E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

sábado, 8 de março de 2014

Restaurante do Sesc surpreende comerciárias garanhuenses na véspera do Dia Internacional da Mulher

Restaurante do Sesc surpreende comerciárias garanhuenses na véspera do Dia Internacional da Mulher

Quem foi almoçar ontem, 07, no restaurante Chá Preto, que faz parte do complexo do Sesc Garanhuns teve uma agradável surpresa. Na entrada, um funcionário distribuía rosas brancas e vermelhas às mulheres que chegavam ao local. Como hoje, 08 de março, Dia Internacional das Mulheres,  o restaurante é fechado, a homenagem foi feita ontem e foi por demais  bonita. Além das rosas, um som ao vivo deu um tom especial a ocasião.
 
 
O V&C dá os parabéns ao Sesc pela singela, mas bela homenagem às comerciárias de Garanhuns no seu dia, evidenciando  também, às funcionárias do restaurante Chá Preto pela dedicação, zelo e empenho com que preparam as refeições servidas que, de tão saborosas, fazem muitas mulheres que frequentam o local esquecer o  regime e cair na tentação da gula.

Quem foi almoçar ontem, 07, no restaurante Chá Preto, que faz parte do complexo do Sesc Garanhuns teve uma agradável surpresa. Na entrada, um funcionário distribuía rosas brancas e vermelhas às mulheres que chegavam ao local. Como hoje, 08 de março, Dia Internacional das Mulheres,  o restaurante é fechado, a homenagem foi feita ontem e foi por demais  bonita. Além das rosas, um som ao vivo deu um tom especial a ocasião.
 
 
O V&C dá os parabéns ao Sesc pela singela, mas bela homenagem às comerciárias de Garanhuns no seu dia, evidenciando  também, às funcionárias do restaurante Chá Preto pela dedicação, zelo e empenho com que preparam as refeições servidas que, de tão saborosas, fazem muitas mulheres que frequentam o local esquecer o  regime e cair na tentação da gula.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Senai Garanhuns oferece vagas para cursos profissionalizantes

Senai Garanhuns oferece vagas para cursos profissionalizantes

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), informa que as inscrições para os cursos do Programa Novos Talentos, da Escola Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), seguem abertas até a próxima sexta-feira (14).

Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo, Avenida Caruaru, S/N - nos horários das 8h às 12h e das 14 às 17h - munidos de xerox de CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (ficha 18/19 ou declaração) e cadastro no CRAS do bairro em que reside. As aulas terão início na segunda-feira (24) e serão ministradas na Escola Técnica Senai Garanhuns.

Confira os cursos que estão sendo ofertados:

Auxiliar Administrativo
01 turma com 25 alunos – Turno: noite
Carga horária 160h

Montador e Reparador de Computadores
02 turmas com 20 alunos/cada - Turnos: tarde e noite
Carga horária de 160h

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), informa que as inscrições para os cursos do Programa Novos Talentos, da Escola Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), seguem abertas até a próxima sexta-feira (14).

Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo, Avenida Caruaru, S/N - nos horários das 8h às 12h e das 14 às 17h - munidos de xerox de CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (ficha 18/19 ou declaração) e cadastro no CRAS do bairro em que reside. As aulas terão início na segunda-feira (24) e serão ministradas na Escola Técnica Senai Garanhuns.

Confira os cursos que estão sendo ofertados:

Auxiliar Administrativo
01 turma com 25 alunos – Turno: noite
Carga horária 160h

Montador e Reparador de Computadores
02 turmas com 20 alunos/cada - Turnos: tarde e noite
Carga horária de 160h

Estado é condenado a indenizar famílias por trocas de bebês no HRDM em Garanhuns

Estado é condenado a indenizar famílias por trocas de bebês no HRDM em Garanhuns

Duas famílias serão indenizadas por uma troca de bebês na maternidade do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), na cidade de Garanhuns. O Estado de Pernambuco terá que pagar indenização por danos morais no valor de R$ 150 mil para cada família, totalizando R$ 300 mil. A troca só foi descoberta anos depois, após a desconfiança das diferenças físicas entre os pais e os supostos filhos e comprovada por exame de DNA.

O Estado recorreu da decisão proferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns. A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve a sentença do juiz, tendo como relator o desembargador Erik Simões. A ação indenizatória foi ajuizada pelos pais das duas crianças. Além da indenização por danos morais, o Estado também foi condenado a conceder acompanhamento psicológico aos autores. O Estado ainda pode recorrer desta ação.

As duas crianças nasceram em 1998. A primeira, às 3h da manhã. Oito minutos depois nasceu o segundo bebê. Os dois foram trocados no berçário. Por conta das diferenças físicas, as duas famílias eram alvos de constrangimentos por parte de vizinhos, amigos e parentes. O primeiro casal só teve a certeza de que seu filho não era biológico no dia oito de abril de 2003 depois de fazer um teste de DNA. Já o segundo casal só foi informado após o resultado do laudo, emitido no dia 25 de abril de 2005.

Em sua apelação, o Estado alegou que não podia ser compelido ao pagamento da indenização, alegando equívoco do magistrado ao reconhecer o início do prazo prescricional como sendo a data dos exames laboratoriais que confirmaram a troca das crianças. O Estado também defendeu inexistência de responsabilização diante de ausência da evidência nos autos comprovando a troca dos bebês nas dependências da maternidade.

