quinta-feira, 15 de março de 2012

Programa Boa Visão vai beneficiar mais de 12 mil crianças em Garanhuns

Mais de 12 mil estudantes da rede estadual de educação matriculados na área de abrangência da V GERES – Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, no Agreste Meridional, participarão de uma ação social de iniciativa do Governo do Estado para identificar e tratar problemas oculares.

Professores e funcionários também serão assistidos pelo programa. Intitulada Projeto Boa Visão, e já instituída como projeto de lei nº 14.511, de 7 de dezembro de 2011, o projeto pretende beneficiar 762 mil pessoas, sendo 726 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio e 35 mil profissionais, distribuídas nas 1.112 escolas que compõem a rede estadual de educação, com consultas oftalmológicas e, constatando a necessidade, a entrega de óculos corretivos.

No período de um ano, serão investidos R$ 8,6 milhões para colocar em prática o plano, encabeçado pelas secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SE). O lançamento da ação aconteceu na quarta-feira, dia 07, no Palácio do Campo das Princesas, na presença do governador Eduardo Campos e do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Segundo o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira, o diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância, já que a visão é fundamental para o desenvolvimento físico e psicossocial.

O tratamento e a entrega dos óculos possibilitam a melhoria do rendimento escolar e evitam a evasão aos estudos. O gestor da V GERES, Dr. Elenílson Liberato demonstrou otimismo e alegria ao comentar sobre o programa – “Muitos problemas de visão devem ser descobertos ainda na fase infantil, para assim proporcionar um melhor aprendizado, que vai seguir a criança e o adolescente durante toda a vida. Ao final, teremos crianças mais atentas às aulas e mais saudáveis, proporcionando mais oportunidades para o adulto do futuro”. Segundo Liberato, conta também o fato de muitas famílias não terem condições de fazer exames de vista para as crianças, e mais, a dificuldade é ainda maior na compra dos óculos corretivos. O gestor enaltece também o fato do programa ser extensivo aos servidores da educação.

No projeto, serão contempladas escolas distribuídas nas 12 regionais de saúde e em 184 municípios de Pernambuco, além de Fernando de Noronha. Ao todo, serão oferecidas 253 mil consultas, deste total, 12.692 serão realizados nos municípios que compõem a V GERES. Em cada Regional de Saúde, professores e funcionários das escolas estarão capacitados para realizar a triagem dos alunos no próprio ambiente escolar. Eles receberão informações sobre os principais agravos que acometem a visão e, nos casos suspeitos, eles poderão encaminhar os estudantes para consultas oftalmológicas.

Conforme estudos feitos pela SES, do público previsto no projeto, cerca de 30% dos alunos triados precisarão de consultas oftalmológicas, fora os 100% dos professores e funcionários que já terão a consulta garantida. De todos os consultados por oftalmologistas, 62% devem ter indicação para usar óculos, o que significará a entrega de 157.161 óculos em toda a rede. Todos os óculos serão fornecidos pelo Lafepe. Nas consultas com o oftalmologista, serão realizados exames de tonometria, que mede a pressão sanguínea do olho, e de fundoscopia, para analisar o fundo do globo ocular. Alunos, professores e funcionários que precisarem de cirurgias oftalmológicas serão encaminhados aos centros de referência do SUS.

Do Programa Dizendo Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...