E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quarta-feira, 23 de abril de 2014

TCE mantém suspensão de Pregão Eletrônico para compra de medicamentos em Garanhuns

TCE mantém suspensão de Pregão Eletrônico para compra de medicamentos em Garanhuns

A Primeira Câmara do TCE referendou ontem uma Medida Cautelar que havia sido expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto, determinando ao secretário municipal de saúde de Garanhuns a suspensão do Pregão Eletrônico nº 005/2014, para compra de medicamentos destinados à rede municipal de saúde.

A decisão foi baseada no relatório de análise do edital elaborado pelos técnicos do TCE, que apontou cláusulas restritivas ao caráter competitivo do certame, tais como:
a) ausência de clareza quanto ao critério de julgamento, se por item ou se por lote;
b) não realização de pregão para registro de preços;
c) ausência de estipulação do prazo mínimo de validade dos medicamentos a serem adquiridos;
d) ausência de previsão no edital de que a entrega dos medicamentos será acompanhada dos respectivos laudos de qualidade;
e) não exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo como requisito de qualificação econômica financeira:
f) ausência de declaração de preferência por medicamentos genéricos sobre os demais em condições de igualdade de preço;
g) possibilidade de prorrogação do contrato, em detrimento ao disposto no artigo 57 da Lei nº 8.666/93.

Como a realização do Pregão estava marcada para o dia 11 deste mês, o conselheiro-relator expediu a Medida Cautelar, determinando que fossem notificados para apresentação de defesa, no prazo de cinco dias, o prefeito Izaías Régis Neto, o secretário municipal de saúde Harley Davidson Rocha de Lima e o pregoeiro Marcelo Gomes de Moura. Como no período estipulado nenhum dos interessados compareceu ao processo para defender-se, o conselheiro Carlos Porto levou a Cautelar para referendo da Câmara, o que se deu por unanimidade. O Pregão fica suspenso até que as irregularidades apontadas sejam corrigidas.

Diário Oficial de Pernambuco

A Primeira Câmara do TCE referendou ontem uma Medida Cautelar que havia sido expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto, determinando ao secretário municipal de saúde de Garanhuns a suspensão do Pregão Eletrônico nº 005/2014, para compra de medicamentos destinados à rede municipal de saúde.

A decisão foi baseada no relatório de análise do edital elaborado pelos técnicos do TCE, que apontou cláusulas restritivas ao caráter competitivo do certame, tais como:
a) ausência de clareza quanto ao critério de julgamento, se por item ou se por lote;
b) não realização de pregão para registro de preços;
c) ausência de estipulação do prazo mínimo de validade dos medicamentos a serem adquiridos;
d) ausência de previsão no edital de que a entrega dos medicamentos será acompanhada dos respectivos laudos de qualidade;
e) não exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo como requisito de qualificação econômica financeira:
f) ausência de declaração de preferência por medicamentos genéricos sobre os demais em condições de igualdade de preço;
g) possibilidade de prorrogação do contrato, em detrimento ao disposto no artigo 57 da Lei nº 8.666/93.

Como a realização do Pregão estava marcada para o dia 11 deste mês, o conselheiro-relator expediu a Medida Cautelar, determinando que fossem notificados para apresentação de defesa, no prazo de cinco dias, o prefeito Izaías Régis Neto, o secretário municipal de saúde Harley Davidson Rocha de Lima e o pregoeiro Marcelo Gomes de Moura. Como no período estipulado nenhum dos interessados compareceu ao processo para defender-se, o conselheiro Carlos Porto levou a Cautelar para referendo da Câmara, o que se deu por unanimidade. O Pregão fica suspenso até que as irregularidades apontadas sejam corrigidas.

Diário Oficial de Pernambuco

Marco Civil da Internet é aprovado pelo Senado

Marco Civil da Internet é aprovado pelo Senado
Plenário do Senado durante votação do Marco Civil da Internet (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país. O texto, que foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados, não sofreu alteração de conteúdo pelos senadores e seguirá agora para sanção da presidente da República.

