quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Homenageada no 30º FIG, Banda de pífanos de Garanhuns ganha título de Patrimônio Vivo de Pernambuco

 


A banda de pífanos Folclore Verde, do Castainho, em Garanhuns, foi escolhida como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O grupo foi um dos homenageados no 30º Festival de Inverno de Garanhuns. 

O resultado foi divulgado semana passada. Além da Folclore Verde, outros nove mestres da cultura popular de Pernambuco também foram elevados a categoria de Patrimônio Vivo.

Os Patrimônios Vivos de Pernambuco são mestres da cultura popular pernambucana, de notório saber, reconhecidos como Patrimônio Imaterial do Estado, que recebem este título através de um concurso público apoiado na Lei do Registro do Patrimônio Vivo.  


Mestre João Faustino

 A banda de pífanos Folclore Verde iniciou suas atividades em 1816, portanto tem mais de dois séculos de história. 

O mestre João Faustino é o membro mais antigo da banda e foi através de seus antepassados, no Castainho, que o grupo cultural surgiu. João idiz que a banda é composta por ele e seus familiares  e frisou que o amor pelo pífano nasceu ao ver seu irmão tocando. "A primeira música que toquei foi Asa Branca", disse Mestre João Faustino, um grande cantador e compositor de samba de coco, em entrevista ao programa  Cultura em Rede, do Sesc em 2020. 

Parabéns à Folclore  Verde, mais novo Patrimônio Vivo de Pernambuco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...