E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeito Izaías Régis cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (11)

Prefeito Izaías Régis cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (11)

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, chegou ontem (10), à noite, na Capital Federal. Hoje (11) o gestor passa todo o dia em visita a gabinetes acompanhando os projetos em andamento do Governo Municipal com o Governo Federal.

A intenção do prefeito é garantir o empenho de recursos importantes para a realização de novas obras de infraestrutura no município, por isso a preocupação de realizar um acompanhamento constante na Capital Federal da tramitação desses convênios e projetos. “Eu faço questão de acompanhar todos os nossos projetos enviados e convênios firmados, é uma forma de agilizarmos o andamento, bem como de estar sempre atualizado sobre novas possibilidades de recursos e conquistas para Garanhuns”, afirmou o gestor.

O prefeito Izaías Régis volta de Brasília na manhã desta quinta-feira (12).

Secom


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, chegou ontem (10), à noite, na Capital Federal. Hoje (11) o gestor passa todo o dia em visita a gabinetes acompanhando os projetos em andamento do Governo Municipal com o Governo Federal.

A intenção do prefeito é garantir o empenho de recursos importantes para a realização de novas obras de infraestrutura no município, por isso a preocupação de realizar um acompanhamento constante na Capital Federal da tramitação desses convênios e projetos. “Eu faço questão de acompanhar todos os nossos projetos enviados e convênios firmados, é uma forma de agilizarmos o andamento, bem como de estar sempre atualizado sobre novas possibilidades de recursos e conquistas para Garanhuns”, afirmou o gestor.

O prefeito Izaías Régis volta de Brasília na manhã desta quinta-feira (12).

Secom

Angiologia é a mais nova especialidade na UPAE Garanhuns

Angiologia é a mais nova especialidade na UPAE Garanhuns

A UPAE Garanhuns já está oferecendo mais uma especialidade à população dos municípios que fazem parte da V Regional de Saúde de Pernambuco. Dr. Ernann Tenório Filho, Angiologista, é o novo médico especialista a ingressar no quadro da unidade.

 Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. As pessoas que precisem passar por consultas angiológicas devem buscar as secretarias de saúde dos municípios, nos Postos de Saúde da Família, afim de marcarem as consultas, através do sistema de regulação regional. Por seu perfil de atendimento, a UPAE não dispõe de serviços de urgência, emergência e pronto-atendimento, e as consultas são exclusivamente aos pacientes encaminhados pela regulação para: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia, Urologia e, agora, Angiologia.

 A UPAE Garanhuns oferece também serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Assistência Social.

 Para saber mais: UPAE Garanhuns Dr. Antônio Simão S. Figueira Rodovia BR 423 km 92 - Magano - Garanhuns - PE Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim Fone: (87) 3763.9000

A UPAE Garanhuns já está oferecendo mais uma especialidade à população dos municípios que fazem parte da V Regional de Saúde de Pernambuco. Dr. Ernann Tenório Filho, Angiologista, é o novo médico especialista a ingressar no quadro da unidade.

 Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. As pessoas que precisem passar por consultas angiológicas devem buscar as secretarias de saúde dos municípios, nos Postos de Saúde da Família, afim de marcarem as consultas, através do sistema de regulação regional. Por seu perfil de atendimento, a UPAE não dispõe de serviços de urgência, emergência e pronto-atendimento, e as consultas são exclusivamente aos pacientes encaminhados pela regulação para: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia, Urologia e, agora, Angiologia.

 A UPAE Garanhuns oferece também serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Assistência Social.