Na época, o Juízo da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns relatou em sua sentença “que a prescrição só começa a correr quando as partes tiveram ciência inequívoca da troca de bebês”. A apelação do Estado teve seu provimento negado pelo desembargador Erik Simões, que também rejeitou a preliminar de prescrição desta ação, sendo acompanhado pelos demais integrantes da 1ª Câmara de Direito Público.

Quanto ao valor da indenização, o magistrado pontuou que “a troca de bebês no hospital é um trauma que acompanhará os autores pelo resto de suas vidas, não podendo a indenização ser fixada em uma quantia módica, classificando como razoável a fixação dos danos morais em R$ 150 mil a cada família, no total de R$ 300 mil”.

Diário de Pernambuco

Duas famílias serão indenizadas por uma troca de bebês na maternidade do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), na cidade de Garanhuns. O Estado de Pernambuco terá que pagar indenização por danos morais no valor de R$ 150 mil para cada família, totalizando R$ 300 mil. A troca só foi descoberta anos depois, após a desconfiança das diferenças físicas entre os pais e os supostos filhos e comprovada por exame de DNA.

O Estado recorreu da decisão proferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns. A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve a sentença do juiz, tendo como relator o desembargador Erik Simões. A ação indenizatória foi ajuizada pelos pais das duas crianças. Além da indenização por danos morais, o Estado também foi condenado a conceder acompanhamento psicológico aos autores. O Estado ainda pode recorrer desta ação.

As duas crianças nasceram em 1998. A primeira, às 3h da manhã. Oito minutos depois nasceu o segundo bebê. Os dois foram trocados no berçário. Por conta das diferenças físicas, as duas famílias eram alvos de constrangimentos por parte de vizinhos, amigos e parentes. O primeiro casal só teve a certeza de que seu filho não era biológico no dia oito de abril de 2003 depois de fazer um teste de DNA. Já o segundo casal só foi informado após o resultado do laudo, emitido no dia 25 de abril de 2005.

Em sua apelação, o Estado alegou que não podia ser compelido ao pagamento da indenização, alegando equívoco do magistrado ao reconhecer o início do prazo prescricional como sendo a data dos exames laboratoriais que confirmaram a troca das crianças. O Estado também defendeu inexistência de responsabilização diante de ausência da evidência nos autos comprovando a troca dos bebês nas dependências da maternidade.

Na época, o Juízo da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns relatou em sua sentença “que a prescrição só começa a correr quando as partes tiveram ciência inequívoca da troca de bebês”. A apelação do Estado teve seu provimento negado pelo desembargador Erik Simões, que também rejeitou a preliminar de prescrição desta ação, sendo acompanhado pelos demais integrantes da 1ª Câmara de Direito Público.

Quanto ao valor da indenização, o magistrado pontuou que “a troca de bebês no hospital é um trauma que acompanhará os autores pelo resto de suas vidas, não podendo a indenização ser fixada em uma quantia módica, classificando como razoável a fixação dos danos morais em R$ 150 mil a cada família, no total de R$ 300 mil”.

Diário de Pernambuco

“Dia de Garanhuns” será lembrado com programação especial

“Dia de Garanhuns” será lembrado com programação especial


Será comemorado, a partir da próxima sexta-feira (08), o aniversário da criação de Garanhuns. A Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores, Instituto Histórico e Geográfico, o grupo Caminhando no Parque e a Prefeitura de Garanhuns prepararam uma extensa programação com eventos que seguem até 10 de março, o “Dia de Garanhuns”.

A abertura das homenagens, que acontece daqui a dois dias, será na Casa Raimundo de Moraes. A partir das 20h, haverá sessão solene para o lançamento do livro “Mulheres na Políticas”, da escritora Ivonete Xavier, e a presença especial da professora Luzilá Gonçalves Ferreira, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco (IHGPE).

No domingo (09), a programação começa cedo. Logo às 6h30min, o grupo “Caminhando no Parque” se reunirá, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis para, em seguida, saírem em caminhada com direção ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal, local onde o hasteamento dos pavilhões oficiais está marcado, começando às 8h. Os populares que forem prestigiar a solenidade também poderão conferir o corte do bolo dos 203 anos de Garanhuns e a apresentação da banda do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. Ainda na manhã do dia de domingo, um culto na Igreja Presbiteriana Central, situada na Avenida Santo Antônio, às 9h30min, reunirá os moradores. Às 19h30min, na Catedral de Santo Antônio, será celebrada uma missa em homenagem ao “Dia de Garanhuns”.

A segunda-feira (10) ficou reservada para o lançamento do livro “Pingos de Garanhuns”, de autoria de Arlinda da Mota Valença (in memorian) que acontece às 19h, no prédio do IHGG, localizado na Praça Dom Moura, 44. Na ocasião, será aberta oficialmente a exposição do Arquivo Público de Pernambuco; haverá o lançamento do selo comemorativo aos 203 anos de Garanhuns; uma palestra com o historiador Hildo da Rosa, sobre o arquivo público com a pretensão de explicar a modernização no processo de arquivamento; o cordelista Gonzaga de Garanhuns aproveita para lançar um cordel em reverência à data, simbolizando a participação nas comemorações do aniversário da “Terra das Sete Colinas”. Os presentes também assistirão uma palestra com o professor Marcílio Lins Reinaux.

