restituidos os mandatos de suplentes Airton Diógenes Ivo Ubirajara, José Calado dos Santos, Pedro Rodrigues de Souza, João Barreto Filho e Edson de Araújo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), além de João Gonçalves da Silva e José Vieira Azevedo, da União Democrática Nacional (UDN).

Para o presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Audálio Ramos Filho (PSDC), o ato restitui um direito tirado pelo regime militar. "Trata-se de uma justiça histórica, a correção de uma arbitrariedade que esta legislatura, através da Mesa Diretora e demais parlamentares, realiza reconhecendo o legítimo direito de quem na época o conquistou pelo voto popular"

Sport é campeão da Copa do Nordeste 2014

Sport é campeão da Copa do Nordeste 2014

Mais de 60 mil pessoas pagaram ingresso para ver a possível virada do título do Ceará, mas não deu para o time da casa. O Sport segurou a equipe de Fortaleza no Estádio Castelão e com um empate por 1 a 1 sagrou-se tricampeão da Copa do Nordeste. Na ida, no Recife, o ‘Leão' havia vencido por 2 a 0.
Magno Alves abriu o marcador nesta quarta-feira aos 41 minutos do primeiro tempo completando cruzamento de Souza, e o jogo foi para o intervalo indefinido. Mais um tento e o Alvinegro levaria a decisão para as penalidades. Logo aos cinco da etapa final, porém, Ailton foi derrubado por Luís Carlos, e o árbitro assinalou pênalti. Neto Baiano converteu, e praticamente deu fim ao confronto. A partir dai, o Ceará teria que vencer por três gols de diferença para ficar com a taça.
Jogadores do Sport comemoram com Neto Baiano gol na final da Copa do Nordeste


Este é o primeiro título do Sport desde a volta da Copa do Nordeste - a competição não foi disputada entre 2004 e 2009 e entre 2011 e 2012 - e o terceiro em toda história. Também venceu em 1994, sobre o CRB e em 2000, sobre o Vitória, que segue sendo o maior campeão da copa, cinco vezes. No ano passado, quem levou foi o Campinense.

No próximo domingo, o Sport tem dura tarefa para tentar ganhar também o Campeonato Pernambucano.

Derrotado por 3 a 0 pelo Santa Cruz na ida das semifinais do Estadual, o Rubro-Negro agora enfrenta o rival dentro de casa.

ESPN


Mais de 60 mil pessoas pagaram ingresso para ver a possível virada do título do Ceará, mas não deu para o time da casa. O Sport segurou a equipe de Fortaleza no Estádio Castelão e com um empate por 1 a 1 sagrou-se tricampeão da Copa do Nordeste. Na ida, no Recife, o ‘Leão' havia vencido por 2 a 0.
Magno Alves abriu o marcador nesta quarta-feira aos 41 minutos do primeiro tempo completando cruzamento de Souza, e o jogo foi para o intervalo indefinido. Mais um tento e o Alvinegro levaria a decisão para as penalidades. Logo aos cinco da etapa final, porém, Ailton foi derrubado por Luís Carlos, e o árbitro assinalou pênalti. Neto Baiano converteu, e praticamente deu fim ao confronto. A partir dai, o Ceará teria que vencer por três gols de diferença para ficar com a taça.
Jogadores do Sport comemoram com Neto Baiano gol na final da Copa do Nordeste


Este é o primeiro título do Sport desde a volta da Copa do Nordeste - a competição não foi disputada entre 2004 e 2009 e entre 2011 e 2012 - e o terceiro em toda história. Também venceu em 1994, sobre o CRB e em 2000, sobre o Vitória, que segue sendo o maior campeão da copa, cinco vezes. No ano passado, quem levou foi o Campinense.

No próximo domingo, o Sport tem dura tarefa para tentar ganhar também o Campeonato Pernambucano.

Derrotado por 3 a 0 pelo Santa Cruz na ida das semifinais do Estadual, o Rubro-Negro agora enfrenta o rival dentro de casa.