O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores, tramitou por menos de um mês no Senado. A pedido do Palácio do Planalto, os senadores aliados barraram as propostas de alteração sugeridas. Se isso ocorresse, o texto teria que retornar para análise dos deputados, o que adiaria a aprovação.

O governo tinha pressa em aprovar a matéria devido à conferência internacional sobre governança na internet, que será realizada em São Paulo nesta semana. A presidente Dilma Rousseff vai participar do evento nesta quarta e quer levar o Marco Civil como uma das respostas do seu governo às denúncias de que autoridades e empresas brasileiras teriam sido espionadas pela NSA, agência de inteligência dos Estados Unidos.

O projeto, porém, não é recente. Foi enviado em 2011 pelo Executivo à Câmara dos Deputados e só aprovado em 25 de março deste ano após intensa negociação entre parlamentares e Planalto. A chamada neutralidade de rede, princípio considerado um dos pilares do projeto, foi aprovada e passará a vigorar com a sanção da nova lei.

O armazenamento de dados no Brasil, que era considerado uma prioridade para o governo com objetivo de coibir atos de espionagem, não foi aprovado. Essa obrigação já havia sido derrubada pelos deputados para viabilizar a aprovação na Câmara (veja regras abaixo).

No plenário do Senado, a aprovação só foi possível porque os senadores aprovaram um requerimento de inversão de pauta, o que levou o projeto ao primeiro item a ser votado nesta noite. Governistas tentaram acordo com a oposição para dar urgência ao projeto, mas não conseguiram consenso com PSDB e DEM.

A oposição não foi contrária ao Marco Civil da forma como está, mas alegou que o Senado poderia "aperfeiçoar" o texto, segundo afirmou o líder do DEM, José Agripino (RN). "Eu quero só um mês para desatar alguns nós desse Marco Civil da Internet", apelou.
O líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), disse que os senadores têm "um papel a cumprir" na elaboração do projeto e criticou a pressa do governo. "Existe uma disposição do governo de não aceitar nenhuma emenda, estamos proibidos de fazer emenda e, se fizermos, será apenas para constar. Essa é uma atitude autoritária da presidente da República", criticou.

Por outro lado, a ex-ministra da Casa Civil senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) negou "encaminhamento autoritário". "Há tão somente uma matéria importantíssima em pauta", rebateu. "Temos um grande evento acontecendo no Brasil, e é importante que tenhamos uma resposta concreta para regular a internet", afirmou a petista.

Neutralidade

Aprovada junto no projeto, a neutralidade de rede pressupõe que os provedores não podem ofertar conexões diferenciadas, por exemplo, para acesso somente a emails, vídeos ou redes sociais. O texto estabelece que esse princípio será ainda regulamentado pelo Poder Executivo, para detalhar como será aplicado e quais serão as exceções.

Isso será feito após consulta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet (CGI). As exceções servirão para garantir prioridade a "serviços de emergência".
Críticos da neutralidade dizem que o princípio restringe a liberdade dos provedores para oferecer conexões diferenciadas conforme demandas específicas de clientes e que sua aplicação obrigatória pode encarecer o serviço para todos indistintamente. A proposta não impede a oferta de pacotes com velocidade diferenciada.

Retirada de conteúdo

De acordo com o projeto, provedores de conexão à web e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros.
Atualmente não há regras específicas sobre o caso e as decisões judiciais variam - alguns juízes punem sites como o Facebook e Google por páginas ofensivas criadas por usuários, enquanto outros magistrados optam por penalizar apenas o responsável pelo conteúdo.

De acordo com a nova legislação, as entidades que oferecem conteúdo e aplicações só serão responsabilizadas por danos gerados por terceiros se não acatarem ordem judicial exigindo a retirada dessas publicações. O objetivo da norma, segundo o deputado Alessandro Molon, relator do projeto, é fortalecer a liberdade de expressão na web e acabar com o que chama de "censura privada".

