terça-feira, 4 de junho de 2013

Médicos protestam e pedem mais profissionais para o Hospital Dom Moura de Garanhuns

Protesto em frente ao Dom Moura (foto: Heraldo Cordeiro)

Médicos e residentes do Hospital Dom Moura realizam protesto para pedir melhores condições de trabalho na manhã desta terça-feira (4). Eles estão reunidos na frente da unidade de saúde, em Garanhuns, no Agreste do Estado. A contratação de mais profissionais é a principal reivindicação, já que parte do atendimento foi interditado devido à falta de médicos.

"O Hospital Dom Moura dá assistência à toda a região do Agreste, mas passa por uma crise. O atendimento está parcialmente interditado por conta da escassez de profissionais. Estamos realizando esse ato público para chamar a atenção do governo para a situação do hospital e explicar à população o que está acontecendo", explica o diretor do Sindicado dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros.

As deficiências do Dom Moura foram constatadas em abril, durante fiscalização do Conselho Regional de Médicos de Pernambuco (Cremepe). Tadeu Calheiros contou que, na ocasião, o Conselho tirou a responsabilidade do atendimento dos médicos. Antes disso, os profissionais tinham que trabalhar em áreas que não são sua especialidade para tentar cobrir os rombos na escala. "Essa prática traz consequências ao próprio usuário, porque eles merecem um tratamento de qualidade. Isso só dava uma falsa sensação se segurança. Agora, se não tem plantonista, não tem plantão", diz.

Tadeu revelou que, para recompor a escala de médicos e normalizar o funcionamento do Dom Moura, seria necessário contratar pelo menos 30 médicos. Além da falta de médicos, o hospital sofre com a escassez de medicamentos, aparelhos e materiais médicos. Na semana passada, o Cremepe voltou a fiscalizar a unidade de saúde e constatou que nada havia sido feito para resolver os problemas. Ao contrário, as irregularidades haviam se agravado.

CONCURSO - No começo da manhã desta terça-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde informou ao Simepe que homologou o concurso que prevê a contratação de médicos para o Dom Moura. A Secretaria se comprometeu a nomear os profissionais aprovados até o fim desta semana, assim que se reunisse com as entidades médicas do Estado.

Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...