E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

terça-feira, 11 de março de 2014

Prefeitura de Garanhuns tapa buracos de rua com barro e moradores reclamam

Prefeitura de Garanhuns tapa buracos de rua com barro e moradores reclamam


Um morador da rua Sebastião Pacheco, do bairro Indiano em Garanhuns, usou uma rede social para denunciar um absurdo que vem incomodando e causando transtornos aos moradores do local. É que a prefeitura, que a muito prometeu pavimentar a rua, jogou barro para tapar a buraqueira tornando a rotina das pessoas um caos. VEJA O RELATO DO MORADOR DA SEBASTIÃO PACHECO A RESPEITO DO CASO

"A rua onde moro está recebendo BARRO para tapar os seus buracos (e são muitos) e o que mais se ouve na rua, que a muito tempo espera por sua pavimentação 'completa' (mesmo constando na prefeitura que já está pavimentada - segundo moradores mais antigos do que eu na rua) é que o BARRO vai atrapalhar mais ainda a vida de seus moradores. Várias famílias com crianças e idosos que, principalmente em dias chuvosos, encontravam muitos obstáculos devido aos buracos e pedras (colocadas para "tapar" os buracos), agora terão que se virar na lama escorregadia que irá se formar com a primeira chuva.

Daí eu pergunto: Por que gastar dinheiro público com medidas paliativas que só pioram a situação, ao invés de tomar a atitude correta e solucionar o problema de vez?" (Cícero Gomes, morador da rua Sebastião Pacheco).









Um morador da rua Sebastião Pacheco, do bairro Indiano em Garanhuns, usou uma rede social para denunciar um absurdo que vem incomodando e causando transtornos aos moradores do local. É que a prefeitura, que a muito prometeu pavimentar a rua, jogou barro para tapar a buraqueira tornando a rotina das pessoas um caos. VEJA O RELATO DO MORADOR DA SEBASTIÃO PACHECO A RESPEITO DO CASO

"A rua onde moro está recebendo BARRO para tapar os seus buracos (e são muitos) e o que mais se ouve na rua, que a muito tempo espera por sua pavimentação 'completa' (mesmo constando na prefeitura que já está pavimentada - segundo moradores mais antigos do que eu na rua) é que o BARRO vai atrapalhar mais ainda a vida de seus moradores. Várias famílias com crianças e idosos que, principalmente em dias chuvosos, encontravam muitos obstáculos devido aos buracos e pedras (colocadas para "tapar" os buracos), agora terão que se virar na lama escorregadia que irá se formar com a primeira chuva.

Daí eu pergunto: Por que gastar dinheiro público com medidas paliativas que só pioram a situação, ao invés de tomar a atitude correta e solucionar o problema de vez?" (Cícero Gomes, morador da rua Sebastião Pacheco).







Prefeito Izaías Régis tem semana de trabalho em Brasília

Prefeito Izaías Régis tem semana de trabalho em Brasília
Em Brasília (DF) desde ontem (10), o prefeito de Garanhuns Izaías Régis inicia hoje visitas a Ministérios e gabinetes de parlamentares. O prefeito foi acompanhar o andamento de emendas parlamentares solicitadas pelo Governo Municipal como as para a restruturação da Central de Abastecimento de Garanhuns - CEAGA e reestruturação do Mercado Público 18 de Agosto, bem como de convênios e projetos encaminhados.

Esta é a primeira viagem do Prefeito Izaías Régis este ano à Capital Federal. No ano passado, o prefeito fez cinco viagens a Brasília, com saldos positivos. Entre as conquistas, conseguiu por meio do Senador Armando Monteiro, colocar os projetos de construção das escolas do Vale do Mundaú, Jardim Petrópolis e Massaranduba como prioridade na pauta do MEC. Garantiu o empenho de recursos no valor de R$ 2.200.000,00 para recapeamento asfáltico e mais de um milhão de reais, para a construção do Pórtico do Magano, por meio de uma emenda do Deputado Federal Jorge Corte Real. O gestor ainda garantiu o empenho de recursos para a UPA24H e Unidades Básicas de Saúde.

O prefeito Izaías Régis deve voltar de Brasília na próxima quinta-feira(13).


