E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

sexta-feira, 2 de junho de 2017

DIA TRISTE PARA A EDUCAÇÃO: Sob vaias e muita revolta, Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei do Governo Municipal de Garanhuns que retira direito dos professores

DIA TRISTE PARA A EDUCAÇÃO: Sob vaias e muita revolta, Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei do Governo Municipal de Garanhuns que retira direito dos professores
Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns em protesto na Câmara de Vereadores

Os professores de Garanhuns viveram um dia triste no plenário da Câmara Municipal. Eles ocuparam na manhã de hoje, 02 de junho, as galerias da Casa para acompanhar a votação do Projeto de Lei 012/2017, oriundo do Executivo Municipal, que foi aprovado por 11 votos a favor e apenas dois contra (Tonho de Belo e Professor Márcio).  

A proposta, ao mesmo tempo que implanta o reajuste do piso, faz modificações profundas no mecanismo de hora-aula da categoria porque retira 30 horas de atividade extra-classe, conquista que os educadores haviam incorporado desde 2010.  Com a supressão, professores de nível I, por exemplo, que tinham uma carga de trabalho de 180 horas mensais, perdem as 30 de atividade extra-classe, o que consequentemente acarreta perdas salariais aos seus já defasados vencimentos.
Professores assistiram incrédulos a aprovação de projeto de lei prejudicial à categoria

O polêmico projeto de lei  foi enviado à Câmara uma semana depois de o prefeito Izaías Régis ter ido às rádios anunciar que concederia o reajuste de 7,64% referente ao piso, de maneira linear.  A comemoração durou pouco. No dia 09 de maio, uma semana depois da entrevista de Régis, a proposta com as modificações que retirava direitos da categoria foi enviada à Câmara Municipal, para surpresa de todos. A partir daí, o projeto passou a ser discutido nas comissões, onde tramitou por 22 dias até ser aprovado e seguir para o plenário. 

Para azedar de vez as relações entre professores e Governo Municipal, o prefeito Izaías Régis, alegando demora na aprovação do projeto, baixou o Decreto 028/2017, retirando, (na canetada), as horas de atividade extra-classe e determinando o pagamento proporcional do reajuste aos professores nivel I. 

"Saímos todos sem ação. No município de Garanhuns nunca vimos tanta desvalorização por parte do executivo e do legislativo. Tínhamos esperança que os vereadores fossem a nosso favor, ou seja, pela educação, mas não. O sentimento é de desvalorização e de muita tristeza em saber que para os vereadores não somos nada", disse uma professora que acompanhou a votação. Ela ainda revelou que, com a supressão das 30 horas-aula, a perda salarial chega a 312 reais. "Para os que têm dois vínculos, o prejuízo dobra", reforçou
Galerias  da Câmara Municipal ficaram lotadas de
professores na manhã desta sexta, 02 de junho


Tonho de Belo, um dos dois parlamentares que votou a favor dos professores, contra o Executivo, disse que desde o começo estava contra o projeto e não seria nesta sexta-feira que iria mudar de posição. Ele foi ovacionado pelos professores pela sua posição.

A votação foi tumultuada e muitos professores saíram chorando após a aprovação do projeto de lei. Uma emenda supressiva apresentada pelo vereador Zaqueu, favorável aos professores, foi rejeitada, sendo a proposta aprovada como veio do Executivo.  "Izaías Régis é uma vergonha para Garanhuns. Ele não nos representa e esses vereadores fazem o que ele manda", disse um educador em entrevista à Rádio 87 FM. 

Com a derrota, a categoria agora deposita suas esperanças em uma ação impetrada pelo SINPRO  junto à Justiça pleiteando a inconstitucionalidade da lei do reajuste do piso, que deve ser sancionada pelo prefeito Izaías nos próximos dias. Uma greve geral dos professores também não está descartada já que um dos coros que a classe entoou nas galerias do plenário da Câmara como forma de pressionar os vereadores foi: "Se o projeto passar, as escolas vão parar".

VEJA COMO VOTOU CADA VEREADOR

A FAVOR:
Ary Júnior (PTB)
Alcindo Correia (PCdoB)
Audálio Filho ( PSDC)
Betânia da Ação Social (PTB)
Carla de Zé de Vilaço (PTB)
Daniel da Saúde (PSC)
Gersinho Filho (PTB)
Gil PM (PSC)
Luzia da Saúde (PTB)
Luiz Leite (PTB)
Zaqueu Naum (PRB)

CONTRA
Tonho de Belo (PSDB)
Professor Márcio (PHS)



Sinpro ingressou na Justiça pedindo inconstitucionalidade
 de Projeto de Lei da Prefeitura de Garanhuns

Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns em protesto na Câmara de Vereadores

Os professores de Garanhuns viveram um dia triste no plenário da Câmara Municipal. Eles ocuparam na manhã de hoje, 02 de junho, as galerias da Casa para acompanhar a votação do Projeto de Lei 012/2017, oriundo do Executivo Municipal, que foi aprovado por 11 votos a favor e apenas dois contra (Tonho de Belo e Professor Márcio).  

A proposta, ao mesmo tempo que implanta o reajuste do piso, faz modificações profundas no mecanismo de hora-aula da categoria porque retira 30 horas de atividade extra-classe, conquista que os educadores haviam incorporado desde 2010.  Com a supressão, professores de nível I, por exemplo, que tinham uma carga de trabalho de 180 horas mensais, perdem as 30 de atividade extra-classe, o que consequentemente acarreta perdas salariais aos seus já defasados vencimentos.
Professores assistiram incrédulos a aprovação de projeto de lei prejudicial à categoria

O polêmico projeto de lei  foi enviado à Câmara uma semana depois de o prefeito Izaías Régis ter ido às rádios anunciar que concederia o reajuste de 7,64% referente ao piso, de maneira linear.  A comemoração durou pouco. No dia 09 de maio, uma semana depois da entrevista de Régis, a proposta com as modificações que retirava direitos da categoria foi enviada à Câmara Municipal, para surpresa de todos. A partir daí, o projeto passou a ser discutido nas comissões, onde tramitou por 22 dias até ser aprovado e seguir para o plenário. 

Para azedar de vez as relações entre professores e Governo Municipal, o prefeito Izaías Régis, alegando demora na aprovação do projeto, baixou o Decreto 028/2017, retirando, (na canetada), as horas de atividade extra-classe e determinando o pagamento proporcional do reajuste aos professores nivel I. 

"Saímos todos sem ação. No município de Garanhuns nunca vimos tanta desvalorização por parte do executivo e do legislativo. Tínhamos esperança que os vereadores fossem a nosso favor, ou seja, pela educação, mas não. O sentimento é de desvalorização e de muita tristeza em saber que para os vereadores não somos nada", disse uma professora que acompanhou a votação. Ela ainda revelou que, com a supressão das 30 horas-aula, a perda salarial chega a 312 reais. "Para os que têm dois vínculos, o prejuízo dobra", reforçou
Galerias  da Câmara Municipal ficaram lotadas de
professores na manhã desta sexta, 02 de junho


Tonho de Belo, um dos dois parlamentares que votou a favor dos professores, contra o Executivo, disse que desde o começo estava contra o projeto e não seria nesta sexta-feira que iria mudar de posição. Ele foi ovacionado pelos professores pela sua posição.

A votação foi tumultuada e muitos professores saíram chorando após a aprovação do projeto de lei. Uma emenda supressiva apresentada pelo vereador Zaqueu, favorável aos professores, foi rejeitada, sendo a proposta aprovada como veio do Executivo.  "Izaías Régis é uma vergonha para Garanhuns. Ele não nos representa e esses vereadores fazem o que ele manda", disse um educador em entrevista à Rádio 87 FM. 

Com a derrota, a categoria agora deposita suas esperanças em uma ação impetrada pelo SINPRO  junto à Justiça pleiteando a inconstitucionalidade da lei do reajuste do piso, que deve ser sancionada pelo prefeito Izaías nos próximos dias. Uma greve geral dos professores também não está descartada já que um dos coros que a classe entoou nas galerias do plenário da Câmara como forma de pressionar os vereadores foi: "Se o projeto passar, as escolas vão parar".

VEJA COMO VOTOU CADA VEREADOR

A FAVOR:
Ary Júnior (PTB)
Alcindo Correia (PCdoB)
Audálio Filho ( PSDC)
Betânia da Ação Social (PTB)
Carla de Zé de Vilaço (PTB)
Daniel da Saúde (PSC)
Gersinho Filho (PTB)
Gil PM (PSC)
Luzia da Saúde (PTB)
Luiz Leite (PTB)
Zaqueu Naum (PRB)

CONTRA
Tonho de Belo (PSDB)
Professor Márcio (PHS)



Sinpro ingressou na Justiça pedindo inconstitucionalidade
 de Projeto de Lei da Prefeitura de Garanhuns

Ruas do Bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns, estão às escuras desde domingo, denuncia moradora

Ruas do Bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns, estão às escuras desde domingo, denuncia moradora

Uma moradora do bairro Jardim Petrópolis entrou em contato com o blog para denunciar uma situação que já persiste desde o último domingo, 28 de maio, no referido bairro. Segundo ela, algumas ruas estão às escuras, o que vem causando transtornos para a população. "Gostaria de comunicar (como se já não soubessem) aos órgãos responsáveis que Jardim Petrópolis encontra_se às escuras desde domingo. Acredito que deve haver motivos muito FORTES pra que esse problema não tenha sido solucionado porém, com a segurança toda que estamos tendo na claridade da nossa cidade, nós estamos sem sair de casa, nesse breu em que o nosso bairro se tornou," disse a moradora Maria dos Santos Arcoverde, em mensagem enviada ao blog. Indagada sobre a situação, a Prefeitura de Garanhuns afirmou que são quatro as ruas às escuras no Jardim Petrópolis e que o Setor de Iluminação do Município já havia resolvido o problema em três delas, restando uma rua para ser solucionada nesta sexta, 02 de junho. 


Uma moradora do bairro Jardim Petrópolis entrou em contato com o blog para denunciar uma situação que já persiste desde o último domingo, 28 de maio, no referido bairro. Segundo ela, algumas ruas estão às escuras, o que vem causando transtornos para a população. "Gostaria de comunicar (como se já não soubessem) aos órgãos responsáveis que Jardim Petrópolis encontra_se às escuras desde domingo. Acredito que deve haver motivos muito FORTES pra que esse problema não tenha sido solucionado porém, com a segurança toda que estamos tendo na claridade da nossa cidade, nós estamos sem sair de casa, nesse breu em que o nosso bairro se tornou," disse a moradora Maria dos Santos Arcoverde, em mensagem enviada ao blog. Indagada sobre a situação, a Prefeitura de Garanhuns afirmou que são quatro as ruas às escuras no Jardim Petrópolis e que o Setor de Iluminação do Município já havia resolvido o problema em três delas, restando uma rua para ser solucionada nesta sexta, 02 de junho. 

quinta-feira, 1 de junho de 2017

2º Festival Cultural de Paranatama acontece dia 14 de junho

2º Festival Cultural de Paranatama acontece dia 14 de junho

A Casa da Cultura em Paranatama, em parceria com a Prefeitura municipal e a Secretaria de meio ambiente e turismo, irá promover no dia 14 de junho, o 2º Festival Cultural. O Evento terá inicio às nove horas da manhã, com a inauguração do palhoção, na praça central da cidade. Durante o dia todo, acontecerá apresentações culturais diversas e a partir das 18 horas, terá inicio a apresentação das quadrilhas, na quadra poliesportiva municipal. Duas quadrilhas do município irão se apresentar. A anfitriã Quadrilha Raízes do Nordeste da Casa da Cultura, e a Quadrilha Raio de Luz. Também estarão se apresentando quadrilhas convidas, Quadrilha Filhos de Lampião da cidade de Correntes, Quadrilha Pé na Roça da cidade de São João, Quadrilha Candeeiro Encantado da cidade de Jupi e a Quadrilha Luminar da cidade de Garanhuns. Para finalizar a noite, as 22 horas, terá um grande show, com a cantora Kiara Ribeiro.

