sexta-feira, 11 de maio de 2012

Guarda da Funase de Garanhuns é baleado nesta quinta(10)

Foto ilustrativa
A ousadia do irmão de um reeducando para retirar um adolescente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) terminou com um guarda patrimonial baleado, nesta quinta-feira (10), na cidade de Garanhuns. O funcionário público de 56 anos, identidade preservada, ainda está internado na Unidade de Tratamento Intensivo da Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e respira com a ajuda de aparelhos, mas está consciente.

Durante a festa de comemoração do centro que tem 50 adolescentes de 12 a 18 anos - mas que só tem capacidade para atender 35 - a mãe e um filho foram visitar o parente que cumpria medida socioeducativa na unidade. Pouco depois, eles saíram e, após meia hora, voltaram. A matriarca ficou parada na porta da Funase e o filho pediu para entrar novamente para ver o irmão. O guarda patrimonial responsável pela segurança externa do centro informou que ele não poderia retornar, porque a festa estava acabando. O jovem ficou alterado e o diretor da Funase de Garanhuns, Paulo Pinto, foi chamado para explicar o impedimento. Enfurecido com o bloqueio, o irmão do reeducando puxou um revólver e atirou em direção ao gestor que se esquivou. O tiro atingiu o peito do guarda.

Após ter ferido o funcionário, o jovem começou a gritar dizendo que tiraria o irmão da unidade de qualquer jeito e mataria quem tentasse impedi-lo. A mãe, o jovem e o reeducando ainda estão sendo procurados pela polícia de Garanhuns. Não foram encontrados indícios que apontem para onde o trio pode ter fugido.

A confusão aconteceu às 13h30. O guarda foi levado de imediato ao Hospital Dom Moura, onde fez uma cirurgia de retirada do projétil e foi transferido. O governo do estado disponibilizou um helicóptero para fazer a transferência do guarda para o Recife, mas, devido à gravidade do ferimento, os médicos acharam melhor não relocá-lo.

A segurança da unidade é feita, em média, por três guardas patrimoniais (que cuidam da área externa e portaria). Dentro, somente agentes socioeducativos tem acesso aos adolescentes, a quantidade existente não foi informada.

Do Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...