quarta-feira, 30 de julho de 2025

Secretaria Estadual de Educação Pernambuco abre inscrições para curso gratuito de Tiflologia em Garanhuns e mais 4 polos

 


São ofertadas 350 vagas, distribuídas em Recife, Petrolina, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns


Começam nesta quinta-feira (31), a partir das 8h, as inscrições para o curso gratuito de Tiflologia oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE). A iniciativa é voltada à formação de profissionais da educação e demais interessados no atendimento a pessoas com cegueira, baixa visão e surdocegas. As inscrições podem ser realizadas por meio dos formulários disponíveis no fim da página. Ao todo, estão sendo ofertadas 350 vagas, distribuídas em cinco polos pelo estado: Recife, Petrolina, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. 


A Tiflologia é a ciência que estuda as especificidades das pessoas cegas, surdocegas ou com baixa visão, abordando desde práticas pedagógicas inclusivas até o uso de tecnologias assistivas, mobilidade urbana segura, Braille, Soroban e orientação familiar. As aulas terão início no dia 11 de agosto e acontecem duas vezes por semana, na modalidade presencial, ao longo de oito meses. A carga horária total é de 180 horas. Uma aula magna on-line será realizada para estudantes de todos os polos no dia 7 de agosto.


Os interessados devem ter concluído, no mínimo, o ensino médio. No ato da inscrição, os candidatos devem escolher apenas uma turma, de acordo com os dias e horários das aulas. Em seguida, devem anexar, no formulário de inscrição on-line, os documentos solicitados: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, todos em formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB. Cada inscrito receberá um e-mail de confirmação com a data da matrícula presencial, quando deve apresentar os documentos originais e cópias, além de duas fotos 3×4.


Inscreva-se aqui: 


GARANHUNS




CAEEG


Turmas nas segundas (noite), quintas (noite) e sextas (manhã)


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCPU9hDmwjl3hou96hMOxTOycnu9pJIv0IyKhDW6BJfsmy4g/closedform


Mais informações: (87) 3761-8440 


ARCOVERDE


CAEE Arcoverde

Segundas e quartas (noite)

https://forms.gle/YZBTbTb6epU5PKcWA

Mais informações: (87) 3821-8580 


CARUARU


Terças (manhã) – CAEE Rotary Club e Quintas (noite) – ETE Nelson Barbalho

Os inscritos deverão frequentar as duas instituições

https://forms.gle/BuDvLCT9QSK4J8Nd8

Mais informações: (81) 3719-9562 


PETROLINA


EREF Eduardo Coelho

Segundas e quartas (noite)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqwbT-7Gq9x1jRNlemLptuwzUOys5jatF-qVOiwK4az6HCog/viewform



EREF Marechal Antônio Alves Filho

Terças e quintas (noite)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqcgj7hW6nbGjR2iIE9xcMvqc4D0nJwReSN38AZkCnzfxZSQ/viewform


Mais informações: (87) 3866-6348




RECIFE


CAEER/CAP


Segundas e quartas (manhã)

https://forms.gle/EqWxqxSQWknKGtnt9


Segundas e quartas (tarde)

https://forms.gle/P1PQfZsKPsdEBhrx8


 Segundas e quartas (noite)

https://forms.gle/c5vk1NDNUJ1zExsX6


Terças e quintas (manhã)

https://forms.gle/441y47ssVmJ9CYcs6


Terças e quintas (tarde)

https://forms.gle/TZSQaDsYwZgHHBn16


Terças e quintas (noite)

https://forms.gle/W6wgNaovkoYMry8z8


Mais informações: (81) 3181-4915/ 3181-4916/ 3181-4701

IGEDUC é escolhida para realizar as provas do concurso da AESGA

 


Através de um terceiro termo aditivo, o Governo Municipal de Garanhuns e a IGEDUC ampliaram o escopo do contrato feito entre ambos, quando da realização do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns  em abril de 2024, para que a banca preste os mesmos serviços especializados para realização de Concurso Público destinado à Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). A assinatura do termo aditivo ocorreu nesta segunda 28 de julho, entretanto, ainda não há data para a divulgação do edital do referido certame.