ESPN

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Garanhuns elege nesta quinta-feira (10) sua representante para o Miss Pernambuco

Garanhuns elege nesta quinta-feira (10) sua representante para o Miss Pernambuco

O concurso que vai eleger a representante do município de Garanhuns no Miss Pernambuco 2014, acontece nesta quinta-feira (10) às 17h, no clube da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), no bairro Heliópolis. As 10 candidatas que participam irão desfilar com trajes de banho e de gala e serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por oito juízes e por voto popular. O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e conta com a parceria de diversos empresários da cidade.

Depois da seletiva para a escolha da mulher mais bela de Garanhuns, a candidata concorrerá ao disputado título de Miss Pernambuco. A 59ª edição do concurso acontece no dia 17 de maio, na cidade de Caruaru, e candidatas de diversos lugares do estado são esperadas para concorrer. Além de Garanhuns, municípios como Agrestina, Caruaru, Custódia, Gravatá, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e outros, entram na disputa pela coroa.

Secom

O concurso que vai eleger a representante do município de Garanhuns no Miss Pernambuco 2014, acontece nesta quinta-feira (10) às 17h, no clube da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), no bairro Heliópolis. As 10 candidatas que participam irão desfilar com trajes de banho e de gala e serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por oito juízes e por voto popular. O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e conta com a parceria de diversos empresários da cidade.

Depois da seletiva para a escolha da mulher mais bela de Garanhuns, a candidata concorrerá ao disputado título de Miss Pernambuco. A 59ª edição do concurso acontece no dia 17 de maio, na cidade de Caruaru, e candidatas de diversos lugares do estado são esperadas para concorrer. Além de Garanhuns, municípios como Agrestina, Caruaru, Custódia, Gravatá, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e outros, entram na disputa pela coroa.

Secom

Campanha Vida por Vidas incentiva garanhuenses a doar sangue

Campanha Vida por Vidas incentiva garanhuenses a doar sangue

A Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza na próxima sexta-feira (11) a campanha Vida por Vidas, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade a doar sangue. Das 8h às 11h, o Hemope Garanhuns estará aberto para receber os participantes.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal), pesar acima de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Também é necessário levar um documento com foto.

MOBILIZAÇÃO SOLIDÁRIA – O Vida por Vidas é realizado há nove anos em oito países da América do Sul, inclusive o Brasil. Baseado em princípios cristãos, o projeto  tem o slogan “Ele doou tudo para você doar um pouco” e motiva os jovens a exercerem a religião de maneira solidária. A mobilização já engajou mais de 300 mil pessoas e foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, em 2006, e em 2010 pelo Ministério da Saúde.

Serviço:
Campanha Vida por Vidas
Quando: 11 de abril, das 8h às 11h
Onde: Hemope Garanhuns Rua Gonçalves Maia, s/nº Heliópolis
Quem pode participar: Público em geral que atenda aos requisitos de idade, peso e saúde


A Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza na próxima sexta-feira (11) a campanha Vida por Vidas, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade a doar sangue. Das 8h às 11h, o Hemope Garanhuns estará aberto para receber os participantes.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal), pesar acima de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Também é necessário levar um documento com foto.

MOBILIZAÇÃO SOLIDÁRIA – O Vida por Vidas é realizado há nove anos em oito países da América do Sul, inclusive o Brasil. Baseado em princípios cristãos, o projeto  tem o slogan “Ele doou tudo para você doar um pouco” e motiva os jovens a exercerem a religião de maneira solidária. A mobilização já engajou mais de 300 mil pessoas e foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, em 2006, e em 2010 pelo Ministério da Saúde.

Serviço:
Campanha Vida por Vidas
Quando: 11 de abril, das 8h às 11h
Onde: Hemope Garanhuns Rua Gonçalves Maia, s/nº Heliópolis
Quem pode participar: Público em geral que atenda aos requisitos de idade, peso e saúde

terça-feira, 8 de abril de 2014

Prefeito de Correntes nega uso de laranja para suposta compra de posto no valor de um milhão de reais

Prefeito de Correntes nega uso de laranja para suposta compra de posto no valor de um milhão de reais
Denúncias contra o prefeito envolvem suposta compra do único posto de gasolina da cidade, no valor de R$ 1 milhão, e de um terreno de 55 hectares orçado em R$ 600 mil. Dono do posto teria recebido R$ 300 mil à vista de um cargo comissionado que morava na casa do prefeito

Prefeito disse não haver provas concretas contra ele e acusa adversários de não se conformarem com derrota. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press. (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.)
Prefeito disse não haver provas concretas contra ele e acusa adversários
 de não se conformarem com derrota. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.


