E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ambulância do município de Saloá atropela e mata homem na BR-232

Ambulância do município de Saloá atropela e mata homem na BR-232

Um homem morreu após ser atropelado por uma ambulância do município de Saloá no quilômetro 17 da BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal(PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h do último domingo (18) quando a vítima empurrava, junto com a namorada, a moto na rodovia.

Carlos Eduardo de Lima, de 27 anos, estava empurrando a motocicleta porque a gasolina havia acabado. Ao ser atingido, o homem foi arrastado por cerca de 160 metros na via. Ele não resistiu ao ferimentos e morreu no local. A namorada dele não sofreu nenhum ferimento.

O motorista da ambulância fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Outras duas pessoas que estavam na ambulância e iriam ser encaminhadas ao Hospital da Restauração (HR), tiveram que ser socorridas pelo Samu.

Do NE10


Um homem morreu após ser atropelado por uma ambulância do município de Saloá no quilômetro 17 da BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal(PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h do último domingo (18) quando a vítima empurrava, junto com a namorada, a moto na rodovia.

Carlos Eduardo de Lima, de 27 anos, estava empurrando a motocicleta porque a gasolina havia acabado. Ao ser atingido, o homem foi arrastado por cerca de 160 metros na via. Ele não resistiu ao ferimentos e morreu no local. A namorada dele não sofreu nenhum ferimento.

O motorista da ambulância fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Outras duas pessoas que estavam na ambulância e iriam ser encaminhadas ao Hospital da Restauração (HR), tiveram que ser socorridas pelo Samu.

Do NE10

Aula inaugural dos cursos do Pronatec reúne mais de 600 estudantes em Garanhuns

Aula inaugural dos cursos do Pronatec reúne mais de 600 estudantes em Garanhuns 20140515_1945121.jpg
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Universidade Federal Rural de Pernambuco, realizou, na noite desta quinta-feira (15), no auditório da Associação Garanhuense de Atletismo (Aga), a aula inaugural de 17 cursos profissionalizantes. Mais de 600 jovens participaram do momento.

O prefeito Izaías Régis falou da grande importância dessas pessoas estarem tendo a oportunidade de fazer um curso do Pronatec, de estarem se aperfeiçoando profissionalmente. "O mercado não absorve mais aqueles que "fazem qualquer coisa". Temos muitas oportunidades de trabalho no mercado, porém faltam profissionais qualificados. Eu digo para esses jovens que irão fazer os cursos que pensem mais adiante, não somente em serem empregados, mas que possam crescer e, no futuro, serem geradores de trabalho", ressaltou.

Mais de 700 vagas foram distribuídas entre os cursos de Balconista de Farmácia, Agente de Alimentação Escolar, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico e Intermediário, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Tesouraria, Operador de Caixa, Operador de Supermercados, Promotor de Vendas, Jardineiro, Padeiro, Agricultor Familiar, Bovinocultor de Leite, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Viveirista de Plantas e Flores e Auxiliar de Cozinha.

MAIS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL –

Em 2013, a Prefeitura de Garanhuns qualificou mais de 200 pessoas nos cursos de pedreiro, eletricista, operador de retroescavadeira e corte e costura, promovidos em parceria com o Senai, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além da realização de capacitações para micro e pequenos empresários, em parceria com o Sebrae.
20140515_1922071.jpg
Além desses, desde o ano passado até agora, foram quase 1500 pessoas qualificadas por meio da Secretaria de Assistência Social, também em parcerias com o Senai, Senac e IFPE.

Secom
20140515_1945121.jpg
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Universidade Federal Rural de Pernambuco, realizou, na noite desta quinta-feira (15), no auditório da Associação Garanhuense de Atletismo (Aga), a aula inaugural de 17 cursos profissionalizantes. Mais de 600 jovens participaram do momento.

O prefeito Izaías Régis falou da grande importância dessas pessoas estarem tendo a oportunidade de fazer um curso do Pronatec, de estarem se aperfeiçoando profissionalmente. "O mercado não absorve mais aqueles que "fazem qualquer coisa". Temos muitas oportunidades de trabalho no mercado, porém faltam profissionais qualificados. Eu digo para esses jovens que irão fazer os cursos que pensem mais adiante, não somente em serem empregados, mas que possam crescer e, no futuro, serem geradores de trabalho", ressaltou.

Mais de 700 vagas foram distribuídas entre os cursos de Balconista de Farmácia, Agente de Alimentação Escolar, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico e Intermediário, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Tesouraria, Operador de Caixa, Operador de Supermercados, Promotor de Vendas, Jardineiro, Padeiro, Agricultor Familiar, Bovinocultor de Leite, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Viveirista de Plantas e Flores e Auxiliar de Cozinha.