Secom
Em Brasília (DF) desde ontem (10), o prefeito de Garanhuns Izaías Régis inicia hoje visitas a Ministérios e gabinetes de parlamentares. O prefeito foi acompanhar o andamento de emendas parlamentares solicitadas pelo Governo Municipal como as para a restruturação da Central de Abastecimento de Garanhuns - CEAGA e reestruturação do Mercado Público 18 de Agosto, bem como de convênios e projetos encaminhados.

Esta é a primeira viagem do Prefeito Izaías Régis este ano à Capital Federal. No ano passado, o prefeito fez cinco viagens a Brasília, com saldos positivos. Entre as conquistas, conseguiu por meio do Senador Armando Monteiro, colocar os projetos de construção das escolas do Vale do Mundaú, Jardim Petrópolis e Massaranduba como prioridade na pauta do MEC. Garantiu o empenho de recursos no valor de R$ 2.200.000,00 para recapeamento asfáltico e mais de um milhão de reais, para a construção do Pórtico do Magano, por meio de uma emenda do Deputado Federal Jorge Corte Real. O gestor ainda garantiu o empenho de recursos para a UPA24H e Unidades Básicas de Saúde.

O prefeito Izaías Régis deve voltar de Brasília na próxima quinta-feira(13).


Secom

II Bienal Internacional do Livro do Agreste tem data alterada

II Bienal Internacional do Livro do Agreste tem data alterada Mudança ocorre devido a proximidade com o Festival Viva Dominguinhos

A Secretaria de Educação informa que a II Bienal Internacional do Livro do Agreste - que aconteceria entre os dias 1º e 11 de maio, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, agora será realizada no período de 09 a 18 de maio, em virtude do pequeno prazo entre o Festival Viva Dominguinhos - que acontece no período de 25 a 27 de abril - e devido a inviabilidade da desmontagem de um evento e a montagem de outro em um curto espaço de tempo.

A Bienal é considerada uma das maiores na área educacional do Brasil. Cerca de 50 estandes serão montados no local e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem o espaço para acompanhar a programação que terá palestras, debates, recitais, conversas literárias, entre outras ações.

Um dos nomes confirmados para o evento é o da sexóloga Laura Müller - do Programa Altas Horas da Rede Globo – e que vai lançar, no dia 10 de maio, o livro “Educação Sexual em 8 Lições”, além de debates sobre questões voltadas para a sexualidade na adolescência.

Secom
Mudança ocorre devido a proximidade com o Festival Viva Dominguinhos

A Secretaria de Educação informa que a II Bienal Internacional do Livro do Agreste - que aconteceria entre os dias 1º e 11 de maio, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, agora será realizada no período de 09 a 18 de maio, em virtude do pequeno prazo entre o Festival Viva Dominguinhos - que acontece no período de 25 a 27 de abril - e devido a inviabilidade da desmontagem de um evento e a montagem de outro em um curto espaço de tempo.

A Bienal é considerada uma das maiores na área educacional do Brasil. Cerca de 50 estandes serão montados no local e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem o espaço para acompanhar a programação que terá palestras, debates, recitais, conversas literárias, entre outras ações.

Um dos nomes confirmados para o evento é o da sexóloga Laura Müller - do Programa Altas Horas da Rede Globo – e que vai lançar, no dia 10 de maio, o livro “Educação Sexual em 8 Lições”, além de debates sobre questões voltadas para a sexualidade na adolescência.

Secom

segunda-feira, 10 de março de 2014

Polícia apreende grande estoque de mercadorias furtadas em residência de Garanhuns; suspeito é procurado

Polícia apreende grande estoque de mercadorias furtadas em residência de Garanhuns; suspeito é procurado
Um comerciante de Garanhuns, do ramo de alimentos, e que reside na rua Augusto dos Anjos, bairro da Brahma, foi passar o carnaval fora da cidade, como fazem centenas de pessoas mas, ao retornar, se deparou com uma desagradável surpresa. Sua residência e depósito tinham sido arrombados e seu estoque de mercadorias simplesmente havia sumido.

O comerciante prestou queixa na polícia dando falta de  200 fardos de arroz (cada um com 30 Kg), 60 caixas de óleo de soja, 40 caixas de charque, 100 caixas de shampoo, baldes de sardinha, 10 caixas de preservativo, carregador de bateria, prancheta, talão de notas entre outros, um prejuízo que, segundo ele, chega a 35 mil reais.

O leitor deve está pensando. Ahh, foi um furto como muitos outros. Não é bem assim. A ocorrência foi a ponta do iceberg para a polícia civil chegar a um esquema de venda de mercadorias roubadas em Garanhuns.

