E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ministério Público obtém na Justiça condenação da Compesa por danos morais e materiais coletivos por fornecer água fora dos padrões de potabilidade em Calçado

O Juízo de Calçado (Agreste Meridional) acolheu parcialmente o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e condenou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao pagamento de R$ 200 mil como indenização por danos morais e materiais coletivos em razão do fornecimento de água fora dos padrões mínimos de potabilidade por mais de um ano.

Além do pagamento de indenização, a companhia também deverá realizar a análise da água coletada na estação de tratamento que serve à cidade, na frequência estabelecida pela legislação, e fornecer imediatamente água própria para o consumo humano, corrigindo eventuais irregularidades na prestação do serviço. Em caso de descumprimento dessa última determinação, a Compesa estará sujeita a multa semanal no valor de R$ 20 mil.

De acordo com a promotora de Justiça Mariana Cândido, o Ministério Público ajuizou ação civil após análise do relatório da V Gerência Regional de Saúde, que constatou um surto de doenças diarréicas, sendo o motivo o consumo da água fornecida pela Compesa fora dos padrões de potabilidade. A Companhia também estava violando o direito do consumidor de acesso às informações sobre os resultados dos testes de potabilidade, que devem fornecidas anualmente.

O juiz Rafael Sampaio Leite ressaltou, no texto da decisão, ser “intolerável o ilícito praticado pela ré, diante da gravidade e de sua repercussão social”.

A atuação do MPPE em Calçado está alinhada ao programa institucional Água de Primeira, que tem como objetivo fiscalizar o fornecimento de água dentro dos padrões de qualidade aos cidadãos pernambucanos. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor.

Entenda o caso – depois de constatar uma série de irregularidades no fornecimento de água para a população de Calçado, incluindo resultados positivos para coliformes totais e Escherichia coli nas amostras de água coletadas e analisadas pela V Gerência Regional de Saúde (V Geres), o MPPE ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada em julho de 2015.

Em dezembro do mesmo ano, foi concedida liminar determinando que a Compesa realizasse, duas vezes por semana, a coleta da água na estação de tratamento de Calçado e enviasse as amostras para teste a fim de elaborar relatórios mensais de qualidade da água por um período mínimo de dois anos.

A Compesa alegou, na sua defesa, que não era cabível falar em má qualidade da água tratada, já que a estação de tratamento se encontrava paralisada em razão da seca e a água que abastecia a cidade era proveniente de poços e caminhões-pipa. Porém, conforme demonstrado nos relatórios de coleta da V Geres, parte das amostras havia sido retirada diretamente dos hidrômetros dos consumidores.
O Juízo de Calçado (Agreste Meridional) acolheu parcialmente o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e condenou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao pagamento de R$ 200 mil como indenização por danos morais e materiais coletivos em razão do fornecimento de água fora dos padrões mínimos de potabilidade por mais de um ano.

Além do pagamento de indenização, a companhia também deverá realizar a análise da água coletada na estação de tratamento que serve à cidade, na frequência estabelecida pela legislação, e fornecer imediatamente água própria para o consumo humano, corrigindo eventuais irregularidades na prestação do serviço. Em caso de descumprimento dessa última determinação, a Compesa estará sujeita a multa semanal no valor de R$ 20 mil.

De acordo com a promotora de Justiça Mariana Cândido, o Ministério Público ajuizou ação civil após análise do relatório da V Gerência Regional de Saúde, que constatou um surto de doenças diarréicas, sendo o motivo o consumo da água fornecida pela Compesa fora dos padrões de potabilidade. A Companhia também estava violando o direito do consumidor de acesso às informações sobre os resultados dos testes de potabilidade, que devem fornecidas anualmente.

O juiz Rafael Sampaio Leite ressaltou, no texto da decisão, ser “intolerável o ilícito praticado pela ré, diante da gravidade e de sua repercussão social”.

A atuação do MPPE em Calçado está alinhada ao programa institucional Água de Primeira, que tem como objetivo fiscalizar o fornecimento de água dentro dos padrões de qualidade aos cidadãos pernambucanos. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor.

Entenda o caso – depois de constatar uma série de irregularidades no fornecimento de água para a população de Calçado, incluindo resultados positivos para coliformes totais e Escherichia coli nas amostras de água coletadas e analisadas pela V Gerência Regional de Saúde (V Geres), o MPPE ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada em julho de 2015.

Em dezembro do mesmo ano, foi concedida liminar determinando que a Compesa realizasse, duas vezes por semana, a coleta da água na estação de tratamento de Calçado e enviasse as amostras para teste a fim de elaborar relatórios mensais de qualidade da água por um período mínimo de dois anos.

A Compesa alegou, na sua defesa, que não era cabível falar em má qualidade da água tratada, já que a estação de tratamento se encontrava paralisada em razão da seca e a água que abastecia a cidade era proveniente de poços e caminhões-pipa. Porém, conforme demonstrado nos relatórios de coleta da V Geres, parte das amostras havia sido retirada diretamente dos hidrômetros dos consumidores.

Confira as vagas de emprego abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

Confira as vagas de emprego abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

Sete vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os interessados devem ir ao Sine, cujo funcionamento vai de 08 às 13 horas na Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis, ou se dirigirem ao posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão com expediente das 07 às 18 horas. Não esquecer de levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. )

Clique no quadro para ampliá-lo


Sete vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os interessados devem ir ao Sine, cujo funcionamento vai de 08 às 13 horas na Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis, ou se dirigirem ao posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão com expediente das 07 às 18 horas. Não esquecer de levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. )

Clique no quadro para ampliá-lo

CRISE LONGE DO FIM: Professores de Garanhuns realizam protesto contra projeto polêmico; em nota, prefeitura diz que apenas regulamentou lei federal e que não tirou direitos da categoria

CRISE LONGE DO FIM: Professores de Garanhuns realizam protesto contra projeto polêmico; em nota, prefeitura diz que apenas regulamentou lei federal e que não tirou direitos da categoria

O reajuste do piso nacional da educação, corrigido todos os anos pelo Governo Federal, deveria ser recebido como uma conquista, mas, em Garanhuns, sua aprovação na última sexta-feira, 02 de junho, foi o estopim de uma grave crise entre professores da Rede Municipal de Ensino e Prefeitura. 

Nessa disputa, cada lado afirma ter razão. Os professores dizem que o Projeto 012/2017 retira direitos da categoria e implica, inclusive, em diminuição de salários. Já  o Governo Municipal reitera que a proposta apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério. 

No meio desse tiroteio, estão os vereadores, representantes legitimamente eleitos pelo povo, mas que, ao votarem a favor da regulamentação do projeto, (apenas dois votaram contra) provocaram a revolta e indignação dos educadores. Sentindo-se traída, a categoria lançou mão de uma arma poderosa. As redes sociais. É nesse meio virtual, onde vale quase tudo, que os vereadores e o prefeito têm sido sistematicamente criticados pelos professores e também pela população, que parece já ter escolhido seu lado nessa disputa.

Na manhã desta quinta, 07 de junho, a batalha ganhou as ruas na forma de um protesto. Empunhando cartazes e gritando palavras de ordem, centenas de profissionais do magistério caminharam da Fonte Luminosa até às escadarias do Palácio Celso Galvão  em uma mobilização contra os vereadores e o prefeito de Garanhuns. "Estamos de luto. Estamos na luta contra esse projeto que não valoriza os professores", disse um participante do ato. "O senhor prefeito retira dos professores seus direitos diminuindo a carga horária e consequentemente nossos salários", argumentou o professor Lincoln Matias. 

Apesar de bem organizado e de ter contado com a participação de cerca de mil pessoas, entre professores, alunos, pais e simpatizantes da causa, o principal alvo da mobilização não ouviu as críticas direcionadas a ele. Segundo a assessoria, o prefeito Izaías Régis encontra-se em Brasília desde segunda, 05 de junho. Mesmo assim, um cordão de isolamento foi montado pela Guarda Municipal nas escadarias do Palácio Celso Galvão.

Em nota, a Prefeitura de Garanhuns comentou o protesto desta quinta, 07 de junho. Segundo o texto, o Governo Municipal reconhece o direito de protestar, mas está tranquilo quanto ao Projeto de Lei nº 012/2017, que apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e duzentos e noventa e oito reais). A nota reitera que não foi retirado nenhum direito, e o que o projeto fez foi apenas regulamentar a carga horária e conceder o reajuste de 7,64%, de forma linear.

"A Prefeitura de Garanhuns respeita os professores e também atenta para que o movimento legítimo não se torne um ato político antecipado. Ataques pessoais e ridicularizações em público não são, em nenhuma ocasião, admissíveis como o ocorrido no protesto desta quarta-feira (7). A ausência do prefeito, questionada nos microfones e que chegou a ser chamada de covardia, se deve tão somente ao fato de que o prefeito está em Brasília desde segunda (5) e seguiu numa viagem pré-agendada ainda em maio," diz parte do documento.



CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA.
Nota de esclarecimento – Manifestação dos professores

"A Prefeitura de Garanhuns reconhece o direito de protestar, mas está tranquila quanto ao Projeto de Lei nº 012/2017, que apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e duzentos e noventa e oito reais). Não foi retirado nenhum direito, apenas regulamentada a carga horária. Acrescenta ainda que o reajuste de 7,64% será de forma linear.

A Prefeitura de Garanhuns respeita os professores e também atenta para que o movimento legítimo não se torne um ato político antecipado. Ataques pessoais e ridicularizações em público não são, em nenhuma ocasião, admissíveis como o ocorrido no protesto desta quarta-feira (7). A ausência do prefeito, questionada nos microfones e que chegou a ser chamada de covardia, se deve tão somente ao fato de que o prefeito está em Brasília desde segunda (5) e seguiu numa viagem pré-agendada ainda em maio.


A Prefeitura esclarece que é preciso responsabilidade também com as informações divulgadas amplamente nestes protestos. Ao contrário do exposto nos discursos, existem formações específicas para os intérpretes e profissionais que acompanham alunos com necessidades especiais, fatos estes já divulgados como comprovação. Garanhuns é uma cidade que cresce, fato este visível, e a tentativa de diminuir ou ridicularizar o trabalho do gestor ou dos vereadores não contribuirá para o debate."



O reajuste do piso nacional da educação, corrigido todos os anos pelo Governo Federal, deveria ser recebido como uma conquista, mas, em Garanhuns, sua aprovação na última sexta-feira, 02 de junho, foi o estopim de uma grave crise entre professores da Rede Municipal de Ensino e Prefeitura. 

Nessa disputa, cada lado afirma ter razão. Os professores dizem que o Projeto 012/2017 retira direitos da categoria e implica, inclusive, em diminuição de salários. Já  o Governo Municipal reitera que a proposta apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério. 

No meio desse tiroteio, estão os vereadores, representantes legitimamente eleitos pelo povo, mas que, ao votarem a favor da regulamentação do projeto, (apenas dois votaram contra) provocaram a revolta e indignação dos educadores. Sentindo-se traída, a categoria lançou mão de uma arma poderosa. As redes sociais. É nesse meio virtual, onde vale quase tudo, que os vereadores e o prefeito têm sido sistematicamente criticados pelos professores e também pela população, que parece já ter escolhido seu lado nessa disputa.

Na manhã desta quinta, 07 de junho, a batalha ganhou as ruas na forma de um protesto. Empunhando cartazes e gritando palavras de ordem, centenas de profissionais do magistério caminharam da Fonte Luminosa até às escadarias do Palácio Celso Galvão  em uma mobilização contra os vereadores e o prefeito de Garanhuns. "Estamos de luto. Estamos na luta contra esse projeto que não valoriza os professores", disse um participante do ato. "O senhor prefeito retira dos professores seus direitos diminuindo a carga horária e consequentemente nossos salários", argumentou o professor Lincoln Matias. 

