E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Homem é assinado a caminho do trabalho em Garanhuns

Homem é assinado a caminho do trabalho em Garanhuns

Um homem foi assassinado por volta das 05h00 da manhã desta quarta-feira (27), na Rua Santa Quitéria no bairro de Heliópolis em Garanhuns. Segundo informações, a vítima, Ângelo Máximo de Souza Silva, 33 anos, foi morto por dois elementos que utilizavam uma moto.

A informação inicial que  chegou a central de operações do 9º batalhão foi que disparos de arma de fogo tinham sido ouvidos na rua e quando os policiais chegaram ao local encontraramm a vítima no chão  alvejada com tiros. Eles acionaram o SAMU que constatou o óbito. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi atingida com aproximadamente 06 disparos. Ângelo Máximo era padeiro e estava indo ao trabalho em uma bicicleta quando foi surpreendido pelos assassinos.

Com esse sobe para 34 o número de homicídios este ano em  Garanhuns e mais um a ser investigado pela 22ª DPH (Delegacia de Homicídio de Garanhuns).

Qualquer informação entre em contato com a 22ª DPH pelos telefones:  (87) 7361-8585 ou 3761-8587.

Do Agreste Violento.

Um homem foi assassinado por volta das 05h00 da manhã desta quarta-feira (27), na Rua Santa Quitéria no bairro de Heliópolis em Garanhuns. Segundo informações, a vítima, Ângelo Máximo de Souza Silva, 33 anos, foi morto por dois elementos que utilizavam uma moto.

A informação inicial que  chegou a central de operações do 9º batalhão foi que disparos de arma de fogo tinham sido ouvidos na rua e quando os policiais chegaram ao local encontraramm a vítima no chão  alvejada com tiros. Eles acionaram o SAMU que constatou o óbito. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi atingida com aproximadamente 06 disparos. Ângelo Máximo era padeiro e estava indo ao trabalho em uma bicicleta quando foi surpreendido pelos assassinos.

Com esse sobe para 34 o número de homicídios este ano em  Garanhuns e mais um a ser investigado pela 22ª DPH (Delegacia de Homicídio de Garanhuns).

Qualquer informação entre em contato com a 22ª DPH pelos telefones:  (87) 7361-8585 ou 3761-8587.

Do Agreste Violento.

Garanhuns realiza campanha de vacinação contra o sarampo

Garanhuns realiza campanha de vacinação contra o sarampo

Iniciou ontem, terça-feira (26), a pré-campanha de vacinação contra o sarampo em Garanhuns. A ação tem o objetivo de imunizar crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Todos os 34 Postos de Saúde da Família (PSF’s) do município estarão atendendo as demandas. O dia “D” da campanha será no próximo sábado (30).

De acordo com o Informe Epidemiológico Estadual, em Pernambuco, de março deste ano até o momento, 334 casos de sarampo foram notificados no Estado, destes, 112 foram confirmados. Em Garanhuns, dois casos foram notificados, mas um já foi descartado e outro está sob investigação. “Pedimos que as mães se conscientizem, se preocupem, e levem suas crianças para se vacinarem e evitem possíveis casos em nossa região”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sísia Melo.

No município, mais de 10 mil crianças estão na faixa etária exigida. Para receber a vacina e finalizar o atendimento nos postos, é preciso estar com o cartão de vacinação. A equipe de Atenção Básica em Saúde de Garanhuns irá divulgar, durante a semana, onde estarão os outros postos no dia “D” (sábado).

Secom

Iniciou ontem, terça-feira (26), a pré-campanha de vacinação contra o sarampo em Garanhuns. A ação tem o objetivo de imunizar crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Todos os 34 Postos de Saúde da Família (PSF’s) do município estarão atendendo as demandas. O dia “D” da campanha será no próximo sábado (30).

De acordo com o Informe Epidemiológico Estadual, em Pernambuco, de março deste ano até o momento, 334 casos de sarampo foram notificados no Estado, destes, 112 foram confirmados. Em Garanhuns, dois casos foram notificados, mas um já foi descartado e outro está sob investigação. “Pedimos que as mães se conscientizem, se preocupem, e levem suas crianças para se vacinarem e evitem possíveis casos em nossa região”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sísia Melo.

No município, mais de 10 mil crianças estão na faixa etária exigida. Para receber a vacina e finalizar o atendimento nos postos, é preciso estar com o cartão de vacinação. A equipe de Atenção Básica em Saúde de Garanhuns irá divulgar, durante a semana, onde estarão os outros postos no dia “D” (sábado).

Secom

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Garanhuns vivencia “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”

Garanhuns vivencia “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”


Garanhuns vivencia até o dia nove de dezembro os “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”. Voltado às redes municipal, estadual e particular de ensino, a ação é realizada por meio de palestras de prevenção à violência também nos bairros, quilombos e zona rural do Município. A iniciativa é da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns e busca conscientizar a população contra a violência às mulheres, tratando sobre toda a rede de atenção e acolhimento à elas, tida também como Rede Lilás, bem como do suporte de prevenção e acolhimento necessário.

A Coordenadoria esteve na comunidade quilombola de Castainho, realizando a ação junto às mulheres, jovens e crianças da localidade. Na ocasião os quilombolas das comunidades rurais de Estrela, Tigre, Estivas, Caluête e Timbó também estiveram presentes. Além da palestra, o momento comemorou o Dia da Consciência Negra propondo uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e abordou a contação de história sobre a negritude, proferida pela professora de literatura da UFRPE, Márcia Maracajá. Outros professores da Universidade Pública estiveram presentes, como Márcia Félix e professor Gonzaga.

Neste período de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher, a Coordenadoria já se fez presente na Escola Estadual Dom Camilo, hoje (26) a ação foi realizada no 9º BPM, junto a todo o efetivo da Polícia Militar e nesta quarta-feira (27) ela atenderá a comunidade escolar do Colégio CMA, às 9 da manhã.

Secom


Garanhuns vivencia até o dia nove de dezembro os “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”. Voltado às redes municipal, estadual e particular de ensino, a ação é realizada por meio de palestras de prevenção à violência também nos bairros, quilombos e zona rural do Município. A iniciativa é da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns e busca conscientizar a população contra a violência às mulheres, tratando sobre toda a rede de atenção e acolhimento à elas, tida também como Rede Lilás, bem como do suporte de prevenção e acolhimento necessário.