A coisa aconteceu assim: após a queixa do comerciante, a polícia caiu em campo. Investiga dali, bisbilhota dacolá, acabou chegando na casa de um homem de nome Sílvio, residente na Vila do Quartel e, eis que lá , encontrou um fardo de arroz que teria sido furtado no bairro da Brahma.
Mercadorias encontradas pela polícia

Da Vila do Quartel, a polícia se deslocou até a Cohab III á procura do filho de Silvio, um ex-militar do Exército de nome Fernando da Silva. Lá, foi encontrado 76 fardos de arroz, cervejas, estoque de sabonetes, prancheta com nome do comerciante furtado, cremes, barbeadores descartáveis, além de uma uma grande quantidade de fraldas. Como o dono da casa não tem creche, a polícia não teve dúvidas de que estava diante de um grande esquema de roubo de mercadorias. A suspeita se confirmou ainda mais quando, em uma abordagem na casa da sogra de Fernando, na Cohab II, foram encontrados mais estoques de mercadorias.

Fernando é casado com Karol Stephannye e  na casa da avó da moça foram encontrados mais produtos de furto. Não era pouca coisa. Na avó de Karol, a polícia encontrou 75 fardos do arroz, 8 caixas de óleo, 1 fardo de charque, 07 baldes de sardinha (cada com 10 Kg) e 56 caixas de shampoo.

Somado, todo o material apreendido resulta em um estoque que faria o Bonanza ou o Assaí ficar com inveja tal é a quantidade de produtos furtados
Grande estoque de mercadorias furtadas foi encontrado em casa de Garanhuns
Nas investigações foi descoberto que vários furtos com as mesmas características do que ocorreu ao comerciante do bairro da Brahma vêm acontecendo na cidade. E o pior .Fernando é suspeito de estar por trás dos furtos e de entrar em contato com comerciantes da região afim de vender as mercadorias. 

Depois de toda essa investigação, a polícia infelizmente não conseguiu localizar o suspeito, mas, as buscas continuam. As autoridades pedem para quem tiver notícia do paradeiro dele, informar na 2ª Delegacia de Polícia.


Produto do furto foi encontrado nas Cohabs II e III em Garanhuns

Com informações e fotos do Agreste Violento
Um comerciante de Garanhuns, do ramo de alimentos, e que reside na rua Augusto dos Anjos, bairro da Brahma, foi passar o carnaval fora da cidade, como fazem centenas de pessoas mas, ao retornar, se deparou com uma desagradável surpresa. Sua residência e depósito tinham sido arrombados e seu estoque de mercadorias simplesmente havia sumido.

O comerciante prestou queixa na polícia dando falta de  200 fardos de arroz (cada um com 30 Kg), 60 caixas de óleo de soja, 40 caixas de charque, 100 caixas de shampoo, baldes de sardinha, 10 caixas de preservativo, carregador de bateria, prancheta, talão de notas entre outros, um prejuízo que, segundo ele, chega a 35 mil reais.

O leitor deve está pensando. Ahh, foi um furto como muitos outros. Não é bem assim. A ocorrência foi a ponta do iceberg para a polícia civil chegar a um esquema de venda de mercadorias roubadas em Garanhuns.

A coisa aconteceu assim: após a queixa do comerciante, a polícia caiu em campo. Investiga dali, bisbilhota dacolá, acabou chegando na casa de um homem de nome Sílvio, residente na Vila do Quartel e, eis que lá , encontrou um fardo de arroz que teria sido furtado no bairro da Brahma.
Mercadorias encontradas pela polícia

Da Vila do Quartel, a polícia se deslocou até a Cohab III á procura do filho de Silvio, um ex-militar do Exército de nome Fernando da Silva. Lá, foi encontrado 76 fardos de arroz, cervejas, estoque de sabonetes, prancheta com nome do comerciante furtado, cremes, barbeadores descartáveis, além de uma uma grande quantidade de fraldas. Como o dono da casa não tem creche, a polícia não teve dúvidas de que estava diante de um grande esquema de roubo de mercadorias. A suspeita se confirmou ainda mais quando, em uma abordagem na casa da sogra de Fernando, na Cohab II, foram encontrados mais estoques de mercadorias.

Fernando é casado com Karol Stephannye e  na casa da avó da moça foram encontrados mais produtos de furto. Não era pouca coisa. Na avó de Karol, a polícia encontrou 75 fardos do arroz, 8 caixas de óleo, 1 fardo de charque, 07 baldes de sardinha (cada com 10 Kg) e 56 caixas de shampoo.