 Para saber mais: UPAE Garanhuns Dr. Antônio Simão S. Figueira Rodovia BR 423 km 92 - Magano - Garanhuns - PE Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim Fone: (87) 3763.9000

Central goleia o Tigre de Garanhuns e levanta a taça da Copa PE de Futsal

Central goleia o Tigre de Garanhuns e levanta a taça da Copa PE de Futsal
Central Futsal (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
Do Globo Esporte
Na final da Copa Pernambuco de Futsal, o Central goleou o Tigre de Garanhuns, por 4 a 0, no Ginásio do Sesc de Caruaru, e conseguiu levantar a taça de campeão 2014. A Patativa não precisou utilizar o regulamento para conseguir o título, já que o empate era favorável, por ter vencido a primeira partida da decisão, por 4 a 1, fora de
casa. 
O time alvinegro também levava vantagem nos confrontos contra a Fera da Cidade das Flores. Foram cinco duelos no total, quatro vitórias da
equipe caruaruense e um empate. Os centralinos terminaram a competição com 100% de aproveitamento. Foram 12 jogo e 12 vitórias.
A equipe de Caruaru também conquistou a vaga na Liga Nordeste de Futsal, que será realizada no Ceará, no segundo semestre de 2015. O próximo compromisso do Central será o Campeonato Pernambucano no dia 15 julho, deste ano.
Central Futsal (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Patativa conseguiu conquistar a vaga na Liga Nordeste de Futsal 2015 (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)


O jogo

 No início do confronto a equipe centralina começou a tomar as iniciativas. Tanto que as duas melhores oportunidades foram da equipe da casa. Índio chutou forte, a bola passou perto do gol. Já Ewerton obrigou o goleiro da Fera a fazer uma boa defesa. 
Foca tratou de mexer no placar e chutou forte no canto, aos oito minutos. Fazendo Central 1 a 0. O Tigre respondeu com Kássio, mas a bola esbarrava nas boas defesas do goleiro centralino.

Na volta para segunda etapa, a equipe de Caruaru acertou as chances que teve e foi construindo a goleada. Foca fez o segundo dele e do jogo. O atleta bateu forte e a bola foi no ângulo. Precisando virar o jogo o Tigre colocou o goleiro linha em ação, mas a ideia não surtiu
efeito. Ewerton e Leleco aproveitaram que o arqueiro não estava no gol e chutaram de longe. Foram dois lances semelhantes. Os dois tentos foram marcados do meio de quadra. Placar final: Central 4 Tigre 0. 
Central Futsal (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Capitão do Central, Ribeirão, levantou a taça de campeão da Copa Pernambuco (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)

Central Futsal (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)
Do Globo Esporte
Na final da Copa Pernambuco de Futsal, o Central goleou o Tigre de Garanhuns, por 4 a 0, no Ginásio do Sesc de Caruaru, e conseguiu levantar a taça de campeão 2014. A Patativa não precisou utilizar o regulamento para conseguir o título, já que o empate era favorável, por ter vencido a primeira partida da decisão, por 4 a 1, fora de
casa. 
O time alvinegro também levava vantagem nos confrontos contra a Fera da Cidade das Flores. Foram cinco duelos no total, quatro vitórias da
equipe caruaruense e um empate. Os centralinos terminaram a competição com 100% de aproveitamento. Foram 12 jogo e 12 vitórias.
A equipe de Caruaru também conquistou a vaga na Liga Nordeste de Futsal, que será realizada no Ceará, no segundo semestre de 2015. O próximo compromisso do Central será o Campeonato Pernambucano no dia 15 julho, deste ano.
Central Futsal (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Patativa conseguiu conquistar a vaga na Liga Nordeste de Futsal 2015 (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)


O jogo

 No início do confronto a equipe centralina começou a tomar as iniciativas. Tanto que as duas melhores oportunidades foram da equipe da casa. Índio chutou forte, a bola passou perto do gol. Já Ewerton obrigou o goleiro da Fera a fazer uma boa defesa. 
Foca tratou de mexer no placar e chutou forte no canto, aos oito minutos. Fazendo Central 1 a 0. O Tigre respondeu com Kássio, mas a bola esbarrava nas boas defesas do goleiro centralino.

