quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Alunos da UFAPE em Garanhuns realizam protesto contra cortes de verbas na universidade: 'Educação não se vende'

 


Nesta quinta-feira (8), alunos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, realizam um protesto contra os cortes orçamentários realizados pelo Ministério da Educação (MEC). A manifestação é realizada pelos acadêmicos dentro do campus da universidade

Participam do protesto estudantes de graduação, mestrado e doutorado que foram prejudicados pela suspensão dos pagamentos das bolsas estudantis e dos serviços de assistência estudantil. No local da manifestação, os alunos levaram cartazes com dizeres como "Educação não se vende" e "balbúrdia é cortar dinheiro da educação".


Se reuniram para protestar alunos de cursos como Medicina Veterinária, Pedagogia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Letras e Ciências da Computação.

Segundo a reitoria, 37% dos alunos da universidade recebem bolsa e todos foram prejudicados pela falta de pagamento. Ao todo, são 774 alunos e 10 pesquisadores que não receberam o valor referente às bolsas neste mês.


Corte orçamentário

O reitor da UFAPE, Airon Aparecido Silva, explicou que as universidades de forma geral foram surpreendidas pelo corte orçamentário. No campus de Garanhuns, a reitoria informou que foram retirados recursos que já estavam empenhados, estimados em mais de R$ 6.385 milhões, o que provocou a suspensão de pagamentos previstos para iniciar no dia 2 de dezembro


"Nós não temos mais como pagar os alunos. os alunos estão esperando essas bolsas para se alimentarem, para se deslocarem e diversas outras coisas. Se não houver um retorno desses empenhos, os nossos alunos ficam sem receber essas bolsas em novembro e dezembro e eu não sei o que vai acontecer", disse.


Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...