A Coordenadoria esteve na comunidade quilombola de Castainho, realizando a ação junto às mulheres, jovens e crianças da localidade. Na ocasião os quilombolas das comunidades rurais de Estrela, Tigre, Estivas, Caluête e Timbó também estiveram presentes. Além da palestra, o momento comemorou o Dia da Consciência Negra propondo uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e abordou a contação de história sobre a negritude, proferida pela professora de literatura da UFRPE, Márcia Maracajá. Outros professores da Universidade Pública estiveram presentes, como Márcia Félix e professor Gonzaga.

Neste período de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher, a Coordenadoria já se fez presente na Escola Estadual Dom Camilo, hoje (26) a ação foi realizada no 9º BPM, junto a todo o efetivo da Polícia Militar e nesta quarta-feira (27) ela atenderá a comunidade escolar do Colégio CMA, às 9 da manhã.

Secom

Laudo diz que canibais não tem problemas mentais

Laudo diz que canibais não tem problemas mentais
Depois de quase um ano de espera da Justiça, ficaram prontos os laudos de sanidade mental do trio que ficou conhecido nacionalmente como os “os canibais de Garanhuns”. O documento, solicitado pelo Judiciário, indicou que Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, de 50 anos, a esposa Isabel Cristina Pires da Silveira, 51, e a amante dele, Bruna Oliveira Cristina da Silva, 25, tinham pleno gozo das faculdades mentais quando mataram, esquartejaram e comeram três mulheres. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (26), pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O parecer psiquiátrico chegou ao Fórum de Olinda – onde corre um dos processos – na última sexta-feira. Agora é a Comarca de Garanhuns, no Agreste, que espera o laudo. Na cidade do interior aconteceram as outras duas mortes. A expectativa é que como fim do incidente de insanidade seja marcado o julgamento dos réus que estão presos desde abril de 2012. A avaliação dos três foi coordenada pelo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá.

Segundo o diretor da unidade, Bartolomeu Miranda, o parecer final foi fechado pelo médico Lamartine Hollanda. Miranda preferiu não detalhar o conteúdo do documento. Procurado pela reportagem o psiquiatra Hollanda não foi encontrado para comentar o parecer. Antes dele, a avaliação do trio passou, primeiro, pelas mãos de outro especialista: o psiquiatra forense Feliciano Abdon, o mesmo que realizou os exames mentais em Delma Freire – mentora do assassinato da turista alemã Jennifer Kloker- e apontou que o álibi de insanidade da suspeita era falso. Abdon ficou no caso dos criminosos de Garanhuns até o inicio de 2013, quando por motivos pessoais pediu o afastamento. Antes disso, ele já havia solicitado eletroencefalogramas digitais, ressonâncias magnéticas e aplicações de testes de Rorschach – que consiste em uma avaliação de personalidade – no trio.

“É um caso muito complexo porque foram três crimes e três pessoas, por isso resultou em nove laudos. O mais importante era identificar o grau de imputabilidade de cada um”, comentou. Abdon declinou em avaliar o parecer do colega, mas revelou que desde o começou colocou em suspeição o fato de os três alegarem sofrer de esquizofrenia para justificar os crimes. “O Jorge já era tratado no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), mas ao examiná lo pela primeira vez já fiquei desconfiado”, comentou. Diante da conclusão do diagnostico psiquiátrico o Ministério Público e Defensoria Pública devem se pronunciar assim que receberem o laudo. Jorge Beltrão está detido no Complexo do Curado, já Bruna e Isabel estão na Colônia Feminina de Buíque.

Folha de Pernambuco
Depois de quase um ano de espera da Justiça, ficaram prontos os laudos de sanidade mental do trio que ficou conhecido nacionalmente como os “os canibais de Garanhuns”. O documento, solicitado pelo Judiciário, indicou que Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, de 50 anos, a esposa Isabel Cristina Pires da Silveira, 51, e a amante dele, Bruna Oliveira Cristina da Silva, 25, tinham pleno gozo das faculdades mentais quando mataram, esquartejaram e comeram três mulheres. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (26), pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O parecer psiquiátrico chegou ao Fórum de Olinda – onde corre um dos processos – na última sexta-feira. Agora é a Comarca de Garanhuns, no Agreste, que espera o laudo. Na cidade do interior aconteceram as outras duas mortes. A expectativa é que como fim do incidente de insanidade seja marcado o julgamento dos réus que estão presos desde abril de 2012. A avaliação dos três foi coordenada pelo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá.

Segundo o diretor da unidade, Bartolomeu Miranda, o parecer final foi fechado pelo médico Lamartine Hollanda. Miranda preferiu não detalhar o conteúdo do documento. Procurado pela reportagem o psiquiatra Hollanda não foi encontrado para comentar o parecer. Antes dele, a avaliação do trio passou, primeiro, pelas mãos de outro especialista: o psiquiatra forense Feliciano Abdon, o mesmo que realizou os exames mentais em Delma Freire – mentora do assassinato da turista alemã Jennifer Kloker- e apontou que o álibi de insanidade da suspeita era falso. Abdon ficou no caso dos criminosos de Garanhuns até o inicio de 2013, quando por motivos pessoais pediu o afastamento. Antes disso, ele já havia solicitado eletroencefalogramas digitais, ressonâncias magnéticas e aplicações de testes de Rorschach – que consiste em uma avaliação de personalidade – no trio.

“É um caso muito complexo porque foram três crimes e três pessoas, por isso resultou em nove laudos. O mais importante era identificar o grau de imputabilidade de cada um”, comentou. Abdon declinou em avaliar o parecer do colega, mas revelou que desde o começou colocou em suspeição o fato de os três alegarem sofrer de esquizofrenia para justificar os crimes. “O Jorge já era tratado no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), mas ao examiná lo pela primeira vez já fiquei desconfiado”, comentou. Diante da conclusão do diagnostico psiquiátrico o Ministério Público e Defensoria Pública devem se pronunciar assim que receberem o laudo. Jorge Beltrão está detido no Complexo do Curado, já Bruna e Isabel estão na Colônia Feminina de Buíque.

Folha de Pernambuco

Garanhuns é a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas

Garanhuns é a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas
Link permanente da imagem incorporada

Garanhuns é hoje a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas em agressores de mulheres vítimas de violência doméstica. O fato inédito é uma conquista da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, em articulação com a Delegacia da Mulher, por meio de parceria realizada com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). O mecanismo de controle é colocado nos agressores que descumprirem a medida de segurança que protege suas vítimas, e se configura em “vergonha social”, como marca de suas atitudes contra a mulher.