Na volta para segunda etapa, a equipe de Caruaru acertou as chances que teve e foi construindo a goleada. Foca fez o segundo dele e do jogo. O atleta bateu forte e a bola foi no ângulo. Precisando virar o jogo o Tigre colocou o goleiro linha em ação, mas a ideia não surtiu
efeito. Ewerton e Leleco aproveitaram que o arqueiro não estava no gol e chutaram de longe. Foram dois lances semelhantes. Os dois tentos foram marcados do meio de quadra. Placar final: Central 4 Tigre 0. 
Central Futsal (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Capitão do Central, Ribeirão, levantou a taça de campeão da Copa Pernambuco (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)

terça-feira, 10 de junho de 2014

Promotora que atuou em Garanhuns, Angelim e São João toma posse como desembargadora do TJPE

Promotora que atuou em Garanhuns, Angelim e São João toma posse como desembargadora do TJPE
 Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, tomou posse ontem no TJ
A notícia está no Diário de Pernambuco

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, tomou posse ontem em solenidade presidida pelo presidente do Poder Judiciário, Frederico Neves. A magistrada, que atuava no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), passa a ocupar a vaga em aberto após a aposentadoria da desembargadora Aderita Ramos.

Daisy Andrade integrou o MPPE por quase 28 anos e assumiu o cargo no TJPE por meio do Quinto Constitucional. A nova desembargadora foi escolhida pelo governador João Lyra Neto, a partir de lista tríplice, no dia 14 de maio. A posse formal no cargo foi realizada no dia 16 de maio, no gabinete da Presidência do Tribunal. Desde então, Daisy Andrade está atuando na 3ª Câmara Criminal do TJPE.

A nova desembargadora é natural de Arcoverde, no Sertão. Ela tomou posse como promotora de Justiça em 1986, iniciando as atividades no município de Angelim. Atuou também em Canhotinho, Garanhuns, São João, antes de vir para o Recife. Tomou posse como a 11ª procuradora de Justiça Cível em 2010. Ocupava, atualmente, o cargo de corregedora-geral substituta.




 Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, tomou posse ontem no TJ
A notícia está no Diário de Pernambuco

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, tomou posse ontem em solenidade presidida pelo presidente do Poder Judiciário, Frederico Neves. A magistrada, que atuava no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), passa a ocupar a vaga em aberto após a aposentadoria da desembargadora Aderita Ramos.

Daisy Andrade integrou o MPPE por quase 28 anos e assumiu o cargo no TJPE por meio do Quinto Constitucional. A nova desembargadora foi escolhida pelo governador João Lyra Neto, a partir de lista tríplice, no dia 14 de maio. A posse formal no cargo foi realizada no dia 16 de maio, no gabinete da Presidência do Tribunal. Desde então, Daisy Andrade está atuando na 3ª Câmara Criminal do TJPE.

A nova desembargadora é natural de Arcoverde, no Sertão. Ela tomou posse como promotora de Justiça em 1986, iniciando as atividades no município de Angelim. Atuou também em Canhotinho, Garanhuns, São João, antes de vir para o Recife. Tomou posse como a 11ª procuradora de Justiça Cível em 2010. Ocupava, atualmente, o cargo de corregedora-geral substituta.



Ministro da Aviação Civil diz ao V&C que plano de reforma do aeroporto de Garanhuns está em estudo de viabilidade técnica

Ministro da Aviação Civil diz ao V&C que plano de reforma do aeroporto de Garanhuns está em estudo de viabilidade técnica
Resposta do ministro Moreira Franco acerca da possível reforma do aeroporto de Garanhuns
(mensagem desfocada refere-se a reforma de outro aeroporto)

O aeroporto de Garanhuns, como o V&C adiantou em primeira mão, foi selecionado para ser um dos 270 que serão reformados dentro do cronograma de expansão da aviação regional. Mas, da promessa ao assentamento do primeiro tijolo, ou saco de cimento, é preciso percorrer é um longo caminho, que as vezes se perde em meio a burocracia estatal. Por isso, procuramos saber do próprio ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, (via rede social), em que patamar está o caminho para as obras.

 De acordo com Moreira Franco, o Estudo de Viabilidade Técnica para a reforma do aeroporto, que tem o objetivo de definir o cenário para realizar as intervenções necessárias em Garanhuns, já foi entregue para a SAC (Secretaria de Aviação Civil), mas esta solicitou à empresa projetista o prosseguimento do Estudo, afim de retirada de algumas dúvidas.

O quadro passado pelo ministro mudou em relação ao noticiado pelo V&C no dia 22 de maio, ou seja, o plano de reforma, que aquela época estava em estudo preliminar, passou para o estágio de Viabilidade Técnica, o que é um avanço.