Apesar de bem organizado e de ter contado com a participação de cerca de mil pessoas, entre professores, alunos, pais e simpatizantes da causa, o principal alvo da mobilização não ouviu as críticas direcionadas a ele. Segundo a assessoria, o prefeito Izaías Régis encontra-se em Brasília desde segunda, 05 de junho. Mesmo assim, um cordão de isolamento foi montado pela Guarda Municipal nas escadarias do Palácio Celso Galvão.

Em nota, a Prefeitura de Garanhuns comentou o protesto desta quinta, 07 de junho. Segundo o texto, o Governo Municipal reconhece o direito de protestar, mas está tranquilo quanto ao Projeto de Lei nº 012/2017, que apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e duzentos e noventa e oito reais). A nota reitera que não foi retirado nenhum direito, e o que o projeto fez foi apenas regulamentar a carga horária e conceder o reajuste de 7,64%, de forma linear.

"A Prefeitura de Garanhuns respeita os professores e também atenta para que o movimento legítimo não se torne um ato político antecipado. Ataques pessoais e ridicularizações em público não são, em nenhuma ocasião, admissíveis como o ocorrido no protesto desta quarta-feira (7). A ausência do prefeito, questionada nos microfones e que chegou a ser chamada de covardia, se deve tão somente ao fato de que o prefeito está em Brasília desde segunda (5) e seguiu numa viagem pré-agendada ainda em maio," diz parte do documento.



CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA.
Nota de esclarecimento – Manifestação dos professores

"A Prefeitura de Garanhuns reconhece o direito de protestar, mas está tranquila quanto ao Projeto de Lei nº 012/2017, que apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e duzentos e noventa e oito reais). Não foi retirado nenhum direito, apenas regulamentada a carga horária. Acrescenta ainda que o reajuste de 7,64% será de forma linear.

A Prefeitura de Garanhuns respeita os professores e também atenta para que o movimento legítimo não se torne um ato político antecipado. Ataques pessoais e ridicularizações em público não são, em nenhuma ocasião, admissíveis como o ocorrido no protesto desta quarta-feira (7). A ausência do prefeito, questionada nos microfones e que chegou a ser chamada de covardia, se deve tão somente ao fato de que o prefeito está em Brasília desde segunda (5) e seguiu numa viagem pré-agendada ainda em maio.


A Prefeitura esclarece que é preciso responsabilidade também com as informações divulgadas amplamente nestes protestos. Ao contrário do exposto nos discursos, existem formações específicas para os intérpretes e profissionais que acompanham alunos com necessidades especiais, fatos estes já divulgados como comprovação. Garanhuns é uma cidade que cresce, fato este visível, e a tentativa de diminuir ou ridicularizar o trabalho do gestor ou dos vereadores não contribuirá para o debate."


Pernambuco ganha BOPE para reforçar segurança no Estado

Pernambuco ganha  BOPE para reforçar segurança no Estado
Governador Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira, decreto que cria o batalhão composto por 300 profissionais especializados em combater o crime organizado


Mais uma ação do Plano de Segurança de Pernambuco foi concretizada nesta terça-feira (06.06). O governador Paulo Câmara sancionou a lei que cria o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para atuar em incidentes críticos contra o crime organizado em todo o Estado. A nova tropa de elite pernambucana será composta por 300 profissionais especializados, que começarão a operar ainda neste segundo semestre com munição de grosso calibre e novos helicópteros de visão noturna.

“Evidentemente que nós estamos muito preocupados com a questão da segurança em Pernambuco. Não tem um dia sequer em que eu não durma e acorde pensando nisso. Mas nós temos a convicção também de que o Plano de Segurança foi muito bem elaborado e que dará os frutos necessários para que nós consigamos restabelecer a paz e a tranquilidade em Pernambuco. O BOPE vai nos ajudar a combater o crime organizado de maneira mais efetiva, assim como teremos mais homens nas ruas com a finalização dos concursos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, neste segundo semestre”, destacou o Paulo Câmara.

A medida, que está entre as primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, transforma a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) no BOPE, criando novas vagas para a tropa especializada e com gratificações próprias, em função da atividade específica. “O BOPE  ampliará e qualificará a atuação da CIOE, com mais pessoal, estrutura e recurso financeiro. O efetivo contará com armamento de grosso calibre e helicópteros, investimentos já anunciados pelo Plano de Segurança", explicou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Os policiais que farão parte da unidade passarão por um teste rigoroso e, antes de ingressar, farão uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. Entre outras atuações dessa tropa, estão: intervenção em incidentes críticos, como negociações com reféns e sequestros; combate ao tráfico de drogas; e operações especiais no meio urbano.

Governador Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira, decreto que cria o batalhão composto por 300 profissionais especializados em combater o crime organizado


Mais uma ação do Plano de Segurança de Pernambuco foi concretizada nesta terça-feira (06.06). O governador Paulo Câmara sancionou a lei que cria o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para atuar em incidentes críticos contra o crime organizado em todo o Estado. A nova tropa de elite pernambucana será composta por 300 profissionais especializados, que começarão a operar ainda neste segundo semestre com munição de grosso calibre e novos helicópteros de visão noturna.

“Evidentemente que nós estamos muito preocupados com a questão da segurança em Pernambuco. Não tem um dia sequer em que eu não durma e acorde pensando nisso. Mas nós temos a convicção também de que o Plano de Segurança foi muito bem elaborado e que dará os frutos necessários para que nós consigamos restabelecer a paz e a tranquilidade em Pernambuco. O BOPE vai nos ajudar a combater o crime organizado de maneira mais efetiva, assim como teremos mais homens nas ruas com a finalização dos concursos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, neste segundo semestre”, destacou o Paulo Câmara.

A medida, que está entre as primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, transforma a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) no BOPE, criando novas vagas para a tropa especializada e com gratificações próprias, em função da atividade específica. “O BOPE  ampliará e qualificará a atuação da CIOE, com mais pessoal, estrutura e recurso financeiro. O efetivo contará com armamento de grosso calibre e helicópteros, investimentos já anunciados pelo Plano de Segurança", explicou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Os policiais que farão parte da unidade passarão por um teste rigoroso e, antes de ingressar, farão uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. Entre outras atuações dessa tropa, estão: intervenção em incidentes críticos, como negociações com reféns e sequestros; combate ao tráfico de drogas; e operações especiais no meio urbano.

Processo seletivo da Prefeitura de Garanhuns para a contratação de quatro profissionais para o NEVIGA é temporariamente cancelado

Processo seletivo da Prefeitura de Garanhuns para a contratação de quatro profissionais para o NEVIGA é temporariamente cancelado

DEU NO DIÁRIO OFICIAL DE HOJE, 07 DE JUNHO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL
PARA O NUCLEO DE ENFRENTAMENTO À
VIOLENCIA CONTRA O IDOSO - NEVIGA

EDITAL Nº 01/2017

CONSIDERANDO a necessidade de adequação deste edital às exigências apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Assistência Social e DireitosHumanos da cidade de Garanhuns,


RESOLVE revogar o edital para que um novo processo seletivo, após os devidos ajustes, possa ser realizado.

Todas as inscrições já realizadas ate a data deste termo de revogação serão anuladas e ficarão sem qualquer efeito, de forma que os candidatos que já entregaram a documentação para este processo seletivo terão os documentos devolvidos, os quais poderão ser retirados na Casa dos Conselhos, sito à Rua Ernesto Dourado, 890 - Heliópolis, no horário das 09h às 14h. Assim, nenhum ato praticado no âmbito do edital nº 01/2017 (ora revogado) será aproveitado, de forma que os documentos apresentados no ato da inscrição não serão considerados para efeito donovo processo seletivo

RELEMBRE 
A Prefeitura Municipal de Garanhuns publicou na edição de 12 de maio, do Diário Oficial dos Municípios a abertura de inscrição para  um processo seletivo que visava contratação de profissionais temporários para atuarem no Núcleo de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa de Garanhuns (NEVIGA).

De acordo com o edital,  seriam contratados quatro profissionais, três deles com exigência de nível superior. Neste nível as vagas eram para Psicólogo (1), Assistente Social (1) e Advogado (1). A última vaga era para o cargo de motorista, que exigiaa escolaridade de Nível Fundamental. As remunerações são de R$ 1.500,00 e R$ 1.600,00.

Os interessado se inscreveram no período de 15 a 31 de maio de 2017, de maneira presencial, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Ernesto Dourado, nº 890, Heliópolis, no horário das 8h às 14h. No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar toda a documentação exigida.

A avaliação dos concorrentes constaria unicamente de Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório, que irá avaliar: escolaridade, experiência profissional comprovada, experiência na área de defesa dos direitos da pessoa idosa e cursos de formação e atualização profissional.

Os trabalhadores aprovados e convocados seriam admitidos em caráter temporário pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período, uma única vez, a critério da Prefeitura de Garanhuns, que ficaria responsável pela chamada dos profissionais para ocuparem as vagas.


DEU NO DIÁRIO OFICIAL DE HOJE, 07 DE JUNHO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL
PARA O NUCLEO DE ENFRENTAMENTO À
VIOLENCIA CONTRA O IDOSO - NEVIGA

EDITAL Nº 01/2017

CONSIDERANDO a necessidade de adequação deste edital às exigências apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Assistência Social e DireitosHumanos da cidade de Garanhuns,


RESOLVE revogar o edital para que um novo processo seletivo, após os devidos ajustes, possa ser realizado.

Todas as inscrições já realizadas ate a data deste termo de revogação serão anuladas e ficarão sem qualquer efeito, de forma que os candidatos que já entregaram a documentação para este processo seletivo terão os documentos devolvidos, os quais poderão ser retirados na Casa dos Conselhos, sito à Rua Ernesto Dourado, 890 - Heliópolis, no horário das 09h às 14h. Assim, nenhum ato praticado no âmbito do edital nº 01/2017 (ora revogado) será aproveitado, de forma que os documentos apresentados no ato da inscrição não serão considerados para efeito donovo processo seletivo

RELEMBRE 
A Prefeitura Municipal de Garanhuns publicou na edição de 12 de maio, do Diário Oficial dos Municípios a abertura de inscrição para  um processo seletivo que visava contratação de profissionais temporários para atuarem no Núcleo de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa de Garanhuns (NEVIGA).

De acordo com o edital,  seriam contratados quatro profissionais, três deles com exigência de nível superior. Neste nível as vagas eram para Psicólogo (1), Assistente Social (1) e Advogado (1). A última vaga era para o cargo de motorista, que exigiaa escolaridade de Nível Fundamental. As remunerações são de R$ 1.500,00 e R$ 1.600,00.

Os interessado se inscreveram no período de 15 a 31 de maio de 2017, de maneira presencial, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Ernesto Dourado, nº 890, Heliópolis, no horário das 8h às 14h. No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar toda a documentação exigida.

A avaliação dos concorrentes constaria unicamente de Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório, que irá avaliar: escolaridade, experiência profissional comprovada, experiência na área de defesa dos direitos da pessoa idosa e cursos de formação e atualização profissional.

Os trabalhadores aprovados e convocados seriam admitidos em caráter temporário pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período, uma única vez, a critério da Prefeitura de Garanhuns, que ficaria responsável pela chamada dos profissionais para ocuparem as vagas.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Professores da Rede Municipal de Garanhuns farão protesto nesta quarta, 07 de junho, contra projeto de lei que reduz carga horária e prejudica categoria

Professores da Rede Municipal de Garanhuns farão protesto nesta quarta, 07 de junho, contra projeto de lei que reduz carga horária e prejudica categoria

Ainda reverbera (e muito) em Garanhuns a aprovação do Projeto de Lei 012/2017, oriundo do Poder Executivo Municipal que, ao mesmo tempo que implantou o reajuste de 7, 64¨%  relativo ao Piso Nacional da Educação, reduziu a carga horária dos professores o que, segundo estes, acarretará perda salarial em seus contra-cheques. 