Secom


Será comemorado, a partir da próxima sexta-feira (08), o aniversário da criação de Garanhuns. A Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores, Instituto Histórico e Geográfico, o grupo Caminhando no Parque e a Prefeitura de Garanhuns prepararam uma extensa programação com eventos que seguem até 10 de março, o “Dia de Garanhuns”.

A abertura das homenagens, que acontece daqui a dois dias, será na Casa Raimundo de Moraes. A partir das 20h, haverá sessão solene para o lançamento do livro “Mulheres na Políticas”, da escritora Ivonete Xavier, e a presença especial da professora Luzilá Gonçalves Ferreira, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco (IHGPE).

No domingo (09), a programação começa cedo. Logo às 6h30min, o grupo “Caminhando no Parque” se reunirá, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis para, em seguida, saírem em caminhada com direção ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal, local onde o hasteamento dos pavilhões oficiais está marcado, começando às 8h. Os populares que forem prestigiar a solenidade também poderão conferir o corte do bolo dos 203 anos de Garanhuns e a apresentação da banda do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. Ainda na manhã do dia de domingo, um culto na Igreja Presbiteriana Central, situada na Avenida Santo Antônio, às 9h30min, reunirá os moradores. Às 19h30min, na Catedral de Santo Antônio, será celebrada uma missa em homenagem ao “Dia de Garanhuns”.

A segunda-feira (10) ficou reservada para o lançamento do livro “Pingos de Garanhuns”, de autoria de Arlinda da Mota Valença (in memorian) que acontece às 19h, no prédio do IHGG, localizado na Praça Dom Moura, 44. Na ocasião, será aberta oficialmente a exposição do Arquivo Público de Pernambuco; haverá o lançamento do selo comemorativo aos 203 anos de Garanhuns; uma palestra com o historiador Hildo da Rosa, sobre o arquivo público com a pretensão de explicar a modernização no processo de arquivamento; o cordelista Gonzaga de Garanhuns aproveita para lançar um cordel em reverência à data, simbolizando a participação nas comemorações do aniversário da “Terra das Sete Colinas”. Os presentes também assistirão uma palestra com o professor Marcílio Lins Reinaux.

Secom

quinta-feira, 6 de março de 2014

Greve dos Correios em Pernambuco completa 36 dias e não tem data para terminar

Greve dos Correios em Pernambuco completa 36 dias e não tem data para terminar

Trinta e seis dias de greve e 16 milhões de cartas e encomendas atrasadas em Pernambuco. Esse é o saldo da paralisação mais longa da história dos Correios e a estimativa leva em consideração o fluxo médio de dois milhões de cartas e encomendas e o represamento equivalente a oito dias admitida pela empresa. E, por enquanto, nada sugere que o movimento paredista esteja perto do fim. Isso porque trabalhadores e Correios ainda esperam que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) agende o julgamento que irá definir o rumo da greve que atinge 17 sindicatos em 15 estados do País. Juntos, eles representam 70 mil dos 120 mil ecetistas.

O título de greve mais longa dos Correios, segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), pertencia à paralisação de 1988, que durou 31 dias. Na ocasião, segundo o presidente do Sintect-PE, Hállison Tenório, a principal reivindicação era a implantação do vale-alimentação. Desta vez, a briga é pela manutenção do plano de saúde da categoria, o Correios Saúde, conquistado em 1985 e substituído, desde 1º de janeiro, pelo Postal Saúde. A reclamação é que a alteração foi feita sem a consulta aos trabalhadores, o que teria ferido o último Dissídio Coletivo da categoria, julgado em outubro, também pelo TST.

Um dos medos dos trabalhadores é que, com a mudança, eles tenham que pagar mais para manter o benefício. Até então, cada beneficiário pagava 20% do valor total do procedimento realizado. A empresa, por sua vez, garante que não haverá alterações. “A implantação do Postal Saúde deveria ter sido discutida em mesa paritária. No entanto, a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) só foi chamada para negociar no dia 10 de janeiro, quando o plano já estava em funcionamento”, criticou Tenório.

Segundo o sindicalista, há sete anos a empresa pretende modificar o plano de saúde. “As três últimas campanhas salariais dos Correios foram julgadas pelo TST e nosso foco sempre foi o plano de saúde”, afirmou. “Nosso piso salarial (R$ 1.084) é o mais baixo entre as empresas públicas do País. O plano, que também se estendia aos aposentados e aos nossos familiares, era uma compensação pelo baixo salário que recebemos”, argumentou.

A expectativa de Tenório é que o julgamento do Dissídio Coletivo seja marcado para a próxima semana. “O que o TST definir servirá para os trabalhadores de todo o País. Estamos confiantes de que ele permanecerá com a decisão de que cabe à ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) gerir o nosso plano, salvo se houver acordo em mesa paritária”, ressaltou.

Uma categoria dividida pela política

Em ano eleitoral, o grande xis dessa greve, na opinião do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), Hállison Tenório, é a política. Dos 35 sindicatos que representam os servidores no País, 17 estão em greve, todos ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), que soma, na sua base, 29 sindicatos. Os demais, afirmou Tenório, são dirigidos por entidades governistas.