MAIS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL –

Em 2013, a Prefeitura de Garanhuns qualificou mais de 200 pessoas nos cursos de pedreiro, eletricista, operador de retroescavadeira e corte e costura, promovidos em parceria com o Senai, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além da realização de capacitações para micro e pequenos empresários, em parceria com o Sebrae.
20140515_1922071.jpg
Além desses, desde o ano passado até agora, foram quase 1500 pessoas qualificadas por meio da Secretaria de Assistência Social, também em parcerias com o Senai, Senac e IFPE.

Secom

domingo, 18 de maio de 2014

Agência do Trabalho divulga vagas de emprego em Garanhuns

Agência do Trabalho divulga vagas de emprego em Garanhuns



A Agência do Trabalho de Garanhuns, divulgou as vagas de emprego disponíveis desde a última quinta-feira (16). A maioria das oportunidades requer seis meses de experiência e ensino médio completo.

Os interessados devem se candidatar na unidade, localizada na Rua Amaury de Medeiros, número 20, no Bairro Heliópolis, das 7h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Ou pode se cadastrar na agência do Expresso Cidadão, na Avenida Lions Club, no Bairro Aluísio Pinto, de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 14h. São necessários o CPF, a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Providência Social (CTPS) e número do Programa de Integração Social (PIS).

A candidatura pode ser feita ainda pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nele, os cadastrados verificam se há oportunidades de acordo com o próprio perfil. Para esclarecer dúvidas, os telefones são (87) 3761-8330/ 8331/ 8332.

Oportunidades e requisitos

Operador de caixa
- 2 vagas
- 6 meses de experiência
- Ensino médio
- Sexo masculino

Atendente de lanchonete
- 2 vagas
- 6 meses de experiência
- Ensino médio

Cozinheiro de restaurante
- 1 vaga
- 6 meses de experiência
- Fundamental completo

Cozinheiro industrial (Bom Conselho)
- 1 vaga
- 6 meses de experiência
- Ensino médio
- Sexo masculino

Operador de acabamento (indústria gráfica)
- 1 vaga
- Ensino médio a concluir

Montador de móveis de madeira
- 1 vaga
- 6 meses de experiência
- Sexo masculino.



A Agência do Trabalho de Garanhuns, divulgou as vagas de emprego disponíveis desde a última quinta-feira (16). A maioria das oportunidades requer seis meses de experiência e ensino médio completo.

Os interessados devem se candidatar na unidade, localizada na Rua Amaury de Medeiros, número 20, no Bairro Heliópolis, das 7h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Ou pode se cadastrar na agência do Expresso Cidadão, na Avenida Lions Club, no Bairro Aluísio Pinto, de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 14h. São necessários o CPF, a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Providência Social (CTPS) e número do Programa de Integração Social (PIS).

A candidatura pode ser feita ainda pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nele, os cadastrados verificam se há oportunidades de acordo com o próprio perfil. Para esclarecer dúvidas, os telefones são (87) 3761-8330/ 8331/ 8332.

Oportunidades e requisitos

Operador de caixa
- 2 vagas
- 6 meses de experiência
- Ensino médio
- Sexo masculino

Atendente de lanchonete
- 2 vagas
- 6 meses de experiência
- Ensino médio

Cozinheiro de restaurante
- 1 vaga
- 6 meses de experiência
- Fundamental completo

Cozinheiro industrial (Bom Conselho)
- 1 vaga
- 6 meses de experiência
- Ensino médio
- Sexo masculino

Operador de acabamento (indústria gráfica)
- 1 vaga
- Ensino médio a concluir

Montador de móveis de madeira
- 1 vaga
- 6 meses de experiência
- Sexo masculino.

sábado, 17 de maio de 2014

PMs envolvidos com greve em Pernambuco poderão ser punidos

PMs envolvidos com greve em Pernambuco poderão ser punidos
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, informou, em entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira (16), que os policiais militares envolvidos com o movimento grevista realizado em Pernambuco poderão ser punidos. "Greve é considerada motim ou rebelião pelo Código Penal Militar. Estou falando de crime. Estamos consolidando os dados para instaurar inquéritos, para encaminhar à Justiça Militar. Tudo será feito em seu devido tempo e respeitando todos os direitos dos envolvidos, que podem responder a ação de ordem criminal ou responsabilização civil", acrescentou Carvalho.