Fonte: Agreste News

A Casa da Cultura em Paranatama, em parceria com a Prefeitura municipal e a Secretaria de meio ambiente e turismo, irá promover no dia 14 de junho, o 2º Festival Cultural. O Evento terá inicio às nove horas da manhã, com a inauguração do palhoção, na praça central da cidade. Durante o dia todo, acontecerá apresentações culturais diversas e a partir das 18 horas, terá inicio a apresentação das quadrilhas, na quadra poliesportiva municipal. Duas quadrilhas do município irão se apresentar. A anfitriã Quadrilha Raízes do Nordeste da Casa da Cultura, e a Quadrilha Raio de Luz. Também estarão se apresentando quadrilhas convidas, Quadrilha Filhos de Lampião da cidade de Correntes, Quadrilha Pé na Roça da cidade de São João, Quadrilha Candeeiro Encantado da cidade de Jupi e a Quadrilha Luminar da cidade de Garanhuns. Para finalizar a noite, as 22 horas, terá um grande show, com a cantora Kiara Ribeiro.

Fonte: Agreste News

Maio Amarelo é encerrado com grande ação em Garanhuns

Maio Amarelo é encerrado com grande ação em Garanhuns

O frio e a garoa de Garanhuns, nesta manhã de quarta-feira (31), não foram empecilhos para a ação do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM) e outros veículos terrestres, no encerramento da campanha Maio Amarelo Regional, muito pelo contrário, o clima, que é uma referência turística do município, tornou a campanha mais alegre e próxima das pessoas que trafegavam pelo centro da cidade.

Com participação de instituições como Polícia Rodoviária Federal, Operação Lei Seca, 9º BPM, Bombeiros, SAMU Garanhuns, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hospital Regional Dom Moura (HRM), 71 BI Mtz, Ciretran, Honda Colinas Motor, Senac, Coordenações da V Gerência Regional de Saúde (Geres), entre outras, foram oferecidos diversos serviços no Espaço Colunata, centro comercial de Garanhuns.

Residentes do HRM e a da V Geres realizaram atividades educativas diretamente com pedestres e motoristas. Em um dos destaques, o SAMU simulou o atendimento a um acidentado de motocicleta, demonstrando de forma técnica como devem ser feitos os procedimentos do socorro à vítima. A Secretaria Municipal de Saúde fez testes de taxa de glicose e aferimento de pressão, além de outros serviços, todos de forma gratuita.

A gestora da V Geres, Dra. Catarina Tenório, presidente do CRPAM, participou das ações, que foram coordenadas por Eliel Duarte, Coordenador de Educação em Saúde.

MAIO AMARELO REGIONAL: Durante todo o mês aconteceram atividades educativas, com participação das instituições, em escolas, com palestras, apresentações de vídeo, e outros, e teve também fiscalização ostensiva, com a Operação Lei Seca, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran-PE, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), entre outras instituições participantes do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto.

O frio e a garoa de Garanhuns, nesta manhã de quarta-feira (31), não foram empecilhos para a ação do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM) e outros veículos terrestres, no encerramento da campanha Maio Amarelo Regional, muito pelo contrário, o clima, que é uma referência turística do município, tornou a campanha mais alegre e próxima das pessoas que trafegavam pelo centro da cidade.

Com participação de instituições como Polícia Rodoviária Federal, Operação Lei Seca, 9º BPM, Bombeiros, SAMU Garanhuns, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hospital Regional Dom Moura (HRM), 71 BI Mtz, Ciretran, Honda Colinas Motor, Senac, Coordenações da V Gerência Regional de Saúde (Geres), entre outras, foram oferecidos diversos serviços no Espaço Colunata, centro comercial de Garanhuns.

Residentes do HRM e a da V Geres realizaram atividades educativas diretamente com pedestres e motoristas. Em um dos destaques, o SAMU simulou o atendimento a um acidentado de motocicleta, demonstrando de forma técnica como devem ser feitos os procedimentos do socorro à vítima. A Secretaria Municipal de Saúde fez testes de taxa de glicose e aferimento de pressão, além de outros serviços, todos de forma gratuita.

A gestora da V Geres, Dra. Catarina Tenório, presidente do CRPAM, participou das ações, que foram coordenadas por Eliel Duarte, Coordenador de Educação em Saúde.

MAIO AMARELO REGIONAL: Durante todo o mês aconteceram atividades educativas, com participação das instituições, em escolas, com palestras, apresentações de vídeo, e outros, e teve também fiscalização ostensiva, com a Operação Lei Seca, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran-PE, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), entre outras instituições participantes do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto.

Secretária Adjunta assume interinamente a pasta da Saúde em Garanhuns

Secretária Adjunta assume interinamente a pasta da Saúde em Garanhuns

O prefeito Izaías Régis, assinou hoje a portaria nomeando, a partir deste dia 1º de junho, Shisneyda Furtado no comando interino da Secretaria de Saúde de Garanhuns. Desde janeiro deste ano, Shisneyda estava à frente da Secretaria Executiva de Saúde, cargo correspondente ao de secretário adjunto. A portaria 1189/2017 do Gabinete do Prefeito, que oficializa a nomeação​,​ vai ser publicada na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta sexta-feira (2).

Shysneyda Furtado substitui Alfredo de Góis, que entregou o cargo no início de maio, quando à época informou que ficaria na pasta até o dia 31 de maio, data que oficialmente deixou a pasta. O ex-secretário ficou como titular da pasta da Saúde por dois anos, e também foi gestor da pasta de Administração por dois anos e meio.

O prefeito Izaías Régis, assinou hoje a portaria nomeando, a partir deste dia 1º de junho, Shisneyda Furtado no comando interino da Secretaria de Saúde de Garanhuns. Desde janeiro deste ano, Shisneyda estava à frente da Secretaria Executiva de Saúde, cargo correspondente ao de secretário adjunto. A portaria 1189/2017 do Gabinete do Prefeito, que oficializa a nomeação​,​ vai ser publicada na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta sexta-feira (2).

Shysneyda Furtado substitui Alfredo de Góis, que entregou o cargo no início de maio, quando à época informou que ficaria na pasta até o dia 31 de maio, data que oficialmente deixou a pasta. O ex-secretário ficou como titular da pasta da Saúde por dois anos, e também foi gestor da pasta de Administração por dois anos e meio.

BAHIA INVESTIGADO: MPF denuncia prefeito de Correntes por má aplicação e desvio de verbas federais da Educação

BAHIA INVESTIGADO: MPF denuncia prefeito de Correntes por má aplicação e desvio de verbas federais da Educação

O atual prefeito do município de Correntes, Edimilson da Bahia de Lima Gomes, foi denunciado criminalmente por má aplicação e desvio de verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

A denúncia criminal foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), pelo fato do prefeito ter foro privilegiado, após representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), com base em auditoria do Tribunal de Contas.

Segundo o MPF, Edimilson da Bahia, na condição de prefeito e ordenador de despesas, é responsável pelo pagamento indevido de R$ 841.339,54, em valores históricos, referente ao superfaturamento de preços e à inexistência parcial de prestação dos serviços contratados para realização de transporte público escolar pela Roma Empreendimentos e Locações Ltda., vencedora de uma licitação realizada em 2013. Os fatos foram apurados em um processo julgado pelo TCE (Processo TC n° 1490302-7), que condenou o prefeito a devolver o montante aos cofres públicos.

A empresa Roma Empreendimentos recebeu da prefeitura de Correntes por 43 rotas de transporte escolar, que foram contratadas na licitação. Entretanto, pelo menos dez desses trajetos não foram atendidos pela empresa, seja pela inexistência de veículos ou porque rota semelhante era realizada por automóveis pertencentes à prefeitura de Correntes. Além disso, dos 30 veículos utilizados para atender as 33 rotas terceirizadas restantes, 20 eram caminhões ou caminhonetes, ou seja, meios impróprios para o transporte de estudantes.

A empresa vencedora da licitação subcontratou o serviço prestado, atuando unicamente como interposta entre a prefeitura (de quem recebeu indevidamente o valor de R$ 1.572.641,91) e os efetivos prestadores de serviço (que receberam da contratada o montante de R$ 609.418,64).

As verbas do Fundeb e do Pnate repassadas aos municípios destinam-se à manutenção e ao desenvolvimento do ensino fundamental público e à valorização de seu magistério. Para o MPF, a utilização desses recursos para o pagamento de serviços que nunca foram prestados, ou que foram oferecidos de forma deficiente, caracteriza desvio e aplicação indevida de rendas ou verbas públicas, crime previsto no artigo 1º, III, do Decreto-Lei nº 201/67.

"O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco exarou o Acórdão TC 1964/015, determinando ao Sr. EDIMILSON DA BAHIA DE LIMA GOMES, solidariamente com a Roma Empreendimentos e Locações LTDA, o ressarcimento da quantia de R$ 841.339,54 (oitocentos e quarenta e um mil, trezentos e trinta e nove reais e cinquenta e quatro centavos), considerando, como fundamento, dentre outros motivos, o pagamento de despesas com transporte escolar sem a devida comprovação da efetiva realização dos serviços e a constatação de superfaturamento de preços nos serviços de transporte escolar", escreveu na denúncia a procuradora Sônia Macieira, representante do MPF. 

Caso o TRF5 receba a denúncia, o prefeito passará a ser réu em ação penal. Se condenado, poderá receber pena de reclusão, de dois a doze anos, além de perder o cargo e tornar-se inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.

Fonte: TCE

O atual prefeito do município de Correntes, Edimilson da Bahia de Lima Gomes, foi denunciado criminalmente por má aplicação e desvio de verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

A denúncia criminal foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), pelo fato do prefeito ter foro privilegiado, após representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), com base em auditoria do Tribunal de Contas.

Segundo o MPF, Edimilson da Bahia, na condição de prefeito e ordenador de despesas, é responsável pelo pagamento indevido de R$ 841.339,54, em valores históricos, referente ao superfaturamento de preços e à inexistência parcial de prestação dos serviços contratados para realização de transporte público escolar pela Roma Empreendimentos e Locações Ltda., vencedora de uma licitação realizada em 2013. Os fatos foram apurados em um processo julgado pelo TCE (Processo TC n° 1490302-7), que condenou o prefeito a devolver o montante aos cofres públicos.

A empresa Roma Empreendimentos recebeu da prefeitura de Correntes por 43 rotas de transporte escolar, que foram contratadas na licitação. Entretanto, pelo menos dez desses trajetos não foram atendidos pela empresa, seja pela inexistência de veículos ou porque rota semelhante era realizada por automóveis pertencentes à prefeitura de Correntes. Além disso, dos 30 veículos utilizados para atender as 33 rotas terceirizadas restantes, 20 eram caminhões ou caminhonetes, ou seja, meios impróprios para o transporte de estudantes.

A empresa vencedora da licitação subcontratou o serviço prestado, atuando unicamente como interposta entre a prefeitura (de quem recebeu indevidamente o valor de R$ 1.572.641,91) e os efetivos prestadores de serviço (que receberam da contratada o montante de R$ 609.418,64).

As verbas do Fundeb e do Pnate repassadas aos municípios destinam-se à manutenção e ao desenvolvimento do ensino fundamental público e à valorização de seu magistério. Para o MPF, a utilização desses recursos para o pagamento de serviços que nunca foram prestados, ou que foram oferecidos de forma deficiente, caracteriza desvio e aplicação indevida de rendas ou verbas públicas, crime previsto no artigo 1º, III, do Decreto-Lei nº 201/67.

"O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco exarou o Acórdão TC 1964/015, determinando ao Sr. EDIMILSON DA BAHIA DE LIMA GOMES, solidariamente com a Roma Empreendimentos e Locações LTDA, o ressarcimento da quantia de R$ 841.339,54 (oitocentos e quarenta e um mil, trezentos e trinta e nove reais e cinquenta e quatro centavos), considerando, como fundamento, dentre outros motivos, o pagamento de despesas com transporte escolar sem a devida comprovação da efetiva realização dos serviços e a constatação de superfaturamento de preços nos serviços de transporte escolar", escreveu na denúncia a procuradora Sônia Macieira, representante do MPF. 