Entre os grevistas, apenas seis são filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Os demais fazem parte de outras centrais sindicais, como a CSP-Conlutas e a Intersindical. “A corrente majoritária dentro da CUT é a Articulação Sindical, responsável pela direção dos 12 sindicatos vinculados à Fentect que não estão em greve. Como ela é governista, ela freia os trabalhadores”, criticou Tenório.

Do outro lado estão os seis sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect), que abrangem 40% da categoria e também não estão participando do movimento. Na lista estão o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios e Similares de São Paulo e região postal de Sorocaba (Sintect-SP) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (Sintect-RJ).

“Não contar com os maiores sindicatos atrapalha a greve. Se eles estivessem presentes, a greve não duraria tanto tempo”, ponderou Tenório. Segundo o sindicalista, a Findect é ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que também faz parte da base de sustentação do Governo Dilma Rousseff.

Do Folha PE

Trinta e seis dias de greve e 16 milhões de cartas e encomendas atrasadas em Pernambuco. Esse é o saldo da paralisação mais longa da história dos Correios e a estimativa leva em consideração o fluxo médio de dois milhões de cartas e encomendas e o represamento equivalente a oito dias admitida pela empresa. E, por enquanto, nada sugere que o movimento paredista esteja perto do fim. Isso porque trabalhadores e Correios ainda esperam que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) agende o julgamento que irá definir o rumo da greve que atinge 17 sindicatos em 15 estados do País. Juntos, eles representam 70 mil dos 120 mil ecetistas.

O título de greve mais longa dos Correios, segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), pertencia à paralisação de 1988, que durou 31 dias. Na ocasião, segundo o presidente do Sintect-PE, Hállison Tenório, a principal reivindicação era a implantação do vale-alimentação. Desta vez, a briga é pela manutenção do plano de saúde da categoria, o Correios Saúde, conquistado em 1985 e substituído, desde 1º de janeiro, pelo Postal Saúde. A reclamação é que a alteração foi feita sem a consulta aos trabalhadores, o que teria ferido o último Dissídio Coletivo da categoria, julgado em outubro, também pelo TST.

Um dos medos dos trabalhadores é que, com a mudança, eles tenham que pagar mais para manter o benefício. Até então, cada beneficiário pagava 20% do valor total do procedimento realizado. A empresa, por sua vez, garante que não haverá alterações. “A implantação do Postal Saúde deveria ter sido discutida em mesa paritária. No entanto, a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) só foi chamada para negociar no dia 10 de janeiro, quando o plano já estava em funcionamento”, criticou Tenório.

Segundo o sindicalista, há sete anos a empresa pretende modificar o plano de saúde. “As três últimas campanhas salariais dos Correios foram julgadas pelo TST e nosso foco sempre foi o plano de saúde”, afirmou. “Nosso piso salarial (R$ 1.084) é o mais baixo entre as empresas públicas do País. O plano, que também se estendia aos aposentados e aos nossos familiares, era uma compensação pelo baixo salário que recebemos”, argumentou.

A expectativa de Tenório é que o julgamento do Dissídio Coletivo seja marcado para a próxima semana. “O que o TST definir servirá para os trabalhadores de todo o País. Estamos confiantes de que ele permanecerá com a decisão de que cabe à ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) gerir o nosso plano, salvo se houver acordo em mesa paritária”, ressaltou.

Uma categoria dividida pela política

Em ano eleitoral, o grande xis dessa greve, na opinião do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), Hállison Tenório, é a política. Dos 35 sindicatos que representam os servidores no País, 17 estão em greve, todos ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), que soma, na sua base, 29 sindicatos. Os demais, afirmou Tenório, são dirigidos por entidades governistas.

Entre os grevistas, apenas seis são filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Os demais fazem parte de outras centrais sindicais, como a CSP-Conlutas e a Intersindical. “A corrente majoritária dentro da CUT é a Articulação Sindical, responsável pela direção dos 12 sindicatos vinculados à Fentect que não estão em greve. Como ela é governista, ela freia os trabalhadores”, criticou Tenório.

Do outro lado estão os seis sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect), que abrangem 40% da categoria e também não estão participando do movimento. Na lista estão o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios e Similares de São Paulo e região postal de Sorocaba (Sintect-SP) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (Sintect-RJ).

“Não contar com os maiores sindicatos atrapalha a greve. Se eles estivessem presentes, a greve não duraria tanto tempo”, ponderou Tenório. Segundo o sindicalista, a Findect é ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que também faz parte da base de sustentação do Governo Dilma Rousseff.

Do Folha PE

Câmara Municipal faz homenagem às Mulheres e a Garanhuns no próximo sábado (08)

Câmara Municipal faz homenagem às Mulheres e a Garanhuns no próximo sábado (08)

A Câmara de Vereadores de Garanhuns realiza uma sessão especial no próximo sábado, 08 de março, às 19h30, onde fará diversas homenagens, principalmente às mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, e a Garanhuns, que estará comemorando na segunda-feira, 10, 203 anos de criação do município através da Carta Régia Imperial, datada de 10 de março de 1811.

A solenidade contará com o lançamento do livro "Mulher e Política", da escritora Ivonete Xavier, e o selo dos Correios comemorativo ao aniversário do município, em co-realização com o Instituto Garanhuns.