Apesar do fim da greve, 2.250 homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública seguem nas ruas de Pernambuco, sendo 1.300 na capital e região metropolitana, e 950 nas cidades do interior. O decreto que garante a permanência das tropas no estado é válido até 29 de maio. "A logística para trazer as tropas é complicada e onerosa. Já que houve essa despesa, é prudente que a tropa permaneça no estado, mas essa medida de exceção pode ser retirada a qualquer momento", pontuou o secretário Carvalho. Essa redução do tempo também é considerada pelo governador João Lyra Neto. "Ele poderá ser reduzido, dependendo do restabelecimento do clima, ou prorrogado, mas nós acreditamos que [a ordem] deverá ser restabelecida o mais rápido possível", disse, em entrevista à Globonews [veja no vídeo acima].
Mais roubos e homicídios; menos furtos
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), no período da paralisação, houve aumento de 136,35% no número médio de roubos no estado. Entre 1º de janeiro a 12 de maio, a média foi de 126,5 por dia -- de 13 a 15 de maio, período da greve, foram 897 roubos, elevando a média para 299 por dia.
Em relação aos homicídios, a SDS informou que a média de assassinatos durante a paralisação foi de 13,3 homicídios por dia, em Pernambuco, quantidade superior à registrada nos primeiros doze dias do mês (9,8). Durante a mobilização dos PMs, foram registrados 12 homicídios no Recife, mais 14 na região metropolitana e outros 14 no interior. Já o número de furtos no estado caiu 22,86%. "Apesar da quantidade de pessoas saqueando que vimos em diversos estabelecimentos, cada loja é uma ocorrência, é considerado um único furto", detalha Carvalho.
João Lyra Neto e Alessandro Carvalho, em reunião no Palácio do Campo das Princesas (Foto: Eduardo Braga / Secretaria de Imprensa )
Governador João Lyra Neto e secretário Alessandro Carvalho, 
em reunião no Palácio do Campo das Princesas (Foto: Eduardo Braga / Secretaria de Imprensa )

O general Jesus Corrêa, da 7ª Região Militar (RM), comandante da operação em Pernambuco, disse que hoje estão em atuação tropas do próprio estado e outras vinda de Maceió, que foram convocadas para garantia da lei e da ordem pública. "Além da capital, ocupamos cidades estratégicas, como Petrolina, no Sertão, e Garanhuns e Caruaru, no Agreste. Passamos a realizar o patrulhamento e a autuação de ações delituosas, como saques. Na parte da tarde [de hoje], realizamos um périplo nos principais pontos do estado e vimos que a população tem retomado seu cotidiano, que está de volta à normalidade", pontuou o general.

Corrêa detalhou que a capital foi dividida em quadrantes. Os militares ocuparam pontos recomendados pela SDS onde havia mais ocorrências, como o entorno do Aeroporto do Recife, terminais de ônibus e locais de grande circulação. Segundo Carvalho, após o fim da paralisação, os PMs voltaram de forma gradual ao trabalho, antes da meia-noite de quinta-feira (15). "Acompanhamos as trocas de turnos, que ocorrem às 7h, e tudo ocorreu bem. Não tivemos mais registros de saques e roubos", comentou.
Posição dos grevistas
Nesta sexta, as lideranças da comissão independente dos PMs que organizou a paralisação voltaram a afirmar que as conquistas conseguidas pela categoria foram importantes. "Por causa de uma lei, não pudemos lutar mais sobre o aumento de nosso salário, mas conseguimos vitórias", afirmou o soldado Joel Maurino, um dos líderes do movimento. A partir da segunda-feira (19), uma comissão irá acompanhar a votação do plano de promoções dos praças na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

G1
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, informou, em entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira (16), que os policiais militares envolvidos com o movimento grevista realizado em Pernambuco poderão ser punidos. "Greve é considerada motim ou rebelião pelo Código Penal Militar. Estou falando de crime. Estamos consolidando os dados para instaurar inquéritos, para encaminhar à Justiça Militar. Tudo será feito em seu devido tempo e respeitando todos os direitos dos envolvidos, que podem responder a ação de ordem criminal ou responsabilização civil", acrescentou Carvalho.

Apesar do fim da greve, 2.250 homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública seguem nas ruas de Pernambuco, sendo 1.300 na capital e região metropolitana, e 950 nas cidades do interior. O decreto que garante a permanência das tropas no estado é válido até 29 de maio. "A logística para trazer as tropas é complicada e onerosa. Já que houve essa despesa, é prudente que a tropa permaneça no estado, mas essa medida de exceção pode ser retirada a qualquer momento", pontuou o secretário Carvalho. Essa redução do tempo também é considerada pelo governador João Lyra Neto. "Ele poderá ser reduzido, dependendo do restabelecimento do clima, ou prorrogado, mas nós acreditamos que [a ordem] deverá ser restabelecida o mais rápido possível", disse, em entrevista à Globonews [veja no vídeo acima].
Mais roubos e homicídios; menos furtos
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), no período da paralisação, houve aumento de 136,35% no número médio de roubos no estado. Entre 1º de janeiro a 12 de maio, a média foi de 126,5 por dia -- de 13 a 15 de maio, período da greve, foram 897 roubos, elevando a média para 299 por dia.
Em relação aos homicídios, a SDS informou que a média de assassinatos durante a paralisação foi de 13,3 homicídios por dia, em Pernambuco, quantidade superior à registrada nos primeiros doze dias do mês (9,8). Durante a mobilização dos PMs, foram registrados 12 homicídios no Recife, mais 14 na região metropolitana e outros 14 no interior. Já o número de furtos no estado caiu 22,86%. "Apesar da quantidade de pessoas saqueando que vimos em diversos estabelecimentos, cada loja é uma ocorrência, é considerado um único furto", detalha Carvalho.
João Lyra Neto e Alessandro Carvalho, em reunião no Palácio do Campo das Princesas (Foto: Eduardo Braga / Secretaria de Imprensa )
Governador João Lyra Neto e secretário Alessandro Carvalho, 
em reunião no Palácio do Campo das Princesas (Foto: Eduardo Braga / Secretaria de Imprensa )