O presidente da Câmara de Vereadores de Correntes, José Cardoso (PSB), disse nesta terça-feira (08), que a mesa diretora só dará parecer sobre a criação da CPI proposta pela oposição na sexta-feira, um dia a mais do que os adversários previam. Segundo ele, o requerimento da CPI que pretende investigar um suposto enriquecimento ilícito do prefeito, Edimilson da Bahia (PSB), está sendo analisado pela sua assessoria jurídica. Ele entende que a oposição tem direito de abrir uma investigação política, mas acredita haver erro no documento, que não especifica o objeto a ser investigado. "Eles falam de um suposto enriquecimento ilícito, mas não pode ser assim", afirmou.

Segundo o presidente, o requerimento da CPI contou com a assinatura de três dos nove vereadores, número suficiente, e com prazo determinado para iniciar e começar, também de forma correta. "Mas faltou o objeto, que precisa ser especificado", afirmou.

De acordo com o ex-prefeito Júnior Nivaldo (PR), que perdeu a eleição por apenas um voto e acompanha o processo de perto, é visível para os moradores da cidade o enriquecimento do atual prefeito, que, segundo ele, comprou um posto de gasolina usando um "laranja" e uma terreno de 55 hectares, respectivamente nos valores de R$ 1 milhão e R$ 600 mil. "Enquanto ele enriquece, os idosos comem pipoca com água no lanche no Centro de Convivência dos Idosos. Não há merenda, nem atendimento médico", atacou.

O ex-prefeito contou que o comprador do posto de gasolina, conhecido como Danillo Rocha Ferreira de Moura, trabalhava como cargo de confiança do prefeito, recebia R$ 933,00, e deu R$ 300 mil de entrada na suposta compra do posto, dividindo o restante em parcelas para serem quitadas no início deste ano. Danilo Rocha também era amigo do prefeito e morava na casa dele, na rua Cleto Campelo, número 54, e há documentos em seu nome divulgados pela oposição.
Oposição diz ter documentos mostram que parte do terreno foi pago à vista (Divulgação/Júnior Lúcio)
Oposição diz ter documentos mostram que parte do terreno foi pago à vista
Edimilson da Bahia procurou a reportagem e negou qualquer envolvimento na negociação do posto. Ele admitiu que Danillo morava em sua casa, porque era de Palmeirina, município próximo, mas que tentou comprar o posto e não conseguiu. "Eu não tenho nada a ver com isso. O proprietário (Jaime Vergetti) cancelou a negociação de forma amigável, porque ele (Danillo) não tinha dinheiro para pagar".

Embora haja documentos, também, de que Edimilson comprou uma terra de R$ 600 mil, dando R$ 200 mil em sinal, e R$ 400 em parcelas, o prefeito também negou. Segundo ele, o terreno de 55 hectares está arrendado em seu nome e não comprado. "A gente fez um arrendamento da terra e temos todos os documentos que foram encaminhados à Câmara. Esta CPI não vai existir", bradou o prefeito.

Segundo Edimilson, as denúncias estão sendo plantadas com ajuda do vereador Renato Calado (PSB), que é filho do seu vice-prefeito, Adalto Calado (PSB), com quem também está rompido politicamente. "Eles estão fazendo tudo para me prejudicar".