Desde a última sexta-feira,  02 de junho, data da polêmica votação, uma verdadeira batalha vem sendo travada nas redes sociais. De um lado, os vereadores que votaram a favor do projeto tentando explicar e justificar suas posições. Do outro, mais de mil professores da Rede Municipal de Ensino, revoltados, estampam sem parar as fotos dos onze vereadores que endossaram o projeto da prefeitura, a quem chamam de traidores da educação.

Nesta quarta-feira, 07 de junho, esta guerra sai do front virtual e ganha as ruas de Garanhuns. É que ocorrerá - na parte da manhã - um protesto organizado pelos professores contra a aprovação do Projeto 012/2017.  A concentração ocorre a partir das 09h00min na Fonte Luminosa. De lá, vestindo blusas pretas e com os contra-cheques na mão, os educadores sairão em passeata até o Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura.  "A Rede Municipal de Ensino conta com mais de mil professores, e esperamos que a maioria deles compareça à mobilização. Amanhã também vamos ver a palavra do sindicato (Sinpro) sobre uma possível paralisação geral", disse uma docente. 


COMO O PROJETO AFETOU OS VENCIMENTOS DOS PROFESSORES
As informações abaixo são de responsabilidade de uma professora que pediu para não ser identificada. Ela enviou seus contra-cheques de abril e maio onde consta uma redução nos vencimentos por conta, segundo a mesma,  da diminuição da carga horária. "No contra-cheque de abril eu tinha 180 horas mensais. No de maio houve uma redução de 10 horas caindo pra 170, refletindo diretamente no valor do meu vencimento. Em junho vou perder mais 10 e em julho outras 10 horas, perfazendo 30 horas.  É estranho que a prefeitura tenha implantado a mudança já para a folha de  maio porque o Decreto 028/2017 foi publicado no dia 24, muito próximo do final do mês, data em que, provavelmente, a folha já estaria fechada", revelou a educadora.



Ainda reverbera (e muito) em Garanhuns a aprovação do Projeto de Lei 012/2017, oriundo do Poder Executivo Municipal que, ao mesmo tempo que implantou o reajuste de 7, 64¨%  relativo ao Piso Nacional da Educação, reduziu a carga horária dos professores o que, segundo estes, acarretará perda salarial em seus contra-cheques. 

Desde a última sexta-feira,  02 de junho, data da polêmica votação, uma verdadeira batalha vem sendo travada nas redes sociais. De um lado, os vereadores que votaram a favor do projeto tentando explicar e justificar suas posições. Do outro, mais de mil professores da Rede Municipal de Ensino, revoltados, estampam sem parar as fotos dos onze vereadores que endossaram o projeto da prefeitura, a quem chamam de traidores da educação.

Nesta quarta-feira, 07 de junho, esta guerra sai do front virtual e ganha as ruas de Garanhuns. É que ocorrerá - na parte da manhã - um protesto organizado pelos professores contra a aprovação do Projeto 012/2017.  A concentração ocorre a partir das 09h00min na Fonte Luminosa. De lá, vestindo blusas pretas e com os contra-cheques na mão, os educadores sairão em passeata até o Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura.  "A Rede Municipal de Ensino conta com mais de mil professores, e esperamos que a maioria deles compareça à mobilização. Amanhã também vamos ver a palavra do sindicato (Sinpro) sobre uma possível paralisação geral", disse uma docente. 


COMO O PROJETO AFETOU OS VENCIMENTOS DOS PROFESSORES
As informações abaixo são de responsabilidade de uma professora que pediu para não ser identificada. Ela enviou seus contra-cheques de abril e maio onde consta uma redução nos vencimentos por conta, segundo a mesma,  da diminuição da carga horária. "No contra-cheque de abril eu tinha 180 horas mensais. No de maio houve uma redução de 10 horas caindo pra 170, refletindo diretamente no valor do meu vencimento. Em junho vou perder mais 10 e em julho outras 10 horas, perfazendo 30 horas.  É estranho que a prefeitura tenha implantado a mudança já para a folha de  maio porque o Decreto 028/2017 foi publicado no dia 24, muito próximo do final do mês, data em que, provavelmente, a folha já estaria fechada", revelou a educadora.


11 oportunidades de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

11 oportunidades de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

11 vagas de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. 10 delas já haviam sido publicadas ontem por este veículo, então o leitor pode se perguntar: e poque ainda estão abertas? A abertura ou encerramento de uma vaga no sistema de recrutamento da agência obedece a diversos critérios. Digamos, por exemplo, que um empregador esteja precisando de quatro funcionários em sua empresa, mas ele opta por selecionar 30 para a entrevista. Então as quatro vagas só serão fechadas quando forem preenchidos os 30 cadastros. Esse é um dos critérios, mas existem muitos outros que serão explicados em publicações futuras. 

As agências do Trabalho espalhadas pelo estado são órgãos sérios que atuam para ajudá-lo a ser reinserido no mercado de trabalho e não para frustrá-lo. Portanto, se você for ao Expresso Cidadão ou ao Sine e o atendente disser que a vaga já foi fechada, não desista. Continue acompanhando a divulgação das oportunidades que um cargo dentro das especificações do seu perfil aparecerá. 

CONFIRA O QUADRO E CLIQUE NELE PARA AMPLIÁ-LO



(Sine: Funcionamento de 08 às 13 horas Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. Posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão: expediente das 07 às 18 horas. Não esquecer de levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. )

Boa Sorte


11 vagas de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. 10 delas já haviam sido publicadas ontem por este veículo, então o leitor pode se perguntar: e poque ainda estão abertas? A abertura ou encerramento de uma vaga no sistema de recrutamento da agência obedece a diversos critérios. Digamos, por exemplo, que um empregador esteja precisando de quatro funcionários em sua empresa, mas ele opta por selecionar 30 para a entrevista. Então as quatro vagas só serão fechadas quando forem preenchidos os 30 cadastros. Esse é um dos critérios, mas existem muitos outros que serão explicados em publicações futuras. 

As agências do Trabalho espalhadas pelo estado são órgãos sérios que atuam para ajudá-lo a ser reinserido no mercado de trabalho e não para frustrá-lo. Portanto, se você for ao Expresso Cidadão ou ao Sine e o atendente disser que a vaga já foi fechada, não desista. Continue acompanhando a divulgação das oportunidades que um cargo dentro das especificações do seu perfil aparecerá. 

CONFIRA O QUADRO E CLIQUE NELE PARA AMPLIÁ-LO



(Sine: Funcionamento de 08 às 13 horas Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. Posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão: expediente das 07 às 18 horas. Não esquecer de levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. )

Boa Sorte

SALÁRIO DE 1.320 REAIS: Funase abre seleção simplificada para a contratação de agentes socioeducativos com 60 vagas para Garanhuns

SALÁRIO DE 1.320 REAIS: Funase abre seleção simplificada para a contratação de agentes socioeducativos com 60 vagas para Garanhuns

O Diário Oficial do Estado, em sua edição de 06 de junho, publicou edital de uma seleção simplificada com 100 vagas abertas pela Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo). Destas, 60 serão destinadas à unidade de Garanhuns. Ainda segundo o edital,  as vagas são temporárias para o cargo de agente socioeducativo, com duração do contrato sendo de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

O processo seletivo será realizado em uma única etapa com a análise da experiência profissional e de títulos. O salário é de 1. 320 reais mensais e é preciso ter concluído o nível médio para poder estar apto a participar da seleção. As inscrições serão realizadas pela internet através do endereço http://www.institutodarwin.org/ no valor de 40 reais, no período de 07 de junho a 14 de julho. 

Mais informações poderão ser obtidas no edital publicado no Diário Oficial  do Estado, https://www.cepe.com.br/# Edição do dia 06 de junho,  a partir da página 14.

O Diário Oficial do Estado, em sua edição de 06 de junho, publicou edital de uma seleção simplificada com 100 vagas abertas pela Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo). Destas, 60 serão destinadas à unidade de Garanhuns. Ainda segundo o edital,  as vagas são temporárias para o cargo de agente socioeducativo, com duração do contrato sendo de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

O processo seletivo será realizado em uma única etapa com a análise da experiência profissional e de títulos. O salário é de 1. 320 reais mensais e é preciso ter concluído o nível médio para poder estar apto a participar da seleção. As inscrições serão realizadas pela internet através do endereço http://www.institutodarwin.org/ no valor de 40 reais, no período de 07 de junho a 14 de julho. 

Mais informações poderão ser obtidas no edital publicado no Diário Oficial  do Estado, https://www.cepe.com.br/# Edição do dia 06 de junho,  a partir da página 14.

Empresário acusa menores de 11 e 13 anos de furtarem bomba d'água em Garanhuns

Empresário acusa menores  de 11 e 13 anos de furtarem bomba d'água em Garanhuns

Em mais uma ocorrência envolvendo menores, a PM ouviu de um dono de estabelecimento comercial localizado na PE-177, próximo ao Detran, que dois menores, de 11 e 13 anos teriam invadido o local sendo encontrados com a chave original do portão de acesso. O fato ocorreu na tarde desta segunda, 05 de junho. Ainda de acordo com o proprietário, os dois teriam  subtraído duas bombas da vitima. Os mesmos negaram o delito. Como encontravam em propriedade particular sem autorização, foram levados até A 18ª DESEC, juntamente com o representante do CEAC, para medidas cabíveis.

Em mais uma ocorrência envolvendo menores, a PM ouviu de um dono de estabelecimento comercial localizado na PE-177, próximo ao Detran, que dois menores, de 11 e 13 anos teriam invadido o local sendo encontrados com a chave original do portão de acesso. O fato ocorreu na tarde desta segunda, 05 de junho. Ainda de acordo com o proprietário, os dois teriam  subtraído duas bombas da vitima. Os mesmos negaram o delito. Como encontravam em propriedade particular sem autorização, foram levados até A 18ª DESEC, juntamente com o representante do CEAC, para medidas cabíveis.

Homem morreu em acidente de moto em Garanhuns nesta segunda, 05 de junho

Homem morreu em acidente de moto em Garanhuns nesta segunda, 05 de junho

Um homem morreu em um acidente de moto ocorrido nas primeiras horas da manhã desta segunda, 05 de junho, nas imediações do Assaí, saída de Garanhuns para São João.  O corpo do homem foi encontrado com um profundo ferimento na cabeça ao lado de sua moto. Mas, de acordo com a PM, não foi possível precisar exatamente como se deu o acidente haja vista ninguém ter presenciado o fato. A vítima foi identificada como sendo Luiz Carlos da Silva, morador da Cohab 3, em Garanhuns.


Um homem morreu em um acidente de moto ocorrido nas primeiras horas da manhã desta segunda, 05 de junho, nas imediações do Assaí, saída de Garanhuns para São João.  O corpo do homem foi encontrado com um profundo ferimento na cabeça ao lado de sua moto. Mas, de acordo com a PM, não foi possível precisar exatamente como se deu o acidente haja vista ninguém ter presenciado o fato. A vítima foi identificada como sendo Luiz Carlos da Silva, morador da Cohab 3, em Garanhuns.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Tio e sobrinho são assassinados em Capoeiras

Tio e sobrinho são assassinados em Capoeiras

No inicio da manhã desta segunda-feira, 05 de maio de 2017, o efetivo policial da Cidade Capoeiras foi informado, através de populares, que dois (02) homens estavam mortos na PE 193, que liga Capoeiras à São Bento do Una/PE. O efetivo dirigiu-se ao local, onde localizou os corpos das duas vítimas. Inicialmente a polícia não havia identificado os corpos, o que foi feito posteriormente. 