De acordo a delegada da Mulher em Garanhuns, Débora Bandeira, 10 agressores já estão usando as tornozeleiras na cidade. “Isso representa uma grande vitória para as mulheres e familiares do nosso município, pois efetiva os discursos do governo quanto ao cuidado, proteção e segurança para com nós mulheres”, afirma Eliane Simões, coordenadora da Mulher no Município. “Eles não poderão esconder estas tornozeleiras, nem no jogo de futebol, e nem no ambiente de trabalho, e assim, ficarão marcados”, complementou ela.

COMO FUNCIONA O MECANISMO – O agressor precisa manter uma certa distância de sua vítima, bem como da família dela, determinada pela Justiça. Ao descumprir a regra judicial, e ultrapassar o limite de aproximação, é acionado um emissor, que fica de posse da vítima. Com isto, automaticamente, é acionado um mecanismo na Central de Monitoramento, que imediatamente aciona a polícia, e o agressor é preso.

Secom

Link permanente da imagem incorporada

Garanhuns é hoje a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas em agressores de mulheres vítimas de violência doméstica. O fato inédito é uma conquista da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, em articulação com a Delegacia da Mulher, por meio de parceria realizada com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). O mecanismo de controle é colocado nos agressores que descumprirem a medida de segurança que protege suas vítimas, e se configura em “vergonha social”, como marca de suas atitudes contra a mulher.

De acordo a delegada da Mulher em Garanhuns, Débora Bandeira, 10 agressores já estão usando as tornozeleiras na cidade. “Isso representa uma grande vitória para as mulheres e familiares do nosso município, pois efetiva os discursos do governo quanto ao cuidado, proteção e segurança para com nós mulheres”, afirma Eliane Simões, coordenadora da Mulher no Município. “Eles não poderão esconder estas tornozeleiras, nem no jogo de futebol, e nem no ambiente de trabalho, e assim, ficarão marcados”, complementou ela.

COMO FUNCIONA O MECANISMO – O agressor precisa manter uma certa distância de sua vítima, bem como da família dela, determinada pela Justiça. Ao descumprir a regra judicial, e ultrapassar o limite de aproximação, é acionado um emissor, que fica de posse da vítima. Com isto, automaticamente, é acionado um mecanismo na Central de Monitoramento, que imediatamente aciona a polícia, e o agressor é preso.

Secom

domingo, 24 de novembro de 2013

Artigo por Ivan Rodrigues: "Acima de tudo Garanhuns"

Artigo por Ivan Rodrigues: "Acima de tudo Garanhuns"
Por ocasião da audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife, tive oportunidade de reiterar que, cada vez mais, resta caracterizada a terrível sabotagem montada contra a reabertura da Fameg e, se isso acontece é exatamente pela fraqueza política de nossa terra. Somos todos responsáveis por essa fragilidade decorrente da baixa representatividade que não conseguimos superar, eis que permanecemos votando em candidatos descompromissados com nossa terra e não adianta ficarmos fazendo protestos através de discursos até inflamados, mas que na hora da verdade transformam-se em subserviência e leniência em face de interesses inconfessáveis.

Não somos tão simplórios a ponto de imaginar que seja uma questão de certidão de nascimento, mas sim de amor a terra, de compromisso com a nossa gente e de respeito às nossas tradições. Não contribuem pra nada lideranças que não dão consequência aos discursos contundentes que fizeram contra a candidatura de Antônio João e, antes de decorrido um ano, já estejam patrocinando candidaturas de gente estranha que NUNCA DANTES (como diria o Presidente Lula) puseram os pés em Garanhuns e sabe Deus com que interesses... O PSB de Garanhuns respeita todos os  companheiros de Partido que aqui aportam para pedir votos, mas não reconhece neles a credencial suficiente para representar Garanhuns.

Já contei nas redes sociais a linda história de um grande garanhuense nascido nos Estados Unidos chamado de “Seu” Thompson que, inadaptado para voltar a residir na terra do seu nascimento, regressou a Garanhuns onde passou o resto dos seus dias varrendo a calçada de sua casa na praça D. Moura e respondendo a quem o interpelava: “Estou varrendo a pátria, meu filho”. Aqui morreu, foi enterrado lá em São Miguel e por justo reconhecimento é nome de rua em nossa cidade.

Quero reafirmar que o PSB de Garanhuns, promotor da mais lúcida iniciativa de debates e discussões que já se fez em nossa terra, POSSUI OS MELHORES QUADROS POLÍTICOS PARA REPRESENTAR GARANHUNS na Câmara de Deputados e na Assembléia Legislativa do Estado mediante esforço, inteligência e visão estratégica necessárias. São todos eles profissionais qualificados, integrados em nossa região, decentes, honrados, experientes, sem sombras de prestação de contas e, sobretudo, amam Garanhuns.

Todos reclamam mudanças, mas não mudaremos nada se persistirmos com as mesmas lideranças que vivem se revezando no domínio de Garanhuns há mais de vinte anos. Vamos nos encher de brio, restaurar a nossa dignidade, cobrar o respeito que nossa terra merece e, no momento oportuno, sem conveniências de natureza pessoal, discutir os nomes melhor indicados para dar sentido objetivo e prático às nossas propostas. Acima de tudo Garanhuns!
Por ocasião da audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife, tive oportunidade de reiterar que, cada vez mais, resta caracterizada a terrível sabotagem montada contra a reabertura da Fameg e, se isso acontece é exatamente pela fraqueza política de nossa terra. Somos todos responsáveis por essa fragilidade decorrente da baixa representatividade que não conseguimos superar, eis que permanecemos votando em candidatos descompromissados com nossa terra e não adianta ficarmos fazendo protestos através de discursos até inflamados, mas que na hora da verdade transformam-se em subserviência e leniência em face de interesses inconfessáveis.

Não somos tão simplórios a ponto de imaginar que seja uma questão de certidão de nascimento, mas sim de amor a terra, de compromisso com a nossa gente e de respeito às nossas tradições. Não contribuem pra nada lideranças que não dão consequência aos discursos contundentes que fizeram contra a candidatura de Antônio João e, antes de decorrido um ano, já estejam patrocinando candidaturas de gente estranha que NUNCA DANTES (como diria o Presidente Lula) puseram os pés em Garanhuns e sabe Deus com que interesses... O PSB de Garanhuns respeita todos os  companheiros de Partido que aqui aportam para pedir votos, mas não reconhece neles a credencial suficiente para representar Garanhuns.