Fim do marketing dirigido

Pelo texto aprovado, as empresas de acesso não poderão "espiar" o conteúdo das informações trocadas pelos usuários na rede. Há interesse em fazer isso com fins comerciais, como para publicidade, nos moldes do que Facebook e Google fazem para enviar anúncios aos seus usuários de acordo com as mensagens que trocam.

Essas normas não permitirão, por exemplo, a formação de bases de clientes para marketing dirigido, segundo Molon. Será proibido monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes, salvo em hipóteses previstas por lei.

Sigilo e privacidade

O sigilo das comunicações dos usuários da internet não pode ser violado. Provedores de acesso à internet serão obrigados a guardar os registros das horas de acesso e do fim da conexão dos usuários pelo prazo de seis meses, mas isso deve ser feito em ambiente controlado.

A responsabilidade por esse controle não deverá ser delegada a outras empresas.

Não fica autorizado o registro das páginas e do conteúdo acessado pelo internauta. A coleta, o uso e o armazenamento de dados pessoais pelas empresas só poderão ocorrer desde que especificados nos contratos e caso não sejam vedados pela legislação.

G1
Plenário do Senado durante votação do Marco Civil da Internet (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país. O texto, que foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados, não sofreu alteração de conteúdo pelos senadores e seguirá agora para sanção da presidente da República.

O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores, tramitou por menos de um mês no Senado. A pedido do Palácio do Planalto, os senadores aliados barraram as propostas de alteração sugeridas. Se isso ocorresse, o texto teria que retornar para análise dos deputados, o que adiaria a aprovação.

O governo tinha pressa em aprovar a matéria devido à conferência internacional sobre governança na internet, que será realizada em São Paulo nesta semana. A presidente Dilma Rousseff vai participar do evento nesta quarta e quer levar o Marco Civil como uma das respostas do seu governo às denúncias de que autoridades e empresas brasileiras teriam sido espionadas pela NSA, agência de inteligência dos Estados Unidos.

O projeto, porém, não é recente. Foi enviado em 2011 pelo Executivo à Câmara dos Deputados e só aprovado em 25 de março deste ano após intensa negociação entre parlamentares e Planalto. A chamada neutralidade de rede, princípio considerado um dos pilares do projeto, foi aprovada e passará a vigorar com a sanção da nova lei.

O armazenamento de dados no Brasil, que era considerado uma prioridade para o governo com objetivo de coibir atos de espionagem, não foi aprovado. Essa obrigação já havia sido derrubada pelos deputados para viabilizar a aprovação na Câmara (veja regras abaixo).

No plenário do Senado, a aprovação só foi possível porque os senadores aprovaram um requerimento de inversão de pauta, o que levou o projeto ao primeiro item a ser votado nesta noite. Governistas tentaram acordo com a oposição para dar urgência ao projeto, mas não conseguiram consenso com PSDB e DEM.

A oposição não foi contrária ao Marco Civil da forma como está, mas alegou que o Senado poderia "aperfeiçoar" o texto, segundo afirmou o líder do DEM, José Agripino (RN). "Eu quero só um mês para desatar alguns nós desse Marco Civil da Internet", apelou.
O líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), disse que os senadores têm "um papel a cumprir" na elaboração do projeto e criticou a pressa do governo. "Existe uma disposição do governo de não aceitar nenhuma emenda, estamos proibidos de fazer emenda e, se fizermos, será apenas para constar. Essa é uma atitude autoritária da presidente da República", criticou.

Por outro lado, a ex-ministra da Casa Civil senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) negou "encaminhamento autoritário". "Há tão somente uma matéria importantíssima em pauta", rebateu. "Temos um grande evento acontecendo no Brasil, e é importante que tenhamos uma resposta concreta para regular a internet", afirmou a petista.

Neutralidade

Aprovada junto no projeto, a neutralidade de rede pressupõe que os provedores não podem ofertar conexões diferenciadas, por exemplo, para acesso somente a emails, vídeos ou redes sociais. O texto estabelece que esse princípio será ainda regulamentado pelo Poder Executivo, para detalhar como será aplicado e quais serão as exceções.