 Em Pernambuco, além de Garanhuns, oito aeroportos estão no plano de aviação regional: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Serra Talhada, Fernando de Noronha, Salgueiro e Petrolina. TOMARA QUE SAIA
Resposta do ministro Moreira Franco acerca da possível reforma do aeroporto de Garanhuns
(mensagem desfocada refere-se a reforma de outro aeroporto)

O aeroporto de Garanhuns, como o V&C adiantou em primeira mão, foi selecionado para ser um dos 270 que serão reformados dentro do cronograma de expansão da aviação regional. Mas, da promessa ao assentamento do primeiro tijolo, ou saco de cimento, é preciso percorrer é um longo caminho, que as vezes se perde em meio a burocracia estatal. Por isso, procuramos saber do próprio ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, (via rede social), em que patamar está o caminho para as obras.

 De acordo com Moreira Franco, o Estudo de Viabilidade Técnica para a reforma do aeroporto, que tem o objetivo de definir o cenário para realizar as intervenções necessárias em Garanhuns, já foi entregue para a SAC (Secretaria de Aviação Civil), mas esta solicitou à empresa projetista o prosseguimento do Estudo, afim de retirada de algumas dúvidas.

O quadro passado pelo ministro mudou em relação ao noticiado pelo V&C no dia 22 de maio, ou seja, o plano de reforma, que aquela época estava em estudo preliminar, passou para o estágio de Viabilidade Técnica, o que é um avanço.

 Em Pernambuco, além de Garanhuns, oito aeroportos estão no plano de aviação regional: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Serra Talhada, Fernando de Noronha, Salgueiro e Petrolina. TOMARA QUE SAIA

TRAGÉDIA: Criança de apenas 9 anos cai de ônibus escolar em São João e morre na hora

TRAGÉDIA: Criança de apenas 9 anos cai de ônibus escolar em São João e morre na hora
Acidente São João (Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)
Polícia e populares no local do acidente

Uma criança de apenas 09 anos morreu na manhã desta terça-feira (10), em São João, após cair de um ônibus escolar no município. André da Silva Junior seguia no veículo e se dirigia para a escola quando, segundo informações, a porta do coletivo se abriu e a pequena vítima caiu na pista.

 Ainda segundo informações de populares, o acidente ocorreu por volta das seis e meia da manhã e o impacto da queda provocou várias fraturas na criança que morreu na hora. A explicação inicial é de que a porta do ônibus, por onde o menino caiu, estaria com defeito.

André morava no sítio Oitenta, zona rural de São João, e o  acidente aconteceu na PE-177, que liga aquele município a Garanhuns. Testemunhas disseram que o motorista do ônibus continuou dirigindo após o acidente e não teria prestado socorro a criança. A polícia compareceu ao local para controlar o trânsito. Já  o corpo de João André será levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

9cc4a3324c4819c55779d54b06a75439.jpg
Motorista do coletivo fugiu sem prestar socorro ao menor
Foto: Nayara Vila Nova/ TV Jornal Caruaru


V&C: Uma porta com defeito em um ônibus escolar que transporta crianças é como uma roleta russa.  Mais dia, menos dia vai ocorrer um acidente. Infelizmente foi hoje. Imagino como não devem estar os pais de André por perderem o filho tão precocemente e de uma maneira que poderia ser evitada se, quem de direito, não permitisse que o veículo rodasse nestas condições. Há de se apurar responsabilidades. 

Um outro fato a ser levado em consideração, é de que o Governo Federal contempla as prefeituras com os ônibus escolares, mas muitas, de tão pobres e pequenas , (não sei se é o caso de São João), não têm dinheiro sequer para fazer as manutenções regulares no veículo, o que não justifica em hipótese nenhuma que se transporte crianças com um equipamento quebrado. LAMENTÁVEL. NOS SOMAMOS A DOR DOS AMIGUINHOS E FAMILIARES DO PEQUENO ANDRÉ NESTE MOMENTO EXTREMAMENTE DIFÍCIL
Acidente São João (Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)
Polícia e populares no local do acidente

Uma criança de apenas 09 anos morreu na manhã desta terça-feira (10), em São João, após cair de um ônibus escolar no município. André da Silva Junior seguia no veículo e se dirigia para a escola quando, segundo informações, a porta do coletivo se abriu e a pequena vítima caiu na pista.