"Lembramos que as mulheres estão muito bem representadas no legislativo municipal por três vereadoras: Carla Patrícia, Luzia Cordeiro e Nelma Carvalho. Por isto este convite tem ainda mais legitimidade. Também nossa Casa tem sido partícipe da história resgatada, e estamos integrando a programação oficial do dia 10 de março, aniversário da cidade, que terá outras atividades formatadas pelo Instituto Garanhuns e pela Prefeitura Municipal" - afirma o vereador Audálio Ramos Filho, Presidente da Câmara, que complementa: "O convite é aberto a todos, esperamos ver o plenário cheio para estas duas grandes homenagens: As mulheres e Garanhuns".

A Câmara de Vereadores de Garanhuns realiza uma sessão especial no próximo sábado, 08 de março, às 19h30, onde fará diversas homenagens, principalmente às mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, e a Garanhuns, que estará comemorando na segunda-feira, 10, 203 anos de criação do município através da Carta Régia Imperial, datada de 10 de março de 1811.

A solenidade contará com o lançamento do livro "Mulher e Política", da escritora Ivonete Xavier, e o selo dos Correios comemorativo ao aniversário do município, em co-realização com o Instituto Garanhuns.

"Lembramos que as mulheres estão muito bem representadas no legislativo municipal por três vereadoras: Carla Patrícia, Luzia Cordeiro e Nelma Carvalho. Por isto este convite tem ainda mais legitimidade. Também nossa Casa tem sido partícipe da história resgatada, e estamos integrando a programação oficial do dia 10 de março, aniversário da cidade, que terá outras atividades formatadas pelo Instituto Garanhuns e pela Prefeitura Municipal" - afirma o vereador Audálio Ramos Filho, Presidente da Câmara, que complementa: "O convite é aberto a todos, esperamos ver o plenário cheio para estas duas grandes homenagens: As mulheres e Garanhuns".

Morre aos 66 anos o deputado federal pernambucano Sérgio Guerra

Morre aos 66 anos o deputado federal pernambucano Sérgio Guerra

O deputado federal pernambucano Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, morreu aos 66 anos em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (6), informou a assessoria do partido. Ele estava internado havia cerca de 15 dias no hospital Sírio-Libanês. Guerra tinha câncer de pulmão, e uma pneumonia agravou seu estado de saúde.

O velório ocorrerá no Recife, sua cidade natal, segundo a assessoria do PSDB. E o enterro será no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, na região metropolitana do Recife.

Por meio do Twitter, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), relembrou que Sérgio Guerra morreu no mesmo dia em que faleceu o também tucano Mário Covas, o ex-governador de São Paulo e um dos fundadores do partido. Covas morreu em 6 de março de 2001.

G1

O deputado federal pernambucano Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, morreu aos 66 anos em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (6), informou a assessoria do partido. Ele estava internado havia cerca de 15 dias no hospital Sírio-Libanês. Guerra tinha câncer de pulmão, e uma pneumonia agravou seu estado de saúde.

O velório ocorrerá no Recife, sua cidade natal, segundo a assessoria do PSDB. E o enterro será no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, na região metropolitana do Recife.

Por meio do Twitter, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), relembrou que Sérgio Guerra morreu no mesmo dia em que faleceu o também tucano Mário Covas, o ex-governador de São Paulo e um dos fundadores do partido. Covas morreu em 6 de março de 2001.

G1

Casarão está sendo restaurado para receber Instituto Histórico e Museu em Garanhuns

Casarão está sendo restaurado para receber Instituto Histórico e Museu em Garanhuns


Garanhuns na próxima segunda-feira, 10 de março, comemora 203 desde a Carta Régia que elevou à categoria de vila o antigo povoado, em 1811, marco do desenvolvimento do interior do Nordeste.

Para comemorar a data recentemente resgatada pela Câmara Municipal, o Instituto Histórico e a Prefeitura de Garanhuns estão promovendo uma série de eventos, com palestras, exposições, lançamento de livros e shows culturais.

Dentre as atividades, será aberta oficialmente a casa sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, que abrigará também o Museu Municipal. A casa pertenceu a vultos políticos e comerciantes de Garanhuns, como ex-prefeitos, a exemplo de Souto Filho, que se tornou a principal referência do imóvel localizado próximo à Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A atual gestão municipal, tendo à frente o prefeito Izaías Régis, fez a cessão da casa ao Instituto, para o objetivo cultural e histórico municipal.

A restauração está em fase final de acabamento, e durou mais de dois meses. "Não foi possível a restauração completa, como gostaríamos, diante do quadro de descuido nos últimos anos, mas com muito esforço, o Instituto Garanhuns fez os investimentos necessários para esta abertura. Contamos com futuros projetos para dar continuidade às obras" - relata o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Filho, membro do Instituto Garanhuns.

O presidente do Instituto, o professor e historiador Cláudio Gonçalves, presidente do Instituto,afirma que a  programação conta também com o apoio de outras instituições: "Teremos palestras com membros do Arquivo Público Estadual, que conta com vários documentos históricos de Garanhuns, em uma programação que resgata nosso município no tempo, aliás, em 203 anos, neste 10 de março, como sempre foi comemorado ao longo dos anos".


PARA SABER MAIS
Pequeno Memorial Sobre a Casa de Souto Filho - Por Igor Cardoso
Membro do Instituto Garanhuns

Em estilo eclético, foi projetado pelo arquiteto italiano Bruno Giorgio no ano de 1919, sob encomenda do ex-prefeito cel. José de Almeida Filho, próspero comerciante local e proprietário da Empresa de Melhoramentos de Garanhuns (EMG).