Isso será feito após consulta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet (CGI). As exceções servirão para garantir prioridade a "serviços de emergência".
Críticos da neutralidade dizem que o princípio restringe a liberdade dos provedores para oferecer conexões diferenciadas conforme demandas específicas de clientes e que sua aplicação obrigatória pode encarecer o serviço para todos indistintamente. A proposta não impede a oferta de pacotes com velocidade diferenciada.

Retirada de conteúdo

De acordo com o projeto, provedores de conexão à web e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros.
Atualmente não há regras específicas sobre o caso e as decisões judiciais variam - alguns juízes punem sites como o Facebook e Google por páginas ofensivas criadas por usuários, enquanto outros magistrados optam por penalizar apenas o responsável pelo conteúdo.

De acordo com a nova legislação, as entidades que oferecem conteúdo e aplicações só serão responsabilizadas por danos gerados por terceiros se não acatarem ordem judicial exigindo a retirada dessas publicações. O objetivo da norma, segundo o deputado Alessandro Molon, relator do projeto, é fortalecer a liberdade de expressão na web e acabar com o que chama de "censura privada".

Fim do marketing dirigido

Pelo texto aprovado, as empresas de acesso não poderão "espiar" o conteúdo das informações trocadas pelos usuários na rede. Há interesse em fazer isso com fins comerciais, como para publicidade, nos moldes do que Facebook e Google fazem para enviar anúncios aos seus usuários de acordo com as mensagens que trocam.

Essas normas não permitirão, por exemplo, a formação de bases de clientes para marketing dirigido, segundo Molon. Será proibido monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes, salvo em hipóteses previstas por lei.

Sigilo e privacidade

O sigilo das comunicações dos usuários da internet não pode ser violado. Provedores de acesso à internet serão obrigados a guardar os registros das horas de acesso e do fim da conexão dos usuários pelo prazo de seis meses, mas isso deve ser feito em ambiente controlado.

A responsabilidade por esse controle não deverá ser delegada a outras empresas.

Não fica autorizado o registro das páginas e do conteúdo acessado pelo internauta. A coleta, o uso e o armazenamento de dados pessoais pelas empresas só poderão ocorrer desde que especificados nos contratos e caso não sejam vedados pela legislação.

G1

terça-feira, 22 de abril de 2014

Motorista e passageiro de ônibus tentam subornar PRF de Garanhuns com nota de 50 reais e vão em cana

Motorista e passageiro de ônibus tentam subornar PRF de Garanhuns com nota de 50 reais e vão em cana
Acusados foram encaminhados para posto da PRF em Garanhuns: Alguém aí entendeu o sorriso?
Um motorista de ônibus e um passageiro foram presos ontem pela PRF, no KM 117 da BR-423 em Paranatama quando tentaram subornar um policial com uma nota de 50 reais. A PRF fazia uma fiscalização de rotina no referido trecho quando parou o ônibus. O passageiro, identificado como Claudinei de Oliveira da Silva, de 30 anos, entregou a nota ao motorista João Batista dos Santos, que por sua vez ofereceu a quantia a um dos policiais. Os dois foram levados para o posto da PRF em Garanhuns e receberam voz de prisão. Claudinei disse que deu o dinheiro ao policial na tentativa de evitar problemas com o veículo que pertencia a seu pai.  A PRF ainda apreendeu uma moto sem placa e chassi adulterado, que estava  no ônibus. Tanto o motorista como o passageiro deverão responder por corrupção ativa.

Com informações do Agreste Violento




Acusados foram encaminhados para posto da PRF em Garanhuns: Alguém aí entendeu o sorriso?
Um motorista de ônibus e um passageiro foram presos ontem pela PRF, no KM 117 da BR-423 em Paranatama quando tentaram subornar um policial com uma nota de 50 reais. A PRF fazia uma fiscalização de rotina no referido trecho quando parou o ônibus. O passageiro, identificado como Claudinei de Oliveira da Silva, de 30 anos, entregou a nota ao motorista João Batista dos Santos, que por sua vez ofereceu a quantia a um dos policiais. Os dois foram levados para o posto da PRF em Garanhuns e receberam voz de prisão. Claudinei disse que deu o dinheiro ao policial na tentativa de evitar problemas com o veículo que pertencia a seu pai.  A PRF ainda apreendeu uma moto sem placa e chassi adulterado, que estava  no ônibus. Tanto o motorista como o passageiro deverão responder por corrupção ativa.