Já contei nas redes sociais a linda história de um grande garanhuense nascido nos Estados Unidos chamado de “Seu” Thompson que, inadaptado para voltar a residir na terra do seu nascimento, regressou a Garanhuns onde passou o resto dos seus dias varrendo a calçada de sua casa na praça D. Moura e respondendo a quem o interpelava: “Estou varrendo a pátria, meu filho”. Aqui morreu, foi enterrado lá em São Miguel e por justo reconhecimento é nome de rua em nossa cidade.

Quero reafirmar que o PSB de Garanhuns, promotor da mais lúcida iniciativa de debates e discussões que já se fez em nossa terra, POSSUI OS MELHORES QUADROS POLÍTICOS PARA REPRESENTAR GARANHUNS na Câmara de Deputados e na Assembléia Legislativa do Estado mediante esforço, inteligência e visão estratégica necessárias. São todos eles profissionais qualificados, integrados em nossa região, decentes, honrados, experientes, sem sombras de prestação de contas e, sobretudo, amam Garanhuns.

Todos reclamam mudanças, mas não mudaremos nada se persistirmos com as mesmas lideranças que vivem se revezando no domínio de Garanhuns há mais de vinte anos. Vamos nos encher de brio, restaurar a nossa dignidade, cobrar o respeito que nossa terra merece e, no momento oportuno, sem conveniências de natureza pessoal, discutir os nomes melhor indicados para dar sentido objetivo e prático às nossas propostas. Acima de tudo Garanhuns!

sábado, 23 de novembro de 2013

Câmara aprova projeto que muda data de comemoração do "Dia de Garanhuns"

Câmara aprova projeto que muda data de comemoração do "Dia de Garanhuns"
Em Reunião Ordinária realizada nesta sexta-feira, 22, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou em segunda votação, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, com substitutivo dos vereadores Sílvio Sabino, líder do governo, e Audálio Ramos Filho, presidente da Casa Legislativa, e ainda com sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que trata do Dia de Garanhuns,  voltando a ser comemorado em 10 de março, conforme registros históricos descobertos recentemente, dentre eles a Carta Régia, criando o Município, assinada pelo Príncipe Regente em 10 de março de 1811. O trabalho de pesquisa foi feito por membros do recém criado Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - Instituto Garanhuns, que abrange também outros documentos, inclusive das décadas de 50 e 60.

Em consonância com o pedido da população, inclusive pelos meios de comunicação, a Câmara Municipal aprovou a sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que excluía do texto a comemoração do "Dia de Garanhuns" no segundo domingo do mês, fixando agora em 10 de março de cada ano, evitando que a data ficasse móvel. O texto do projeto também obriga o município a comemorar com dignidade e altivez a Data Magna da criação de Garanhuns.

"É uma questão de resgate histórico. Garanhuns estava com sua data equivocada desde 1975, quando foi preparada a festa para o centenário de elevação à cidade que seria em 1979, entretanto se apagou a história anterior aqueles dias. Nosso município sempre comemorou o dia 10 de março como real momento de criação de Garanhuns. Conforme os documentos apresentados" - afirmou o presidente do legislativo, Audálio Ramos Filho.


Posto em votação, o projeto contou com dez votos favoráveis, três a mais do que precisava, e somente dois contrários. O dia 10 de março não será feriado, pois Garanhuns já conta com os quatro feriados municipais de acordo com a legislação federal; Dia de Santo Antônio (Padroeiro da Cidade), Corpus Christi, Dia de São João e Sexta-feira Santa.

"A legislação colonial da época entendia que as vilas tinham independência, tanto é que Garanhuns era sede de uma comarca. Assim como Recife e Olinda comemoram suas Datas Magnas desde o momento em que foram transformadas em vilas. Garanhuns faz uma correção de sua história, sem desmerecer a importância do dia 04 de fevereiro de 1879, quando por solicitação do Barão de Nazaré, foi elevada de vila à cidade" - encerra o presidente da Casa Raimundo de Morais.

TÍTULO DE CIDADÃO: Na mesma reunião, um momento emocionante marcou a sessão. Através do Projeto de Resolução de autoria do vereador Zaqueu Lins, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, o sr. José Mário Rodrigues. Nascido em Flores, no Sertão do Estado, mas vindo para Garanhuns aos 10 anos, para ser aluno do Colégio Diocesano. José Mário, advogado, é um dos mais importantes poetas e cronistas de Pernambuco, contribuindo com grandes jornais da capital e do interior. Em Garanhuns, foi sempre um fiel colaborador de O Monitor.

No Gigante da Praça da Bandeira, José Mário Rodrigues destacou ensinamentos de professores como Mário Matos, Luzinete Laporte e Erasmo Bernardino Vilela. Recebeu apoio do Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom José Avelino. Seus ideais o levaram à prisão durante o golpe, mas não ficou nem 24 horas preso, contou com D. José Avelino para que intercedesse junto aos militares. Logo depois estava na capital, onde o mundo das letras continuaria seduzindo o sertanejo. Escrevia sistematicamente enquanto aprofundava os estudos. Conheceu ídolos como Gilberto Freyre e terminou Ciências Jurídicas e Sociais, sendo depois professor na Faculdade de Direito de Caruaru.

Em seu retorno nesta manhã a esta cidade, refletiu: "Em Flores nasci. Em Garanhuns renasci", e finalizou com um trecho de um dos seus poemas: "Aqui é Meu Universo!".

Em Reunião Ordinária realizada nesta sexta-feira, 22, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou em segunda votação, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, com substitutivo dos vereadores Sílvio Sabino, líder do governo, e Audálio Ramos Filho, presidente da Casa Legislativa, e ainda com sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que trata do Dia de Garanhuns,  voltando a ser comemorado em 10 de março, conforme registros históricos descobertos recentemente, dentre eles a Carta Régia, criando o Município, assinada pelo Príncipe Regente em 10 de março de 1811. O trabalho de pesquisa foi feito por membros do recém criado Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - Instituto Garanhuns, que abrange também outros documentos, inclusive das décadas de 50 e 60.

Em consonância com o pedido da população, inclusive pelos meios de comunicação, a Câmara Municipal aprovou a sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que excluía do texto a comemoração do "Dia de Garanhuns" no segundo domingo do mês, fixando agora em 10 de março de cada ano, evitando que a data ficasse móvel. O texto do projeto também obriga o município a comemorar com dignidade e altivez a Data Magna da criação de Garanhuns.

