E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Domingo tranquilo no setor policial em Garanhuns; confira as ocorrências

Domingo tranquilo no setor policial em Garanhuns; confira as ocorrências

A julgar pelo relato enviado pela PM sobre as ocorrências policiais registradas neste chuvoso domingo, 28 de maio, o dia de ontem foi tranquilo, sem muitos atendimentos graves neste setor. Não foi registrado homicídio neste final de semana (sábado e domingo). Confira abaixo um resumo das ocorrências policiais do domingo, de acordo com resenha do 9º BPM. 

OBS: ocorrências sem edição, transcritas da maneira como foi enviada pela PM

AGRICULTOR LEVA GOLPE DE FACÃO EM SÃO PEDRO
A Central de Operações do 9º BPM – Garanhuns, ontem (28.05.17), acionou o efetivo para deslocar-se até à Rua Heminio Sampaio de Melo – Distrito de São Pedro, para averiguar uma ocorrência de lesão corporal.Chegando ao local, os militares encontraram o agricultor ALEXANDRE DA SILVA SOUZA, 24 anos, residente na  Rua João Marques de Souza, Distrito de  São Pedro, com um ferimento na cabeça, provocado por um golpe de facão, o mesmo relatou que durante uma discussão havia sido agredido por GEOVANE INÁCIO DA SILVA, 22 anos, residente na localidade.A vitima foi socorrida ao Hospital Regional Dom Moura, onde recebeu cuidados médicos e foi liberada.O acusado foi detido e conduzido à 18ª DESEC – Garanhuns,  juntamente com a arma utilizada um facão rabo de galo, para as medidas cabíveis.

ADOLESCENTE ARMADO COM FACA AMEAÇA MÃE E IRMÃO EM GARANHUNS
O efetivo realizava diligências, ontem (28.05.17), quando foi acionado pela Central de Operações do 9º BPM – Garanhuns, para dirigir-se até à  Rua Afonso Notaro, Bairro Boa Vista – Garanhuns, a fim de averiguar uma denúncia de que um adolescente de 17 anos, estava armado com uma faca ameaçando de morte o irmão, a mãe e o padrasto. Uma guarnição seguiu ao local, onde constatou a veracidade da denúncia, o adolescente que estava bastante agressivo, foi contido e as partes envolvidas foram conduzidas à 18ª DESEC – Garanhuns, onde foi lavrado um BOC em desfavor do mesmo

ACUSADOS DE FURTO EM HELIÓPOLIS SÃO DETIDOS POR POPULARES
A Central de Operações do 9º BPM – Garanhuns, ontem (28.05.17), recebeu informações que na  Rua Gonçalves Maia, Bairro Heliópolis – Garanhuns, 03 elementos acusados de estarem praticando furto, haviam sido detidos por populares.Uma guarnição seguiu ao local, onde estavam detidos PAULO CESAR DE OLIVEIRA MELO, 18 anos e CLEYTON BARBOSA DA SILVA, 18 anos,  residentes na  Rua Afrânio de Carvalho, Bairro Parque Fênix – Garanhuns, além de um infrator de 16 anos, residente na  Rua Batalha do Tuiuti, Bairro Petrópolis- Garanhuns, os quais haviam arrombado uma janela e subtraiam alguns materiais de construção de um imóvel pertencente a um funcionário público de 56 anos, quando foram flagrados e detidos pela vizinhança do local. Os acusados e o infrator, foram conduzidos á 18ª DESEC – Garanhuns, juntamente com a vitima e as testemunhas, onde os acusados foram autuados em flagrante e encaminhados à Audiência de Custódia, contra o  menor foi lavrado um BOC.

MOTO ROUBADA ENCONTRADA
A Policia Militar, ontem (28.05.17) realizava rondas e abordagens no Distrito de São Pedro – Zona Rural de Garanhuns, quando ao passar na  Rua Hermínio Sampaio, observou a existência de uma moto Honda CG 127 Titan, de cor vermelha, ano 2000/2001, placa KLL 7965, com características de abandono em via pública.Os militares realizaram consulta através do sistema da SDS e constataram que tratava-se de um veiculo com restrição de roubo / furto.A moto foi apreendida e conduzida a 18ª  DESEC – Garanhuns,   para adoção das medidas cabíveis.


POSSE DE DROGAS NA COHAB 2
O efetivo realizava rondas na Rua Monteiro Lobato, Cohab 2, quando avistou os dois indivíduos em atitude suspeita, durante a abordagem pessoal foi encontrado com o maior de idade um (01) cigarro de maconha e com um menor de 17 anos menor 07 (sete) pequenos papelotes da mesma substância. As partes foram apresentadas a 18º


VEÍCULO ROUBADO NO RECIFE É ENCONTRADO EM GARANHUNS E SUSPEITO É PRESO
Na manhã de ontem (28.05.17) chegou ao conhecimento da Central de Operações do 9° BPM - Garanhuns, a informação de que elementos estariam depenando um veículo no Loteamento Senador Paulo Guerra- Bairro da Boa Vista. A Central acionou a GT de trânsito que  dirigiu-se ao local onde encontrou o veículo nas proximidades da garagem da empresa Locar.Tratava-se de uma pick-up Fiat Toro, de cor preta, placa PCT-8804,  que foi deixada sem um dos pneus e sobre um macaco hidráulico. Após verificar nos Sistemas da SDS, foi constatado que  o veículo possuía  queixa de roubo,  o mesmo  foi tomado de assalto no Bairro de Casa Amarela, Recife-PE, no dia 19 deste mês.
Fiat Toro roubada no Recife e encontrada em Garanhuns

Enquanto faziam a custódia do veículo, os policiais perceberam a aproximação de um homem que alegou ser borracheiro e, através das informações prestadas, lograram êxito em encontrar ALEXANDRE CÍCERO DA SILVA, 31 anos, o qual se apresentou como condutor do carro e alegou não saber da situação legal do automóvel. O efetivo deu voz de prisão e o conduziu juntamente, com o carro, à DP Regional para as providências cabíveis.
Suspeito detido na ocorrência da Toro


A julgar pelo relato enviado pela PM sobre as ocorrências policiais registradas neste chuvoso domingo, 28 de maio, o dia de ontem foi tranquilo, sem muitos atendimentos graves neste setor. Não foi registrado homicídio neste final de semana (sábado e domingo). Confira abaixo um resumo das ocorrências policiais do domingo, de acordo com resenha do 9º BPM. 

OBS: ocorrências sem edição, transcritas da maneira como foi enviada pela PM

AGRICULTOR LEVA GOLPE DE FACÃO EM SÃO PEDRO
A Central de Operações do 9º BPM – Garanhuns, ontem (28.05.17), acionou o efetivo para deslocar-se até à Rua Heminio Sampaio de Melo – Distrito de São Pedro, para averiguar uma ocorrência de lesão corporal.Chegando ao local, os militares encontraram o agricultor ALEXANDRE DA SILVA SOUZA, 24 anos, residente na  Rua João Marques de Souza, Distrito de  São Pedro, com um ferimento na cabeça, provocado por um golpe de facão, o mesmo relatou que durante uma discussão havia sido agredido por GEOVANE INÁCIO DA SILVA, 22 anos, residente na localidade.A vitima foi socorrida ao Hospital Regional Dom Moura, onde recebeu cuidados médicos e foi liberada.O acusado foi detido e conduzido à 18ª DESEC – Garanhuns,  juntamente com a arma utilizada um facão rabo de galo, para as medidas cabíveis.

ADOLESCENTE ARMADO COM FACA AMEAÇA MÃE E IRMÃO EM GARANHUNS
O efetivo realizava diligências, ontem (28.05.17), quando foi acionado pela Central de Operações do 9º BPM – Garanhuns, para dirigir-se até à  Rua Afonso Notaro, Bairro Boa Vista – Garanhuns, a fim de averiguar uma denúncia de que um adolescente de 17 anos, estava armado com uma faca ameaçando de morte o irmão, a mãe e o padrasto. Uma guarnição seguiu ao local, onde constatou a veracidade da denúncia, o adolescente que estava bastante agressivo, foi contido e as partes envolvidas foram conduzidas à 18ª DESEC – Garanhuns, onde foi lavrado um BOC em desfavor do mesmo

ACUSADOS DE FURTO EM HELIÓPOLIS SÃO DETIDOS POR POPULARES
A Central de Operações do 9º BPM – Garanhuns, ontem (28.05.17), recebeu informações que na  Rua Gonçalves Maia, Bairro Heliópolis – Garanhuns, 03 elementos acusados de estarem praticando furto, haviam sido detidos por populares.Uma guarnição seguiu ao local, onde estavam detidos PAULO CESAR DE OLIVEIRA MELO, 18 anos e CLEYTON BARBOSA DA SILVA, 18 anos,  residentes na  Rua Afrânio de Carvalho, Bairro Parque Fênix – Garanhuns, além de um infrator de 16 anos, residente na  Rua Batalha do Tuiuti, Bairro Petrópolis- Garanhuns, os quais haviam arrombado uma janela e subtraiam alguns materiais de construção de um imóvel pertencente a um funcionário público de 56 anos, quando foram flagrados e detidos pela vizinhança do local. Os acusados e o infrator, foram conduzidos á 18ª DESEC – Garanhuns, juntamente com a vitima e as testemunhas, onde os acusados foram autuados em flagrante e encaminhados à Audiência de Custódia, contra o  menor foi lavrado um BOC.

MOTO ROUBADA ENCONTRADA
A Policia Militar, ontem (28.05.17) realizava rondas e abordagens no Distrito de São Pedro – Zona Rural de Garanhuns, quando ao passar na  Rua Hermínio Sampaio, observou a existência de uma moto Honda CG 127 Titan, de cor vermelha, ano 2000/2001, placa KLL 7965, com características de abandono em via pública.Os militares realizaram consulta através do sistema da SDS e constataram que tratava-se de um veiculo com restrição de roubo / furto.A moto foi apreendida e conduzida a 18ª  DESEC – Garanhuns,   para adoção das medidas cabíveis.


POSSE DE DROGAS NA COHAB 2
O efetivo realizava rondas na Rua Monteiro Lobato, Cohab 2, quando avistou os dois indivíduos em atitude suspeita, durante a abordagem pessoal foi encontrado com o maior de idade um (01) cigarro de maconha e com um menor de 17 anos menor 07 (sete) pequenos papelotes da mesma substância. As partes foram apresentadas a 18º


VEÍCULO ROUBADO NO RECIFE É ENCONTRADO EM GARANHUNS E SUSPEITO É PRESO
Na manhã de ontem (28.05.17) chegou ao conhecimento da Central de Operações do 9° BPM - Garanhuns, a informação de que elementos estariam depenando um veículo no Loteamento Senador Paulo Guerra- Bairro da Boa Vista. A Central acionou a GT de trânsito que  dirigiu-se ao local onde encontrou o veículo nas proximidades da garagem da empresa Locar.Tratava-se de uma pick-up Fiat Toro, de cor preta, placa PCT-8804,  que foi deixada sem um dos pneus e sobre um macaco hidráulico. Após verificar nos Sistemas da SDS, foi constatado que  o veículo possuía  queixa de roubo,  o mesmo  foi tomado de assalto no Bairro de Casa Amarela, Recife-PE, no dia 19 deste mês.
Fiat Toro roubada no Recife e encontrada em Garanhuns

Enquanto faziam a custódia do veículo, os policiais perceberam a aproximação de um homem que alegou ser borracheiro e, através das informações prestadas, lograram êxito em encontrar ALEXANDRE CÍCERO DA SILVA, 31 anos, o qual se apresentou como condutor do carro e alegou não saber da situação legal do automóvel. O efetivo deu voz de prisão e o conduziu juntamente, com o carro, à DP Regional para as providências cabíveis.
Suspeito detido na ocorrência da Toro

PIADA PRONTA: Infrator vai ajudar a jogar o lixo, encontra o portão aberto e foge da Funase/Garanhuns, diz PM

PIADA PRONTA: Infrator vai ajudar  a jogar o lixo, encontra o portão aberto e foge da Funase/Garanhuns, diz PM

As fugas da Funase em Garanhuns têm sido frequentes nos últimos meses levando a população a questionar os porquês de tanta facilidade em fugir daquele complexo. 

Neste domingo, 28 de maio, mais um infrator escapou das dependências da Funase, e a forma que ele utilizou chega a ser uma verdadeira piada pronta.  

De acordo com a PM, agentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo informaram que um menor infrator de 17 anos havia fugido da unidade quando fora ajudar a carregar o lixo e o portão estava aberto. 