Com informações do Agreste Violento




segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jovem de 18 anos é assassinado em Garanhuns

Jovem de 18 anos é assassinado em Garanhuns DSCN8747
Um homem foi assassinado na noite de domingo (20) na cidade de Garanhuns. De acordo a polícia, José Welton Marques da Silva, de 18 anos, estava bebendo na Rua Padre Adriano, por volta das 23h00min da noite de ontem, no bairro da Liberdade em Garanhuns, quando foi alvejado por dois disparos de arma de fogo que atingiram a cabeça e ombro. Populares ouviram os tiros, mas, ao saírem na rua, não viram ninguém. As Polícias Civil e Militar estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Ainda segundo informações, a vítima era fugitiva da Funase.

Com informações do Agreste Violento
DSCN8747
Um homem foi assassinado na noite de domingo (20) na cidade de Garanhuns. De acordo a polícia, José Welton Marques da Silva, de 18 anos, estava bebendo na Rua Padre Adriano, por volta das 23h00min da noite de ontem, no bairro da Liberdade em Garanhuns, quando foi alvejado por dois disparos de arma de fogo que atingiram a cabeça e ombro. Populares ouviram os tiros, mas, ao saírem na rua, não viram ninguém. As Polícias Civil e Militar estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Ainda segundo informações, a vítima era fugitiva da Funase.

Com informações do Agreste Violento

domingo, 20 de abril de 2014

ETERNO JESUS: ator garanhuense José Pimentel completa 80 anos em 2014

ETERNO JESUS: ator garanhuense José Pimentel completa 80 anos em 2014
Ator pernambucano José Pimentel - Foto: Bruno Campos
Duas coisas me surpreenderam ao ler a matéria publicada no site Bom Lazer a respeito do talentoso ator José Pimentel, aquele eternizado no papel de Jesus Cristo em Nova Jerusalém onde encarnou o personagem até 1996. A primeira delas é a idade. Alguém aí daria 80 anos a ele? Creio que não, mas o ator vai completar oitentinha este ano e esbanja vitalidade. A segunda surpresa é descobrir que Pimentel é aqui da terrinha, da nossa Garanhuns. Acho que, como eu, poucos sabiam disso, mas tá lá, naquela que tudo sabe, a Wikipédia, e na matéria da Bom Lazer.

Pois bem, o nosso eterno Jesus possui uma bagagem cultural e artística bastante recheada: ator, diretor e escritor teatral, além de ser professor de teatro na faculdade de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. Em 1978 o ator pernambucano começou a atuar no papel de Jesus, substituindo o ator Carlos Reis, e continuou até 1996, afastando-se, então, da atuação e da direção, quando os outros responsáveis decidiram utilizar atores da Rede Globo de Televisão como elenco principal no lugar dos atores locais.
Pimentel em uma das muitas atuações como Jesus 

 Desvinculado do quadro de atores de Nova Jerusalém, José Pimentel vem realizando, desde 1997, a Paixão de Cristo do Recife, idealizada e dirigida por ele que, apesar do tempo, mantém sua marca especial na interpretação de Jesus. O espetáculo começou no Estádio do Arruda e é gratuito desde que mudou para o Marco Zero, no Bairro do Recife. Este ano, Pimentel, realiza a 37ª interpretação de Jesus Cristo. QUEM SABE UM DIA NÃO POSSAMOS CONTAR COM PIMENTEL NA INTERPRETAÇÃO DE JESUS ALEGRIA DOS HOMENS AQUI EM GARANHUNS?

