terça-feira, 3 de julho de 2012

Novo site Cinema Pernambucano será lançado no Festival de Inverno de Garanhuns

A evolução da sétima arte no Estado será recontada com o lançamento do site ‘Cinema Pernambucano’ durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Há filmes cadastrados desde a década de 20 e também produções recentes da capital e interior (agreste e sertão), além de um mailing formado por profissionais e empresas de audiovisual. O site tem incentivo do Funcultura Audiovisual, da Fundarpe e da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Todo o conteúdo foi construído com o aval dos diretores, produtores de cinema e estudiosos do assunto, o que confere credibilidade às informações relacionadas.

O site é fruto do trabalho das produtoras Germana Pereira e Isabela Cribari. Mais de 400 filmes, 42 produtoras, 53 profissionais e 30 cineclubes já estão cadastrados antes mesmo do lançamento. A proposta é que o site seja colaborativo, construído continuamente com a ajuda dos internautas. Trará ainda editais e concursos, datas de festivais que acontecem no Estado e cadastro de profissionais do meio de cinema como produtoras de audiovisual, diretores de arte, produtores, diretores, roteiristas, figurinistas e outros.

De acordo com Germana Pereira, é uma base de dados online e gratuita. “Percebemos que há uma carência em sites nacionais e confusão imensa de informações na internet em geral sobre o cinema pernambucano. Então, entramos em contato com diretores e produtores para repassar as informações corretas. É uma ferramenta para estudantes, profissionais e o mercado de cinema. Acreditamos que contribuiremos para dar mais visibilidade ao trabalho dos pernambucanos no meio audiovisual”, observa.

Para Isabela Cribari, a ideia é “mostrar a contribuição de Pernambuco para ao cinema nacional em todos os gêneros e em todas as épocas. Quem fez e quem faz o cinema pernambucano, à frente e atrás das telas”.

A base de dados traz teses sobre a sétima arte. “Destaco a tese de Lucila Ribeiro Bernardet com o Cinema pernambucano de 1922 a 1931, um texto de 1970, disponível para download”, afirma Germana Pereira. Ela lembra ainda que por ser colaborativo, o site depende dos usuários para ser continuamente alimentado. “Faremos a curadoria do site, mas queremos que todos colaborem para o seu crescimento e desenvolvimento”, completa.

Na filmografia, há títulos produzidos na capital e também no agreste e sertão. Aliás, ao optar por lançar no interior, as produtoras tinham em mente dar oportunidade aos que fazem o cinema fora do Recife. Também estão cadastrados festivais e salas de cinema por todo o Estado.

O site foi pensado em etapas. Num primeiro momento, nasce como banco de dados. Já está no cronograma de trabalho a realização de cursos e oficinas de audiovisual gratuitos a partir de 2013. “Queremos contribuir para a formação e por isso estamos desenvolvendo uma plataforma online para tal. Das vagas oferecidas, 80% serão destinadas aos pernambucanos ou residentes há mais de um ano no Estado e 20% para todo o Brasil”, diz Germana. Posteriormente, a expectativa é de que o site ganhe colunistas semanais e espaço para notícias.

Além do lançamento em Garanhuns quando haverá um bate-papo com as produtoras, o site será promovido em eventos. Haverá ação no Festival de Cinema de Triunfo de 6 a 11 de agosto e no Festival Making of, de 21 a 30 de setembro, no Recife. Nos dois eventos, serão colocados computadores para que os profissionais atualizem o site com novas informações.

De acordo com o cineasta Lírio Ferreira, codiretor de Baile Perfumado, há muito tempo que o audiovisual pernambucano carecia de um site com essa proposta. “Chega num momento extremamente oportuno mapeando os meandros, atalhos e excessos – no bom sentido – de toda essa produção. É um exemplo a ser seguido por outras cinematografias sentimentais brasileiras”, afirma. Ainda segundo ele, ao radiografar a contemporânea produção audiovisual pernambucana, “o site mostra para todos que estiverem atentos, propensos e abertos que o céu será sempre o limite…”.

O também realizador pernambucano Camilo Cavalcante, de Leviatã e os Dois Velhinhos, comemora o nascimento do site Cinema Pernambucano. “Um site com o cadastro de produtoras, profissionais e obras audiovisuais de Pernambuco é importantíssimo por vários motivos. Primeiro por fornecer um panorama amplo da nossa produção e mostrar uma radiografia minuciosa da área. É fundamental também por organizar os contatos das pessoas que pensam, criam e realizam no Estado, facilitando o intercâmbio e a localização desse pessoal. Além de dar visibilidade para o mundo da nossa produção e dos artistas locais”, observa.

Sobre o site – Traz informações de curtas, médias e longas metragens, nos gêneros de ficção, documentário, experimental e animação. É possível pesquisar filmografias, catálogo de profissionais, teses e dissertações, consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, ver fotos e making ofs de filmes e também acessar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, editais, e outros assuntos do audiovisual pernambucano. É um espaço de divulgação da produção do Estado, um instrumento de apoio para estudantes, professores, pesquisadores, cineclubistas, cinéfilos, realizadores e quem mais se interessar pela história do cinema em Pernambuco.

*Cadastrados

400 filmes

42 produtoras

53 profissionais

30 cineclubes

28 trabalhos acadêmicos

20 festivais

www.cinemapernambucano.com.br

G20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...