sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Bispo Dom Agnaldo Temóteo ganha título de cidadão honorário de Garanhuns

 


Bispo de Garanhuns, Dom Agnaldo Temóteo, será agraciado com título de Cidadão Honorário


A Câmara Municipal de Garanhuns aprovou a concessão do título de Cidadão Honorário de Garanhuns ao bispo diocesano, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados pelo religioso ao município, mesmo estando há apenas um ano à frente da Diocese.


 Dom Agnaldo tem desempenhado papel importante junto à comunidade garanhuense fortalecendo ações pastorais e aproximando a Igreja da população. Ainda não há data definida para a entrega da honraria.


Além do reconhecimento municipal, Dom Agnaldo também deve receber destaque em âmbito estadual. Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de resolução, apresentado pela deputada estadual Débora Almeida, que concede ao bispo o título de Cidadão Pernambucano.


Com essas duas homenagens, o religioso passa a ter sua trajetória oficialmente ligada à cidade de Garanhuns e ao estado de Pernambuco, consolidando sua presença como liderança espiritual e figura de relevância social no estado.


Biografia de Dom Agnaldo Temóteo da Silveira


Dom Agnaldo Temóteo da Silveira nasceu em 28 de maio de 1977, na cidade de Bela Cruz, no estado do Ceará. É filho de José Rogério Silveira e Maria da Conceição Araújo. Sua formação religiosa iniciou-se no Seminário Menor de São José, em Sobral (CE), onde cursou o Ensino Médio entre 1993 e 1995. Posteriormente, ingressou no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza, onde cursou Filosofia (1996–1998) e Teologia (1999–2002).


É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP), e possui mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Além disso, realizou diversos cursos de atualização nas áreas de teologia e direito canônico em instituições no Brasil e no exterior.


Foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na Catedral de Sobral, e sacerdote em 30 de novembro do mesmo ano, na Igreja Matriz de Bela Cruz. Após sua ordenação presbiteral, exerceu diversos ofícios na Diocese de Sobral, incluindo administrador paroquial, chanceler da Cúria Diocesana, vigário episcopal e pároco.


Até sua nomeação como bispo, Dom Agnaldo atuava como vigário geral do clero de Sobral e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. Em 14 de maio de 2024, o Papa Francisco o nomeou bispo diocesano de Garanhuns. Sua ordenação episcopal ocorreu em 16 de julho de 2024, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Sobral, presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de Sobral, coadjuvado por Dom Frei Antônio Fernando Saburido, O.S.B., arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, e Dom Odelir José Magri, M.C.C.I., bispo da Diocese de Chapecó.


A cerimônia de posse canônica de Dom Agnaldo como 12º bispo diocesano de Garanhuns aconteceu em 6 de agosto de 2024, na Catedral de Santo Antônio, reunindo membros do clero, autoridades civis e fiéis de diversas localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...