"É uma questão de resgate histórico. Garanhuns estava com sua data equivocada desde 1975, quando foi preparada a festa para o centenário de elevação à cidade que seria em 1979, entretanto se apagou a história anterior aqueles dias. Nosso município sempre comemorou o dia 10 de março como real momento de criação de Garanhuns. Conforme os documentos apresentados" - afirmou o presidente do legislativo, Audálio Ramos Filho.


Posto em votação, o projeto contou com dez votos favoráveis, três a mais do que precisava, e somente dois contrários. O dia 10 de março não será feriado, pois Garanhuns já conta com os quatro feriados municipais de acordo com a legislação federal; Dia de Santo Antônio (Padroeiro da Cidade), Corpus Christi, Dia de São João e Sexta-feira Santa.

"A legislação colonial da época entendia que as vilas tinham independência, tanto é que Garanhuns era sede de uma comarca. Assim como Recife e Olinda comemoram suas Datas Magnas desde o momento em que foram transformadas em vilas. Garanhuns faz uma correção de sua história, sem desmerecer a importância do dia 04 de fevereiro de 1879, quando por solicitação do Barão de Nazaré, foi elevada de vila à cidade" - encerra o presidente da Casa Raimundo de Morais.

TÍTULO DE CIDADÃO: Na mesma reunião, um momento emocionante marcou a sessão. Através do Projeto de Resolução de autoria do vereador Zaqueu Lins, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, o sr. José Mário Rodrigues. Nascido em Flores, no Sertão do Estado, mas vindo para Garanhuns aos 10 anos, para ser aluno do Colégio Diocesano. José Mário, advogado, é um dos mais importantes poetas e cronistas de Pernambuco, contribuindo com grandes jornais da capital e do interior. Em Garanhuns, foi sempre um fiel colaborador de O Monitor.

No Gigante da Praça da Bandeira, José Mário Rodrigues destacou ensinamentos de professores como Mário Matos, Luzinete Laporte e Erasmo Bernardino Vilela. Recebeu apoio do Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom José Avelino. Seus ideais o levaram à prisão durante o golpe, mas não ficou nem 24 horas preso, contou com D. José Avelino para que intercedesse junto aos militares. Logo depois estava na capital, onde o mundo das letras continuaria seduzindo o sertanejo. Escrevia sistematicamente enquanto aprofundava os estudos. Conheceu ídolos como Gilberto Freyre e terminou Ciências Jurídicas e Sociais, sendo depois professor na Faculdade de Direito de Caruaru.

Em seu retorno nesta manhã a esta cidade, refletiu: "Em Flores nasci. Em Garanhuns renasci", e finalizou com um trecho de um dos seus poemas: "Aqui é Meu Universo!".

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Luau Quatro Estações acontece neste sábado (23) - Confira a programação

Luau Quatro Estações acontece neste sábado (23) - Confira a programação O Luau Quatro Estações na sua IX edição, irá homenagear Mestre Benoni e aproveita para Parabenizar pelos 100 anos do reisado "Os três reis do Oriente".

Essa grande homenagem acontecerá neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 20:00hs, no Espaço Cultural Luis Jardim. Além da homenagem que contará com as participações especiais de Gonzaga de Garanhuns, Sandoval Ferreira e de um documentário, sob direção do grande Genaldo Barros, também terá a apresentação da Orquestra Sanfônica Garanhuns Dominguinhos, o grande show de Lucas Notaro e os Corajosos, as intervenções de Valdir Ferreira e Alefe Albuquerque apresentando "Se pudesse ser" e para estremecer o evento, o Heavy Metal da banda Trust.

Muita Música, cultura e conhecimento para todos os gostos. Você não pode perder essa manifestação da cultura viva!!!

Luau Quatro Estações, o maior evento independente do interior de pernambuco!

Curtam a pagina do Luau Quatro estações e fique por dentro de tudo.
http://www.facebook.com/pages/Luau-Quatro-Estações/156401917826175



O Luau Quatro Estações na sua IX edição, irá homenagear Mestre Benoni e aproveita para Parabenizar pelos 100 anos do reisado "Os três reis do Oriente".

Essa grande homenagem acontecerá neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 20:00hs, no Espaço Cultural Luis Jardim. Além da homenagem que contará com as participações especiais de Gonzaga de Garanhuns, Sandoval Ferreira e de um documentário, sob direção do grande Genaldo Barros, também terá a apresentação da Orquestra Sanfônica Garanhuns Dominguinhos, o grande show de Lucas Notaro e os Corajosos, as intervenções de Valdir Ferreira e Alefe Albuquerque apresentando "Se pudesse ser" e para estremecer o evento, o Heavy Metal da banda Trust.

Muita Música, cultura e conhecimento para todos os gostos. Você não pode perder essa manifestação da cultura viva!!!

Luau Quatro Estações, o maior evento independente do interior de pernambuco!

Curtam a pagina do Luau Quatro estações e fique por dentro de tudo.
http://www.facebook.com/pages/Luau-Quatro-Estações/156401917826175



Confira a programação completa do “Natal Luz” de Garanhuns

Confira a  programação completa do “Natal Luz” de Garanhuns
A programação cultural do Natal Luz de Garanhuns começa hoje (22) com apresentações culturais na comunidade do Vale do Mundaú, bairro Boa Vista. O primeiro dia da programação será realizado na Praça do Café. No sábado (23) as apresentações se concentrarão em frente à Escola Francisco Madeiros “Ceru”, no bairro Magano, e no domingo (24) na Escola São Camilo, no Parque Fênix. Todos os dias, iniciando às 17h30min.

A formatação do evento, feita pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo deverá atrair visitantes para o município. A decoração e iluminação começaram a ser montada nesta semana e terá a inauguração no dia 05 de dezembro, às 17h, em frente ao Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio.

Concepção temática do evento – A decoração deste ano está embasada em cinco eixos: bonecos de neve, biscoitos e doces, soldados de chumbo, presentes e tradição religiosa. Começando do pórtico de entrada de Garanhuns, as principais vias de acesso ao centro começarão a receber as peças, que estão sendo produzidas por mais de 20 artesãos locais – o trabalho manual, concentrado no prédio do antigo fórum, na avenida Dantas Barreto, continua passando pelos últimos detalhes.