Um relatório feito por uma comissão nomeada pela presidente da AESGA, teria apontado a necessidade  de preenchimento de 15 a 20 vagas. Ainda segundo informações, o novo certame deverá contemplar os cargos professor de ensino superior e auxiliar administrativo.


Governo do estado anuncia embutimento da fiação elétrica no Bairro do Recife

 


Governo de Pernambuco anunciou, ontem, um investimento de mais de R$ 300 milhões para o embutimento da fiação elétrica do Bairro do Recife. Realizada em parceria com a Neoenergia, a intervenção da primeira etapa do projeto, no valor de R$ 185 milhões, vai contemplar 46% da rede elétrica da Ilha do Recife, com o embutimento de 43 quilômetros de cabos, cinco câmaras de manobra e a modernização da rede que atende cerca de 1.150 unidades consumidoras. O projeto inicial abrangerá pontos de alto valor histórico, cultural e turístico, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega e a Praça do Arsenal

A eliminação da fiação aérea moderniza a paisagem urbana e contribui com a preservação do patrimônio histórico e a valorização do potencial turístico e econômico da região. Essa primeira etapa abre caminho para a expansão do embutimento da rede em toda a ilha do Bairro do Recife. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, enfatizou que este é um projeto emblemático. “Do ponto de vista do setor produtivo, das instituições que estão aqui no Bairro do Recife, principalmente das empresas do Porto Digital, a gente traz mais segurança elétrica, além de ter um fornecimento mais protegido, porque os fios vão estar subterrâneos”, pontuou o titular da pasta. A obra faz parte de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Neoenergia. A implementação do projeto deve contar com esforços combinados de outros atores, a exemplo do município e das empresas de telecomunicações que atualmente também utilizam os postes elétricos para sua rede de comunicação. 

“É um projeto que exige a colaboração de diversos agentes, desde as empresas de telefonia até o poder público. A proposta é embutir toda a fiação que hoje está exposta, utilizando calhas subterrâneas e um projeto de engenharia estruturado”, detalhou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues. 

domingo, 27 de julho de 2025

DE WESLEY SAFADÃO A ANAVITÓRIA: FIG 2026 JÁ TEM MAIS DE 15 NOMES CONFIRMADOS




Enquanto o 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) encerra sua edição de 2025 neste domingo, 27 de julho, o Governo Municipal já olha para o futuro. É que a 34ª do FIG começa a ganhar forma com a confirmação de 16 atrações de renome nacional para o Palco Mestre Dominguinhos, principal polo do evento.


Nomes como Wesley Safadão, Claudia Leitte, Anavitória, Tarcísio do Acordeon, Roupa Nova, Jota Quest, entre outros, foram sendo paulatinamente anunciados pelo prefeito Sivaldo Albino ao longo da edição deste ano, exceção feita a Tarcísio do Acordeon, confirmado ainda no Viva Garanhuns.


OUTROS NOMES CONFIRMADOS 


Além de Wesley Safadão, Claudia Leitte, Anavitória, Tarcísio do Acordeon, Roupa Nova e Jota Quest, também já estão na grade do próximo ano, Neiff, Hungria, Luiza Possi, Ferrugem, Biquini, Cheiro de Amor, Felipe Ret, Delacruz, Raphaella Santos e Belo.\n\nO 34 ° Festival de Inverno de Garanhuns acontece em julho de 2026.

Com homenagem a J. Borges, noite multicultural no 33º Festival de Inverno de Garanhuns encerra programação da Praça Mestre Dominguinhos



 *Com homenagem a J. Borges, noite multicultural no 33º Festival de Inverno de Garanhuns encerra programação da Praça Mestre Dominguinhos*


_Tatupeba, Arnaldo Antunes, Cidade Negra, IZA e Detonautas deram tom de animação ao sábado (26) no FIG, contando com a presença do artista Bacaro Borges e anúncio de atrações para 2026_


Chegou ao fim a programação da Praça Mestre Dominguinhos durante o 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A 13ª noite de eventos no polo contou com as apresentações de Tatupeba, Arnaldo Antunes, Cidade Negra, Iza e Detonautas, proporcionando ao público a diversidade musical que é marca registrada do FIG. Esta pluralidade foi comprovada com o anúncio de dez novas atrações para a edição de 2026 do Festival: Cheiro de Amor, Claudia Leitte, Delacruz, Luiza Possi, Filipe Ret, ANAVITÓRIA, Biquíni, Roupa Nova, Ferrugem e Wesley Safadão foram confirmados pelo prefeito Sivaldo Albino.