Os dois homens (tio e sobrinho) foram identificados como sendo Luiz Carlos Bezerra da Silva, de 22 anos e Poliano Gueiros Alves, de 20 anos. Poliano foi morto com um disparo de arma de fogo nas costas. O corpo dele estava estava caído à margem da estrada. Já Luiz Carlos apresentava um ferimento na região do pescoço, provavelmente provocado por faca peixeira. O mesmo estava caído em um pequeno barreiro também à margem da estrada. A Policia Civil foi acionada e após realizar o levantamento cadavérico; os corpos foram encaminhados ao (MIL) de Caruaru. O duplo homicídio será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Capoeiras.

Com informações do Agreste em Alerta

No inicio da manhã desta segunda-feira, 05 de maio de 2017, o efetivo policial da Cidade Capoeiras foi informado, através de populares, que dois (02) homens estavam mortos na PE 193, que liga Capoeiras à São Bento do Una/PE. O efetivo dirigiu-se ao local, onde localizou os corpos das duas vítimas. Inicialmente a polícia não havia identificado os corpos, o que foi feito posteriormente. 

Os dois homens (tio e sobrinho) foram identificados como sendo Luiz Carlos Bezerra da Silva, de 22 anos e Poliano Gueiros Alves, de 20 anos. Poliano foi morto com um disparo de arma de fogo nas costas. O corpo dele estava estava caído à margem da estrada. Já Luiz Carlos apresentava um ferimento na região do pescoço, provavelmente provocado por faca peixeira. O mesmo estava caído em um pequeno barreiro também à margem da estrada. A Policia Civil foi acionada e após realizar o levantamento cadavérico; os corpos foram encaminhados ao (MIL) de Caruaru. O duplo homicídio será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Capoeiras.

Com informações do Agreste em Alerta

Garanhuns é uma das cidades mais pacíficas de Pernambuco, aponta estudo

Garanhuns é uma das cidades mais pacíficas de Pernambuco, aponta estudo Dados do Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são referentes ao ano de 2015; duas cidades catarinenses tiveram os menores registros.

Garanhuns é o município mais pacífico de Pernambuco entre os que contam com mais de cem mil habitantes. As informações são do Atlas da Violência 2017 divulgados nesta segunda, 05 de junho. O estudo recolheu dados até o ano de 2015. Segundo o documento, a cidade das flores teve 49 homicídios registrados em 2015 e outras 6 mortes violentas com causa indeterminada. O ranking da paz é liderado por liderado por Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. No País, Garanhuns aparece na 175º posição, de 300 municípios computados. Pernambuco só aparece novamente no ranking de cidades pacíficas na 193ª posição, com Petrolina, no Sertão do estado.


Na outra ponta, o município de Cabo de Santo Agostinho é o décimo município brasileiro mais violento, entre os que contam com mais de 100 mil habitantes. O Cabo registrou 85,3 homicídios e mortes por causa indeterminada cada 100 mil habitantes. Em números, foram 147 homicídios e 24 Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI).

ACESSE O DOCUMENTO http://www.ipea.gov.br/portal/images/170602_atlas_da_violencia_2017.pdf
Dados do Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são referentes ao ano de 2015; duas cidades catarinenses tiveram os menores registros.

Garanhuns é o município mais pacífico de Pernambuco entre os que contam com mais de cem mil habitantes. As informações são do Atlas da Violência 2017 divulgados nesta segunda, 05 de junho. O estudo recolheu dados até o ano de 2015. Segundo o documento, a cidade das flores teve 49 homicídios registrados em 2015 e outras 6 mortes violentas com causa indeterminada. O ranking da paz é liderado por liderado por Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. No País, Garanhuns aparece na 175º posição, de 300 municípios computados. Pernambuco só aparece novamente no ranking de cidades pacíficas na 193ª posição, com Petrolina, no Sertão do estado.


Na outra ponta, o município de Cabo de Santo Agostinho é o décimo município brasileiro mais violento, entre os que contam com mais de 100 mil habitantes. O Cabo registrou 85,3 homicídios e mortes por causa indeterminada cada 100 mil habitantes. Em números, foram 147 homicídios e 24 Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI).

ACESSE O DOCUMENTO http://www.ipea.gov.br/portal/images/170602_atlas_da_violencia_2017.pdf

TARDE VIOLENTA EM GARANHUNS: Dupla em moto atira contra duas pessoas na Cohab 2 e deixa uma em estado gravíssimo

TARDE VIOLENTA EM GARANHUNS: Dupla em moto atira contra duas pessoas na Cohab 2 e deixa uma em estado gravíssimo

Dois homens foram baleados na tarde desta segunda, 05 de junho, na Rua Manoel Inácio, Cohab 2, Garanhuns. Eles estavam bebendo em uma calçada em frente a uma residência na companhia de outras pessoas quando foram surpreendidos por dois desconhecidos em uma moto que passaram a efetuar disparos de arma de fogo na direção do grupo. 

Os tiros atingiram  Davi Celestini de Souza, de 27 anos, e José Wilson de Lima, de 42. Este último foi alvejado na cabeça e está em estado gravíssimo. Já Davi levou um tiro no braço esquerdo e não corre risco de morte. Ambas as vítimas residem na Cohab 2. Após efetuarem os disparos, a dupla fugiu e não foi localizada até o fechamento desta publicação. Até o presente momento não há informações sobre a motivação e autoria da dupla tentativa de homicídio. A Polícia Civil vai investigar o caso.




Dois homens foram baleados na tarde desta segunda, 05 de junho, na Rua Manoel Inácio, Cohab 2, Garanhuns. Eles estavam bebendo em uma calçada em frente a uma residência na companhia de outras pessoas quando foram surpreendidos por dois desconhecidos em uma moto que passaram a efetuar disparos de arma de fogo na direção do grupo. 

Os tiros atingiram  Davi Celestini de Souza, de 27 anos, e José Wilson de Lima, de 42. Este último foi alvejado na cabeça e está em estado gravíssimo. Já Davi levou um tiro no braço esquerdo e não corre risco de morte. Ambas as vítimas residem na Cohab 2. Após efetuarem os disparos, a dupla fugiu e não foi localizada até o fechamento desta publicação. Até o presente momento não há informações sobre a motivação e autoria da dupla tentativa de homicídio. A Polícia Civil vai investigar o caso.



Treze oportunidades de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalho de Garanhuns; CONFIRA

Treze oportunidades de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalho de Garanhuns; CONFIRA

Treze vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os candidatos interessados - e que se encaixem dentro do perfil de cada vaga - devem se dirigir o quanto antes ao Sine, localizado à Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis, ou ao posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão. O expediente no Sine vai das 08 às 13 horas. Já o posto do Expresso Cidadão está aberto das 07 às 18 horas. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS.

Confira as vagas no  quadro abaixo 



Treze vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os candidatos interessados - e que se encaixem dentro do perfil de cada vaga - devem se dirigir o quanto antes ao Sine, localizado à Rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis, ou ao posto da Agência do Trabalho que funciona no Expresso Cidadão. O expediente no Sine vai das 08 às 13 horas. Já o posto do Expresso Cidadão está aberto das 07 às 18 horas. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS.

Confira as vagas no  quadro abaixo 


Alunos de Aprendizagem de Garanhuns promoveram ação beneficente para ajudar abrigo de idosas

Alunos de Aprendizagem de Garanhuns promoveram ação beneficente para ajudar abrigo de idosas

Alunos do Programa de Aprendizagem da Unidade do Senac em Garanhuns promoveram, na manhã do dia 24 de maio, uma ação social beneficente para ajudar o abrigo de idosas São Vicente de Paulo, no município. A iniciativa, batizada pelos alunos de Vovó Feliz, fez parte do projeto de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, tendo a orientação do instrutor Antônio Ferrão Paiva. Durante a campanha, foram arrecadados itens de limpeza e higiene pessoal, principalmente fraldas geriátricas, e, no dia da entrega, os alunos ainda realizaram atividades recreativas, distribuíram presentes, deram depoimentos, exibiram o vídeo oficial do projeto e proporcionaram momentos de reflexão e oração.

Sob a direção da irmã Rita Alves, o abrigo é uma organização filantrópica que atende idosas carentes acima dos 60 anos, fornecendo alimentação, assistência médica, odontológica e psicossocial, atividades recreativas, educacionais e culturais, além de acomodações confortáveis e dignas para cerca de 68 senhoras.

O projeto Vovó Feliz nasceu bem antes da entrega dos donativos. Os aprendizes visitaram o abrigo no dia 26 de abril e tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia da instituição, entender como é feita a gestão do espaço e conhecer de perto as idosas residentes. A partir das necessidades mapeadas nesta visita, o projeto começou a ganhar corpo por meio de estratégias criativas, visão empreendedora e espírito humanitário dos alunos, que se engajaram para sensibilizar e mobilizar o maior número possível de voluntários em prol de uma causa tão nobre.

Depois, a turma foi dividida em equipes de trabalho coordenadas pelo instrutor e iniciou uma intensa campanha de divulgação envolvendo alunos de outras turmas do Senac, professores e funcionários para a doação dos donativos. Essas ações ainda se estenderam aos familiares, amigos e colegas de trabalho dos aprendizes, bem como às pessoas que se sentiram tocadas com a campanha. Os próprios alunos confeccionaram cartazes, panfletos, folders, placas, vídeos e todo o material informativo utilizado na divulgação do projeto, além de terem sido entrevistados por emissoras de rádio locais.

Segundo o instrutor Antônio Ferrão, o projeto ultrapassou todas as expectativas, tendo em vista que as dimensões pessoais, acadêmicas e profissionais, definidas inicialmente no projeto de aprendizagem, alcançaram uma dimensão social, despertando o espírito humanitário de 17 jovens que se comoveram com as dificuldades enfrentadas pelo abrigo. O instrutor também destaca que “ao abraçar a causa, os alunos demonstraram nobreza e uma consciência cidadã plena do importante papel que desempenham na sociedade como agentes de transformação”.

Da Assessoria

Alunos do Programa de Aprendizagem da Unidade do Senac em Garanhuns promoveram, na manhã do dia 24 de maio, uma ação social beneficente para ajudar o abrigo de idosas São Vicente de Paulo, no município. A iniciativa, batizada pelos alunos de Vovó Feliz, fez parte do projeto de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, tendo a orientação do instrutor Antônio Ferrão Paiva. Durante a campanha, foram arrecadados itens de limpeza e higiene pessoal, principalmente fraldas geriátricas, e, no dia da entrega, os alunos ainda realizaram atividades recreativas, distribuíram presentes, deram depoimentos, exibiram o vídeo oficial do projeto e proporcionaram momentos de reflexão e oração.

Sob a direção da irmã Rita Alves, o abrigo é uma organização filantrópica que atende idosas carentes acima dos 60 anos, fornecendo alimentação, assistência médica, odontológica e psicossocial, atividades recreativas, educacionais e culturais, além de acomodações confortáveis e dignas para cerca de 68 senhoras.

O projeto Vovó Feliz nasceu bem antes da entrega dos donativos. Os aprendizes visitaram o abrigo no dia 26 de abril e tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia da instituição, entender como é feita a gestão do espaço e conhecer de perto as idosas residentes. A partir das necessidades mapeadas nesta visita, o projeto começou a ganhar corpo por meio de estratégias criativas, visão empreendedora e espírito humanitário dos alunos, que se engajaram para sensibilizar e mobilizar o maior número possível de voluntários em prol de uma causa tão nobre.

Depois, a turma foi dividida em equipes de trabalho coordenadas pelo instrutor e iniciou uma intensa campanha de divulgação envolvendo alunos de outras turmas do Senac, professores e funcionários para a doação dos donativos. Essas ações ainda se estenderam aos familiares, amigos e colegas de trabalho dos aprendizes, bem como às pessoas que se sentiram tocadas com a campanha. Os próprios alunos confeccionaram cartazes, panfletos, folders, placas, vídeos e todo o material informativo utilizado na divulgação do projeto, além de terem sido entrevistados por emissoras de rádio locais.