Entre os elementos que compõem a proposta do “Natal Luz” 2013 estão também o padrão de iluminação para os polos de apresentações; a casa do papai Noel e uma árvore de natal gigante de oito metros no Espaço Colunata, além da programação cultural descentralizada em 10 bairros e comunidades e três distritos municipais, que terão datas específicas para receber as atrações.

Confira, abaixo, a programação completa:

CENTRO DA CIDADE
Palco Prefeitura |  Cultura Popular Espaço Luiz Jardim | Espaço Colunata Igrejas

PALCO PREFEITURA
Dia 05/12 (quinta-feira)
Entrega oficial da decoração/iluminação de Natal
•       17h – Orquestra Manoel Rabelo/Concerto de Natal
•       18h – Fala do Prefeito + Fogos
•       18h15 – Coral “Semírames Bezerra” da Presbiteriana Central
•       19h – Musical da cantora Dalva Diniz

Dia 06/12 – Sexta-feira:
Abertura do Ciclo Natalino de Cultura Popular

Espaço Luiz Jardim:
16h – Concentração para o cortejo:
          - Reisado Os 3 Reis do Oriente
          - Reisado Santíssimo Redentor
          - Reisado Garanhuns Cultural
          - Reisado Mestre João Tibúrcio
          - Reisado “Unidos com Alegria” -  CRAS- Heliópolis
          - Bumba Meu Boi “Raízes em Chamas” CRAS- Bela Vista
          - Pastoril Lar Santa Maria
          - Pastoril Ranser Alexandre
          - Folia de Bois – Arcoverde
          - Banda de Pífanos - Lajedo
          - Boi da Macuca - Correntes
17h – Saída do Cortejo
18h – Chegada do Cortejo na Igreja de Santo Antônio
18h10 – Apresentação do Baile do Menino Deus (Colégio Santa Sofia)

Dia 07/12 – Sábado
•       Chegada de Papai Noel na cidade- Desfile –
•        Casa do Papai Noel – Espaço Colunata
            Dia 08/12 – Domingo
•       18h – Coral do Colégio Monsenhor Adelmar
•       18h40 - Show Otávio Matias – interpreta Andrea Bocelli

Dia 12/12 – Quinta-feira
•       19h30 - Coral Escola Santa Clara – Vila do Quartel
•       20h – Banda do 71- BIMTz – Concerto Natalino

Dia 13/12 – Sexta-feira 
         19h30 – Coral Orquestrando Vidas  (Flautas) – CRAS - Magano
•       20h – Orquestra Manoel Rabelo – Show Musical -

Dia 14/12 – Sábado 
•       19h30 – Cantata de Natal “Haja Paz”- Grupo Cantares
•       20h – Show Gospel  Aline Joice
            Dia 15/12 - Domingo
•       18h – Coral da Escola Cecília Meireles
•       18h30 – Neander canta Belchior
•      
Dia 19/12 – Quinta-feira 
•       19h – Orquestra Música e Vida - (Violinos) - CRAS- Boa Vista
•       19h30 – Coral Escola Municipal Amélia Maria -
•       20h – Coral Alecrim – Cohab II
              Dia 20/12 – Sexta-feira
•       19h – Orquestra de Violão - CRAS- Magano
•       19h30 – Coral Infantil da Igreja Presbiteriana Central
•       20h – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto Natalino

Dia 21/12 - Sábado
•       19h30 – Coral da 1ª Igreja Batista -
•       20h – Coral Adulto do Sistema FIEA-SESI – Maceió/AL
•       20h30 –  Musical  “Expressão e Vida”  e Banda Klesis
                (participação das crianças do Coral Miguel Arraes)
•        
Dia 22/12 - Domingo 
18h – Apresentação de Auto de Natal “Buscando um Amigo” – Coletivo FISA
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal
Dia 23/12 – Segunda-feira
•       19h – Coral de Idosos do CRAS – Boa Vista –
•       19h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos CRAS - Boa Vista)

IGREJAS / PALCO PREFEITURA
Dia 24/12 – Terça-feira
•       19h30 – Culto na Igreja Presbiteriana Central
•       23h – Cantata de Natal Colégio Diocesano – Igreja de Sto. Antônio
•       23h50 – Fogos na Prefeitura
•       24h – Missa do Galo – Campal

Dia 25/12 – Quarta-feira 
•       19h - Orquestra Manoel Rabelo – Concerto
•       19h30 – Otávio Matias – Concerto tenor e piano



PALCO DE CULTURA POPULAR ESPAÇO LUIZ JARDIM
Dia 10/12 – Terça-feira
         17h30 – ”Pastoril das Canções” do SESC-Garanhuns
•       18h - Reisado Mestre João Tibúrcio

Dia 11/12 – Quarta-feira
•        17h30 – Reisado “Os 3 Reis do Oriente” – Mestre Benoni
•        18h - Pastoril Lar da Criança Santa Maria
•        18h30 – Reisado Lar da Criança Santa Maria


Dia 17/12 – Terça-feira
•       17h30 – Pastoril Escola Ranser Alexandre Gomes
•       18h – Reisado Garanhuns Cultural – Gonzaga de Garanhuns
            Dia 18/12 – Quarta-feira
•       17h30 - Reisado Santíssimo Redentor
•       18h – Reisado “Unidos com Alegria” CRAS – Heliópolis



DISTRITOS
Miracica| Iratama | São Pedro

Dia 08/12 (domingo) – Miracica
•       16h30 – Reisado Santíssimo Redentor
•       17h -  Banda Poder de Deus (atração local)
•       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 15/12 (domingo) – Iratama
         16h30 – Reisado Mestre João Tibúrcio
•       17h – Coral da Escola Julião Capitó (atração local)
•       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 22/12 (domingo) – São Pedro
•       16h30 – Reisado Garanhuns Cultural – Gonzaga
•       17h - Coral da Escola José Ferreira Sobrinho (atração local)
.       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

COMUNIDADES
Cohab I, II e III  | Lacerdópolis | Indiano | Boa Vista
 Liberdade | Manoel Xéu | Mundaú | Magano

Dia 22/11 (Sexta-feira) - Boa Vista / Mundaú
•       Local: Praça do Café
•       17h30 – Bumba Meu Boi Raízes em Chamas – CRAS Bela Vista
.    18h30 - Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal

Dia 23/11 (Sábado) - Magano
•       Local: Em frente a Escola Francisco Madeiros (CERU)
•       17h30 – Pastoril Escola Ranser Alexandre
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 - Orquestra de violões (CRAS- Magano)

