quarta-feira, 24 de maio de 2023

Encontro promovido pelo MPPE discute Direitos da população LGBT e Decisões do STF

 


24/05/2023 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na última quinta-feira (18), por meio do Núcleo dos Direitos LGBT e da Escola Superior da Instituição (ESMP/PE), o “I Encontro de Direitos da População LGBT e Decisões do STF”. A iniciativa ocorreu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), no Agreste, e buscou promover a discussão sobre os direitos da população LGBT e as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas ao tema. 

“A atividade teve a intenção de oferecer um olhar sobre a luta pelos direitos civis LGBT+, a partir da visão dos tribunais. Temos o compromisso de dar visibilidade a essa pauta, concorrer para a ampliação da consciência das pessoas e, assim, enfrentarmos o grande desafio que é construirmos juntos um ambiente de inclusão e igualdade”, comentou  o diretor da ESMP, o Promotor de Justiça Frederico Oliveira.

Na ocasião, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Direitos LGBT do MPPE, Carolina de Moura Pontes, ministrou a palestra-tema do encontro, reforçando o pioneirismo do MP Pernambucano na temática. “Inclusive, nós temos Ministérios Públicos de outros estados que nos ligam, solicitam os modelos das nossas atividades”, destacou a Promotora, que é doutora e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e pós-graduada em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

“De tempos em tempos, o operador do direito é desafiado pela dinamicidade da vida. Assim o foi com a abolição da escravatura e com a lei do divórcio, por exemplo. E de maneira mais recente, a população LGBT questiona a hetenormatividade e o determinismo biológico. Desde 2011, o STF vem garantindo uma gama de direitos a essa população, procurando a Justiça, na dinamicidade do Direito. E foi exatamente para falar um pouco dessas decisões que promovemos esse encontro”, pontuou a Promotora Carolina de Moura.

A palestra foi mediada pela Promotora de Justiça Marinalva Severina de Almeida, que é especialista em Direito Processual pela Universidade Potiguar, professora efetiva e coordenadora adjunta da AESGA. “Foi a primeira vez que o tema, uma questão de direitos humanos de extrema importância, foi trazido pela ESMP/PE para o município de Garanhuns. A receptividade foi muito boa e vários segmentos da sociedade ficaram satisfeitos com a iniciativa”, destacou. 

O encontro, realizado em parceria com a AESGA e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns, reuniu integrantes do MPPE; estudantes da AESGA e demais instituições de ensino; integrantes das redes municipal e estadual de defesa dos direitos da população LGBT+; além de associações e movimentos da sociedade civil.


Da assessoria de imprensa do MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...