Foram realizadas diversas rondas, mas sem êxito. "Diante de tanto  desleixo, e até indícios de negligência, seria melhor deixar o portão aberto de vez. Assim, a vergonha alheia não seria tanta", escreveu um leitor ao comentar a matéria de uma fuga anterior onde 13 menores escaparam da Funase. VIROU A INSTITUIÇÃO DA PIADA PRONTA.

As fugas da Funase em Garanhuns têm sido frequentes nos últimos meses levando a população a questionar os porquês de tanta facilidade em fugir daquele complexo. 

Neste domingo, 28 de maio, mais um infrator escapou das dependências da Funase, e a forma que ele utilizou chega a ser uma verdadeira piada pronta.  

De acordo com a PM, agentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo informaram que um menor infrator de 17 anos havia fugido da unidade quando fora ajudar a carregar o lixo e o portão estava aberto. 

Foram realizadas diversas rondas, mas sem êxito. "Diante de tanto  desleixo, e até indícios de negligência, seria melhor deixar o portão aberto de vez. Assim, a vergonha alheia não seria tanta", escreveu um leitor ao comentar a matéria de uma fuga anterior onde 13 menores escaparam da Funase. VIROU A INSTITUIÇÃO DA PIADA PRONTA.

domingo, 28 de maio de 2017

Parte de revestimento de encosta desaba em área de condomínio em Garanhuns e deixa moradores preocupados

 Parte de revestimento de encosta desaba em área de condomínio em Garanhuns e deixa moradores preocupados

Dando continuidade às vistorias realizadas durante o período de fortes chuvas na região, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) efetuou mais duas interdições em Garanhuns. Durante a manhã do último sábado (27), foi realizada a interdição de uma parte da estrada vicinal próxima ao Castelo João Capão, que vai no sentido do distrito de São Pedro. Após a interdição, a ocorrência foi repassada para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que tomará as devidas providências para o reparo necessário da estrada.

Uma outra ocorrência foi realizada neste domingo (28). O Corpo de Bombeiros interditou a área de um talude revestido com argamassa do Residencial Vale Verde, localizado na Rua Getúlio Zooby Júnior, no bairro Dom Thiago Postma. A área apresentou desabamentos na madrugada do sábado (27) e hoje (28). 

Ainda com relação ao Vale Verde, um laudo mais detalhado sobre a situação da encosta deve sair nesta segunda-feira, 29 de maio. O local possui 96 apartamentos e alguns moradores estão preocupados com o risco de novos desabamentos. Um engenheiro, que também reside no condomínio, é mais comedido ao ao analisar o caso. "Realmente existem problemas estruturais que precisam ser revolvidos, mas não se pode fazer uma avaliação precipitada. Tudo indica que a retenção de concreto deslizou por mal dimensionamento da drenagem, mas só o laudo poderá dizer", afirmou.

CONFIRA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CONSTRUTORA RESPONSÁVEL PELO CONDOMÍNIO VALE VERDE CLICANDO AQUIl
Área interditada no condomínio

Ainda no fim de semana, a Defesa Civil também realizou vistorias na rua Carmerinda Vieira de Melo e na rua Araci de Almeida, no bairro Parque Fênix. A Compdec informa que em qualquer caso de ameaça de desabamento, é necessário ligar imediatamente para o número (87) 99900-3333.Defesa Civil interdita mais dois pontos em GARANHUNS (1) Defesa Civil interdita mais dois pontos em GARANHUNS (2) Fotos cedidas pela Compdec
Estrada vicinal próxima ao Castelo João Capão



Dando continuidade às vistorias realizadas durante o período de fortes chuvas na região, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) efetuou mais duas interdições em Garanhuns. Durante a manhã do último sábado (27), foi realizada a interdição de uma parte da estrada vicinal próxima ao Castelo João Capão, que vai no sentido do distrito de São Pedro. Após a interdição, a ocorrência foi repassada para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que tomará as devidas providências para o reparo necessário da estrada.

Uma outra ocorrência foi realizada neste domingo (28). O Corpo de Bombeiros interditou a área de um talude revestido com argamassa do Residencial Vale Verde, localizado na Rua Getúlio Zooby Júnior, no bairro Dom Thiago Postma. A área apresentou desabamentos na madrugada do sábado (27) e hoje (28). 

Ainda com relação ao Vale Verde, um laudo mais detalhado sobre a situação da encosta deve sair nesta segunda-feira, 29 de maio. O local possui 96 apartamentos e alguns moradores estão preocupados com o risco de novos desabamentos. Um engenheiro, que também reside no condomínio, é mais comedido ao ao analisar o caso. "Realmente existem problemas estruturais que precisam ser revolvidos, mas não se pode fazer uma avaliação precipitada. Tudo indica que a retenção de concreto deslizou por mal dimensionamento da drenagem, mas só o laudo poderá dizer", afirmou.

CONFIRA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CONSTRUTORA RESPONSÁVEL PELO CONDOMÍNIO VALE VERDE CLICANDO AQUIl
Área interditada no condomínio

Ainda no fim de semana, a Defesa Civil também realizou vistorias na rua Carmerinda Vieira de Melo e na rua Araci de Almeida, no bairro Parque Fênix. A Compdec informa que em qualquer caso de ameaça de desabamento, é necessário ligar imediatamente para o número (87) 99900-3333.Defesa Civil interdita mais dois pontos em GARANHUNS (1) Defesa Civil interdita mais dois pontos em GARANHUNS (2) Fotos cedidas pela Compdec
Estrada vicinal próxima ao Castelo João Capão


sábado, 27 de maio de 2017

Jovem de 20 anos é detido após lesionar idosa de 85 em Garanhuns

Jovem de 20 anos é detido após lesionar idosa de 85 em Garanhuns

Um jovem de 19 anos foi detido no início da manhã de ontem, 26 de maio, acusado de agredir fisicamente e lesionar uma idosa de 85 anos. Vítima e agressor moram na mesma residência, mas a PM não informou o grau de parentesco entre ambos. 

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o fato ocorreu na Rua José Leitão, na Boa Vista por volta das seis horas da manhã desta, 26 de maio   "A viatura foi ao local por determinação da Central de Operações para verificar uma ocorrência de Lesão corporal. Chegando ao local foram informados por testemunhas que o imputado teria quebrado várias garrafas de vidro dentro da casa e que lesionou a vítima na cabeça. Com a Chegada da Policia o individuo tentou fugir, mas foi detido e conduzido a Delegacia da mulher para serem tomadas as medidas cabíveis", diz o boletim de ocorrência redigido pela PM após o fato. 

O agressor foi autuado em flagrante pela Lei Maria da Penha e foi encaminhado para a audiência de custódia.

Um jovem de 19 anos foi detido no início da manhã de ontem, 26 de maio, acusado de agredir fisicamente e lesionar uma idosa de 85 anos. Vítima e agressor moram na mesma residência, mas a PM não informou o grau de parentesco entre ambos. 

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o fato ocorreu na Rua José Leitão, na Boa Vista por volta das seis horas da manhã desta, 26 de maio   "A viatura foi ao local por determinação da Central de Operações para verificar uma ocorrência de Lesão corporal. Chegando ao local foram informados por testemunhas que o imputado teria quebrado várias garrafas de vidro dentro da casa e que lesionou a vítima na cabeça. Com a Chegada da Policia o individuo tentou fugir, mas foi detido e conduzido a Delegacia da mulher para serem tomadas as medidas cabíveis", diz o boletim de ocorrência redigido pela PM após o fato. 

O agressor foi autuado em flagrante pela Lei Maria da Penha e foi encaminhado para a audiência de custódia.

Morre em Garanhuns aos 49 anos, o músico Dema do Forró

Morre em Garanhuns aos 49 anos, o músico Dema do Forró

Garanhuns perdeu na manhã de hoje, 27 de maio, Dema do Forró. A informação é do Blog Falando com o Agreste. 

Dema era um dos grandes artistas de Garanhuns e estava internado desde o mês de março no Hospital Dom Moura. Uma campanha com participação de vários músicos, amigos de Dema, foi realizada no espaço Maria Rita no mês passado, em prol do cantor, que estava enfermo

Dema tinha diabetes e vivia dos cachês recebidos de suas apresentações. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens. Dezenas de pessoas postaram  mensagens de despedida em memória do já saudoso músico garanhuense. 

Em de uma de suas últimas mensagens no seu perfil do Facebook, Dema escreveu: "Minha força vem de um Deus que faz milagres minha fé esta além do impossível". Ele também gravou um vídeo emocionante onde demostrava o desejo de se recuperar e voltar a fazer o que mais gostava, que era levar alegria aos seus fãs.  "Alô Galera, sou Dema do Forró. Estou internado aqui no Dom Moura, mas logo estaremos com vocês nos grandes forrós", disse ele na gravação.

Deus não quis que Dema voltasse para nós. Ao invés disso, deu-lhe uma missão maior: o convocou para animar os forrós celestiais junto com Gonzaga, Dominguinhos, Camarão, Sivuca e e outros gênios da sanfona. DESCANSE EM PAZ.

Garanhuns perdeu na manhã de hoje, 27 de maio, Dema do Forró. A informação é do Blog Falando com o Agreste. 

Dema era um dos grandes artistas de Garanhuns e estava internado desde o mês de março no Hospital Dom Moura. Uma campanha com participação de vários músicos, amigos de Dema, foi realizada no espaço Maria Rita no mês passado, em prol do cantor, que estava enfermo

Dema tinha diabetes e vivia dos cachês recebidos de suas apresentações. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens. Dezenas de pessoas postaram  mensagens de despedida em memória do já saudoso músico garanhuense. 

Em de uma de suas últimas mensagens no seu perfil do Facebook, Dema escreveu: "Minha força vem de um Deus que faz milagres minha fé esta além do impossível". Ele também gravou um vídeo emocionante onde demostrava o desejo de se recuperar e voltar a fazer o que mais gostava, que era levar alegria aos seus fãs.  "Alô Galera, sou Dema do Forró. Estou internado aqui no Dom Moura, mas logo estaremos com vocês nos grandes forrós", disse ele na gravação.

Deus não quis que Dema voltasse para nós. Ao invés disso, deu-lhe uma missão maior: o convocou para animar os forrós celestiais junto com Gonzaga, Dominguinhos, Camarão, Sivuca e e outros gênios da sanfona. DESCANSE EM PAZ.

Após diminuição das chuvas, Defesa Civil realiza nova vistoria em áreas de risco de Garanhuns

Após diminuição das chuvas, Defesa Civil realiza nova vistoria em áreas de risco de Garanhuns

A chuva diminuiu de intensidade em Garanhuns, o que possibilitou à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizar uma vistoria mais minuciosa em áreas de risco situada em diversos pontos do município. Entre 25 e 26 de maio choveu 144 milímetros na cidade, o que ajudou a elevar o nível das barragens, mas também trouxe alguma preocupação à população. Na Cohab 2, uma voçoroca é uma ameaça constante para quem reside na Rua Miguel Arraes. Com a chuva, o buraco aumentou, mas, segundo a Defesa Civil, não há risco para os moradores, por enquanto.

Já neste sábado (27), a vistoria da Defesa Civil ocorreu  na estrutura lateral de uma ponte localizada na rua Carmelina Vieira de Melo, que foi danificada em decorrência do grande volume de água que passa embaixo da mesma. O trecho da via será interditado pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), com o objetivo de evitar que aconteça algum acidente com pedestres e veículos que passam pelo local, bem como o desabamento parcial da via. Com a diminuição das chuvas, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizará, durante a próxima semana, os reparos necessários na estrutura da ponte.

A Defesa Civil também registrou uma ocorrência nessa sexta-feira (26), na rua Araci de Almeida, localizada no bairro Parque Fênix, onde uma encosta desabou parcialmente sob a área de um residência que foi construída próximo a um terreno em declive e que acumulou águas pluviais. Não houveram feridos e a família que residia na localidade foi desalojada pelo Corpo de Bombeiros Militar. O órgão municipal esclarece ainda, que nos próximos dias vai atuar instalando lonas plásticas nas encostas da localidade, com o intuito de evitar novos desabamentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim, é importante que a população esteja atenta, pois o período chuvoso pode resultar em novos incidentes em áreas de risco do município. "A continuidade das chuvas pode ocasionar novos desabamentos, por isso quem mora nessas áreas deve verificar se as barreiras e encostas possuem alguma fissura ou deslocamento de massa. Bem como aqueles que moram na parte superior desses locais devem estar atentos se o piso está afundando ou se as paredes apresentam fissuras e trincas, devendo efetuar o desalojamento da área e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Defesa Civil no número (87) 99900-3333", finalizou.