Dia 24/11 (Domingo) - Cohab I / Parque Fênix
•       Local: Escola São Camilo - AJOC
•       17h30 – Reisado Unidos com Alegria – CRAS - Heliópolis
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo- Concerto de Natal

Dia 29/11 (Sexta-feira) - Cohab II
•       Local: Rua Alóbia Valença -
•       17h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos do CRAS- Boa Vista)
•       18h – Coral do Colégio Santa Joana D’arc
•       18h30 – Banda do 71 BIMTz

Dia 30/11 (Sábado) - Cohab III
•       Local: Quadra em frente a Biblioteca do SESI
•       17h30 – Coral da Comunidade Mackenzie – Projeto Barnabé
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Bumba Meu Boi  “Raizes em Chamas”– CRAS-Bela Vista
•      
Dia 01/12 (Domingo) - Manoel Xéu
•       Local: Praça da Igreja
•       17h30 – Reisado “Os 3 Reis do Oriente”
•       18h – Auto de Natal “Messias Sertanejo” – CRAS Varzea
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 02/12 (Segunda-feira) - Lacerdópolis
Local: Em frente a Igreja
•       17h30 – Reisado “Unidos com Alegria” CRAS - Heliópolis
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Coral Orquestrando Vidas (Flautas) - CRAS
            Dia 03/12 (Terça-feira) - Liberdade
Local: Pátio da Escola Estadual São Cristóvão
•       17h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos do CRAS Boa Vista)
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal

Dia 04/12 (Quarta-feira) – Indiano
Local: Rua Francisco Paes de Melo
•       17h30 – Reisado Santíssimo Redentor
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Banda do 71 BIMTz – Concerto Natalino

            Dia 05/12 (Quinta-feira) – Boa Vista
•       Local: Praça da Doce Mel
•       17h30 – Reisado Garanhuns Cultural (Gonzaga de Garanhuns)
•       18h – Auto de Natal “Festa no Céu” Escola Miguel Arraes

RELÓGIO DE FLORES
“Contos e Encantos do Natal Luz” – por Valdir Marino – O Cantador de Histórias
contação de histórias | teatro de bonecos | luzes | música

Dia 14/12 – Sábado
•       19h às 22h –  Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 15/12 – Domingo
•       19h às 22h – Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 21/12 – Sábado
•       19h às 22h – Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 22/12 – Domingo
•       19h às 22h – Valdir Marino “O contador de histórias”

Secom
A programação cultural do Natal Luz de Garanhuns começa hoje (22) com apresentações culturais na comunidade do Vale do Mundaú, bairro Boa Vista. O primeiro dia da programação será realizado na Praça do Café. No sábado (23) as apresentações se concentrarão em frente à Escola Francisco Madeiros “Ceru”, no bairro Magano, e no domingo (24) na Escola São Camilo, no Parque Fênix. Todos os dias, iniciando às 17h30min.

A formatação do evento, feita pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo deverá atrair visitantes para o município. A decoração e iluminação começaram a ser montada nesta semana e terá a inauguração no dia 05 de dezembro, às 17h, em frente ao Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio.

Concepção temática do evento – A decoração deste ano está embasada em cinco eixos: bonecos de neve, biscoitos e doces, soldados de chumbo, presentes e tradição religiosa. Começando do pórtico de entrada de Garanhuns, as principais vias de acesso ao centro começarão a receber as peças, que estão sendo produzidas por mais de 20 artesãos locais – o trabalho manual, concentrado no prédio do antigo fórum, na avenida Dantas Barreto, continua passando pelos últimos detalhes.

Entre os elementos que compõem a proposta do “Natal Luz” 2013 estão também o padrão de iluminação para os polos de apresentações; a casa do papai Noel e uma árvore de natal gigante de oito metros no Espaço Colunata, além da programação cultural descentralizada em 10 bairros e comunidades e três distritos municipais, que terão datas específicas para receber as atrações.

Confira, abaixo, a programação completa:

CENTRO DA CIDADE
Palco Prefeitura |  Cultura Popular Espaço Luiz Jardim | Espaço Colunata Igrejas

PALCO PREFEITURA
Dia 05/12 (quinta-feira)
Entrega oficial da decoração/iluminação de Natal
•       17h – Orquestra Manoel Rabelo/Concerto de Natal
•       18h – Fala do Prefeito + Fogos
•       18h15 – Coral “Semírames Bezerra” da Presbiteriana Central
•       19h – Musical da cantora Dalva Diniz

Dia 06/12 – Sexta-feira:
Abertura do Ciclo Natalino de Cultura Popular

Espaço Luiz Jardim:
16h – Concentração para o cortejo:
          - Reisado Os 3 Reis do Oriente
          - Reisado Santíssimo Redentor
          - Reisado Garanhuns Cultural
          - Reisado Mestre João Tibúrcio
          - Reisado “Unidos com Alegria” -  CRAS- Heliópolis
          - Bumba Meu Boi “Raízes em Chamas” CRAS- Bela Vista
          - Pastoril Lar Santa Maria
          - Pastoril Ranser Alexandre
          - Folia de Bois – Arcoverde
          - Banda de Pífanos - Lajedo
          - Boi da Macuca - Correntes
17h – Saída do Cortejo
18h – Chegada do Cortejo na Igreja de Santo Antônio
18h10 – Apresentação do Baile do Menino Deus (Colégio Santa Sofia)

Dia 07/12 – Sábado
•       Chegada de Papai Noel na cidade- Desfile –
•        Casa do Papai Noel – Espaço Colunata
            Dia 08/12 – Domingo
•       18h – Coral do Colégio Monsenhor Adelmar
•       18h40 - Show Otávio Matias – interpreta Andrea Bocelli

Dia 12/12 – Quinta-feira
•       19h30 - Coral Escola Santa Clara – Vila do Quartel
•       20h – Banda do 71- BIMTz – Concerto Natalino

Dia 13/12 – Sexta-feira 
         19h30 – Coral Orquestrando Vidas  (Flautas) – CRAS - Magano
•       20h – Orquestra Manoel Rabelo – Show Musical -