Indagado onde estava agora Danillo, o prefeito disse que ele foi exonerado, ainda no ano passado, e saiu da sua casa. Edimilson, contudo, não explicou os motivos da exoneração. "A oposição até agora não se conforma com a derrota

Do Diário de Pernambuco

Denúncias contra o prefeito envolvem suposta compra do único posto de gasolina da cidade, no valor de R$ 1 milhão, e de um terreno de 55 hectares orçado em R$ 600 mil. Dono do posto teria recebido R$ 300 mil à vista de um cargo comissionado que morava na casa do prefeito

Prefeito disse não haver provas concretas contra ele e acusa adversários de não se conformarem com derrota. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press. (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.)
Prefeito disse não haver provas concretas contra ele e acusa adversários
 de não se conformarem com derrota. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.


O presidente da Câmara de Vereadores de Correntes, José Cardoso (PSB), disse nesta terça-feira (08), que a mesa diretora só dará parecer sobre a criação da CPI proposta pela oposição na sexta-feira, um dia a mais do que os adversários previam. Segundo ele, o requerimento da CPI que pretende investigar um suposto enriquecimento ilícito do prefeito, Edimilson da Bahia (PSB), está sendo analisado pela sua assessoria jurídica. Ele entende que a oposição tem direito de abrir uma investigação política, mas acredita haver erro no documento, que não especifica o objeto a ser investigado. "Eles falam de um suposto enriquecimento ilícito, mas não pode ser assim", afirmou.

Segundo o presidente, o requerimento da CPI contou com a assinatura de três dos nove vereadores, número suficiente, e com prazo determinado para iniciar e começar, também de forma correta. "Mas faltou o objeto, que precisa ser especificado", afirmou.

De acordo com o ex-prefeito Júnior Nivaldo (PR), que perdeu a eleição por apenas um voto e acompanha o processo de perto, é visível para os moradores da cidade o enriquecimento do atual prefeito, que, segundo ele, comprou um posto de gasolina usando um "laranja" e uma terreno de 55 hectares, respectivamente nos valores de R$ 1 milhão e R$ 600 mil. "Enquanto ele enriquece, os idosos comem pipoca com água no lanche no Centro de Convivência dos Idosos. Não há merenda, nem atendimento médico", atacou.

O ex-prefeito contou que o comprador do posto de gasolina, conhecido como Danillo Rocha Ferreira de Moura, trabalhava como cargo de confiança do prefeito, recebia R$ 933,00, e deu R$ 300 mil de entrada na suposta compra do posto, dividindo o restante em parcelas para serem quitadas no início deste ano. Danilo Rocha também era amigo do prefeito e morava na casa dele, na rua Cleto Campelo, número 54, e há documentos em seu nome divulgados pela oposição.
Oposição diz ter documentos mostram que parte do terreno foi pago à vista (Divulgação/Júnior Lúcio)
Oposição diz ter documentos mostram que parte do terreno foi pago à vista
Edimilson da Bahia procurou a reportagem e negou qualquer envolvimento na negociação do posto. Ele admitiu que Danillo morava em sua casa, porque era de Palmeirina, município próximo, mas que tentou comprar o posto e não conseguiu. "Eu não tenho nada a ver com isso. O proprietário (Jaime Vergetti) cancelou a negociação de forma amigável, porque ele (Danillo) não tinha dinheiro para pagar".

Embora haja documentos, também, de que Edimilson comprou uma terra de R$ 600 mil, dando R$ 200 mil em sinal, e R$ 400 em parcelas, o prefeito também negou. Segundo ele, o terreno de 55 hectares está arrendado em seu nome e não comprado. "A gente fez um arrendamento da terra e temos todos os documentos que foram encaminhados à Câmara. Esta CPI não vai existir", bradou o prefeito.

Segundo Edimilson, as denúncias estão sendo plantadas com ajuda do vereador Renato Calado (PSB), que é filho do seu vice-prefeito, Adalto Calado (PSB), com quem também está rompido politicamente. "Eles estão fazendo tudo para me prejudicar".