O general Jesus Corrêa, da 7ª Região Militar (RM), comandante da operação em Pernambuco, disse que hoje estão em atuação tropas do próprio estado e outras vinda de Maceió, que foram convocadas para garantia da lei e da ordem pública. "Além da capital, ocupamos cidades estratégicas, como Petrolina, no Sertão, e Garanhuns e Caruaru, no Agreste. Passamos a realizar o patrulhamento e a autuação de ações delituosas, como saques. Na parte da tarde [de hoje], realizamos um périplo nos principais pontos do estado e vimos que a população tem retomado seu cotidiano, que está de volta à normalidade", pontuou o general.

Corrêa detalhou que a capital foi dividida em quadrantes. Os militares ocuparam pontos recomendados pela SDS onde havia mais ocorrências, como o entorno do Aeroporto do Recife, terminais de ônibus e locais de grande circulação. Segundo Carvalho, após o fim da paralisação, os PMs voltaram de forma gradual ao trabalho, antes da meia-noite de quinta-feira (15). "Acompanhamos as trocas de turnos, que ocorrem às 7h, e tudo ocorreu bem. Não tivemos mais registros de saques e roubos", comentou.
Posição dos grevistas
Nesta sexta, as lideranças da comissão independente dos PMs que organizou a paralisação voltaram a afirmar que as conquistas conseguidas pela categoria foram importantes. "Por causa de uma lei, não pudemos lutar mais sobre o aumento de nosso salário, mas conseguimos vitórias", afirmou o soldado Joel Maurino, um dos líderes do movimento. A partir da segunda-feira (19), uma comissão irá acompanhar a votação do plano de promoções dos praças na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

G1

Polícia recupera arma da PF que foi furtada em Garanhuns

Polícia recupera arma da PF que foi furtada em Garanhuns
Um telefonema anônimo levou a polícia até uma arma da PF que havia sido furtada de um veículo na última segunda-feira, 12 de maio aqui em Garanhuns. A ligação, feita para a própria Polícia Federal, indicou o local exato de onde se encontrava a pistola 9mm pertencente a PF. A arma havia sido deixada próxima a um veículo nas imediações do parque Euclides Dourado em Garanhuns e foi recuperada às 22 horas desta sexta (16). Foram recuperadas também: camisas, calças, distintivo da PF e objetos pessoais dos policiais.

Agora, as buscas se concentram em localizar algemas que também foram levada pelos criminosos. Durante a tarde desta sexta-feira (16), essa mesma equipe de policiais conseguiu capturar um indivíduo, nas imediações da Rua Serra Branca, bairro do Magano em Garanhuns e, o mesmo, confessou ter comprado a arma furtada da PF e repassado pra outro elemento. Qualquer informação sobre o caso, informar imediatamente a 2ª Delegacia de Polícia Civil, através dos telefones: (87) 3761-8456 ou 3761-8457. No final de semana (sábado e domingo), as informações devem ser repassadas a Delegacia Regional (18ª DESEC), pelo telefone: (87) 3761-8206.

Fonte e foto- Agreste Violento

Um telefonema anônimo levou a polícia até uma arma da PF que havia sido furtada de um veículo na última segunda-feira, 12 de maio aqui em Garanhuns. A ligação, feita para a própria Polícia Federal, indicou o local exato de onde se encontrava a pistola 9mm pertencente a PF. A arma havia sido deixada próxima a um veículo nas imediações do parque Euclides Dourado em Garanhuns e foi recuperada às 22 horas desta sexta (16). Foram recuperadas também: camisas, calças, distintivo da PF e objetos pessoais dos policiais.

Agora, as buscas se concentram em localizar algemas que também foram levada pelos criminosos. Durante a tarde desta sexta-feira (16), essa mesma equipe de policiais conseguiu capturar um indivíduo, nas imediações da Rua Serra Branca, bairro do Magano em Garanhuns e, o mesmo, confessou ter comprado a arma furtada da PF e repassado pra outro elemento. Qualquer informação sobre o caso, informar imediatamente a 2ª Delegacia de Polícia Civil, através dos telefones: (87) 3761-8456 ou 3761-8457. No final de semana (sábado e domingo), as informações devem ser repassadas a Delegacia Regional (18ª DESEC), pelo telefone: (87) 3761-8206.