Segundo o instrutor Antônio Ferrão, o projeto ultrapassou todas as expectativas, tendo em vista que as dimensões pessoais, acadêmicas e profissionais, definidas inicialmente no projeto de aprendizagem, alcançaram uma dimensão social, despertando o espírito humanitário de 17 jovens que se comoveram com as dificuldades enfrentadas pelo abrigo. O instrutor também destaca que “ao abraçar a causa, os alunos demonstraram nobreza e uma consciência cidadã plena do importante papel que desempenham na sociedade como agentes de transformação”.

Da Assessoria

Dois corpos são encontrados em Capoeiras na manhã desta segunda, 05 de junho

Dois corpos são encontrados em Capoeiras na manhã desta segunda, 05 de junho

Dois corpos do sexo masculino foram encontrados na manhã desta desta segunda-feira 05 de maio em Capoeiras. O achado foi feito por populares em uma estrada vicinal que dá acesso à cidade de São Bento do Una. Os corpos estavam sem identificação e não apresentavam lesões aparentes. Um deles trajava roupa preta e encontrava-se à beira da estrada. Já o outro foi localizado dentro de um pequeno barreiro. Este trajava camisa azul e casado preto. A causa da morte é desconhecida e a Polícia Civil, que esteve no local, ficará responsável por elucidar o caso.



Dois corpos do sexo masculino foram encontrados na manhã desta desta segunda-feira 05 de maio em Capoeiras. O achado foi feito por populares em uma estrada vicinal que dá acesso à cidade de São Bento do Una. Os corpos estavam sem identificação e não apresentavam lesões aparentes. Um deles trajava roupa preta e encontrava-se à beira da estrada. Já o outro foi localizado dentro de um pequeno barreiro. Este trajava camisa azul e casado preto. A causa da morte é desconhecida e a Polícia Civil, que esteve no local, ficará responsável por elucidar o caso.


Anvisa autoriza que farmácias também apliquem vacinas e decisão gera polêmica

Anvisa autoriza que farmácias também apliquem vacinas e decisão gera polêmica

Encerrada no último dia 31, a Consulta Pública Nº 328/2017 da Anvisa, que permite que farmácias também apliquem vacinas é motivo de preocupação da ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas De Vacinas), associação que representa o setor das Clínicas de Vacinas na defesa das boas práticas de mercado e da melhoria contínua na promoção da saúde através da Vacinação.

Apesar da melhoria nas coberturas vacinais observada no Brasil e dos avanços alcançados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a cobertura vacinal para as diferentes faixas populacionais é um desafio. “Estabelecer caminhos para ampliação do acesso da população á vacinas previstas no calendário anual, bem como, as novas tecnologias, é fundamental para o atingimento das metas definidas pelo próprio PNI, assim como, garantir a população a manutenção da segurança alcançada de anos de esforço e trabalho nesta área”, diz o porta-voz da entidade,Geraldo José Barbosa, presidente da ABCVAC.

Para a ABCVAC, alguns problemas podem ser agravados com a proposta de regulamentação feita pela Anvisa, principalmente no que diz respeito a assistência à saúde, que poderá se tornar fragilizada, devido a falta de estrutura das farmácias para o atendimento ao previsto na consulta pública da Anvisa.

“Também haveria uma ampliação dos riscos sanitários, considerando o modelo proposto na consulta pública, devido à falta de estrutura das farmácias para o atendimento ao previsto na consulta pública da Anvisa”, diz Barbosa. Ele explica que a ausência de pessoal qualificado e infraestrutura de armazenamento e uso das vacinas é um ponto que precisa ser muito discutido. “Para que as vacinas cheguem aos clientes com qualidade, é necessário que sejam obedecidas todas as normas de conservação que se faz através da cadeia de frio, a qual vem desde o fabricante até a sala de vacina das clínicas”, explica.

A falta de retaguarda assistencial em caso de eventos adversos é a principal preocupação para a população. “Nenhuma vacina está totalmente livre de provocar eventos adversos, apesar do aprimoramento dos processos utilizados em sua produção”, diz o porta-voz, lembrando que a administração de vacinas é um procedimento médico/de enfermagem.

Segundo a ABCVAC, é preciso cautela, pois ao invés de permitir mais acesso, a medida pode fazer com que pacientes deixem de ir à postos de vacinação e clínicas especializadas, que estão preparados exclusivamente para prestar o serviço, bem como orientações.

A ABCVAC busca, ainda, a regulamentação do setor privado de serviços assistências de vacinas, caracterizando-os como centro de referência.


Da Assessoria da ABCVAC

Encerrada no último dia 31, a Consulta Pública Nº 328/2017 da Anvisa, que permite que farmácias também apliquem vacinas é motivo de preocupação da ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas De Vacinas), associação que representa o setor das Clínicas de Vacinas na defesa das boas práticas de mercado e da melhoria contínua na promoção da saúde através da Vacinação.

Apesar da melhoria nas coberturas vacinais observada no Brasil e dos avanços alcançados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a cobertura vacinal para as diferentes faixas populacionais é um desafio. “Estabelecer caminhos para ampliação do acesso da população á vacinas previstas no calendário anual, bem como, as novas tecnologias, é fundamental para o atingimento das metas definidas pelo próprio PNI, assim como, garantir a população a manutenção da segurança alcançada de anos de esforço e trabalho nesta área”, diz o porta-voz da entidade,Geraldo José Barbosa, presidente da ABCVAC.

Para a ABCVAC, alguns problemas podem ser agravados com a proposta de regulamentação feita pela Anvisa, principalmente no que diz respeito a assistência à saúde, que poderá se tornar fragilizada, devido a falta de estrutura das farmácias para o atendimento ao previsto na consulta pública da Anvisa.

“Também haveria uma ampliação dos riscos sanitários, considerando o modelo proposto na consulta pública, devido à falta de estrutura das farmácias para o atendimento ao previsto na consulta pública da Anvisa”, diz Barbosa. Ele explica que a ausência de pessoal qualificado e infraestrutura de armazenamento e uso das vacinas é um ponto que precisa ser muito discutido. “Para que as vacinas cheguem aos clientes com qualidade, é necessário que sejam obedecidas todas as normas de conservação que se faz através da cadeia de frio, a qual vem desde o fabricante até a sala de vacina das clínicas”, explica.

A falta de retaguarda assistencial em caso de eventos adversos é a principal preocupação para a população. “Nenhuma vacina está totalmente livre de provocar eventos adversos, apesar do aprimoramento dos processos utilizados em sua produção”, diz o porta-voz, lembrando que a administração de vacinas é um procedimento médico/de enfermagem.

Segundo a ABCVAC, é preciso cautela, pois ao invés de permitir mais acesso, a medida pode fazer com que pacientes deixem de ir à postos de vacinação e clínicas especializadas, que estão preparados exclusivamente para prestar o serviço, bem como orientações.

A ABCVAC busca, ainda, a regulamentação do setor privado de serviços assistências de vacinas, caracterizando-os como centro de referência.


Da Assessoria da ABCVAC

Em nota, Audálio Filho contesta informações sobre o reajuste do Piso dos Professores e reprova campanha difamatória contra os vereadores

Em nota, Audálio Filho contesta informações sobre o reajuste do Piso dos Professores e reprova campanha difamatória contra os vereadores

Recebemos nota enviada pelo vereador Audálio Filho sobre a polêmica votação do reajuste do Piso Nacional da Educação para os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, ocorrida na última sexta-feira, 03 de junho na Câmara Municipal. Confira a íntegra abaixo


NOTA DO VEREADOR AUDÁLIO FILHO

Diante da divulgação de tantas postagens sobre o processo legislativo ocorrido na Câmara Municipal de Garanhuns, com a acusação recorrente de que estariam sendo reduzidos salários e tirando-se direitos dos professores, apresento este esclarecimento a todos aqueles que sabem do meu compromisso com o Bem Comum, a partir de um senso crítico que me leva a mostrar o que de fato foi discutido e votado. 

 1 – O Projeto de Lei 012/2017, do Poder Executivo Municipal, trata do REAJUSTE da grade de vencimentos do Grupo Magistério do Município de Garanhuns. Foi a provado em média, o reajuste linear de 7,64% para todos os níveis, cumprindo o previsto na Lei Federal 11.738/2008, que define o Piso Salarial nacional do Magistério. Portanto, temos REAJUSTE, AUMENTO não redução do Piso Salarial.

 2 – A Lei Federal 11.738/2008 atende ao artigo 206 da Constituição Federal (Emenda Constitucional 53/2006), que estabelece a criação do Piso, que é o vencimento inicial das carreiras de magistério, não englobando a remuneração global com as demais vantagens. O Supremo Tribunal Federal decidiu que o Piso é devido a partir de abril de 2011. O Tribunal de Contas de Pernambuco, em resposta à consulta formulada no Processo TC 1403030-5, conclui que os vencimentos de “todos os profissionais do ensino básico, independente de terem ou não sua carga horária estabelecida em horas/aula, devem ser remunerados observando os ditames da Lei Federal 11.738/2008”; se a carga horária for inferior a 40 horas semanais, o pagamento deverá ser proporcional. 

 3 – Ressalte-se que graças às discussões democráticas nas Comissões da Câmara Municipal, o Poder Executivo garantiu o pagamento do retroativo do REAJUSTE aos meses de janeiro a abril, até porque é um direito assegurado em lei. Também foi assegurado o respeito aos direitos adquiridos por todos os professores nomeados até a Lei Municipal do Plano de Carreiras (artigo 37 da Lei 3.758/2010), inclusive para cargas horárias acima daquelas estabelecidas no provimento do professor, a exemplo dos que são de 200 horas e tem 70 horas ou mais de acréscimo na jornada.

 4 – O Plano de Carreiras do Magistério Municipal, Lei 3.758/2010, estabeleceu duas cargas horárias, Professor I – 150 horas, e Professor II – 200 horas; que é o que foi fixado nos editais dos concursos públicos para provimento de vagas na carreira do Magistério. O Estado de Pernambuco, pela Lei Complementar 154/2010 já havia estabelecido idêntica situação, com a tabela sendo remunerada em reais, e não em horas/aula. A partir de 2011, até 2017, alguns professores receberam a inclusão de 20 a 30 horas, ficando com 170 ou 180 horas, entretanto sem haver previsão legal e sem ato administrativo que referendasse o ato. 

 5 – Sobre carga horária, jornada de trabalho, o Conselho Nacional de Educação – CNE trata no parecer CNE/CEB 18/2012, que define que a Lei 11.738/2008 também estabelece regra única para composição da jornada de trabalho docente em todo País. A jornada será de até 40 horas semanais (proporcional nos demais casos), com no máximo 2/3 de regência em sala de aula, e no mínimo 1/3 de atividades extraclasse (planejamento, correção de provas, etc.). Toda legislação está atendendo ainda, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei 9.394/96, em seu artigo 67. Se um professor tem 30 horas semanais, 20 horas são de regência e 10 horas de atividades. A LDB garante aos estudantes 800 horas anuais, em 200 dias letivos, não se confundindo com os direitos dos professores no que diz respeito às suas jornadas de trabalho. 

 6 – A hora/aula é compreendida sob a ótica do direito dos alunos; a base da jornada do professor é a hora de trabalho, e para o Conselho Nacional de Educação são conceitos diferentes, pois a hora de trabalho é unicamente de 60 minutos, independente da duração das aulas (45,50 ou 60 minutos). Apesar da clareza nas normativas federais e do entendimento do TCE, com base nas decisões do Poder Judiciário; apresentamos, junto com o Vereador Zaqueu Lins, Emenda Supressiva ao PL 012/2017, para que a questão da tabela de 150 horas fosse retirada para uma discussão posterior no seio da Comissão de Revisão do PCC. Emenda esta que foi derrotada. 

 7 – Fala-se em “redução de salário”, o que não está ocorrendo, pois, a aplicação do reajuste de 7,64% é sobre o vencimento inicial, como determina a Lei 11.738/2008. A Constituição Federal, no artigo 37º, determina: “XV - o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I”. Além de ferir-se a isonomia quando alguns professores têm 170/180 horas e a maioria 150. 