Dia 14/12 – Sábado 
•       19h30 – Cantata de Natal “Haja Paz”- Grupo Cantares
•       20h – Show Gospel  Aline Joice
            Dia 15/12 - Domingo
•       18h – Coral da Escola Cecília Meireles
•       18h30 – Neander canta Belchior
•      
Dia 19/12 – Quinta-feira 
•       19h – Orquestra Música e Vida - (Violinos) - CRAS- Boa Vista
•       19h30 – Coral Escola Municipal Amélia Maria -
•       20h – Coral Alecrim – Cohab II
              Dia 20/12 – Sexta-feira
•       19h – Orquestra de Violão - CRAS- Magano
•       19h30 – Coral Infantil da Igreja Presbiteriana Central
•       20h – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto Natalino

Dia 21/12 - Sábado
•       19h30 – Coral da 1ª Igreja Batista -
•       20h – Coral Adulto do Sistema FIEA-SESI – Maceió/AL
•       20h30 –  Musical  “Expressão e Vida”  e Banda Klesis
                (participação das crianças do Coral Miguel Arraes)
•        
Dia 22/12 - Domingo 
18h – Apresentação de Auto de Natal “Buscando um Amigo” – Coletivo FISA
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal
Dia 23/12 – Segunda-feira
•       19h – Coral de Idosos do CRAS – Boa Vista –
•       19h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos CRAS - Boa Vista)

IGREJAS / PALCO PREFEITURA
Dia 24/12 – Terça-feira
•       19h30 – Culto na Igreja Presbiteriana Central
•       23h – Cantata de Natal Colégio Diocesano – Igreja de Sto. Antônio
•       23h50 – Fogos na Prefeitura
•       24h – Missa do Galo – Campal

Dia 25/12 – Quarta-feira 
•       19h - Orquestra Manoel Rabelo – Concerto
•       19h30 – Otávio Matias – Concerto tenor e piano



PALCO DE CULTURA POPULAR ESPAÇO LUIZ JARDIM
Dia 10/12 – Terça-feira
         17h30 – ”Pastoril das Canções” do SESC-Garanhuns
•       18h - Reisado Mestre João Tibúrcio

Dia 11/12 – Quarta-feira
•        17h30 – Reisado “Os 3 Reis do Oriente” – Mestre Benoni
•        18h - Pastoril Lar da Criança Santa Maria
•        18h30 – Reisado Lar da Criança Santa Maria


Dia 17/12 – Terça-feira
•       17h30 – Pastoril Escola Ranser Alexandre Gomes
•       18h – Reisado Garanhuns Cultural – Gonzaga de Garanhuns
            Dia 18/12 – Quarta-feira
•       17h30 - Reisado Santíssimo Redentor
•       18h – Reisado “Unidos com Alegria” CRAS – Heliópolis



DISTRITOS
Miracica| Iratama | São Pedro

Dia 08/12 (domingo) – Miracica
•       16h30 – Reisado Santíssimo Redentor
•       17h -  Banda Poder de Deus (atração local)
•       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 15/12 (domingo) – Iratama
         16h30 – Reisado Mestre João Tibúrcio
•       17h – Coral da Escola Julião Capitó (atração local)
•       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 22/12 (domingo) – São Pedro
•       16h30 – Reisado Garanhuns Cultural – Gonzaga
•       17h - Coral da Escola José Ferreira Sobrinho (atração local)
.       18h – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

COMUNIDADES
Cohab I, II e III  | Lacerdópolis | Indiano | Boa Vista
 Liberdade | Manoel Xéu | Mundaú | Magano

Dia 22/11 (Sexta-feira) - Boa Vista / Mundaú
•       Local: Praça do Café
•       17h30 – Bumba Meu Boi Raízes em Chamas – CRAS Bela Vista
.    18h30 - Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal

Dia 23/11 (Sábado) - Magano
•       Local: Em frente a Escola Francisco Madeiros (CERU)
•       17h30 – Pastoril Escola Ranser Alexandre
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 - Orquestra de violões (CRAS- Magano)

Dia 24/11 (Domingo) - Cohab I / Parque Fênix
•       Local: Escola São Camilo - AJOC
•       17h30 – Reisado Unidos com Alegria – CRAS - Heliópolis
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo- Concerto de Natal

Dia 29/11 (Sexta-feira) - Cohab II
•       Local: Rua Alóbia Valença -
•       17h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos do CRAS- Boa Vista)
•       18h – Coral do Colégio Santa Joana D’arc
•       18h30 – Banda do 71 BIMTz

Dia 30/11 (Sábado) - Cohab III
•       Local: Quadra em frente a Biblioteca do SESI
•       17h30 – Coral da Comunidade Mackenzie – Projeto Barnabé
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Bumba Meu Boi  “Raizes em Chamas”– CRAS-Bela Vista
•      
Dia 01/12 (Domingo) - Manoel Xéu
•       Local: Praça da Igreja
•       17h30 – Reisado “Os 3 Reis do Oriente”
•       18h – Auto de Natal “Messias Sertanejo” – CRAS Varzea
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo / Musical

Dia 02/12 (Segunda-feira) - Lacerdópolis
Local: Em frente a Igreja
•       17h30 – Reisado “Unidos com Alegria” CRAS - Heliópolis
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Coral Orquestrando Vidas (Flautas) - CRAS
            Dia 03/12 (Terça-feira) - Liberdade
Local: Pátio da Escola Estadual São Cristóvão
•       17h30 – Orquestra Música e Vida (Violinos do CRAS Boa Vista)
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Orquestra Manoel Rabelo – Concerto de Natal

Dia 04/12 (Quarta-feira) – Indiano
Local: Rua Francisco Paes de Melo
•       17h30 – Reisado Santíssimo Redentor
•       18h – Apresentação do Auto de Natal “Buscando um Amigo”
•       18h30 – Banda do 71 BIMTz – Concerto Natalino

            Dia 05/12 (Quinta-feira) – Boa Vista
•       Local: Praça da Doce Mel
•       17h30 – Reisado Garanhuns Cultural (Gonzaga de Garanhuns)
•       18h – Auto de Natal “Festa no Céu” Escola Miguel Arraes

RELÓGIO DE FLORES
“Contos e Encantos do Natal Luz” – por Valdir Marino – O Cantador de Histórias
contação de histórias | teatro de bonecos | luzes | música

Dia 14/12 – Sábado
•       19h às 22h –  Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 15/12 – Domingo
•       19h às 22h – Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 21/12 – Sábado
•       19h às 22h – Show de Valdir Marino “O contador de histórias”
Dia 22/12 – Domingo
•       19h às 22h – Valdir Marino “O contador de histórias”

Secom