terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ibope e demais institutos de pesquisa foram desmoralizados pelas urnas em Pernambuco

A última pesquisa do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgada um dia antes do primeiro turno em Pernambuco, divergiu e muito do resultado final da apuração, ficando anos-luz fora da margem de erro. O instituto  não conseguiu prever corretamente nem o resultado da eleição para o Governo nem tampouco para o Senado onde errou escancaradamente.

SENADO
No sábado (04) o Ibope divulgou sua última pesquisa para o Senado no cenário pernambucano onde mostrava que João Paulo venceria a eleição com 52% dos votos válidos, derrotando Fernando Bezerra que aparecia com 45%. 

O resultado das urnas foi um desastre para a reputação do Ibope. Fernando Bezerra venceu João Paulo com 64,34% dos votos válidos, enquanto o petista e ex-prefeito do Recife obteve 34,80%. Como a margem de erro é de dois pontos para baixo ou para cima, a pesquisa errou em absurdos 17 pontos a quantidade de votos que Bezerra viria a ter nas urnas. Quanto a porcentagem de votos obtidos por João Paulo, o Ibope também errou feio. Dos 52% que o instituto afirmou que ele iria ter ,(50% considerando-se a margem de erro), o candidato do PT obteve apenas 34,80%. O Datafolha, que chegou a prever a vitória de Fernando, mas por 52 pontos a 45, também errou ficando longe da margem de erro, como mostram os números abaixo.

RESULTADO FINAL/SENADO

IBOPE (PESQUISA DE 04 DE OUTUBRO) VOTOS VÁLIDOS

JOÃO PAULO (PT) 52%

FERNANDO BEZERRA (PSB) 45%

DATAFOLHA(PESQUISA DE 04 DE OUTUBRO)

FERNANDO BEZERRA (PSB) 52%
JOÃO PAULO (PT) 45%

URNAS (RESULTADO FINAL DA APURAÇÃO) VOTOS VÁLIDOS

FERNANDO BEZERRA  64,34% 
JOÃO PAULO 34, 80%


GOVERNO DO ESTADO
Na última pesquisa Ibope para o Governo de Pernambuco, divulgada no sábado (04) no Jornal Nacional, Paulo Câmara tinha 57% dos votos válidos, mas nas urnas chegou a 68,08%.  Armando, que segundo o instituto teria 41%,. nas urnas obteve 31, 07%,  resultado bem longe da margem de erro que é de dois pontos percentuais. O Datafolha foi o que se aproximou mais da realidade, mas, mesmo assim, errou feio como mostra o quadro abaixo. 

E assim foi em mais 15 estados, no DF e na eleição presidencial.  Os erros foram latentes e sequenciais. Como acreditar nas pesquisas depois do dia 05 de outubro de 2014? Fica difícil. O que vimos foi o Ibope e o Datafolha, além de outros institutos de pesquisa, serem desmoralizados pelo resultados das urnas. Isso é que dá tentar adivinhar a vontade soberana do eleitor. Com tantos erros, chegamos até a desconfiar que alguns desses institutos possam estar sendo usados para maquiar o cenário real e manipular números. Por enquanto é só uma desconfiança. 


RESULTADO FINAL/GOVERNO

DATAFOLHA  04 OUTUBRO ( VOTOS VÁLIDOS)
PAULO CÂMARA (PSB): 61%
ARMANDO MONTEIRO (PTB): 37%

IBOPE 04 DE OUTUBRO ( VOTOS VÁLIDOS) 
PAULO CÂMARA (PSB) 57%; 
ARMANDO MONTEIRO 41%

URNAS  (RESULTADO FINAL  DA APURAÇÃO) VOTOS VÁLIDOS
PAULO 68,08%   
ARMANDO 31,07%


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...