sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O ALERTA DE LONGO: Secretário Estadual de Saúde critica Prefeitura de Garanhuns por estender funcionamento de bares e restaurantes até às 22 horas e diz que aumento de casos graves de covid-19 aqui no município é preocupante


O secretário estadual de Saúde, André Longo, criticou a decisão de alguns municípios pernambucanos em estender o horário de atividades comerciais além do permitido pelas etapas do Plano de Convivência do governo do estado. O gestor citou Garanhuns como exemplo de “queima de etapa”, porque a cidade, que integra a 2ª macrorregião (Agreste), e está na etapa 6 do plano, permitiu o funcionamento de bares, restaurantes e academias de ginástica até às 22h.

Pela regra do plano de convivência estadual, essas atividades na 6ª etapa só podem funcionar até 20h. No entanto, a Prefeitura de Garanhuns segue seu próprio decreto, 074/2020, de 6 de agosto. “Gostaria de chamar à reflexão e à consciência alguns gestores municipais que estão tentando antecipar etapas ou até mesmo gerando algumas situações que levam ao descumprimento dos decretos estaduais. A posição de Garanhuns se contrapõe ao decreto estadual”, advertiu André.

“Isso vem desde a primeira semana de agosto. E detectamos um aumento expressivo de casos na cidade de Garanhuns, especialmente casos graves. Por isso advertimos que essa queima de etapas no Plano de Convivência pode colocar a sociedade toda em perigo e é uma atitude que pode fazer com que tenhamos de dar passos para trás. Na medida em que tenhamos duas semanas consecutivas de aumentos expressivos de casos, certamente teremos que adotar medidas na cidade ou na região. Não devemos nos iludir”, criticou.

Em nota, o governo de Pernambuco informou que “a flexibilização de qualquer atividade antes do permitido pelo governo será devidamente fiscalizada pelos órgãos cabíveis (Procon, Polícia Militar, Vigilância Sanitária)”. 


Do Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...