O imóvel é bastante representativo do apogeu do Ciclo do Café na região: para se ter uma ideia desse período de prosperidade, todo o madeiramento para o assoalho e lambri foi importado do Pará.

Pouco tempo depois, foi adquirido pelo político cel. Antônio da Silva Souto Filho, tornando-se uma espécie de "quartel general" do líder na cidade. Souto Filho passava horas no porão habitável, um espaço imenso, recebendo amigos e correligionários. Ali funcionava o seu gabinete, guarnecido com móveis de jacarandá e uma imensa mesa redonda.

Assim, nos primeiros anos de sua História, o belo casarão da Praça Dom Moura, nº. 44, pertenceu a dois ex-Prefeitos*.  Pouco tempo depois da morte de Souto Filho, em 1939, o cel. José Custódio das Neves, cafeicultor e futuro Prefeito de Brejão, adquiriu o casarão e a família o conservou até 2004, quando a Prefeitura finalmente o comprou, na gestão do ex-Prefeito Luiz Carlos de Oliveira.

Na primeira reunião do Instituto Histórico com o atual Prefeito Izaías Régis, em 24 de janeiro de 2013, o Sodalício obteve do Edil o compromisso de proceder à cessão do imóvel para lhe servir de sede.

Ainda no primeiro semestre de 2013, atendendo a projeto de iniciativa do Executivo, que o enviou já com o termo de cessão assinado, a Câmara de Vereadores autorizou o pleito nas sessões dos dias e 02 e 07 de
maio.

No dia 10 de março de 2014, em evento em comemoração aos 203 anos do Município de Garanhuns e aos dois anos do Instituto, este reinaugurará a tradicional residência, então sob os seus cuidados. Em breve, o
edifício deverá abrigar também o Museu Histórico de Garanhuns.

*Almeida Filho foi prefeito de 1919 a 1922; Souto Filho elegeu-se em 1929, mas não chegou a governar: renunciou em favor do cunhado e Vice, cel. Euclides Dourado, ex-Prefeito na gestão anterior.


Garanhuns na próxima segunda-feira, 10 de março, comemora 203 desde a Carta Régia que elevou à categoria de vila o antigo povoado, em 1811, marco do desenvolvimento do interior do Nordeste.

Para comemorar a data recentemente resgatada pela Câmara Municipal, o Instituto Histórico e a Prefeitura de Garanhuns estão promovendo uma série de eventos, com palestras, exposições, lançamento de livros e shows culturais.

Dentre as atividades, será aberta oficialmente a casa sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, que abrigará também o Museu Municipal. A casa pertenceu a vultos políticos e comerciantes de Garanhuns, como ex-prefeitos, a exemplo de Souto Filho, que se tornou a principal referência do imóvel localizado próximo à Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A atual gestão municipal, tendo à frente o prefeito Izaías Régis, fez a cessão da casa ao Instituto, para o objetivo cultural e histórico municipal.

A restauração está em fase final de acabamento, e durou mais de dois meses. "Não foi possível a restauração completa, como gostaríamos, diante do quadro de descuido nos últimos anos, mas com muito esforço, o Instituto Garanhuns fez os investimentos necessários para esta abertura. Contamos com futuros projetos para dar continuidade às obras" - relata o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Filho, membro do Instituto Garanhuns.

O presidente do Instituto, o professor e historiador Cláudio Gonçalves, presidente do Instituto,afirma que a  programação conta também com o apoio de outras instituições: "Teremos palestras com membros do Arquivo Público Estadual, que conta com vários documentos históricos de Garanhuns, em uma programação que resgata nosso município no tempo, aliás, em 203 anos, neste 10 de março, como sempre foi comemorado ao longo dos anos".


PARA SABER MAIS
Pequeno Memorial Sobre a Casa de Souto Filho - Por Igor Cardoso
Membro do Instituto Garanhuns

Em estilo eclético, foi projetado pelo arquiteto italiano Bruno Giorgio no ano de 1919, sob encomenda do ex-prefeito cel. José de Almeida Filho, próspero comerciante local e proprietário da Empresa de Melhoramentos de Garanhuns (EMG).

O imóvel é bastante representativo do apogeu do Ciclo do Café na região: para se ter uma ideia desse período de prosperidade, todo o madeiramento para o assoalho e lambri foi importado do Pará.

Pouco tempo depois, foi adquirido pelo político cel. Antônio da Silva Souto Filho, tornando-se uma espécie de "quartel general" do líder na cidade. Souto Filho passava horas no porão habitável, um espaço imenso, recebendo amigos e correligionários. Ali funcionava o seu gabinete, guarnecido com móveis de jacarandá e uma imensa mesa redonda.

Assim, nos primeiros anos de sua História, o belo casarão da Praça Dom Moura, nº. 44, pertenceu a dois ex-Prefeitos*.  Pouco tempo depois da morte de Souto Filho, em 1939, o cel. José Custódio das Neves, cafeicultor e futuro Prefeito de Brejão, adquiriu o casarão e a família o conservou até 2004, quando a Prefeitura finalmente o comprou, na gestão do ex-Prefeito Luiz Carlos de Oliveira.

Na primeira reunião do Instituto Histórico com o atual Prefeito Izaías Régis, em 24 de janeiro de 2013, o Sodalício obteve do Edil o compromisso de proceder à cessão do imóvel para lhe servir de sede.