 “DESSA FORMA CONCLUO QUE VOTEI PELA LEGALIDADE DO PROJETO ATENDENDO O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO E AS RAZÕES EXPOSTAS NOS 07 ITENS DESTA NOTA, PELA GARANTIA DO REAJUSTE LINEAR E RETROATIVO DE 7,64% PARA TODOS OS NÍVEIS E PELA RETIRADA DA TABELA DE 150 HORAS PARA UMA DISCUSSÃO POSTERIOR NA COMISSÃO DE REVISÃO DO PCC, CONFORME A EMENDA CITADA NO ITEM 06 DESTA MESMA NOTA”

 Finalizo colocando-me a disposição das pessoas de boa fé, que primam pelo equilíbrio em suas colocações e argumentos, que não se valem da agressão e da retórica vazia e desprovida de substância para detratar, fazendo da desinformação um instrumento fascista de desvirtuamento da verdade, e levando tantos, por ignorância, a servirem de inocentes úteis em suas afirmações falaciosas. “O justo vive da fé” (Habacuc 2,4), confio na justiça de Deus, e no auxílio do Paráclito, o Espírito Santo. Agradeço sensibilizado a tantas mensagens, ligações e palavras de solidariedade e entendimento de tantos professores e amigos verdadeiros, que são conscientes desta realidade legal. Afinal, nenhum corporativismo pode ser maior que o Estado Democrático de Direito. 

 Garanhuns, 04 de junho de 2017
 Audálio Ramos Machado, vereador

Recebemos nota enviada pelo vereador Audálio Filho sobre a polêmica votação do reajuste do Piso Nacional da Educação para os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, ocorrida na última sexta-feira, 03 de junho na Câmara Municipal. Confira a íntegra abaixo


NOTA DO VEREADOR AUDÁLIO FILHO

Diante da divulgação de tantas postagens sobre o processo legislativo ocorrido na Câmara Municipal de Garanhuns, com a acusação recorrente de que estariam sendo reduzidos salários e tirando-se direitos dos professores, apresento este esclarecimento a todos aqueles que sabem do meu compromisso com o Bem Comum, a partir de um senso crítico que me leva a mostrar o que de fato foi discutido e votado. 

 1 – O Projeto de Lei 012/2017, do Poder Executivo Municipal, trata do REAJUSTE da grade de vencimentos do Grupo Magistério do Município de Garanhuns. Foi a provado em média, o reajuste linear de 7,64% para todos os níveis, cumprindo o previsto na Lei Federal 11.738/2008, que define o Piso Salarial nacional do Magistério. Portanto, temos REAJUSTE, AUMENTO não redução do Piso Salarial.

 2 – A Lei Federal 11.738/2008 atende ao artigo 206 da Constituição Federal (Emenda Constitucional 53/2006), que estabelece a criação do Piso, que é o vencimento inicial das carreiras de magistério, não englobando a remuneração global com as demais vantagens. O Supremo Tribunal Federal decidiu que o Piso é devido a partir de abril de 2011. O Tribunal de Contas de Pernambuco, em resposta à consulta formulada no Processo TC 1403030-5, conclui que os vencimentos de “todos os profissionais do ensino básico, independente de terem ou não sua carga horária estabelecida em horas/aula, devem ser remunerados observando os ditames da Lei Federal 11.738/2008”; se a carga horária for inferior a 40 horas semanais, o pagamento deverá ser proporcional. 

 3 – Ressalte-se que graças às discussões democráticas nas Comissões da Câmara Municipal, o Poder Executivo garantiu o pagamento do retroativo do REAJUSTE aos meses de janeiro a abril, até porque é um direito assegurado em lei. Também foi assegurado o respeito aos direitos adquiridos por todos os professores nomeados até a Lei Municipal do Plano de Carreiras (artigo 37 da Lei 3.758/2010), inclusive para cargas horárias acima daquelas estabelecidas no provimento do professor, a exemplo dos que são de 200 horas e tem 70 horas ou mais de acréscimo na jornada.

 4 – O Plano de Carreiras do Magistério Municipal, Lei 3.758/2010, estabeleceu duas cargas horárias, Professor I – 150 horas, e Professor II – 200 horas; que é o que foi fixado nos editais dos concursos públicos para provimento de vagas na carreira do Magistério. O Estado de Pernambuco, pela Lei Complementar 154/2010 já havia estabelecido idêntica situação, com a tabela sendo remunerada em reais, e não em horas/aula. A partir de 2011, até 2017, alguns professores receberam a inclusão de 20 a 30 horas, ficando com 170 ou 180 horas, entretanto sem haver previsão legal e sem ato administrativo que referendasse o ato. 

 5 – Sobre carga horária, jornada de trabalho, o Conselho Nacional de Educação – CNE trata no parecer CNE/CEB 18/2012, que define que a Lei 11.738/2008 também estabelece regra única para composição da jornada de trabalho docente em todo País. A jornada será de até 40 horas semanais (proporcional nos demais casos), com no máximo 2/3 de regência em sala de aula, e no mínimo 1/3 de atividades extraclasse (planejamento, correção de provas, etc.). Toda legislação está atendendo ainda, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei 9.394/96, em seu artigo 67. Se um professor tem 30 horas semanais, 20 horas são de regência e 10 horas de atividades. A LDB garante aos estudantes 800 horas anuais, em 200 dias letivos, não se confundindo com os direitos dos professores no que diz respeito às suas jornadas de trabalho. 

 6 – A hora/aula é compreendida sob a ótica do direito dos alunos; a base da jornada do professor é a hora de trabalho, e para o Conselho Nacional de Educação são conceitos diferentes, pois a hora de trabalho é unicamente de 60 minutos, independente da duração das aulas (45,50 ou 60 minutos). Apesar da clareza nas normativas federais e do entendimento do TCE, com base nas decisões do Poder Judiciário; apresentamos, junto com o Vereador Zaqueu Lins, Emenda Supressiva ao PL 012/2017, para que a questão da tabela de 150 horas fosse retirada para uma discussão posterior no seio da Comissão de Revisão do PCC. Emenda esta que foi derrotada. 

 7 – Fala-se em “redução de salário”, o que não está ocorrendo, pois, a aplicação do reajuste de 7,64% é sobre o vencimento inicial, como determina a Lei 11.738/2008. A Constituição Federal, no artigo 37º, determina: “XV - o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I”. Além de ferir-se a isonomia quando alguns professores têm 170/180 horas e a maioria 150. 

 “DESSA FORMA CONCLUO QUE VOTEI PELA LEGALIDADE DO PROJETO ATENDENDO O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO E AS RAZÕES EXPOSTAS NOS 07 ITENS DESTA NOTA, PELA GARANTIA DO REAJUSTE LINEAR E RETROATIVO DE 7,64% PARA TODOS OS NÍVEIS E PELA RETIRADA DA TABELA DE 150 HORAS PARA UMA DISCUSSÃO POSTERIOR NA COMISSÃO DE REVISÃO DO PCC, CONFORME A EMENDA CITADA NO ITEM 06 DESTA MESMA NOTA”

 Finalizo colocando-me a disposição das pessoas de boa fé, que primam pelo equilíbrio em suas colocações e argumentos, que não se valem da agressão e da retórica vazia e desprovida de substância para detratar, fazendo da desinformação um instrumento fascista de desvirtuamento da verdade, e levando tantos, por ignorância, a servirem de inocentes úteis em suas afirmações falaciosas. “O justo vive da fé” (Habacuc 2,4), confio na justiça de Deus, e no auxílio do Paráclito, o Espírito Santo. Agradeço sensibilizado a tantas mensagens, ligações e palavras de solidariedade e entendimento de tantos professores e amigos verdadeiros, que são conscientes desta realidade legal. Afinal, nenhum corporativismo pode ser maior que o Estado Democrático de Direito. 

 Garanhuns, 04 de junho de 2017
 Audálio Ramos Machado, vereador

domingo, 4 de junho de 2017

Prefeitura de Garanhuns resolve problema e iluminação de ruas do Jardim Petrópolis volta à normalidade

 Prefeitura de Garanhuns resolve problema e iluminação de ruas do Jardim Petrópolis volta à normalidade

Moradores do Jardim Petrópolis entraram novamente em contato com o blog no início da noite de ontem, 03 de junho, para informar que a iluminação do bairro voltou ao normal. 

Desde domingo passado algumas ruas da comunidade estava às escuras causando transtornos a quem ali reside. Ainda segundo os moradores, a luz nas ruas foi restabelecida no sábado. Já a Prefeitura de Garanhuns continua afirmando que o problema já havia sido resolvido na sexta, 02 de junho, como informado anteriormente pela assessoria de imprensa do Governo Municipal. Tenha sido sexta, ou tenha sido sábado, o mais importante é que a situação foi solucionada e a população pode, enfim, voltar a circular pelas ruas à noite sem medo de ser assaltada. 

Registramos também, em que pese a divergência de datas, o empenho do Setor de Iluminação do município que, como enfatizaram os próprios moradores, esteve sexta e sábado trabalhando diuturnamente para resolver o problema mostrando profissionalismo e compromisso com a comunidade. 


SEGUE ABAIXO  ALGUMAS FOTOS ENVIADAS PELA PREFEITURA DE GARANHUNS APÓS A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA.
Rua Voluntários da Pátria

Rua Cantora Iara Lins

Rua Coelho Neto

Rua dos Emboabas

Rua Hortênsia Ferreira de Melo

Rua Jânio Quadros

Rua Jornal do Comércio

Rua Pedro Cavalcanti

Moradores do Jardim Petrópolis entraram novamente em contato com o blog no início da noite de ontem, 03 de junho, para informar que a iluminação do bairro voltou ao normal. 

Desde domingo passado algumas ruas da comunidade estava às escuras causando transtornos a quem ali reside. Ainda segundo os moradores, a luz nas ruas foi restabelecida no sábado. Já a Prefeitura de Garanhuns continua afirmando que o problema já havia sido resolvido na sexta, 02 de junho, como informado anteriormente pela assessoria de imprensa do Governo Municipal. Tenha sido sexta, ou tenha sido sábado, o mais importante é que a situação foi solucionada e a população pode, enfim, voltar a circular pelas ruas à noite sem medo de ser assaltada. 

Registramos também, em que pese a divergência de datas, o empenho do Setor de Iluminação do município que, como enfatizaram os próprios moradores, esteve sexta e sábado trabalhando diuturnamente para resolver o problema mostrando profissionalismo e compromisso com a comunidade. 


SEGUE ABAIXO  ALGUMAS FOTOS ENVIADAS PELA PREFEITURA DE GARANHUNS APÓS A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA.
Rua Voluntários da Pátria

Rua Cantora Iara Lins

Rua Coelho Neto

Rua dos Emboabas

Rua Hortênsia Ferreira de Melo

Rua Jânio Quadros

Rua Jornal do Comércio

Rua Pedro Cavalcanti

Acidente com vítima fatal e homicídio são registrados neste sábado, 03 de junho, em Lajedo

Acidente com vítima fatal e homicídio são registrados neste sábado, 03 de junho, em Lajedo

Lajedo, município distante 34 KM de Garanhuns e situado às margens da BR-423, teve um sábado agitado no setor policial e hospitalar com a ocorrência de um homicídio e um acidente com vítima fatal

ACIDENTE
O acidente ocorreu por volta das 20h00min na BR-423 em frente ao Posto Recanto da Gávea. A vítima foi o agricultor JOSÉ CARLOS DA SILVA, que residia no  Sítio Alto do Meio,Zona Rural de Lajedo. Ele, em companhia de outro homem que não teve o nome informado, trafegavam pela BR em uma carroça de burro sem sinalização quando foi atingido  por uma Hilux  de placa  KKI- 1119. Com o impacto o agricultor acabou não resistindo e vindo a óbito.
 Os ocupantes da Hilux, foram socorridos pelo SAMU ao Hospital Municipal de Lajedo e não correm risco de morte. 