Indagado onde estava agora Danillo, o prefeito disse que ele foi exonerado, ainda no ano passado, e saiu da sua casa. Edimilson, contudo, não explicou os motivos da exoneração. "A oposição até agora não se conforma com a derrota

Do Diário de Pernambuco

Senac oferta 45 vagas para cursos gratuitos de costureiro e auxiliar de cozinha em Garanhuns

Senac oferta 45 vagas para cursos gratuitos de costureiro e auxiliar de cozinha em Garanhuns
Os interessados em fazer um curso gratuito no Senac têm até o dia 10/4 para se candidatar a uma das 97 vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a população com renda familiar per capta de até 2 salários mínimos, aluno matriculado ou egresso da educação básica e trabalhador empregado ou desempregado. As oportunidades são para cursos de costureiro e auxiliar de cozinha, em Garanhuns; Técnico em Administração, em Petrolina; operador de computador, no Recife; e organizador de eventos, em Vitória de Santo Antão.

 Além dos requisitos do Programa, os candidatos devem atender aos requisitos do curso escolhido. As inscrições são exclusivamente pela internet, no site do Senac, sendo possível apenas uma única inscrição para somente um curso. As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro. O resultado será divulgado dia 11/4 no site da instituição. Já as matrículas serão realizadas em dias diferentes nas unidades do Senac em cada município (conforme cronograma abaixo). O edital completo e mais informações sobre o processo estão disponíveis no site ou através do telefone 0800 081 1688.

Serviço:
Programa Senac de Gratuidade – PSG
97 vagas – cursos em Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Petrolina
Inscrições: site do Senac
Informações: 0800 081 1688



Os interessados em fazer um curso gratuito no Senac têm até o dia 10/4 para se candidatar a uma das 97 vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a população com renda familiar per capta de até 2 salários mínimos, aluno matriculado ou egresso da educação básica e trabalhador empregado ou desempregado. As oportunidades são para cursos de costureiro e auxiliar de cozinha, em Garanhuns; Técnico em Administração, em Petrolina; operador de computador, no Recife; e organizador de eventos, em Vitória de Santo Antão.

 Além dos requisitos do Programa, os candidatos devem atender aos requisitos do curso escolhido. As inscrições são exclusivamente pela internet, no site do Senac, sendo possível apenas uma única inscrição para somente um curso. As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro. O resultado será divulgado dia 11/4 no site da instituição. Já as matrículas serão realizadas em dias diferentes nas unidades do Senac em cada município (conforme cronograma abaixo). O edital completo e mais informações sobre o processo estão disponíveis no site ou através do telefone 0800 081 1688.

Serviço:
Programa Senac de Gratuidade – PSG
97 vagas – cursos em Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Petrolina
Inscrições: site do Senac
Informações: 0800 081 1688


Planetário de Garanhuns começa a ser construído no Parque Euclides Dourado

Planetário de Garanhuns começa a ser construído no Parque Euclides Dourado

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está montando o planetário de Garanhuns no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis. As obras já começaram e o local está previsto para ser inaugurado em julho. Com capacidade aproximada de 40 pessoas, o ambiente será prioritariamente destinado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de aprimorar e enriquecer seus conhecimentos. O sistema também será aberto ao público mediante agendamento.

Feito em aço e fibra com design moderno e estrutura resistente, o planetário de Garanhuns será totalmente digital com tecnologia de última geração, incluindo em suas sessões, temas variados nas áreas de astronomia, biologia e meio ambiente. O espaço interno contará com poltronas confortáveis e reclináveis e será o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica, ou seja, uma estrutura composta de uma rede de triângulos que dá forma a uma superfície aproximadamente esférica.

No planetário o céu poderá ser estudado em detalhes, em qualquer data e visto de qualquer parte do planeta e fora dele. Todo o sistema será comandado a partir de um controle remoto ou através de outros dispositivos portáteis, como Tablets. Para auxiliar no ensino, os professores poderão instalar um software em seus computadores e criarem, dessa forma, apresentações a serem exibidas aos seus alunos.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está montando o planetário de Garanhuns no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis. As obras já começaram e o local está previsto para ser inaugurado em julho. Com capacidade aproximada de 40 pessoas, o ambiente será prioritariamente destinado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de aprimorar e enriquecer seus conhecimentos. O sistema também será aberto ao público mediante agendamento.