Somado, todo o material apreendido resulta em um estoque que faria o Bonanza ou o Assaí ficar com inveja tal é a quantidade de produtos furtados
Grande estoque de mercadorias furtadas foi encontrado em casa de Garanhuns
Nas investigações foi descoberto que vários furtos com as mesmas características do que ocorreu ao comerciante do bairro da Brahma vêm acontecendo na cidade. E o pior .Fernando é suspeito de estar por trás dos furtos e de entrar em contato com comerciantes da região afim de vender as mercadorias. 

Depois de toda essa investigação, a polícia infelizmente não conseguiu localizar o suspeito, mas, as buscas continuam. As autoridades pedem para quem tiver notícia do paradeiro dele, informar na 2ª Delegacia de Polícia.


Produto do furto foi encontrado nas Cohabs II e III em Garanhuns

Com informações e fotos do Agreste Violento

TV Asa Branca realiza 1º Passeio Ciclístico de Garanhuns

TV Asa Branca realiza 1º Passeio Ciclístico de Garanhuns

O Departamento de Marketing da TV Asa Branca vai realizar o primeiro Passeio Ciclístico de Garanhuns. O objetivo do evento é despertar na comunidade em geral o interesse pela prática esportiva como forma de promover a saúde. Os interessados devem fazer a inscrição a partir desta segunda-feira (10) até o dia do evento. Basta levar um quilo de alimento não perecível e receber um comprovante que será trocado por um kit com camisa do projeto no dia da prova.

Os registros devem ser feitos no posto da Polícia Militar, que fica na Avenida Santo Antônio, Centro de Garanhuns, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, ou na imobiliária Monte Sinai, que fica na Av. Simoa Gomes, nº 400, bairro Heliópolis, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e no sábado de 08h às 12h30.

O Passeio Ciclístico de Garanhuns será realizado no dia 5 de abril e a expectativa é de que mais de 600 ciclistas participem do evento. De acordo com Suelene Sá, supervisora do Departamento de Marketing da TV Asa Branca a competição terá o apoio da Polícia Militar. - A PM é quem está coordenando o Passeio. Ela será a responsável pela segurança, definição do percurso, inscrição dos participantes e arrecadação e distribuição dos alimentos.

Os participantes terão o apoio da Secretaria de Saúde que estará no local realizando aferição de pressão e teste de glicose. Antes da largada, professores de educação física farão exercícios de alongamento e passarão orientações sobre a prática do ciclismo.

Percurso

O trajeto terá aproximadamente sete quilômetros. A largada será na Av. Saulo Antônio, passa pela Rua Nilo Peçanha, Rua José Mariano, Av. Rui Barbosa, faz o retorno no Relógio das Flores e segue pela Rua Tavares Correia, Av. Simão Gomes, Av. Caruaru e ,por fim, na Rua Coronel Antônio Vitor.

Um pelotão de elite com profissionais de educação física e um mini trio elétrico estarão a frente do Passeio para guiar os ciclistas. Durante o percurso haverá três pontos de hidratação espalhados em locais estratégicos.

Fonte: Globo Esporte

O Departamento de Marketing da TV Asa Branca vai realizar o primeiro Passeio Ciclístico de Garanhuns. O objetivo do evento é despertar na comunidade em geral o interesse pela prática esportiva como forma de promover a saúde. Os interessados devem fazer a inscrição a partir desta segunda-feira (10) até o dia do evento. Basta levar um quilo de alimento não perecível e receber um comprovante que será trocado por um kit com camisa do projeto no dia da prova.

Os registros devem ser feitos no posto da Polícia Militar, que fica na Avenida Santo Antônio, Centro de Garanhuns, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, ou na imobiliária Monte Sinai, que fica na Av. Simoa Gomes, nº 400, bairro Heliópolis, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e no sábado de 08h às 12h30.

O Passeio Ciclístico de Garanhuns será realizado no dia 5 de abril e a expectativa é de que mais de 600 ciclistas participem do evento. De acordo com Suelene Sá, supervisora do Departamento de Marketing da TV Asa Branca a competição terá o apoio da Polícia Militar. - A PM é quem está coordenando o Passeio. Ela será a responsável pela segurança, definição do percurso, inscrição dos participantes e arrecadação e distribuição dos alimentos.

