terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mutirão de Saúde dá início à Campanha Outubro Rosa em Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (02), um mutirão de Saúde no distrito de São Pedro; ocasião que também marcou a abertura da Campanha Outubro Rosa em Garanhuns, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A ação aconteceu na quadra da Escola Municipal José Ferreira Sobrinho, contou com a participação do vice-prefeito Haroldo Vicente e da titular da pasta de Saúde, Nilva Mendes, além de uma grande adesão da população da localidade.


Ao todo foram, realizados 420 procedimentos. Incluindo 30 atendimentos médicos e 40 encaminhamentos para exames de mamografia, com ênfase na campanha Outubro Rosa. Além de 40 testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite C; 40 avaliações com nutricionista; e 40  atendimentos de saúde bucal com entrega de escovas, que beneficiaram os alunos da Escola Municipal José Ferreira Sobrinho. Também foram realizadas atualização de carteira vacinal para crianças e adultos, aula de zumba, aferição de pressão arterial e glicemia.


O momento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, do Lions Clube Garanhuns, dos estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) e do 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMtz) e da iniciativa privada. A dona de casa Maria Margarida de Lima, de 59 anos, participou das atividades e destacou a relevância da ação. “Acho essa iniciativa muito importante, é algo que precisamos muito. Eu gosto de me cuidar e todo ano faço exames da mama”, declarou.


De acordo com o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Pedro, Ulisses Pereira, a atenção primária não deve ser apenas para prevenção dos casos de câncer de mama. “Aquela mulher que durante o autoexame notar alguma alteração em sua mama pode aproveitar a campanha para procurar o atendimento, disponibilizado pela Rede Municipal de Saúde. De fato, este é o foco principal da campanha, mas também devemos abordar a saúde da mulher como um todo”, finalizou o profissional.


A Secretaria de Saúde promove outro mutirão nesta quarta-feira (03), desta vez na Unidade Básica do Sítio Estivas, localizada na área rural do município. A ação terá início a partir das 08h e terá como objetivo ampliar a oferta dos serviços de saúde, com a detecção precoce e o controle de patologias.


Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)

Texto e fotos: Aquilles Soares - (Secom/PMG)

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...