domingo, 21 de setembro de 2014

Com projeto de UPA 24 horas para animais, estudante de Garanhuns viaja a Brasília para participar do Parlamento Jovem


Lucas Ferreira de Melo representará Pernambuco
 na Câmara dos Deputados em Brasília
Lucas Ferreira de Melo tem 18 anos, mora na Cohab 3 e cursa o 3º ano  na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns (EREM). Ele leva uma vida normal como tantos outros jovens de sua idade mas, desde o dia 18 de agosto, sua rotina foi quebrada com a notícia de que seu projeto de lei foi um dos quatro selecionados, dentre os 256 inscritos em Pernambuco, para participar da 11ª Edição do Programa Jovem Parlamentar, ou Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Desde então, tem tido atividades similares a de um verdadeiro deputado. Vem usando terno e gravata, o que para ele ainda é estranho, visitou a Assembleia Legislativa de Pernambuco, no último dia 10/09, onde trocou ideias com os parlamentares e, na tarde deste domingo (21), embarcou para Brasília. Lá, durante uma semana, (21 a 26/09) terá uma experiência inédita participando com outros 77 estudantes de todo país de uma simulação da atividade parlamentar na Câmara dos Deputados.


Durante o voo até a capital federal, Lucas deu mais uma passada no projeto de lei elaborado por ele e que vai apresentar no Parlamento Jovem. O PL defende o atendimento de saúde gratuito e público para animais, mas não um simples centro de zoonoses como o que temos em Garanhuns. O jovem parlamentar quer a construção de UPAS 24 horas para animais, que ele mesmo batizou de UPAVI ( Unidade de Pronto Atendimento Veterinário Intensivo). Segundo Lucas, a ideia nasceu de sua percepção enquanto cidadão do grande número de pessoas que amam seus animais de estimação, mas que quando estes adoecem não tem condições financeiras de levá-los a uma clínica veterinária particular, onde a consulta é muito cara. Com isso, muitos bichos acabam morrendo causando um imenso sofrimento a seus donos, que na grande maioria são crianças e adolescentes. "As UPAVI ainda serviriam para que os estudantes de Medicina Veterinária pudessem realizar seus estágios e para o tratamento de animais abandonados e vítimas de maus-tratos, disse o  estudante garanhuense.
Os estudantes selecionados são dos municípios de Garanhuns, Correntes, Lajedo e Recife.
Lucas, o último da esquerda para a direita, durante visita a Assembleia Legislativa de Pernambuco

Questionado sobre os altos custos do seu projeto de lei, Lucas disse que ainda não calculou quanto seria o gasto, mas que o Parlamento Jovem realizará uma oficina onde os deputados jovens aprenderão a mensurar as despesas para suas ideias, além de ter noções sobre orçamento federal. "Meu projeto é bom e útil a sociedade, mas acredito que ele sofrerá emendas. "Vou aceitar desde que não descaraterize a ideia central que é criar essas UPAS para o atendimento público e gratuito aos animais, tanto os domésticos quanto os abandonados, vítimas de maus-tratos", enfatizou.

Durante a semana em Brasília, além de ser empossado e defender a aprovação de suas UPAS, Lucas participará de discussões sobre as proposições dos outros jovens podendo, inclusive, relatar e emendar os projetos de lei de seus colegas de parlamento. As melhores idéias poderão virar leis de verdade. É que alguns deputados serão padrinhos dos jovens durante a jornada e poderão, caso achem pertinente, encaminhar as proposições para  a apreciação nas comissões temáticas da Câmara. Além de Lucas, mais três pernambucanos participam do PJB 2014. São os estudantes Adeilson Alves da Silva, da Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, de Lajedo, Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio da Silva, de Correntes e Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE no Recife.

Apesar de defender a criação de centros de atendimento gratuito a animais, Lucas ainda não não sabe que carreira quer seguir. "Tinha uma cadela e ela morreu precocemente, talvez por uma falta de atendimento imediato", disse o rapaz, que no futuro pensa em entrar na carreira política como vereador.

Jornada Parlamentar -O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados. O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, despertando uma reflexão crítica e noções de cidadania. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Pernambuco participou de todas as edições deste programa e já enviou quase 40 jovens à Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...