Fotos cedidas pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil








A chuva diminuiu de intensidade em Garanhuns, o que possibilitou à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizar uma vistoria mais minuciosa em áreas de risco situada em diversos pontos do município. Entre 25 e 26 de maio choveu 144 milímetros na cidade, o que ajudou a elevar o nível das barragens, mas também trouxe alguma preocupação à população. Na Cohab 2, uma voçoroca é uma ameaça constante para quem reside na Rua Miguel Arraes. Com a chuva, o buraco aumentou, mas, segundo a Defesa Civil, não há risco para os moradores, por enquanto.

Já neste sábado (27), a vistoria da Defesa Civil ocorreu  na estrutura lateral de uma ponte localizada na rua Carmelina Vieira de Melo, que foi danificada em decorrência do grande volume de água que passa embaixo da mesma. O trecho da via será interditado pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), com o objetivo de evitar que aconteça algum acidente com pedestres e veículos que passam pelo local, bem como o desabamento parcial da via. Com a diminuição das chuvas, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizará, durante a próxima semana, os reparos necessários na estrutura da ponte.

A Defesa Civil também registrou uma ocorrência nessa sexta-feira (26), na rua Araci de Almeida, localizada no bairro Parque Fênix, onde uma encosta desabou parcialmente sob a área de um residência que foi construída próximo a um terreno em declive e que acumulou águas pluviais. Não houveram feridos e a família que residia na localidade foi desalojada pelo Corpo de Bombeiros Militar. O órgão municipal esclarece ainda, que nos próximos dias vai atuar instalando lonas plásticas nas encostas da localidade, com o intuito de evitar novos desabamentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim, é importante que a população esteja atenta, pois o período chuvoso pode resultar em novos incidentes em áreas de risco do município. "A continuidade das chuvas pode ocasionar novos desabamentos, por isso quem mora nessas áreas deve verificar se as barreiras e encostas possuem alguma fissura ou deslocamento de massa. Bem como aqueles que moram na parte superior desses locais devem estar atentos se o piso está afundando ou se as paredes apresentam fissuras e trincas, devendo efetuar o desalojamento da área e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Defesa Civil no número (87) 99900-3333", finalizou.

Fotos cedidas pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil







FOI PAGAR UMA PROMESSA: Vereador Gil PM se joga nas águas da Barragem do Cajueiro após reservatório aumentar volume em decorrência das chuvas

FOI PAGAR UMA PROMESSA: Vereador Gil PM se joga nas águas da Barragem do Cajueiro após reservatório aumentar volume em decorrência das chuvas


Um vídeo que circula pelo WhatsApp tem chamado atenção dos garanhuenses pelo o ato inusitado contido nele. A gravação foi feita na Barragem do Cajueiro, após o reservatório aumentar de 43 para 48%  seu volume d´água em decorrência das chuvas dos últimos dias em Garanhuns. Nela, o vereador Gil PM começa dizendo que está no local para pagar uma promessa a Deus e ao povo de Garanhuns. "Eu prometi que, se chovesse e se o volume de água da barragem aumentasse, eu viria tomar um banho aqui," disse. A imagem é imediatamente cortada para outra etapa onde mostra o parlamentar dentro das águas da barragem tomando banho de forma totalmente desengonçada.

 A interlocutora que grava o vídeo não consegue conter o riso ao observar a hilária cena. Ela demostra preocupação com o risco do vereador se afogar, o que é um exagero já que Gil, que parece não saber nadar, teve a preocupação de pagar sua promessa muito próximo da margem com a água praticamente na altura do joelho.   

Confira o inusitado momento. 


Um vídeo que circula pelo WhatsApp tem chamado atenção dos garanhuenses pelo o ato inusitado contido nele. A gravação foi feita na Barragem do Cajueiro, após o reservatório aumentar de 43 para 48%  seu volume d´água em decorrência das chuvas dos últimos dias em Garanhuns. Nela, o vereador Gil PM começa dizendo que está no local para pagar uma promessa a Deus e ao povo de Garanhuns. "Eu prometi que, se chovesse e se o volume de água da barragem aumentasse, eu viria tomar um banho aqui," disse. A imagem é imediatamente cortada para outra etapa onde mostra o parlamentar dentro das águas da barragem tomando banho de forma totalmente desengonçada.

 A interlocutora que grava o vídeo não consegue conter o riso ao observar a hilária cena. Ela demostra preocupação com o risco do vereador se afogar, o que é um exagero já que Gil, que parece não saber nadar, teve a preocupação de pagar sua promessa muito próximo da margem com a água praticamente na altura do joelho.   

Confira o inusitado momento. 

Vigilante noturno é assassinado a tiros na noite desta sexta, 26 de maio, em Garanhuns

Vigilante noturno é assassinado a tiros na noite desta sexta, 26 de maio, em Garanhuns
Local do crime

Um homem morreu ao ser alvejado por tiros na cabeça e costas por volta das 23h15min no bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns. Ele era vigilante noturno e fazia rondas com uma motocicleta na comunidade no momento em que foi assassinado. 

O crime ocorreu na Rua Tobias Barreto, no referido bairro. Pouco se sabe sobre as circunstâncias em que ocorreu o homicídio, mas testemunhas disseram terem ouvido cerca de sete disparos de arma de fogo.  Disseram  também que os assassinos fugiram utilizando um carro de dados não anotados. 

A vítima é Robson Silva Santos, de 32 anos. A PM foi acionada e fez diversas rondas, mas ninguém foi preso. A Polícia Civil, através da 22ª Delegacia de Homicídios, compareceu ao local e vai investigar o crime afim de se chegar a autoria e motivação do assassinato. O corpo foi encaminhado para o IML, em Caruaru.
Local do crime

Um homem morreu ao ser alvejado por tiros na cabeça e costas por volta das 23h15min no bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns. Ele era vigilante noturno e fazia rondas com uma motocicleta na comunidade no momento em que foi assassinado. 

O crime ocorreu na Rua Tobias Barreto, no referido bairro. Pouco se sabe sobre as circunstâncias em que ocorreu o homicídio, mas testemunhas disseram terem ouvido cerca de sete disparos de arma de fogo.  Disseram  também que os assassinos fugiram utilizando um carro de dados não anotados. 

A vítima é Robson Silva Santos, de 32 anos. A PM foi acionada e fez diversas rondas, mas ninguém foi preso. A Polícia Civil, através da 22ª Delegacia de Homicídios, compareceu ao local e vai investigar o crime afim de se chegar a autoria e motivação do assassinato. O corpo foi encaminhado para o IML, em Caruaru.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

MORTE A ESCLARECER: Corpo de homem de 42 anos é encontrado dentro de casa no bairro da Brasília, em Garanhuns.

MORTE A ESCLARECER: Corpo de homem de 42 anos é encontrado dentro de casa no bairro da Brasília, em Garanhuns.
A Polícia Civil quer esclarecer a morte de um homem de 42 anos ocorrida na manhã desta sexta-feira 26/05 em uma residência do bairro da Brasília. Ele  foi encontrado sem vida em sua residência no bairro da Brasília. O SAMU ainda chegou a ser acionado, mas a vítima já estava em óbito. Ainda segundo testemunhas o homem enfrentava problemas com alcoolismo A Polícia Militar esteve no local e acionou a Polícia Civil, que após o levantamento cadavérico encaminhou através de serviço funeral o corpo  ao IML de Caruaru.
A Polícia Civil quer esclarecer a morte de um homem de 42 anos ocorrida na manhã desta sexta-feira 26/05 em uma residência do bairro da Brasília. Ele  foi encontrado sem vida em sua residência no bairro da Brasília. O SAMU ainda chegou a ser acionado, mas a vítima já estava em óbito. Ainda segundo testemunhas o homem enfrentava problemas com alcoolismo A Polícia Militar esteve no local e acionou a Polícia Civil, que após o levantamento cadavérico encaminhou através de serviço funeral o corpo  ao IML de Caruaru.

Após 143,4 milímetros de chuva em Garanhuns, sobe consideravelmente o volume d'água das barragens que abastecem o município e Compesa já fala em fim de racionamento

 Após 143,4 milímetros de chuva  em Garanhuns, sobe  consideravelmente o volume d'água das barragens que abastecem o município e Compesa já fala em fim de racionamento
Chuva registrada no último dia 25 em Garanhuns

Após dois dias seguidos de chuvas constantes, que contabilizaram 144 milímetros, nos dias 25 e 26 de maio, as três barragens responsáveis pelo abastecimento d'água em Garanhuns tiveram elevação em seu nível de armazenamento do precioso líquido.

A Barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48% (6,9 milhões de m³ de água), Mundaú subiu de 23% para 35% (696 mil m³), enquanto Inhumas, que estava em colapso, com 5% da sua capacidade total, agora subiu para 27% (1,8 milhão m³). "Com essa melhora dos níveis das barragens, conseguimos garantir a continuidade do fornecimento de água para a cidade até fevereiro de 2018. E se as chuvas continuarem regulares e com esse volume até o final do mês de junho, a cidade poderá até sair do rodízio ainda em julho deste ano", informa o Gerente da Compesa em Garanhuns Igor Galindo.

Ainda no Agreste Meridional, a Barragem do Rio Correntes, que fornece água para a cidade de Correntes, está vertendo. A Compesa inclusive, concluiu um serviço para limpeza dessa barragem, neste mês, o que contribuiu para melhorar a acumulação de água no manancial e retirar a cidade do rodízio. Lagoa do Ouro também teve o calendário reduzido pelas chuvas, passou para um dia com água e um dia sem, depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. A população de Bom Conselho já sente as melhorias no abastecimento, após as barragens de Bulandim, Mata Verde e  Caboge voltarem a acumular água. A companhia retornou com a captação nos mananciais, e estabeleceu um novo calendário de três dias com água e seis dias sem para a cidade - antes era de cinco dias com água e dez dias sem. 
Chuva registrada no último dia 25 em Garanhuns

Após dois dias seguidos de chuvas constantes, que contabilizaram 144 milímetros, nos dias 25 e 26 de maio, as três barragens responsáveis pelo abastecimento d'água em Garanhuns tiveram elevação em seu nível de armazenamento do precioso líquido.

A Barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48% (6,9 milhões de m³ de água), Mundaú subiu de 23% para 35% (696 mil m³), enquanto Inhumas, que estava em colapso, com 5% da sua capacidade total, agora subiu para 27% (1,8 milhão m³). "Com essa melhora dos níveis das barragens, conseguimos garantir a continuidade do fornecimento de água para a cidade até fevereiro de 2018. E se as chuvas continuarem regulares e com esse volume até o final do mês de junho, a cidade poderá até sair do rodízio ainda em julho deste ano", informa o Gerente da Compesa em Garanhuns Igor Galindo.

Ainda no Agreste Meridional, a Barragem do Rio Correntes, que fornece água para a cidade de Correntes, está vertendo. A Compesa inclusive, concluiu um serviço para limpeza dessa barragem, neste mês, o que contribuiu para melhorar a acumulação de água no manancial e retirar a cidade do rodízio. Lagoa do Ouro também teve o calendário reduzido pelas chuvas, passou para um dia com água e um dia sem, depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. A população de Bom Conselho já sente as melhorias no abastecimento, após as barragens de Bulandim, Mata Verde e  Caboge voltarem a acumular água. A companhia retornou com a captação nos mananciais, e estabeleceu um novo calendário de três dias com água e seis dias sem para a cidade - antes era de cinco dias com água e dez dias sem. 

Juiz determina que Prefeitura de Garanhuns convoque candidatos aptos no concurso de guarda municipal para realizarem curso de formação

Juiz determina que Prefeitura de Garanhuns convoque candidatos aptos no concurso de guarda municipal para realizarem curso de formação

Dois grupos de reservas da Guarda Municipal de Garanhuns obtiveram uma liminar na Justiça que obriga a Prefeitura de Garanhuns a convocar 49 candidatos aprovados no último certame para realizarem o curso de formação e posteriormente serem empossados no cargo. A decisão foi proferida pelo juiz Glacidelson Antônio, titular da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns.

O primeiro grupo é formado por 15 aprovados aptos que foram representados pelo advogado Anderson Luciano Alves da Silva (o mesmo que já tinha conseguido uma vitória idêntica no caso das professoras). Já o segundo grupo é formado por 34 reservas da Guarda Municipal, cujo os advogados eram Rhanna Corina Monteiro Cavalcanti e  Thiago Régis de Almeida

O impasse começou depois de o prefeito Izaías Régis ter afirmado em entrevista que iria tentar convocar mais reservas da Guarda Municipal aprovados no último certame. Logo depois da declaração, Régis voltou atrás dizendo que, por um erro da Procuradoria do Município, o edital estaria fechado não podendo ser convocado mais ninguém. Resilientes, os integrantes da reserva procuraram o Ministério Público que constatou não haver nenhum impedimento legal para que estes fossem chamados a assumir o cargo, após a realização do curso de formação. Paralelamente à consulta ao MP, alguns candidatos ingressaram na Justiça conseguindo as referidas liminares, ora tornadas públicas nesta publicação.

