quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Idosos serão beneficiados com cirurgias de catarata em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início neste sábado (08) e domingo (09), a um mutirão de cirurgias de catarata, voltadas para pessoas acima de 60 anos. Os procedimentos acontecerão ao longo do mês de dezembro, no Hospital Infantil Palmira Sales, e serão executadas pela equipe da Clínica Oftalmo PE, que possui um convênio com o Governo Municipal. A expectativa é de que cerca de 400 pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa.

Os exames laboratoriais pré-operatórios, necessários para que a cirurgia seja feita, já estão sendo realizados no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell), localizado no Centro Administrativo I, além dos exames pré-oculares que acontecem na própria Oftalmo PE. De acordo com a pasta todos os pacientes beneficiados são de uma demanda já existente no município, e que estavam sendo acompanhados pelas suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, a iniciativa é de grande relevância para atender as demandas oftalmológicas do município. “Nossa equipe já havia traçado um perfil dos pacientes que necessitam deste procedimento, que em muitas vezes tem um alto custo. Por isso, viabilizamos este mutirão, como uma melhor forma de beneficiar as pessoas que aguardavam por esse tipo de cirurgia em nossa Central de Regulação. Sem dúvidas, a  nossa maior satisfação é fazer com que essa parcela da população volte a enxergar normalmente”, finalizou a titular da pasta.


Sobre a doença — A catarata é uma doença em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, e tem entre seus sintomas a visão nublada, sensibilidade à luz e a visão noturna mais fraca. O tipo mais comum é a catarata senil, que ocorre em pessoas idosas, em geral, após os 60 anos.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Foto: Arquivo — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...