Fonte e foto- Agreste Violento

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mostra de cinema e futebol inicia em Garanhuns e segue até domingo (18)

Mostra de cinema e futebol inicia em Garanhuns e segue até domingo (18)
Do G1

Iniciou-se às 18h desta sexta-feira (16) a Mostra Garanhuns de Cinema e Futebol no Parque Euclides Dourado, situado no Heliópolis. Para a abertura, a organização programa um desfile de bonecos gigantes de craques do futebol nacional e do mundo. Até domingo (18), a população poderá conferir gratuitamente vídeos de animação, documentário e ficção relacionados à modalidade esportiva. Confira abaixo a sinopse dos vídeos enviada pela organização.

Há filmes dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas, Henrique Carvalhaes, Juan José Campanella, Luiz Menegaz, Alex Miranda e Wilson Freire. Também serão exibidas produções de Garanhuns e região feitas em oficinas de stop-motion. Ainda fazem parte do evento apresentações culturais e a exibição de “Entrevárzeas”, mostra fotográfica de Beto Figueiroa, que captou atletas amadores em campos de várzea.

Programação
Mostra Garanhuns de Cinema e Futebol
Local: Parque Euclides Dourado
Endereço: Avenida Júlio Brasileiro, no Heliópolis
Hora: sempre a partir das 18h
Acesso: gratuito

Sexta-feira (16)
- "O travesseiro e o escorpião" (Henrique Carvalhaes)
Lucas insiste para que a namorada Amanda o ajude a reproduzir a “defesa do escorpião” com um travesseiro. Isto abre margem para alguns acasos que podem conturbar a relação do casal.

- "Um time show bola" (Juan José Campanella)
Amadeo descobre algo mágico: os jogadores do querido totó. Juntos, eles embarcarão em uma viagem repleta de aventuras para salvar Laura e uma cidade.

Sábado (17)
- "A promessa de Gerônimo" (Luiz Menegaz)
É a final da Copa do mundo entre Brasil e Argentina, no Rio de Janeiro. Leandro e Bruno estão atrasados para o Maracanã e enfrentam problemas com o carro. A solução surge de um argentino, mas eles têm de escolher qual dos dois irá para o estádio.
- "Pelada: Futebol na favela" (Alex Miranda)

Vídeo sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. Retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e o universo que envolve o cotidiano das peladas.

Domingo (18)
- "Bola na cabeça" (Wilson Freire)
Desde criança tinha o sonho de ser jogador de futebol. Ele cresceu e nunca tirou a bola da cabeça.

- "Linha de passe" (Walter Salles e Daniela Thomas)
Quatro irmãos criados apenas pela mãe - que é empregada doméstica e está mais uma vez grávida - precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no futebol e a ausência de uma figura paterna.

Do G1

Iniciou-se às 18h desta sexta-feira (16) a Mostra Garanhuns de Cinema e Futebol no Parque Euclides Dourado, situado no Heliópolis. Para a abertura, a organização programa um desfile de bonecos gigantes de craques do futebol nacional e do mundo. Até domingo (18), a população poderá conferir gratuitamente vídeos de animação, documentário e ficção relacionados à modalidade esportiva. Confira abaixo a sinopse dos vídeos enviada pela organização.

Há filmes dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas, Henrique Carvalhaes, Juan José Campanella, Luiz Menegaz, Alex Miranda e Wilson Freire. Também serão exibidas produções de Garanhuns e região feitas em oficinas de stop-motion. Ainda fazem parte do evento apresentações culturais e a exibição de “Entrevárzeas”, mostra fotográfica de Beto Figueiroa, que captou atletas amadores em campos de várzea.

Programação
Mostra Garanhuns de Cinema e Futebol
Local: Parque Euclides Dourado
Endereço: Avenida Júlio Brasileiro, no Heliópolis
Hora: sempre a partir das 18h
Acesso: gratuito

Sexta-feira (16)
- "O travesseiro e o escorpião" (Henrique Carvalhaes)
Lucas insiste para que a namorada Amanda o ajude a reproduzir a “defesa do escorpião” com um travesseiro. Isto abre margem para alguns acasos que podem conturbar a relação do casal.

- "Um time show bola" (Juan José Campanella)
Amadeo descobre algo mágico: os jogadores do querido totó. Juntos, eles embarcarão em uma viagem repleta de aventuras para salvar Laura e uma cidade.

Sábado (17)
- "A promessa de Gerônimo" (Luiz Menegaz)
É a final da Copa do mundo entre Brasil e Argentina, no Rio de Janeiro. Leandro e Bruno estão atrasados para o Maracanã e enfrentam problemas com o carro. A solução surge de um argentino, mas eles têm de escolher qual dos dois irá para o estádio.
- "Pelada: Futebol na favela" (Alex Miranda)

Vídeo sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. Retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e o universo que envolve o cotidiano das peladas.

