sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Garanhuns está entre os municípios com maior nº de descadastrados na Tarifa Social de Energia

 


Mais de 80 mil pernambucanos perderam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em outubro. Segundo a Neoenergia Pernambuco, esse grupo não atualizou o Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal, ou deixou de atender aos critérios do programa. Portanto, já não está mais com a gratuidade no consumo dos primeiros 80kWh, como prevê a nova regra da TSEE, desde o dia primeiro deste mês.


Garanhuns, no Agreste, está entre os municípios com maior número de descadastrados - foram 1511 pessoas tiradas da tarifa social . 


 Recife lidera com (9.420), Jaboatão dos Guararapes (5.350), Caruaru (4.454), Petrolina (3.975), Paulista (3.031), Olinda (2.742), Cabo de Santo Agostinho (2.179), Vitória de Santo Antão (1.789), Garanhuns (1.511) e Camaragibe (1.420).


Porém, todos os clientes que perderam o benefício poderão retornar ao programa ao realizar o recadastramento junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município e, em seguida, na Neoenergia. É importante lembrar que este recadastramento não é retroativo. A gratuidade dos 80kWh passam a vigorar a partir da data do retorno ao programa.


Além das mais de 80 mil famílias do mês de outubro, outras 6,5 mil podem perder o benefício nos próximos meses. Isso porque o Governo Federal já notificou esses beneficiários para a necessidade do recadastramento desde o último mês de setembro. Caso não atendam ao chamado, também perderão o benefício. Os clientes estão recebendo avisos na conta, alertando sobre a necessidade e informando o prazo de regularização, e que devem buscar o CRAS para resolver a situação.

Beneficiários

Toda família de baixa renda que atenda aos requisitos da renda média de até meio salário-mínimo e esteja com o cadastro social no CadÚnico atualizado nos últimos dois anos. É necessário possuir o Número de Identificação Social (NIS), independentemente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família. As famílias que possuem algum membro como beneficiário do BPC/LOAS também têm direito à Tarifa Social, através do Número do Benefício (NB).

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...