Caso o TRF5 receba a denúncia, o prefeito passará a ser réu em ação penal. Se condenado, poderá receber pena de reclusão, de dois a doze anos, além de perder o cargo e tornar-se inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.

Fonte: TCE

Governo de Pernambuco anuncia concurso com 85 vagas para agente penitenciário

Governo de Pernambuco anuncia concurso com 85 vagas para agente penitenciário

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), lançou, no Diário Oficial desta quarta (31 de maio), o edital para o concurso de agente de segurança penitenciária do estado. O certame oferece 85 vagas para nível superior e as inscrições, no valor de R$ 120.00, iniciam no dia 07 de junho e vão até 03 de julho. A validade é de dois anos prorrogável por igual período. No decorrer deste certame mais vagas serão abertas. 

 O processo seletivo, realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe), oferece remuneração de R$ 3.872,82 e contará com duas etapas: a primeira composta de provas objetiva e discursiva; exames médicos; avaliações de capacidade física e psicológica; e investigação social. A outra etapa é preenchida pelo curso de formação. As inscrições poderão ser feitas no  http://www.cespe.unb.br/concursos/SERES_PE_17/


Edital
 http://www.cespe.unb.br/concursos/SERES_PE_17/arquivos/ED_1_SERES_PE_2017___ABT.PDF

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), lançou, no Diário Oficial desta quarta (31 de maio), o edital para o concurso de agente de segurança penitenciária do estado. O certame oferece 85 vagas para nível superior e as inscrições, no valor de R$ 120.00, iniciam no dia 07 de junho e vão até 03 de julho. A validade é de dois anos prorrogável por igual período. No decorrer deste certame mais vagas serão abertas. 

 O processo seletivo, realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe), oferece remuneração de R$ 3.872,82 e contará com duas etapas: a primeira composta de provas objetiva e discursiva; exames médicos; avaliações de capacidade física e psicológica; e investigação social. A outra etapa é preenchida pelo curso de formação. As inscrições poderão ser feitas no  http://www.cespe.unb.br/concursos/SERES_PE_17/


Edital
 http://www.cespe.unb.br/concursos/SERES_PE_17/arquivos/ED_1_SERES_PE_2017___ABT.PDF

PARTE DA PROTEÇÃO DE ARGAMASSA CEDEU DEVIDO À CHUVA: Construtora garante que não há risco de desabamento em barreira de contenção no condomínio Vale Verde, em Garanhuns

PARTE DA PROTEÇÃO DE ARGAMASSA CEDEU DEVIDO À CHUVA: Construtora garante que não há risco de desabamento em barreira de contenção no condomínio Vale Verde, em Garanhuns

A construtora responsável pelo Condomínio Vale Verde, localizado no bairro Dom Thiago Postma, em Garanhuns, garante que não há risco de desabamentos à barreira de contenção localizada no perímetro do condomínio, após uma proteção de argamassa se romper na madrugada do último domingo, 28 de maio.

Segundo a Sucesso Construtora, o incidente foi causado devido as fortes e intensas chuvas dos últimos dias em Garanhuns, o que acarretou um excesso demasiado de incidência de água numa parte isolada da tela argamassada, que acabou se rompendo. 


Ainda segundo a Sucesso Construtora, já no início da manhã do domingo, um engenheiro foi disponibilizado para ir ao local prestar toda a assistência ao condomínio.  A empresa Camilo Engenharia LTDA, responsável pela elaboração e execução do projeto de contenção, tanto do muro de arrimo quanto da tela argamassada, também foi acionada e realizou uma visita técnica no local constatando que não há riscos à barreira, nem aos moradores e muito menos aos prédios. “A ajuda por parte da Sucesso Construtora foi muito rápida, assim que amanheceu o dia eles estavam no local verificando o ocorrido. Mesma coisa posso falar da Defesa civil e dos bombeiros que rapidamente atenderam nosso chamado,"declarou Marcos Vinícius, síndico do Condomínio Vale Verde.

Também estiveram no local a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na pessoa do seu coordenador, o engenheiro Thiago Amorim, além  do Corpo de Bombeiros de Garanhuns que fez o isolamento da área danificada. Por fim, a construtora afirmou que fará os reparos necessários no local, tão logo as condições climáticas permitam.

Local onde ocorreu o incidente foi isolado até que possam ser feito os reparos

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA SUCESSO CONSTRUTORA

"A Sucesso Construtora, atendendo a solicitação do Vale Verde Residencial, empreendimento construído e incorporado por ela, vem a público esclarecer e relatar com veracidade o fato ocorrido na madrugada do último domingo, 28/05, no referido empreendimento.

 O Vale Verde Residencial é um condomínio fechado, composto por quatro blocos, área de lazer, equipamentos de ginástica, guarita de segurança e estacionamento. Está localizado numa área com vista privilegiada para um vale e em sua traseira existe uma barreira impermeabilizada por uma tela argamassada. No entanto, devido as fortes e intensas chuvas dos últimos dias em Garanhuns, houve um excesso demasiado de incidência de água numa parte isolada desta tela argamassada, precisamente na parte por trás do Bloco C, que acabou rompendo-se e ocorreu a desacomodação de um pedaço da camada superficial da barreira nesta área. Isto aconteceu por volta das 03 horas da madrugada do domingo. Um morador que testemunhou o fato, no mesmo instante avisou ao nosso engenheiro, Paulo Brasileiro (CREA/PE: 059272), que prontamente se pós a disposição para resolução do problema. Por volta das 06 horas da manhã o engenheiro e sua equipe já estavam no local prestando toda assistência ao condomínio, representado pelo síndico Marcos Vinícius. “A ajuda por parte da Sucesso Construtora foi muito rápida, assim que amanheceu o dia eles estavam no local verificando o ocorrido. Mesma coisa posso falar da Defesa civil e dos bombeiros que rapidamente atenderam nosso chamado.” Declarou Marcos.

 Além da equipe de engenharia da Sucesso Construtora, lá também estiveram a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na pessoa do seu coordenador, o engenheiro Thiago Amorim, e o Corpo de Bombeiros de Garanhuns. A área danificada foi apenas isolada, e segundo o Relatório de Visita Técnica da Defesa Civil não existem maiores riscos eminentes nem de desabamento. O órgão se comprometeu ainda a continuar monitorando o local. 

 Visando ainda uma imediata solução para o ocorrido, a Sucesso Construtora acionou a empresa Camilo Engenharia LTDA, responsável pela elaboração e execução do projeto de contenção, tanto do muro de arrimo quanto desta tela argamassada. Através do seu proprietário, o engenheiro responsável Cássio Camilo (CREA 29611-D/PE) realizou uma visita técnica no local na ainda manhã do domingo 28/05/2017 e foi constatado que não há riscos à barreira, nem aos moradores e muito menos aos prédios. “Analisei todo o perímetro da barreira durante minha visita técnica e afirmo que não há nenhum risco de desabamento.” Informou o engenheiro Cássio através de um laudo técnico. Como medida preventiva instalou-se um lona na parte danificada até que as condições climáticas sejam favoráveis para a execução do reparo, que será um novo projeto de intervenção aliando contenção e impermeabilização. Tudo isso será feito em tempo recorde assim que as chuvas amenizarem. 

Aproveitamos a oportunidade para frisar que em nenhum momento a Sucesso Construtora deixou de atender ao chamado do condomínio. Lembramos ainda que este acontecido não foi um fato isolado e que por todo o Estado de Pernambuco ocorreram muitos problemas devido as constantes chuvas dos últimos dias." 

 Atenciosamente, Larissa Lopes,  Assessora de Comunicação

A construtora responsável pelo Condomínio Vale Verde, localizado no bairro Dom Thiago Postma, em Garanhuns, garante que não há risco de desabamentos à barreira de contenção localizada no perímetro do condomínio, após uma proteção de argamassa se romper na madrugada do último domingo, 28 de maio.

Segundo a Sucesso Construtora, o incidente foi causado devido as fortes e intensas chuvas dos últimos dias em Garanhuns, o que acarretou um excesso demasiado de incidência de água numa parte isolada da tela argamassada, que acabou se rompendo. 


Ainda segundo a Sucesso Construtora, já no início da manhã do domingo, um engenheiro foi disponibilizado para ir ao local prestar toda a assistência ao condomínio.  A empresa Camilo Engenharia LTDA, responsável pela elaboração e execução do projeto de contenção, tanto do muro de arrimo quanto da tela argamassada, também foi acionada e realizou uma visita técnica no local constatando que não há riscos à barreira, nem aos moradores e muito menos aos prédios. “A ajuda por parte da Sucesso Construtora foi muito rápida, assim que amanheceu o dia eles estavam no local verificando o ocorrido. Mesma coisa posso falar da Defesa civil e dos bombeiros que rapidamente atenderam nosso chamado,"declarou Marcos Vinícius, síndico do Condomínio Vale Verde.

Também estiveram no local a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na pessoa do seu coordenador, o engenheiro Thiago Amorim, além  do Corpo de Bombeiros de Garanhuns que fez o isolamento da área danificada. Por fim, a construtora afirmou que fará os reparos necessários no local, tão logo as condições climáticas permitam.

Local onde ocorreu o incidente foi isolado até que possam ser feito os reparos

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA SUCESSO CONSTRUTORA

"A Sucesso Construtora, atendendo a solicitação do Vale Verde Residencial, empreendimento construído e incorporado por ela, vem a público esclarecer e relatar com veracidade o fato ocorrido na madrugada do último domingo, 28/05, no referido empreendimento.

 O Vale Verde Residencial é um condomínio fechado, composto por quatro blocos, área de lazer, equipamentos de ginástica, guarita de segurança e estacionamento. Está localizado numa área com vista privilegiada para um vale e em sua traseira existe uma barreira impermeabilizada por uma tela argamassada. No entanto, devido as fortes e intensas chuvas dos últimos dias em Garanhuns, houve um excesso demasiado de incidência de água numa parte isolada desta tela argamassada, precisamente na parte por trás do Bloco C, que acabou rompendo-se e ocorreu a desacomodação de um pedaço da camada superficial da barreira nesta área. Isto aconteceu por volta das 03 horas da madrugada do domingo. Um morador que testemunhou o fato, no mesmo instante avisou ao nosso engenheiro, Paulo Brasileiro (CREA/PE: 059272), que prontamente se pós a disposição para resolução do problema. Por volta das 06 horas da manhã o engenheiro e sua equipe já estavam no local prestando toda assistência ao condomínio, representado pelo síndico Marcos Vinícius. “A ajuda por parte da Sucesso Construtora foi muito rápida, assim que amanheceu o dia eles estavam no local verificando o ocorrido. Mesma coisa posso falar da Defesa civil e dos bombeiros que rapidamente atenderam nosso chamado.” Declarou Marcos.

 Além da equipe de engenharia da Sucesso Construtora, lá também estiveram a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na pessoa do seu coordenador, o engenheiro Thiago Amorim, e o Corpo de Bombeiros de Garanhuns. A área danificada foi apenas isolada, e segundo o Relatório de Visita Técnica da Defesa Civil não existem maiores riscos eminentes nem de desabamento. O órgão se comprometeu ainda a continuar monitorando o local. 

 Visando ainda uma imediata solução para o ocorrido, a Sucesso Construtora acionou a empresa Camilo Engenharia LTDA, responsável pela elaboração e execução do projeto de contenção, tanto do muro de arrimo quanto desta tela argamassada. Através do seu proprietário, o engenheiro responsável Cássio Camilo (CREA 29611-D/PE) realizou uma visita técnica no local na ainda manhã do domingo 28/05/2017 e foi constatado que não há riscos à barreira, nem aos moradores e muito menos aos prédios. “Analisei todo o perímetro da barreira durante minha visita técnica e afirmo que não há nenhum risco de desabamento.” Informou o engenheiro Cássio através de um laudo técnico. Como medida preventiva instalou-se um lona na parte danificada até que as condições climáticas sejam favoráveis para a execução do reparo, que será um novo projeto de intervenção aliando contenção e impermeabilização. Tudo isso será feito em tempo recorde assim que as chuvas amenizarem. 