Os participantes terão o apoio da Secretaria de Saúde que estará no local realizando aferição de pressão e teste de glicose. Antes da largada, professores de educação física farão exercícios de alongamento e passarão orientações sobre a prática do ciclismo.

Percurso

O trajeto terá aproximadamente sete quilômetros. A largada será na Av. Saulo Antônio, passa pela Rua Nilo Peçanha, Rua José Mariano, Av. Rui Barbosa, faz o retorno no Relógio das Flores e segue pela Rua Tavares Correia, Av. Simão Gomes, Av. Caruaru e ,por fim, na Rua Coronel Antônio Vitor.

Um pelotão de elite com profissionais de educação física e um mini trio elétrico estarão a frente do Passeio para guiar os ciclistas. Durante o percurso haverá três pontos de hidratação espalhados em locais estratégicos.

Fonte: Globo Esporte

Campanha de vacinação contra o HPV começa hoje em Garanhuns

Campanha de vacinação contra o HPV começa hoje em Garanhuns

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Municipal de Imunização, informa que começa hoje (10), a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Garanhuns é mais uma das cidades que adere a campanha nacional, que tem como objetivo vacinar meninas de 11 a 13 anos de idade contra o vírus responsável por cerca de 70% das mortes de câncer do colo do útero no mundo. A campanha se inicia hoje nas escolas das redes estadual, municipal e privada e se estende até o fim do mês para que, em seguida, seja inserida na rotina dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora de imunização, Joana Darc, “realizamos anteriormente reuniões com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Coordenadoria da Mulher, com o objetivo de traçar os planos de ações definidos pelo Ministério da Saúde (MDS). Nesse primeiro momento, a reunião foi feita para comunicar e informar sobre a importância da vacina que é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus HPV, e, em seguida, realizamos toda uma preparação com as escolas”, comenta.

A coordenadoria de Imunização estima que cerca de 3.500 adolescentes sejam vacinadas no município, ressalta também que a segunda dose da vacina deverá ser feita seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose, para que, dessa forma, todas as adolescentes possam ficar devidamente protegidas contra o Papiloma Vírus Humano. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade juntamente com o cartão de vacinação.

Secom

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Municipal de Imunização, informa que começa hoje (10), a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Garanhuns é mais uma das cidades que adere a campanha nacional, que tem como objetivo vacinar meninas de 11 a 13 anos de idade contra o vírus responsável por cerca de 70% das mortes de câncer do colo do útero no mundo. A campanha se inicia hoje nas escolas das redes estadual, municipal e privada e se estende até o fim do mês para que, em seguida, seja inserida na rotina dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora de imunização, Joana Darc, “realizamos anteriormente reuniões com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Coordenadoria da Mulher, com o objetivo de traçar os planos de ações definidos pelo Ministério da Saúde (MDS). Nesse primeiro momento, a reunião foi feita para comunicar e informar sobre a importância da vacina que é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus HPV, e, em seguida, realizamos toda uma preparação com as escolas”, comenta.

A coordenadoria de Imunização estima que cerca de 3.500 adolescentes sejam vacinadas no município, ressalta também que a segunda dose da vacina deverá ser feita seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose, para que, dessa forma, todas as adolescentes possam ficar devidamente protegidas contra o Papiloma Vírus Humano. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade juntamente com o cartão de vacinação.

Secom

Garanhuns comemora 203 anos

Garanhuns comemora 203 anos



O Município de Garanhuns foi criado pela Carta Régia do Príncipe Regente, D. João, que em 10 de Março de 1811, atendendo ao Governador de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, elevou a povoação de Garanhuns, em Vila, que nada mais era que um ente representativo de municipalidade na administração portuguesa, o que determina sua prerrogativa de importância em relação a qualquer outra.

Em 09 de setembro de 1950, através da Resolução nº144, o Prefeito de Garanhuns Dr. Luiz da Silva Guerra, fixou o dia 10 de Março, por ser o dia da criação da Vila de Garanhuns.

É importante destacar que a redação da Resolução nº 144 foi dada pela Emenda ao Substitutivo ao Projeto 03/1950, de autoria do Vereador Alfredo Leite Cavalcanti, nada mais nada menos que o principal historiador garanhuense, que propôs que se emendasse o substitutivo adicionando-se ao art. 1º com inclusão do dia 10 de Março por ser a data da criação da vila de Garanhuns por carta Régia de 10 de Março de 1811; ficando esta data denominada “Dia de Garanhuns”.

