quinta-feira, 14 de maio de 2020

TODOS OS RESPIRADORES ESTÃO EM USO NO MOMENTO: Com aumento de casos de covid-19 em Garanhuns e no Agreste Meridional, situação do Dom Moura começa a ficar preocupante, e hospital transfere pacientes para não entrar em colapso quanto a leitos de UTI e enfermaria.


O aumento de casos de covid-19 em Garanhuns, registrado nos últimos dias -76 atualmente - acendeu o alerta no maior Hospital do Agreste Meridional.  Dos seis leitos com respiradores no Dom Moura, a taxa de disponibilidade atual é zero, ou seja, os seis estão ocupados. As oito vagas de enfermaria disponibilizadas para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus também estão todas ocupadas no momento. Com a alta demanda por leitos, a secretaria está fazendo um planejamento de modo a disponibilizar mais alguns leitos de UTI  para que o hospital não entre em colapso. Dois pacientes foram transferidos nesta quarta, 13 de maio, para o Hospital Regional do Agreste e outros devem ser transferidos hoje como forma de desafogar o fluxo e aumentar a oferta. 

Atualmente o Dom Moura tem sete leitos de UTI para pacientes com covid-19, fruto de um esforço feito pela direção, e está apto a atender estes casos como qualquer outro hospital do país. Uma ala para pacientes com a doença foi reformada e isolada funcionando como um hospital a parte. Também foi construído um espaço de repouso para os profissionais de saúde dentro da ala covid, mas, com tantos casos eclodindo em Garanhuns e no Agreste Meridional, a oferta atual de leitos pode não ser suficiente para que vidas continuem sendo salvas. 

A situação do Dom Moura diante do aumento de casos na região é preocupante, mas serve para reforçar a importância de seguir as recomendações das autoridades estaduais e municipais quanto ao cumprimento do isolamento social.  A segunda quinzena de maio será um período muito difícil para todos e os casos devem aumentar, entretanto, cumprir esse período de isolamento é a melhor vacina contra a doença, já que, até o momento, não temos uma.  

Além do Dom Moura, Garanhuns conta com leitos para atendimento a pacientes com covid-19 na UPAE e Hospital Perpétuo Socorro. A Prefeitura de Garanhuns está montando uma espécie de hospital de campanha em uma instalação adaptada na Cohab 2, mas ainda não há previsão de quando a estrutura vai poder receber casos mais leves do novo coronavírus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...