terça-feira, 4 de agosto de 2020

UFAPE, EMBRAPA e IPA realizam ações para introdução da cultura do plantio de uva na Microrregião de Garanhuns


O plantio de um vinhedo experimental com dez cultivares de uvas finas para vinho na Estação Experimental de Brejão – IPA em 2013, iniciou uma parceria entre a Embrapa Semiárido, UAG-UFRPE (atualmente UFAPE) e o Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA para o desenvolvimento da cultura da videira no Agreste Meridional de Pernambuco. O planejamento da ação partiu da pesquisadora Patrícia Coelho de Souza Leão, o professor Mairon Moura da Silva e do gerente da Estação José Peroba de Oliveira. 

Porém, ao longo do tempo outros professores da agora UFAPE somaram para a geração de tecnologias adaptadas à microrregião, entre eles César Auguste Badji, Gustavo Pereira Duda, Daniela Moreira de Carvalho, Ueder Pereira Lopes, José Romualdo de Sousa Lima, Keila Aparecida Moreira, Luciares Costa de Araújo, Mirko Salomon Chavez Gutierrez e Erika Valente de Medeiros. As vinificações ocorreram no Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido coordenado pela pesquisadora Aline Telles Biasoto Marques com cooperação da Professora do Curso de Viticultura e Enologia do IF Sertão Ana Paula André Barros.

Por sua vez, a Vinícola Vale das Colinas, localizada na região, implantou uma área produtiva com três das cultivares estudadas no experimento e criou uma área experimental para mais três outras cultivares. Segundo o prof. Mairon Moura muitos desafios surgiram para o desenvolvimento de tecnologias de manejo das videiras adequadas ao nosso clima e solo durante o processo de realização das ações.

A cultura da videira além dos empregos diretos e indiretos, traz o enoturismo para região associado ao clima, festivais e outros eventos consagrados. Tal potencial tem despertado o interesse de produtores da região, principalmente a partir dos últimos três anos com os resultados obtidos pelos trabalhos de pesquisa, demonstrando o impacto econômico da ação. O próximo passo para o avanço da vitivinicultura é a obtenção de financiamentos para estudos com outras cultivares não só para vinificação, mas também para sucos integrais e frutos para mesa, e suas tecnologias.

Na área experimental em Brejão foram defendidas quatro dissertações coorientadas por Mairon Moura do Programa em Pós-Graduação Melhoramento Genético de Plantas (UFRPE) sob orientação das professoras Rosimar dos Santos Musser e Luiza Sueli Martins Semen, e do Programa em Pós-Graduação em Produção Agrícola (UFAPE) orientadas pelos professores Gustavo Pereira Duda e José Romualdo de Sousa Lima. Do Programa de Iniciação Científica da UFRPE foram oito alunos, além dos voluntários e do Grupo de Trabalho em Fruticultura, aulas práticas das Disciplinas Fruticultura e Viticultura do Curso de Agronomia da UFAPE. Os vinhedos da estação experimental do IPA e da Vinícola Vale das Colinas também têm sido utilizados como local de demonstração para produtores interessados em cultivar, apreciadores da cultura e do vinho, e capacitação de mão de obra. 
Foto 2. Poda da área experimental da Estação Experimental de Brejão com a participação dos alunos do Grupo de Fruticultura (Curso de Agronomia da UFAPE). Brejão, 2019.

Outras ações estão sendo desenvolvidas pelos professores/pesquisadores da UFAPE com uvas viníferas:

. Adaptação de cultivares viníferas às condições da Microrregião de Garanhuns; fenologia; manejo e produção; caracterização física e química dos cachos; e indicação de cultivares.

. Estudo da dinâmica das doenças da videira no Agreste de Pernambuco que devido ao clima muito característico, com o inverno chuvoso, encontram um conjunto de condições muito peculiar. Tais informações validarão medidas de manejo das doenças sustentáveis adaptadas à região, dando suporte aos produtores e uma atuação eficiente, e consciente.

. Avaliação de parâmetros de solo relacionados ao Terroir sobre a produtividade e qualidade do vinho de diferentes uvas viníferas. Destacam-se como ações a quantificação de nutrientes por fluorescência de raios-X, a avaliação da dinâmica dos nutrientes a microbiota do solo, a quantificação do estoque de carbono e fósforo orgânicos, o monitoramento do fluxo de CO2 do solo, a capacidade de extração de nutrientes de diferentes cultivares de uva cultivadas na microrregião de Garanhuns. 

. Determinação da evapotranspiração (ETc) e do coeficiente de cultivo de videiras (Kc) no Agreste de Pernambuco. O Kc e ETc serão usados para o manejo correto da irrigação, diminuindo custos e aumentando a produtividade, uma vez que não serão utilizados valores de outras regiões como o Vale do São Francisco. 

. Acompanhamento e análise do custo de implantação e produção de uvas viníferas em Garanhuns.

. Prospecção biotecnológica de resíduos vinícolas. 

. Desenvolvimento de frutas estruturadas e balas comestíveis a partir das polpas das diferentes viníferas. 

. Conservação e condicionamento de produtos agroindustriais pela ação do frio. 

. Uso do biochar como alternativa aos insumos e utilização dos resíduo


As informações são da UFAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...