Feito em aço e fibra com design moderno e estrutura resistente, o planetário de Garanhuns será totalmente digital com tecnologia de última geração, incluindo em suas sessões, temas variados nas áreas de astronomia, biologia e meio ambiente. O espaço interno contará com poltronas confortáveis e reclináveis e será o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica, ou seja, uma estrutura composta de uma rede de triângulos que dá forma a uma superfície aproximadamente esférica.

No planetário o céu poderá ser estudado em detalhes, em qualquer data e visto de qualquer parte do planeta e fora dele. Todo o sistema será comandado a partir de um controle remoto ou através de outros dispositivos portáteis, como Tablets. Para auxiliar no ensino, os professores poderão instalar um software em seus computadores e criarem, dessa forma, apresentações a serem exibidas aos seus alunos.

Acidente envolvendo 10 veículos deixa vários feridos em Boa Viagem, no Recife

Acidente envolvendo 10 veículos deixa vários feridos em Boa Viagem, no Recife
Foto: @danieltrigueiro / Twitter


Dez veículos, entre eles dois ônibus, colidiram no início da noite desta terça-feira (8) na Avenida Domingos Ferreira, em frente à Auto Nunes, em Boa Viagem, no Recife. Uma equipe da CTTU está no local e já confirma que há pelo menos seis feridos. Os veículos estão amontoado e o trânsito está bastante complicado no local.

Foto: Roger Wilker


Segundo testemunhas, o motorista de um ônibus teria passado mal e acelerou no lugar de frear, arrastando todos os outros veículos. Ainda de acordo com testemunhas, uma mulher estaria presa nas ferragens entre um carro e um ônibus. Ela estaria consciente, aguardando o resgate do Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Do Diário de Pernambuco
Foto: @danieltrigueiro / Twitter


Dez veículos, entre eles dois ônibus, colidiram no início da noite desta terça-feira (8) na Avenida Domingos Ferreira, em frente à Auto Nunes, em Boa Viagem, no Recife. Uma equipe da CTTU está no local e já confirma que há pelo menos seis feridos. Os veículos estão amontoado e o trânsito está bastante complicado no local.

Foto: Roger Wilker


Segundo testemunhas, o motorista de um ônibus teria passado mal e acelerou no lugar de frear, arrastando todos os outros veículos. Ainda de acordo com testemunhas, uma mulher estaria presa nas ferragens entre um carro e um ônibus. Ela estaria consciente, aguardando o resgate do Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 7 de abril de 2014

PRF apreende 20 pássaros nativos em Garanhuns

PRF apreende 20 pássaros nativos em Garanhuns
Em quatro gaiolas foram encontrados 20 pássaros nativos de espécies como Galo de Campina e Azulão. Foto: PRF/ Divulgação
Em quatro gaiolas foram encontrados 20 pássaros nativos de espécies
 como Galo de Campina e Azulão. Foto: PRF/ Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira, o resultado de uma operação que resultou na apreensão de 20 pássaros silvestres. Durante uma fiscalização de rotina realizada no sábado passado na BR-424, em Garanhuns, os agentes abordaram um veículo onde foram encontrados os animais. O motorista foi detido e encaminhado para a delegacia. No veículo estavam quatro gaiolas com 20 pássaros nativos de espécies como Galo de Campina e Azulão. A captura e a venda de animais silvestre são consideradas crimes ambientais suejitas a prisão de um a três anos e pagamento de multa.

Diário de Pernambuco
Em quatro gaiolas foram encontrados 20 pássaros nativos de espécies como Galo de Campina e Azulão. Foto: PRF/ Divulgação
Em quatro gaiolas foram encontrados 20 pássaros nativos de espécies
 como Galo de Campina e Azulão. Foto: PRF/ Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira, o resultado de uma operação que resultou na apreensão de 20 pássaros silvestres. Durante uma fiscalização de rotina realizada no sábado passado na BR-424, em Garanhuns, os agentes abordaram um veículo onde foram encontrados os animais. O motorista foi detido e encaminhado para a delegacia. No veículo estavam quatro gaiolas com 20 pássaros nativos de espécies como Galo de Campina e Azulão. A captura e a venda de animais silvestre são consideradas crimes ambientais suejitas a prisão de um a três anos e pagamento de multa.

Diário de Pernambuco