Na petição, os requerentes argumentaram, entre outras coisas, que foram aprovados até a terceira etapa do concurso para Guarda Municipal, realizando inclusive os exames médico e físico, porém, não foram convocados para o mesmo, pois, segundo a prefeitura, estariam fora do número de vagas. Entretanto, ainda segundo argumentação dos candidatos, existem cerca de 100 (cem) vagas no quadro de guardas municipais e inconsistências no edital possibilitam nomeação de aprovados além do número previsto.  Glacidelson Antônio embasou o deferimento da tutela antecipada nos itens do edital pugnando - após meticulosa análise -  por dar ganho de causa aos aprovados aptos.

"O problema começa em relação à convocação para o curso de formação, nos termos do item 10.5.1:

10.5.1. Serão convocados, para se submeterem ao Curso de Formação, os candidatos ao cargo de Guarda Municipal considerados aptos nas outras fases da segunda etapa, em quantidade equivalente a até 02 (sete) vezes o número de vagas oferecidas, incluindo as reservadas para pessoas com deficiência.

Verifica-se, de início, que há divergência entre o valor numérico (2) e o valor por extenso (sete).

Não consta que tenha havido qualquer retificação do edital nesse ponto.

A interpretação corrente é que, havendo divergência, deve prevalecer o numeral por extenso.

É o que está previsto, por exemplo, no art. 12, primeira parte, da Lei nº 7.357/85 (Lei do Cheque):

Art . 12 Feita a indicação da quantia em algarismos e por extenso, prevalece esta no caso de divergência. lndicada a quantia mais de uma vez, quer por extenso, quer por algarismos, prevalece, no caso de divergência, a indicação da menor quantia.

Porém, há diversos outros elementos que autorizam essa conclusão.

A primeira está prevista no item 1.2 do edital que prevê que exame de aptidão física, exame psicotécnico, investigação social e exames médicos são todos de caráter eliminatório.

Interpretação diferente levaria à conclusão de que esses exames são de caráter classificatório, o que contraria o edital.

Ressalte-se que, no improvável fato de que todos os convocados para os exames médicos fossem aprovados para os demais exames (aptidão física, psicotécnico e investigação social) sobrariam 5 vezes o número de vagas que não seriam aproveitados.

Portanto, tudo indica que a vontade do legislador era que a previsão fosse de 7 (sete) vezes o número de vagas para o curso de formação e não 2 (duas) vezes.

No referido item 1.2 também prevê que, sendo o curso de formação a segunda etapa, os candidatos aprovados nas fases anteriores deverão realizar o mesmo para concluir a referida etapa.

A mesma conclusão se chega ao analisar o item 10 do edital que trata da segunda fase para os guardas municipais, sendo que o item 10.5 trata do curso de formação.

Por fim, o item 7.2 também leva à mesma conclusão:

7.2 Para os cargos de Guarda Municipal a classificação final do certame dar-se-á através da ordem decrescente da média aritmética simples da nota na Prova Objetiva de Conhecimentos e da nota final do curso de formação.

Logo, o curso de formação faz parte da segunda etapa (ou fase) do concurso e serve para a classificação final.

Intepretação diferente levaria à conclusão de que os impetrantes foram aprovados e eliminados ao mesmo tempo, o que contraria a lógica.

Cabe registrar que o próprio Município de Garanhuns lista os impetrantes como candidatos aptos até a terceira etapa da segunda fase segundo o item 8 do edital (ID 19906835).

Em consequência, tem os impetrantes o direito à realização do curso de formação para o cargo de guarda municipal.

Presente, portanto, a probabilidade do direito.

Já o perigo de dano encontra-se presente diante da informação de que há cargos de guarda municipal não preenchidos.

Destarte, à luz dos dispositivos atinente à matéria, DEFIRO O PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA FORMULADO PELOS AUTORES," diz a parte principal da decisão do juiz. Da sentença cabe recurso ao TJPE. O prazo dado pelo magistrado para que a prefeitura convoque os candidatos para o curso de formação  é de 30 dias, sob pena de pagamento de multa.

Após a vitória os candidatos aptos comemoraram. "Finalmente depois de vários dias de luta, os candidatos aprovados no concurso da guarda municipal de Garanhuns conseguiram provar que estão aptos a fazer o curso de formação para finalmente assumir as vagas que estão abertas no quadro da guarda municipal de Garanhuns. Depois de uma verdadeira batalha entre os reservas da guarda municipal e o prefeito da cidade que tentou de todas as formas provas que o concurso estava fechado", diz trecho de uma nota enviada pelo grupo dos 34 à imprensa local.






Dois grupos de reservas da Guarda Municipal de Garanhuns obtiveram uma liminar na Justiça que obriga a Prefeitura de Garanhuns a convocar 49 candidatos aprovados no último certame para realizarem o curso de formação e posteriormente serem empossados no cargo. A decisão foi proferida pelo juiz Glacidelson Antônio, titular da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns.

O primeiro grupo é formado por 15 aprovados aptos que foram representados pelo advogado Anderson Luciano Alves da Silva (o mesmo que já tinha conseguido uma vitória idêntica no caso das professoras). Já o segundo grupo é formado por 34 reservas da Guarda Municipal, cujo os advogados eram Rhanna Corina Monteiro Cavalcanti e  Thiago Régis de Almeida

O impasse começou depois de o prefeito Izaías Régis ter afirmado em entrevista que iria tentar convocar mais reservas da Guarda Municipal aprovados no último certame. Logo depois da declaração, Régis voltou atrás dizendo que, por um erro da Procuradoria do Município, o edital estaria fechado não podendo ser convocado mais ninguém. Resilientes, os integrantes da reserva procuraram o Ministério Público que constatou não haver nenhum impedimento legal para que estes fossem chamados a assumir o cargo, após a realização do curso de formação. Paralelamente à consulta ao MP, alguns candidatos ingressaram na Justiça conseguindo as referidas liminares, ora tornadas públicas nesta publicação.

Na petição, os requerentes argumentaram, entre outras coisas, que foram aprovados até a terceira etapa do concurso para Guarda Municipal, realizando inclusive os exames médico e físico, porém, não foram convocados para o mesmo, pois, segundo a prefeitura, estariam fora do número de vagas. Entretanto, ainda segundo argumentação dos candidatos, existem cerca de 100 (cem) vagas no quadro de guardas municipais e inconsistências no edital possibilitam nomeação de aprovados além do número previsto.  Glacidelson Antônio embasou o deferimento da tutela antecipada nos itens do edital pugnando - após meticulosa análise -  por dar ganho de causa aos aprovados aptos.

"O problema começa em relação à convocação para o curso de formação, nos termos do item 10.5.1:

10.5.1. Serão convocados, para se submeterem ao Curso de Formação, os candidatos ao cargo de Guarda Municipal considerados aptos nas outras fases da segunda etapa, em quantidade equivalente a até 02 (sete) vezes o número de vagas oferecidas, incluindo as reservadas para pessoas com deficiência.

Verifica-se, de início, que há divergência entre o valor numérico (2) e o valor por extenso (sete).

Não consta que tenha havido qualquer retificação do edital nesse ponto.

A interpretação corrente é que, havendo divergência, deve prevalecer o numeral por extenso.

É o que está previsto, por exemplo, no art. 12, primeira parte, da Lei nº 7.357/85 (Lei do Cheque):

Art . 12 Feita a indicação da quantia em algarismos e por extenso, prevalece esta no caso de divergência. lndicada a quantia mais de uma vez, quer por extenso, quer por algarismos, prevalece, no caso de divergência, a indicação da menor quantia.

Porém, há diversos outros elementos que autorizam essa conclusão.

A primeira está prevista no item 1.2 do edital que prevê que exame de aptidão física, exame psicotécnico, investigação social e exames médicos são todos de caráter eliminatório.

Interpretação diferente levaria à conclusão de que esses exames são de caráter classificatório, o que contraria o edital.

Ressalte-se que, no improvável fato de que todos os convocados para os exames médicos fossem aprovados para os demais exames (aptidão física, psicotécnico e investigação social) sobrariam 5 vezes o número de vagas que não seriam aproveitados.

Portanto, tudo indica que a vontade do legislador era que a previsão fosse de 7 (sete) vezes o número de vagas para o curso de formação e não 2 (duas) vezes.

No referido item 1.2 também prevê que, sendo o curso de formação a segunda etapa, os candidatos aprovados nas fases anteriores deverão realizar o mesmo para concluir a referida etapa.

A mesma conclusão se chega ao analisar o item 10 do edital que trata da segunda fase para os guardas municipais, sendo que o item 10.5 trata do curso de formação.

Por fim, o item 7.2 também leva à mesma conclusão:

7.2 Para os cargos de Guarda Municipal a classificação final do certame dar-se-á através da ordem decrescente da média aritmética simples da nota na Prova Objetiva de Conhecimentos e da nota final do curso de formação.

Logo, o curso de formação faz parte da segunda etapa (ou fase) do concurso e serve para a classificação final.

Intepretação diferente levaria à conclusão de que os impetrantes foram aprovados e eliminados ao mesmo tempo, o que contraria a lógica.

Cabe registrar que o próprio Município de Garanhuns lista os impetrantes como candidatos aptos até a terceira etapa da segunda fase segundo o item 8 do edital (ID 19906835).

Em consequência, tem os impetrantes o direito à realização do curso de formação para o cargo de guarda municipal.

Presente, portanto, a probabilidade do direito.

Já o perigo de dano encontra-se presente diante da informação de que há cargos de guarda municipal não preenchidos.

Destarte, à luz dos dispositivos atinente à matéria, DEFIRO O PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA FORMULADO PELOS AUTORES," diz a parte principal da decisão do juiz. Da sentença cabe recurso ao TJPE. O prazo dado pelo magistrado para que a prefeitura convoque os candidatos para o curso de formação  é de 30 dias, sob pena de pagamento de multa.

Após a vitória os candidatos aptos comemoraram. "Finalmente depois de vários dias de luta, os candidatos aprovados no concurso da guarda municipal de Garanhuns conseguiram provar que estão aptos a fazer o curso de formação para finalmente assumir as vagas que estão abertas no quadro da guarda municipal de Garanhuns. Depois de uma verdadeira batalha entre os reservas da guarda municipal e o prefeito da cidade que tentou de todas as formas provas que o concurso estava fechado", diz trecho de uma nota enviada pelo grupo dos 34 à imprensa local.





FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS: Sai organizadora do Concurso que a Compesa vai abrir em 2017

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS: Sai organizadora do Concurso que a Compesa vai abrir em 2017

A Companhia Pernambucana de Saneamento terá um novo concurso público no decorrer deste ano (concurso COMPESA). É o que informa a dispensa de licitação publicada pelo Diário Oficial do Estado de 25 de maio (veja abaixo), que contrata a Fundação Getúlio Vargas - FGV para coordenação e organização da nova seleção. O número de vagas e os cargos que serão abertos ainda não foram informados oficialmente e a expectativa é de que o edital saia até o mês de julho.

COMPESA terá seleção coordenado pela FGV último concurso da COMPESA aconteceu em 2016 e foi coordenado também pela FGV. Na ocasião, 65 vagas foram abertas em diversos cargos de ensino médio, técnico e superior para lotação nos municípios de Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Caruaru e Serra Talhada.

Para nível superior foram ofertadas vagas de Engenheiro de Meio Ambiente, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Produção, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Telecomunicações, Geólogo, Químico, Administrador de Banco de Dados, Advogado, Biólogo, Contador, Economista e Médico do Trabalho. Já os candidatos de nível médio/técnico puderam tentar os cargos de Assistente de Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Química e Técnico em Saneamento. Os salários oferecidos ficavam entre R$ 1.844,51 e R$ 7.480,00, mais plano de saúde, plano odontológico para o empregado e dependentes, previdência privada, vale alimentação de R$ 600,00 e auxílio-educação. Este concurso tem validade até 04 de novembro de 2017, podendo ainda ser prorrogado por mais um ano - confira o edital da seleção.

Ache Concursos

A Companhia Pernambucana de Saneamento terá um novo concurso público no decorrer deste ano (concurso COMPESA). É o que informa a dispensa de licitação publicada pelo Diário Oficial do Estado de 25 de maio (veja abaixo), que contrata a Fundação Getúlio Vargas - FGV para coordenação e organização da nova seleção. O número de vagas e os cargos que serão abertos ainda não foram informados oficialmente e a expectativa é de que o edital saia até o mês de julho.