A noite de sábado (26) também foi marcada pela homenagem à J. Borges. O homenageado do 33º FIG, que completou um ano de falecimento, foi lembrado com afeição em meio ao último final de semana do Festival. A secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino, realizou a entrega de uma placa em madeira feita pelo garanhuense Gedilson Soares para a família do mestre: Bacaro Borges, filho e idealizador da identidade visual do 33º FIG, Carlos Borges, filho e Nena Borges, esposa. 



A banda garanhuense Tatupeba foi responsável por abrir a noite de shows na Praça Mestre Dominguinhos. Mesclando clássicos do rock e canções autorais, a banda fez sua primeira apresentação no polo do FIG. Em seguida, foi a vez de Arnaldo Antunes realizar uma apresentação eletrizante. Sucessos do Titãs, Tribalistas e de sua carreira solo compuseram o repertório da noite. 


Logo após, o Cidade Negra animou o público com grandes hinos, que trazem as influências do reggae, rock e R&B da dupla Toni Garrido e Bino Farias. “Temos um amor muito grande pelo Festival de Inverno de Garanhuns. E agora, comemorando os 30 anos da banda, acho muito importante que a gente esteja aqui”, comentou Garrido.



Pela primeira vez no Festival de Inverno de Garanhuns, a carioca IZA brilhou no Palco Mestre Dominguinhos. Estrela do pop nacional, a cantora apresentou hits como “Fé”, “Gueto” e “Sinais de fogo”, homenageando Preta Gil. Fechando a noite de sábado com muita energia e rock, foi a vez da banda Detonautas levar a multidão a cantar junto canções que marcaram a carreira da banda, como “Olhos Certos” e “Quando o sol se for”, e também versões em tributo a Chico Science, como “Samba Makossa” e “A Praieira”.


Neste domingo (27), o 33º Festival de Inverno de Garanhuns se despede com programação diversa: dentre os polos com atrações, estão a Lona de Circo Índia Morena, Figuinho, Gastronomia, Galeria Galpão, Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna e o Teatro Adulto, com a peça “Mulheres Solteiras Procuram”, estrelada por Pitty Webo e Luciano Szafir.



Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo Federal, e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.


Fotos: Ayane Melo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Castramóvel retoma atendimentos em Garanhuns com novo cronograma de castrações gratuitas


 A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal, retoma nesta semana os atendimentos do Castramóvel, serviço que oferece castração gratuita de cães e gatos. A ação será realizada no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Maria Bernadete Penante, s/n, no bairro Manoel Camelo.

Nesta nova etapa, os atendimentos seguem um cronograma semanal fixo com 15 vagas para machos às terças e 5 vagas para fêmeas às quintas. Na próxima semana, terça-feira, dia 29 de julho, serão realizadas 15 castrações para cães machos; já na quinta-feira, dia 31 de julho, o serviço será destinado a 5 cadelas. A distribuição das senhas acontece na segunda-feira, dia 28 de julho, a partir das 9h da manhã, por ordem de chegada.

Para que o animal seja castrado, é necessário que ele esteja vermifugado e com a vacina antirrábica em dia. Também é obrigatório que esteja livre de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. As fêmeas devem pesar até 20 kg, e os machos até 30 kg. A idade mínima permitida para castração é de 7 meses, e a máxima é de 7 anos.

FRENTE DO CASTELO DE JOÃO CAPÃO SERÁ EMBELEZADA COM CONSTRUÇÃO DE NOVA PRAÇA, ANUNCIA PREFEITO SIVALDO ALBINO

 


O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, anunciou a construção de uma nova praça, desta vez em frente ao Castelo de João Capão.

Segundo Sivaldo o início das obras está previsto para setembro. 