A Policia Rodoviária Federal e a Policia Civil, também compareceram ao local e após os procedimentos legais , o corpo do agricultor morto no acidente foi encaminhado ao IML de Caruaru.

HOMICÍDIO
Já o homicídio ocorreu no início da tarde de ontem na  Travessa Maria Auxiliadora – Bairro Microondas – Lajedo. A vítima é o ex-presidiário  ERINALDO JOÃO DA SILVA, 29 anos, que residia na Rua Felipe Camarão – Centro – Lajedo. De acordo com as informações repassadas por um irmão da vitima, o mesmo era usuário de drogas e havia sido preso pelo crime de roubo. Ele trafegava a pé pelo local quando foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, que atingiram cabeça e costas. Os suspeitos são dois elementos não identificados que estavam em uma moto de cor preta e usavam capacetes.A Policia Militar fez o isolamento da área e acionou a Policia Civil, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao IML de Caruaru.


Lajedo, município distante 34 KM de Garanhuns e situado às margens da BR-423, teve um sábado agitado no setor policial e hospitalar com a ocorrência de um homicídio e um acidente com vítima fatal

ACIDENTE
O acidente ocorreu por volta das 20h00min na BR-423 em frente ao Posto Recanto da Gávea. A vítima foi o agricultor JOSÉ CARLOS DA SILVA, que residia no  Sítio Alto do Meio,Zona Rural de Lajedo. Ele, em companhia de outro homem que não teve o nome informado, trafegavam pela BR em uma carroça de burro sem sinalização quando foi atingido  por uma Hilux  de placa  KKI- 1119. Com o impacto o agricultor acabou não resistindo e vindo a óbito.
 Os ocupantes da Hilux, foram socorridos pelo SAMU ao Hospital Municipal de Lajedo e não correm risco de morte. 

A Policia Rodoviária Federal e a Policia Civil, também compareceram ao local e após os procedimentos legais , o corpo do agricultor morto no acidente foi encaminhado ao IML de Caruaru.

HOMICÍDIO
Já o homicídio ocorreu no início da tarde de ontem na  Travessa Maria Auxiliadora – Bairro Microondas – Lajedo. A vítima é o ex-presidiário  ERINALDO JOÃO DA SILVA, 29 anos, que residia na Rua Felipe Camarão – Centro – Lajedo. De acordo com as informações repassadas por um irmão da vitima, o mesmo era usuário de drogas e havia sido preso pelo crime de roubo. Ele trafegava a pé pelo local quando foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, que atingiram cabeça e costas. Os suspeitos são dois elementos não identificados que estavam em uma moto de cor preta e usavam capacetes.A Policia Militar fez o isolamento da área e acionou a Policia Civil, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao IML de Caruaru.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Dom Moura ganha ambulâncias novas

 Dom Moura ganha ambulâncias novas

O Hospital Dom Moura ganhou no dia de ontem, 01 de junho, duas ambulâncias zero KM. O momento contou com a presença do diretor daquela unidade hospitalar, Luiz Melo, e do Gerente da Casa Civil do Governo do Estado, ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Sivaldo Albino.

"Conforme anunciamos no mês de maio a nossa conquista, hoje foi com grande alegria que participei da entrega ao Hospital Regional Dom Moura de mais duas ambulâncias para servir a população de Garanhuns e do Agreste Meridional.  Assim o HRDM passa a ter três ambulâncias em sua frota, sendo duas USA (Unidade Móvel de Suporte Avançado) e uma Básica. A USA conta com equipamentos para realizar transferências de pacientes graves, essas duas ambulâncias são UTI móvel," disse Sivaldo em nota enviada à imprensa.

O gerente ainda fez questão de agradecer ao Governador Paulo Câmara, ao Secretário de Saúde do Estado Iran Costa, ao Chefe de Gabinete do Governador João Campos e ao Secretário da Civil Antônio Figueira por, segundo ele, terem se empenhado em atender a referida solicitação do Povo de Garanhuns e do Agreste. "Isso fortalece cada vez mais a assistência na saúde na nossa região. Também agradeço o empenho do Dr. Luiz Melo Diretor do HRDM e a Dra. Catarina Tenório Gestora da V GERES pelo trabalho junto aos órgãos sempre buscando uma saúde de melhor qualidade para nossa gente", frisou Albino.


O Hospital Dom Moura ganhou no dia de ontem, 01 de junho, duas ambulâncias zero KM. O momento contou com a presença do diretor daquela unidade hospitalar, Luiz Melo, e do Gerente da Casa Civil do Governo do Estado, ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Sivaldo Albino.

"Conforme anunciamos no mês de maio a nossa conquista, hoje foi com grande alegria que participei da entrega ao Hospital Regional Dom Moura de mais duas ambulâncias para servir a população de Garanhuns e do Agreste Meridional.  Assim o HRDM passa a ter três ambulâncias em sua frota, sendo duas USA (Unidade Móvel de Suporte Avançado) e uma Básica. A USA conta com equipamentos para realizar transferências de pacientes graves, essas duas ambulâncias são UTI móvel," disse Sivaldo em nota enviada à imprensa.

O gerente ainda fez questão de agradecer ao Governador Paulo Câmara, ao Secretário de Saúde do Estado Iran Costa, ao Chefe de Gabinete do Governador João Campos e ao Secretário da Civil Antônio Figueira por, segundo ele, terem se empenhado em atender a referida solicitação do Povo de Garanhuns e do Agreste. "Isso fortalece cada vez mais a assistência na saúde na nossa região. Também agradeço o empenho do Dr. Luiz Melo Diretor do HRDM e a Dra. Catarina Tenório Gestora da V GERES pelo trabalho junto aos órgãos sempre buscando uma saúde de melhor qualidade para nossa gente", frisou Albino.

Moradoras de Garanhuns são presas dentro de ônibus em SP transportando 1,5 kg de pasta base de cocaína

Moradoras de Garanhuns são presas dentro de ônibus em SP transportando 1,5 kg de pasta base de cocaína

Duas donas de casa, de 25 e 26 anos, foram presas em flagrante por tráfico de droga na madrugada desta sexta-feira (2), em Presidente Venceslau. Com elas, a Polícia Militar Rodoviária encontrou dois tabletes de pasta base de cocaína que totalizaram o peso de 1,535 kg. Segundo o Portal G1, que assina a matéria, as duas são  moradoras de Garanhuns (PE). As mulheres eram passageiras de um ônibus que fazia o itinerário Campo Grande (MS)–São Paulo (SP) e foi abordado por volta das 5h, no km 616,500 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Durante a busca pessoal, os policiais localizaram a droga escondida junto ao corpo das mulheres, na região abdominal, debaixo das blusas que vestiam. Segundo a polícia, as indiciadas confessaram que realizavam o transporte da droga de Corumbá (MS) para São Paulo (SP), serviço pelo qual cada uma receberia R$ 1 mil. Além da cocaína, ainda foram apreendidos R$ 1.367,00, duas passagens e dois telefones celulares. A ocorrência foi apresentada à Polícia Civil, em Presidente Venceslau, e as presas seguiram para a Cadeia Feminina de Dracena. A reportagem do G1 não revelou o nome das duas mulheres nem seus endereços em Garanhuns.

Do G1

Duas donas de casa, de 25 e 26 anos, foram presas em flagrante por tráfico de droga na madrugada desta sexta-feira (2), em Presidente Venceslau. Com elas, a Polícia Militar Rodoviária encontrou dois tabletes de pasta base de cocaína que totalizaram o peso de 1,535 kg. Segundo o Portal G1, que assina a matéria, as duas são  moradoras de Garanhuns (PE). As mulheres eram passageiras de um ônibus que fazia o itinerário Campo Grande (MS)–São Paulo (SP) e foi abordado por volta das 5h, no km 616,500 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Durante a busca pessoal, os policiais localizaram a droga escondida junto ao corpo das mulheres, na região abdominal, debaixo das blusas que vestiam. Segundo a polícia, as indiciadas confessaram que realizavam o transporte da droga de Corumbá (MS) para São Paulo (SP), serviço pelo qual cada uma receberia R$ 1 mil. Além da cocaína, ainda foram apreendidos R$ 1.367,00, duas passagens e dois telefones celulares. A ocorrência foi apresentada à Polícia Civil, em Presidente Venceslau, e as presas seguiram para a Cadeia Feminina de Dracena. A reportagem do G1 não revelou o nome das duas mulheres nem seus endereços em Garanhuns.

Do G1

Em Garanhuns, magistrados debatem melhorias na prestação jurisdicional

Em Garanhuns, magistrados debatem melhorias na prestação jurisdicional


O Fórum Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, no Agreste pernambucano, recebeu a quarta edição do projeto Encontros Regionais. Realizado em 26 de maio, o evento reuniu magistrados de Águas Belas, Brejão, Saloá, Angelim, Canhotinho, Arcoverde, Bom Conselho, Correntes, Calçado, Jupi, Palmeirinha, Garanhuns, Iati, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Jurema, Lagoa do Ouro, Pedra, Venturosa, São João e Sertânia em debates sobre questões administrativas e boas práticas jurisdicionais. 

“Buscamos conhecer as dificuldades enfrentadas na Comarca de Garanhuns e redondezas, a fim de que possamos alcançar soluções e oferecer as condições necessárias para melhor prestação jurisdicional. Os magistrados demonstraram grande interesse em participar do projeto, e tenho certeza de que vamos construir juntos as alternativas para a superação dos desafios apresentados, especialmente nas áreas de infraestrutura, pessoal e atividade judicial”, declarou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo.

Além do presidente Leopoldo Raposo, o evento contou com a participação do corregedor-geral do Judiciário pernambucano, desembargador Antônio de Melo e Lima; do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), juiz Emanuel Bonfim; do assessor da Presidência do TJPE, juiz João Targino; dos assessores da Corregedoria Geral da Justiça, juízes Sandra Beltrão, Marcus Vinícius e José Anchieta; do diretor do Foro de Garanhuns, juiz Márcio Bastos Sá Barretto; e do juiz José Raimundo dos Santos Costa.

Para esclarecimentos de dúvidas dos participantes, também estiveram presentes representantes de diversos setores do TJPE. Foram eles, além da Presidência: Diretoria Geral, Diretoria de Engenharia e Arquitetura, Diretoria de Infraestrutura, Secretaria Judiciária, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Assistência Policial Militar e Civil, Assessoria de Cerimonial e Assessoria de Comunicação Social.

O projeto Encontros Regionais visa a estabelecer um diálogo entre a administração do TJPE e as comarcas de Pernambuco. Até o momento, já foram visitadas as cidades de Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e, recentemente, Garanhuns. A próxima reunião acontece em Gravatá, também no Agreste, em 15 de junho.


O Fórum Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, no Agreste pernambucano, recebeu a quarta edição do projeto Encontros Regionais. Realizado em 26 de maio, o evento reuniu magistrados de Águas Belas, Brejão, Saloá, Angelim, Canhotinho, Arcoverde, Bom Conselho, Correntes, Calçado, Jupi, Palmeirinha, Garanhuns, Iati, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Jurema, Lagoa do Ouro, Pedra, Venturosa, São João e Sertânia em debates sobre questões administrativas e boas práticas jurisdicionais. 

“Buscamos conhecer as dificuldades enfrentadas na Comarca de Garanhuns e redondezas, a fim de que possamos alcançar soluções e oferecer as condições necessárias para melhor prestação jurisdicional. Os magistrados demonstraram grande interesse em participar do projeto, e tenho certeza de que vamos construir juntos as alternativas para a superação dos desafios apresentados, especialmente nas áreas de infraestrutura, pessoal e atividade judicial”, declarou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo.

