terça-feira, 23 de março de 2021

Prefeitura de Garanhuns explica porque número de óbitos por Covid-19 divulgados pelo município diferem dos divulgados pelo Ministério da Saúde

 


A Prefeitura de Garanhuns enviou uma nota de esclarecimento ao portal acerca de uma matéria publicada pelo V&C sobre a discrepância entre os óbitos por covid em Garanhuns divulgados pelos governos Federal e do estado, em relação ao número de óbitos divulgados pela Secretaria de Saúde do Município. É que de acordo com o site do Ministério da Saúde Garanhuns tem até o momento, 133 mortos pela doença. Já a Secretaria de Saúde do município computa 130 óbitos até esta terça, 23.

CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA

 A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que todos os óbitos que ocorrem de pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19 precisam ser investigados pela Vigilância Epidemiológica do Município. O trabalho acontece para que, de fato, os óbitos sejam confirmados pela infecção diagnosticada e identificados como de pessoas que residiam no município, e então registrados no boletim diário da Covid-19.

Pela necessidade da qualificação das informações sobre mortes relacionadas à Covid-19, possibilitando que seja identificado o número real de óbitos pela doença, o trabalho de investigação é de fundamental importância. Desta forma, os números vão subsidiar as ações de prevenção e combate em nível municipal.  Por esse motivo, o processo inclui ainda a investigação nos serviços de saúde, informações dos parentes e análise detalhada dos óbitos, que podem acontecer durante dias após a notificação do óbito, até resultar em sua inclusão nos registros do boletim.

A partir deste trabalho, é possível identificar quando pacientes de municípios vizinhos dão entrada no sistema de saúde declarando residência em Garanhuns; e investigações posteriores ao óbito revelam que, na verdade, estas pessoas eram residentes de outras localidades. Assim, embora os óbitos tenham sido contabilizados para Garanhuns em bancos de dados nacionais e estaduais, eles podem ser posteriormente subtraídos e contabilizados para o município de sua residência.

Até esta segunda-feira (22), quatro óbitos estão sendo investigados pela equipe, pois não foram confirmados como residentes de Garanhuns. Desta forma, a Vigilância Epidemiológica segue trabalhando com o intuito de obter a confirmação dos pacientes que vieram a óbito, e posteriormente, após a conclusão do processo investigativo, acrescentá-los ao boletim ou solicitar que sejam registrados pelos municípios de origem.  

Por fim, a Secretaria de Saúde destaca que apesar de esta metodologia demonstrar uma divergência em relação a outros bancos de dados, constitui em uma forma de trabalho mais precisa, evitando assim a inserção e retirada dos óbitos de boletins epidemiológicos.


Secretaria de Saúde de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...