 VIDA LONGA A ESTE TALENTOSO PERNAMBUCANO
Ator pernambucano José Pimentel - Foto: Bruno Campos
Duas coisas me surpreenderam ao ler a matéria publicada no site Bom Lazer a respeito do talentoso ator José Pimentel, aquele eternizado no papel de Jesus Cristo em Nova Jerusalém onde encarnou o personagem até 1996. A primeira delas é a idade. Alguém aí daria 80 anos a ele? Creio que não, mas o ator vai completar oitentinha este ano e esbanja vitalidade. A segunda surpresa é descobrir que Pimentel é aqui da terrinha, da nossa Garanhuns. Acho que, como eu, poucos sabiam disso, mas tá lá, naquela que tudo sabe, a Wikipédia, e na matéria da Bom Lazer.

Pois bem, o nosso eterno Jesus possui uma bagagem cultural e artística bastante recheada: ator, diretor e escritor teatral, além de ser professor de teatro na faculdade de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. Em 1978 o ator pernambucano começou a atuar no papel de Jesus, substituindo o ator Carlos Reis, e continuou até 1996, afastando-se, então, da atuação e da direção, quando os outros responsáveis decidiram utilizar atores da Rede Globo de Televisão como elenco principal no lugar dos atores locais.
Pimentel em uma das muitas atuações como Jesus 

 Desvinculado do quadro de atores de Nova Jerusalém, José Pimentel vem realizando, desde 1997, a Paixão de Cristo do Recife, idealizada e dirigida por ele que, apesar do tempo, mantém sua marca especial na interpretação de Jesus. O espetáculo começou no Estádio do Arruda e é gratuito desde que mudou para o Marco Zero, no Bairro do Recife. Este ano, Pimentel, realiza a 37ª interpretação de Jesus Cristo. QUEM SABE UM DIA NÃO POSSAMOS CONTAR COM PIMENTEL NA INTERPRETAÇÃO DE JESUS ALEGRIA DOS HOMENS AQUI EM GARANHUNS?

 VIDA LONGA A ESTE TALENTOSO PERNAMBUCANO

População de Garanhuns cresceu 14,8% de 2000 a 2013

População de Garanhuns cresceu 14,8% de 2000 a 2013 Garanhuns - PE
Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes. Em Pernambuco, 17 cidades viram sua população encolher nos últimos 14 anos. Em Cumaru, o índice de redução populacional foi altíssimo chegando a (48,2%). A população teria passado de 28.607 em 2000 para 14.815 em 2013, sendo o quinto município do país onde a redução foi maior.

Na contramão de Cumaru, Garanhuns viu sua população aumentar 14,8%. O número de habitantes da Terra de Simoa passou de 117 mil em 2000 para 135 mil em 2013. No Agreste Meridional apenas as cidades de Calçado e Palmerina apresentaram redução de população. Nesta última a população em 2000 era de 9.536, mas em 2013 caiu para 8.191, uma diminuição de 14,2%.
Garanhuns - PE
Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes. Em Pernambuco, 17 cidades viram sua população encolher nos últimos 14 anos. Em Cumaru, o índice de redução populacional foi altíssimo chegando a (48,2%). A população teria passado de 28.607 em 2000 para 14.815 em 2013, sendo o quinto município do país onde a redução foi maior.

Na contramão de Cumaru, Garanhuns viu sua população aumentar 14,8%. O número de habitantes da Terra de Simoa passou de 117 mil em 2000 para 135 mil em 2013. No Agreste Meridional apenas as cidades de Calçado e Palmerina apresentaram redução de população. Nesta última a população em 2000 era de 9.536, mas em 2013 caiu para 8.191, uma diminuição de 14,2%.