Aproveitamos a oportunidade para frisar que em nenhum momento a Sucesso Construtora deixou de atender ao chamado do condomínio. Lembramos ainda que este acontecido não foi um fato isolado e que por todo o Estado de Pernambuco ocorreram muitos problemas devido as constantes chuvas dos últimos dias." 

 Atenciosamente, Larissa Lopes,  Assessora de Comunicação

Escola da zona rural de São João é assaltada e vários equipamentos são levados, diz PM

Escola da zona rural de São João é assaltada e vários equipamentos são levados, diz PM

Mais um estabelecimento de ensino foi alvo de marginais no Agreste Meridional, uma prática que vem se tornando rotina na região. As ações têm se tornado mais ousadas porque, o que antes eram apenas furtos noturnos, agora  começa também a ser assaltos. 

De acordo com a PM,  a Escola Municipal João Muniz, localizada no Sítio Treme, zona rural de São João, foi o alvo da vez. Ainda segundo a PM, por volta das 5 da manhã de ontem, 31 de maio, o efetivo foi acionado. O vigilante afirmou que foi rendido por alguns indivíduos que o mantiveram como refém enquanto roubavam alguns equipamentos do local. 

Foram levados 01 (uma) TV de 20 polegadas marca Philips, 01 (um) aparelho de DVD marca Philips, 01 (um) ventilador e 01 (um) botijão de Gás. Os assaltantes fugiram em um veículo com destino ignorado. A PM realizou diligências, mas não conseguiu capturar os ladrões, encaminhando a ocorrência para a delegacia de Polícia Civil de São João para que esta investigue o roubo.

Mais um estabelecimento de ensino foi alvo de marginais no Agreste Meridional, uma prática que vem se tornando rotina na região. As ações têm se tornado mais ousadas porque, o que antes eram apenas furtos noturnos, agora  começa também a ser assaltos. 

De acordo com a PM,  a Escola Municipal João Muniz, localizada no Sítio Treme, zona rural de São João, foi o alvo da vez. Ainda segundo a PM, por volta das 5 da manhã de ontem, 31 de maio, o efetivo foi acionado. O vigilante afirmou que foi rendido por alguns indivíduos que o mantiveram como refém enquanto roubavam alguns equipamentos do local. 

Foram levados 01 (uma) TV de 20 polegadas marca Philips, 01 (um) aparelho de DVD marca Philips, 01 (um) ventilador e 01 (um) botijão de Gás. Os assaltantes fugiram em um veículo com destino ignorado. A PM realizou diligências, mas não conseguiu capturar os ladrões, encaminhando a ocorrência para a delegacia de Polícia Civil de São João para que esta investigue o roubo.

Homem furta celular de guarda municipal de dentro de sede da Prefeitura de Garanhuns e é detido

Homem furta celular de guarda municipal de dentro de sede da Prefeitura de Garanhuns e é detido

Um servente de pedreiro foi preso na manhã de ontem, 31 de maio, após tentar furtar, de dentro do Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura de Garanhuns, um celular. 

O ato foi ousado, mas se revelou um completo desastre porque, além do local estar repleto de pessoas, o aparelho pertencia a uma guarda municipal. 

Voltemos um pouco a história para uma melhor compreensão. De acordo com a PM, o servente José Carlos Paes Júnior, 22 anos, residente na Cohab II, tinha ido à sede da prefeitura pagar o IPTU. Na saída, ainda segundo a PM, ele observou que na recepção havia um celular carregando na tomada. Sem pensar duas vezes, o rapaz pegou o aparelho celular e saiu correndo. A vítima, que era uma guarda municipal de 35 anos correu atrás do acusado e, com a ajuda de populares, o deteve. O homem foi levado para a delegacia onde foi autuado por furto, mas pagou uma fiança de 350 reais e foi liberado.

Um servente de pedreiro foi preso na manhã de ontem, 31 de maio, após tentar furtar, de dentro do Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura de Garanhuns, um celular. 

O ato foi ousado, mas se revelou um completo desastre porque, além do local estar repleto de pessoas, o aparelho pertencia a uma guarda municipal. 

Voltemos um pouco a história para uma melhor compreensão. De acordo com a PM, o servente José Carlos Paes Júnior, 22 anos, residente na Cohab II, tinha ido à sede da prefeitura pagar o IPTU. Na saída, ainda segundo a PM, ele observou que na recepção havia um celular carregando na tomada. Sem pensar duas vezes, o rapaz pegou o aparelho celular e saiu correndo. A vítima, que era uma guarda municipal de 35 anos correu atrás do acusado e, com a ajuda de populares, o deteve. O homem foi levado para a delegacia onde foi autuado por furto, mas pagou uma fiança de 350 reais e foi liberado.

HACK A CITY: Garanhuns sedia maratona tecnológica internacional

HACK A CITY: Garanhuns sedia maratona tecnológica internacional

Pela primeira vez, um município do interior foi escolhido como sede de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. De 2 a 4 de junho, Garanhuns será uma das cinco cidades que receberão o Hack a City, criado em Porto (Portugal), que também está entre as sedes. O evento ocorrerá ainda em Londres (Inglaterra), Paris (França) e Cuiabá (Brasil). A maratona de programação utiliza dados fornecidos pelas cidades para o desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras que possam ter impactos positivos na gestão. O evento é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Gerência de Tecnologia da Informação, em parceria com a Prefeitura do Porto e entidades públicas e privadas. 

Criado em Portugal, em 2015, o Hack a City foi expandido internacionalmente em 2016 com a participação da Espanha, Holanda e Brasil. A entrada de Garanhuns neste circuito de cidades só foi possível este ano, através da articulação por intermédio da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH), da qual faz parte. No Brasil, a coordenação geral do Hack a City é de Cláudio Nascimento, vice-presidente RBCIH, além de um time de técnicos especializados. 

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Garanhuns, José Augusto Branco, a dinâmica do Hack a City na cidade será intensa, como em toda maratona. No dia 2 de junho estão programados painéis sobre Tecnologias Cíveis, Gestão Pública e Cidades Inteligentes com a participação José Carlos Porto Arcoverde Júnior, conhecido pelo pseudônimo de H.D. Mabuse, consultor em design do C.E.S.A.R. A maratona, de fato, terá início às 10h da manhã do dia 3 de junho e seguirá de forma ininterrupta até às 10h da manhã do dia seguinte.  Toda a infraestrutura necessária para a realização do evento foi cedida pelo Governo Municipal, em parceria com entidades privadas. 

Serão 60 participantes, que formarão equipes de três a seis pessoas e receberão mentoria de 10 especialistas nos temas propostos. “Durante 24 horas, eles irão desenvolver soluções para as áreas de Segurança, Mobilidade, Desenvolvimento Social, Turismo, Meio Ambiente e outra, lançada apenas no dia do evento”, explica José Augusto. As inscrições para participar da Hack a City ainda serão abertas e gratuitas, voltadas para estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia, Inovação, Criatividade, Gestão e áreas afins. 

Ainda no 4 de junho, 10 jurados, referências nas áreas abordadas, escolherão três soluções campeãs.  O 1º lugar será premiado com R$ 2 mil, o 2º lugar com R$ 1,5 mil e o 3º com R$ 1 mil.

Com cerca de 138 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Garanhuns entra através do evento em um time de cidades interessadas em desenvolver soluções inteligentes. “Vale lembrar o quanto é importante Garanhuns participar desse tipo de evento. Queremos criar um ambiente empreendedor e de inovação no município e esse é um dos importantes passos”, afirma o gerente de Tecnologia. Os estabelecimentos de ensino público e privado que possuem na sua grade curricular as temáticas propostas pela maratona também foram convidados a participar do grupo que realizará o evento através do apoio e da divulgação. 

HACK A CITY - Em tradução literal, Hackacity significa ‘hackear uma cidade’ e, embora essa expressão possa significar algo negativo, esse movimento é justamente para o bem da gestão pública e dos cidadãos. Isso porque, é uma maratona onde os participantes receberão dados públicos e os transformarão em soluções. Tudo no período de três dias. Os profissionais utilizarão plataformas de código aberto como Fiware para abordar os desafios enfrentados pelos cidadãos. A Plataforma Fiware não tem custo e possui módulos de software e componentes mais rápidos para se adaptar às mudanças no mercado e permitir que os desenvolvedores utilizem as mesmas peças de tecnologia em sua arquitetura de software, enquanto concepção e implementação de diferentes domínios.


LOCAL:

Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns - AESGA

Av. Caruaru, 508 - Bairro São José 

Cidade Garanhuns - Pernambuco - Brasil 

CEP: 55295-380

PARA SABER MAIS  https://hackacity.eu/garanhuns/


Pela primeira vez, um município do interior foi escolhido como sede de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. De 2 a 4 de junho, Garanhuns será uma das cinco cidades que receberão o Hack a City, criado em Porto (Portugal), que também está entre as sedes. O evento ocorrerá ainda em Londres (Inglaterra), Paris (França) e Cuiabá (Brasil). A maratona de programação utiliza dados fornecidos pelas cidades para o desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras que possam ter impactos positivos na gestão. O evento é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Gerência de Tecnologia da Informação, em parceria com a Prefeitura do Porto e entidades públicas e privadas. 

Criado em Portugal, em 2015, o Hack a City foi expandido internacionalmente em 2016 com a participação da Espanha, Holanda e Brasil. A entrada de Garanhuns neste circuito de cidades só foi possível este ano, através da articulação por intermédio da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH), da qual faz parte. No Brasil, a coordenação geral do Hack a City é de Cláudio Nascimento, vice-presidente RBCIH, além de um time de técnicos especializados. 

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Garanhuns, José Augusto Branco, a dinâmica do Hack a City na cidade será intensa, como em toda maratona. No dia 2 de junho estão programados painéis sobre Tecnologias Cíveis, Gestão Pública e Cidades Inteligentes com a participação José Carlos Porto Arcoverde Júnior, conhecido pelo pseudônimo de H.D. Mabuse, consultor em design do C.E.S.A.R. A maratona, de fato, terá início às 10h da manhã do dia 3 de junho e seguirá de forma ininterrupta até às 10h da manhã do dia seguinte.  Toda a infraestrutura necessária para a realização do evento foi cedida pelo Governo Municipal, em parceria com entidades privadas. 

Serão 60 participantes, que formarão equipes de três a seis pessoas e receberão mentoria de 10 especialistas nos temas propostos. “Durante 24 horas, eles irão desenvolver soluções para as áreas de Segurança, Mobilidade, Desenvolvimento Social, Turismo, Meio Ambiente e outra, lançada apenas no dia do evento”, explica José Augusto. As inscrições para participar da Hack a City ainda serão abertas e gratuitas, voltadas para estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia, Inovação, Criatividade, Gestão e áreas afins. 

Ainda no 4 de junho, 10 jurados, referências nas áreas abordadas, escolherão três soluções campeãs.  O 1º lugar será premiado com R$ 2 mil, o 2º lugar com R$ 1,5 mil e o 3º com R$ 1 mil.

Com cerca de 138 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Garanhuns entra através do evento em um time de cidades interessadas em desenvolver soluções inteligentes. “Vale lembrar o quanto é importante Garanhuns participar desse tipo de evento. Queremos criar um ambiente empreendedor e de inovação no município e esse é um dos importantes passos”, afirma o gerente de Tecnologia. Os estabelecimentos de ensino público e privado que possuem na sua grade curricular as temáticas propostas pela maratona também foram convidados a participar do grupo que realizará o evento através do apoio e da divulgação. 

HACK A CITY - Em tradução literal, Hackacity significa ‘hackear uma cidade’ e, embora essa expressão possa significar algo negativo, esse movimento é justamente para o bem da gestão pública e dos cidadãos. Isso porque, é uma maratona onde os participantes receberão dados públicos e os transformarão em soluções. Tudo no período de três dias. Os profissionais utilizarão plataformas de código aberto como Fiware para abordar os desafios enfrentados pelos cidadãos. A Plataforma Fiware não tem custo e possui módulos de software e componentes mais rápidos para se adaptar às mudanças no mercado e permitir que os desenvolvedores utilizem as mesmas peças de tecnologia em sua arquitetura de software, enquanto concepção e implementação de diferentes domínios.


