terça-feira, 26 de setembro de 2017

Em Garanhuns, Comissão Itinerante da Mulher da ALEPE alerta sobre feminicídio


A Comissão Itinerante da Mulher (CIM) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chega a Garanhuns, no Agreste pernambucano, nesta quinta-feira (28), quando promove audiência pública em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento será na Câmara de Vereadores, a partir das 14h. Com o tema “Lei do Feminicídio: eficácia e visibilidade”, esta é a quinta edição da CIM, iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher voltada para a discussão, in loco, da realidade das pernambucanas de todas as regiões do Estado.

“As audiências públicas da CIM aproximam a Alepe das pernambucanas, a fim de conhecer de perto seus anseios e necessidades”, afirma a presidente do colegiado, Simone Santana. De acordo com a parlamentar, o tema escolhido dialoga com o crescente interesse da população em discutir e ajudar a efetivar os instrumentos legais de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado.

A deputada é autora da indicação de nº7025/2017, que motivou o governador Paulo Câmara a assinar decreto para instituir o subtítulo “feminicídio” nos registros de crimes em Pernambuco, substituindo o uso da motivação ‘crime passional’ nos boletins de ocorrência.

Para a secretária da mulher de Garanhuns, Walkiria Alves, a Comissão Itinerante da Mulher promove a participação popular na consolidação das políticas afirmativas para a mulher. “Ações como estas, que discutem e trazem visibilidade sobre a questão da violência contra a mulher e do feminicidio, permitem que a sociedade compreenda e participe do processo de enfrentamento e transformação dessa realidade”, comenta.

ITINERÁRIO - O cronograma da Comissão Itinerante da Mulher contempla os municípios vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, condecoração anual desenvolvida pela Alepe, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. Todo mês de março, são premiadas quatro gestões municipais (uma de cada macrorregião do Estado) que se destacam por suas ações voltadas para a mulher.

No total, já existem 16 prefeituras vencedoras das edições de 2014, 2015, 2016 e 2017. Os municípios contemplados são: Jaboatão dos Guararapes, Condado, Caruaru, Petrolândia, Ipojuca, Garanhuns (vencedora em 2015), Barreiros, Serra Talhada, Cabrobó, Bonito, Vitória de Santo Antão, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Carro, Santa Cruz do Capibaribe e Parnamirim.

Serviço:
Comissão Itinerante da Mulher (CIM)
Tema: Lei do Feminicídio: eficácia e visibilidade
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns
Data: 28 de setembro de 2017
Hora: 14h

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...