A lei subsequente, a 1.275, de 19 de maio de 1967, estabelecia de novo somente quatro feriados religiosos, revogando quaisquer outros feriados que ora existissem. A Lei 1.377, de 17 de maio de 1968, manteve quatro feriados, mas tirou um religioso e colocou de novo o coerente 10 de Março. A Lei 1.457, de 9 de julho de 1970, trocava o feriado de São Pedro pelo de São João, mas manteve o 10 de Março.

A partir daí a história foi deturpada, a legalidade também. A Lei nº 1.667, de 23 de julho de 1975, e a Lei nº 2.386, de 08 de junho de 1989, retiraram a data principal da história do município, 10 de Março, pela menos importante 04 de fevereiro, trocando a criação do Município, pela de elevação a cidade.

O 04 de fevereiro de 1879 foi a elevação a cidade, um reconhecimento ao crescimento da área urbana, porém Garanhuns já existia de forma independente com prefeito, Câmara de Vereadores, Comarca e não teria cabimento Garanhuns ser mais jovem que outros municípios que fizeram parte de sua jurisprudência.

Quanto a questão de ser feriado ou não, a legislação brasileira engessou a questão ao fixar em quatro feriados religiosos, incluído aí a Sexta-feira Santa, como os possíveis de serem estabelecidos nos municípios, sendo assim fica o a Sexta-feira Santa, o Dia de Corpus Christi, o dia do Padroeiro Santo Antônio e o dia de São João como os feriados municipais de Garanhuns, dessa forma o feriado de 04 de fevereiro estava ilegal, o que foi corrigido pela Câmara de Garanhuns.

Confira a programação em homenagem ao Dia de Garanhuns para hoje:

10 de março (Segunda) 19h -
Lançamento do livro Pingos de Garanhuns;
Abertura da exposição do Arquivo Público Estadual;
Lançamento do selo comemorativo do Dia de Garanhuns;
Palestra com o historiador Hildo da Rosa; lançamento do cordel de Gonzaga de Garanhuns
- tudo na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, na Praça Dom Moura, 44 (vizinho ao Antigo Fórum).

Ascom



O Município de Garanhuns foi criado pela Carta Régia do Príncipe Regente, D. João, que em 10 de Março de 1811, atendendo ao Governador de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, elevou a povoação de Garanhuns, em Vila, que nada mais era que um ente representativo de municipalidade na administração portuguesa, o que determina sua prerrogativa de importância em relação a qualquer outra.

Em 09 de setembro de 1950, através da Resolução nº144, o Prefeito de Garanhuns Dr. Luiz da Silva Guerra, fixou o dia 10 de Março, por ser o dia da criação da Vila de Garanhuns.

É importante destacar que a redação da Resolução nº 144 foi dada pela Emenda ao Substitutivo ao Projeto 03/1950, de autoria do Vereador Alfredo Leite Cavalcanti, nada mais nada menos que o principal historiador garanhuense, que propôs que se emendasse o substitutivo adicionando-se ao art. 1º com inclusão do dia 10 de Março por ser a data da criação da vila de Garanhuns por carta Régia de 10 de Março de 1811; ficando esta data denominada “Dia de Garanhuns”.

A lei subsequente, a 1.275, de 19 de maio de 1967, estabelecia de novo somente quatro feriados religiosos, revogando quaisquer outros feriados que ora existissem. A Lei 1.377, de 17 de maio de 1968, manteve quatro feriados, mas tirou um religioso e colocou de novo o coerente 10 de Março. A Lei 1.457, de 9 de julho de 1970, trocava o feriado de São Pedro pelo de São João, mas manteve o 10 de Março.

A partir daí a história foi deturpada, a legalidade também. A Lei nº 1.667, de 23 de julho de 1975, e a Lei nº 2.386, de 08 de junho de 1989, retiraram a data principal da história do município, 10 de Março, pela menos importante 04 de fevereiro, trocando a criação do Município, pela de elevação a cidade.

O 04 de fevereiro de 1879 foi a elevação a cidade, um reconhecimento ao crescimento da área urbana, porém Garanhuns já existia de forma independente com prefeito, Câmara de Vereadores, Comarca e não teria cabimento Garanhuns ser mais jovem que outros municípios que fizeram parte de sua jurisprudência.