 Ainda segundo informações de populares, o acidente ocorreu por volta das seis e meia da manhã e o impacto da queda provocou várias fraturas na criança que morreu na hora. A explicação inicial é de que a porta do ônibus, por onde o menino caiu, estaria com defeito.

André morava no sítio Oitenta, zona rural de São João, e o  acidente aconteceu na PE-177, que liga aquele município a Garanhuns. Testemunhas disseram que o motorista do ônibus continuou dirigindo após o acidente e não teria prestado socorro a criança. A polícia compareceu ao local para controlar o trânsito. Já  o corpo de João André será levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

9cc4a3324c4819c55779d54b06a75439.jpg
Motorista do coletivo fugiu sem prestar socorro ao menor
Foto: Nayara Vila Nova/ TV Jornal Caruaru


V&C: Uma porta com defeito em um ônibus escolar que transporta crianças é como uma roleta russa.  Mais dia, menos dia vai ocorrer um acidente. Infelizmente foi hoje. Imagino como não devem estar os pais de André por perderem o filho tão precocemente e de uma maneira que poderia ser evitada se, quem de direito, não permitisse que o veículo rodasse nestas condições. Há de se apurar responsabilidades. 

Um outro fato a ser levado em consideração, é de que o Governo Federal contempla as prefeituras com os ônibus escolares, mas muitas, de tão pobres e pequenas , (não sei se é o caso de São João), não têm dinheiro sequer para fazer as manutenções regulares no veículo, o que não justifica em hipótese nenhuma que se transporte crianças com um equipamento quebrado. LAMENTÁVEL. NOS SOMAMOS A DOR DOS AMIGUINHOS E FAMILIARES DO PEQUENO ANDRÉ NESTE MOMENTO EXTREMAMENTE DIFÍCIL

Paratleta conquista 3 medalhas de ouro para Garanhuns em competição em Olinda

Paratleta conquista 3 medalhas de ouro para Garanhuns em competição em Olinda Paratleta_conquista_três_medalhas_de_ouro_para_Garanhuns.jpg
O paratleta Denivaldo Ramos de Paulo, de 35 anos de idade, representou o município de Garanhuns, no último fim de semana, no XII Campeonato Pernambucano Masters de Natação em Piscina Curta, realizado na Vila Olímpica, em Olinda (PE). O atleta conquistou três medalhas de ouro, sendo elas obtidas nas provas de: 50 metros livre, 50 metros costas e 100 metros livre.

Sua trajetória profissional iniciou aos 16 anos de idade. "Denis", como é chamado, sofreu uma fratura na vértebra no ano de 2006. Mesmo após tantos anos afastado das piscinas, sua força de vontade superou o tempo. "Fui incentivado e continuei minha batalha. Treino todos os dias para obter bons resultados e alcançar um bom índice para o Mundial. Tenho até o fim do ano de 2015 para chegar lá. Vou continuar competindo", comenta.

Recentemente, o nadador também esteve no Circuito Loterias Caixa, em Natal (RN), trazendo duas medalhas de terceira colocação; e na VII Copa Nordeste Interclubes, em Teresina (PI), onde obteve duas medalhas de ouro e uma de prata – nas categorias de 100 metros costas, 100 metros livre e 50 metros livre.


Secom

Paratleta_conquista_três_medalhas_de_ouro_para_Garanhuns.jpg
O paratleta Denivaldo Ramos de Paulo, de 35 anos de idade, representou o município de Garanhuns, no último fim de semana, no XII Campeonato Pernambucano Masters de Natação em Piscina Curta, realizado na Vila Olímpica, em Olinda (PE). O atleta conquistou três medalhas de ouro, sendo elas obtidas nas provas de: 50 metros livre, 50 metros costas e 100 metros livre.