Garanhuns é um dos destinos mais procurados na rodoviária do Recife durante feriadão

Garanhuns é um dos destinos mais procurados na rodoviária do Recife durante feriadão
Terminal rodoviário do Recife

´
De acordo com o jornal Folha de Pernambuco,o movimento no Terminal Rodoviário do Recife (TIP)está sendo intenso nesse feriadão e os municípios mais procurados por quem embarca por lá são Gravatá, Caruaru e Garanhuns.Durante o feriadão, isto é, até a próxima segunda-feira, mais de 50 mil passageiros deverão passar pelo equipamento, o que representa 33% a mais em relação a mesma temporada de 2013.  Teve gente fazendo o caminho inverso. Indo daqui da Cidade das Flores para Recife. O marceneiro Aldo Pereira da Silva, de 37 anos, saiu pela primeira vez de Garanhuns  para o Recife. “A viagem de lá para cá foi tranquila. Estou animado para conhecer Boa Viagem”, revelou. Entre as atrações para o turista que desembarcar aqui na cidade neste feriadão tem o tradicional espetáculo Jesus Alegria dos Homens, encenado no Magano, além dos parques, boa culinária  e visita a pontos turísticos locais. 
Terminal rodoviário do Recife

´
De acordo com o jornal Folha de Pernambuco,o movimento no Terminal Rodoviário do Recife (TIP)está sendo intenso nesse feriadão e os municípios mais procurados por quem embarca por lá são Gravatá, Caruaru e Garanhuns.Durante o feriadão, isto é, até a próxima segunda-feira, mais de 50 mil passageiros deverão passar pelo equipamento, o que representa 33% a mais em relação a mesma temporada de 2013.  Teve gente fazendo o caminho inverso. Indo daqui da Cidade das Flores para Recife. O marceneiro Aldo Pereira da Silva, de 37 anos, saiu pela primeira vez de Garanhuns  para o Recife. “A viagem de lá para cá foi tranquila. Estou animado para conhecer Boa Viagem”, revelou. Entre as atrações para o turista que desembarcar aqui na cidade neste feriadão tem o tradicional espetáculo Jesus Alegria dos Homens, encenado no Magano, além dos parques, boa culinária  e visita a pontos turísticos locais. 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM: nem viatura da PM escapa de assalto na cidade de Garanhuns

NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM: nem viatura da PM escapa de assalto na cidade de Garanhuns
Viatura da PM foi atingida por galho de árvore 

Não tá fácil pra ninguém. Imaginem vocês que até uma viatura da PM tentaram assaltar em Garanhuns. Tudo bem que os bandidos, de certo, não imaginavam que o carro vinha com policiais, mas o resultado foi uma viatura danificada. Foi o seguinte. Ontem à noite, véspera de feriadão, três viaturas da PM se dirigiam até as proximidades da Fundação Bradesco para realizar uma abordagem de rotina em um bar. Em uma estrada vicinal de acesso ao local, três marginais esperavam pra assaltar o primeiro veículo que passasse por ali. O que eles não contavam, é que o primeiro que apareceu foi uma viatura da PM. Eles tentaram pará-la jogando um galho de árvore que atingiu o para-brisa. Os policiais mandaram bala na cambada, que saiu correndo mato a dentro. Resultado. Ninguém foi preso.  No local foram encontrados pedaços de madeira e um tronco de árvore, o que levou a polícia a deduzir que o trio pretendia assaltar o primeiro veículo particular que passasse no local.

Com informações e fotos do Agreste Violento
Viatura da PM foi atingida por galho de árvore 

Não tá fácil pra ninguém. Imaginem vocês que até uma viatura da PM tentaram assaltar em Garanhuns. Tudo bem que os bandidos, de certo, não imaginavam que o carro vinha com policiais, mas o resultado foi uma viatura danificada. Foi o seguinte. Ontem à noite, véspera de feriadão, três viaturas da PM se dirigiam até as proximidades da Fundação Bradesco para realizar uma abordagem de rotina em um bar. Em uma estrada vicinal de acesso ao local, três marginais esperavam pra assaltar o primeiro veículo que passasse por ali. O que eles não contavam, é que o primeiro que apareceu foi uma viatura da PM. Eles tentaram pará-la jogando um galho de árvore que atingiu o para-brisa. Os policiais mandaram bala na cambada, que saiu correndo mato a dentro. Resultado. Ninguém foi preso.  No local foram encontrados pedaços de madeira e um tronco de árvore, o que levou a polícia a deduzir que o trio pretendia assaltar o primeiro veículo particular que passasse no local.