LOCAL:

Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns - AESGA

Av. Caruaru, 508 - Bairro São José 

Cidade Garanhuns - Pernambuco - Brasil 

CEP: 55295-380

PARA SABER MAIS  https://hackacity.eu/garanhuns/

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Arcoverde divulga programação completa do São João 2017; confira shows

Arcoverde divulga programação completa do São João 2017; confira shows

Do G1

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (31) a programação do São João 2017 de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Com o tema “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João”, as festividades tem início no dia 17 de junho e seguem até o dia 28 do mesmo mês.

Entre as atrações estão Xand Avião, Batista Lima, Luan Santana, Alceu Valença, Maciel Melo, Dorgival Dantas e Lenine. A abertura vai contar com a Junina Portal do Sertão, Banda Fulô de Mandacaru e Gabriel Diniz. Além do Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, a festa vai contar com os polos da Poesia, da Artes, da Estação da Cultura, Raízes do Coco e Pé de Serra.


Programação do São João de Arcoverde 2017:
17 de junho - Sábado
Junina Portal do Sertão
Banda Fulô de Mandacaru
Gabriel Diniz

18 de junho - Domingo 
Mazinho de Arcoverde
Jorge de Altinho

19 de junho - Segunda-feira
1º Festival de Quadrilhas Juninas da Capital do São João

20 de junho - Terça-feira
Forró Pegada Top
Walquiria Santos
Farra dos 600

21 de junho - Quarta-feira
George Silva e os Pariceiros
Batista Lima

22 de junho - Quinta-feira
Valdinho Paes
João Victor

23 de junho - Sexta-feira
Grupo de Coco
Lenine 
Harry Estigado

24 de junho - Sábado
Ycaro e Vitório
Alceu Valença
Solteirões do Forró

25 de junho - Domingo
Maciel Melo
Xand Avião

26 de junho - Segunda
Final do 1º Festival de Quadrilhas Juninas da Capital do São João

27 de junho - Terça-feira
Wagner Carvalho
Dorgival Dantas
Nanara Belo e Santa Dose

28 de junho - Quarta-feira
Junina Portal do Sertão
Carlos e Fábio
Luan Santana

Do G1

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (31) a programação do São João 2017 de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Com o tema “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João”, as festividades tem início no dia 17 de junho e seguem até o dia 28 do mesmo mês.

Entre as atrações estão Xand Avião, Batista Lima, Luan Santana, Alceu Valença, Maciel Melo, Dorgival Dantas e Lenine. A abertura vai contar com a Junina Portal do Sertão, Banda Fulô de Mandacaru e Gabriel Diniz. Além do Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, a festa vai contar com os polos da Poesia, da Artes, da Estação da Cultura, Raízes do Coco e Pé de Serra.


Programação do São João de Arcoverde 2017:
17 de junho - Sábado
Junina Portal do Sertão
Banda Fulô de Mandacaru
Gabriel Diniz

18 de junho - Domingo 
Mazinho de Arcoverde
Jorge de Altinho

19 de junho - Segunda-feira
1º Festival de Quadrilhas Juninas da Capital do São João

20 de junho - Terça-feira
Forró Pegada Top
Walquiria Santos
Farra dos 600

21 de junho - Quarta-feira
George Silva e os Pariceiros
Batista Lima

22 de junho - Quinta-feira
Valdinho Paes
João Victor

23 de junho - Sexta-feira
Grupo de Coco
Lenine 
Harry Estigado

24 de junho - Sábado
Ycaro e Vitório
Alceu Valença
Solteirões do Forró

25 de junho - Domingo
Maciel Melo
Xand Avião

26 de junho - Segunda
Final do 1º Festival de Quadrilhas Juninas da Capital do São João

27 de junho - Terça-feira
Wagner Carvalho
Dorgival Dantas
Nanara Belo e Santa Dose

28 de junho - Quarta-feira
Junina Portal do Sertão
Carlos e Fábio
Luan Santana

Leilão de veículos apreendidos acontece durante esta quarta, 31 de maio, em Garanhuns

Leilão de veículos apreendidos acontece durante esta quarta, 31 de maio, em Garanhuns

Durante toda esta quarta-feira (31), a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) realiza um leilão de veículos apreendidos. Estão sendo disponibilizados 397, sendo 270 motos e 127 automóveis. O evento, que iniciou às 10h, ocorre no clube da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), na avenida Rui Barbosa, sem horário exato para término.

Os compradores dão lances presenciais e online. Os veículos foram divididos em 200 lotes; na última segunda-feira (29) e ontem (30), os inscritos no processo puderam visitar o pátio da AMSTT e avalia-los. O leilão está sendo coordenado pela empresa Lance Certo. “A arrecadação das vendas será revertida em manutenção das sinalizações de trânsito de Garanhuns, assim como em equipamentos para o trabalho da Guarda Municipal”, enfatiza o presidente da AMSTT, Elielson Pereira.

Da assessoria

Durante toda esta quarta-feira (31), a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) realiza um leilão de veículos apreendidos. Estão sendo disponibilizados 397, sendo 270 motos e 127 automóveis. O evento, que iniciou às 10h, ocorre no clube da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), na avenida Rui Barbosa, sem horário exato para término.

Os compradores dão lances presenciais e online. Os veículos foram divididos em 200 lotes; na última segunda-feira (29) e ontem (30), os inscritos no processo puderam visitar o pátio da AMSTT e avalia-los. O leilão está sendo coordenado pela empresa Lance Certo. “A arrecadação das vendas será revertida em manutenção das sinalizações de trânsito de Garanhuns, assim como em equipamentos para o trabalho da Guarda Municipal”, enfatiza o presidente da AMSTT, Elielson Pereira.

Da assessoria

Homem vai cobrar dívida de 70 reais em Águas Belas e é recebido à bala

Homem vai cobrar dívida de 70 reais em Águas Belas e é recebido à bala

Um homem tomou um susto após ir cobrar uma dívida de 70 reais em Águas Belas. Ele foi recebido com disparos de espingarda soca-soca pelo indivíduo que lhe devia. O caso ocorreu no final da tarde de ontem, 30 de maio, no centro de Águas Belas. Antônio Martins de Lima,69 anos, foi cobrar 70 reais de Teodoro Leite da Silva, 67. Ambos residem na II Travessa Padre Nelson, centro daquele município. Ao ser interpelado por Seu Antônio acerca da dívida, Teodoro teria  falado: "Espere aí que eu vou te pagar". Foi quando o acusado entrou em casa, pegou uma espingarda soca-soca, e disparou contra Antônio quase lhe atingindo a cabeça. Este correu e chamou a polícia que prendeu o valentão em flagrante. Ele foi autuado por tentativa de homicídio, mas pagou uma fiança de mil reais e foi liberado.

Um homem tomou um susto após ir cobrar uma dívida de 70 reais em Águas Belas. Ele foi recebido com disparos de espingarda soca-soca pelo indivíduo que lhe devia. O caso ocorreu no final da tarde de ontem, 30 de maio, no centro de Águas Belas. Antônio Martins de Lima,69 anos, foi cobrar 70 reais de Teodoro Leite da Silva, 67. Ambos residem na II Travessa Padre Nelson, centro daquele município. Ao ser interpelado por Seu Antônio acerca da dívida, Teodoro teria  falado: "Espere aí que eu vou te pagar". Foi quando o acusado entrou em casa, pegou uma espingarda soca-soca, e disparou contra Antônio quase lhe atingindo a cabeça. Este correu e chamou a polícia que prendeu o valentão em flagrante. Ele foi autuado por tentativa de homicídio, mas pagou uma fiança de mil reais e foi liberado.

Colisão entre ônibus escolar e carro de passeio na PE-218, em Terezinha, deixa homem ferido

Colisão entre ônibus escolar e carro de passeio na PE-218, em Terezinha, deixa homem ferido

Um homem ficou gravemente ferido após um acidente na PE-218, em Terezinha, durante a manhã desta quarta-feira 31 de maio. 

De acordo com as informações, a vítima reside em Garanhuns e foi identificada como Cláudio Barbosa dos Santos, 42 anos, segurança do Banco do Brasil de Bom Conselho. Ele estava em um veículo Corsa Classic prata e seguia sentido Bom Conselho quando colidiu frontalmente em um ônibus escolar do município de Terezinha.  Chovia no momento do acidente, o que pode ter ter contribuído para que o mesmo ocorresse.

O homem foi retirado das ferragens em mais um ótimo trabalho do Corpo de Bombeiros, sendo conduzido pelo o Samu para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns com suspeita de fraturas pelo corpo. 

Os estudantes e o motorista do ônibus escolar não se feriram. Ainda de acordo com as informações, no momento do acidente o ônibus fazia o transporte de alunos da rede municipal de Terezinha. A Polícia Militar auxilia no trânsito. 

Com informações do Portal Agreste em Alerta

Um homem ficou gravemente ferido após um acidente na PE-218, em Terezinha, durante a manhã desta quarta-feira 31 de maio. 

De acordo com as informações, a vítima reside em Garanhuns e foi identificada como Cláudio Barbosa dos Santos, 42 anos, segurança do Banco do Brasil de Bom Conselho. Ele estava em um veículo Corsa Classic prata e seguia sentido Bom Conselho quando colidiu frontalmente em um ônibus escolar do município de Terezinha.  Chovia no momento do acidente, o que pode ter ter contribuído para que o mesmo ocorresse.

O homem foi retirado das ferragens em mais um ótimo trabalho do Corpo de Bombeiros, sendo conduzido pelo o Samu para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns com suspeita de fraturas pelo corpo. 

Os estudantes e o motorista do ônibus escolar não se feriram. Ainda de acordo com as informações, no momento do acidente o ônibus fazia o transporte de alunos da rede municipal de Terezinha. A Polícia Militar auxilia no trânsito. 

Com informações do Portal Agreste em Alerta

Deficit de policiais no 9º BPM, em Garanhuns, é de 248 militares, diz deputado

Deficit de policiais no 9º BPM, em Garanhuns, é de 248 militares, diz deputado

Enquanto Caruaru ganhou recentemente um novo batalhão da PM, Garanhuns sofre com a falta de efetivo. Não que a primeira não necessite. Precisa, e muito, como medida para frear o altíssimo índice de homicídios registrados por lá. Mas aqui a situação também não é um é um céu de brigadeiro. Os homicídios têm ficado dentro da média histórica, às vezes mais, às vezes menos, entretanto, os crimes contra o patrimônio (furtos, roubos, assaltos), além de casos de violência doméstica frequentes, têm tirado o sossego do garanhuense.  

Um levantamento feito pelo deputado estadual Edilson Silva constatou que o deficit de policiais no 9º BPM é de 248 profissionais.  A situação adquire ares dramáticos porque é com essa lacuna que o batalhão tem que dá conta da segurança ostensiva de Garanhuns e de mais de 20 municípios do Agreste Meridional, que também sofrem com a onda de violência.

 Ainda de acordo com o deputado, três cidades da região (Palmeirina, Terezinha e Paranatama) não dispõem de efetivo policial fixo,dependendo de apoio de destacamentos de municípios vizinhos.  

Baseado nessa situação caótica, que influi diretamente no aumento dos casos de violência na região, o referido deputado encaminhou ao governador Paulo Câmara e ao secretário de Defesa Social Ângelo Gioia, um pedido de informações para que o Governo do Estado forneça dados estatísticos do 9º BPM dos últimos 10 anos, tais como: número de policiais efetivamente em serviço ostensivo, policiais cedidos a outros  órgãos, policiais em gozo de licença e número de vagas abertas e preenchidas mediante concurso público nos últimos 10 anos. A ideia é pressionar Câmara a olhar também para Garanhuns quando dos investimentos em efetivo, viaturas armamento e infraestrutura para os batalhões do interior do estado.   "O Agreste Meridional vem registrando aumento consecutivo da violência com a alta do número de crimes contra o patrimônio e homicídios. O funcionamento do 9º BPM encontra-se prejudicado com o deficit de 248 homens para atender 20 cidades," pontuou o deputado ao justificar o encaminhamento do pedido de informações. 

Louvável a iniciativa do parlamentar. Com tanta omissão, se pudéssemos apelidar o brioso Batalhão Arruda Câmara com um nome baseado na filmografia hollywoodiana certamente a alcunha escolhida seria: ESQUECERAM DE MIM. Lamentável.

Enquanto Caruaru ganhou recentemente um novo batalhão da PM, Garanhuns sofre com a falta de efetivo. Não que a primeira não necessite. Precisa, e muito, como medida para frear o altíssimo índice de homicídios registrados por lá. Mas aqui a situação também não é um é um céu de brigadeiro. Os homicídios têm ficado dentro da média histórica, às vezes mais, às vezes menos, entretanto, os crimes contra o patrimônio (furtos, roubos, assaltos), além de casos de violência doméstica frequentes, têm tirado o sossego do garanhuense.  

Um levantamento feito pelo deputado estadual Edilson Silva constatou que o deficit de policiais no 9º BPM é de 248 profissionais.  A situação adquire ares dramáticos porque é com essa lacuna que o batalhão tem que dá conta da segurança ostensiva de Garanhuns e de mais de 20 municípios do Agreste Meridional, que também sofrem com a onda de violência.

 Ainda de acordo com o deputado, três cidades da região (Palmeirina, Terezinha e Paranatama) não dispõem de efetivo policial fixo,dependendo de apoio de destacamentos de municípios vizinhos.  

Baseado nessa situação caótica, que influi diretamente no aumento dos casos de violência na região, o referido deputado encaminhou ao governador Paulo Câmara e ao secretário de Defesa Social Ângelo Gioia, um pedido de informações para que o Governo do Estado forneça dados estatísticos do 9º BPM dos últimos 10 anos, tais como: número de policiais efetivamente em serviço ostensivo, policiais cedidos a outros  órgãos, policiais em gozo de licença e número de vagas abertas e preenchidas mediante concurso público nos últimos 10 anos. A ideia é pressionar Câmara a olhar também para Garanhuns quando dos investimentos em efetivo, viaturas armamento e infraestrutura para os batalhões do interior do estado.   "O Agreste Meridional vem registrando aumento consecutivo da violência com a alta do número de crimes contra o patrimônio e homicídios. O funcionamento do 9º BPM encontra-se prejudicado com o deficit de 248 homens para atender 20 cidades," pontuou o deputado ao justificar o encaminhamento do pedido de informações. 

Louvável a iniciativa do parlamentar. Com tanta omissão, se pudéssemos apelidar o brioso Batalhão Arruda Câmara com um nome baseado na filmografia hollywoodiana certamente a alcunha escolhida seria: ESQUECERAM DE MIM. Lamentável.

GARANHUNS: Homens invadem casa no bairro da Brahma, agridem vítima e levam moto, dinheiro e outros pertences

GARANHUNS: Homens invadem casa no bairro da Brahma, agridem vítima e levam moto, dinheiro e outros pertences

Três homens desconhecidos invadiram uma residência no bairro da Brahma, levando uma moto, 100 reais e alguns aparelhos eletrônicos. O caso ocorreu por das 20 horas desta terça, 30 de maio, em Garanhuns. 

De acordo com a PM, os três indivíduos chegaram à residência e um deles chamou no portão mencionando o nome do seu tio. Quando a vítima foi abrir, os outros dois  pularam o muro e renderam o rapaz de 22 anos. Ele foi vendado, amordaçado e ainda agredido pelo trio de malfeitores. Os suspeitos roubaram uma MOTO BIZ VERMELHA, Ano 2013, Placa PGJ-1573, uma TV, um notbook, um celular samsumg, uma carteira com documentos e R$100 (Cem reais), além de roupas e perfumes. A PM foi solicitada e fez buscas no perímetro onde ocorreu o roubo, mas não conseguiu localizar os autores do crime. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil.



Três homens desconhecidos invadiram uma residência no bairro da Brahma, levando uma moto, 100 reais e alguns aparelhos eletrônicos. O caso ocorreu por das 20 horas desta terça, 30 de maio, em Garanhuns. 

De acordo com a PM, os três indivíduos chegaram à residência e um deles chamou no portão mencionando o nome do seu tio. Quando a vítima foi abrir, os outros dois  pularam o muro e renderam o rapaz de 22 anos. Ele foi vendado, amordaçado e ainda agredido pelo trio de malfeitores. Os suspeitos roubaram uma MOTO BIZ VERMELHA, Ano 2013, Placa PGJ-1573, uma TV, um notbook, um celular samsumg, uma carteira com documentos e R$100 (Cem reais), além de roupas e perfumes. A PM foi solicitada e fez buscas no perímetro onde ocorreu o roubo, mas não conseguiu localizar os autores do crime. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil.


terça-feira, 30 de maio de 2017

HÁ UMA SEMANA ATRÁS ESTAVA SECA: Volume d´água da Barragem de Inhumas continua subindo e atinge mais da metade de sua capacidade

HÁ UMA SEMANA ATRÁS ESTAVA SECA: Volume d´água da Barragem de Inhumas continua subindo e atinge mais da metade de sua capacidade

Dia 23 de maio, terça passada. Há uma semana atrás, a barragem de Inhumas estava em colapso. O barro rachado em seu leito denunciava uma das mais severas estiagens já presenciadas em Garanhuns. O volume do reservatório acumulava diminutos 5% e o cenário era desolador. 

Terça-feira, 30 de maio. De acordo com medição da APAC, a barragem de Inhumas encontra-se hoje com 53% de acumulação, um aumento de 48 por cento. Isso equivale a 4.242.244 m³ (quatro milhões duzentos e quarenta e dois mil e duzentos e quarenta e quatro metros cúbicos de água) mais da metade de sua capacidade total. O caminho que levou a barragem, do volume morto a uma situação confortável, foi pavimentado por generosos 224 milímetros que banharam  Garanhuns de terça passada pra cá. Se as chuvas continuarem, mesmo que com menor intensidade, é provável que tenhamos o transbordamento de Inhumas, que é quando o reservatório atinge sua capacidade máxima. 

 Os outros mananciais que abastecem o município também vêm enchendo. Cajueiro já subiu de 43% para 54% de acumulação, o que equivale a dez milhões e quinhentos mil metros cúbicos de água. Mundaú, que antes da chuva acumulava apenas 23% de sua capacidade, hoje encontra-se com cerca de um milhão de metros cúbicos. 

Com essa situação, o abastecimento de Garanhuns está garantido até pelo menos fevereiro de 2018 e o racionamento via rodízio pode ser flexibilizado ou extinto, a depender das próximas precipitações pluviométricas. Que venha mais.



Dia 23 de maio, terça passada. Há uma semana atrás, a barragem de Inhumas estava em colapso. O barro rachado em seu leito denunciava uma das mais severas estiagens já presenciadas em Garanhuns. O volume do reservatório acumulava diminutos 5% e o cenário era desolador. 

Terça-feira, 30 de maio. De acordo com medição da APAC, a barragem de Inhumas encontra-se hoje com 53% de acumulação, um aumento de 48 por cento. Isso equivale a 4.242.244 m³ (quatro milhões duzentos e quarenta e dois mil e duzentos e quarenta e quatro metros cúbicos de água) mais da metade de sua capacidade total. O caminho que levou a barragem, do volume morto a uma situação confortável, foi pavimentado por generosos 224 milímetros que banharam  Garanhuns de terça passada pra cá. Se as chuvas continuarem, mesmo que com menor intensidade, é provável que tenhamos o transbordamento de Inhumas, que é quando o reservatório atinge sua capacidade máxima. 

 Os outros mananciais que abastecem o município também vêm enchendo. Cajueiro já subiu de 43% para 54% de acumulação, o que equivale a dez milhões e quinhentos mil metros cúbicos de água. Mundaú, que antes da chuva acumulava apenas 23% de sua capacidade, hoje encontra-se com cerca de um milhão de metros cúbicos. 

Com essa situação, o abastecimento de Garanhuns está garantido até pelo menos fevereiro de 2018 e o racionamento via rodízio pode ser flexibilizado ou extinto, a depender das próximas precipitações pluviométricas. Que venha mais.


CHUVAS: Pernambuco tem 24 municípios em estado de Emergência

CHUVAS: Pernambuco tem 24 municípios em estado de Emergência
Cheia em Barra de Guabiraba foi uma das maiores no Estado (Foto: Mário Flávio/G1 )
Após receber relatos das defesas civis municipais de 13 municípios afetados pelas fortes chuvas do fim de semana,  o Governo de Pernambuco decretou, no último domingo (28.05), Calamidade Pública nessas cidades. Equipes técnicas, da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, foram enviadas para a avaliação do cenário e para a execução das primeiras medidas de assistência à população em cada uma dessas localidades. 

Com isso, constatou-se  que não era necessário mais o estado de Calamidade, mas sim o estado de Emergência. A alteração na classificação não afeta a assistência aos municípios. Todo os municípios afetados terão acesso ao crédito, decorrentes de  tragédias. 

Essa avaliação técnica também foi realizada em outros dez municípios impactados pelas chuvas, e um novo Decreto (nº 44.492) publicado no Diário Oficial do Estado elevou o número de cidades em Emergência de 13 para 24. 

Com o Decreto nº 44.492, também foi ampliado o período de situação excepcional para 180 dias - eram 120 dias antes -, o que permitirá, conforme a Legislação, uma ação prolongada do poder público nas áreas atingidas.     

Estão em estado de Emergência os municípios de Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros.

Cheia em Barra de Guabiraba foi uma das maiores no Estado (Foto: Mário Flávio/G1 )
Após receber relatos das defesas civis municipais de 13 municípios afetados pelas fortes chuvas do fim de semana,  o Governo de Pernambuco decretou, no último domingo (28.05), Calamidade Pública nessas cidades. Equipes técnicas, da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, foram enviadas para a avaliação do cenário e para a execução das primeiras medidas de assistência à população em cada uma dessas localidades. 

Com isso, constatou-se  que não era necessário mais o estado de Calamidade, mas sim o estado de Emergência. A alteração na classificação não afeta a assistência aos municípios. Todo os municípios afetados terão acesso ao crédito, decorrentes de  tragédias. 

Essa avaliação técnica também foi realizada em outros dez municípios impactados pelas chuvas, e um novo Decreto (nº 44.492) publicado no Diário Oficial do Estado elevou o número de cidades em Emergência de 13 para 24. 

Com o Decreto nº 44.492, também foi ampliado o período de situação excepcional para 180 dias - eram 120 dias antes -, o que permitirá, conforme a Legislação, uma ação prolongada do poder público nas áreas atingidas.     

Estão em estado de Emergência os municípios de Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros.

AESGA abre Processo Seletivo para Professor na área de Engenharia Civil

AESGA  abre Processo Seletivo para Professor na área de Engenharia Civil

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA anuncia a realização de Processo Seletivo voltada à contratação de um Professor para ministrar a disciplina de Engenharia de Trafego, no curso de Engenharia Civil, sob carga horária de 40h semanais.

Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho 2017 no site www.cespa.aesga.edu.br, em que também deverá ser feita a emissão do boleto bancário com a taxa no valor de R$ 70,00. Para isso, é necessário que o profissional seja graduado, com Pós-Graduação Lato ou Strictu Sensu na área de Engenharia Civil.

A seleção dos candidatos será composta por uma Prova Prática, que consistirá em ministrar uma aula sobre um tema relativo à disciplina escolhida, no tempo máximo de 20 minutos, diante da banca examinadora. A avaliação está prevista para ocorrer no dia 09 de junho de 2017, nesse mesmo momento deverão ser entregues cópias do RG e CPF, e duas vias impressas do Curriculum Vitae diretamente da plataforma Lattes, acompanhado de seus documentos comprobatórios. Essa documentação será utilizada na segunda fase de seleção, que corresponde à Prova de Títulos, feita de forma pontuada, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Este processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, que pode ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração.


Fonte: PCI

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA anuncia a realização de Processo Seletivo voltada à contratação de um Professor para ministrar a disciplina de Engenharia de Trafego, no curso de Engenharia Civil, sob carga horária de 40h semanais.

Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho 2017 no site www.cespa.aesga.edu.br, em que também deverá ser feita a emissão do boleto bancário com a taxa no valor de R$ 70,00. Para isso, é necessário que o profissional seja graduado, com Pós-Graduação Lato ou Strictu Sensu na área de Engenharia Civil.

A seleção dos candidatos será composta por uma Prova Prática, que consistirá em ministrar uma aula sobre um tema relativo à disciplina escolhida, no tempo máximo de 20 minutos, diante da banca examinadora. A avaliação está prevista para ocorrer no dia 09 de junho de 2017, nesse mesmo momento deverão ser entregues cópias do RG e CPF, e duas vias impressas do Curriculum Vitae diretamente da plataforma Lattes, acompanhado de seus documentos comprobatórios. Essa documentação será utilizada na segunda fase de seleção, que corresponde à Prova de Títulos, feita de forma pontuada, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Este processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, que pode ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração.


Fonte: PCI

Sete vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

Sete vagas de emprego estão abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

Sete vagas de emprego estão abertas na tarde desta terça, 30 de maio, na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os candidatos interessados - e que se encaixem dentro do perfil de cada vaga - devem se dirigir ainda na tarde de hoje, ou no dia de amanhã, até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. A Agência do Trabalho de Garanhuns funciona até às 18 horas. 

 Confira as vagas



Sete vagas de emprego estão abertas na tarde desta terça, 30 de maio, na Agência do Trabalho de Garanhuns. Os candidatos interessados - e que se encaixem dentro do perfil de cada vaga - devem se dirigir ainda na tarde de hoje, ou no dia de amanhã, até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. A Agência do Trabalho de Garanhuns funciona até às 18 horas. 

 Confira as vagas


ESCURIDÃO CONTRIBUI PARA COMETIMENTO DE ILÍCITOS: 9º BPM lista ruas de Garanhuns com pouca ou nenhuma iluminação e MPPE quer que Prefeitura efetue a troca das lâmpadas queimadas

ESCURIDÃO CONTRIBUI PARA COMETIMENTO DE ILÍCITOS: 9º BPM lista ruas de Garanhuns com pouca ou nenhuma iluminação e MPPE quer que Prefeitura efetue a troca das lâmpadas queimadas

Reclamação sobre falta de iluminação pública em alguns pontos e ruas de Garanhuns foi um dos gargalos do primeiro mandato do prefeito Izaías Régis. As insatisfações eram frequentes e eclodiam de quase todos os bairros em uma demanda muito maior do que o insipiente setor de iluminação pública do Governo Municipal podia dar conta. Vivia-se a transição de responsabilidade pela prestação do serviço de iluminação pública (da Celpe para a prefeitura municipal), mudança esta amparada pela determinação constitucional, a Resolução Normativa ANEEL nº 414, de 9 de setembro de 2010. Por isso há de se levar em consideração, quando se analisa as falhas e os atrasos na prestação desse tipo de serviço, o fato de que o Governo Municipal de Garanhuns, naquela época, ainda estar em fase de adaptação à tarefa a ele incumbida. 



No segundo mandato as reclamações sobre luminárias queimadas ainda persistem, não com a capilaridade observada na gestão anterior. Neste contexto, o Comando do 9º BPM enviou à 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns uma lista de ruas do município onde existe pouca ou nenhuma iluminação. Ainda segundo o batalhão da PM, essa situação facilita o cometimento de ilícito contribuindo para o aumento da violência urbana em Garanhuns. De posse desta relação, o MPPE enviou um ofício à prefeitura solicitando informações sobre prazo de solução para a demanda do 9º BPM, que é de toda a sociedade. Como não obteve resposta, aquele órgão de fiscalização abriu um inquérito civil público para apurar a questão junto ao Governo Municipal. A portaria de instauração foi publicada no Diário Oficial do último dia 27 de maio. Não há prazo para conclusão dos trabalhos.




PUBLICIDADE


Reclamação sobre falta de iluminação pública em alguns pontos e ruas de Garanhuns foi um dos gargalos do primeiro mandato do prefeito Izaías Régis. As insatisfações eram frequentes e eclodiam de quase todos os bairros em uma demanda muito maior do que o insipiente setor de iluminação pública do Governo Municipal podia dar conta. Vivia-se a transição de responsabilidade pela prestação do serviço de iluminação pública (da Celpe para a prefeitura municipal), mudança esta amparada pela determinação constitucional, a Resolução Normativa ANEEL nº 414, de 9 de setembro de 2010. Por isso há de se levar em consideração, quando se analisa as falhas e os atrasos na prestação desse tipo de serviço, o fato de que o Governo Municipal de Garanhuns, naquela época, ainda estar em fase de adaptação à tarefa a ele incumbida. 



No segundo mandato as reclamações sobre luminárias queimadas ainda persistem, não com a capilaridade observada na gestão anterior. Neste contexto, o Comando do 9º BPM enviou à 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns uma lista de ruas do município onde existe pouca ou nenhuma iluminação. Ainda segundo o batalhão da PM, essa situação facilita o cometimento de ilícito contribuindo para o aumento da violência urbana em Garanhuns. De posse desta relação, o MPPE enviou um ofício à prefeitura solicitando informações sobre prazo de solução para a demanda do 9º BPM, que é de toda a sociedade. Como não obteve resposta, aquele órgão de fiscalização abriu um inquérito civil público para apurar a questão junto ao Governo Municipal. A portaria de instauração foi publicada no Diário Oficial do último dia 27 de maio. Não há prazo para conclusão dos trabalhos.




PUBLICIDADE

Parque Euclides Dourado é alvo da ação de vândalos e ladrões

Parque Euclides Dourado é alvo da ação de vândalos e ladrões



O Parque Euclides Dourado foi alvo da ação de ladrões nesse final de semana. Na madrugada do último sábado, dia 27, o depósito daquele Espaço Público foi arrombado e dele subtraído uma série de equipamentos que garantem a manutenção do Parque, tais como: carrinhos de mão e extensões de energia elétrica (usadas na Feira do Parque), além de martelos, serras, picaretas, enxadas, pás, escavadores e colheres de pedreiro, entre outros.

Além da ocorrência, devidamente registrada junto as Autoridades Policiais, vêm sendo registradas crescentes ações de vândalos no interior do Parque. “Alguns frequentadores do Parque insistem em pular os gradios que circundam o Espaço, sobretudo no período diurno. Essa conduta vem danificando o equipamento. Ontem, dia 27, vândalos, que já estão sendo identificados, arrobaram e retiraram uma das grades que compõem a estrutura do Parque, localizada defronte a Escola Estadual Dom Juvêncio de Brito, na rua Pedro Rocha (imagem ao lado)”, denuncia o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que complementa: “não podemos aceitar esse tipo de conduta e se preciso for, mudaremos a estrutura das quadras de areia, inclusive as modalidades ali ofertadas”, pontua.

O Parque Euclides Dourado possui uma área de cerca de 8 hectares. O patrimônio é fiscalizado por Guardas Municipais. “Já mantivemos contato com a Direção da Guarda e pactuamos normas de ação para que tenhamos uma ação mais efetiva dos Guardas Municipais, inclusive com o reforço das rondas no interior do Parque, tanto no horário de funcionamento, quanto após o fechamento do espaço. Também contamos com a parceria da Polícia Militar”, pontua Eugênio, que faz um apelo aos frequentadores do Euclides Dourado. “O Parque é um bem de Garanhuns. Ele é de todos nós! A Prefeitura vem trabalhando para melhorar aquele espaço diariamente, por isso solicitamos aos cidadãos que acionem a Gerência do Parque ou as autoridades policiais, através do serviço 190, bem como a Guarda Municipal, por meio do telefone 3762-7097, caso observem alguma ação de vandalismo ou de roubo no interior do Parque Euclides Dourado”, finaliza o Secretário Municipal.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio




O Parque Euclides Dourado foi alvo da ação de ladrões nesse final de semana. Na madrugada do último sábado, dia 27, o depósito daquele Espaço Público foi arrombado e dele subtraído uma série de equipamentos que garantem a manutenção do Parque, tais como: carrinhos de mão e extensões de energia elétrica (usadas na Feira do Parque), além de martelos, serras, picaretas, enxadas, pás, escavadores e colheres de pedreiro, entre outros.

Além da ocorrência, devidamente registrada junto as Autoridades Policiais, vêm sendo registradas crescentes ações de vândalos no interior do Parque. “Alguns frequentadores do Parque insistem em pular os gradios que circundam o Espaço, sobretudo no período diurno. Essa conduta vem danificando o equipamento. Ontem, dia 27, vândalos, que já estão sendo identificados, arrobaram e retiraram uma das grades que compõem a estrutura do Parque, localizada defronte a Escola Estadual Dom Juvêncio de Brito, na rua Pedro Rocha (imagem ao lado)”, denuncia o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que complementa: “não podemos aceitar esse tipo de conduta e se preciso for, mudaremos a estrutura das quadras de areia, inclusive as modalidades ali ofertadas”, pontua.

O Parque Euclides Dourado possui uma área de cerca de 8 hectares. O patrimônio é fiscalizado por Guardas Municipais. “Já mantivemos contato com a Direção da Guarda e pactuamos normas de ação para que tenhamos uma ação mais efetiva dos Guardas Municipais, inclusive com o reforço das rondas no interior do Parque, tanto no horário de funcionamento, quanto após o fechamento do espaço. Também contamos com a parceria da Polícia Militar”, pontua Eugênio, que faz um apelo aos frequentadores do Euclides Dourado. “O Parque é um bem de Garanhuns. Ele é de todos nós! A Prefeitura vem trabalhando para melhorar aquele espaço diariamente, por isso solicitamos aos cidadãos que acionem a Gerência do Parque ou as autoridades policiais, através do serviço 190, bem como a Guarda Municipal, por meio do telefone 3762-7097, caso observem alguma ação de vandalismo ou de roubo no interior do Parque Euclides Dourado”, finaliza o Secretário Municipal.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio

segunda-feira, 29 de maio de 2017

ÁGUAS DE MAIO: Chuvas no sábado e domingo em Garanhuns chegaram a 81 milímetros

ÁGUAS DE MAIO: Chuvas no sábado e domingo em Garanhuns chegaram a 81 milímetros

As chuvas continuaram com uma intensidade elevada no final de semana em Garanhuns. Nos dias 27 e 28 de maio, choveu 31 e 49 milímetros, respectivamente. Com isso, o acumulado nos últimos cinco dias já chega a 224 milímetros. É como se 224 litros de água tivessem caído em cada metro quadrado de Garanhuns, de quinta-feira pra cá.  Ainda de acordo com dados da APAC, choveu 4 vezes mais em maio deste ano do que no mesmo período do ano passado.

12 áreas de risco sofreram interdição por parte da Defesa Civil. Semáforos também tiveram problemas na Avenida Rui Barbosa devido as chuvas. Já a iluminação da Praça Mestre Dominguinhos apresentou um apagão após um curto circuito, mas o problema já foi resolvido. A Compesa informou nesta segunda, 29 de maio, que o abastecimento foi interrompido devido a problemas provocados pela chuva em uma das adutoras da Barragem do Cajueiro, que continua aumentando seu volume armazenado.



As chuvas continuaram com uma intensidade elevada no final de semana em Garanhuns. Nos dias 27 e 28 de maio, choveu 31 e 49 milímetros, respectivamente. Com isso, o acumulado nos últimos cinco dias já chega a 224 milímetros. É como se 224 litros de água tivessem caído em cada metro quadrado de Garanhuns, de quinta-feira pra cá.  Ainda de acordo com dados da APAC, choveu 4 vezes mais em maio deste ano do que no mesmo período do ano passado.

12 áreas de risco sofreram interdição por parte da Defesa Civil. Semáforos também tiveram problemas na Avenida Rui Barbosa devido as chuvas. Já a iluminação da Praça Mestre Dominguinhos apresentou um apagão após um curto circuito, mas o problema já foi resolvido. A Compesa informou nesta segunda, 29 de maio, que o abastecimento foi interrompido devido a problemas provocados pela chuva em uma das adutoras da Barragem do Cajueiro, que continua aumentando seu volume armazenado.


Pronatec oferece 12 cursos gratuitos à Distância em Garanhuns; CONFIRA

Pronatec oferece 12 cursos gratuitos à Distância em Garanhuns; CONFIRA

Estão abertas em Garanhuns inscrições para 12 cursos gratuitos nas áreas de turismo e eventos. São ofertadas vagas limitadas para capacitações de Inglês, Espanhol e Libras básicos, eletricista de audiovisual, sonoplasta, operador de câmera, fotógrafo, iluminador cênico, locutor/apresentador/animador e produtor de cerveja. Ainda estão sendo disponibilizadas formações específicas para o setor hoteleiro, a exemplo de mensageiro e recepcionista. Os curso, oferecidos pelo Pronatec, são totalmente em plataforma de Ensino à Distância e com emissão de certificado ao final. Para efetuar a inscrição, os interessados precisam ir até à sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura até o dia 7 de junho, quarta-feira.

A Secretaria esclarece que cada pessoa poderá participar de apenas um curso e a duração de cada um deles será de até 160 horas/aula. “A profissionalização do turismo é de extrema importância para o fortalecimento desse setor no nosso município. É uma oportunidade e tanto para os garanhuenses”, diz a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.

A sede da Secretaria está localizada no Centro Administrativo I, na Rua Joaquim Távora, no bairro Heliópolis, e funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h.

Estão abertas em Garanhuns inscrições para 12 cursos gratuitos nas áreas de turismo e eventos. São ofertadas vagas limitadas para capacitações de Inglês, Espanhol e Libras básicos, eletricista de audiovisual, sonoplasta, operador de câmera, fotógrafo, iluminador cênico, locutor/apresentador/animador e produtor de cerveja. Ainda estão sendo disponibilizadas formações específicas para o setor hoteleiro, a exemplo de mensageiro e recepcionista. Os curso, oferecidos pelo Pronatec, são totalmente em plataforma de Ensino à Distância e com emissão de certificado ao final. Para efetuar a inscrição, os interessados precisam ir até à sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura até o dia 7 de junho, quarta-feira.

A Secretaria esclarece que cada pessoa poderá participar de apenas um curso e a duração de cada um deles será de até 160 horas/aula. “A profissionalização do turismo é de extrema importância para o fortalecimento desse setor no nosso município. É uma oportunidade e tanto para os garanhuenses”, diz a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.

A sede da Secretaria está localizada no Centro Administrativo I, na Rua Joaquim Távora, no bairro Heliópolis, e funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h.

O LADO RUIM DO WHATSAPP E FACEBOOK: Notícia falsa sobre rompimento de barragem e tromba d´água em Garanhuns leva pânico a cidades de Alagoas

O LADO RUIM DO WHATSAPP E FACEBOOK: Notícia falsa sobre rompimento de barragem e tromba d´água em Garanhuns leva pânico a cidades de Alagoas

As cidades de Alagoas que ficam às margens do Rio Mundaú já enfrentam problemas demais com  as fortes chuvas que caem na região, mas as preocupações da população aumentaram de intensidade neste final de semana com uma falsa notícia sobre o rompimento de uma barragem em Garanhuns. No sábado à noite, o V&C também recebeu diversas mensagens perguntando ou afirmando sobre o fictício rompimento do reservatório, o que evidentemente nunca aconteceu. A notícia era de que o rompimento ocasionou uma grande tromba d´água que se deslocava pelo Rio Mundaú varrendo tudo à sua frente.

De acordo com a imprensa Alagoana, o boato levou medo aos moradores de Santana do Mundaú e União dos Palmares, banhadas pelo Rio Mundaú, que nasce em Garanhuns. O conceituado portal alagoano TNH1.com.br publicou que o boato se espalhou com tanta força que a Defesa Civil emitiu nota desmentindo, para tranquilizar a população. “A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil informa à população que os boatos que estão se espalhando através do WhatsApp e Facebook não procedem”, diz um trecho da nota. 

A falsa notícia também circulou em Garanhuns, aqui com menos intensidade do que em Alagoas. "Vi no Facebook a notícia de que a barragem tinha estourado aqui em Garanhuns. Várias pessoas estavam comentando e algumas acreditaram", disse uma leitora, que entrou em contato com o  V&C para perguntar sobre o assunto.

É o lado ruim de redes sociais como Facebook e Whatsapp. A dica é somente dar crédito a informações repassadas por veículos de comunicação confiáveis. Desconfiem de notícias apócrifas eclodidas no WhatsApp. Ao ter contato com elas, vá a sites confiáveis e verifique a autenticidade, e o principal: Não ajude a espalhar sem ter certeza da veracidade. "
Falso boato se espalhou em União dos Palmares-AL

Jornalista  que mora em Santana do Mundaú, usou as redes sociais para alertar sobre a falsa notícia



As cidades de Alagoas que ficam às margens do Rio Mundaú já enfrentam problemas demais com  as fortes chuvas que caem na região, mas as preocupações da população aumentaram de intensidade neste final de semana com uma falsa notícia sobre o rompimento de uma barragem em Garanhuns. No sábado à noite, o V&C também recebeu diversas mensagens perguntando ou afirmando sobre o fictício rompimento do reservatório, o que evidentemente nunca aconteceu. A notícia era de que o rompimento ocasionou uma grande tromba d´água que se deslocava pelo Rio Mundaú varrendo tudo à sua frente.

De acordo com a imprensa Alagoana, o boato levou medo aos moradores de Santana do Mundaú e União dos Palmares, banhadas pelo Rio Mundaú, que nasce em Garanhuns. O conceituado portal alagoano TNH1.com.br publicou que o boato se espalhou com tanta força que a Defesa Civil emitiu nota desmentindo, para tranquilizar a população. “A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil informa à população que os boatos que estão se espalhando através do WhatsApp e Facebook não procedem”, diz um trecho da nota. 

A falsa notícia também circulou em Garanhuns, aqui com menos intensidade do que em Alagoas. "Vi no Facebook a notícia de que a barragem tinha estourado aqui em Garanhuns. Várias pessoas estavam comentando e algumas acreditaram", disse uma leitora, que entrou em contato com o  V&C para perguntar sobre o assunto.

É o lado ruim de redes sociais como Facebook e Whatsapp. A dica é somente dar crédito a informações repassadas por veículos de comunicação confiáveis. Desconfiem de notícias apócrifas eclodidas no WhatsApp. Ao ter contato com elas, vá a sites confiáveis e verifique a autenticidade, e o principal: Não ajude a espalhar sem ter certeza da veracidade. "
Falso boato se espalhou em União dos Palmares-AL

Jornalista  que mora em Santana do Mundaú, usou as redes sociais para alertar sobre a falsa notícia


Chuvas provocam danos em equipamento da Compesa e abastecimento d'água em Garanhuns é interrompido

Chuvas provocam danos em equipamento da Compesa e  abastecimento d'água em Garanhuns é interrompido

O município de Garanhuns tem o abastecimento suspenso desde ontem, em consequência do grande volume de chuvas registrados nos últimos três dias na região. O Sistema Cajueiro, responsável por 60% do abastecimento da cidade, está sem funcionar por causa do rompimento de um trecho da adutora pertencente a essa unidade operacional.

A expectativa é que o sistema volte a operar na próxima quarta-feira, por conta da dificuldade de locomoção dos técnicos para realizar os serviços de reparos. Outro sistema de abastecimento de Garanhuns, o Sistema  Inhumas, está inoperante em virtude de problemas elétricos, também provocados pelas chuvas. Já o terceiro sistema do município, o Mundaú, não está operando porque atua  de forma integrada aos demais.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, a expectativa é que o Sistema Inhumas volte a funcionar ainda hoje, quando será possível retomar a distribuição de água na cidade. Em virtude  dessas intercorrências, haverá um atraso de dois no calendário vigente, ou seja, a área 2 que seria abastecida  nos dias 28,29 e 30 passará para os dias 30, 31 e 01/06. Já a área 3 receberá agua nos dias 02,03 e 04 de junho.


Lado positivo - As chuvas não trouxeram apenas transtornos para a cidade de Garanhuns. Todas as três barragens conseguiram acumular um bom volume de água. A Barragens de Mundaú, que tem a capacidade de acumular 1,2 milhão de metros cúbicos de água está hoje com  83% do total, o que representa um volume de  998,74 m3. Esse reservatório estava 40% há três dias. A Barragem de Inhumas está hoje com 4, 2 milhões de metros cúbicos, de um total de 6,9 milhões de metros cúbicos, que representa  62% da sua capacidade. Já a Barragem de Cajueiro está com 6, 6 milhões de metros cúbicos, ou seja, 53% da sua capacidade total que é de 14, 4 milhões de metros cúbicos.

Apesar dos resultados extremamente positivos, a Compesa irá aguardar o mês de junho para estudar a possibilidade de alteração do calendário de abastecimento de Garanhuns, que  hoje obedece ao regime de 3 dias com água e 6 sem, chegando em alguns locais a ficar até 8 dias sem água. "Precisamos ser cautelosos e esperar a evolução da  chuvas para promover qualquer redução no rodizio da cidade. Precisamos ter  segurança  hídrica  para enfrentar o próximo verão sem dificuldades após seis anos de seca intensa", argumentou Igor Galindo.


O município de Garanhuns tem o abastecimento suspenso desde ontem, em consequência do grande volume de chuvas registrados nos últimos três dias na região. O Sistema Cajueiro, responsável por 60% do abastecimento da cidade, está sem funcionar por causa do rompimento de um trecho da adutora pertencente a essa unidade operacional.

A expectativa é que o sistema volte a operar na próxima quarta-feira, por conta da dificuldade de locomoção dos técnicos para realizar os serviços de reparos. Outro sistema de abastecimento de Garanhuns, o Sistema  Inhumas, está inoperante em virtude de problemas elétricos, também provocados pelas chuvas. Já o terceiro sistema do município, o Mundaú, não está operando porque atua  de forma integrada aos demais.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, a expectativa é que o Sistema Inhumas volte a funcionar ainda hoje, quando será possível retomar a distribuição de água na cidade. Em virtude  dessas intercorrências, haverá um atraso de dois no calendário vigente, ou seja, a área 2 que seria abastecida  nos dias 28,29 e 30 passará para os dias 30, 31 e 01/06. Já a área 3 receberá agua nos dias 02,03 e 04 de junho.


Lado positivo - As chuvas não trouxeram apenas transtornos para a cidade de Garanhuns. Todas as três barragens conseguiram acumular um bom volume de água. A Barragens de Mundaú, que tem a capacidade de acumular 1,2 milhão de metros cúbicos de água está hoje com  83% do total, o que representa um volume de  998,74 m3. Esse reservatório estava 40% há três dias. A Barragem de Inhumas está hoje com 4, 2 milhões de metros cúbicos, de um total de 6,9 milhões de metros cúbicos, que representa  62% da sua capacidade. Já a Barragem de Cajueiro está com 6, 6 milhões de metros cúbicos, ou seja, 53% da sua capacidade total que é de 14, 4 milhões de metros cúbicos.

Apesar dos resultados extremamente positivos, a Compesa irá aguardar o mês de junho para estudar a possibilidade de alteração do calendário de abastecimento de Garanhuns, que  hoje obedece ao regime de 3 dias com água e 6 sem, chegando em alguns locais a ficar até 8 dias sem água. "Precisamos ser cautelosos e esperar a evolução da  chuvas para promover qualquer redução no rodizio da cidade. Precisamos ter  segurança  hídrica  para enfrentar o próximo verão sem dificuldades após seis anos de seca intensa", argumentou Igor Galindo.