Domingo (18)
- "Bola na cabeça" (Wilson Freire)
Desde criança tinha o sonho de ser jogador de futebol. Ele cresceu e nunca tirou a bola da cabeça.

- "Linha de passe" (Walter Salles e Daniela Thomas)
Quatro irmãos criados apenas pela mãe - que é empregada doméstica e está mais uma vez grávida - precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no futebol e a ausência de uma figura paterna.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Termina a greve dos policiais militares em Pernambuco

Termina a greve dos policiais  militares em Pernambuco
e713a77afd22970e46f67fadc95c01b0.jpg
Em assembleia, PMs decidiram terminar a greve. Decisão não foi unânime
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Do NE 10
Após três dias de braços cruzados, termina a greve da Polícia Militar e Bombeiros de Pernambuco. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15) à noite, depois de assembleia tensa dos PMs, ao lado do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. A paralisação começou na última terça-feira (13) e, nas últimas 48 horas, a população pernambucana viveu um verdadeiro clima de guerra, com tanques do Exército circulando nas ruas da Região Metropolitana do Recife. O fim da greve não foi unânime, mas os soldados devem voltar ao trabalho na noite desta quinta.


A decisão foi tomada minutos depois do fim da coletiva que reuniu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), e o governador de Pernambuco, João Lyra (PSB), para definir a intervenção do governo federal  na segurança do Estado durante a greve.

A categoria conquistou quatro pontos considerados emergenciais. São eles: incorporação de gratificação por risco de morte ao salário base, beneficiando ativos e inativos; reformulação do plano de cargos e carreiras a partir da próxima segunda-feira (19), com a criação de uma comissão que irá avaliar junto aos deputados estaduais as promoções na categoria; reestruturação do Hospital da Polícia Militar e criação de unidades de saúde para a categoria no interior do Estado; além da promessa do governo estadual de que o aumento salarial voltará a ser debatido na primeira semana de janeiro de 2015, após os impedimentos causados pela lei de responsabilidade fiscal e lei eleitoral.

Apesar de aprovado, o fim da greve não foi pacífico entre os integrantes da categoria. Um pequeno grupo mais exaltado seguiu na frente do Palácio do Campo das Princesas, onde a negociação foi realizada, gritando que os líderes do movimento eram covardes por terem encerrado a paralisação. A insatisfação se dá, principalmente, porque mesmo após as conquistas alcançadas, os policiais militares e bombeiros não terão um aumento salarial real após a greve. Outra reclamação é de que o fim da greve não foi votado em assembleia mas sim anunciada pelas lideranças da manifestação.

Sobre uma nova negociação salarial, prevista para a primeira semana de janeiro de 2015, os líderes sindicalistas garantem que se a promessa do governo não for cumprida, a categoria voltará a se mobilizar. Inicialmente, o pedido da classe é de que haja um aumento de 50% no subsídio dos praças e 30% para os oficiais, além do reajuste de R$ 150 para R$ 500 do vale alimentação. O tema não pôde ser debatido porque o Estado é impedido de oferecer reajustes salariais faltando menos de 180 dias para as eleições, que ocorrem em outubro.



e713a77afd22970e46f67fadc95c01b0.jpg
Em assembleia, PMs decidiram terminar a greve. Decisão não foi unânime
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Do NE 10
Após três dias de braços cruzados, termina a greve da Polícia Militar e Bombeiros de Pernambuco. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15) à noite, depois de assembleia tensa dos PMs, ao lado do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. A paralisação começou na última terça-feira (13) e, nas últimas 48 horas, a população pernambucana viveu um verdadeiro clima de guerra, com tanques do Exército circulando nas ruas da Região Metropolitana do Recife. O fim da greve não foi unânime, mas os soldados devem voltar ao trabalho na noite desta quinta.


A decisão foi tomada minutos depois do fim da coletiva que reuniu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), e o governador de Pernambuco, João Lyra (PSB), para definir a intervenção do governo federal  na segurança do Estado durante a greve.

A categoria conquistou quatro pontos considerados emergenciais. São eles: incorporação de gratificação por risco de morte ao salário base, beneficiando ativos e inativos; reformulação do plano de cargos e carreiras a partir da próxima segunda-feira (19), com a criação de uma comissão que irá avaliar junto aos deputados estaduais as promoções na categoria; reestruturação do Hospital da Polícia Militar e criação de unidades de saúde para a categoria no interior do Estado; além da promessa do governo estadual de que o aumento salarial voltará a ser debatido na primeira semana de janeiro de 2015, após os impedimentos causados pela lei de responsabilidade fiscal e lei eleitoral.