Ainda no primeiro semestre de 2013, atendendo a projeto de iniciativa do Executivo, que o enviou já com o termo de cessão assinado, a Câmara de Vereadores autorizou o pleito nas sessões dos dias e 02 e 07 de
maio.

No dia 10 de março de 2014, em evento em comemoração aos 203 anos do Município de Garanhuns e aos dois anos do Instituto, este reinaugurará a tradicional residência, então sob os seus cuidados. Em breve, o
edifício deverá abrigar também o Museu Histórico de Garanhuns.

*Almeida Filho foi prefeito de 1919 a 1922; Souto Filho elegeu-se em 1929, mas não chegou a governar: renunciou em favor do cunhado e Vice, cel. Euclides Dourado, ex-Prefeito na gestão anterior.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Garanhuns Jazz Festival encerra mais uma edição de sucesso

Garanhuns Jazz Festival encerra mais uma edição de sucesso A última noite do Garanhuns Jazz Festival 2014 deixou o público com gosto de quero mais. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos, local do Palco Romildo Maia Leite reuniu gente de vários cantos do país para curtir jazz e blues. “Só Pernambuco para proporcionar um Festival de Jazz em pleno carnaval. Por isso eu vim de Belo Horizonte para curtir o Festival em Garanhuns”, afirmou a turista Alessandra Meira. “Jazz em Garanhuns, acreditem, foi maravilhoso, vou indicar”, disse entusiasmada Márcia Bittencourt, de Florianópolis (SC).
Pedro Black

A noite foi aberta com o som de Pedro Black, o vencedor do Concurso Cultural de bandas do GJF que voltou a fazer uma performance especial na última noite do evento.

Logo em seguida o duo Salimanga, formado pelo guitarrista BC e pelo saxofonista Paulo Rogério, músicos que também integram a banda “Móveis Coloniais de Acaju” e que mesclam ritmos brasileiros, como samba, choro e baião, com cadências latinas e com o jazz. Eles convidaram o músico Beto do Bandolim para, juntos, executarem clássicos do chorinho nacional e frevos tradicionais de Pernambuco. O show contou com a ilustre participação do Maestro Israel de França, que é o Primeiro Violinista da Orquestra da Cidade de Granada, Espanha. Quem completou o time foi Herick Faustino, mestre de percussão do Projeto Batuque de Garanhuns.

Guitar Night
Os amantes do som eletrizantes das guitarras se deliciaram com o Guitar Night, um dos principais shows do festival que reuniu grandes guitarristas de vários gêneros e lugares. O show contou com a participação de Edu Ardanuy, conceituado  guitarrista paulista e membro da banda Doctor SIN; Jonatan Richards, atuante guitarrista de blues de Caruaru; o norte-americano Greg Wilson, que é  cantor e guitarrista da banda Blues Etílicos; Otávio Rocha, que também atua como guitarrista no Blues Etílicos e é um dos maiores mestres do “slide guitar”; Fred Andrade, um dos mais destacados representantes da música instrumental de Pernambuco; Artur Menezes, que é considerado o principal  guitarrista de blues do Ceará, apesar de atualmente estar radicado em São Paulo; Igor Albuquerque, jovem revelação da guitarra jazz fusion de Garanhuns; e Karl Dixon, que  veio diretamente de New York para participar do festival como convidado de honra. O cantor é membro do renomado grupo  gospel “Harlem Jubilees Singers”. Thomaz Lera e Daniel Diniz, guitarristas membros da Uptown Band, também participaram do show das guitarras.
George Israel (kid Abelha)

A atração mais esperada pelo público foi o cantor George Israel, membro do Kid Abelha e um dos principais representantes do rock nacional. Ele convocou o seu filho, Leo Israel, para junto com o guitarrista Victor Biglione fazer um show em homenagem ao rock nacional, com influências do jazz, fusion e blues.

Para encerrar a noite reforçando o ar de evento internacional, que já é atribuído ao Garanhuns Jazz Festival, Mud Morganfield, filho de Muddy Waters, Rei do Blues. O músico mostrou ao público como se faz o verdadeiro blues tradicional de Chicago.

Mud Morganfield


Crédito Fotos: Renand Zovka
A última noite do Garanhuns Jazz Festival 2014 deixou o público com gosto de quero mais. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos, local do Palco Romildo Maia Leite reuniu gente de vários cantos do país para curtir jazz e blues. “Só Pernambuco para proporcionar um Festival de Jazz em pleno carnaval. Por isso eu vim de Belo Horizonte para curtir o Festival em Garanhuns”, afirmou a turista Alessandra Meira. “Jazz em Garanhuns, acreditem, foi maravilhoso, vou indicar”, disse entusiasmada Márcia Bittencourt, de Florianópolis (SC).
Pedro Black

A noite foi aberta com o som de Pedro Black, o vencedor do Concurso Cultural de bandas do GJF que voltou a fazer uma performance especial na última noite do evento.