Quanto a questão de ser feriado ou não, a legislação brasileira engessou a questão ao fixar em quatro feriados religiosos, incluído aí a Sexta-feira Santa, como os possíveis de serem estabelecidos nos municípios, sendo assim fica o a Sexta-feira Santa, o Dia de Corpus Christi, o dia do Padroeiro Santo Antônio e o dia de São João como os feriados municipais de Garanhuns, dessa forma o feriado de 04 de fevereiro estava ilegal, o que foi corrigido pela Câmara de Garanhuns.

Confira a programação em homenagem ao Dia de Garanhuns para hoje:

10 de março (Segunda) 19h -
Lançamento do livro Pingos de Garanhuns;
Abertura da exposição do Arquivo Público Estadual;
Lançamento do selo comemorativo do Dia de Garanhuns;
Palestra com o historiador Hildo da Rosa; lançamento do cordel de Gonzaga de Garanhuns
- tudo na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, na Praça Dom Moura, 44 (vizinho ao Antigo Fórum).

Ascom

domingo, 9 de março de 2014

Velório de Andreanni Carvalho acontece na funerária Suissa e sepultamento será às 17 horas no São Miguel

Velório de Andreanni Carvalho acontece na funerária Suissa e sepultamento será às 17 horas no São Miguel
 Andreanni Carvalho

Ainda tristes com o precoce e trágico desaparecimento de Andreanni Carvalho, que tirou a própria vida, na noite deste sábado, 08, chega-nos a informação de que o velório da garanhuense de 46 anos acontece na funerária Suissa, ali na rua do hospital Dom Moura. O sepultamento deve ocorrer ás 17 horas no cemitério São Miguel. É grande a comoção de amigos e pessoas próximas a Andreanni que, pelas redes sociais, deixam palavras e depoimentos de conforto aos parentes. Por volta das 15h30min, a movimentação ainda era pequena no local do velório, mas era visível o estado de pesar e incredulidade que tomava conta de todos, sobretudo, de parentes de Andreanni, que precisaram ser amparados por amigos. 


 Andreanni Carvalho

Ainda tristes com o precoce e trágico desaparecimento de Andreanni Carvalho, que tirou a própria vida, na noite deste sábado, 08, chega-nos a informação de que o velório da garanhuense de 46 anos acontece na funerária Suissa, ali na rua do hospital Dom Moura. O sepultamento deve ocorrer ás 17 horas no cemitério São Miguel. É grande a comoção de amigos e pessoas próximas a Andreanni que, pelas redes sociais, deixam palavras e depoimentos de conforto aos parentes. Por volta das 15h30min, a movimentação ainda era pequena no local do velório, mas era visível o estado de pesar e incredulidade que tomava conta de todos, sobretudo, de parentes de Andreanni, que precisaram ser amparados por amigos. 


Mulher comete suicídio em Garanhuns

Mulher comete suicídio em Garanhuns
Uma notícia triste pegou a cidade de Garanhuns de surpresa, neste domingo, 09 de março. Andreanni Pereira de Carvalho, figura conhecidíssima em Garanhuns e frequentadora assídua da Igreja Presbiteriana, cometeu suicídio se enforcando na varanda de sua residência, que fica na rua Dom José. O trágico fato aconteceu às 19hs da noite deste sábado(08). Andreanni tinha 46 anos e deixa esposo e filhos. Segundo pessoas próximas, ela vinha passando por problemas depressivos. O velório acontece na funerária Suissa e o sepultamento será às 17 horas no cemitério São Miguel.


Uma notícia triste pegou a cidade de Garanhuns de surpresa, neste domingo, 09 de março. Andreanni Pereira de Carvalho, figura conhecidíssima em Garanhuns e frequentadora assídua da Igreja Presbiteriana, cometeu suicídio se enforcando na varanda de sua residência, que fica na rua Dom José. O trágico fato aconteceu às 19hs da noite deste sábado(08). Andreanni tinha 46 anos e deixa esposo e filhos. Segundo pessoas próximas, ela vinha passando por problemas depressivos. O velório acontece na funerária Suissa e o sepultamento será às 17 horas no cemitério São Miguel.