Ainda segundo o prefeito, o novo projeto visa embelezar a área e consolidar o local como um ponto turístico de destaque na cidade

A obra vai custar, de acordo com o prefeito de Garanhuns, cerca de 450 mil reais.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

População de Garanhuns e do Agreste ganha novo ambulatório com consultas e exames gratuitos



_Com investimento de R$ 4 milhões, nova unidade terá capacidade para até 900 atendimentos por semana e promete reduzir filas de espera no SUS em Garanhuns e região_


Garanhuns, julho de 2025 – A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns inaugura, no dia 15 de julho, sua nova Clínica Acadêmica, ampliando o acesso gratuito a serviços especializados de saúde na cidade e região. A estrutura iniciará realizando 300 atendimentos por semana, mas tem capacidade para 900, dependendo da demanda, em especialidades como cardiologia, geriatria, hematologia, mastologia, otorrinolaringologia, reumatologia e pequenos procedimentos cirúrgicos.


“A nova Clínica Acadêmica representa um marco para a saúde pública de Garanhuns e região. Nosso objetivo é garantir à população, de forma gratuita, atendimento especializado, humanizado e de qualidade, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS na região”, destaca Adriene Pereira, diretora da Afya Garanhuns. “Esse avanço reflete nosso compromisso com a responsabilidade social e com a formação de profissionais preparados para atender às necessidades reais da população.”


Com investimento superior a R$ 4 milhões, o novo ambulatório começará a operar no dia 28 de julho e traz diferenciais como duas salas para pequenas cirurgias, maior número de consultórios, sala exclusiva para otorrinolaringologia, estrutura moderna para exames de imagem e uma central de esterilização de última geração. O agendamento continuará sendo feito por meio de regulação, por meio da parceria com a V GERES, contemplando diversos municípios da macrorregião. 


Ao todo, serão 27 médicos e 221 estudantes atuando diretamente no atendimento à população. A inauguração está marcada para às 16h do dia 15 de julho e contará com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais. A nova Clínica irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Os atendimentos da atual Clínica-Escola, localizada no primeiro andar do Centro Médico do Agreste Meridional (CEMEPP), continuarão funcionando normalmente, de forma complementar à nova unidade. As áreas já atendidas são psiquiatria, pediatria, ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, obstetrícia, pneumologia, infectologia, ultrassonografia, coloproctologia e colposcopia, todas com agendamento também via regulação.



*Sobre a Afya* - A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.


Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Festival de Inverno de Garanhuns inicia sua 33ª edição nesta quinta-feira (10)


 

Foto: Hilton Marques (PMG) 


Em clima de música, arte e cultura, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está prestes a encantar multidões. Nesta quinta-feira (10), acontece a abertura oficial do maior festival multicultural da América Latina. O evento segue até o dia 27 de julho e pelo segundo ano consecutivo acontece sob a gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o patrocínio do Governo do Estado — por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) — além da Esportes da Sorte. O Festival também recebe o apoio de O Boticário, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 



A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas passem pela cidade durante os 18 dias do evento, proporcionando um impacto direto em setores de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, turismo, serviços e economia criativa. Com um retorno econômico de aproximadamente 200 milhões na economia local, a ocupação hoteleira ultrapassa 90%, gerando milhares de empregos temporários. Mais do que números, o FIG deixa um legado duradouro: fomenta os equipamentos turísticos da cidade, promove a inclusão de artistas locais e fortalece o cenário cultural e econômico de Garanhuns durante o ano todo. 



Com o tema ‘Tradição Viva, Cultura em Movimento’, a programação reúne centenas de atrações, espalhadas por 20 polos culturais, contemplando diversas linguagens artísticas, como música, circo, dança, teatro, literatura, artes visuais, fotografia, audiovisual e oficinas. Garanhuns receberá artistas de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria selecionada por meio dos editais convocatórios da Secretaria de Cultura, que também é responsável pela coordenação geral do evento.



“O Festival de Inverno é um evento de 35 anos que atrai pessoas de todo o Brasil desde a sua primeira edição. Por todo esse histórico e por ser um festival único, com o clima característico que apenas Garanhuns possui, segue movimentando e colocando a cidade no cenário nacional. O FIG também é um dos principais ativos econômicos de Garanhuns. Durante todo o mês de julho uma grande cadeia produtiva é impactada positivamente, gerando empregos diretos e indiretos, renda e oportunidades em diversas áreas”, destaca o prefeito Sivaldo Albino.



HOMENAGEM — O xilogravurista e cordelista J. Borges é o homenageado do FIG em 2025. Natural de Bezerros, o artista consagrado foi responsável por eternizar o imaginário nordestino com a arte criada através dos entalhes na madeira. Desde personagens populares da cultura regional, como cangaceiros, vaqueiros e cantadores até seres encantados, anjos e demônios, o artista falecido em 2024 se eternizou como um dos grandes mestres da cultura popular.

“O festival é um grande celeiro cultural. Além dos shows, o evento promove outras tantas manifestações artísticas, tais como teatro, artesanato, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e gastronomia. Este ano, a homenagem ao mestre J. Borges reforça essa diversidade, com exposições e atividades que conectam a tradição da xilogravura e expressões artísticas contemporâneas”, completa a secretária de Cultura, Sandra Albino.


IDENTIDADE VISUAL — A identidade visual do 33º FIG foi criada pelo xilogravurista e ilustrador Bacaro Borges.  A proposta estética do FIG foi desenvolvida com o objetivo de representar, através da xilogravura, a alma do festival, suas múltiplas linguagens, além da identidade cultural do Nordeste e da cidade de Garanhuns. A arte criada por Bacaro traz figuras do povo, cenas cotidianas, manifestações culturais de rua e expressões típicas do Agreste pernambucano. “É uma satisfação enorme fazer este trabalho tão especial, porque o Festival de Inverno de Garanhuns é um evento conhecido nacionalmente e mundialmente. E a gente tem toda uma história com a cidade também. É uma cidade que eu particularmente gosto muito”, destacou o artista, que é filho de J. Borges.


MÚSICA - Além da Praça Mestre Dominguinhos, outros polos estarão abrigando as apresentações musicais, entre eles o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas, bem como o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.


CULTURA POPULAR - O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna vai reunir, de 19 a 27 de julho, atrações de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Cavalo Marinho Boi Pintado, Mestre João Limoeiro, Orquestra Henrique Dias e Coco Raízes de Arcoverde, comandado pelo Mestre Assis Calixto, também reconhecido como Patrimônio Vivo desde 2019. Além das apresentações no palco, os finais de semana contarão com cortejos saindo do Relógio das Flores, nos dias 12, 13, 19, 20 e 26 de julho, com atrações como o tradicional Boi da Macuca, Troça Carnavalesca John Travolta, o Bloco da Saudade, entre outros grupos. 


GALERIA GALPÃO - Localizada na Escola Municipal Pe. Agobar Valença, a Galeria Galpão abrange uma vasta programação de artes visuais, fotografia e gastronomia. Dentre as atrações, o Projeto Xilogravura nas Escolas - Exposição Cosmovisões, de Cacau Arcoverde, propõe uma imersão no universo da arte que eternizou J. Borges. Além da exposição artística, o projeto vai transcender linguagens, com o relançamento do eBook “Atravessar, Apreender, Ensinar, ser Artista” e a exibição do documentário “J. Borges, Uma Vida na Xilogravura”.


CASA DOS SABERES - Diversas oficinas serão promovidas de 14 a 18 de julho na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, poesia, literatura, confecção de mamulengos, entre outros.


VIRTUOSI NA SERRA - Em sua XVIII edição, o Virtuosi na Serra abrange seis concertos de música erudita na Capela do Seminário São José, cartão postal da Cidade das Flores. Os pianistas Luis Felipe Oliveira e Lucas Thomazinho, o violista Rafaell Altino e a Orquestra Jovem de Pernambuco, responsável pela noite de abertura, sob regência de Carlos Anísio.


TEATRO - A programação do FIG contempla grandes espetáculos de teatro adulto, alternativo e infantil, que acontecem  a partir da sexta-feira (18). Dentre os destaques, estão a apresentação inédita em Garanhuns do espetáculo ‘O Figurante’, com Mateus Solano; ‘Mulheres Solteiras Procuram’, com Luciano Szafir e Pitty Webo e ‘A Luta’, com Amaury Lorenzo. Todos os espetáculos serão realizados no Centro Cultural do Sesc Garanhuns.


SESC E SEBRAE - O Centro Cultural do Sesc Garanhuns vai contar com uma série de ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.


Ações da Prefeitura de Garanhuns

Durante todo o Festival de Inverno, a Secretaria de Saúde de Garanhuns vai atuar no Polo Mestre Dominguinhos com pronto atendimento, disponibilizando equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde para atender a população. Os polos da Lona de Circo Índia Morena, Palco Zé da Macuca e Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna também serão resguardados por ambulâncias e técnicos de enfermagem para prestação de primeiros socorros. Pensando na segurança dos consumidores, a Vigilância Sanitária atuará com fiscais que vão monitorar o acondicionamento e validade de alimentos e bebidas na área interna e externa de todos os polos, durante as tardes e noites do evento.


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai distribuir equipes de assistentes sociais, educadores sociais e psicólogos, identificando crianças e adolescentes com pulseiras e realizando educação e prevenção, além de direcionar os trabalhadores do evento quanto à proibição da venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos. Em parceria com o Conselho Tutelar, a SASDH promove, nas dependências do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), o “Espaço Acolher”, com o objetivo de resguardar menores desacompanhados, perdidos, em situação de risco social ou que sejam flagradas realizando trabalho infantil.  


No Polo Mestre Dominguinhos, a população também conta com o Camarote da Acessibilidade, local reservado para pessoas com deficiência que desejam curtir os shows. O espaço é gratuito e conta com intérprete de Libras, banheiro químico adaptado, programação em Braille e ampliada, técnico em enfermagem, material para primeiros socorros e profissionais de apoio. O local tem capacidade para 50 pessoas e o agendamento deve ser realizado na Casa dos Conselhos, na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis, ou pelo telefone (87) 99800-0019 (ligações e whatsapp). A comunidade surda também pode realizar o agendamento pela Central de Interpretação de Libras, no mesmo endereço e horário, ou pelo WhatsApp (81) 99736-2015

Por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a pasta promove uma série de abordagens sociais nos polos e estabelecimentos privados, com o objetivo de alertar os comerciantes e população geral quanto às situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e do trabalho infantojuvenil. Nos dias 18 e 25 de julho, o Creas também realizará uma blitz educativa no posto da Polícia Rodoviária Federal. Já no Parque Euclides Dourado, durante o período de 16 a 27 de julho, a SASDH também irá montar uma tenda de orientações e prevenção à violações de direitos das crianças e adolescentes.



A segurança também é prioridade para o Festival de Inverno. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) atuará em uma central de videomonitoramento na Praça Mestre Dominguinhos, com câmeras instaladas nos acessos, no interior da praça e também no Parque Euclides Dourado. Além disso, a AMSTT também terá um efetivo de guardas municipais e agentes nos diversos polos do festival, atuando no controle de trânsito, orientação a pedestres e motoristas e na realização de rondas ostensivas e preventivas. 



Garanhuns também conta com a Patrulha da Mulher, efetivo exclusivo para combate à violência de gênero. O serviço funciona 24 horas por dia e, para entrar em contato, a população pode ligar para 153 ou (87) 3762-7097, telefone da Guarda Municipal.



A Secretaria da Mulher deu início à distribuição de cartazes informativos da campanha “Ei, Moça" em bares, restaurantes e barracas nas proximidades do Polo Mestre Dominguinhos. O material traz frases de alerta e orientações sobre situações de risco, além de divulgar os canais disponíveis para denúncias. Durante o FIG, também serão entregues panfletos com informações sobre a prevenção da violência contra as mulheres. Além disso, em parceria com a Patrulha da Mulher, a Secretaria fará o acolhimento e o acompanhamento de possíveis vítimas, oferecendo suporte emocional e social durante o evento.



A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Defesa Animal de Garanhuns realiza mais uma edição do projeto Guardiões Ambientais. A iniciativa promove a sustentabilidade ambiental através da coleta seletiva dentro do evento. Durante a programação, profissionais que atuam como recicladores de resíduos sólidos vão receber fardamentos, alimentação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e, ao final de cada noite, poderão revender o material coletado a uma Associação de Catadores de Resíduos Sólidos parceira do evento.



A programação completa do 33º Festival de Inverno de Garanhuns está disponível no site fig.com.br e também no perfil oficial do Instagram do evento @figgaranhunsoficial.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

AESGA forma comissão para supervisionar realização de concurso público.

 


Aesga forma nova comissão para organizar concurso público em Garanhuns

Garanhuns, 4 de julho de 2025 – A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) publicou uma nova portaria instituindo uma comissão responsável por supervisionar e acompanhar as etapas de realização de um concurso público para preenchimento de cargos efetivos no quadro de pessoal da instituição. 

A medida visa suprir vagas nas áreas pedagógica e administrativa, conforme identificado em levantamento prévio feito em abril e maio por outra comissão foi formada para realizar um levantamento dos cargos vagos na instituição. 

Concluído o trabalho, o relatório apontou a necessidade de preenchimento de 15 a 20 vagas, segundo informações do Curso Jaula, embora o documento oficial não tenha sido divulgado.

A nova comissão, presidida por Gustavo de Lira Santos e composta pelos servidores Leonilla Maria Meneses Mendonça Passos e Julio José Baltazar de Oliveira, terá a missão de acompanhar e coordenar todas as fases do certame. Entre as atribuições estão a elaboração e aprovação de editais, cronogramas e programas de provas, além da contratação e fiscalização da empresa organizadora do concurso

. Há informações não oficiais de que a banca responsável possa ser a IGEDUC, que já mantém contrato com a Prefeitura de Garanhuns. A Aesga ainda não divulgou detalhes adicionais, como prazos ou cronograma oficial do concurso. A comunidade acadêmica e os candidatos interessados aguardam os próximos passos para a realização do certame.



quinta-feira, 3 de julho de 2025

Com IML, sala de necropsia e investimento de 6,2 milhões de reais, Governo do Estado anuncia construção de novo complexo de Polícia Científica em Garanhuns

 


Obra Amplia Capacidade Pericial no Agreste Pernambucano


O Governo de Pernambuco publicou, nesta quinta-feira (3 de julho), o edital de licitação para a construção de um novo Complexo de Polícia Científica em Garanhuns, no Agreste Meridional.


 Com investimento estimado em R$ 6.214.699,12, a obra será executada por uma empresa de engenharia a ser contratada, com prazo de oito meses para a execução da obra, a partir da assinatura da ordem de serviço. A abertura das propostas está marcada para 30 de julho de 2025.


A nova unidade, que integra a Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC), será construída em um terreno de 2.850 m² localizado na Avenida Irga, às margens da Rodovia PE-177, no bairro Severiano Morais Filho, próximo à 5° CIRETRAN. 


O complexo reforçará a produção de provas periciais, essenciais para investigações criminais, atendendo Garanhuns e mais 22 municípios da região, beneficiando cerca de 500 mil habitantes.


Confira os principais departamentos do Complexo:


Setor 1 – Recepção e Atendimento: Inclui recepção, cartório, sala de acolhimento, consultório ginecológico e para custodiados.

Setor 2 – Administração: Abriga a chefia do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML), e plantão do IML


Setor 3 – Instituto de Criminalística: Conta com laboratórios de drogas, balística (com câmara de projéteis), biologia forense, informática forense, além de áreas para protocolo, recebimento de materiais, custódia e elaboração de laudos.


Setor 4 – Instituto de Medicina Legal: Equipado com sala de necropsia para a realização de autópsias e setor de putrefeitos, voltado para o armazenamento e manipulação de cadáveres 


A sala de necropsia contará com equipamentos para autópsias, garantindo conservação e análise adequada de corpos.


Impacto para a Segurança Pública

O novo complexo consolida Garanhuns como polo regional de segurança pública, ampliando a capacidade de atendimento pericial no Agreste Meridional. 


A unidade fortalecerá a integração entre a Polícia Científica, a Polícia Civil e a Polícia Militar, agilizando investigações criminais e reduzindo a dependência de serviços periciais em Caruaru ou Recife.