Sua trajetória profissional iniciou aos 16 anos de idade. "Denis", como é chamado, sofreu uma fratura na vértebra no ano de 2006. Mesmo após tantos anos afastado das piscinas, sua força de vontade superou o tempo. "Fui incentivado e continuei minha batalha. Treino todos os dias para obter bons resultados e alcançar um bom índice para o Mundial. Tenho até o fim do ano de 2015 para chegar lá. Vou continuar competindo", comenta.

Recentemente, o nadador também esteve no Circuito Loterias Caixa, em Natal (RN), trazendo duas medalhas de terceira colocação; e na VII Copa Nordeste Interclubes, em Teresina (PI), onde obteve duas medalhas de ouro e uma de prata – nas categorias de 100 metros costas, 100 metros livre e 50 metros livre.


Secom

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Garanhuns reduz números de casos de dengue

Garanhuns reduz números de casos de dengue
O terceiro ciclo do Índice de Infestação Predial, que identifica os focos do mosquito da dengue nas residências de Garanhuns, registrou, no mês de maio, um número de 3,9%, comparado ao mês de janeiro deste ano, que ficou em 4,0%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. Os números são da Coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue. 
Segundo os dados, alguns bairros foram destaque no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em Heliópolis, nos trechos que correspondem ao 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), José Maria Dourado - popularmente conhecido como Brahma -, e proximidades do Castelo João Capão, o Índice de Infestação Predial foi de 7,7% em janeiro, para nenhum mosquito encontrado nas residências no mês de maio (0,0%). No bairro José B. Teixeira (Vila do Quartel), os índices caíram de 9,7%, no primeiro ciclo, para 6,6% no terceiro. Outro destaque foi o bairro Magano, que registrou, no início do ano, 9,9%, com queda, em maio, para 4,6%.
De acordo com o educador em Saúde, Eliel Duarte, o período requer atitude de todos os segmentos em ações preventivas. “A Secretaria de Saúde criou o Comitê Municipal de Controle da Dengue, que tem como presidente o Dr. Marcos André, com o objetivo de assessorar e acompanhar ações de controle ao mosquito, se tornando assim, mais um caminho para a prevenção da doença em nosso município. Além disso, foram intensificadas, em pontos estratégicos, ações para coibir o número de criadouros dos mosquitos através de uma equipe de agentes de endemias especializados”, destaca.
Toda a equipe de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns vem trabalhando nas residências com visitas a cada dois meses, para o tratamento e consequente diminuição do Aedes Aegypti. “A Secretaria se mantém vigilante, mas pede a atenção de toda a população para os cuidados contra a disseminação da doença”, ressalta, ainda, o educador.
Em 2014, já foram notificados 84 casos suspeitos da dengue clássica, sendo 24 confirmados. Até o momento nenhuma notificação de dengue hemorrágica foi registrada. Outras informações sobre prevenção e combate à dengue podem ser obtidas pelo telefone 3762-7024.

Secom
O terceiro ciclo do Índice de Infestação Predial, que identifica os focos do mosquito da dengue nas residências de Garanhuns, registrou, no mês de maio, um número de 3,9%, comparado ao mês de janeiro deste ano, que ficou em 4,0%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. Os números são da Coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue. 
Segundo os dados, alguns bairros foram destaque no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em Heliópolis, nos trechos que correspondem ao 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), José Maria Dourado - popularmente conhecido como Brahma -, e proximidades do Castelo João Capão, o Índice de Infestação Predial foi de 7,7% em janeiro, para nenhum mosquito encontrado nas residências no mês de maio (0,0%). No bairro José B. Teixeira (Vila do Quartel), os índices caíram de 9,7%, no primeiro ciclo, para 6,6% no terceiro. Outro destaque foi o bairro Magano, que registrou, no início do ano, 9,9%, com queda, em maio, para 4,6%.
De acordo com o educador em Saúde, Eliel Duarte, o período requer atitude de todos os segmentos em ações preventivas. “A Secretaria de Saúde criou o Comitê Municipal de Controle da Dengue, que tem como presidente o Dr. Marcos André, com o objetivo de assessorar e acompanhar ações de controle ao mosquito, se tornando assim, mais um caminho para a prevenção da doença em nosso município. Além disso, foram intensificadas, em pontos estratégicos, ações para coibir o número de criadouros dos mosquitos através de uma equipe de agentes de endemias especializados”, destaca.
Toda a equipe de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns vem trabalhando nas residências com visitas a cada dois meses, para o tratamento e consequente diminuição do Aedes Aegypti. “A Secretaria se mantém vigilante, mas pede a atenção de toda a população para os cuidados contra a disseminação da doença”, ressalta, ainda, o educador.
Em 2014, já foram notificados 84 casos suspeitos da dengue clássica, sendo 24 confirmados. Até o momento nenhuma notificação de dengue hemorrágica foi registrada. Outras informações sobre prevenção e combate à dengue podem ser obtidas pelo telefone 3762-7024.