Além do presidente Leopoldo Raposo, o evento contou com a participação do corregedor-geral do Judiciário pernambucano, desembargador Antônio de Melo e Lima; do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), juiz Emanuel Bonfim; do assessor da Presidência do TJPE, juiz João Targino; dos assessores da Corregedoria Geral da Justiça, juízes Sandra Beltrão, Marcus Vinícius e José Anchieta; do diretor do Foro de Garanhuns, juiz Márcio Bastos Sá Barretto; e do juiz José Raimundo dos Santos Costa.

Para esclarecimentos de dúvidas dos participantes, também estiveram presentes representantes de diversos setores do TJPE. Foram eles, além da Presidência: Diretoria Geral, Diretoria de Engenharia e Arquitetura, Diretoria de Infraestrutura, Secretaria Judiciária, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Assistência Policial Militar e Civil, Assessoria de Cerimonial e Assessoria de Comunicação Social.

O projeto Encontros Regionais visa a estabelecer um diálogo entre a administração do TJPE e as comarcas de Pernambuco. Até o momento, já foram visitadas as cidades de Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e, recentemente, Garanhuns. A próxima reunião acontece em Gravatá, também no Agreste, em 15 de junho.

MORADORES QUEREM LUZ: Ruas do bairro Jardim Petrópolis continuam às escuras após Prefeitura de Garanhuns ter dito que havia resolvido o problema

MORADORES QUEREM LUZ: Ruas do bairro Jardim Petrópolis continuam às escuras após Prefeitura de Garanhuns ter dito que havia resolvido o problema
Rua Jornal do Comércio na noite desta sexta, 02 de junho

Continua complicada a situação dos moradores do bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns, no que se refere ao breu em que se transformou o bairro quando, desde domingo, as luminárias de diversas ruas pararam de funcionar. 

O blog, atendendo a um pleito de alguns moradores, publicou uma matéria sobre o assunto na manhã de hoje, ao mesmo tempo que buscou informações junto à prefeitura quanto às providências que haviam sido tomadas. Do setor de iluminação, ouvimos a informação que, das quatro ruas às escuras, três já tinham tido o problema solucionado ontem, restando apenas uma para hoje. Só que não.  Os técnicos do setor de iluminação do município até foram ao local nesta sexta, 02 de junho, como haviam prometido, e até realizaram um conserto, entretanto as lâmpadas acenderam durante o dia, mas a noite não.  A situação na Rua Felipe Camarão também não é muito diferente e a via continua com os postes apagados. 

Sobre a informação de que a iluminação de três das quatro ruas teria sido restaurada ontem, 01 de junho, a moradora Mari Santos Arcoverde contesta. "Eu acho que é mentira porque as mesmas ruas que estavam às escuras ontem estão às escuras hoje. É uma falta de respeito absurda com esta comunidade," disse Mari, revoltada.  "Não podemos sequer sair à noite com medo de assalto", desabafou uma jovem residente na Rua Jornal do Comercio. 

Diante da manutenção do problema, mesmo com a promessa de que seria solucionado hoje, pondo fim ao drama dos habitantes do Jardim Petrópolis, o V&C entrou novamente em contato com a prefeitura e reiterou a solicitação para que o conserto seja efetuado. A comunidade, que paga a taxa de iluminação pública todos os meses, está tendo seu direito de ir e vir prejudicado por conta da escuridão. Sem contar que seis dias (a escuridão perdura desde domingo) é tempo mais do que suficiente para que o problema tivesse sido identificado e sanado. QUE HAJA LUZ

Rua Felipe Camarão, sexta-feira à noite

Rua Jornal do Comércio na noite desta sexta, 02 de junho

Continua complicada a situação dos moradores do bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns, no que se refere ao breu em que se transformou o bairro quando, desde domingo, as luminárias de diversas ruas pararam de funcionar. 

O blog, atendendo a um pleito de alguns moradores, publicou uma matéria sobre o assunto na manhã de hoje, ao mesmo tempo que buscou informações junto à prefeitura quanto às providências que haviam sido tomadas. Do setor de iluminação, ouvimos a informação que, das quatro ruas às escuras, três já tinham tido o problema solucionado ontem, restando apenas uma para hoje. Só que não.  Os técnicos do setor de iluminação do município até foram ao local nesta sexta, 02 de junho, como haviam prometido, e até realizaram um conserto, entretanto as lâmpadas acenderam durante o dia, mas a noite não.  A situação na Rua Felipe Camarão também não é muito diferente e a via continua com os postes apagados. 

Sobre a informação de que a iluminação de três das quatro ruas teria sido restaurada ontem, 01 de junho, a moradora Mari Santos Arcoverde contesta. "Eu acho que é mentira porque as mesmas ruas que estavam às escuras ontem estão às escuras hoje. É uma falta de respeito absurda com esta comunidade," disse Mari, revoltada.  "Não podemos sequer sair à noite com medo de assalto", desabafou uma jovem residente na Rua Jornal do Comercio. 

Diante da manutenção do problema, mesmo com a promessa de que seria solucionado hoje, pondo fim ao drama dos habitantes do Jardim Petrópolis, o V&C entrou novamente em contato com a prefeitura e reiterou a solicitação para que o conserto seja efetuado. A comunidade, que paga a taxa de iluminação pública todos os meses, está tendo seu direito de ir e vir prejudicado por conta da escuridão. Sem contar que seis dias (a escuridão perdura desde domingo) é tempo mais do que suficiente para que o problema tivesse sido identificado e sanado. QUE HAJA LUZ

Rua Felipe Camarão, sexta-feira à noite

CHUVAS: Abastecimento de Águas Belas e Terezinha sai do colapso e população volta a ter água nas torneiras

CHUVAS: Abastecimento de Águas Belas e Terezinha sai do colapso e população volta a ter água nas torneiras
Barragem que abastece Terezinha

As chuvas também retiraram do colapso mais duas cidades localizadas na região do Agreste Meridional. A população de Águas Belas, com cerca de 28 mil habitantes, voltou a ser abastecida pela rede. O sistema de distribuição de água que atende a cidade está operando com 50% da capacidade desde que a Barragem de Comunaty passou a verter, e a Barragem de Lamarão regularizou o seu nível. A Compesa também vai retomar, na próxima semana, a distribuição de água para os 4 mil moradores de Terezinha, localizada na região do Agreste Meridional. A Barragem Massaranduba, responsável em fornecer água para a cidade, registra agora 30% de sua capacidade de acumulação, que é de 383 mil metros cúbicos de água.
Barragem que abastece Terezinha

As chuvas também retiraram do colapso mais duas cidades localizadas na região do Agreste Meridional. A população de Águas Belas, com cerca de 28 mil habitantes, voltou a ser abastecida pela rede. O sistema de distribuição de água que atende a cidade está operando com 50% da capacidade desde que a Barragem de Comunaty passou a verter, e a Barragem de Lamarão regularizou o seu nível. A Compesa também vai retomar, na próxima semana, a distribuição de água para os 4 mil moradores de Terezinha, localizada na região do Agreste Meridional. A Barragem Massaranduba, responsável em fornecer água para a cidade, registra agora 30% de sua capacidade de acumulação, que é de 383 mil metros cúbicos de água.

NÍVEL DAS BARRAGENS, DIA A DIA: Inhumas chega a 67% de sua capacidade e Cajueiro alcança mais da metade do seu volume total de armazenamento, diz Compesa

NÍVEL DAS BARRAGENS, DIA A DIA: Inhumas chega a 67% de sua capacidade e Cajueiro alcança mais da metade do seu volume total de armazenamento, diz Compesa
Barragem do Cajueiro

Os três mananciais que atendem as cidades de Garanhuns, Angelim e São João, no Agreste Meridional, tiveram boa recuperação dos níveis de acumulação com as chuvas que caíram na região, na última semana. A maior beneficiada foi a Barragem de Inhumas, que estava em colapso. Com capacidade de armazenar 6,9 milhões de metros cúbicos de água, a barragem aumentou 62% do seu volume e registra 67% de reservação de água. A Barragem do Cajueiro - o maior reservatório do sistema - tem condições de armazenar até 14,5 milhões de metros cúbicos de água - passou de 43% para 55% de sua capacidade total, enquanto que Mundaú recebeu um incremento de 38,23% no seu nível e apresenta agora 88,4% de acumulação.

Embora os níveis dos mananciais tenham melhorado, o calendário de abastecimento de água em Garanhuns permanece. "Precisamos ser cautelosos, porque ainda iremos enfrentar o período de estiagem, e as previsões de chuvas para 2017 é que serão abaixo da média histórica. Se, até o final de junho, as barragens alcançarem 100% de acumulação, podemos pensar em retirar a cidade do rodízio no mês de julho", explica Igor Galindo, gerente de Unidade de Negócios da Compesa. De toda forma, segundo o gerente, a população de Garanhuns já deve sentir uma mudança no abastecimento, pois a melhora dos níveis das barragens possibilita aumentar em 25% a vazão para a distribuição de água. Isso significa que nos três dias de abastecimento previstos no calendário para cada área, o cliente receberá um volume maior de água no período.

Outra boa notícia é que o Sistema de Abastecimento de Garanhuns já está operando com as três barragens novamente. No último sábado (27), o sistema foi paralisado em função das fortes chuvas que danificaram equipamentos das unidades operacionais do Cajueiro e Inhumas. Cajueiro e Mundaú - que atua de forma integrada aos demais - já voltaram a funcionar com 100% da capacidade, enquanto que Inhumas está operando com apenas um conjunto de motorbomba. A Compesa ainda trabalha para recuperar um motor e duas bombas para que o funcionamento desta unidade seja normalizado. Além de Garanhuns, o sistema atende Angelim, São João e o distrito de São Pedro.




Barragem do Cajueiro

Os três mananciais que atendem as cidades de Garanhuns, Angelim e São João, no Agreste Meridional, tiveram boa recuperação dos níveis de acumulação com as chuvas que caíram na região, na última semana. A maior beneficiada foi a Barragem de Inhumas, que estava em colapso. Com capacidade de armazenar 6,9 milhões de metros cúbicos de água, a barragem aumentou 62% do seu volume e registra 67% de reservação de água. A Barragem do Cajueiro - o maior reservatório do sistema - tem condições de armazenar até 14,5 milhões de metros cúbicos de água - passou de 43% para 55% de sua capacidade total, enquanto que Mundaú recebeu um incremento de 38,23% no seu nível e apresenta agora 88,4% de acumulação.

Embora os níveis dos mananciais tenham melhorado, o calendário de abastecimento de água em Garanhuns permanece. "Precisamos ser cautelosos, porque ainda iremos enfrentar o período de estiagem, e as previsões de chuvas para 2017 é que serão abaixo da média histórica. Se, até o final de junho, as barragens alcançarem 100% de acumulação, podemos pensar em retirar a cidade do rodízio no mês de julho", explica Igor Galindo, gerente de Unidade de Negócios da Compesa. De toda forma, segundo o gerente, a população de Garanhuns já deve sentir uma mudança no abastecimento, pois a melhora dos níveis das barragens possibilita aumentar em 25% a vazão para a distribuição de água. Isso significa que nos três dias de abastecimento previstos no calendário para cada área, o cliente receberá um volume maior de água no período.

Outra boa notícia é que o Sistema de Abastecimento de Garanhuns já está operando com as três barragens novamente. No último sábado (27), o sistema foi paralisado em função das fortes chuvas que danificaram equipamentos das unidades operacionais do Cajueiro e Inhumas. Cajueiro e Mundaú - que atua de forma integrada aos demais - já voltaram a funcionar com 100% da capacidade, enquanto que Inhumas está operando com apenas um conjunto de motorbomba. A Compesa ainda trabalha para recuperar um motor e duas bombas para que o funcionamento desta unidade seja normalizado. Além de Garanhuns, o sistema atende Angelim, São João e o distrito de São Pedro.