Apesar de aprovado, o fim da greve não foi pacífico entre os integrantes da categoria. Um pequeno grupo mais exaltado seguiu na frente do Palácio do Campo das Princesas, onde a negociação foi realizada, gritando que os líderes do movimento eram covardes por terem encerrado a paralisação. A insatisfação se dá, principalmente, porque mesmo após as conquistas alcançadas, os policiais militares e bombeiros não terão um aumento salarial real após a greve. Outra reclamação é de que o fim da greve não foi votado em assembleia mas sim anunciada pelas lideranças da manifestação.

Sobre uma nova negociação salarial, prevista para a primeira semana de janeiro de 2015, os líderes sindicalistas garantem que se a promessa do governo não for cumprida, a categoria voltará a se mobilizar. Inicialmente, o pedido da classe é de que haja um aumento de 50% no subsídio dos praças e 30% para os oficiais, além do reajuste de R$ 150 para R$ 500 do vale alimentação. O tema não pôde ser debatido porque o Estado é impedido de oferecer reajustes salariais faltando menos de 180 dias para as eleições, que ocorrem em outubro.



Exército começa a patrulhar as ruas de Garanhuns

Exército começa a patrulhar as ruas de Garanhuns
71º BI Mtz começa a patrulhar ruas de Garanhuns
Depois da onda de boataria que causou pânico e o fechamento de grande parte das lojas do centro de Garanhuns já é possível ver caminhões com homens do Exército trafegando nas principais ruas de Garanhuns. As viaturas circulam com uma companhia embarcada fazendo o que se chama de Operação Presença. Ainda não se sabe se o patrulhamento será permanente ou esporádico. De acordo com informações, uma companhia do 71º BI Mtz seguiu para a capital, hoje pela manhã.  Outra deve se deslocar  para a cidade de Caruaru e uma deve ficar aqui mesmo na sede em Garanhuns. A população, que foi tomada pela onda de pânico com o boato de saques e arrastão, comemorou a chegada dos soldados do 71º BI Mtz nas principais vias da Terra de Simoa.

POLÍCIA EM GREVE
A Polícia Militar de Pernambuco decretou greve por tempo indeterminado desde a noite do último dia 13. De acordo com o comando do movimento cerca de 80% dos militares estão aquartelados. O Exército e a Força Nacional foram acionados e começam a fazer a segurança na capital do estado. O 9º BPM, com sede em Garanhuns aderiu quase que por completo a paralisação

LEIA TAMBÉM
Comércio de Garanhuns fecha as portas após onda de boataria sobre arrastão

Mais informações em instantes
71º BI Mtz começa a patrulhar ruas de Garanhuns
Depois da onda de boataria que causou pânico e o fechamento de grande parte das lojas do centro de Garanhuns já é possível ver caminhões com homens do Exército trafegando nas principais ruas de Garanhuns. As viaturas circulam com uma companhia embarcada fazendo o que se chama de Operação Presença. Ainda não se sabe se o patrulhamento será permanente ou esporádico. De acordo com informações, uma companhia do 71º BI Mtz seguiu para a capital, hoje pela manhã.  Outra deve se deslocar  para a cidade de Caruaru e uma deve ficar aqui mesmo na sede em Garanhuns. A população, que foi tomada pela onda de pânico com o boato de saques e arrastão, comemorou a chegada dos soldados do 71º BI Mtz nas principais vias da Terra de Simoa.

POLÍCIA EM GREVE
A Polícia Militar de Pernambuco decretou greve por tempo indeterminado desde a noite do último dia 13. De acordo com o comando do movimento cerca de 80% dos militares estão aquartelados. O Exército e a Força Nacional foram acionados e começam a fazer a segurança na capital do estado. O 9º BPM, com sede em Garanhuns aderiu quase que por completo a paralisação

LEIA TAMBÉM
Comércio de Garanhuns fecha as portas após onda de boataria sobre arrastão

Mais informações em instantes

Comércio de Garanhuns fecha as portas após onda de boataria sobre arrastão

Comércio de Garanhuns fecha as portas após onda de boataria sobre arrastão

Rua Dom José, por volta das 10 horas desta quinta;comércio de portas fechadas

Várias lojas do centro de Garanhuns fecharam suas portas por volta das 10 horas da manhã desta quinta-feira, (15) por causa de uma onda de boatos sobre possíveis arrastões e saques no comércio da cidade. Na avenida Duque de Caxias, na Cohab 1, muitas lojas também não abriram na parte da manhã. Segundo um comerciante, que não quis se identificar, o pânico começou a partir de um boato de que a Insinuante teria sido assaltada.  A loja de fato foi a primeira a baixar suas portas. O ato gerou um efeito dominó e vários estabelecimentos comerciais fizeram o mesmo. "Eu vi as lojas fechando e corri pra fechar a minha. A especulação era de que o arrastão tinha começado na Avenida Rui Barbosa e vinha em direção ao centro", disse uma lojista de Garanhuns. 