Secom

Escolas municipais e Autarquia do Ensino Superior em Garanhuns terão expediente modificado durante o mês de junho

Os 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns passarão, durante o período de 12 a 24 de junho, por um recesso escolar. Mesmo assim, as secretarias das 64 escolas, bem como a sede da Secretaria de Educação, permanecem funcionando normalmente, com exceção nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo, atendendo ao decreto nº 033/2014 do Governo Municipal, que determina ponto facultativo a partir das 14h.

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) também planejou um horário de expediente diferenciado. Nos dias 12 e 17, o expediente será até às 13h. Já nos dias 20 e 23, será a vez dos alunos, professores e demais funcionários da Aesga entrarem em recesso. De acordo com a presidência da instituição, o horário de funcionamento reduzido será compensado nos demais dias de trabalho.

Secom
Os 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns passarão, durante o período de 12 a 24 de junho, por um recesso escolar. Mesmo assim, as secretarias das 64 escolas, bem como a sede da Secretaria de Educação, permanecem funcionando normalmente, com exceção nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo, atendendo ao decreto nº 033/2014 do Governo Municipal, que determina ponto facultativo a partir das 14h.

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) também planejou um horário de expediente diferenciado. Nos dias 12 e 17, o expediente será até às 13h. Já nos dias 20 e 23, será a vez dos alunos, professores e demais funcionários da Aesga entrarem em recesso. De acordo com a presidência da instituição, o horário de funcionamento reduzido será compensado nos demais dias de trabalho.

Secom

Bandidos assaltam sergipanos em Garanhuns e levam quase 13 mil reais

Compradores que seguiam do Estado de Sergipe para o Parque das Feiras, em Toritama, no Agreste de Pernambuco, foram alvos da ação de bandidos quando passavam por Garanhuns, na noite desse domingo (8). Quase R$ 13 mil foram levados do grupo após assalto no bairro Manoel Chéu.

De acordo com informações da polícia, cinco pessoas que estavam em um carro – de cor e placa não informadas - foram surpreendidas por quatro assaltantes armados que estavam em outro veículo – também de cor e placa desconhecidas - e anunciaram o assalto.

Na ação, a quadrilha tomou do grupo a quantia de R$ 12.800, além de aparelhos celulares e outros pertences. Após o assalto, as vítimas foram deixadas nuas em um matagal nas proximidades do Sítio Riacho da Espera, na zona rural do município. Já os suspeitos fugiram e ninguém foi preso.

NE 10
Compradores que seguiam do Estado de Sergipe para o Parque das Feiras, em Toritama, no Agreste de Pernambuco, foram alvos da ação de bandidos quando passavam por Garanhuns, na noite desse domingo (8). Quase R$ 13 mil foram levados do grupo após assalto no bairro Manoel Chéu.

De acordo com informações da polícia, cinco pessoas que estavam em um carro – de cor e placa não informadas - foram surpreendidas por quatro assaltantes armados que estavam em outro veículo – também de cor e placa desconhecidas - e anunciaram o assalto.

Na ação, a quadrilha tomou do grupo a quantia de R$ 12.800, além de aparelhos celulares e outros pertences. Após o assalto, as vítimas foram deixadas nuas em um matagal nas proximidades do Sítio Riacho da Espera, na zona rural do município. Já os suspeitos fugiram e ninguém foi preso.

NE 10