Gestores municipais fazem treinamento sobre resíduos em Garanhuns

Gestores municipais fazem treinamento sobre resíduos em Garanhuns
O Projeto Recicla PE, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), vai realizar entre os dias 12 e 14 deste mês, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, uma oficina de trabalho sobre gestão de resíduos sólidos para gestores e técnicos das 12 prefeituras participantes do projeto: Sirinhaém, Rio Formoso, Gameleira, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barreiros, Amaraji e Cortês (Mata Sul), Garanhuns e Buíque (Agreste), Arcoverde e Serra Talhada (Sertão). O encontro será realizado no Hotel do Sesc, das 9h às 18h, nos dois primeiros dias, e até as 12h15 no último (14).

O evento conta com apoio da Fundação Avina e do Centro Técnico de Assessoria e Planejamento Comunitário (Cetap), além dos parceiros do Itep no projeto: Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Desenvolvimento Econômico e PetroquímicaSuape. Participarão também do evento representantes do Comitê Estadual de Resíduos Sólidos, do Fórum Estadual Lixo e Cidadania e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco (MNCR).

A oficina vai servir para debater os temas: Legislação de Resíduos Sólidos, Compostagem com Resíduos Sólidos Orgânicos, Elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e Planejamento de Coleta Seletiva com Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis. Também

PROGRAMAÇÃO – Na manhã do dia 12, entre os palestrantes estará o secretário-executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Helvio Polito, que vai abordar a A Política (Lei estadual nº 14.236/2010) e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco, e o professor Talden Farias (UFPB e Itep), que vai falar sobre a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei federal nº 11.445/07) e a Legislação Nacional de Consórcios Públicos (Lei federal nº 11.107/05).

À tarde, serão destacados o Projeto Recicla Pernambuco, por Heitor Salvador de Oliveira (Itep) e o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os Municípios da Região da Bacia Hidrográfica do Submédio São Francisco, por Lindinalva da Cruz Pinheiro Girão (Semas), além das ações do Movimento Nacional dos Catadores em Pernambuco, por José Cardoso.

No dia 13, os temas a serem debatidos será o Planejamento de Coleta Seletiva com Organização de Catadores de Materiais Recicláveis e Compostagem Orgânica. No dia 14, o gerente do Projeto Recicla PE, Bertrand Sampaio de Alencar, vai falar sobre a Elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos pelos municípios em atendimento à legislação federal.

Do Diário de Pernambuco
O Projeto Recicla PE, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), vai realizar entre os dias 12 e 14 deste mês, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, uma oficina de trabalho sobre gestão de resíduos sólidos para gestores e técnicos das 12 prefeituras participantes do projeto: Sirinhaém, Rio Formoso, Gameleira, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barreiros, Amaraji e Cortês (Mata Sul), Garanhuns e Buíque (Agreste), Arcoverde e Serra Talhada (Sertão). O encontro será realizado no Hotel do Sesc, das 9h às 18h, nos dois primeiros dias, e até as 12h15 no último (14).

O evento conta com apoio da Fundação Avina e do Centro Técnico de Assessoria e Planejamento Comunitário (Cetap), além dos parceiros do Itep no projeto: Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Desenvolvimento Econômico e PetroquímicaSuape. Participarão também do evento representantes do Comitê Estadual de Resíduos Sólidos, do Fórum Estadual Lixo e Cidadania e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco (MNCR).

A oficina vai servir para debater os temas: Legislação de Resíduos Sólidos, Compostagem com Resíduos Sólidos Orgânicos, Elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e Planejamento de Coleta Seletiva com Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis. Também

PROGRAMAÇÃO – Na manhã do dia 12, entre os palestrantes estará o secretário-executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Helvio Polito, que vai abordar a A Política (Lei estadual nº 14.236/2010) e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco, e o professor Talden Farias (UFPB e Itep), que vai falar sobre a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei federal nº 11.445/07) e a Legislação Nacional de Consórcios Públicos (Lei federal nº 11.107/05).

À tarde, serão destacados o Projeto Recicla Pernambuco, por Heitor Salvador de Oliveira (Itep) e o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os Municípios da Região da Bacia Hidrográfica do Submédio São Francisco, por Lindinalva da Cruz Pinheiro Girão (Semas), além das ações do Movimento Nacional dos Catadores em Pernambuco, por José Cardoso.

No dia 13, os temas a serem debatidos será o Planejamento de Coleta Seletiva com Organização de Catadores de Materiais Recicláveis e Compostagem Orgânica. No dia 14, o gerente do Projeto Recicla PE, Bertrand Sampaio de Alencar, vai falar sobre a Elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos pelos municípios em atendimento à legislação federal.

Do Diário de Pernambuco