Com informações e fotos do Agreste Violento

Milhares de fiéis participam da Caminhada Penitencial em Garanhuns

Milhares de fiéis participam da Caminhada Penitencial em Garanhuns

Nesta sexta-feira (18), aconteceu como de costume a Caminhada Penitencial até o Cristo do Magano. No dia em que a Igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, as paróquias da cidade de Garanhuns promovem uma peregrinação até uma das sete colinas que compõem a cidade; trata-se da Colina do Magano, considerada a mais alta e onde há um monumento do Cristo Crucificado.

A caminhada teve início às 4h da manhã e contou com a meditação da Via Sacra e com representações artísticas dos últimos momentos de Jesus Cristo antes de padecer na Cruz.


Ano após ano aumenta-se o número dos peregrinos que participam deste exercício de penitência. Neste ano, a incontável multidão chegou ao Cristo do Magano por volta das 07:15h da manhã. No monumento, Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns, fez uma reflexão sobre a cruz e o seu sentido na vida dos cristãos, que como o Mestre são chamados a carrega-la também, e logo em seguida abençoou os fiéis, motivando-os a participarem das celebrações do Tríduo Pascal.

Assessoria de Imprensa – Missão Garanhuns

Nesta sexta-feira (18), aconteceu como de costume a Caminhada Penitencial até o Cristo do Magano. No dia em que a Igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, as paróquias da cidade de Garanhuns promovem uma peregrinação até uma das sete colinas que compõem a cidade; trata-se da Colina do Magano, considerada a mais alta e onde há um monumento do Cristo Crucificado.

A caminhada teve início às 4h da manhã e contou com a meditação da Via Sacra e com representações artísticas dos últimos momentos de Jesus Cristo antes de padecer na Cruz.


Ano após ano aumenta-se o número dos peregrinos que participam deste exercício de penitência. Neste ano, a incontável multidão chegou ao Cristo do Magano por volta das 07:15h da manhã. No monumento, Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns, fez uma reflexão sobre a cruz e o seu sentido na vida dos cristãos, que como o Mestre são chamados a carrega-la também, e logo em seguida abençoou os fiéis, motivando-os a participarem das celebrações do Tríduo Pascal.

Assessoria de Imprensa – Missão Garanhuns

Garota de 17 anos é estuprada por conhecido da família em Garanhuns

Garota de 17 anos é estuprada por conhecido da família em Garanhuns
Imagem meramente ilustrativa

A violência contra a mulher em Garanhuns tem chegado a níveis preocupantes nos últimos tempos.  Não é raro acontecerem casos de agressões, violência sexual e até assassinatos contra o sexo feminino na cidade. A mais nova vítima é uma garota residente no bairro Magano. A PM recebeu uma denúncia de que nesta quinta-feira, (17), a jovem de 17 anos havia sido estuprada por um homem conhecido da sua família. Segundo a informação do blog O Argonauta, a menina estava na casa de amigas e, ao voltar para a sua residência, foi seguida pelo indivíduo que em certo ponto do trajeto a agrediu consumando o estupro. O acusado foi localizado pela PM e levado até a 18ª Desec. 


Imagem meramente ilustrativa

A violência contra a mulher em Garanhuns tem chegado a níveis preocupantes nos últimos tempos.  Não é raro acontecerem casos de agressões, violência sexual e até assassinatos contra o sexo feminino na cidade. A mais nova vítima é uma garota residente no bairro Magano. A PM recebeu uma denúncia de que nesta quinta-feira, (17), a jovem de 17 anos havia sido estuprada por um homem conhecido da sua família. Segundo a informação do blog O Argonauta, a menina estava na casa de amigas e, ao voltar para a sua residência, foi seguida pelo indivíduo que em certo ponto do trajeto a agrediu consumando o estupro. O acusado foi localizado pela PM e levado até a 18ª Desec.