De acordo com emissoras de rádio locais, nenhuma ocorrência com queixa de assalto foi registrada nas delegacias da cidade. Como os boatos sobre saques e arrastões não se concretizaram as lojas voltaram a abrir normalmente e a situação é de aparente tranquilidade.

POLÍCIA EM GREVE

A Polícia Militar de Pernambuco decretou greve por tempo indeterminado desde a noite do último dia 13. De acordo com o comando do movimento cerca de 80% dos militares estão aquartelados. O Exército e a Força Nacional foram acionados e começam a fazer a segurança na capital do estado. O 9º BPM, com sede em Garanhuns aderiu quase que por completo a paralisação.

Exército começa a patrulhar as ruas de Garanhuns

Rua Dom José, por volta das 10 horas desta quinta;comércio de portas fechadas

Várias lojas do centro de Garanhuns fecharam suas portas por volta das 10 horas da manhã desta quinta-feira, (15) por causa de uma onda de boatos sobre possíveis arrastões e saques no comércio da cidade. Na avenida Duque de Caxias, na Cohab 1, muitas lojas também não abriram na parte da manhã. Segundo um comerciante, que não quis se identificar, o pânico começou a partir de um boato de que a Insinuante teria sido assaltada.  A loja de fato foi a primeira a baixar suas portas. O ato gerou um efeito dominó e vários estabelecimentos comerciais fizeram o mesmo. "Eu vi as lojas fechando e corri pra fechar a minha. A especulação era de que o arrastão tinha começado na Avenida Rui Barbosa e vinha em direção ao centro", disse uma lojista de Garanhuns. 

De acordo com emissoras de rádio locais, nenhuma ocorrência com queixa de assalto foi registrada nas delegacias da cidade. Como os boatos sobre saques e arrastões não se concretizaram as lojas voltaram a abrir normalmente e a situação é de aparente tranquilidade.

POLÍCIA EM GREVE

A Polícia Militar de Pernambuco decretou greve por tempo indeterminado desde a noite do último dia 13. De acordo com o comando do movimento cerca de 80% dos militares estão aquartelados. O Exército e a Força Nacional foram acionados e começam a fazer a segurança na capital do estado. O 9º BPM, com sede em Garanhuns aderiu quase que por completo a paralisação.

Exército começa a patrulhar as ruas de Garanhuns

Primeiro dia de greve da PM é marcado por saques em lojas de Abreu e Lima

Primeiro dia de greve da PM é marcado por saques em lojas de Abreu e Lima
 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Do JC Online

No primeiro dia de greve da PM, lojas do centro de Abreu e Lima foram alvo de saqueadores na noite desta quarta-feira. Eletrodomésticos e produtos eletrônicos foram levados de estabelecimentos que foram arrombados. Iniciado na tarde dessa quarta-feira (14), o protesto na cidade de Abreu e Lima causou transtornos a moradores e motoristas que passaram pela BR-101, no município. À tarde, caminhões de lojas também foram saqueados.

A Polícia Rodoviária Federal enviou equipe ao local, mas o efetivo não é suficiente para conter os manifestantes. O clima na cidade é de desespero e tensão. Há a ameaça de saques às residências no centro da cidade.

As lojas contrataram segurança privada. Os seguranças chegaram a deter alguns envolvidos na ação.

PRISÕES - Os saques ocorridos em Abreu e Lima e a desordem instalada no centro da cidade na noite desta quarta-feira resultou na prisão de nove pessoas. Os suspeitos foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por furto a estabelecimentos comerciais. Os flagrantes foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Paulista.

CONFIRA FOTOS

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Veja vídeo de Alison Omena:

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Do JC Online

No primeiro dia de greve da PM, lojas do centro de Abreu e Lima foram alvo de saqueadores na noite desta quarta-feira. Eletrodomésticos e produtos eletrônicos foram levados de estabelecimentos que foram arrombados. Iniciado na tarde dessa quarta-feira (14), o protesto na cidade de Abreu e Lima causou transtornos a moradores e motoristas que passaram pela BR-101, no município. À tarde, caminhões de lojas também foram saqueados.

A Polícia Rodoviária Federal enviou equipe ao local, mas o efetivo não é suficiente para conter os manifestantes. O clima na cidade é de desespero e tensão. Há a ameaça de saques às residências no centro da cidade.

As lojas contrataram segurança privada. Os seguranças chegaram a deter alguns envolvidos na ação.

PRISÕES - Os saques ocorridos em Abreu e Lima e a desordem instalada no centro da cidade na noite desta quarta-feira resultou na prisão de nove pessoas. Os suspeitos foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por furto a estabelecimentos comerciais. Os flagrantes foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Paulista.

CONFIRA FOTOS

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Veja vídeo de Alison Omena: