quarta-feira, 14 de setembro de 2022

5ª EM PERNAMBUCO, 16ª NO NORDESTE: Garanhuns melhora em ranking da competitividade dos municípios em 2022

 


Garanhuns melhorou no ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove e o SEBRAE. Os dados foram divulgados nesta terça, 13 de setembro. A cidade subiu 04 posições, ficando em 254º lugar entre os mais de 400 municípios brasileiros analisados.

O levantamento faz uma análise da competitividade em cidades com mais de 80 mil habitantes. Todos os municípios foram avaliados em 13 pilares: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

DESTAQUES

O item que Garanhuns mais se destacou foi Capital Humano onde a cidade tem a 12ª melhor colocação do ranking. Outro ponto alto de Garanhuns no ranking foi o Funcionamento da Máquina pública onde o município obteve a 37ª colocação no pais subindo 13 posições neste item em relação a 2021. Na métrica acesso à saúde Garanhuns melhorou 41 posições em relação a 2021 e é o 81º município do ranking da CLP, a frente de cidades como Campina Grande, João Pessoa e Recife. 

DESAFIOS

Apesar da melhora em alguns parâmetros a Garanhuns ainda tem desafios hercúleos a vencer . Segundo o ranking, a cidade foi  apenas a 403ª em Saneamento e a 352ª na qualidade de saúde. No quesito sustentabilidade fiscal Garanhuns, caindo 31 posições em relação ao ano passado.

Na educação municipal, Garanhuns tem 222º posição no ranking no quesito Acesso a Educação, tendo caído em relação a 2021. No item qualidade da Educação, o município melhorou 17 posições em relação ao ano passado obtendo a 186ª nacional, dentre os 400 municípios pesquisados.

COLOCAÇÃO NO NORDESTE E EM PERNAMBUCO


Pegando somente as cidades nordestinas, Garanhuns obteve a 16ª colocação no ranking da CLP, subindo 4 posições em relação a 2021. Em PE, Recife é a primeira colocada, seguida por Caruaru,  Petrolina, Serra Talhada e Garanhuns, esta na 5ª posição


Quando desmembramos o ranking do Nordeste excluindo-se as capitais Garanhuns crava a 7ª posição geral.


De acordo com o CLP, o ranking serve, entre outras coisas para que os prefeitos possam obter um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma mais precisa para aquilo que é prioritário. 


Na outra ponta, além de atrair novas empresas, também é uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...