Justiça suspende processo de eleição direta para a presidência do diretório municipal do PT em Garanhuns

 



A 1ª Vara Cível de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, suspendeu a eleição direta para a presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), marcada para o dia 6 de julho. 


A decisão, proferida pelo juiz Enéas Oliveira da Rocha, atende a um pedido de tutela de urgência apresentado pelo candidato Major Lucena, que alega graves irregularidades no processo eleitoral interno. Lucena argumenta que o Processo de Eleições Diretas (PED 2025) apresenta falhas que comprometem sua legitimidade, como inadimplência financeira de candidatos e membros de chapas, inclusão indevida de não filiados, omissão na análise de impugnações e recursos, manipulação não documentada do sistema eletrônico do PED e descumprimento das cotas de gênero e étnico-raciais. 



Na decisão, o juiz considerou a farta documentação apresentada pela defesa de Lucena e destacou o “perigo de dano” devido à proximidade do pleito. Segundo o magistrado, a realização da eleição com chapas potencialmente irregulares poderia causar prejuízos irreparáveis à democracia interna do partido, como a consolidação de vícios, a irreversibilidade prática após a posse dos eleitos, o comprometimento da credibilidade institucional e a violação dos direitos políticos do Major Lucena enquanto candidato. 


A determinação judicial proíbe a continuidade do processo eleitoral, incluindo propaganda, campanha, convocação de eleitores ou remarcação da data do pleito, até o julgamento do mérito. 


O descumprimento da ordem pode resultar em multa diária de R$ 5 mil.

Além de Lucena, disputam o pleito à presidência do Diretório municipal: Felipe Barros, Lucimar e Marília Ferro. 


Os advogados do major Lucena são a ex-vereadora Fany Bernal e Lucas José Cavalcanti Barros. 


Procurado pelo V&C o Major Lucena disse que vai aguardar o trâmite e que sua intenção é unir o partido sem a interferência de terceiros. 



O portal está aberto a outros esclarecimentos por parte do diretório do PT e dos demais candidatos ao pleito.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, tem novo diretor geral

 

Foto - Blog do Carlos Eugênio

O Hospital Regional Dom Moura tem novo diretor geral após a saída da médica Luciana Santos. O governo do estado nomeou Walter Japearson Mendonça Filho para exercer o cargo de gestor da unidade de saúde. O ato administrativo com a nomeação foi publicado nesta quarta-feira, 2 de julho, no Diário Oficial do Estado.

Segundo o Blog do Carlos Eugênio, Walter Mendonça é ligado politicamente ao deputado estadual Izaías Régis e, antes da nomeação para o Dom Moura, ocupava o cargo de diretor da Agência do Trabalho.

Ainda segundo o Blog do Carlos Eugênio, o novo diretor tem vasta experiência na área de saúde.

CONFIRA ABAIXO O CURRÍCULO DE WALTER MENDONÇA

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA – Walter é administrador de empresas, graduado pela Faculdade de Administração de Garanhuns. Possui duas pós-graduações na área pública: uma em Gestão e Serviços de Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e outra em Gestão Pública e Controle, pela Escola de Contas Públicas do TCE-PE. Também possui curso na área de Licitações Públicas, com foco na elaboração de Termos de Referência.

Na Prefeitura de Garanhuns, ingressou como servidor concursado em 1994 e, entre 2013 e 2021, ocupou o cargo de Diretor de Planejamento, Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, durante as duas gestões de Izaías Régis à frente do Executivo Municipal.

Walter também exerceu cargos na Prefeitura de Lajedo: foi diretor da Casa de Parto Normal (entre 2002 e 2005), do Hospital Maria da Penha Dourado (de 2005 a 2008), secretário de Saúde (entre 2008 e 2011) e também esteve à frente da Secretaria de Planejamento nos anos de 2011 e 2012.

TERCEIRO DIRETOR EM APENAS 5 MESES

Walter Mendonça substitui a médica Luciana Santos, que estava no cargo há apenas quatro meses. Luciana, por sua vez, havia substituído a enfermeira caruaruense Jaqueline Calado, que passou dois anos à frente da gestão do maior hospital do Agreste Meridional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...