COMPESA terá seleção coordenado pela FGV último concurso da COMPESA aconteceu em 2016 e foi coordenado também pela FGV. Na ocasião, 65 vagas foram abertas em diversos cargos de ensino médio, técnico e superior para lotação nos municípios de Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Caruaru e Serra Talhada.

Para nível superior foram ofertadas vagas de Engenheiro de Meio Ambiente, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Produção, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Telecomunicações, Geólogo, Químico, Administrador de Banco de Dados, Advogado, Biólogo, Contador, Economista e Médico do Trabalho. Já os candidatos de nível médio/técnico puderam tentar os cargos de Assistente de Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Química e Técnico em Saneamento. Os salários oferecidos ficavam entre R$ 1.844,51 e R$ 7.480,00, mais plano de saúde, plano odontológico para o empregado e dependentes, previdência privada, vale alimentação de R$ 600,00 e auxílio-educação. Este concurso tem validade até 04 de novembro de 2017, podendo ainda ser prorrogado por mais um ano - confira o edital da seleção.

Ache Concursos

Por irregularidades, Justiça determina a anulação do concurso da Prefeitura de Calçado

Por irregularidades, Justiça determina a anulação do concurso da Prefeitura de Calçado

Em sentença do juiz substituto da Vara Única da Comarca de Calçado, Rafael Sampaio Leite, foi determinada a nulidade da realização do Concurso Público de Provas e Títulos da Prefeitura Municipal, regulado pelo Edital 001/2012. A decisão foi tomada por haver irregularidades no procedimento licitatório do certame realizado na cidade localizada no Agreste pernambucano.

Nos autos da ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público (MP), constatou-se desvio de finalidade em razão de o município de Calçado celebrar contrato com a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) para a realização de concurso público sem haver previsão dessa finalidade no ato constitutivo da autarquia. Por sua vez, a Codeam celebrou com o Consórcio da Mata Norte e do Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas) um convênio para, em regime de cooperação, realizarem o concurso público do município. Porém, o Comanas também não possui, dentre seus objetivos e finalidades, a realização de concursos públicos.

A decretação de nulidade se deu em razão de o ato administrativo de dispensa de licitação estar em desacordo com as determinações legais e violar os princípios da legalidade e da impessoalidade. No argumento apresentado pelo MP, entre outros pontos, foi apontada a cópia de diversas questões já utilizadas em certames de outras prefeituras. A repetição de quesitos afronta o princípio da isonomia e vulnera a regra do sigilo da prova aos candidatos, o que é indispensável para assegurar a impessoalidade no certame e a igualdade de oportunidade aos participantes.

A decisão do magistrado determina as nulidades do concurso regulado pelo Edital 001/2012 e do Ato administrativo de dispensa de licitação de fls. 157/158 dos autos, por violação ao artigo 2°, alíneas, "b" e "e" da Lei 4717/1965, bem como de todos os atos dele decorrentes, inclusive, a abertura do certame. Também foi determinado que as autarquias Codeam e Comanas devem ressarcir os valores pagos por todos os inscritos no concurso. Além disso, fornecer à Prefeitura de Calçado, sob pena de multa de 50 mil reais, toda a documentação e os dados pessoais relativos aos candidatos.

A Prefeitura Municipal de Calçado deve comunicar a determinação judicial por meio de um aviso no sítio eletrônico oficial, informando todo o mecanismo para que se processe a devolução dos valores relativos à inscrição. O descumprimento está sujeito à pena de multa de 50 mil reais. Confira a íntegra da decisão relativa ao processo de número 0000211-34.2014.8.17.0410

Em sentença do juiz substituto da Vara Única da Comarca de Calçado, Rafael Sampaio Leite, foi determinada a nulidade da realização do Concurso Público de Provas e Títulos da Prefeitura Municipal, regulado pelo Edital 001/2012. A decisão foi tomada por haver irregularidades no procedimento licitatório do certame realizado na cidade localizada no Agreste pernambucano.

Nos autos da ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público (MP), constatou-se desvio de finalidade em razão de o município de Calçado celebrar contrato com a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) para a realização de concurso público sem haver previsão dessa finalidade no ato constitutivo da autarquia. Por sua vez, a Codeam celebrou com o Consórcio da Mata Norte e do Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas) um convênio para, em regime de cooperação, realizarem o concurso público do município. Porém, o Comanas também não possui, dentre seus objetivos e finalidades, a realização de concursos públicos.

A decretação de nulidade se deu em razão de o ato administrativo de dispensa de licitação estar em desacordo com as determinações legais e violar os princípios da legalidade e da impessoalidade. No argumento apresentado pelo MP, entre outros pontos, foi apontada a cópia de diversas questões já utilizadas em certames de outras prefeituras. A repetição de quesitos afronta o princípio da isonomia e vulnera a regra do sigilo da prova aos candidatos, o que é indispensável para assegurar a impessoalidade no certame e a igualdade de oportunidade aos participantes.

A decisão do magistrado determina as nulidades do concurso regulado pelo Edital 001/2012 e do Ato administrativo de dispensa de licitação de fls. 157/158 dos autos, por violação ao artigo 2°, alíneas, "b" e "e" da Lei 4717/1965, bem como de todos os atos dele decorrentes, inclusive, a abertura do certame. Também foi determinado que as autarquias Codeam e Comanas devem ressarcir os valores pagos por todos os inscritos no concurso. Além disso, fornecer à Prefeitura de Calçado, sob pena de multa de 50 mil reais, toda a documentação e os dados pessoais relativos aos candidatos.

A Prefeitura Municipal de Calçado deve comunicar a determinação judicial por meio de um aviso no sítio eletrônico oficial, informando todo o mecanismo para que se processe a devolução dos valores relativos à inscrição. O descumprimento está sujeito à pena de multa de 50 mil reais. Confira a íntegra da decisão relativa ao processo de número 0000211-34.2014.8.17.0410

Parque Euclides Dourado passa a fechar mais cedo a partir desta semana

Parque Euclides Dourado passa a fechar mais cedo a partir desta semana

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns informa aos cidadãos que devido à chegada do período chuvoso, o horário de funcionamento do Parque Euclides Dourado será readequado. A partir desta semana, o local que é utilizado para a prática de atividades físicas e lazer de crianças e adultos funcionará de 5h às 19h, todos os dias da semana. De acordo com o secretário, Carlos Eugênio, a decisão também é uma medida de segurança. “Também levamos em consideração a diminuição da participação de frequentadores neste espaço público no período noturno”, declarou. Com o retorno do período de estiagem, o Parque voltará a funcionar no horário normal, das 5 às 21h, de segunda a sexta-feira; e das 5 as 19h, aos sábados, domingos e feriados.

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns informa aos cidadãos que devido à chegada do período chuvoso, o horário de funcionamento do Parque Euclides Dourado será readequado. A partir desta semana, o local que é utilizado para a prática de atividades físicas e lazer de crianças e adultos funcionará de 5h às 19h, todos os dias da semana. De acordo com o secretário, Carlos Eugênio, a decisão também é uma medida de segurança. “Também levamos em consideração a diminuição da participação de frequentadores neste espaço público no período noturno”, declarou. Com o retorno do período de estiagem, o Parque voltará a funcionar no horário normal, das 5 às 21h, de segunda a sexta-feira; e das 5 as 19h, aos sábados, domingos e feriados.

Acidente envolvendo caminhão, carro de passeio e moto deixa um morto e dois feridos na PE-218, em Brejão

Acidente envolvendo caminhão, carro de passeio e moto deixa um morto e dois feridos na PE-218, em Brejão

Um grave acidente envolvendo um caminhão, um Ethios e uma moto deixou um saldo de um morto e dois feridos por volta das 09 horas da manhã desta sexta-feira, 26 de maio na PE 218, próximo a entrada de Brejão.

De acordo com informações, o motorista do Ethios seguia no sentido Garanhuns quando tentou ultrapassar uma moto em local não permitido (curva), vindo a colidir frontalmente na contramão com um caminhão-tanque que trafegava em sentido contrário. Com o impacto violentíssimo, a moto, que era ocupada pelo condutor e um garupa, não teve como desviar e colidiu com o Ethios. 

No local do acidente morreu o condutor do carro de passeio, identificado por Sebastião  Sérgio Souto Maior Mafra, de 58 anos. Ele ficou preso às ferragens e veio a óbito no local.  Já os ocupantes da moto ficaram gravemente feridos. O condutor fraturou as duas pernas e a bacia e, após dar entrada no  Moura, foi transferido para o Recife. Ele foi identificado como sendo Ademilton Lima Monteiro, 29 anos, residente no Sítio Repartição, zona rural de Brejão. Já o garupa é Gabriel Leandro de Azevedo, também residente no Sítio Repartição. Ele deu entrada no Dom Moura com fratura em uma das pernas e encontra-se internado naquela unidade hospitalar. O motorista do caminhão não ficou ferido.  A PM e a Polícia Civil Compareceram ao local junto com o Corpo de Bombeiros, que atuou no socorro aos feridos. O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao IML em Caruaru onde será necropsiado e liberado para sepultamento. 



Um grave acidente envolvendo um caminhão, um Ethios e uma moto deixou um saldo de um morto e dois feridos por volta das 09 horas da manhã desta sexta-feira, 26 de maio na PE 218, próximo a entrada de Brejão.

De acordo com informações, o motorista do Ethios seguia no sentido Garanhuns quando tentou ultrapassar uma moto em local não permitido (curva), vindo a colidir frontalmente na contramão com um caminhão-tanque que trafegava em sentido contrário. Com o impacto violentíssimo, a moto, que era ocupada pelo condutor e um garupa, não teve como desviar e colidiu com o Ethios. 

No local do acidente morreu o condutor do carro de passeio, identificado por Sebastião  Sérgio Souto Maior Mafra, de 58 anos. Ele ficou preso às ferragens e veio a óbito no local.  Já os ocupantes da moto ficaram gravemente feridos. O condutor fraturou as duas pernas e a bacia e, após dar entrada no  Moura, foi transferido para o Recife. Ele foi identificado como sendo Ademilton Lima Monteiro, 29 anos, residente no Sítio Repartição, zona rural de Brejão. Já o garupa é Gabriel Leandro de Azevedo, também residente no Sítio Repartição. Ele deu entrada no Dom Moura com fratura em uma das pernas e encontra-se internado naquela unidade hospitalar. O motorista do caminhão não ficou ferido.  A PM e a Polícia Civil Compareceram ao local junto com o Corpo de Bombeiros, que atuou no socorro aos feridos. O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao IML em Caruaru onde será necropsiado e liberado para sepultamento. 


MAIS UMA OCORRÊNCIA FOI REGISTRADA ONTEM: Casos de violência doméstica se intensificaram em Garanhuns e região nos últimos dias

MAIS UMA OCORRÊNCIA FOI REGISTRADA ONTEM: Casos de violência doméstica se intensificaram em Garanhuns e região nos últimos dias

Diversos casos de violência doméstica eclodiram em cidades do Agreste Meridional, em especial Garanhuns, durante a semana. No último sábado, 20 de maio, uma mulher foi morta a facadas pelo companheiro, fato esse ocorrido na frente da filha da vítima, na Rua Santa Quitéria. Desde então, os casos vêm sendo diários abrangendo Garanhuns e cidades sob a segurança ostensiva do 9º BPM. 

Em São João, uma menina de apenas sete anos esfaqueou o padrasto após vê-lo agredir a mãe. O caso ocorreu na última terça, 23 de maio.  Já nesta chuvosa quinta-feira, 25 de maio, na Boa Vista, outra mulher foi vítima da fúria do ex-companheiro. Ele invadiu a residência da ex-mulher, de 36 anos, e a ameaçou de morte. Além disso, o acusado também a agrediu física e moralmente. A PM foi acionada e encontrou a agredida chorando muito.

O suspeito, que reside no Conjunto habitacional Viana e Moura, foi preso e levado para a Delegacia Regional onde foi autuado em flagrante. Ele é mototaxista e tem 47 anos. Uma fiança de mil reais foi arbitrada, mas o homem não pagou. Na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, ele deve ser apresentado a um juiz, que vai decidir pela sua soltura ou recolhimento a uma unidade do sistema prisional, ato esse conhecido como audiência de custódia.


Diversos casos de violência doméstica eclodiram em cidades do Agreste Meridional, em especial Garanhuns, durante a semana. No último sábado, 20 de maio, uma mulher foi morta a facadas pelo companheiro, fato esse ocorrido na frente da filha da vítima, na Rua Santa Quitéria. Desde então, os casos vêm sendo diários abrangendo Garanhuns e cidades sob a segurança ostensiva do 9º BPM. 

Em São João, uma menina de apenas sete anos esfaqueou o padrasto após vê-lo agredir a mãe. O caso ocorreu na última terça, 23 de maio.  Já nesta chuvosa quinta-feira, 25 de maio, na Boa Vista, outra mulher foi vítima da fúria do ex-companheiro. Ele invadiu a residência da ex-mulher, de 36 anos, e a ameaçou de morte. Além disso, o acusado também a agrediu física e moralmente. A PM foi acionada e encontrou a agredida chorando muito.

O suspeito, que reside no Conjunto habitacional Viana e Moura, foi preso e levado para a Delegacia Regional onde foi autuado em flagrante. Ele é mototaxista e tem 47 anos. Uma fiança de mil reais foi arbitrada, mas o homem não pagou. Na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, ele deve ser apresentado a um juiz, que vai decidir pela sua soltura ou recolhimento a uma unidade do sistema prisional, ato esse conhecido como audiência de custódia.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Chuva abre cratera em rua do Magano

Chuva abre cratera em rua do Magano

Na tarde desta quinta-feira (25/05), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Garanhuns, junto à Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos interditaram parte da Rua Serra Branca, localizada no bairro Magano. A referida via, em frente ao Condomínio Floriano Madeiros, apresentou uma erosão da calçada para a rua que apresentava riscos a transeuntes e veículos que passavam pelo local. O solo cedeu após um longo período de chuvas na cidade, que chegou a registrar cerca de 79 mm das 18h de ontem (24), até às 8h30 de hoje, segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O local será sinalizado e tão logo cesse a chuva, o Governo Municipal efetuará o conserto.

Secom

Na tarde desta quinta-feira (25/05), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Garanhuns, junto à Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos interditaram parte da Rua Serra Branca, localizada no bairro Magano. A referida via, em frente ao Condomínio Floriano Madeiros, apresentou uma erosão da calçada para a rua que apresentava riscos a transeuntes e veículos que passavam pelo local. O solo cedeu após um longo período de chuvas na cidade, que chegou a registrar cerca de 79 mm das 18h de ontem (24), até às 8h30 de hoje, segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O local será sinalizado e tão logo cesse a chuva, o Governo Municipal efetuará o conserto.

Secom

Defesa Civil monitora áreas de risco após forte precipitação pluviométrica em Garanhuns

 Defesa Civil monitora áreas de risco após forte precipitação pluviométrica em Garanhuns




Diante da alta precipitação de chuvas registrada nos últimos dias, desde o início da manhã de hoje (25) a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Garanhuns está realizando visitas sistemáticas de monitoramento em 14 pontos da cidade,  além de locais passíveis de alagamento. Entre as comunidades que estão sendo monitoradas estão os bairros da Liberdade, Francisco Figueira (Cohab 2), Dom Helder Câmara (Cohab 3), Parque Fênix e Heliópolis. De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), das 18h de ontem (24), até as 8h30 de hoje, choveu cerca de 79.1 mm. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima é de continuidade da chuva nos próximos dias, porém abaixo da média histórica.
 
A equipe da Defesa Civil continua realizando o monitoramento nos próximos dias e por enquanto seguem dentro da normalidade. Um dos locais vistoriados foi a Rua Miguel Arraes, no Francisco Figueira, uma área que possuía uma voçoroca próximo a algumas residências. O presidente da Compdec, Thiago Amorim, informou que não há perigo para a estrutura destas casas no momento atual.  “A voçoroca foi aterrada, porém existe o início de uma nova formação de erosão, embora não apresente risco iminente. Estamos atentos ao caso e iremos continuar monitorando”, explica.

As imagens de satélite do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mostram Garanhuns bem no centro de uma área com grande precipitação pluviométrica nos últimos dias. Porém, de acordo com a Coordenadoria, as chuvas registradas no município ainda estão 30% abaixo da média histórica registrada no mês de maio. 
 
ALERTA - A Defesa Civil lembra que após as chuvas, os moradores devem esvaziar e limpar os recipientes que possam ter acumulado água. Isso porque, se faz necessária uma vigilância ainda maior para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Fonte e fotos: Secom




Diante da alta precipitação de chuvas registrada nos últimos dias, desde o início da manhã de hoje (25) a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Garanhuns está realizando visitas sistemáticas de monitoramento em 14 pontos da cidade,  além de locais passíveis de alagamento. Entre as comunidades que estão sendo monitoradas estão os bairros da Liberdade, Francisco Figueira (Cohab 2), Dom Helder Câmara (Cohab 3), Parque Fênix e Heliópolis. De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), das 18h de ontem (24), até as 8h30 de hoje, choveu cerca de 79.1 mm. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima é de continuidade da chuva nos próximos dias, porém abaixo da média histórica.
 
A equipe da Defesa Civil continua realizando o monitoramento nos próximos dias e por enquanto seguem dentro da normalidade. Um dos locais vistoriados foi a Rua Miguel Arraes, no Francisco Figueira, uma área que possuía uma voçoroca próximo a algumas residências. O presidente da Compdec, Thiago Amorim, informou que não há perigo para a estrutura destas casas no momento atual.  “A voçoroca foi aterrada, porém existe o início de uma nova formação de erosão, embora não apresente risco iminente. Estamos atentos ao caso e iremos continuar monitorando”, explica.

As imagens de satélite do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mostram Garanhuns bem no centro de uma área com grande precipitação pluviométrica nos últimos dias. Porém, de acordo com a Coordenadoria, as chuvas registradas no município ainda estão 30% abaixo da média histórica registrada no mês de maio. 
 
ALERTA - A Defesa Civil lembra que após as chuvas, os moradores devem esvaziar e limpar os recipientes que possam ter acumulado água. Isso porque, se faz necessária uma vigilância ainda maior para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Fonte e fotos: Secom

Chuva que já dura mais de 24 horas agrava erosão e volta a trazer risco a moradores da Rua Miguel Arraes, em Garanhuns

Chuva que já dura mais de 24 horas agrava erosão e volta a trazer risco a moradores da Rua Miguel Arraes, em Garanhuns


Este ano a chuva, para os garanhuenses, estava sendo aguardada com ansiedade. Ela é muito bem vinda sobretudo porque o município vive uma das mais severas estiagens de sua história. A espera parece ter acabado. Chove forte em Garanhuns há  mais de 24 horas, mas, para alguns moradores da Rua Miguel Arraes, a chuva, ao invés de trazer alegria e regozijo, trouxe medo e preocupação. Não a chuva em si, mas os efeitos dela. É que há pelo menos sete anos um grande buraco (voçoroca) provocado pela erosão ameaça tragar algumas casas na referida localidade. A situação adquire ares de dramaticidade quando chove forte, como tem ocorrido desde a madrugada de quarta-feira, 24 de maio. 

Uma obra para a contenção do buraco foi iniciada pela Prefeitura de Garanhuns, mas foi embargada pelo Ministério Público por pendências ambientais sob a alegação de que, no futuro, poderia vir  a ser prejudicial à nascente do Rio Mundaú. Sem essa benfeitoria importantíssima, o risco para moradores que moram próximo a área afetada pela grande erosão é permanente. "Passamos a noite sem dormir, angustiados e com medo. Se para uns a chuva é uma bênção, para nós é motivo de preocupação", disse um morador. Ele também revelou que a rua de acesso à sua residência está intrafegável por ocasião das chuvas.  "Estamos preocupados. A Prefeitura nunca veio aqui depois que a obra foi paralisada. A gente pensava que os trabalhos iam continuar porque isso implica necessariamente em nossa segurança, mas até agora nada", revelou o morador. 

A Defesa Civil do Município foi acionada e agendou para hoje, 25 de maio, uma  visita à Rua Miguel Arraes afim de fazer uma avaliação da situação.





Este ano a chuva, para os garanhuenses, estava sendo aguardada com ansiedade. Ela é muito bem vinda sobretudo porque o município vive uma das mais severas estiagens de sua história. A espera parece ter acabado. Chove forte em Garanhuns há  mais de 24 horas, mas, para alguns moradores da Rua Miguel Arraes, a chuva, ao invés de trazer alegria e regozijo, trouxe medo e preocupação. Não a chuva em si, mas os efeitos dela. É que há pelo menos sete anos um grande buraco (voçoroca) provocado pela erosão ameaça tragar algumas casas na referida localidade. A situação adquire ares de dramaticidade quando chove forte, como tem ocorrido desde a madrugada de quarta-feira, 24 de maio. 

Uma obra para a contenção do buraco foi iniciada pela Prefeitura de Garanhuns, mas foi embargada pelo Ministério Público por pendências ambientais sob a alegação de que, no futuro, poderia vir  a ser prejudicial à nascente do Rio Mundaú. Sem essa benfeitoria importantíssima, o risco para moradores que moram próximo a área afetada pela grande erosão é permanente. "Passamos a noite sem dormir, angustiados e com medo. Se para uns a chuva é uma bênção, para nós é motivo de preocupação", disse um morador. Ele também revelou que a rua de acesso à sua residência está intrafegável por ocasião das chuvas.  "Estamos preocupados. A Prefeitura nunca veio aqui depois que a obra foi paralisada. A gente pensava que os trabalhos iam continuar porque isso implica necessariamente em nossa segurança, mas até agora nada", revelou o morador. 

A Defesa Civil do Município foi acionada e agendou para hoje, 25 de maio, uma  visita à Rua Miguel Arraes afim de fazer uma avaliação da situação.



CARGOS COMISSIONADOS TAMBÉM SOFRERAM REDUÇÃO DE VENCIMENTOS: Prefeito de Garanhuns envia à Câmara de Vereadores Projeto de Lei reduzindo salário de secretários municipais

CARGOS COMISSIONADOS TAMBÉM SOFRERAM REDUÇÃO DE VENCIMENTOS: Prefeito de Garanhuns envia à Câmara de Vereadores Projeto de Lei reduzindo salário de secretários municipais

O prefeito Izaías Régis (PTB) encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal reduzindo o salário dos secretários municipais e servidores comissionados da Prefeitura de Garanhuns. A informação foi divulgada em primeira mão pelo Blog de Carlos Eugênio. Segundo o jornalista, o objetivo é conter gastos e equilibrar a gestão fiscal do município.

Ainda segundo Eugênio, com a medida, os salários dos secretários municipais de Garanhuns terão uma redução de R$ 3.400. Em dezembro de 2016, em uma medida que foi muito criticada, a Câmara Municipal aprovou um aumento de 38% para os secretários e o salário - que era de 9 mil - reais passou para R$ 12,400, entretanto, o reajuste foi suspenso pela Justiça no final de abril. 

Com o Projeto de Lei de Izaías, após a aprovação na Câmara de Vereadores, os vencimentos dos secretários voltarão a ser de nove mil reais. Já para os cargos de nível CC2; CC3; CC4 e CC5 o Projeto de Lei também prevê uma redução de salários, passando a ter a seguinte tabela de vencimentos: CC2 (R$ 5.100); CC3 (R$ 3.240); CC4 (R$ 2.350) e CC5 (R$ 1.710). O Projeto de Lei nº 013/2017, que altera o anexo II da Lei Municipal nº 4344/2017, tramita em regime de ‘Urgência’ nas comissões internas da Câmara e deverá ser votado pelos Vereadores em plenário na próxima quarta-feira, dia 31.

Ainda no que se refere a liminar da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, que havia cassado o reajuste dos secretários, Carlos Eugênio pontua em seu blog que, apesar da decisão caber recurso, o prefeito Izaías Régis resolveu não recorrer oficializando a decisão judicial  Só com a redução nos salários dos Secretários, o Município terá uma economia anual de mais de R$ 800 mil reais.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio http://www.blogdocarloseugenio.com.br/

O prefeito Izaías Régis (PTB) encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal reduzindo o salário dos secretários municipais e servidores comissionados da Prefeitura de Garanhuns. A informação foi divulgada em primeira mão pelo Blog de Carlos Eugênio. Segundo o jornalista, o objetivo é conter gastos e equilibrar a gestão fiscal do município.

Ainda segundo Eugênio, com a medida, os salários dos secretários municipais de Garanhuns terão uma redução de R$ 3.400. Em dezembro de 2016, em uma medida que foi muito criticada, a Câmara Municipal aprovou um aumento de 38% para os secretários e o salário - que era de 9 mil - reais passou para R$ 12,400, entretanto, o reajuste foi suspenso pela Justiça no final de abril. 

Com o Projeto de Lei de Izaías, após a aprovação na Câmara de Vereadores, os vencimentos dos secretários voltarão a ser de nove mil reais. Já para os cargos de nível CC2; CC3; CC4 e CC5 o Projeto de Lei também prevê uma redução de salários, passando a ter a seguinte tabela de vencimentos: CC2 (R$ 5.100); CC3 (R$ 3.240); CC4 (R$ 2.350) e CC5 (R$ 1.710). O Projeto de Lei nº 013/2017, que altera o anexo II da Lei Municipal nº 4344/2017, tramita em regime de ‘Urgência’ nas comissões internas da Câmara e deverá ser votado pelos Vereadores em plenário na próxima quarta-feira, dia 31.

