sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Garanhuns antecipa debates sobre 2020 e número de pré-candidatos à sucessão do prefeito Izaías Régis, faltando 11 meses para a eleição, já chega a 10. CONFIRA


Muito longe ainda da campanha eleitoral de 2020, que vai definir os novos prefeitos e vereadores nas mais de cinco mil cidades do país, (se a PEC emergencial de Paulo Guedes não varrer um bocado delas do mapa) Garanhuns vive uma situação peculiar. A diversidade e capilaridade de pré-candidatos a prefeito. O número cresce a cada dia. Alguns são bem efêmeros, como o padre Emerson. Alçado a condição de pré-candidato no dia de ontem, o sacerdote se apressou em desmentir o boato de que tinha tratado do assunto com o prefeito Izaías Régis.  

Com um ano ainda para a eleição, e com a população de Garanhuns rodeada de problemas gravíssimos como a falta de emprego e renda, saúde pública e infraestrutura precárias, insegurança e  muitos cidadãos com dificuldade de ter até o que comer, toda essa discussão em torno de 2020 parece ainda ser precoce, inoportuna e fora de hora beneficiando apenas os próprios pré-candidatos, que buscam o fortalecimento e a viabilização de seus nomes e bases no jogo político municipal. 

Até a campanha de fato muita água vai rolar por baixo da ponte da sucessão municipal de Garanhuns. Muitos nomes novos surgirão e muitos que hoje estão colocados ficarão pelo caminho. É a democracia azeitando suas engrenagens, em que pese a precocidade com que o assunto tem sido tratado. Imperioso seria que o interesse na eleição de 2020 ficasse pra 2020 e fosse um tema coadjuvante de discussões mais importantes em prol da população. Como isso não é mais possível, pesquisamos, baseados em publicações da mídia especializada em política municipal, sobre os 10 atuais pré-candidatos a prefeito de Garanhuns. SÃO ELES



HAROLDO VICENTE - PSC: Já se lançou pré-candidato há um bom tempo. Tem aparecido sempre ao lado de seu mentor político, o prefeito Izaías Régis (PTB), de quem não esconde a admiração. Chegou a dizer em entrevista que se eleito fosse, a cidade teria dois prefeitos, ele e Zazá. Apareceu em segundo lugar em recente pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Opinião. Se não for rifado até o registro da candidatura, deve contar com o apoio do grupo político de Izaías, que tem uma base forte, dedicada e extremamente fiel ao atual prefeito.  


SIVALDO ALBINO - PSB: Apesar de ter declarado recentemente que a discussão sobre 2020 é inoportuna e fora de hora, Sivaldo trabalha nos bastidores para fortalecer seu grupo político para 2020. Tem recebido importante adesões de pessoas que veem nele uma possibilidade real de chegar ao Palácio Celso Galvão. Dono de uma carreira política consolidada com quatro mandatos de vereador, e atualmente ocupando o posto de deputado estadual, Albino conta com o apoio total do governador Paulo Câmara, de quem é um dos líderes na Alepe. Concorreu à prefeitura na última eleição municipal e em recente pesquisa apareceu em primeiro lugar nas intenções de voto para 2020.


ALFREDO GOIS: Ex-secretário de Saúde e de Administração do Governo Izaías, não tem mais o apoio do Deputado Federal Fernando Rodolfo. Conversa com vários partidos e tem um grupo fiel que se se reúne toda semana. Se mantém dedicado com o diálogo aberto com todos os outros pré-candidatos, sobretudo aqueles de oposição a Izaias com o qual rompeu após deixar o Governo Municipal. 

ZAQUEU LINS - PP:  Nunca escondeu de ninguém sua vontade de ser prefeito de Garanhuns. Chegou a cogitar ser vice, mas, com o apoio do deputado Claudiano Filho, ganhou um padrinho político de peso na sua epopeia rumo ao cobiçado Palácio Celso Galvão.  Zaqueu conversa com todos os partidos e o processo de formação do seu grupo  político está bem adiantado. Dono de vários mandatos como vereador, visita bastante os bairros, tem bons cabos eleitorais e é um nome que tem  possibilidade de crescer. 


LUIZINHO ROLDÃO - PC do B: Formado em Gestão Pública, trabalhou por 15 anos no gerenciamento do Bolsa Família. Foi chefe de gabinete da vereadora Betânia e é um dos maiores opositores a Izaías.  Jovem, focado  e de boa oratória, pode crescer ao longo da pré-campanha. Se filiou recentemente ao PC do B em um prestigiado ato político onde recebeu o apoio importante da vice-governadora Luciana Santos.

SILVINO DUARTE - PTB:  Com uma boa experiência política, já governou Garanhuns por duas vezes. É bastante presente na zona rural e é sempre um nome importante na disputa política. Recentemente recebeu o apoio do deputado federal Fernando Rodolfo. Com a dificuldade de crescimento da candidatura de Haroldo, Silvino pode vir a ser a opção de consenso para o grupo de Izaías, já que teria a simpatia do ex-senador Armando Monteiro, com quem tem boa relação. 


GIVALDO CALADO - AVANTE: Empresário, investe maciçamente na divulgação de suas ações através  das redes sociais. Já foi vereador e secretário municipal. É muito bem assessorado e um profundo conhecedor de Garanhuns e de sua história. Recentemente se filiou ao Avante e disse que sua candidatura em 2020 é inarredável.


CORONEL CAMPOS - PSL: Natural de Bom Conselho, comandou o batalhão de Polícia Militar de Garanhuns por duas vezes. Já foi candidato a deputado federal e recentemente assumiu a Superintendência Regional do Incra em Pernambuco. Com o racha no PSL, entregou o cargo em solidariedade ao deputado federal Luciano Bivar. Conhece bem Garanhuns e vem agregando bons quadros para o seu  grupo.



HELDER CARVALHO - PT: Empreendedor, quer levar sua visão empresarial para a política. Disputa a indicação do PT com o médico cardiologista Pedro Veloso. Em entrevista, disse querer ser a renovação que Lula quer para Garanhuns. Afirmou já ter um plano de governo registrado em cartório.


PEDRO VELOSO - PT: médico cardiologista, tem a seu favor ser uma novidade na disputa política em uma área onde os medalhões estão em processo de desgaste. É afiliado ao PT e por enquanto disputa a pré-candidatura na sigla com Helder Carvalho. Apesar de não atravessar um bom momento em nível nacional, o PT é um partido forte em Garanhuns, sobretudo pela forca que o nome de Lula ainda exerce no Nordeste. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...