Logo em seguida o duo Salimanga, formado pelo guitarrista BC e pelo saxofonista Paulo Rogério, músicos que também integram a banda “Móveis Coloniais de Acaju” e que mesclam ritmos brasileiros, como samba, choro e baião, com cadências latinas e com o jazz. Eles convidaram o músico Beto do Bandolim para, juntos, executarem clássicos do chorinho nacional e frevos tradicionais de Pernambuco. O show contou com a ilustre participação do Maestro Israel de França, que é o Primeiro Violinista da Orquestra da Cidade de Granada, Espanha. Quem completou o time foi Herick Faustino, mestre de percussão do Projeto Batuque de Garanhuns.

Guitar Night
Os amantes do som eletrizantes das guitarras se deliciaram com o Guitar Night, um dos principais shows do festival que reuniu grandes guitarristas de vários gêneros e lugares. O show contou com a participação de Edu Ardanuy, conceituado  guitarrista paulista e membro da banda Doctor SIN; Jonatan Richards, atuante guitarrista de blues de Caruaru; o norte-americano Greg Wilson, que é  cantor e guitarrista da banda Blues Etílicos; Otávio Rocha, que também atua como guitarrista no Blues Etílicos e é um dos maiores mestres do “slide guitar”; Fred Andrade, um dos mais destacados representantes da música instrumental de Pernambuco; Artur Menezes, que é considerado o principal  guitarrista de blues do Ceará, apesar de atualmente estar radicado em São Paulo; Igor Albuquerque, jovem revelação da guitarra jazz fusion de Garanhuns; e Karl Dixon, que  veio diretamente de New York para participar do festival como convidado de honra. O cantor é membro do renomado grupo  gospel “Harlem Jubilees Singers”. Thomaz Lera e Daniel Diniz, guitarristas membros da Uptown Band, também participaram do show das guitarras.
George Israel (kid Abelha)

A atração mais esperada pelo público foi o cantor George Israel, membro do Kid Abelha e um dos principais representantes do rock nacional. Ele convocou o seu filho, Leo Israel, para junto com o guitarrista Victor Biglione fazer um show em homenagem ao rock nacional, com influências do jazz, fusion e blues.

Para encerrar a noite reforçando o ar de evento internacional, que já é atribuído ao Garanhuns Jazz Festival, Mud Morganfield, filho de Muddy Waters, Rei do Blues. O músico mostrou ao público como se faz o verdadeiro blues tradicional de Chicago.

Mud Morganfield


Crédito Fotos: Renand Zovka

Câmara de Vereadores de Garanhuns abre concurso para 28 vagas

Câmara de Vereadores de Garanhuns abre concurso para 28 vagas

Numa ação do presidente da Casa Raimundo de Moraes, o vereador Audálio Ramos Filho (PDSC), a Câmara de Vereadores de Garanhuns publicou na última sexta-feira, dia 28, o Edital para realização do primeiro Concurso Público da sua história.

As inscrições acontecem no período de 7 a 30 de março e custam R$ 70; R$ 50 e R$ 40 para os cargos de níveis superior, médio e fundamental, respectivamente. Os salários vão de R$ 750 a 2.250. As inscrições e outras informações sobre o Concurso estão à disposição no site http://www.upenet.com.br.

O Certame oferece 28 vagas para os seguintes cargos:

-Analista Legislativo (Nível Superior – 2 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Técnico de Informática (Nível Médio – 1 Vaga);
-Agente Administrativo (Nível Médio – 6 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Técnico Legislativo (Nível Médio – 6 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Recepcionista (Nível Médio – 2 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Telefonista (Nível Médio – 1 Vaga);
-Agente Patrimonial Legislativo (Nível Fundamental – 3 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Copeira(o) (Nível Fundamental – 1 Vaga);
-Auxiliar Administrativo (Nível Fundamental – 1 Vaga);
-Auxiliar de Serviços Gerais (Nível Fundamental – 5 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência).

De acordo com o Edital, a Prova Objetiva acontecerá no dia 13 de abril e o resultado final do Certame está previsto para ser divulgado no dia 30 de abril.


Fonte: Blog do Carlos Eugênio



Numa ação do presidente da Casa Raimundo de Moraes, o vereador Audálio Ramos Filho (PDSC), a Câmara de Vereadores de Garanhuns publicou na última sexta-feira, dia 28, o Edital para realização do primeiro Concurso Público da sua história.

As inscrições acontecem no período de 7 a 30 de março e custam R$ 70; R$ 50 e R$ 40 para os cargos de níveis superior, médio e fundamental, respectivamente. Os salários vão de R$ 750 a 2.250. As inscrições e outras informações sobre o Concurso estão à disposição no site http://www.upenet.com.br.

O Certame oferece 28 vagas para os seguintes cargos:

-Analista Legislativo (Nível Superior – 2 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Técnico de Informática (Nível Médio – 1 Vaga);
-Agente Administrativo (Nível Médio – 6 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Técnico Legislativo (Nível Médio – 6 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Recepcionista (Nível Médio – 2 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Telefonista (Nível Médio – 1 Vaga);
-Agente Patrimonial Legislativo (Nível Fundamental – 3 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência);
-Copeira(o) (Nível Fundamental – 1 Vaga);
-Auxiliar Administrativo (Nível Fundamental – 1 Vaga);
-Auxiliar de Serviços Gerais (Nível Fundamental – 5 Vagas, sendo uma destinada a pessoa com deficiência).

De acordo com o Edital, a Prova Objetiva acontecerá no dia 13 de abril e o resultado final do Certame está previsto para ser divulgado no dia 30 de abril.


Fonte: Blog do Carlos Eugênio