Ainda no que se refere a liminar da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, que havia cassado o reajuste dos secretários, Carlos Eugênio pontua em seu blog que, apesar da decisão caber recurso, o prefeito Izaías Régis resolveu não recorrer oficializando a decisão judicial  Só com a redução nos salários dos Secretários, o Município terá uma economia anual de mais de R$ 800 mil reais.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio http://www.blogdocarloseugenio.com.br/

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Garanhuns sedia nesta quinta, 25 de maio, o Mister Pernambuco 2017

Garanhuns sedia nesta quinta, 25 de maio, o Mister Pernambuco 2017

Garanhuns será palco para o principal Concurso de Beleza Masculina do Estado. Trata-se do Mister Pernambuco 2017, que acontece na próxima quinta-feira (25), a partir das 19h, no Espaço Buffet Vitória. O evento reunirá homens com idades entre 18 e 25 anos, que estarão representando vários municípios pernambucanos.

Assim como acontece no Mister Brasil, o evento, que tem a coordenação estadual de Gilberto Lyra, e local de Gilson Albuquerque, possui uma fórmula única, com provas de esporte, moda, personalidade e ações sociais. O vencedor do Mister Pernambuco garante vaga no Mister Brasil, que será realizado no Rio de Janeiro, mais precisamente em Angra dos Reis, no próximo mês de agosto. “Superando essa etapa, o Mister poderá representar a nação em concursos internacionais que fazem parte do Grand Slam, dentre eles: Mister World; o Mister International e o Manhunt International”, pontua Gilberto Lyra, um dos coordenadores da realização.

GARANHUNS NA DISPUTA – E Garanhuns terá pelo menos um representante no Mister Pernambuco. Trata-se do atleta de natação Alysson Brasil , que já conquistou diversos títulos em sua carreira, sempre representando as cores de Garanhuns. Ele foi, inclusive, um dos condutores da Tocha Olímpica, durante a passagem da chama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por Garanhuns.

O Mister Pernambuco 2017 conta com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e da pasta de Juventude, Esportes e Lazer, além de diversas empresas e instituições locais.


​Foto: Cedidas pela Secretária de Juventude, Esportes e Lazer; fonte - Secom


Garanhuns será palco para o principal Concurso de Beleza Masculina do Estado. Trata-se do Mister Pernambuco 2017, que acontece na próxima quinta-feira (25), a partir das 19h, no Espaço Buffet Vitória. O evento reunirá homens com idades entre 18 e 25 anos, que estarão representando vários municípios pernambucanos.

Assim como acontece no Mister Brasil, o evento, que tem a coordenação estadual de Gilberto Lyra, e local de Gilson Albuquerque, possui uma fórmula única, com provas de esporte, moda, personalidade e ações sociais. O vencedor do Mister Pernambuco garante vaga no Mister Brasil, que será realizado no Rio de Janeiro, mais precisamente em Angra dos Reis, no próximo mês de agosto. “Superando essa etapa, o Mister poderá representar a nação em concursos internacionais que fazem parte do Grand Slam, dentre eles: Mister World; o Mister International e o Manhunt International”, pontua Gilberto Lyra, um dos coordenadores da realização.

GARANHUNS NA DISPUTA – E Garanhuns terá pelo menos um representante no Mister Pernambuco. Trata-se do atleta de natação Alysson Brasil , que já conquistou diversos títulos em sua carreira, sempre representando as cores de Garanhuns. Ele foi, inclusive, um dos condutores da Tocha Olímpica, durante a passagem da chama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por Garanhuns.

O Mister Pernambuco 2017 conta com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e da pasta de Juventude, Esportes e Lazer, além de diversas empresas e instituições locais.


​Foto: Cedidas pela Secretária de Juventude, Esportes e Lazer; fonte - Secom

Guardas municipais de Garanhuns recebem treinamento para atuação no trânsito

Guardas municipais de Garanhuns recebem treinamento para atuação no trânsito

Guardas municipais de Garanhuns estão sendo treinados para atuarem como agentes da autoridade no trânsito. Ao todo, 32 servidores estão participando de um curso de formação que iniciou na semana passada e segue até o dia 30 deste mês. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

Na grade, os participantes estão estudando a legislação vigente, noções de primeiros socorros, entre outros tópicos de assuntos indicados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atualmente, são 15 guardas trabalhando na área de trânsito. Após o treinamento, esse quadro ganhará reforço com mais 24 profissionais, totalizando 39 agentes nas ruas de Garanhuns.

De acordo com o presidente da AMSTT, Elielson Pereira, com a formação desses guardas, tanto os pedestres quanto o trânsito em si serão beneficiados. “O objetivo é melhorar a fluidez e aproximar a população da guarda municipal por meio de um trabalho dinâmico e cada dia mais capacitado”, enfatiza o titular da pasta.

Fotos: Cloves Teodorico, fonte - Secom

Guardas municipais de Garanhuns estão sendo treinados para atuarem como agentes da autoridade no trânsito. Ao todo, 32 servidores estão participando de um curso de formação que iniciou na semana passada e segue até o dia 30 deste mês. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

Na grade, os participantes estão estudando a legislação vigente, noções de primeiros socorros, entre outros tópicos de assuntos indicados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atualmente, são 15 guardas trabalhando na área de trânsito. Após o treinamento, esse quadro ganhará reforço com mais 24 profissionais, totalizando 39 agentes nas ruas de Garanhuns.

De acordo com o presidente da AMSTT, Elielson Pereira, com a formação desses guardas, tanto os pedestres quanto o trânsito em si serão beneficiados. “O objetivo é melhorar a fluidez e aproximar a população da guarda municipal por meio de um trabalho dinâmico e cada dia mais capacitado”, enfatiza o titular da pasta.

Fotos: Cloves Teodorico, fonte - Secom

Ato contra Temer tem depredações e incêndios em ministérios e Forças Armadas são convocadas

Ato contra Temer tem depredações e incêndios em ministérios e Forças Armadas são convocadas

Houve depredações e confronto entre a polícia e manifestantes em um protesto em Brasília nesta quarta-feira (24). Grupos colocaram fogo em parte dos ministério da Agricultura, do Planejamento e da Cultura. Servidores de todo os ministérios receberam ordens de evacuar os prédios por volta das 15h30. A PM atirou balas de borracha e gás lacrimogênio, enquanto manifestantes atiravam pedras e tentavam avançar em direção ao Congresso.

Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 200 mil pessoas passaram pelo protesto durante todo o dia.

Quatro pessoas foram detidas e uma ficou ferida por arma de fogo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Um dos presos é um professor do Espírito Santo que estava acompanhado da filha, menor de idade. Três dos detidos portavam entorpecentes e arma branca, segundo a Polícia Militar. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que Temer decretou a "ação de garantia da lei e da ordem" na Esplanada dos Ministérios e, com isso, as Forças Armadas passarão a reforçar a segurança na região.

Danos a ministérios
Nesta tarde, vários atos de vandalismo foram registrados ao longo da Esplanada dos Ministérios. Houve incêndio no Ministério da Agricultura. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e informaram que o fogo foi extinto por volta das 16h15. Também foram danificados os prédios da Fazenda, Minas e Energia, Planejamento e Turismo, além do Museu da República e Catedral Metropolitana. Fachadas foram pichadas com palavras de ordem como "fora, Temer" e "diretas já". Grupos também quebraram vidraças e refletores. Pastas e documentos foram retirados dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, que dividem o mesmo prédio. Objetos também foram queimados em frente ao Ministério da Saúde.

A confusão começou por volta das 14h, quando ativistas de rostos cobertos tentaram furar o cordão de revista policial, montado pela PM entre a rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios. Houve corre-corre, e os manifestantes conseguiram furar o bloqueio, entrando na área da manifestação com hastes de bandeiras, materiais explosivos e perfurantes. Segundo Polícia Militar, grupos levavam estilingues para atirar pedras contra policiais.

O início do ato
O protesto foi convocado por centrais sindicais e ativistas políticos e divulgado em redes sociais. Até o meio-dia, os organizadores não informavam estimativa de público. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, o ato reunia 25 mil pessoas no entorno do estádio Mané Garrincha até as 11h30. 

Ônibus chegaram ao estacionamento do estádio Mané Garrincha na noite de terça-feira (23) e manifestantes reunidos pela Força Sindical montaram acampamento próximo a Funarte e a Torre de TV. O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Paulo Cayres, disse que a reunião de manifestantes em Brasília tem um forte peso. "Estamos vindo mostrar que não concordamos com o que está sendo feito pelo governo. Não concordamos com as reformas, queremos eleições diretas e poder discutir sendo também sujeito do processo."

De acordo a Força Sindical, vieram 41 ônibus de Santa Catarina, 51 de Goiás, 40 do Mato Grosso do Sul e 160 de Minas Gerais. Na Torre de TV e próximo a Funarte, a Polícia Militar estima 300 ônibus de várias localidades. A organização afirmou que as viagens estão sendo custeadas pelas centrais sindicais de cada estado.

Há manifestantes de diversas cidades de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A liderança da Força Sindical informou que há cerca de 1,8 mil sindicatos representados. O Diretor Nacional de Educação Sindical Nova Central, disse que até às 10h, 6 mil pessoas estavam em Brasília representando a entidade.

Alguns manifestantes carregam caixões para representar a morte dos direitos. Participantes da Força Sindical colocam faixas de “Fora Temer” e “Nenhum direito a menos” sob os caixões. O diretor financeiro do Sindicato dos Mototáxis de Brasília, Rubens de Almeida, informou que 120 motociclistas participam do ato.

Por volta das 19 horas a calma voltou a Esplanada dos Ministérios. As Forças Armadas patrulham o perímetro onde, mais cedo, houve focos de intenso vandalismo e o protesto foi encerrado.  Com a situação controlada, é provável que o presidente Temer revogue o decreto e ordene a volta dos militares para os quarteis.



Do G1

Houve depredações e confronto entre a polícia e manifestantes em um protesto em Brasília nesta quarta-feira (24). Grupos colocaram fogo em parte dos ministério da Agricultura, do Planejamento e da Cultura. Servidores de todo os ministérios receberam ordens de evacuar os prédios por volta das 15h30. A PM atirou balas de borracha e gás lacrimogênio, enquanto manifestantes atiravam pedras e tentavam avançar em direção ao Congresso.

Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 200 mil pessoas passaram pelo protesto durante todo o dia.

Quatro pessoas foram detidas e uma ficou ferida por arma de fogo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Um dos presos é um professor do Espírito Santo que estava acompanhado da filha, menor de idade. Três dos detidos portavam entorpecentes e arma branca, segundo a Polícia Militar. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que Temer decretou a "ação de garantia da lei e da ordem" na Esplanada dos Ministérios e, com isso, as Forças Armadas passarão a reforçar a segurança na região.

Danos a ministérios
Nesta tarde, vários atos de vandalismo foram registrados ao longo da Esplanada dos Ministérios. Houve incêndio no Ministério da Agricultura. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e informaram que o fogo foi extinto por volta das 16h15. Também foram danificados os prédios da Fazenda, Minas e Energia, Planejamento e Turismo, além do Museu da República e Catedral Metropolitana. Fachadas foram pichadas com palavras de ordem como "fora, Temer" e "diretas já". Grupos também quebraram vidraças e refletores. Pastas e documentos foram retirados dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, que dividem o mesmo prédio. Objetos também foram queimados em frente ao Ministério da Saúde.

A confusão começou por volta das 14h, quando ativistas de rostos cobertos tentaram furar o cordão de revista policial, montado pela PM entre a rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios. Houve corre-corre, e os manifestantes conseguiram furar o bloqueio, entrando na área da manifestação com hastes de bandeiras, materiais explosivos e perfurantes. Segundo Polícia Militar, grupos levavam estilingues para atirar pedras contra policiais.

O início do ato
O protesto foi convocado por centrais sindicais e ativistas políticos e divulgado em redes sociais. Até o meio-dia, os organizadores não informavam estimativa de público. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, o ato reunia 25 mil pessoas no entorno do estádio Mané Garrincha até as 11h30. 

Ônibus chegaram ao estacionamento do estádio Mané Garrincha na noite de terça-feira (23) e manifestantes reunidos pela Força Sindical montaram acampamento próximo a Funarte e a Torre de TV. O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Paulo Cayres, disse que a reunião de manifestantes em Brasília tem um forte peso. "Estamos vindo mostrar que não concordamos com o que está sendo feito pelo governo. Não concordamos com as reformas, queremos eleições diretas e poder discutir sendo também sujeito do processo."

