terça-feira, 12 de março de 2019

Câmara Federal comemora aniversário do município de Garanhuns


A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (11) sessão solene em homenagem ao aniversário de 208 anos de Garanhuns, município pernambucano que fica a 230 km de Recife.

O deputado Fernando Rodolfo (PR-PE), que requereu a sessão, destacou a importância do município para o desenvolvimento do Nordeste e para a unidade nacional.

“Já está bem claro hoje, em Pernambuco, que se não bastar ocupar um lugar de destaque ao lado de cidades como Olinda, Jaboatão, Caruaru e Petrolina, Garanhuns deve ser lembrada também como marco histórico no esforço pela construção da unidade nacional”, declarou.

Garanhuns surgiu em meados de 1600, fundada por escravos e colonizadores portugueses, que se dirigiram para o interior do estado fugindo da invasão dos holandeses. O local já era ocupado pelos indígenas da nação Cariri. Devido ao clima mais ameno, Garanhuns é também conhecida como a Suíça Pernambucana.

Fernando Rodolfo lembrou também que, em abril de 1959, o então presidente Juscelino Kubitschek instalou em Garanhuns um seminário para o desenvolvimento do Nordeste, afirmando que havia inaugurado "a epopeia da recuperação nordestina".

Importância dos municípios
Em discurso encaminhado ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a importância dos municípios para a cultura e a economia brasileiras.

“Os povoados e cidades são a primeira referência de cidadania e vida em comunidade. É nos municípios que as pessoas moram e trabalham, gerando impostos. O estado e o País são abstrações mais distantes, e é a partir das cidades que nasce a noção de patriotismo ou cultura compartilhada”, disse.

Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...