De acordo a Força Sindical, vieram 41 ônibus de Santa Catarina, 51 de Goiás, 40 do Mato Grosso do Sul e 160 de Minas Gerais. Na Torre de TV e próximo a Funarte, a Polícia Militar estima 300 ônibus de várias localidades. A organização afirmou que as viagens estão sendo custeadas pelas centrais sindicais de cada estado.

Há manifestantes de diversas cidades de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A liderança da Força Sindical informou que há cerca de 1,8 mil sindicatos representados. O Diretor Nacional de Educação Sindical Nova Central, disse que até às 10h, 6 mil pessoas estavam em Brasília representando a entidade.

Alguns manifestantes carregam caixões para representar a morte dos direitos. Participantes da Força Sindical colocam faixas de “Fora Temer” e “Nenhum direito a menos” sob os caixões. O diretor financeiro do Sindicato dos Mototáxis de Brasília, Rubens de Almeida, informou que 120 motociclistas participam do ato.

Por volta das 19 horas a calma voltou a Esplanada dos Ministérios. As Forças Armadas patrulham o perímetro onde, mais cedo, houve focos de intenso vandalismo e o protesto foi encerrado.  Com a situação controlada, é provável que o presidente Temer revogue o decreto e ordene a volta dos militares para os quarteis.



Do G1

ESCOLA NO CINEMA: Projeto da Prefeitura de Garanhuns oferece sessões de cinema gratuitas para alunos da Rede Municipal de Ensino

ESCOLA NO CINEMA: Projeto da Prefeitura de Garanhuns oferece sessões de cinema gratuitas para alunos da Rede Municipal de Ensino

Ir ao cinema é o sonho de muitas crianças. Com o intuito de ajudar na realização desses sonhos, o Governo Municipal de Garanhuns irá levar a magia da sétima arte aos alunos da Rede Municipal de Ensino. É o projeto Escola no Cinema, ação desenvolvida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, com o apoio da Secretaria de Educação. 

Durante o ano de 2017, cerca de 3.500 alunos das escolas da sede e do campo terão a oportunidade de assistir gratuitamente a um filme no Cine Eldorado, localizado na Avenida Rui Barbosa. Também serão disponibilizados o transporte e lanches para os alunos.  

“Contaremos com o apoio da Secretaria de Educação na disponibilidade dos ônibus que transportarão os alunos no trajeto escola-cinema-escola”, apresenta o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que aproveita para pontuar: “Nossa expectativa é dar início ao projeto na primeira quinzena de junho e daí seguir com a ação até o término do ano letivo”, finaliza o secretário.

O Governo Municipal viabilizou a contratação do serviço de exibição de filmes cinematográficos junto ao Cine Eldorado (PMC Cinemas do Brasil Ltda – EPP), por meio de processo licitatório na modalidade inexigibilidade. O Governo de Garanhuns estima investir R$ 28 mil reais na ação.

“O Escola no Cinema reúne num só momento: lazer, educação, cultura e informação. Trata-se de uma grande ferramenta de inclusão social, através da cultura, viabilizada pelo prefeito Izaías Régis”, afirmou o secretário Carlos Eugênio, que coordena o projeto e ainda explica que os conteúdos dos filmes irão atender à faixa etária dos alunos e os valores apresentados em cada trama serão abordados, pedagogicamente, em sala de aula no retorno dos estudantes às suas respectivas escolas.

Informações  – Secom/PMG

Ir ao cinema é o sonho de muitas crianças. Com o intuito de ajudar na realização desses sonhos, o Governo Municipal de Garanhuns irá levar a magia da sétima arte aos alunos da Rede Municipal de Ensino. É o projeto Escola no Cinema, ação desenvolvida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, com o apoio da Secretaria de Educação. 

Durante o ano de 2017, cerca de 3.500 alunos das escolas da sede e do campo terão a oportunidade de assistir gratuitamente a um filme no Cine Eldorado, localizado na Avenida Rui Barbosa. Também serão disponibilizados o transporte e lanches para os alunos.  

“Contaremos com o apoio da Secretaria de Educação na disponibilidade dos ônibus que transportarão os alunos no trajeto escola-cinema-escola”, apresenta o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que aproveita para pontuar: “Nossa expectativa é dar início ao projeto na primeira quinzena de junho e daí seguir com a ação até o término do ano letivo”, finaliza o secretário.

O Governo Municipal viabilizou a contratação do serviço de exibição de filmes cinematográficos junto ao Cine Eldorado (PMC Cinemas do Brasil Ltda – EPP), por meio de processo licitatório na modalidade inexigibilidade. O Governo de Garanhuns estima investir R$ 28 mil reais na ação.

“O Escola no Cinema reúne num só momento: lazer, educação, cultura e informação. Trata-se de uma grande ferramenta de inclusão social, através da cultura, viabilizada pelo prefeito Izaías Régis”, afirmou o secretário Carlos Eugênio, que coordena o projeto e ainda explica que os conteúdos dos filmes irão atender à faixa etária dos alunos e os valores apresentados em cada trama serão abordados, pedagogicamente, em sala de aula no retorno dos estudantes às suas respectivas escolas.

Informações  – Secom/PMG

29 vagas de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

29 vagas de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns

29 vagas de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns, entretanto, cada uma obedece a um prazo de validade específico que depende de diversos nuances podendo serem fechadas a qualquer momento.  Por isso é importante o interessado se dirigir o quanto antes, até hoje inclusive, a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. A Agência do Trabalho de Garanhuns funciona até às 18 horas. 



29 vagas de emprego continuam abertas na Agência do Trabalho de Garanhuns, entretanto, cada uma obedece a um prazo de validade específico que depende de diversos nuances podendo serem fechadas a qualquer momento.  Por isso é importante o interessado se dirigir o quanto antes, até hoje inclusive, a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. A Agência do Trabalho de Garanhuns funciona até às 18 horas. 


PM apreende pássaros e arma na zona rural de Garanhuns

PM apreende pássaros e arma na zona rural de Garanhuns

Um homem foi detido após ser flagrado com pássaros em situação irregular, além de um rifle calibre 28 com 39 munições intactas em um sítio na zona rural de Garanhuns. José Cesar Oliveira de Almeida, de 54 anos, morador do sítio Repartição, zona rural de Garanhuns foi flagrado em sua residência com (seis) pássaros em cativeiro sendo: 02 Galos de campina, 01 Jandaia, 01 Bem-te- vi, 01 Concriz e 01 Bico- de- Pimenta, além da arma citada acima. A Guarnição Tática/CIPOMA chegou até o local através de denúncia. O homem foi autuado por Crime Ambiental e Posse Ilegal de Arma de Fogo. Levado para a delegacia, pagou uma fiança no valor de R$ 300,00 e foi liberado.

Um homem foi detido após ser flagrado com pássaros em situação irregular, além de um rifle calibre 28 com 39 munições intactas em um sítio na zona rural de Garanhuns. José Cesar Oliveira de Almeida, de 54 anos, morador do sítio Repartição, zona rural de Garanhuns foi flagrado em sua residência com (seis) pássaros em cativeiro sendo: 02 Galos de campina, 01 Jandaia, 01 Bem-te- vi, 01 Concriz e 01 Bico- de- Pimenta, além da arma citada acima. A Guarnição Tática/CIPOMA chegou até o local através de denúncia. O homem foi autuado por Crime Ambiental e Posse Ilegal de Arma de Fogo. Levado para a delegacia, pagou uma fiança no valor de R$ 300,00 e foi liberado.

Prefeitura de Garanhuns se pronuncia quanto a decreto polêmico envolvendo remuneração dos professores da Rede Municipal de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns se pronuncia quanto a decreto polêmico envolvendo remuneração dos professores da Rede Municipal de Garanhuns

Após a celeuma causada na manhã de hoje, 24 de maio, com  a publicação do teor do Decreto 028/2017, que modificada a carga horária e consequentemente os vencimentos dos professores da Rede Municipal de  Ensino, a Prefeitura de Garanhuns emitiu nota sobre  a polêmica questão.  

Os professores ocuparam as galerias da Câmara Municipal na manhã desta quarta em protesto já que, antes da emissão do decreto, intensas negociações vinham sendo travadas entre o Executivo Municipal e a categoria de educadores. 

Na nota, a prefeitura enfatiza que  as partes envolvidas (professores e Executivo) não chegaram a um consenso na tramitação do Projeto de Lei 012/2017 e que por esse motivo decidiu o Poder Executivo com Fundamento na vinculação do julgamento pelo STF em apenas fixar o piso para aqueles profissionais que estão ganhando abaixo do valor do piso fixado pelo MEC. Ainda segundo a nota, para os demais profissionais, o Governo Municipal aguardará a aprovação do projeto de Lei pelo Legislativo Municipal, órgão competente para a discussão e deliberação da matéria. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA  NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Garanhuns informa que o Decreto n. 028/2017, apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e duzentos e noventa e oito reais). A regulamentação do piso pela União, Estados e Municípios já foi declarada constitucional pelo STF e de caráter obrigatório pelos entes federados, não podendo o município pagar valores menores que o piso aos profissionais. Assim, em face que as partes envolvidas (professores e Executivo) na discussão não chegaram ao consenso na tramitação do Projeto de Lei 012/2017, decidiu o Poder Executivo com Fundamento na vinculação do julgamento pelo STF em apenas fixar o piso para aqueles profissionais que estão ganhando abaixo do valor do piso fixado pelo MEC. Para os demais profissionais, o Poder Executivo aguardará a aprovação do projeto de Lei pelo Legislativo Municipal, órgão competente para a discussão e deliberação da matéria. Esclarecemos que em relação à elevação da carga horária e a volta desta aos patamares instituídos pela Lei Municipal 3758/2010, a mesma se dá em virtude do que está estabelecido na Lei acima citada, não existindo assim qualquer ato administrativo que tenha elevado a carga horária. Além disso, a Lei Federal 11.738/08, fixou o piso salarial para 200 (duzentas) horas e o aumento de carga horária inserida como necessária para desenvolvimento de atividades extra classe não possuem fundamento, conforme parecer do Conselho Nacional de Educação e do próprio TCE.

ENTENDA O CASO CLICANDO AQUI

Após a celeuma causada na manhã de hoje, 24 de maio, com  a publicação do teor do Decreto 028/2017, que modificada a carga horária e consequentemente os vencimentos dos professores da Rede Municipal de  Ensino, a Prefeitura de Garanhuns emitiu nota sobre  a polêmica questão.  

Os professores ocuparam as galerias da Câmara Municipal na manhã desta quarta em protesto já que, antes da emissão do decreto, intensas negociações vinham sendo travadas entre o Executivo Municipal e a categoria de educadores. 

Na nota, a prefeitura enfatiza que  as partes envolvidas (professores e Executivo) não chegaram a um consenso na tramitação do Projeto de Lei 012/2017 e que por esse motivo decidiu o Poder Executivo com Fundamento na vinculação do julgamento pelo STF em apenas fixar o piso para aqueles profissionais que estão ganhando abaixo do valor do piso fixado pelo MEC. Ainda segundo a nota, para os demais profissionais, o Governo Municipal aguardará a aprovação do projeto de Lei pelo Legislativo Municipal, órgão competente para a discussão e deliberação da matéria. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA  NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Garanhuns informa que o Decreto n. 028/2017, apenas regulamenta a Lei Federal 11.738/2008, que criou o piso salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e duzentos e noventa e oito reais). A regulamentação do piso pela União, Estados e Municípios já foi declarada constitucional pelo STF e de caráter obrigatório pelos entes federados, não podendo o município pagar valores menores que o piso aos profissionais. Assim, em face que as partes envolvidas (professores e Executivo) na discussão não chegaram ao consenso na tramitação do Projeto de Lei 012/2017, decidiu o Poder Executivo com Fundamento na vinculação do julgamento pelo STF em apenas fixar o piso para aqueles profissionais que estão ganhando abaixo do valor do piso fixado pelo MEC. Para os demais profissionais, o Poder Executivo aguardará a aprovação do projeto de Lei pelo Legislativo Municipal, órgão competente para a discussão e deliberação da matéria. Esclarecemos que em relação à elevação da carga horária e a volta desta aos patamares instituídos pela Lei Municipal 3758/2010, a mesma se dá em virtude do que está estabelecido na Lei acima citada, não existindo assim qualquer ato administrativo que tenha elevado a carga horária. Além disso, a Lei Federal 11.738/08, fixou o piso salarial para 200 (duzentas) horas e o aumento de carga horária inserida como necessária para desenvolvimento de atividades extra classe não possuem fundamento, conforme parecer do Conselho Nacional de Educação e do próprio TCE.

ENTENDA O CASO CLICANDO AQUI